PAGINA INICIAL

terça-feira, 2 de abril de 2013

O verdadeiro significado da expressão " use a cabeça "

Casos de Dengue 4 aumentam mais 100% e avançam em MS

 
Os casos de dengue 4 avançaram em pouco mais de 100% nos últimos dez dias em Mato Grosso do Sul. Conforme boletim epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde (SES), divulgado na quarta-feira passada, 13 cidades já confirmaram o novo sorotipo que há pelo menos 30 anos não atingia o território brasileiro.
Segundo o Laboratório Central (Lacen) até a semana passada foram inoculadas 353 amostras de isolamento viral. Dessas, 222 deram positivas, sendo que 102 foram para dengue 4, enquanto 48 para a dengue 2 e 72 para a dengue 1. Há cerca de dez dias, eram 51 amostras positivas para a dengue 4. Isso mostra que o virus está dominante no Estado.
De acordo com os especialistas, o Estado não está imune a uma epidemia em todos os 79 municípios, já que a população está sensível a este tipo de vírus porque há décadas que este não atingia o Brasil.
Até a semana passada, o Mato Grosso do Sul totalizava 73.846 notificações com 22 mortes confirmadas pela doença.
Em Campo Grande, a dengue já fez 10 vítimas fatais. Foram confirmadas dengue 4 nas cidades de Amambai, Anastácio, Bonito, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Jardim, Miranda, Nova Andradina, Rio Verde do MT, São Gabriel do Oeste, Sidrolândia e Três Lagoas.

INCIDÊNCIA

O Boletim Epidemiológico do Estado revela que 71 municípios mantêm alto percentual da doença para cada 100 mil habitantes.
A maior incidência ocorre no município de Nova Alvorada do Sul, com um índice de 7.602,3 para uma população de 16.929 habitantes. O menor é em Juti com índice de 335 para 5.971 habitantes.
Conforme o Ministério da Saúde, entre os critérios considerados para que um município entre em epidemia dengue está o registro de mais de 300 casos por 100 mil habitantes, curva ascendente de transmissão da doença sustentada por três semanas ou mais consecutivas, e com números acima do limite esperado para a localidade num determinado período de tempo.

DENGUE 4

Os sintomas da dengue tipo 4 não é diferente de outros vírus (tipo 1, 2 ou 3). São semelhantes aos de uma gripe forte, e podem surgir de 6 a 15 dias após a picada do mosquito, que em geral não é perceptível, nem coça como as picadas dos mosquitos em geral.
Após o ‘ataque’, os sintomas da dengue tipo 4 surgem de repente com dor no fundo dos olhos; febre alta repentina; dor nas articulações (juntas); dor muscular e cansaço extremo.
Os sintomas da dengue tipo 4 começam a desaparecer por volta dos 15º dia após o início do aparecimento dos sintomas, embora geralmente o cansaço próprio da dengue ainda se mantém por mais tempo.
Mapa mostra incidência da dengue em MS 

fatimanews.com

Windows 8 conta com fatia de 3,2% do mercado de sistemas operacionais O Windows 8, versão mais recente do sistema operacional da Microsoft, fechou o mês de março com 3,17% do mercado de SPs para computadores de mesa e também portáteis, como notebooks, netbooks e ultrabooks

O Windows 8, versão mais recente do sistema operacional da Microsoft, fechou o mês de março com 3,17% do mercado de SPs para computadores de mesa e também portáteis, como notebooks, netbooks e ultrabooks.
De acordo com as informações do site NetMarketShare, que é responsável por fazer pesquisas técnicas no mercado tecnológico, o Windows 8 está em quarto lugar no mês de março. Em primeiro aparece o Windows 7 (44.73%), em seguida o Windows XP (38.73%) e em terceiro o Windows Vista (4.99%).
Se comparado ao mês anterior, o Windows 8 apresentou um pequeno crescimento. Em fevereiro, o relatório da mesma empresa divulgou que o W8 estava na preferencia de 2,7% dos usuários.
Veja a lista de popularidade dos SOs:
Windows 7 (44.73%)
Windows XP (38.73%)
Windows Vista (4.99%)
Mac OS X 10.8 (2,65%)
Mac OS X 10.6 (1,87%)
Mac OS X 10.7 (1,81%)
Linux (1,17%) 
oficinadanet

Lei de crimes na Internet entra em vigor nesta 3a

SÃO PAULO (Reuters) - A nova lei de crimes eletrônicos aprovada no ano passado e que altera o código penal para tipificar e caracterizar como crime delitos em meios digitais e eletrônicos entrou em vigor nesta terça-feira com penas de prisão e multa para invasão de aparelhos como computadores e celulares.
Também conhecida como "Lei Carolina Dieckmann", depois da atriz ter imagens íntimas suas publicadas na Internet após serem roubadas de um computador enviado à assistência técnica, a lei 12.737/2012 determina tempo de prisão de três meses a um ano e multa pelos delitos informáticos. A punição pode ser ampliada se houve prejuízo econômico para as vítimas.
Segundo a lei, é qualificado como crime "invadir dispositivo informático alheio,(…) mediante violação indevida de mecanismo de segurança e com o fim de obter, adulterar ou destruir dados ou informações sem autorização (…)".
A regra também se aplica a quem "produz, oferece, distribui, vende ou difunde dispositivo ou programa de computador com o intuito de permitir a prática".
A legislação também define pena de seis meses a dois anos de prisão, além de multa, se a invasão resultar em obtenção de conteúdo de comunicações eletrônicas privadas, segredos comerciais ou industriais "ou o controle remoto não autorizado do dispositivo invadido".
(Por Daniela Ades) 
reuters.com

PULMÃOZINHO: 'Mãe é vista acendendo cigarro para bebê'

Image 
 
Hart Hagerty, jornalista e blogueira de moda situada em Xangai na China, ficou chocada ao registrar uma mãe acendendo um cigarro para uma bebê, enquanto brincavam no Parque Fuxing, considerado um espaço familiar da região.

Hagerty contou em seu blog “Shangai Style File” que seus amigos tentaram fazer com que os pais interviessem, entretanto, tudo o que faziam era se divertir com a cena. “A mãe deu o cigarro, acendeu para ele e sorriu enquanto o bebê fumava, e ria depois que a criança caiu no chão enjoada”, escreveu a jornalista. “Não poderia deixar de compartilhar isso”, concluiu. 

cariri ligado

Congresso promulga nesta terça PEC das Domésticas; saiba o que fazer Regras devem passar a valer a partir de quarta, com a publicação no DOU. 2 principais regras que valerão de imediato são carga horária e hora extra.

O Congresso deve promulgar, nesta terça-feira (2), a PEC das Domésticas, regras aprovadas pelo Senado na última semana e que dão mais direitos a essa classe de trabalhadores. Com isso, os empregadores precisarão se adequar às mudanças a partir da publicação da medida no "Diário Oficial da União", o que deve ocorrer já na quarta-feira (3), de acordo com o Senado Federal.
Nem todos os novos direitos, contudo, entrarão em vigor de imediato. Especialistas ouvidos pelo G1 orientam o que o patrão precisa fazer, por ora, para estar de acordo com as novas regras.
Arte PEC das Domésticas direitos (Foto: Arte G1)
As duas principais mudanças que passam a valer imediatamente são a jornada de trabalho de oito horas diárias e 44 horas semanais e o pagamento de horas extras, diz Mário Avelino, presidente do Portal Doméstica Legal. Outro destaque é a obrigatoriedade de seguir as normas de higiene, segurança e saúde no trabalho.
O empregador precisa ficar atento, ainda, às regras que já valiam antes: pagamento de, ao menos, um salário mínimo ao mês; integração à Previdência Social (por meio do recolhimento do INSS); um dia de repouso remunerado (folga) por semana, preferencialmente aos domingos; férias anuais remuneradas; 13ª salário; aposentadoria; irredutibilidade dos salários (o salário não pode ser reduzido, a não ser que isso seja acordado em convenções ou acordos coletivos) e licença gestante e licença-paternidade e aviso prévio, além de carteira de trabalho (CTPS) assinada. Veja o passo a passo para ter uma empregada doméstica legalizada
Os benefícios que ainda vão precisar de regulamentação são: 1) indenização em demissões sem justa causa, 2) conta no FGTS, 3) seguro-desemprego e 4) salário-família, 5) adicional noturno, 6) auxílio-creche e 7) seguro contra acidente de trabalho.
Para essa definição, o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) determinou a criação de uma comissão especial que vai interpretar a PEC e esclarecer como será essa regulamentação. A previsão é que em cerca de três meses a PEC deverá estar regulamentada.
Enquanto a regulamentação não sai, especialistas ouvidos pelo G1 afirmam que os patrões devem ser preocupar em cumprir apenas as obrigatoriedades imediatas – mesmo porque, ainda não dá para saber como será o cumprimento das demais.
O MTE afirma que as regras valem para todo trabalhador maior de 18 anos que presta serviços contínuos em atividades não lucrativas à pessoa ou à família, como cozinheiro, governanta, babá, lavadeira, faxineiro, vigia, motorista particular, jardineiro, acompanhante de idosos, entre outros.
Jornada de trabalho
A principal medida prática a ser adotada já a partir de quarta-feira será o controle da jornada de trabalho, para o cálculo de possíveis horas extras, orienta Mário Avelino, presidente do Portal Doméstica Legal.

A jornada máxima estabelecida é de oito horas diárias e 44 horas semanais. No caso das horas extras, a remuneração prevista na Constituição é de, no mínimo, 50% a mais da hora normal.

A primeira recomendação é que essa jornada esteja especificada no contrato de trabalho (veja aqui modelos e como elaborar um contrato).

Para fazer o controle, advogados trabalhistas e o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) orientam que o patrão elabore uma folha de ponto. 

O advogado Alexandre de Almeida Gonçalves sugere o documento tenha duas cópias, uma para o empregado e outra para o empregador. O empregado deve anotar, diariamente, a hora de entrada e de saída do trabalho, além do período de almoço realizado. As duas vias devem ser assinadas todos os dias, pelo patrão e pelo empregado, e guardadas (esse documento serve como respaldo jurídico, protegendo ambas as partes).

Se o empregado for analfabeto, deve-se pedir para o empregado carimbar a digital na folha. O recomendado é pegar a assinatura de uma testemunha imparcial (como um vizinho).

Se desejar, o empregador ele até pode adquirir um equipamento de controle de ponto, mas seu uso não é obrigatório (apenas empresas com mais de 10 funcionários são obrigadas a fazer o controle com o equipamento).
Ao final de cada mês, devem ser somadas as horas extras realizadas no período. De acordo como MTE, o período destinado a descanso para repouso e alimentação não poderá ser inferior a uma hora ou superior a duas horas (salvo acordo escrito entre empregado e empregador).
Segurança no trabalho
Já a partir da publicação no DOU o empregador terá de ficar atento ao cumprimento das normas de higiene, segurança e saúde no trabalho.

Isso significa que a residência precisa ser segura para o serviço doméstico, sem riscos de acidentes e à saúde do trabalhador. Se necessário, o empregador deve oferecer equipamentos de segurança para o trabalho, como luvas, botas e óculos de proteção.

FGTS
Com relação ao depósito obrigatório do FGTS, o Ministério do Trabalho e Emprego esclarece que serão necessários fazer ajustes para se adequar aos novos direitos como hora extra, trabalho noturno etc.
Apesar de ainda precisar de regulamentação e ainda não ser obrigatório, Avelino diz que nada impede o empregador de fazer o depósito, pois já é opcional. O advogado Alexandre de Almeida Gonçalves, aliás, defende que o pagamento obrigatório já deve ser imediato, tendo em vista que já há regras para isso.

O recolhimento correspondente a 8% do salário e deve ser pago integralmente pelo empregador. Em caso de demissão sem justa causa, o empregador também  é obrigado a pagar 40% sobre o montante de todos os depósitos realizados durante a vigência do contrato, devidamente atualizados, na conta vinculada do empregado, diz o Portal Doméstica Legal.
Hoje, o recolhimento do FGTS é um pouco complexo e tem de ser feito por meio da internet. É preciso baixar um programa (Sefip), encontrado no site da Caixa Econômica Federal. O patrão preenche com as informações pedidas e envia por meio do Conectividade Social – um canal eletrônico de relacionamento, que permite a transmissão de arquivos. Ele também fica disponível para download no site da Caixa. No final do processo, é gerada a guia para que o pagamento seja feito. Veja o passo a passo para ter uma empregada doméstica legalizada.

Regulamentação
Com relação aos direitos previstos na PEC que ainda precisam de regulamentação, o empregador precisa esperar as regras para saber como será o cumprimento.
“Muitos direitos vão sair depois da regulamentação, então temos que aguardar. Não demita, espere (...). Não seja precipitado. Às vezes tem um empregado de anos de convivência. Achar alguém de confiança não é fácil. Espere, vai sair a regulamentação”, sugere Avelino.

O Ministério do Trabalho e Emprego deve elaborar uma cartilha orientando patrões e empregados sobre as novas regras, mas ainda não há prazo definido para a publicação. 
globo.com

Laudo confirma soda cáustica em Ades


Laudo confirma soda cáustica em Ades
 Um laudo do Instituto Adolfo Lutz, de São Paulo, confirmou que a embalagem do suco de maçã Ades, consumido por uma moradora de Guarujá, no litoral de São Paulo, continha soda cáustica. O exame foi encomendado pelo advogado da mulher, que alega ter passado mal depois que engoliu o produto à base de soja. O laudo ficou pronto no dia 20 do último mês, mas a consumidora só teve acesso durante o último fim de semana.

A Unilever foi procurada pelo G1 e reafirmou que 96 unidades de Ades sabor maçã foram envasadas com solução de limpeza, mas que alertou a população anunciando, a partir do dia 14 de março, o recall do produto.

Segundo o documento, o pH (Potencial Hidrogeniônico), ou índice de acidez do produto, é 13,5, que corresponde à soda cáustica. "Agora o laudo vai ser anexado à ação de indenização por dano moral que movi contra a Unilever, na 2ª Vara Cível de Guarujá", explica o advogado Airton Sinto.

O advogado afirma que o vice-presidente da Unilever Brasil, Newman Debs, mentiu durante audiência pública na Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara dos Deputados, realizada no dia 27 de março em Brasília (DF). "Ele disse que desde o primeiro momento em que a empresa teve conhecimento da contaminação já tomou medidas para avisar a população, a imprensa e os órgãos competentes. Isso é mentira. A minha cliente ligou para o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) no mesmo dia. Ela tem um protocolo que confirma isso. É só resgatar a gravação da conversa. Também avisamos a Vigilância Sanitária de Guarujá. Ainda assim, a Unilever só se pronunciou sobre o assunto uma semana depois", explica.

Sinto diz que sua cliente, que não quer se identificar por medo de represálias, já está melhor de saúde, mas ainda tem uma sequela psicológica. "Ela não se conforma de ter sido ignorada. E eu também, como cidadão, não entendo como uma empresa desse porte pode se comportar de forma tão evasiva, desrespeitando o consumidor", conclui.


Medidas corretivas Em nota, divulgada por sua assessoria de imprensa, a Unilever reafirma que imediatamente após certificar-se do problema - que até 96 unidades de Ades sabor maçã, de 1,5 litro (lote AGB25), foram envasadas com solução de limpeza - alertou a população, anunciando, a partir do dia 14 de março, o recall do produto e informando oficialmente às autoridades competentes. A empresa reforça que deu todo o atendimento necessário aos consumidores afetados que entraram em contato com a empresa.


A Unilever afirma ainda que a fábrica de Ades já foi visitada em duas ocasiões pelas autoridades e todas as medidas corretivas solicitadas pela Secretaria Estadual de Saúde já foram implementadas.


A empresa finaliza pedindo desculpas novamente aos consumidores afetados, reafirmando que o principal objetivo da Unilever é garantir a segurança do consumidor e manter a máxima transparência em relação à qualidade e excelência de seus produtos.

O caso Uma moradora de Guarujá, no litoral de São Paulo, passou mal depois de ingerir uma bebida à base de soja que comprou em um supermercado da cidade. A vítima alega que bebeu o suco de maçã Ades durante um encontro entre colegas de trabalho. Assim que engoliu o produto, a mulher começou a passar mal, com uma sensação de queimação interna.


Segundo a consumidora, antes de ser levada para o hospital pelos amigos, ela ligou para o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) da fabricante Unilever para informar o que aconteceu, mas a atendente respondeu que era um caso pontual e que a empresa não iria retirar o suco do mercado. Um exame preliminar, feito em uma empresa particular, apontou as chances de contaminação por soda cáustica.



G1/pb agora

Fundação Carlos Chagas divulga locais de provas do concurso da ALPB As provas serão realizadas no próximo domingo (7) em 22 locais em João Pessoa e Cabedelo, nos horários da manhã e tarde, conforme o cargo pretendido pelos candidatos e estabelecido em edital


Imagem ilustrativa
Concurso Público
A Fundação Carlos Chagas, realizadora do concurso público para provimento de cargos na Assembleia Legislativa da Paraíba, divulgou os locais de provas para os candidatos inscritos no certame. Os locais podem ser conferido no sitehttp://www.concursosfcc.com.br/concursos/jsp/localDeExame/index.jsp.
As provas serão realizadas no próximo domingo (7) em 22 locais em João Pessoa e Cabedelo, nos horários da manhã e tarde, conforme o cargo pretendido pelos candidatos e estabelecido em edital.
O concurso também vai contar com a fiscalização do Ministério Público, da Polícia Federal e da Ordem dos Advogados do Brasil, antes e durante a aplicação do exame.
Concorrência
Foram inscritos 29.616 candidatos para as 110 vagas oferecidas pelo certame. Os salários variam de R$ 1.213,38 a R$ 11 mil. Segundo a Fundação Carlos Chagas, responsável pela organização e aplicação das provas, a maior concorrência é para o cargo de Procurador (Ensino Superior), que teve 715 inscritos para apenas uma vaga. Em seguida vem o de Assessor Técnico Legislativo (Ensino Médio Completo) com 364,8 candidatos por cada uma das 16 vagas e cuja remuneração é de R$ 1.449,30.
Ao cargo de Assistente Legislativo (Ensino Fundamental II Completo), que oferece 71 postos, a concorrência ficou em 281,7 por vaga. Já para o cargo de Analista Legislativo (Ensino Superior Completo), são 204 candidatos para cada uma das duas vagas ofertadas. No cargo de Consultor Legislativo (Ensino Superior Completo), são 132,7 candidatos por cada uma das 20 vagas oferecidas.
Para todos os cargos, a prova constará de questões objetivas de múltipla escolha, com cinco alternativas. Para os cargos de Consultor, Analista e Assessor Técnico Legislativo haverá prova de Redação. Para o cargo de Assistente Legislativo será necessário o teste de digitação. 

portal correio