Em um GP da Malásia recheado de trapalhadas, quem
errou menos levou a melhor. Sebastian Vettel viu Fernando Alonso
abandonar logo na segunda volta após insistir em ficar na pista com a
asa da Ferrari quebrada, viu também Lewis Hamilton, hoje na Mercedes,
pagar um mico daqueles ao tentar parar nos boxes de sua ex-equipe, a
McLaren. O alemão da RBR também aprontou das suas. Parou muito cedo para
colocar pneus de pista seca e perdeu a liderança para Mark Webber. Mas
recuperou a ponta de forma magistral, após um lindo duelo com o
australiano nas voltas finais, para vencer a corrida e assumir a
liderança do campeonato.
Felipe Massa foi outro que não passou ileso à movimentada corrida no
circuito de Sepang. Viu suas chances de vitória irem embora logo nos
primeiros metros, ao largar mal e despencar para sexto. No fim, ainda
recuperou uma posição e terminou em quinto.
Saia justa entre dupla da RBR
E a "briga" entre a dupla da RBR continuou para fora da pista. Apesar da
dobradinha, saia justa entre Vettel, Webber e os funcionários da equipe
austríaca. Vencedor, o alemão manteve o semblante sério após a prova e
ouviu reclamações de Webber. No pódio, os dois esboçaram sorrisos
constrangidos e sequer se cruzaram ao estourar o champanhe. O clima ruim
tinha explicação. Vettel ignorou ordens da RBR de segurar o ritmo e não
ameaçar Webber para popuar pneus, partiu para cima do australiano e
arrancou a vitória.
O único que tinha motivos para celebrar no pódio foi Hamilton, seu
primeiro pela Mercedes. E por falar no time alemão, Hamilton e Rosberg
também protagonizaram uma
bela
disputa entre companheiros até o chefe do time Ross Brawn interferir e
mandar a dupla “levar os carros para casa”. Duelo que também rendeu pano
para manga. Rosberg não ficou nada satisfeito com a interferência de
Brawn e disse que “guardaria o episódio” para usar a seu favor no
futuro.
Em um domingo em que nem vencedor teve muitos motivos para sorrir, foi grande o número de
pilotos
decepcionados. O primeiro deles foi Alonso. O dia que era de
comemoração pelo seu 200º GP, se transformou em fiasco. O espanhol
abandonou na segunda volta, após um erro primário, quando teimou em
ficar na pista, com o bico da Ferrari quebrado.
Jenson Button foi outro que deve ter ficado chateado. Depois de
perceber, na Austrália, que o carro da McLaren não era tão competitivo, o
britânico andou bem em Sepang. Figurou entre os cinco primeiros e
chegou a liderar rapidamente antes de uma das paradas nos boxes. Mas um
erro da equipe em seu pit stop acabou com as chances de um bom
resultado.
A Force India também saiu frustrada. Após uma estreia promissora na
Austrália, os dois pilotos da escuderia enfrentaram problemas em seus
pit stops e, por motivo de segurança, seus carros precisaram ser
recolhidos.
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Massa larga mal e cai para sexto
As esperanças de vitória para Massa acabaram cedo. O brasileiro não
largou bem, foi superado por Alonso, e ainda despencou para sexto nas
primeiras curvas. Mas a boa partida do espanhol não adiantou nada. Ele
danificou a asa dianteira ao tocar levemente na RBR do pole Vettel. Com o
bico quebrado, insistiu em permanecer na pista, mas a peça quebrou de
vez na reta principal na abertura da segunda volta. Alonso foi parar na
brita e abandonou a prova (veja no vídeo abaixo)
Sem chuva, a pista secava rapidamente e o até então Vettel resolveu
parar na quinta volta. Mas a opção se mostrou precoce demais. Com
dificuldades para guiar em um asfalto ainda úmido, o alemão perdeu
diversas posições. Quem se deu bem foi Mark Webber, que esperou algumas
voltas para colocar os compostos duros e tomou a liderança do
companheiro de RBR.
Hamilton entra nos boxes da McLaren
Na primeira rodada de pit stops, uma cena antológica: por força do
costume, Lewis Hamilton parou nos boxes de sua ex-equipe, a McLaren.
Apesar o mico, o britânico ainda voltou em terceiro, seguido por
Rosberg, Button e Hulkenberg. Nesse momento, Massa era apenas em sétimo.
Na 14ª volta, Pastor Maldonado fez o seu já tradicional
passeio
fora da pista. Ele danificou o bico da Williams e caiu para último. A
11 voltas do fim, o venezuelano faria outra visita na brita, dessa vez
para abandonar definitivamente.
Apesar de estar com pneus duros, teoricamente os mais resistentes,
Webber precisou fazer uma segunda parada precoce na 19ª volta. A
liderança ficou momentaneamente com Vettel, mas voltou para o
australiano após o alemão ir para os boxes. Após seu pit stop, Massa
retornou à pista em sétimo, mas logo ganhou a posição de Hulkenberg e
subiu para sexto. Após a segunda rodada de paradas, a ordem era a
seguinte: Webber, Vettel, Hamilton, Rosberg, Button e Massa.
A corrida chegava à metade de suas 56 voltas. Os carros da RBR e da
Mercedes possuíam ritmos muito semelhantes. A diferença entre o líder
Webber e o quarto Rosberg era de menos de dois segundos. Nesse momento,
Vettel se aproximou muito do australiano e pediu à equipe, pelo rádio,
para o companheiro deixá-lo passar. A RBR respondeu: “Tenha calma, você
ainda está na metade da corrida”.
Do pelotão da frente, Hamilton foi o primeiro a fazer seu terceiro pit
stop. E na hora de entrar nos boxes, por pouco não acertou a RBR de
Vettel. O alemão parou duas voltas, viu seu carro dar uma leve engasgada
depois do pit e acabou voltando atrás do inglês da Mercedes. Nesse meio
tempo, Webber também trocou pneus e voltou atrás de Button, que ainda
não tinha feito o terceiro pit. O australiano fez a ultrapassagem sobre o
piloto da McLaren para reassumir a ponta na 35ª volta.
A esperança de Button conseguir um bom resultado com o fraco carro da
McLaren durou pouco. No pit stop, a roda dianteira direita não foi
colocada corretamente e o piloto parou metros depois, ainda nos boxes.
Os mecânicos recolheram o carro, corrigiram o problema e mandaram Button
de volta à pista, em 14º. Melhor para Massa, que ganhou mais uma
posição e subiu para quinto.
Na ponta, Webber abria boa vantagem, de 4s para o companheiro Vettel,
enquanto o alemão também conseguia se afastar da dupla da Mercedes.
Vettel e Webber travam belo duelo
Na 43ª volta, Vettel fez seu quarto e último pit stop. Webber parou uma
passagem depois e retornou imediatamente à frente de seu companheiro. Na
sequência, a dupla travou um lindo duelo, disputando, uma série de
curvas lado a lado. O tricampeão mundial mostrou ousadia e levou a
melhor, reassumindo a ponta. Um pouco mais atrás, outra bela briga entre
parceiros de equipe. Rosberg chegou a ultrapassar Hamilton duas vezes,
mas levou o troco. Pelo rádio, disse que estava mais rápido e que o
inglês deveria deixa-lo passar para ele tentar alcançar os carros da
RBR. O chefe da equipe, Ross Brawn, negou o pedido e ainda mandou
Rosberg parar de tentar a ultrapassagem.
Após 4º pit, Massa escala pelotão
Enquanto isso, Massa passava um sufoco para conseguir a quinta posição.
Após o quarto pit stop, voltou em oitavo e precisou superar, na pista,
Grosjean e Raikkonen, da Lotus, que fizeram uma parada a menos, além de
Pérez, da McLaren, que fez a quarta parada apenas na penúltima volta.
Depois de superar Webber, Vettel ficou com pista livre para acelerar e
abrir vantagem. O alemão recebeu a bandeirada em primeiro, quatro
segundos à frente do companheiro. Hamilton cruzou a linha de chegada em
terceiro, seguido de perto por Rosberg.
Confira o resultado final do GP da Malásia (56 voltas):
1- Sebastian Vettel (ALE/RBR)
2- Mark Webber (AUS/RBR) - a 4s298
3- Lewis Hamilton (ING/Mercedes) - a 12s1
4- Nico Rosberg (ALE/Mercedes) - a 12s640
5- Felipe Massa (BRA/Ferrari) - a 25s6
6- Romain Grosjean (FRA/Lotus) - a 35s5
7- Kimi Raikkonen (FIN/Lotus) - a 48s4
8- Nico Hulkenberg (ALE/Sauber) - a 53s0
9- Sergio Perez (MEX/McLaren) - a 72s3
10- Jean-Eric Vergne (FRA/STR) - a 87s1
11- Valtteri Bottas (FIN/Williams) - a 88s6
12- Esteban Gutierrez (MEX/Sauber) - a 1 volta
13- Jules Bianchi (FRA/Marussia - a 1 volta
14- Charles Pic (FRA/Caterham) - a 1 volta
15- Giedo van der Garde (HOL/Caterham) - a 1 volta
16- Max Chilton (ING/Marussia) - a 2 voltas
Não completaram:
17- Jenson Button (ING/McLaren)
18- Daniel Ricciardo (AUS/STR)
19- Pastor Maldonado (VEN/Williams)
20- Adrian Sutil (ALE/Force India)
21- Paul di Resta (ESC/Force India)
22- Fernando Alonso (ESP/Ferrari)