PAGINA INICIAL

domingo, 26 de janeiro de 2014

Wawrinka supera o medo, bate Rafael Nadal e vence o Aberto da Austrália Tenista suíço precisa enfrentar a falta de concentração após a lesão de Rafael Nadal no segundo set para levar o primeiro título de Grand Slam da carreira


Tenis - Australian Open - Wawrinka Trofeu (Foto: Reuters)Wawrinka levanta o troféu de campeão do Aberto da Austrália (Foto: Reuters)
Stan Wawrinka entrou em quadra para a final do Aberto da Austrália concentrado, decidido a finalmente vencer o algoz Rafael Nadal. Afinal estava na hora do 8º do mundo acabar com um incômodo tabu. Em 12 jogos contra o espanhol, o suíço não havia ganho sequer um set. E com um jogo sólido e agressivo, um saque forte e preciso, ele parecia estar certo de que a história seria diferente neste domingo. No primeiro set, Wawrinka atropelou o líder do ranking mundial. No segundo, o espanhol sofreu uma lesão nas costas e parecia que iria abandonar a partida. O suíço abria 2 sets a 0 e estava com o título na mão.
Mas aí, curiosamente, a concentração se perdeu. A confiança deu lugar à dúvida. E um irreconhecível Wawrinka surgiu em quadra. O suíço parecia estar com medo de vencer um rival machucado e que se arrastava do outro lado. O psicológico começou a jogar contra. Do outro lado, Rafael Nadal quase não tinha forças para se movimentar. Mudou a tática e em vez de buscar longas trocas de bola partia para winners. E a vitória que parecia ser questão de tempo ficava mais longe. Nadal, contra todos os prognósticos, venceu o terceiro set. Veio o quarto set e a história parecia que iria se repetir. Mas o suíço, com raiva e mesmo estando visivelmente desconcentrado, conseguiu vencer o duelo após 2h21min e conquistou o seu primeiro título de Grand Slam. Uma vitória estranha por 3 sets a 1, parciais de 6/3, 6/2, 3/6 e 6/3.
- Peço desculpas a todos vocês por terminar desta forma a final. Tentei de todas as maneiras e lutei muito para permanecer no jogo. Muito obrigado pelo apoio. Fico triste por não ter jogado no meu melhor - disse Rafael Nadal, sendo muito aplaudido pelo público.
Rafael Nadal segue na liderança do ranking mundial, com uma vantagem ainda maior para Novak Djokovic. O espanhol, porém, perdeu a chance de se tornar o homem mais jovem a conquistar 14 Grand Slams. Ele também iria se igualar ao norte-americano Pete Sampras em número de títulos. Agora, em 18 finais de Grand Slams, Nadal venceu 13.
Com a vitória, Stan Wawrinka vai pular para o terceiro lugar no ranking mundial nesta segunda-feira. E vai assumir a posição de número 1 da Suíça na ATP ultrapassando o compatriota Roger Federer, posto que ocupava desde janeiro de 2001.
Tenis - Australian Open - Nadal massagem (Foto: Getty Images)Rafael Nadal é atendido em quadra durante o segundo set por causa das dores nas costas (Foto: Getty Images)

01
a partida

Tenis - Australian Open - Wawrinka (Foto: Getty Images)Wawrinka ataca de direita na final do Aberto da Austrália (Foto: Getty Images)
Stan Wawrinka começou a partida com o serviço. E não sentiu a pressão. Com um jogo sólido e agressivo, o suíço dominou totalmente o espanhol. E não teve dificuldade para sair em vantagem. Rafael Nadal também conseguiu manter o saque em seguida e empatar a partida, mas já parecia incomodado com a tática do rival.
Com um saque forte e consistente, Wawrinka deixava o espanhol fora de jogo. Enquanto Rafael Nadal buscava longas trocas de bolas, o suíço resolvia rapidamente os pontos com ataques de fundo de quadra e subidas à rede. E o principal, sem errar.
Nadal se viu em uma situação diferente, em que o adversário não o deixava jogar. No quarto game, o espanhol não acertou o primeiro saque e Wawrinka se aproveitou. Sem receio de atacar, o suíço manteve o rival correndo atrás da bola no fundo da quadra. E conseguiu a quebra, abrindo 3 a 1. Era um início de jogo promissor para o suíço.
No game seguinte, Wawrinka mostrou que realmente estava em um dia iluminado. Com dois aces e bons voleios, o suíço confirmou rapidamente o serviço. Nadal parecia perdido em quadra diante da agressividade do rival. Com a vantagem de 5 a 3 e sacando para fechar o primeiro set, Wawrinka viu o espanhol ir para o tudo ou nada. Rafael Nadal conseguiu a incrível vantagem de três break points em 0/40. Mas na primeira chance de devolver a quebra, o espanhol jogou a bola na rede. Na segunda, forçou demais e a esquerda foi para fora. E na última, outra devolução de segundo saque para fora. Com isso, Wawrinka se recuperou no game. O suíço, então, acertou o primeiro serviço e conseguiu a vantagem. E, em seguida, com um ace fechou o game e ganhou o primeiro set por 6 a 3. Foi a primeira vez após 12 duelos contra Rafael Nadal que Wawrinka conseguia tirar um set do espanhol. E a confiança só aumentava.
Tenis - Australian Open - nadal (Foto: Getty Images)Rafael Nadal em um dos atendimentos médicos durante a final na Austrália (Foto: Getty Images)
O segundo set começou perfeito para Wawrinka com uma quebra de saque logo no primeiro game. E não foi uma quebra qualquer. Foi jogando muito, sem deixar Nadal respirar em quadra. O suíço venceu todos os pontos atacando e encurralando o espanhol no fundo. Para completar, no game seguinte, Wawrinka simplesmente foi impecável. Com um saque potente, ele deixou Nadal perplexo do outro lado.
Com dificuldade, Nadal conseguiu manter o serviço no terceiro game, mas no último ponto o espanhol sentiu um problema físico nas costas. Pediu atendimento do fisioterapeuta e foi para o vestiário. Wawrinka ficou irritado com a atitude do rival. E reclamou muito com o árbitro. Queria saber o que o espanhol tinha. Desconfiava que a atitude seria para esfriar o jogo. A partida ficou interrompida por quase sete minutos. Nadal voltou para quadra vaiado pelos torcedores. Mas logo no primeiro ponto se percebeu que o espanhol realmente sofria com as dores. Mesmo assim, o suíço gritou acima do normal na comemoração, o que soou mais como um desabafo. Wawrinka confirmou o saque sem Nadal conseguir devolver uma bola e abriu 3 a 1.
Sem se movimentar muito em quadra, Rafael Nadal virou uma presa fácil para Wawrinka. Ainda mais com dificuldades para sacar. O primeiro serviço do espanhol não passava dos 130km/h. Sem ter nada com isso, o suíço quebrou rapidamente o saque do rival mais uma vez: 4 a 1. O suspense parecia ser se Nadal iria ou não abandonar a partida. O espanhol pediu um novo atendimento médico. E voltou para quadra entregue, sem ter forças para lutar muito pelos pontos. Wawrinka fechou o segundo set em 6 a 1.
O jogo parecia decidido para Wawrinka. Mas o suíço perdeu a concentração. A cada cara de dor de Nadal ficava a expectativa de que o espanhol jogaria a toalha e abandonaria a partida. Wawrinka demonstrava esperar por isso. Sem nada a perder, Rafael Nadal voltou com uma tática diferente para o terceiro set. Resolveu arriscar tudo e decidir rapidamente os pontos, sem alongar as trocas de bola. O espanhol foi para o tudo ou nada.
Wawrinka estava ansioso. Queria que o jogo terminasse logo. Afinal, Nadal não tinha condições de jogar em alto nível. E passou a errar bolas fáceis. Pior, teve o saque quebrado. E Nadal, mesmo sofrendo com as dores, conseguia vencer os pontos. Ficou uma partida, no mínimo, estranha. Se movimentando pouco em quadra, Nadal procurava não trocar mais do que três bolas antes de buscar o winner. E Wawrinka não tentava fazer o espanhol correr e aceitava o jogo suicida do rival. Quando levava uma passada ou uma bola vencedora, queria responder no mesmo nível. E errava. 
O suíço começou a se irritar com o próprio jogo. E ficava nervoso com cada novo erro. Nadal percebeu a brecha. E se aproveitou. A única chance de ganhar seria entrar na cabeça de Wawrinka. Aos pontos, foi ganhando os games. Abriu 5 a 3 e sacava para fechar o improvável terceiro set. Em altos e baixos, o suíço conseguiu abrir 15/40, com duas chances de devolver a quebra. Mas em seguida errou as duas devoluções. Era a deixa para Nadal. que fechou o terceiro set mesmo jogando o tempo todo com um saque que não passava de 170km/h.
Tenis - Australian Open - nadal (Foto: Getty Images)Arriscando mais bolas vencedoras, Rafael Nadal venceu o terceiro set mesmo com dores nas costas (Foto: Getty Images)





No quarto set, Wawrinka começou mais tranquilo e forte mentalmente. E saiu na frente ao confirmar o serviço. O suíço passou a entender que era preciso fazer o espanhol sofrer com as dores correndo de um lado para o outro. E procurou ter paciência e trocar mais bolas. Wawrinka teve duas chances de quebrar o serviço de Rafael Nadal, mas aí teve uma recaída, ficou novamente ansioso e as devoluções foram parar na rede. E o espanhol sobrevivia: 1 a 1.
Acompanhando a partida, o tenista brasileiro Bruno Soares comentou a situação curiosa que Wawrinka se encontrava enfrentando um adversário teoricamente longe das suas melhores condições físicas.
- Não é fácil jogar assim, mas a intensidade de perna do Stan (Stanislas Wawrinka) caiu demais. Tem que tentar manter a energia alta e não pensar no que está acontecendo - escreveu.
Wawrinka conseguiu, enfim, quebrar o serviço de Rafael Nadal no sexto game do quarto set. Concentrado, fugiu das armadilhas do espanhol e, finalmente, teve a vantagem no placar. Com 4 a 2, o suíço só precisaria confirmar duas vezes o saque para conquistar o título. Mas o jogo estava meio imprevisível, meio maluco... E Wawrinka conseguiu errar tudo e mais um pouco no seu serviço. E Nadal devolveu a quebra vencendo todos os pontos.
Tenis - Australian Open - Wawrinka (Foto: Getty Images)Wawrinka durante a vitória sobre Rafael Nadal (Foto: Getty Images)
Mas o intervalo foi importante para o suíço respirar e perceber que ele estava perdendo para si mesmo. O suíço a cada ponto olhava para o técnico e apontava o dedo para a cabeça em um sinal que mostrava que ele sabia que o problema era psicológico. Mesmo cometendo erros não forçados, conseguiu uma nova quebra de saque. E depois sacou para a vitória! Alívio. A comemoração começou tímida. Mas logo depois foi ficando mais vibrante. Aos 28 anos, Stan Wawrinka conquistava o seu primeiro título de Grand Slam.

globo.com

No Brasil, igrejas católicas e evangélicas movem R$ 21,5 bilhões ao ano Do total arrecadado, 72% vêm de doações. A maior parte do dinheiro está aplicada em poupança, imóveis e CDBs. Se as instituições fossem uma empresa, ocupariam, juntas, o 18º lugar no ranking nacional

A relação das religiões cristãs com o dinheiro, ao menos abertamente, nunca se deu de maneira confortável. Antes de a chamada teologia da prosperidade apresentar aos fiéis a ideia de que graça divina e riqueza são diretamente proporcionais, o tema só aparecia nos sermões se fosse para ser abominado. Os primeiros padres definiam o dinheiro, ainda nos idos dos anos 200, como “excremento do diabo”, sempre associado à vaidade e ao orgulho, pecados mortais capitais.

O fato de os assuntos financeiros figurarem na lista dos mais sensíveis para os líderes de igrejas, porém, não impediu que, ao longo da história, as religiões cristãs acumulassem um patrimônio bilionário. Mesmo com tanto tabu em torno das sagradas finanças, padres, bispos e pastores precisaram aprender a contar dinheiro e a se convencer de que, sem ele, a manutenção dos templos, a caridade e a própria missão de evangelizar ficariam impossibilitadas.

A partir de hoje, o Correio destrincha a economia movimentada pela fé no Brasil, revelando como instituições religiosas, favorecidas pela imunidade tributária, administram o constante volume de ofertas, dízimos e recursos de outras naturezas. Por dia, as igrejas do país — a maioria católicas e evangélicas — arrecadam, em média, quase R$ 60 milhões. Somente em 2012, segundo dados exclusivos levantados pela Receita Federal, R$ 21,5 bilhões entraram nos cofres divinos. Em relação ao ano anterior, o recolhimento cresceu 4,3%, salto considerável diante do tamanho do montante.

Quadros desfavoráveis ou mesmo crises econômicas não costumam atingir a receita das igrejas. As doações respondem por 72% do dinheiro em caixa. O restante equivale a rendimentos gerados com aluguel ou vendas de bens, aplicações em renda fixa ou, em casos mais raros, operações na Bolsa de Valores.

Em geral, as igrejas têm aversão ao risco e, por isso, optam por políticas de investimento bastante conservadoras, não priorizando a rentabilidade. A sobra dos recursos doados às instituições, na maioria das vezes, cai na poupança ou é aplicada em Certificado de Depósito Bancário (CDB), os dois modelos mais simples de fazer o dinheiro render. Estratégias ousadas, como a compra e a venda de ações, normalmente são feitas em nome dos próprios líderes.

correiobraziliense

Trio bate em rede de alta tensão e pega fogo, deixando um morto e cinco feridos no Sertão Atrito entre o trio elétrico e a rede de alta tensão teria provocado um curto circuito que gerou incêndio no veículo

Trio elétrico destruído pelas chamas
Trio elétrico destruído pelas chamas

Pelos menos uma pessoa morreu e outras cinco ficaram gravemente feridas após um choque elétrico e posterior incêndio envolvendo um trio elétrico, que seguia com destino a cidade de Triunfo, a 590 km de João Pessoa, no Sertão da Paraíba, no início da noite desta sexta-feira (24).
De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, o veículo estava nas proximidades do município de Santa Helena, a 498 quilômetros de João Pessoa, quando teria mantido contato com uma rede de alta tensão.
O atrito entre o trio elétrico e a rede teria provocado um curto circuito que gerou incêndio ao veículo.
Daniel Ferreira de Sousa, de 18 anos, que  trabalhava como assistente técnico e estava no veículo, sofreu uma descarga elétrica no momento do acidente e morreu antes das chamas iniciarem. Com o choque, seu corpo foi arremessado a pelo menos 10 metros do veículo.
As informações preliminares são de que uma pessoa teria morrido e outras cinco teriam ficado feridas no local da ocorrência, sendo socorridas ao Hospital Regional de Cajazeiras.

Trio elétrico destruído pelas chamasFoto: Trio elétrico destruído pelas chamas
Créditos: Reprodução/Folha do Sertão
Trio elétrico destruído pelas chamasFoto: Trio elétrico destruído pelas chamas
Créditos: Reprodução/Folha do Sertão

portal correio 

PB foi o 4º maior emissor de cheques sem fundo do NE em dezembro

PB foi o 4º maior emissor de cheques sem fundo do NE em dezembro
 A Paraíba foi a quarta colocada, no mês de dezembro, na emissão de borrachudos no Nordeste, com o percentual de 6,95%. O que menos emite é Pernambuco, com 2,53, e o campeão nos bate e volta é Sergipe, com 9,56. No Brasil a emissão caiu para 2% em 2013, menores do que os 2,02% de 2012. Ao todo, foram devolvidos 16.801.647 cheques em 2013, e compensados 838.178.679. É o que mostra o Indicador Serasa Experian de Cheques Sem Fundos.

O Indicador destaca, também, que houve recuo nos percentuais de cheques devolvidos nas comparações mensal e anual. Em dezembro de 2013, houve 1,91% de devoluções, percentual inferior aos 2,00% observados em novembro último, e aos 2,04% verificados em dezembro de 2012.


Segundo os economistas da Serasa Experian, o pequeno declínio da inadimplência com cheques ocorrido em 2013 decorreu da manutenção de taxas de desemprego historicamente baixas ao longo do ano passado e da maior preocupação dos consumidores em quitar suas dívidas ao invés de assumirem novos financiamentos.


Estados e regiões


Em 2013, Roraima liderou o ranking estadual dos cheques sem fundos, com 11,06% de devoluções. O Amazonas, por sua vez, foi o estado com o menor percentual (1,37%). Entre as regiões, a Norte foi a que liderou o ranking, com 4,33% de cheques devolvidos, ao passo que a região Sudeste foi a que apresentou o menor percentual (1,56%).


No Nordeste, a devolução de cheques em dezembro/13 foi de 3,90% do total de cheques compensados, menor que a devolução de 4,49% registrada em novembro/13. Em dezembro/12, a devolução de cheques pela segunda vez por falta de fundos no Nordeste havia sido de 4,07% do total de cheques compensados.


 Redação com Agência Brasil/pb agora

Negociadores do regime e oposição debatem Homs

Lakhdar Brahimi (foto AP)


Os negociadores do regime sírio e da oposição debateram este sábado a atual situação da cidade de Homs e a possibilidade de ser fornecida ajuda humanitária.

O mediador da ONU, Lakhdar Brahimi, considerou este um «bom início», apesar de não ter havido «muitos resultados».

«Hoje à tarde começámos a falar das questões humanitárias e discutimos longamente a situação de Homs e da cidade velha de Homs», disse, afirmando esperar que «no final, comboios de ajuda, com alimentos e medicamentos, sejam autorizados a entrar na cidade velha».

No domingo vai ser discutida a questão «dos prisioneiros e das pessoas raptadas», acrescentou. «Muitos perderam a liberdade, são prisioneiros, reféns, as freiras (raptadas) em Maloula, os dois bispos, as centenas, talvez milhares de pessoas que desapareceram, que podem ter sido raptadas.»

22:14 - 25-01-2014

abola.pt

Justiça suspende análise de trabalho externo de Dirceu por suspeição de uso de celular no presídio


Justiça suspende análise de trabalho externo de Dirceu por suspeição de uso de celular no presídio
A Vara de Execuções Penais (VEP) do Distrito Federal determinou a suspensão por 30 dias da análise do pedido de trabalho externo do ex-ministro da Casa Civil José Dirceu, condenado a sete anos e 11 meses de prisão na Ação Penal 470, o processo do mensalão. A VEP entendeu que o pedido não pode ser concedido até que o término da investigação interna sobre o suposto uso do celular dentro do Presídio da Papuda, no Distrito Federal, pelo ex-ministro.
Segundo reportagem publicada no jornal Folha de S.Paulo, no dia 17 de janeiro, Dirceu conversou por telefone celular com James Correia, secretário da Indústria, Comércio e Mineração do governo da Bahia. Segundo a matéria, a conversa ocorreu por intermédio de uma terceira pessoa que visitou Dirceu. Na ocasião, a defesa do ex-ministro negou que a conversa tenha ocorrido, e a Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal abriu processo administrativo para investigar o caso.
No entanto, em ofício enviado à VEP, o Centro de Internamento e Reeducação (CIR), onde Dirceu está preso, informou que arquivou o caso porque não havia necessidade de apuração da suposta falta grave cometida. O diretor da unidade prisional concluiu que o fato era “inverídico”. Ao tomar conhecimento da medida, a Justiça determinou que a investigação seja concluída e que os depoimentos do ex-ministro e dos agentes penitenciários sejam tomados.

(*) Com informações da Agência Brasil

radioitaperunafm

Rio e São Paulo têm protesto contra a Copa do Mundo



Segundo o Centro de Operações da Prefeitura, a Avenida Atlântica está interditada na altura do Copacabana Palace, no sentido Ipanema. O desvio está sendo feito pela Rua Barata Ribeiro. A



















Avenida Princesa Isabel, na altura da Rua Barata Ribeiro, sentido Avenida Atlântica também está interditada.
Conflitos em São Paulo
Na página do Facebook, o evento descreve os principais objetivos do protesto, “o intuito dos protestos contra a Copa 2014 é lutar pelos interesses do povo e de qualquer pessoa que deseje um país mais justo e menos desigual. Instruir o povo, cada vez mais, a uma democracia de verdade, participativa, cujo mesmo também governa, e não onde é governado por supostos representantes.”
Fusca pegou fogo em São Paulo
Fusca pegou fogo em São Paulo
A passeata em São Paulo, que iniciou pacífica, acabou em conflito com a Polícia Militar por volta das 20h deste sábado. Convocados pelas redes sociais, centenas de manifestantes se reunir à tarde no vão livre do Museu de Arte de São Paulo (Masp) para protestar contra o evento esportivo no Brasil. Quando a marcha chegou próximo ao Theatro Municipal, uma parte desse grupo atacou a sede da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e uma lanchonete do McDonald´s, na rua Barão de Itapetiniga.
As poucas lojas que estavam abertas na região acabaram fechando. A PM se postou em linha na frente do teatro e os manifestantes começaram a jogar pedras e outros objetos contra os policiais, que não revidaram. Alguns manifestantes colocaram fogo em um Fusca e também atacaram um carro da Guarda Civil Metropolitana, tentando virar o veículo.
Na Rua Augusta, uma agência do Santander, uma concessionária da Fiat e um ônibus foram depredados. No local, há pouco policiamento.
Desde as 15h30, cerca de 600 pessoas se reuniam sob a bandeira de que "Não vai ter Copa". O policiamento está sendo reforçado na Avenida Paulista em preparação para o protesto. A marcha começou pouco antes das 18h. Por volta das 19h30, o grupo, que já tinha mais de 1,5 mil pessoas, chegou à prefeitura de São Paulo.
A pista da Avenida Paulista no sentido da Rua da Consolação está interditada desde por volta das 17h. O trânsito em todas as quatro faixas foi interrompido para permitir a caminhada dos manifestantes. No sentido Paraíso, o tráfego segue liberado para os veículos. A entrada de estações de metrô na região continua aberta, porém com segurança reforçada.?
Por volta das 16h30, foi lido um manifesto para a Polícia Militar, que acompanha o protesto. No manifesto, os representantes afirmam que "o Brasil vai sediar a Copa do Mundo de 2014, mas essa não foi uma vitória para o desenvolvimento brasileiro, e sim uma derrota para os direitos da população". Eles relembraram os protestos da população no ano passado para destacar o que consideram uma insatisfação da população com os gastos do evento esportivo no País.
"O levante de junho de 2013 mostrou claramente o que os brasileiros já perceberam: os gastos milionários na construção de estádios não melhoram a vida da população, apenas retiram investimentos dos direitos sociais. Junho de 2013 foi só o começo, e os movimentos coletivos indignados que querem transformar a realidade afirmam, através dessas diversas lutas, que sem a consolidação dos direitos sociais (saúde, educação, moradia e transporte), não há possibilidade de o povo brasileiro admitir megaeventos como a Copa do Mundo e as Olimpíadas", garantiram os manifestantes.
Com Portal Terra

jb.com

sábado, 25 de janeiro de 2014

Petição para deportar Justin Bieber dos EUA passa de 15 mil assinaturas É necessário o mínimo de 100 mil assinaturas até 22 de fevereiro. Bieber foi recentemente preso sob suspeita de dirigir embriagado.

  Mais de 15 mil pessoas já assinaram em cerca de 24 horas uma petição feita no site da Casa Branca para que o governo dos Estados Unidos deporte o cantor canadense Justin Bieber, que está em liberdade sob fiança desde a quinta-feira (23) por dirigir em velocidade excessiva e sob o efeito de álcool e outras substâncias em Miami.
"Nós, o povo dos Estados Unidos, sentimos que não estamos bem representados no mundo da cultura pop. Gostaríamos de ver o perigoso, insensato, destrutivo, e consumidor de drogas Justin Bieber deportado e com sua permissão de residência revogada", diz a nota, registrada na seção de pedidos dos cidadãos da site da Casa Branca, "We The People".
E acrescenta: "(Bieber) Não só é uma ameaça para a segurança de nosso povo, mas também é uma má influência para nossos jovens. Nós, o povo, queremos que Justin Bieber saia de nossa sociedade".
É necessário o mínimo de 100 mil assinaturas até 22 de fevereiro para obter uma resposta da Casa Branca.

A seção "We The People" (Nós, o povo), cujo nome faz referência ao início do preâmbulo da Constituição dos Estados Unidos, funciona desde 2011 como ferramenta do governo para mostrar-se aberto à opinião dos cidadãos.

  Uma equipe da Casa Branca estuda os pedidos que reúnem o número necessário de assinaturas (esta necessita de mais 86 mil até 22 de fevereiro) e cumprem com as normas, para depois decidir que organismo dará uma resposta oficial à reivindicação.
A detenção de Bieber na quinta gerou um grande debate nos EUA sobre se, nas mesmas condições, outro imigrante como ele, legal ou não, já não teria sido deportado a seu país de origem.
Um estrangeiro com residência permanente (Green Card) ou com visto temporário, como é o caso de Bieber, pode ser deportado dos EUA se for declarado culpado de um delito com agravante, como um roubo, embora os relacionados com a posse de drogas possam causar também a expulsão.

Os especialistas em imigração que comentaram o caso nos jornais e televisões dos EUA concordam que Bieber só poderia ser deportado se for declarado culpado de alguma das acusações, e ainda nesse caso, são céticos sobre sua expulsão, porque o ídolo teen está em condições econômicas de conseguir os melhores advogados.

globo.com

Google veta Brasil em disputa que dará até R$ 360 mil por falha revelada Realizada no Canadá durante a CanSecWest, a Pwnium 4 é uma competição que vai dar prêmios totalizando até R$ 6,4 milhões para quem demonstrar ataques ao Chrome OS Leia mais em: http://www.tecmundo.com.br/google/49584-google-veta-brasil-em-disputa-que-dara-ate-r-360-mil-por-falha-revelada.htm#ixzz2rQJgURvL

Google veta Brasil em disputa que dará até R$ 360 mil por falha revelada

A Google recentemente divulgou as regras da sua Pwnium 4, competição que deve ser realizada durante a conferência de segurança CanSecWest, no Canadá, e que vai dar até US$ 2,7milhões (aproximadamente R$ 6,4 milhões) em prêmios para quem demonstrar falhas no Chrome OS em computadores com processadores Intel e ARM. Cada ataque demonstrado pode ser recompensado em até US$ 150 mil (algo em torno de R$ 360 mil).
As regras da competição curiosamente excluem a participação de pessoas que morem no Brasil, sem qualquer explicação sobre os motivos da proibição por parte da Google. Residentes do Irã, Síria, Sudão e Coreia do Norte – países que sofrem embargos dos Estados Unidos – também não podem participar. Além disso, ainda ficam de fora os moradores da província de Quebec, no Canadá, e da Itália.
Todas as brechas demonstradas pelos atacantes terão de ser inéditas e exclusivas, ficando o participante obrigado a informar todos os detalhes técnicos à Google durante a demonstração – incluindo o código que utilizarem para explorar a falha no sistema. A empresa ressalta que ataque mais sofisticados que revelem problemas sérios podem receber prêmios maiores do que os preestabelecidos.

Falando de cifras

É improvável valor total que a Google reservou para prêmios durante a competição seja totalmente usado, já que ele supera a soma de todas as recompensas pagas pela gigante das buscas para falhas encontradas até hoje, que chega a pouco mais de US$ 2 milhões. Recentemente, o Facebook divulgou que o maior pagamento por bug encontrado foi feito para um brasileiro que mora em São José dos Campos, em São Paulo – que ganhou R$ 78 mil.
O evento Pwnium 4 acontecerá simultaneamente a outra famosa competição o tipo, a Pwn2Own. Com demonstrações de ataques ao Chrome e outros navegadores, a disputa paralela à da Google dá mais liberdade para que os participantes escolham quais dados irão fornecer e quais vão reter dos desenvolvedores dos softwares atacados – motivo que levou a gigante das buscas a criar seu próprio evento.


tecmundo.com.

Rombo nas contas externas cresce 50% e bate recorde em 2013


Novos Talentos
O resultado das transações correntes fechou o an













o passado com déficit de US$ 81,374 bilhões, o equivalente a 3,66% do Produto Interno Bruto (PIB). O resultado de 2013 é recorde para a série histórica do Banco Central, iniciada em 1947, e é 50% maior do que o verificado em 2012. Em dezembro, o resultado das transações correntes ficou negativo em US$ 8,678 bilhões.

Pela primeira vez desde 2001, os Investimentos Estrangeiros Diretos (IED) no País, que somaram US$ 64,045 bilhões em 2013, não foram suficientes para cobrir o déficit na conta corrente do ano. Para o chefe-adjunto do Departamento Econômico do BC, Fernando Rocha, contudo, a perspectiva para este ano é de redução do rombo. Ele lembrou que a projeção da instituição é de um déficit de US$ 78 bilhões para 2014.
180graus

Pesquisa internacional aponta CG e JP entre as 50 cidades mais violentas do mundo Piores dados partem de Maceió (AL), que tem índice de homicídios de 79,76 por 100 mil habitantes, seguida de muito perto por Fortaleza (CE), com 72,81 por 100 mil

A organização não governamental mexicana Conselho Cidadão para a Segurança Pública e Justiça Penal divulgou um estudo que relaciona as 50 cidades mais violentas do mundo em 2013, dentre aquelas com mais de 300 mil habitantes. 16 delas são brasileiras, sendo nove na região Nordeste do Brasil. A capital nordestina que não está na relação é Teresina (PI) e a única cidade de interior dessa Região que consta na lista é Campina Grande.
Conforme a pesquisa, nenhum outro país teve tantas cidades incluídas na listagem. Depois do Brasil, o segundo colocado foi o México, com nove cidades, quantitativo que corresponde, apenas, aos municípios nordestinos brasileiros constantes do rol.
O estudo mexicano aponta que a média da região é de 54,6/100 mil e corresponde a mais que o dobro da média nacional, que está em torno 26/100 mil. Os piores dados partem de Maceió (AL), que tem índice de homicídios de 79,76 por 100 mil habitantes, seguida de muito perto por Fortaleza (CE), com 72,81 por 100 mil.
De acordo com o bacharel em direito e pesquisador em segurança pública Fabrício Rebelo, a justificativa para esses resultados estão relacionadas ao tráfico de drogas e ao erro nas estratégias de combate à criminalidade.
Segundo ele, o tráfico “se instalou [no Nordeste] de forma rápida e com pouca resistência”. Rebelo explica ainda que “há pouco mais de uma década, quadrilhas de tráfico de drogas eram quase exclusividade da região Sudeste do país. Com a forte repressão que ali começaram a sofrer, notadamente com as políticas de pacificação no Rio de Janeiro e a desarticulação das organizações em São Paulo, os criminosos viram-se forçados a migrar para outros estados, inicialmente em fuga. E o destino foram as cidades nordestinas”.
O pesquisador afirma que, atualmente, os estudos das secretarias de segurança pública estaduais indicam que mais de 60% dos homicídios têm ligação direta com o tráfico de drogas.
Sobre os erros nas formas de combate à violência, “com fama de região de “pistoleiros”, herdada de uma já remota época em que o Cangaço era a sua marca, o Nordeste serviu de celeiro para o que o governo federal considerava – ou dizia considerar - a solução para altos índices de homicídio: o desarmamento civil”, diz o especialista.
Dados do Ministério da Justiça indicam que, no recolhimento de armas, o Nordeste teve uma ótima adesão. Nas primeiras edições da campanha, Sergipe e Alagoas foram os estados com maior número de armas entregues, mas isso não produziu nenhum efeito no número de homicídios. As capitais dos dois estados surgem agora entre as 50 cidades mundialmente mais violentas.
Exemplo diferente
Apesar das duas maiores cidades da Paraíba figurarem a lista das 50 mais violentas do mundo, o estado conta com o município que está entre os mais tranquilos do país.
Sossego, localizada a 158 km de João Pessoa, no Curimataú, não registra um homicídio há três anos.

Sem Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) desde 2011, o município comemora os números, que passaram a ser contabilizados oficialmente com a criação do Núcleo de Análise Criminal e Estatística (Nace) da Secretaria de Segurança da Paraíba.

portal correio

Justiça quer reforço na segurança de agências dos Correios na Paraíba

Justiça quer reforço na segurança de agências dos Correios na Paraíba
 A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) foi condenada pela Justiça Federal a adotar medidas de segurança nas agências que oferecem o serviço do Banco Postal em 89 municípios da Paraíba.


A sentença dá um prazo de 180 dias para que os Correios garantam a permanência de vigilantes durante todo o expediente e instalem dispositivos como câmeras de vigilância, alarmes e cabines blindadas. O objetivo é evitar a ação de assaltantes.


A decisão é do juiz Gustavo de Paiva Gadelha, titular da 6ª Vara Federal da Paraíba. O magistrado julgou como parcialmente procedente o pedido movido pelo Ministério Público Federal (MPF), que moveu uma Ação Civil Pública solicitando que os Correios sejam obrigadas a adotar nas agências do Banco Postal as mesmas medidas de vigilância e monitoramento exigidas pela lei para os demais estabelecimentos financeiros, como bancos, loterias e correspondentes bancários.


A ação tramita desde 2008, mas a sentença só foi proferida em dezembro de 2013. Na sentença, o magistrado justifica a decisão afirmando que o objetivo da condenação é “garantir a incolumidade (segurança) física dos clientes e dos funcionários das entidades que realizam operações inerentes às atividades bancárias, como é o caso das agências da ECT que atuam como bancos postais”.


A determinação vale para os 89 municípios submetidos à área de jurisdição da 6ª Vara Federal, que abrande cidades do Agreste, Brejo, Cariri e parte do Sertão. Entre as cidades afetadas estão Campina Grande, Areia, Boa Vista, Boqueirão, Cabaceiras, Cuité, Esperança, Fagundes, Massaranduba, Picuí, Pocinhos, Queimadas, Taperoá, Teixeira e Várzea. O MPF denunciou na ação a falta de infraestrutura de segurança nas agências postais, principalmente nos pequenos municípios.


“As agências dos Correios no interior da Paraíba, em que pese o serviço de natureza financeira que passaram a exercer e o volume de dinheiro que passaram a movimentar, não dispõem da necessária proteção que tais atividades exigem, razão pela qual têm sido alvo frequente da ação de delinquentes, pondo em risco a integridade física dos servidores federais e dos clientes e dando causa a prejuízos ao patrimônio público”, afirmou a Procuradoria da República na ação.


Com a condenação, os Correios ficam obrigados a adotar as medidas previstas na Lei Federal n° 7.102/2013, que regulamenta os procedimentos de segurança para instituições financeiras. A norma prevê que estes estabelecimentos ficam impedidas de funcionar sem a presença de vigilantes, câmeras e alarmes.


A punição para as empresas que descumprirem à lei vão desde multa a interdição do estabelecimento, em casos de reincidência.


BANCOS


Na ação, o MPF solicitou ainda que os bancos vinculadas aos Correios através de contrato também fossem responsabilizados pela má prestação do serviço gerado com a falta de estrutura de segurança. Entretanto, o pedido não acatado pela Justiça. O juiz fundamentou a decisão na resolução 3954/2011 que estabelece como atribuição dos correspondentes bancários a garantia da segurança na realização de suas atividades.


“Incumbe à contratada (ECT) adotar todas as medidas de segurança, como consequência dos serviços de bancário que são prestados como decorrência deste contrato”, afirmou o juiz na sentença.


Na época em que a ação foi ajuizada pelo MPF, o serviço de Banco Postal era feito em parceria com o Bradesco, mas desde 2012 o serviço passou a ser feito pelo Banco do Brasil, através de contrato firmado com os Correios.


MUDANÇAS TÊM INÍCIO


A superintendência dos Correios na Paraíba informou, por meio da assessoria de imprensa, que já está adotando as medidas de segurança exigidas pela lei em todas 203 agências da Paraíba que atuam como Banco Postal. O serviço está presente em 90% das 224 agências da ECT em todo o Estado. Os postos do Banco Postal contam com câmeras de segurança, cofres com retardo de abertura e a presença constante de vigilantes.


Ainda segundo a assessoria, as medidas foram implementadas para cumprir uma decisão judicial similar que tramitou em João Pessoa, também a partir de uma ação civil pública ajuizada pelo MPF contra a ECT. A contratação dos vigilantes foi feita através de uma empresa terceirizada, que presta serviço aos Correios. A assessoria de imprensa informou ainda que está impedida de repassar estatísticas sobre os casos de assaltos em duas unidades.


INVESTIMENTO


Em todo Brasil, os Correios estão investindo cerca de R$ 240 milhões, no biênio 2013/2014, em recursos de segurança, como contratação de serviço de escolta armada e vigilantes, uso de rastreadores para veículos e para encomendas e aquisição de sistemas de alarme para agências, fechaduras, cofres e portas com detectores de metais.


No final do ano passado, a ECT e a Polícia Federal assinaram um acordo da cooperação técnica com o intuito de aprimorar a troca de informações entre as instituições para investigar os crimes contra as agências dos Correios.

Redação com Jornal da Paraíba/pb agora

sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Delegado Thiago vira Laura e pode assumir defesa da mulher em Goiás Cirurgia de mudança de sexo foi realizada na Tailândia; Laura deve voltar ao posto em fevereiro

GOIÂNIA - Uma cirurgia de mudança de sexo, realizada na Tailândia, é o assunto do momento nos bastidores da segurança pública de Goiás. Há cerca de seis meses, um delegado de Polícia Civil entrou de licença médica, viajou até a Ásia, onde submeteu-se à mudança de sexo, da qual ainda se restabelece. Em fevereiro, quando deverá voltar ao posto, no lugar do delegado Thiago de Castro Teixeira, quem assumirá será a delegada Laura de Castro Teixeira.

 E Laura reassumirá com a possibilidade de lotação na Delegacia Especializada de Defesa da Mulher (Deam) Central de Goiânia, onde a titular, Ana Elisa Gomes Martins, carente de reforço, garante uma boa recepção. "Se ela vier, será recebida com profissionalismo e para atender uma grande demanda de um público carente", informa a delegada Ana Elisa, que chefia uma especializada com três delegadas adjuntas e quatro plantonistas, todas sobrecarregadas pela violência contra a mulher.
A mudança de nome de Thiago para Laura foi autorizada pela Justiça e por isto o novo registro civil do delegado passou a ser do sexo feminino. No Facebook, desde o final de outubro, Laura já exibia o novo visual, contrastando bastante com a imagem pública do então delegado Thiago, geralmente usando terno, camisa de mangas compridas e outras peças todas do vestuário masculino.

Foto: Reprodução
Na foto mais recente, postada em 13 de dezembro, a delegada aparece com o rosto maquiado e vestida com a camiseta preta padrão com o timbre da Polícia Civil, muito utilizada pelos policiais da corporação durante operações. Os cabelos longos e bem escovados nem de longe lembram as madeixas desalinhadas e amarradas, geralmente em um rabo de cavalo, mantidas presas sempre que concedia entrevistas sobre casos policiais.
A história foi revelada nesta quinta-feira, 23, pelo jornal Diário da Manhã (DM), que dá como certa a posse dela como delegada da Mulher de Goiânia. A reportagem mostrou a surpresa de alguns ex-colegas de trabalho com as mudanças feitas por Thiago. "O delegado era implacável em ações que exigiam demonstração de 'macheza' e sua conduta era de um homem que exalava testosterona, não de um indivíduo que pudesse mudar de sexo e vir a se tornar uma figura feminina", declarou um escrivão ouvido.
Policial tido como sério, com atuação firme nas operações de combate à criminalidade promovidas pela Polícia Civil, onde ingressou há cerca de quatro anos, antes de se transformar em Laura, Thiago foi delegato titular das cidades de Trindade e Senador Canedo, ambas na região Metropolitana de Goiânia. Também atuou como coordenador do grupo especial de repressão a narcóticos (Genarc) da cidade de Porangatu, no Norte de Goiás.
Outros detalhes pessoais sobre a vida do policial que vieram a público com a mudança de sexo, dizem respeito ao passado de Thiago, que foi casado e tem dois filhos.
Esperado. Ao Estado, uma fonte da Polícia em Goiânia informou, solicitando o anonimato, que a mudança de sexo "não foi uma surpresa de agora, já que a licença e a viagem à Tailândia eram sabidas de algumas pessoas há alguns meses". A fonte sinalizou que, nos bastidores da corporação, a homossexualidade do delegado era conhecida, "mas não comentada amplamente, inclusive porque ele tem uma atuação linha dura".
Por outro lado, o caso é tratado com cuidados pela SSP. A assessoria de Imprensa da Polícia Civil evitou informar os contatos da delegada Laura. A policial também não respondeu à solicitação de entrevista feita através de mensagem nesta quinta-feira, 23, no perfil dela no Facebook.
Segundo a assessoria, o diretor geral da PC, delegado João Carlos Gorski, não comentará o caso, justificando se tratar de assunto pessoal "que não afetará em nada a parte administrativa" do cargo exercido pela delegada, já que houve autorização judicial para a mudança de nome. Ainda segundo a assessoria, não há definição por enquanto sobre a próxima lotação de Laura, indicando que não está confirmada ou descartada uma atuação como delegada da mulher.
Na Deam, tradicionalmente, a maior parte dos postos de delegado é ocupada por mulheres, mas algumas vezes já foram ocupados por homens. Na Especializada, homossexuais homens, como travestis, não são atendidos. O atendimento é exclusivo para mulheres, entre as quais lésbicas vítimas de violência.

estadao

Botafogo-PB leva virada do Guarany-CE e se complica no Nordestão

Botafogo-PB leva virada do Guarany-CE e se complica no Nordestão
 Com um bom futebol apresentado desde o primeiro tempo, o Guarany de Sobral venceu, de virada, o Botafogo-PB por 2 a 1 na noite desta quinta-feira, no Estádio do Junco, em Sobral. Com a vitória, o Guarasol chegou à liderança do Grupo D, com quatro pontos.

O Botafogo se colocou alheio aos problemas extracampo que cercam o clube e entrou determinado para sair com a vitória. Só precisou de seis minutos para o gol sair. Coincidente e ironicamente, o gol saiu dos pés dele, Pio.

Quem pensava que o Guarany poderia sentir o baque, se enganou. O gol acordou o Cacique do Vale, que partiu para cima buscando o empate. Em uma falta despretenciosa na quina da área, Zeca levantou na área, a defesa se posicionou mal e Juliano apareceu na frente do goleiro para desviar de cabeça e deixar tudo igual.

A torcida se animou. Era o que o Guarany precisava para dominar a partida. E assim foi. Os minutos restantes do primeiro tempo mostraram uma superioridade do Guarany e, por falta de pontaria, o gol da virada não aconteceu.

Ao Botafogo, restou apenas dois lances de contra-ataque sem sucesso e torcer para a primeira etapa chegar ao fim e usar o intervalo para se reestruturar.

Segundo tempo

Talvez apenas 15 minutos de intervalo não tenham sido o necessário para o Botafogo se recompor. O Guarasol voltou com a mesma superioridade do primeiro tempo e não dava espaço ao Belo para jogar.

A virada foi questão de tempo e não precisou muito. Aos 13 minutos, Rodrigo aproveitou cruzamento de escanteio e cabeceou para o fundo do gol.

O jogo poderia ter sido concretizado aos 30 minutos. Depois de belo passe de Maranhão, Thiago Furlan teve a chance de chutar e pedir a conta para o Guarany, mas pegou muito mal na bola, que se perdeu em linha de fundo.

E Pio foi mais uma vez o foco das atenções. Após ser substituído, o jogador discutiu com o treinador do Guarany de Sobral e levou o segundo cartão amarelo, sendo expulso do banco de reservas. Irregularidade na escalação, gol e expulsão, Pio viveu de tudo um pouco em menos de sete dias.

Ficha técnica

Guarany de Sobral x Botafogo-PB

Local: Estádio do Junco, em Sobral (CE) Data: 23/01, às 20h (de Brasília)

Guarany de Sobral: André Zuba; Ivonaldo, Joécio, Juliano, Zeca; Zé Augusto, Rodrigo Vitor (Marcos Vinícius), Elisvaldo Santos, Márcio Tarrafas (Maranhão); Thiago Furlan, Adriano (Gugu). Técnico: Vladimir de Jesus

Botafogo-PB: Remerson; Ferreira, Magno Alves, André Lima, Luciano Amaral; Pio (Izaías), Zaquel (Leomir), Hércules, Lenílson; Rafael Aidar (Thiaguinho), Warley. Técnico: Marcelo Vilar.

Redação com Esporte Interativo/pb agora

Adolescente que deveria passar por cirurgia na vesícula é operado de fimose, em João Pessoa Caso foi denunciado pelo pai do menor, que garante ter escutado a confissão do erro pelo médico; direção do hospital pediátrico investiga responsabilidade dos profissionais e informou caso a Conselho Regional de Medicina

Hospital Arlinda Marques

O Complexo Pediátrico Arlinda Marques abriu uma sindicância para apurar um erro médico que teria ocorrido dentro da unidade. O caso foi denunciado nessa quinta-feira (23) após um adolescente de 15 anos ter sido operado de fimose (tecido que cobre a parte superior do pênis), quando deveria ter passado por um procedimento cirúrgico na vesícula. O hospital é situado no bairro Jaguaribe, em João Pessoa.
O pai do garoto, que não quis ser identificado, relatou que o menor deu entrada no hospital para retirar pedras na vesícula, após exames comprovarem o problema de saúde. A família desconfiou do possível erro quando o rapaz saiu da sala de cirurgia.
- Quando eu voltei para o hospital para saber como foi a cirurgia do meu filho fui observar o tamanho do corte na barriga e daí não encontrei nenhum curativo. O meu filho ainda sob efeito da anestesia apontou para parte um pouco abaixo da barriga e, quando fui olhar, percebi que ele tinha feito uma cirurgia de fimose. Ele não tinha problema de fimose. Chamei o médico, falei do erro e ele, na hora, me pediu desculpas pelo ocorrido – disse o pai.
Após a constatação do local errado da cirurgia, o garoto passou por novo procedimento cirúrgico. “Eu disse que só saia do hospital, após meu filho fazer a cirurgia certa. Ele entrou novamente na sala para fazer nova cirurgia. Isso é um absurdo um erro desses. O médico falou que trocaram as fichas”, observou. “E meu filho foi quem sofreu pelo erro dos outros?”, indagou o pai, inconformado. O adolescente está internado em uma das enfermarias da unidade de saúde e se recupera bem.
O diretor geral do complexo pediátrico, Bruno Leandro de Sousa, adiantou que está fazendo a análise dos prontuários para identificar se houve mesmo erro no procedimento. Ele adiantou que o Conselho Regional de Medicina da Paraíba (CRM-PB) já foi comunicado e abriu investigação. A sindicância deve durar 30 dias.
- Recebemos a denúncia da família sobre um possível erro no procedimento cirúrgico e vamos apurar. Tudo está sendo apurado e o adolescente está sendo assistido. As investigações irão apontar se houve um equívoco do profissional de saúde – comentou o diretor.

Nem a direção do hospital e nem os pais do garoto revelaram o nome do médico.

portal correio 

Britânica relata drama de filho com desordem rara de 'olhos dançantes'

A britânica Nicola Oates não desconfiava que o jeito desastrado de seu filho, Thomas, quando bebê, fosse sinal de um problema em seus olhos. À medida que o pequeno ia crescendo, a situação ficou mais problemática. Ele tropeçava em qualquer objeto que estivesse no chão e começou a ficar atrasado em relação às outras crianças na escola.
Thomas também desenvolveu o hábito de virar a cabeça para a direita, apontando o queixo para baixo, quando tentava olhar para algo. "Aquilo era muito estranho", afirmou Nicola, que mora com o filho na região de Midlands, área central da Inglaterra. "Quando ele estava andando, acabava trombando com paredes, cadeiras, pessoas... tudo", acrescentou.
Nicola explica que virar a cabeça e outros comportamentos estranhos eram as formas que Thomas encontrou de "parar a oscilação dos olhos", um sintoma de uma desordem incurável que causa o movimento dos olhos chamada nistagmo.
Chamada de doença dos "olhos dançantes" devido aos movimentos incontroláveis nos olhos, o nistagmo também é responsável pelo surgimento de muitos problemas de visão com o passar do tempo.
Visão estroboscópica
Jay Self, pediatra oftalmológico no Hospital Geral de Southampton e palestrante em oftalmologia genética na Universidade de Southampton, afirma que é muito importante descobrir mais sobre a doença, que afeta uma em cada mil pessoas na Grã-Bretanha. "Pode afetar a vida toda de uma pessoa, que pode ser de 80 a 90 anos, a vida no trabalho, família e gerações futuras", disse.
O médico descreve o nistagmo como uma visão estroboscópica, o que faz com que as crianças tenham dificuldade em ver objetos em movimento e sejam lentas no reconhecimento de rostos.

Segundo John Sanders, do grupo de apoio britânico especializado neste problema, o Nystagmus Network UK, poucos adultos com a desordem podem dirigir e a maioria tem dificuldades na vida cotidiana, educação e também para conseguir emprego. As pessoas afetadas pelo nistagmo também têm problemas em situações normais da vida social, pois elas não conseguem ver os sinais que podem ser percebidos nos rostos de outras pessoas.
No entanto, estas dificuldades nem sempre são detectadas em exames de olhos tradicionais e a verdadeira extensão dos problemas de visão nunca é totalmente investigada.
O caso de Thomas é um destes exemplos: ele não é classificado como portador de deficiência visual pois ele consegue ler a tabela para exames oftalmológicos. Apesar disso, o menino, que agora tem oito anos, precisa da ajuda de luzes especiais e lentes para ajudá-lo na leitura, e ele também precisa de um corrimão para conseguir se movimentar dentro de casa.
Quando está em casa, Thomas usa óculos com lentes azuis para proteger os olhos e, por volta das sete da noite, já está exausto devido ao esforço que fez durante todo o dia para conseguir enxergar direito.
"É muito difícil para ele. Ele não consegue avaliar a distância das coisas. Mesmo quando me abraça, ele precisa ficar nos meus pés para descobrir onde estou", afirmou Nicola.
Pesquisa e tratamento
No novo centro de pesquisa para crianças com problemas de visão, Jay Self já começou a analisar centenas de genes para descobrir as causas do nistagmo. O problema aparece logo depois do nascimento. O cientista quer desenvolver um teste genético simples para crianças com o problema, que permitirá um diagnóstico rápido e preciso.
Self também quer usar medidas visuais do mundo real em vez dos testes e tabelas tradicionais para avaliar os problemas de visão causados pela doença. E tudo isto vai significar que as crianças com nistagmo poderão receber tratamentos específicos e sob medida.
Mas, mesmo ainda sem os tratamentos específicos, Self afirma que há algumas medidas simples que podem ajudar estudantes com nistagmo. Entre elas está conseguir o apoio de um professor que tenha conhecimentos sobre problemas de visão e colocar a criança sentada no lado da sala que mais favoreça seu campo de visão.
No caso de Thomas, a falta destes tratamentos e formas específicas de diagnóstico atrasaram os procedimentos. Os movimentos nos olhos do menino foram notados por um familiar quando ele tinha cerca de oito meses. Mas ele só foi encaminhado para um centro de tratamento especializado quando completou cinco anos de idade.
Thomas passou por uma operação para melhorar a visão e provavelmente passará por outra em 2014. Nicola notou melhora, mas o filho ainda vira a cabeça para ver onde está andando.
"Não sei o quanto a visão dele está ruim, pois para ele é normal, nasceu com isso e não sabe a diferença", disse. Mas ela decidiu levantar mais questões a respeito da doença e defender o filho. "Por que ele precisa passar por dificuldades? Ele merece mais..."

olhardireto

Ingestão de vitamina D não reduz riscos de doenças ou fraturas, diz estudo

 Foto: Getty Images Foto: Getty Image
Um estudo realizado por cientistas neo-zelandeses sugere que há pouca ou nenhuma razão para ingerir vitamina D como forma de reduzir o risco de doenças ou fraturas. A pesquisa foi publicada na revista científica Lancet.

Os cientistas analisaram 100 pacientes e descobriram que não houve diminuição significativa do risco em qualquer área do corpo humano com a ingestão da vitamina. Mas eles acrescentaram que mais pesquisas são necessárias para comprovar as descobertas.

Os pesquisadores também alertaram que grupos de risco, como bebês, mulheres grávidas e idosos, ainda são aconselhados a tomar o medicamento.

A equipe responsável pela pesquisa, da Universidade de Auckland, na Nova Zelândia, já havia anteriormente realizado uma metanálise que mostrou que os suplementos de vitamina D não tiveram efeito na densidade mineral dos ossos.

Na ocasião, eles fizeram uma análise minuciosa de testes clínicos aleatórios de ingestão de vitamina D, com ou sem cálcio. Ao final, no entanto, eles descobriram que os suplementos de vitamina D não alteram significativamente o risco de enfarte ou outras doenças cardiovasculares, derrame cerebral, câncer e fraturas.

De acordo com cientistas, pacientes hospitalizados que ingeriram a substância apresentaram um risco de fratura dos quadris inferior a 15% - patamar considero baixo para justificar a ingestão da vitamina D.

A mesma pesquisa foi feita com pacientes saudáveis. Quando eles tomaram cálcio, também não apresentaram nenhum fortalecimento dos ossos. O estudo afirmou que "não há certeza se a vitamina D com ou sem cálcio reduz o risco de morte".

"De acordo com as nossas descobertas, há pouca ou nenhuma razão para prescrever suplementos de vitamina D para prevenir enfarte do miocárdio ou doença de coração isquêmica, AVC ou doenças vasculares cerebrais, câncer, ou fraturas, e tampouco reduzem o risco de morte em uma comunidade de indivíduos aleatória".

As fontes de vitamina D mais comuns são os óleos de fígado de peixes e alimentos derivados do leite, como manteiga e queijos gordurosos, além da exposição ao sol.

Cautela
Karl Michaelsson, do departamento de ciências cirúrgicas da Universidade de Uppsala na Suécia afirma, entretanto, que ainda há um debate sobre os eventuais benefícios de saúde envolvendo a ingestão de suplementos em casos de deficiência de vitamina D.

"A impressão que muitas pessoas têm é que altas doses de vitamina D ajudam a melhorar a saúde", critica Michaelsson. Para o pesquisador, enquanto não houver informações suficientes que justifiquem os benefícios, o melhor a fazer é manter cautela em relação à ingestão da substância.

Enquanto alguns especialistas em nutrição afirmam que a falta da vitamina é responsável por inúmeras doenças, como fraturas, câncer, doenças cardiovasculares, diabetes, outros dizem que a deficiência é, na verdade, o resultado - e não a causa - da deterioração da saúde de um indivíduo.

Para Colin Michie, consultor em pediatria e presidente do comitê de nutrição da Royal College of Paediatrics and Child Health, o estudo comprova que "a vitamina D pode até gerar benefícios, mas eles não são tão relevantes".

Ele, entretanto, recomenda cautela dos médicos, bem como dos pacientes.

"Os médicos não devem sair pedindo exames de sangue para detectar uma possível carência da vitamina no organismo dos pacientes", diz Michaelsson. "Em vez disso, as pessoas saudáveis têm de comer mais peixe, prestar atenção à sua dieta e a seu estilo de vida", acrescenta o especialista.

Entre os que apresentam maior insuficiência de vitamina D, estão as crianças abaixo de cinco anos, mulheres grávidas e em fase de amamentação e idosos com mais de 65 anos, além das pessoas que têm pouca exposição ao sol.


Recentemente, estudos mostraram que indivíduos com a pele mais escura, tais como africanos, caribenhos e asiáticos naturais do Sudeste da Ásia, ou mesmo pessoas que usem roupas que cobrem todo o corpo, além daquelas com pele mais pálida, também se incluem no grupo de risco.

terra

Bomba explode perto de igreja francesa em Roma antes da visita de Hollande



Roma — Uma bomba de fabricação caseira explodiu na noite de quinta-feira perto de uma igreja francesa de Roma, horas antes da visita do presidente François Hollande ao Vaticano, informou a embaixada da França na Santa Sé.
A explosão da bomba, por volta da 01h30 GMT (23h30 de Brasília), "quebrou a janela de um prédio e danificou três carros estacionados" na rua Vicolo della Campana, no centro histórico da capital italiana, declarou a polícia à AFP, informando que o ato não foi reivindicado.
Nesta rua só há "a igreja de Santo Ivo dos Bretões, que forma parte dos centros religiosos da França em Roma e Loreto, e um restaurante", afirmou à AFP a secretaria do embaixador da França ante a Santa Sé.
Segundo ela, "uma das hipóteses levantadas é que esteja vinculado com a visita do presidente da república" francesa.
Hollande se reúne na manhã desta sexta-feira no Vaticano com o papa Francisco. Os pontos de vista dos dois coincidem sobre as crises internacionais e a justiça social, mas divergem em assuntos com o aborto, a lei para uma morte digna ou o casamento entre as pessoas do mesmo sexo.

AFP

quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Conheça os carros mais econômicos e beberrões do Brasil

Conheça os carros mais econômicos e beberrões do Brasil
 Após a alta no preço dos combustíveis, o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) divulgou uma lista com dos consumos de combustíveis dos automóveis que fazem parte do Programa  Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBE Veicular). Cerca de 495 modelos de carros de 36 marcas vendidos no Brasil foram analisados.A Chevrolet foi uma das grandes montadoras a ficar de fora da lista. 







Renault Clio é o carro mais econômico do Brasil (Luiz Costa/Renault)
Renault Clio é o carro mais econômico do Brasil


O estudo do Inmetro inclui carros "verdes", populares, de luxo e até superesportivos. Os dados utilizados para a elaboração da lista com o modelo, versão, motor, transmissão, inclusão de ar-condicionado, direção assistida e combustível foram cedidas pelas próprias montadoras. Confira a lista com os carros mais econômicos e mais "bebarrões" do mercado nacional. Veja aqui a lista completa do Inmetro! Lista dos carros: Mais econômicos

Renault Clio sem ar-condicionado

Modelo é equipado com motor 1.0 16V de 80 cv de potência (etanol) e 77 cv (a gasolina).

Consumo urbano 9,5 km/l - etanol 14,3 km/l - gasolina

Consumo na estrada 10,7 km/l - etanol 15,8 km/l - gasolina

Volkswagen Up! (automatizado)

Veículo é equipado com motor 1.0 de três cilindros Total Flex, capaz de gerar 75 cv de potência, quando abastecido com gasolina e de 82 cavalos (etanol). O torque máximo é de 9,7 kgfm (gasolina) e 10,4 kgfm (etanol).

Consumo urbano 9 km/l - etanol 13 km/l - gasolina

Consumo de estrada 10 km/l - etanol 14,4 km/l - gasolina

Nissan March 1.0 (sem ar-condicionado)

O compacto da Nissan é equipado mesmo motor 1.0 16V do Renault Clio. Modelo possui potência de os números de potência de 80 cv com etanol e 77 cv com gasolina.

Consumo urbano 8,9 km/l - etanol 12,6 km/l - gasolina

Consumo de estrada 10,4 km/l - etanol 15 km/l - gasolina

Palio Fire 1.0

O Palio é equipado com motor 1.0 de 999 cilindradas de 75 cv de potência (etanol) e 73 cavalos (gasolina). O torque máximo é de 9,9 kgfm (etanol) e 9,5 kgfm (gasolina).

Consumo urbano 8,8 km/l - etanol 12,3 km/l - gasolina

Consumo de estrada 10,3 km/l - etanol 15 km/l - gasolina Hyundai HB20S 1.0

O sedã é equipado com motor 1.0 Flex capaz de gerar 80 cv de potência e torque 10,2 kgfm (etanol) e 70 cv/ 9,4 kgfm a gasolina.

Consumo urbano 8 km/l - etanol 11,5 km/l -gasolina

Consumo de estrada 10,1 km/l - etanol 14,4 km/l - gasolina Kia Cerato Equipado com motor 1.6 de 16V Consumo urbano 6,8 km/l - etanol 10 km/l - gasolina Consumo de estrada 9,3 km/l - etanol 14 km/l - gasolina Carros "verdes"

Toyota Prius Equipado com motor 1.8 a gasolina de 99 cv de potência e 82 cavalos do propulsor elétrico.

(Gasolina) 15,7 km/l na cidade 14,3 km/l na estrada

Lexus CT200h O CT200h é uma versão mais sofisticada do Prius. O modelo é equipado com motor 1.8 VVT-i, de 16 válvulas, capaz de desenvolver 99 cavalos de potência, acoplado a outro elétrico de 82 cv.

(Gasolina) 15,7 km/l na cidade 14,2 km/l na estrada Não muito diferente do que imaginamos, a lista do Inmetro indicou os superesportivos como os menos econômicos. Beberrões

Lamborghini Aventador É o carro que tem mais consumo de combustível do Brasil com o seu motor V12.

(Gasolina) 4,1 km/l na cidade 5,9 km/l na estrada

Bentley Continental V8 (Gasolina) 4,5 km/l na cidade 6,4 km/l na estrada

Ferrari F12 berlinetta (Gasolina) 4,7 km/l na cidade 6,5 km/l na estrada

Range Rover Sport (Gasolina) 4,9 km/l na cidade 7,3 km/l na estrada

Maserati Gran Turismo/Cabrio (Gasolina) 5,2 km/l na cidade 7,1 km/l na estrada


Diario de Pernambuco
pb agora

Paraíba sobe 3,87% na geração de empregos e fica acima da média brasileira Em todo país, foram gerados 1,1 milhão de empregos formais em 2013. Saldo fruto da admissão de 22 milhões de trabalhadores, sobre o desligamento de 20 milhões

Na Paraíba foram criados 4.785 postos de trabalho

A Paraíba gerou mais empregos formais que a média nacional em 2013. Os números do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e emprego, colocam o estado também acima dos números da região Nordeste. O saldo entre a quantidade de profissionais contratos e desligados das empresas paraibanas foi de 3,87%, acima da média do Brasil, que teve saldo apenas 2,82%; e também dos números do Nordeste, que registrou crescimento de 3,02%.
O levantamento do Caged aponta que foram criados 4.785 postos de trabalho na Paraíba, considerando a Série Ajustada, incorporando as informações declaradas fora do prazo. O desempenho foi proveniente da expansão do emprego principalmente nos setores de Serviços (8.104 empregos), do Comércio (3.547 empregos), da Construção Civil (1.276 empregos) e da Indústria de Transformação (1.002 empregos).
De acordo com o secretário executivo de Indústria e Comércio, Marcos Procópio, estes números acima da média do país são fruto da estruturação da nossa economia. “As políticas de desenvolvimento adotadas pelo Governo Estadual através de regime de colaboração institucional com todas as instituições presentes dentro e fora do Estado têm surtido efeitos. Os dados divulgados pelo Caged refletem diretamente o sucesso e o resultado de todas as ações desenvolvidas ao longo de 2013”, analisou.
A presidente da Companhia de Desenvolvimento da Paraíba, Tatiana Domiciano, explicou que a geração de empregos é medida não muito fiel para medir o desempenho econômico de um estado. "Isto por que a geração de empregos é finita. Há uma população economicamente ativa e há oferta de trabalho. O objetivo do nosso trabalho é promover a geração de mais contratações, mas buscando o equilíbrio entre a oferta e a demanda", detalhou a gestora.
No mês de dezembro de 2013, em virtude da entressafra na agricultura, férias escolares, período de chuvas, festas no final do ano, entre outras questões sazonais, provocaram retração em todos os setores/subsetores, com média de 0,32%, ou seja, diminuíram 1.234 postos de trabalho.
Em todo país, foram gerados 1,1 milhão de empregos formais em 2013. Saldo fruto da admissão de 22 milhões de trabalhadores, sobre o desligamento de 20 milhões. Destacaram-se, no âmbito nacional, a criação de postos de trabalho no setor de serviços, que aumentou 3,37% (546.917); no setor de comércio, com alta de 3,36% (301.095); e na construção civil, com crescimento de de 3,44% (107.024).

portal correio

Caixa divulga edital de concurso para níveis médio e superior, com salários de até R$ 8.981 Leia mais: http://extra.globo.com/emprego/concursos/caixa-divulga-edital-de-concurso-para-niveis-medio-superior-com-salarios-de-ate-8981-11379142.html#ixzz2rE7yklaV

O concurso da Caixa Econômica é para todo o país
O concurso da Caixa Econômica é para todo o país Foto: Extra / Thiago Lontra 20/05/2013
Diana Figueiredo
Tamanho do texto A A A
A Caixa Econômica Federal divulgou nesta quinta-feira, dia 23 de janeiro, o edital do concurso público para cargos de níveis médio e superior. O principal cargo do processo seletivo será o de técnico bancário, função inicial da carreira, com rendimento de R$ 2.025, para uma jornada de seis horas diárias.

Para os graduados, são oferecidas chances para engenheiros (áreas agronômica, civil, elétrica e mecânica), com salário de R$ 8.981 e expediente de oito horas diárias, além de oportunidades para médicos do trabalho, com jornada de quatro horas por dia e ganhos de R$ 4.021.
As inscrições serão recebidas a partir desta sexta-feira, dia 24 de janeiro, pelo site do Cespe/UnB (www.cespe.unb.br/concursos), até 11 de fevereiro. A taxa é de R$ 37 para o nível médio, e de R$ 74 para o nível superior. O edital com todas as regras da seleção para o nível médio pode ser consultado aqui. Já as regras para graduados podem ser consultadas neste endereço. As provas devem ser aplicadas em 23 de março, com duração de quatro horas e meia.
Atualmente o banco tem 98.268 empregados em todo o Brasil — sendo, aproximadamente, 8.500 no Estado do Rio. Apesar de as seleções da Caixa serem para formar cadastros de reserva, muitas convocações são feitas ao longo do período de validade dos concursos.

Os funcionários da Caixa recebem cesta alimentação de R$ 397,36, participação nos lucros, plano de saúde, auxílio alimentação no valor de R$ 509,96 e plano de previdência. Os empregados recebem, ainda, participação nos lucros e resultados (PLR); participação em Plano de Saúde e participação em Plano de Previdência Complementar (Funcef).
No ano passado, o governo federal autorizou a contratação de mais 9.873 funcionários até 2015, com 4.850 admitidos ainda este ano. Até 14 de junho, poderão ser chamados os aprovados do concurso de 2012, conforme a necessidade do banco. Depois desse período, os novos selecionados deverão ser convocados.



globo.com

Facebook é epidemia e vai perder 80% dos utilizadores Estudo da universidade de Princeton usa modelos epidemiológicos para concluir que a rede social vai ter um declínio acentuado a partir de 2015

Tal como uma epidemia, que atinge um pico infecioso e depois começa a declinar, o Facebook irá implodir dentro dos próximos três anos. É o que prevê um estudo do departamento de engenharia mecânica e aeronáutica da Universidade de Princeton, nos EUA.

O estudo «Modelação epidemiológica da dinâmica das redes sociais online» é da autoria de John Cannarella e Joshua A. Spechler. Os cientistas utilizaram uma fórmula referente ao ciclo de epidemias para analisar a popularidade do Facebook.

Para a pesquisa, não foi levado em conta o número de utilizadores, mas sim a quantidade de buscas feitas no Google referente às redes sociais. Utilizando um modelo chamado SIR, para avaliação de doenças infeciosas, John Cannarella e Joshua A. Spechler consideraram a adoção das redes como uma infeção e o seu abandono como a recuperação.

«O Facebook já atingiu o seu pico de popularidade e entrou na fase de declínio, como sugere a queda nas buscas [feitas via Google] depois de 2012. A rede deve apresentar uma rápida decadência nos próximos anos», refere a pesquisa. O levantamento indica que essa queda será significativa já em Dezembro de 2014.

O caso do MySpace, a rede social que foi extremamente popular até 2008 e mergulhou na obscuridade pouco tempo depois, foi usado para comparação e validação do método. Fundado em 2003 e com um pico de 75,9 milhões de utilizadores nos EUA em 2008, o site para fãs de música foi abandonado pela grande maioria até 2011.

A extrapolação do modelo que melhor se encaixa para o futuro sugere que o Facebook irá sofrer um rápido declínio nos próximos anos, perdendo 80% da sua base de utilizadores no pico entre 2015 e 2017», escrevem os autores.

O estudo justifica o método com precedentes estabelecidos em investigações anteriores, que aplicaram modelos epidemiológicos fora do campo das doenças: às ideias.

«As ideias, como as doenças, demonstraram espalharem-se de forma contagiosa entre as pessoas antes de, eventualmente, morrerem, e foram descritas com sucesso usando modelos epidemiológicos», sublinham os cientistas.

«Isto segue-se de forma intuitiva, visto que as ideias são geradas através de contacto comunicativo entre diferentes pessoas, que partilham ideias umas com as outras. Os manifestantes de ideias acabam por perder interesse nelas e deixam de as manifestar, o que pode ser pensado como ganhar "imunidade" à ideia», concluem.

tvi24.iol.pt

Jovem indiana é estuprada por grupo tribal como 'punição'

Uma garota de 20 anos foi estuprada na Índia por uma dezena de homens como "punição" por estar se relacionando com um jovem de outra comunidade tribal. O caso ocorreu em West Bengala, na Índia oriental. A garota está internada em um hospital em estado grave, mas teve coragem de denunciar seus agressores, que foram presos. Na vila em que a vítima vive há um rígido e antigo "código moral".
O responsável de sua comunidade mandou sequestrar o casal e, após uma reunião, foi decidido que deveriam pagar uma multa equivalente a 300 euros. Quando disseram que não possuíam o dinheiro, o líder então ordenou o estupro. A jovem foi levada a um lugar isolado e violentada por horas por diversos homens, muitos deles idosos e conhecidos dela. Pela manhã foi levada à sua família, que decidiu se rebelar. A garota foi levada ao hospital e seus agressores denunciados. A polícia prendeu 13 pessoas envolvidas no caso e que foram identificadas pela vítima. (ANSA)

jb.com

Vacinação contra HPV começa dia 10 de março

Ministro da Saúde Alexandre Padilha: “Todos os estudos mostram que nessa faixa etária, de 9 a 13 anos, é quando, ao se aplicar a vacina, a produção de anticorpos tem maior intensidade”
Ministro da Saúde Alexandre Padilha: “Todos os estudos mostram que nessa faixa etária, de 9 a 13 anos, é quando, ao se aplicar a vacina, a produção de anticorpos tem maior intensidade”
A vacinação de meninas de 11 a 13 anos contra o papiloma vírus humano (HPV) na rede pública de saúde vai começar no dia 10 de março. O anúncio foi feito ontem (22) pelo Ministério da Saúde. O vírus é uma das principais causas do câncer de colo de útero, o terceiro tipo mais frequente de câncer entre mulheres, atrás apenas do câncer de mama e do câncer de cólon e reto.
A meta do governo é imunizar 80% de um total de 5,2 milhões de meninas. A vacina estará disponível em 36 mil postos de saúde da rede pública durante todo o ano, como parte da rotina de imunização. Para se vacinar, basta apresentar o cartão de vacinação ou um documento com foto. A imunização é feita em três doses: a segunda vem seis meses depois da primeira e a terceira, cinco anos após a primeira.
A coordenadora do Programa Nacional de Imunização, Carla Domingues, ressaltou que a vacina tem caráter preventivo e não substitui a realização do exame conhecido como papanicolau, nem o uso de preservativo em relações sexuais.
Já o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, lembrou que a orientação da pasta é que as secretarias estaduais e municipais de saúde promovam a vacinação em parceria com as secretarias de educação, com estratégias de imunização dentro de escolas públicas e particulares.
“Todos os estudos mostram que nessa faixa etária, de 9 a 13 anos, é quando, ao se aplicar a vacina, a produção de anticorpos tem maior intensidade. Chegamos ao nível máximo de proteção que essa vacina pode gerar contra o HPV”, explicou.
Segundo o ministério, a capacitação a distância de profissionais de saúde e de professores deve começar em fevereiro. As escolas também devem reforçar a importância da imunização, distribuindo um guia prático sobre a o vírus para adolescentes, pais e professores.
Para o primeiro ano da imunização, o governo adquiriu 15 milhões de doses. A vacina utilizada será a quadrivalente, recomendada pela Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), que oferece proteção contra quatro subtipos do HPV (6, 11, 16 e 18). Os subtipos 16 e 18 são responsáveis por cerca de 70% dos casos de câncer de colo de útero em todo o mundo. De acordo com a pasta, em 2015, a vacina será oferecida para adolescentes de 9 a 11 anos.
Para a produção da vacina, o ministério firmou parceria com o Instituto Butantan e com um laboratório privado. Será investido R$ 1,1 bilhão na compra de 41 milhões de doses durante cinco anos – período necessário para a transferência de tecnologia. A parceria, segundo o governo, possibilitou uma economia estimada em R$ 83,5 milhões.
O HPV é um vírus transmitido pelo contato direto com a pele ou mucosas infectadas por meio de relação sexual. O vírus também pode ser transmitido de mãe para filho no momento do parto. A estimativa da Organização Mundial da Saúde (OMS) é que 290 milhões de mulheres no mundo são portadoras da doença, sendo 32% infectadas pelos subtipos 16 e 18.
Em relação ao câncer de colo de útero, a estimativa é que 270 mil mulheres morrem todos os anos devido à doença. No Brasil, o Instituto do Câncer (Inca) estima que devem surgir 15 mil novos casos da doença e 4.800 óbitos por esse tipo de câncer.
atribunamt.com

segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Botafogo-PB joga melhor, mas empata com o Sport na Copa do Nordeste

Botafogo-PB joga melhor, mas empata com o Sport na Copa do Nordeste
 Neste domingo, Botafogo-PB e Sport se enfrentaram no Almeidão pela primeira rodada da Copa do Nordeste 2014. Mais preparado fisicamente, o Belo tratou de dominar a maior parte da partida, mas ficou no empate em 1 a 1 com o Leão pernambucano, que ficou ba parte do segundo tempo com um jogador a mais. O gol do Belo foi marcado por Frontini, já pelo Sport, Felipe Azevedo foi quem marcou.

O jogo começou equilibrado, mas não demorou muito para sair o primeiro gol da partida. Logo aos cinco minutos Frontini mandou um belo chute de fora da área marcando um golaço sem chances de defesa para Magrão.O Botafogo-PB abria o placar. Após a comemoração com a torcida, Frontini levou cartão amarelo.


O jogo seguiu com uma certa vantagem do Belo, que parecia mais preparado, principalmente na marcação. Mas aos 22 minutos o Sport chegou através de uma bola parada. Após cruzamento, Rodrigo Mancha cabeceou e a bola passou por cima do gol do Botafogo-PB.


Aos 26 o Botafogo-PB respondeu a altura. Após cobrança de escanteio, Frontini, jogador mais perigoso da equipe paraibana, apareceu mais uma vez e cabeceou de forma perigosa, mas a bola passou na esquerda de Magrão.


Aos 40 minutos o Sport voltou a atacar, sempre com jogadas pelo alto. Após cruzamento, Rodrigo Mancha cabeceou dentro da área, mas a bola foi fraca e o goleiro segurou. Três minutos depois, o Sport tentou novamente, desta vez com Ailton, que também chutou sem força.


Segundo tempo

No segundo tempo o Botafogo-PB começou com tudo. Aos cinco minutos Frontini fez o passe para Lenilson, que chutou de frente para Magrão, o goleiro rubronegro defendeu e, na sobra, Lenilson chutou em cima da zaga.


Após o lance do Botafogo-PB, finalmente o lance que a torcida do Sport esperava. Após cruzamento de Marcelo Cordeiro, Felipe Azevedo mandou a bomba e marcou o gol de empate. Logo depois do gol rubronegro, o Belo atacou e Frontini teve boa chance para desempatar, após defesa de Magrão, ele pegou a bola na sobra, simulou um pênalti e levou o segundo amarelo, sendo expulso.


Durante o lance da expulsão uma briga generalizada nas torcidas teve início e o jogo precisou ser paralisado, pois o vento levou o spray de pimenta utilizado pela polícia até o campo, atingindo os atletas.


Após a bola voltar a rolar, o Belo continuou atacando. Lenilson fez boa jogada, chutou e Magrão mandou para escanteio aos 18 minutos da segunda etapa. Mesmo com um a menos, a equipe paraibana continuava atacando.


Só aos 44 minutos outro lance de perigo na partida. Marcelo Cordeiro levantou a bola para Érico Jr. que chutou de cara com o goleiro do Botafogo-PB, que salvou a equipe nos minutos finais. Aos 52 minutos , após cobrança de escanteio, Felipe Azevedo ainda colocou uma bola no travessão.


Na próxima rodada o Botafogo-PB encara o Guarany de Sobral, fora de casa. Na mesma quinta-feira (23), o Sport tem um Clássico dos Clássicos contra o Náutico, na Arena Pernambuco.


Yahoo e Esporte Interativo- Foto ESPN/pb agora

Ônibus da banda Raça Negra tomba e deixa 27 feridos na BR-101 na divisa da PB e PE Segundo o Corpo de Bombeiros, um dos passageiros sofreu traumatismo crânio-encefálico (TCE) e seu estado é grave


Cantor ficou ferido no acidente
Divulgação/ Site oficial
Cantor ficou ferido no acidente

O ônibus que levava a banda Raça Negra de Natal (RN) para o Recife - onde embarcaria para Salvador - derrapou e tombou na madrugada desta segunda-feira (20) na BR-101, próximo ao município de Goiana, na divisa de Pernambuco e Paraíba. Não foi confirmada a quantidade de passageiros que estavam no veículo no momento do acidente, mas os 27 integrantes da banda, incluindo o vocalista Luiz Carlos, ficaram feridos.
Segundo o Corpo de Bombeiros, um dos passageiros sofreu traumatismo crânio-encefálico (TCE) e seu estado é grave. Seis músicos foram conduzidos ao Hospital Miguel Arraes, em Paulista. Quatro passam por atendimento na emergência da unidade e dois serão submetidos a cirurgias.

Outros seis integrantes da equipe foram levados para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Igararru e entre eles o vocalista Luiz Carlos, que teria torcido um dos braços. Ainda não há informações sobre o estado de saúde dos feridos.

portal correio