PAGINA INICIAL

domingo, 20 de janeiro de 2013

Dois contra um:

 
nozes na frita

Nasa mostra que seca de 2005 afetou área da Amazônia por anos


Image 
Oito anos depois, os danos causados pela seca de 2005 ainda são visíveis

Um estudo da agência espacial americana (Nasa) revela que uma área da floresta amazônica com duas vezes o tamanho da Califórnia (equivalente a mais de 800 mil quilômetros quadrados) continuou sofrendo os efeitos de uma grande seca que começou em 2005. Os resultados foram publicados na revista “PNAS", da Academia Nacional de Ciências dos EUA.

A pesquisa sugere que a floresta tropical amazônica pode estar mostrando os primeiros sinais de degradação em larga escala devido à mudança climática.

A equipe internacional de pesquisadores, liderados pela Nasa, avaliou mais de uma década de dados captados por satélite entre 2000 e 2009 sobre a Amazônia. A análise também incluiu medições da precipitação das chuvas tropicais,  do teor de umidade e da cobertura florestal.

Os resultados revelam que, durante o verão de 2005, mais de 700 mil quilômetros quadrados (70 milhões de hectares) de floresta no sudoeste da Amazônia enfrentaram uma extensa e severa seca.

A “megasseca”, como é chamada pelos pesquisadores, provocou danos generalizados à cobertura florestal, com a morte de galhos e quedas de árvores, especialmente as maiores e mais antigas, que são mais vulneráveis do que às demais por oferecem abrigo ao restante da vegetação.

Embora os níveis de precipitação tenham voltado ao normal nos anos seguintes à seca, os prejuízos continuaram durante a segunda grave seca que começou em 2010, acreditam os cientistas. Esse “golpe duplo”, afirma o artigo, sugere um efeito generalizado das mudanças climáticas nas regiões sul e oeste da Amazônia.

"Esperávamos que a cobertura da floresta se recuperasse depois de um ano com o vigor da nova vegetação, mas o dano parece persistir até a seca subsequente, em 2010", afirmou o coautor do estudo, Yadvinder Malhi, da Universidade de Oxford, no Reino Unido.

Os pesquisadores atribuem a seca de 2005 ao aquecimento das temperaturas da superfície do mar do Atlântico tropical. "O mesmo fenômeno climático que ajudou a formar os furacões Katrina e Rita, ao longo da costa dos EUA, em 2005, provavelmente também causou a grave seca no sudoeste da Amazônia", acredita Sassan Saatchi, do Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa, em Pasadena, na Califórnia.

De acordo com ele, o estudo indica que as “megassecas” podem ter efeitos duradouros sobre as florestas tropicais. “Nossos resultados sugerem que, se as secas continuam ocorrendo em intervalos entre cinco e 10 anos, [...] elas podem alterar a estrutura e o funcionamento dos ecossistemas da Amazônia".

Em 2005, cerca de 30% (1,7 milhões de quilômetros quadrados) da bacia amazônica foi afetada, com mais de 5% da floresta submetida à seca, afirma o estudo. Cinco anos depois, a seca de 2010 afetou quase metade de toda a extensão da Amazônia. Os dados obtidos via satélite demonstram ainda um aumento no número de incêndios florestais e da mortandade de árvores. 

cariri ligado

10 órgãos abrem inscrições para mil vagas no começo da semana Entre órgãos estão Detran do RS e Administração Penitenciária de SP. Salários chegam a R$ 9.035,55 na Polícia Civil de MS.


Pelo menos 10 órgãos abrem inscrições na segunda-feira (21) e terça-feira (22) para 998 vagas e formação de cadastro de reserva em cargos de todos os níveis de escolaridade. Os salários chegam a R$ 9.035,55 na Polícia Civil de Mato Grosso do Sul. Só no Hospital do Servidor Público Municipal de São Paulo são 398 vagas.
Os órgãos que abrem inscrições na segunda-feira para 968 vagas são os seguintes: Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Sul (Detran-RS), Fundação para o Desenvolvimento da Unesp (Fundunesp), Hospital do Servidor Público Municipal de São Paulo, Prefeitura de Caraguatatuba (SP), Prefeitura de São Lourenço do Oeste (SC), Prefeitura de Tarauacá (AC), Secretaria da Administração Penitenciária do Estado de São Paulo, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e Universidade Federal do Paraná (UFPR).
Na terça-feira, a Polícia Civil de Mato Grosso do Sul abre prazo para 30 vagas de delegado. 
globo.com

Criador do Megaupload lança novo site de compartilhamento de arquivos Kim Dotcom corre o risco de ser extraditado para os EUA. Novo site promete métodos de encriptação mais modernos, permitindo que apenas os usuários conheçam o que estão baixando

Kim Schmitz, que mudou seu nome para Kim Dotcom, encontra-se atualmente em liberdade sob fiança na Nova Zelândia (REUTERS/Mark Coote )
Kim Schmitz, que mudou seu nome para Kim Dotcom, encontra-se atualmente em liberdade sob fiança na Nova Zelândia

O fundador do Megaupload.com, de quem os Estados Unidos pedem a extradição para julgá-lo por violações de direitos autorais, lançará no domingo um novo site de compartilhamento de arquivos, um ano após ser detido pela polícia neozelandesa.

Kim Schmitz, que mudou seu nome para Kim Dotcom, encontra-se atualmente em liberdade sob fiança na Nova Zelândia, o país onde vivia no momento de sua detenção. "Acredito que vocês ficarão muito felizes com o novo Mega", escreveu em sua conta do Twitter. "É como uma viagem no tempo. Nós os levaremos ao futuro", assegurou. O nome do novo site será mega.co.nz.

Kim Dotcom forneceu poucos detalhes sobre esta nova empresa, mas o site promete métodos de encriptação mais modernos que permitirão que apenas os usuários, e não os administradores do site, conheçam o que estão baixando. Isto permite, teoricamente, que os administradores da página possam burlar a justiça. Mega.co.nz oferecerá 50 GB de armazenamento, uma oferta superior a de sites similares, como Dropbox ou Google Drive.

Kim Dotcom, de nacionalidade alemã, enfrenta um pedido de extradição dos Estados Unidos, que desejam julgá-lo por violação dos direitos autorais. A audiência para sua extradição foi adiada em duas ocasiões e, até o momento, está prevista para agosto de 2013.

A justiça americana acusa os responsáveis do Megaupload de terem ganhado de forma fraudulenta 175 milhões de dólares (135 milhões de euros) oferecendo cópias piratas de filmes, programas de televisão e outros conteúdos. 

em.com

Vitor Belfort nocauteia Michael Bisping no segundo round e mira o alvo em Jon Jones Carioca acerta lindo chute alto e conquista triunfo na luta principal do UFC em SP

Wagner Carmo/inovafoto
Belfort acertou lindo chute que levou Bisping ao solo; carioca nocauteou no UFC on FX 7

O melhor para a torcida ficou guardado para o fim. Na luta principal do UFC on FX 7, neste sábado, no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo, Vitor Belfort levantou os fãs presentes com uma grande vitória por nocaute sobre Michael Bisping. O carioca levou a galera ao delírio no segundo round, acertando um lindo chute alto que derrubou o adversário.

Vitor Belfort se recuperou da derrota para Jon Jones, no UFC 152, quando lutou entre os meio-pesados para disputar o cinturão. Mas o carioca surpreendeu a todos depois de bater Michael Bisping. Em vez de mirar o cinturão dos médios, em poder de Anderson Silva, ele disse que o desejo é uma revanche contra ‘Bones’. E aproveitou para alfinetar Chael Sonnen, que vai encarar Jones no duelo dos treinadores do próximo The Ultimate Fighter nos EUA.

Já Bisping, que vinha de vitória sobre Brian Stann, em 4 de agosto de 2012, em Los Angeles, terá de aguardar um pouco mais para disputar o cinturão dos médios contra Anderson Silva. O cipriota naturalizado inglês tinha chance de ser confirmado como próximo desafiante do Spider, em caso de triunfo em São Paulo, o que acabou não ocorrendo.

A luta

Belfort e Bisping começaram o duelo se estudando e arriscando pouco no octógono. O primeiro round só esquentou no fim, quando o carioca acertou alguns golpes que por pouco não desequilibraram o adversário. Mas foi o suficiente para inflamar a torcida no Ibirapuera.

No segundo round, logo no começo, Belfort acertou um belo chute alto que acertou em cheio na têmpora de Michael Bisping. O inglês foi ao chão e o carioca partiu para definir a luta com uma sequência de socos. O árbitro Dan Miragliotta encerrou o duelo a 1min27 do assalto, decretando nocaute técnico do brasileiro.

Depois de comemorar com a torcida, Belfort surpreendeu ao afirmar que o alvo não é Anderson Silva. Ele almeja uma revanche contra Jon Jones. “Eu quero o cinturão. Dana White, Lorenzo, me deixem lutar contra o Jon Jones de novo, quero a revanche, um campeão contra outro campeão”, pediu o carioca, que aproveitou para alfinetar Chael Sonnen. “Tira o Sonnen de lá, ele é um palhaço. Eu mereço”, acrescentou.

Michael Bisping, por sua vez, se mostrou resignado com a derrota e deu o mérito ao brasileiro. “Parabéns ao Vitor, não há desculpas, eu me sinto muito bem. Foi um belo chute, parabéns ao Vitor. Eu não vou embora, eu vou voltar e vejo vocês logo”, enfatizou o inglês.

Resultados do UFC on FX 7


Card principal

Vitor Belfort venceu Michael Bisping por nocaute técnico no segundo round
CB Dollaway venceu Daniel Sarafian na decisão dividida dos juízes
Gabriel 'Napão' venceu Ben Rothwell por finalização no segundo round
Khabib Nurmagomedov venceu Thiago Tavares por nocaute técnico no primeiro round 


pe.superesportes

Homem sobe em palanque e aponta arma para político búlgaro Homem foi detido e levado para o hospital; nenhum tiro foi disparado.Veja as imagens



AP
Homem aponta arma para líder do partido da minoria turca em evento na capital da Bulgária
A polícia búlgara conseguiu deter o homem que apontou uma pistola para o líder da minoria turca enquanto ele proferia um discurso. Nenhum tiro foi disparado.
Um vídeo do evento em Sófia, neste sábado (19), mostra o homem subindo o palanque onde Ahmed Dogan discursava e apontando a arma contra o rosto de Dogan. O homem foi identificado pela polícia como Oktai Enimehmedov, um búlgaro de etnia turca e de 25 anos da cidade costeira de Burgas.   
 ultimosegundo.ig

Com mal de Alzheimer, Maguila é internado em São Paulo


Com mal de Alzheimer, Maguila é internado em São Paulo

 Adilson "Maguila" Rodrigues foi internado no Hospital das Clínicas, em São Paulo. Diagnosticado com mal de Alzheimer há três anos, o ex-pugilista, de 54 anos, está na ala psiquiátrica desde quinta-feira. Segundo sua esposa, Irany Pinheiro, ele estava se recusando a tomar os medicamentos e apresentando agressividade.

Ainda segundo Irany, não há previsão de alta, mas Maguila quer sair logo do hospital. Os médicos devem reavaliá-lo ainda neste sábado.

Maguila deixou os ringues em 2000, com 77 vitórias, 61 delas por nocaute, em 85 lutas. Depois de se aposentar, ele gravou um CD de samba e tentou se eleger, sem sucesso, deputado federal. Ele e a esposa são responsáveis por uma organização não governamental.

GloboEsporte.com/ pb agora

Jacaré sai de pântano para caçar, invade granja e assusta moradores na Zona Sul de JP O jacaré foi levado ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETA)



Um jacaré, com cerca de 2 metros, foi capturado pela Polícia Ambiental na manhã deste sábado no Bairro de Água Fria em João Pessoa. O animal foi localizado por moradores da localidade conhecida como ‘Granja do Leite’.
De acordo com informações da polícia, o réptil provavelmente tenha invadido a residência após sair de um pântano, existente nas proximidades da propriedade, na tentativa de se alimentar.
O jacaré foi capturado pela Polícia Ambiental
Foto: O jacaré foi capturado pela Polícia Ambiental
Créditos: Aguinaldo Mota
 O jacaré foi levado ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETA), e após alguns dias, deve ser liberado em seu habitat natural. 
portal correio