PAGINA INICIAL

sábado, 16 de novembro de 2013

Jovem se suícida após vídeo íntimo ser divulgado na Internet

TERESINA - A Polícia Civil do Piauí abriu inquérito para investigar a morte de uma estudante de 17 anos no último domingo (10).
Segundo Rodrigo Moreira, delegado regional, a jovem foi encontrata pela tia no quarto com o fio da prancha alisadora de cabelos enrolada no pescoço na cidade de Parnaíba.
As informações iniciais dão conta que a jovem cometeu suicídio após um vídeo íntimo ser compartilhado na Internet.

o pipoco

Estamos juntos, diz Lula a condenados do Mensalão por telefone

Estamos juntos, diz Lula a condenados do Mensalão por telefone
  O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva telefonou nesta sexta-feira, 15, para o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu e para o ex-presidente do PT José Genoino logo após saber da expedição dos mandados de prisão contra os dois ex-dirigentes do partido, ambos condenados no processo do mensalão pelo Supremo Tribunal Federal. "Estamos juntos", disse Lula aos antigos companheiros.

Apesar de manifestar solidariedade aos petistas que tiveram ordem de prisão decretada, a estratégia acertada entre Lula e a presidente Dilma Rousseff para não prolongar o desgaste é a lei do silêncio sobre os desdobramentos do mensalão e a condenação e prisão dos ex-dirigentes petistas. "Nós temos um acordo de não falar sobre esse assunto", admitiu neste feriado o ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência, Gilberto Carvalho.

Nos bastidores, Dilma e Lula avaliam que, como não há chances de reversão da sentença que condenou os petistas, o desfecho mais favorável para o governo foi mesmo a execução imediata das penas. Motivo: Dilma é candidata ao segundo mandato e tudo o que o PT não queria era a prisão dos condenados em 2014, um ano eleitoral.

Depois de prometer "desmontar a farsa do mensalão", Lula agiu internamente para enterrar o assunto e virar a página da crise que atingiu o primeiro mandato de seu governo.

No ano passado, a cúpula do PT e a CUT chegaram a planejar um desagravo público aos réus e até mesmo um manifesto com críticas contundentes ao Supremo Tribunal Federal, mas Lula e o governo desautorizaram a iniciativa. Venceu o argumento de que era melhor não amplificar o desgaste.

O máximo que o comando do PT fez foi aprovar um documento considerando o julgamento injusto e nitidamente político, termos repetidos em nota assinada pelo presidente do partido, deputado estadual Rui Falcão.

A falta de uma defesa contundente por parte da cúpula petista, em nome do pragmatismo eleitoral, contrariou não apenas Dirceu e Genoino, mas também o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares e o deputado João Paulo Cunha (SP), ex-presidente da Câmara.

Senha. Lula passou o feriado em sua chácara, no interior paulista, e foi de lá que ligou para Dirceu e Genoino. Na quinta-feira, o ex-presidente avisou que não compareceria ao 13.° Congresso do PC do B, em São Paulo, pois estaria ali representado por Dilma e por Falcão.

A partir de agora, Lula, Dilma e o PT farão de tudo para se descolar do escândalo do mensalão na campanha. Ao dizer "quem sou eu para fazer qualquer insinuação ou julgamento da Suprema Corte?", após sair de um almoço com a presidente, na quinta-feira, Lula deu a senha de que assunto está encerrado.

Embora tenha chorado mais de uma vez quando Genoino disse a ele estar "liquidado", o ex-presidente reza pela cartilha do pragmatismo e fará de tudo para reeleger sua sucessora.

Estadão/pb agora

Aplicativo é utilizado para tratamento de feridas e redução do tempo de cura Segundo a enfermeira responsável pela apresentação do aplicativo, Marina Sandrelle, a clínica Cicatriza tem 187 pacientes ativos no momento, todos eles sob o acompanhamento digitalizado

Assuero Lima (Jornal Correio da Paraíba)
Marina Sandrelle apresenta aplicativo

Um aplicativo desenvolvido em parceria da clínica Cicatriza com a empresa de desenvolvimento PL Soft, ambas localizadas em Campina Grande, está ajudando no tratamento de pacientes com feridas. O programa foi apresentado ontem no IV Congresso Brasileiro de Tratamento de Feridas, realizado no Centro de Convenções Ronaldo Cunha Lima, em João Pessoa. O recurso já é usado pela clínica há pelo menos seis meses e é usado em computadores e tablets. No programa, são registradas todas as etapas do tratamento da ferida, através de fotografias e relatórios da condição do paciente, o que ajuda definir as medidas mais eficientes para um tratamento mais rápido. Os enfermeiros podem, inclusive, acessar estes dados de casa, podendo analisar o tratamento de maneira mais profunda.
Segundo a enfermeira responsável pela apresentação do aplicativo, Marina Sandrelle, a clínica Cicatriza tem 187 pacientes ativos no momento, todos eles sob o acompanhamento digitalizado. “Com esse acompanhamento, conseguimos caracterizar melhor as feridas. Fotografamos os ferimentos diariamente e fazemos o registro de quando o paciente de chegou, quanto tempo ele tem de tratamento. Isso tornou a cicatrização mais eficiente”, afirmou Marina.
Sobre a possibilidade de implantar este sistema no serviço público de saúde, Marina comentou que o Sistema Único de Saúde (SUS) já possui um sistema próprio e que, a princípio, ele atende apenas estabelecimentos particulares. “O sistema, por enquanto, é voltado para clínicas e ambulatórios particulares. Temos a esperança de que, no futuro, surja a oportunidade e o SUS possa adotar este sistema”, disse Marina.
A enfermeira Wanessa Coimbra, que trata pacientes com feridas em Anápolis (GO) conheceu o aplicativo na palestra. Ela acha que este recurso pode melhorar atendimento para a clínica que ela trabalha, onde são atendidas de 25 a 30 pessoas por mês. “Atualmente fazemos o acompanhamento por fichas manuscritas, que depois são digitadas no computador. Com esse programa, podemos ter mais agilidade, qualidade e eficiência nos tratamentos”, destacou Wanessa.
portal correio

Pai impede que filha de 12 anos fosse estuprada na periferia de Maceió Suspeito, sem querer, acionou tecla de celular e ligou para o pai da vítima. Ele foi flagrado ainda dentro da casa da criança e quase foi linchado.

Central de flagrantes funciona agora no bairro do Farol, em Maceió. (Foto: Divulgação/Renan Belo)

O estupro de uma menina de 12 anos, residente do bairro Clima Bom, em Maceió, foi impedido pelo pai da criança. O jovem Tiago Alves da Silva, 25, foi pego em flagrante depois que ele, sem querer, acionou uma tecla do celular da menina e acabou ligando para o último número chamado, que era do pai dela.

O pai contou à polícia que ficou escutando a conversa de Tiago Alves e ouviu que ele estava tentando convencer a menina a ter relações com ele. Em depoimento, o pai disse que foi direto para casa e encontrou o jovem dentro da residência.

O jovem foi agredido pelo pai da vítima e os vizinhos queriam linchá-lo. Tiago Alves da Silva foi preso em flagrante e levado para a Central de Flagrantes, no bairro do Farol. Ele foi ouvido pela delegada plantonista Cássia Mabel, e deverá ser indiciado por tentativa de estupro de vulnerável.
globo.com

Número de mortos nas Filipinas sobe para 3 633 De acordo com informações oficiais, 1 179 pessoas estão desaparecidas e dano total alcança 227,4 milhões de dólares

Mulher cuida de seu marido em hospital de Tacloban, nas Filipinas, nesta sexta-feira (15)

Mais de uma semana após a passagem do tufão Haiyan perl Filipinas, o número de mortos e desaparecidos na tragédia segue a aumentar. Neste sábado, o governo elevou para 3 633 o total oficial de mortos. Já o número de desaparecidos subiu de 77 para 1 179. Os danos financeiros alcançam a soma de 227,4 milhões de dólares, dos quais a maior parte corresponde a perdas no setor agrícola nas ilhas mais atingidas de Leyte e Samar, informou o Nacional de Redução do Risco de Desastres e Conselho de Gestão.

No boletim emitido sexta-feira, o número de mortes estimadas era de 2 360 e os danos contabilizados estavam na casa dos 93 milhões de dólares. As estimativas sobre o número de mortos têm variado muito. O governo tenta conciliar o atendimento dos sobreviventes e, ao mesmo tempo, encontrar, identificar e registrar com precisão os mortos em uma das piores tempestades do país.

A Organização das Nações Unidas (ONU) relatou na quinta-feira um número de mortes de 4 460, citando relatórios do Departamento Filipino de Assistência e Desenvolvimento Social. Um general da polícia de uma das províncias afetadas foi demitido de seu cargo depois de dizer as mortes poderiam chegar a 10 000.
O chefe da agência de desastres, subsecretário Eduardo del Rosario, disse que as contagens oficiais estão sendo feitas meticulosamente para garantir "que seria, mais ou menos, mais perto da verdade." Ele disse que houve relatos iniciais que eram o dobro do que foi posteriormente verificado por seus agentes em campo.
Ajuda — Mais vítimas do tufão Haiyan estão recebendo tratamento médico neste sábado, mas a assistência continua precária devido à devastação quase completa de várias áreas na região central do arquipélago. Enquanto os moradores de Tacloban tentam voltar à normalidade, autoridades e voluntários da região trabalham as 24 horas do dia para dividir os alimentos que já chegaram e distribui-los entre os afetados o mais rápido possível. Segundo disse à agência EFE Joel Espejo, um funcionário do Ministério de Bem-Estar Social e Desenvolvimento das Filipinas, deslocado em Tacloban, uma equipe de voluntários trabalha em turnos de 12 horas para organizar a distribuição dos alimentos, que dividem em pacotes familiares que contêm arroz, produtos enlatados e água.
"Estamos distribuindo comida continuamente e não vamos parar enquanto tenhamos alimentos no estoque", afirmou Espejo. Segundo ele, o país conta atualmente com 872 toneladas métricas de arroz e 290 de alimentos enlatados que chegaram de distintas ONGs e doações. Mais de 100 pessoas trabalham na empreitada para preparar os pacotes familiares e há oito caminhões para distribuir a ajuda aos chefes de distrito de Tacloban, que depois os repartem entre as famílias de sua região.
Edward Ty, outro membro do Ministério de Bem-Estar Social e Desenvolvimento, destacou que os voluntários são moradores da região e que também eles recebem um pacote de ajuda como compensação por seu trabalho. Embora tenha destacado que o trabalho é cada vez mais intenso, Ty admitiu que pela noite se freia em grande medida, já que os moradores têm medo de sair à rua devido à situação de insegurança que assola a cidade de Tacloban.
O Escritório de Coordenação de Assuntos Humanitários da ONU (OCHA) assegura em seus últimos dados que 170 000 pessoas já receberam 34 000 pacotes de alimentos na província de Leyte, onde está Tacloban. Além disso, acrescentou que 150 000 pessoas têm agora acesso à água em 28 000 pontos de distribuição em Tacloban e que, na província, mais da metade dos municípios já contavam com rede telefônica.
No entanto, a agência da ONU triplicou o número de pessoas deslocadas que se encontram nos arredores dos centros de evacuação no país, que ascende agora a 1,4 milhão de pessoas. Enquanto isso, os moradores de Tacloban tentam reconstruir seus lares com os escombros deixados pelo tufão, com os quais levantam pequenas tendas de campanha improvisadas para refugiar-se das precipitações da época de chuvas.
Os trabalhos de emergência melhoraram notavelmente na quinta-feira com a chegada do porta-aviões americano George Washington, que atracou em frente ao litoral de Tacloban, uma das cidades mais afetadas na ilha de Leyte. O George Washington transporta 5 000 fuzileiros navais e 80 aeronaves para distribuir alimentos, água e remédios nas áreas mais remotas da ilha, onde a ajuda internacional chegou dias depois do desastre.
Dinheiro - Na noite de sexta-feira, a ONU diz ter recebido 72 milhões de dólares dos 301 milhões que solicitou para ajudar as Filipinas, devastadas pelo tufão. O ógão havia feito um chamado na última terça-feira, com o objetivo de arrecadar 301 milhões de dólares para um período que vai até o fim de maio de 2014.
No total, levando em conta o resultado do chamado e as contribuições procedentes de outros órgãos externos, foram arrecadados 153 milhões de dólares em favor das vítimas do tufão, estimou o diretor de operações do Ocha, John Ging.
"Os contribuintes responderam de forma muito generosa, e o dinheiro está chegando muito rapidamente", disse Ging, assinalando, no entanto, que a chegada de material de emergência "é lenta, na opinião da população local".
Saiba mais: Entenda como se formam e se classificam os fenômenos
A prioridade é a retomada do abastecimento de água potável, bem como o restabelecimento da ordem nas áreas arrasadas, onde a ONU se mostra "muito preocupada com os mais vulneráveis, como as mulheres", afirmou Ging.
O Japão, que já conta com uma equipe formada por 25 especialistas nas Filipinas, anunciou que na semana que vai enviar três navios militares e que aumentará a ajuda para 52,1 milhões de dólares.
As equipes de emergência sofrem para retirar os corpos das ruas das ilhas de Leyte e Samar, onde já removeram os escombros de várias estradas, o que facilita a chegada das provisões aos afetados.

Haiyan, com ventos de até 315 km/h, foi o tufão mais forte registrado e o terceiro desastre mais mortífero na história recente das Filipinas.

veja.abril

Afinamento da retina e aumento da pressão arterial podem indicar Alzheimer As descobertas poderão ajudar médicos e pacientes a retardarem o surgimento da doença

Clique para ampliar e saber mais sobre os indícios do Alzheimer (Anderson Araújo / CB / DA Press)
Clique para ampliar e saber mais sobre os indícios do Alzheimer
O mal é lento e silencioso. Até que os primeiros sinais apareçam, podem se passar duas a três décadas. Sem aviso aparente, o Alzheimer vai se alojando entre os neurônios para, então, tomar conta do cérebro. Enquanto não se encontra a cura ou o tratamento adequado para a doença, a medicina busca formas de identificá-la antes que as funções mentais sejam totalmente comprometidas. Apesar de não ser possível, ainda, retardar a degeneração, remédios conseguem manejar sintomas como a perda da memória e a agressividade.

Um exame detalhado dos olhos e a aferição da pressão do pulso podem se tornar novas ferramentas para auxiliar os médicos a diagnosticarem o Alzheimer precocemente. Dois estudos independentes encontraram relação entre anomalias na retina e alterações na variação entre a pressão sistólica e a diastólica e o risco para a doença. “Apesar de os tratamentos atuais terem eficácia limitada, um diagnóstico precoce pode ajudar no desenvolvimento de intervenções que busquem prevenir ou atrasar o processo neurodegenerativo, assim como contribuir para a formulação e a avaliação de novos tratamentos”, opina o neurologista Stephan Frost, professor da Universidade de Western Austrália e pesquisador da doença.

Autor de um estudo apresentado hoje no Neuroscience 2013, encontro anual da Sociedade de Neurociência dos EUA, o neurologista R. Scott Turner conta que um dos biomarcadores pode ser a espessura dos tecidos que compõem a retina. Essa membrana ocular é constituída por células conectadas diretamente ao cérebro — inclusive por neurônios. “É uma extensão do cérebro. Então, faz sentido investigar se os mesmos processos patológicos encontrados em um órgão com Alzheimer estão presentes nos olhos.”

Em um estudo do qual Turner participou, das universidades de Georgetown e de Hong Kong, ratos geneticamente modificados para ter Alzheimer apresentaram perda de neurônios tanto na camada nuclear interna quanto na das células ganglionares, que eram 37% e 49% mais finas, respectivamente.

Há seis anos, pesquisadores europeus fizeram a primeira associação entre Alzheimer e glaucoma, doença caracterizada pela perda gradual da visão periférica devido a lesões nas fibras nervosas originadas na retina. Em um estudo também realizado com ratos, os cientistas descobriram que, no lugar das células visuais danificadas, havia concentração da proteína beta-amiloide. No cérebro de animais e seres humanos com Alzheimer, sabe-se que fragmentos desse peptídeo preenchem as regiões onde houve morte de neurônios. Deixando claro que nem toda pessoa com Alzheimer terá glaucoma e vice-versa, os pesquisadores destacaram que os efeitos neurotóxicos da substância parecem ser os mesmos nos olhos e no cérebro.

Agora, no estudo apresentado no Neuroscience 2013, os cientistas replicaram o resultado, verificando a morte da camada de células ganglionares, e também examinaram um tecido que ainda não havia sido associado ao Alzheimer. De acordo com R. Scott Turner, nos animais com a doença neurodegenerativa, a camada nuclear interna da retina também sofre afinamento. São as células dessa região que passam para as células ganglionares as informações visuais que, depois, serão transmitidas ao cérebro pelo nervo óptico. “Não sabemos dizer ainda os mecanismos que estão por trás disso. Mas estamos seguros que, com aprofundamento das pesquisas, será possível aliar o exame dos olhos a outros métodos para chegarmos a um diagnóstico precoce do Alzheimer. Outra possibilidade aberta é a de testar medicamentos que têm dado certo contra o glaucoma para combater o Alzheimer”, conta Turner.

Isquemia
Além da beta-amiloide, a proteína chamada tau já foi amplamente associada ao Alzheimer. Embora seja um componente normal das células cerebrais, em grandes quantidades ela forma emaranhados de fibras dentro dos neurônios, que acabam morrendo. Quando há quantidades anormais, tanto os fragmentos de beta-amiloide quanto os do peptídeo tau podem ser encontrados em amostras do líquido cerebroespinhal, uma substância que irriga o cérebro e passa pela espinha, de onde é retirada por meio de punção lombar. Segundo um estudo publicado hoje na revista da Academia Americana de Neurologia, as duas proteínas podem ser identificadas nas amostras de indivíduos com disfunções na pressão sanguínea.

O estudo, conduzido pelo Departamento de Sistema de Saúde de Veteranos de Guerra de San Diego, envolveu 177 pessoas entre 55 e 100 anos, sem sintomas de Alzheimer. Os cientistas fizeram punções lombares e aferiram a pressão dos participantes. Em idosos, o aumento dessa medida está associado ao envelhecimento do sistema vascular. Daniel A. Nation, principal autor do estudo, conta que, ao comparar os resultados dos dois exames, constatou-se que veteranos com pressão de pulso alta têm maior risco de apresentar níveis elevados da proteína tau circulando no líquido cerebroespinhal.

Para cada 10 pontos a mais na pressão do pulso, a média de proteína detectada aumenta 1,5 picograma (um trilhão de grama) por mililitro de líquido. “Já se sugeriu previamente que a pressão alta pode ser um indicativo de problemas futuros de memória e raciocínio. Não temos como determinar se existe uma associação causal entre pressão alta e Alzheimer, mas sabemos que há algum tipo de relação entre as duas condições”, afirma Nation. De acordo com ele, uma possível explicação é que, quando a pressão aumenta, cresce o risco de isquemia dos vasos sanguíneos do cérebro. Eles ficam menores e mais estreitos, lesionando regiões importantes para a memória.

Relação com o diabetes
Embora em mais de 90% das vezes o Alzheimer se manifeste em idosos acima de 65 anos, indivíduos na faixa dos 30 aos 50 também podem apresentar os sintomas do mal. O diagnóstico, nesses casos, costuma ser ainda mais difícil, pois não se espera que indivíduos mais jovens sofram de demência. Pesquisa conduzida por R. Scott Turner, neurologista da Universidade de Georgetown, constatou que, entre essas pessoas, é comum o distúrbio estar associado ao diabetes e ao pré-diabetes não diagnosticados.

Turner, que também participou da pesquisa sobre Alzheimer e afinamento da retina, conduziu um estudo com 128 pacientes com as formas branda e moderada da doença para determinar se o resveratrol, composto encontrado no vinho tinto e na uva, pode afetar os níveis de glicose em pessoas que sofrem do mal. Ele disse que ficou chocado ao perceber que, mesmo sob cuidados médicos, muitos desses pacientes tinham taxas altas de açúcar no sangue e não recebiam tratamento específico para o problema.

Para participar do estudo, os pacientes se submeteram a um exame de glicemia. O resultado  de 30% dos participantes foi positivo para pré-diabetes e 13%  de diabetes tipo 2.  “Esses resultados levantam algumas perguntas. Como a intolerância à glicose ou o diabetes leva à doença de Alzheimer? Será que a inflamação associada ao mal desencadeia a intolerância à glicose? Ou os dois eventos criam um círculo vicioso?”, questiona Turner. Embora admita não ter as respostas, ele afirma que há algumas implicações.

uai.com

Ex-diretor do BB condenado no mensalão está na Itália e não vai se entregar

Henrique Pizzolato seria o último a se entregar, mas advogado diz que ele tentará novo julgamento fora do País


Agência Brasil
Henrique Pizzolato, ex-diretor de marketing do Banco do Brasil foi condenado no mensalão
O ex-diretor de Marketing do Banco do Brasil Henrique Pizzolato, condenado a 12 anos e sete meses de prisão por envolvimento no mensalão, fugiu para a Itália, aproveitando a dupla cidadania, informou seu advogado. Pizzolato vai apelar para um novo julgamento italiano. 
Ele é único dos 12 condenados com mandado de prisão expedido a não se entregar à Polícia Federal e é considerado foragido. 
Em nota divulgada pela defesa neste sábado (16), o ex-diretor afirmou que "por não vislumbrar a mínima chance de ter um julgamento afastado de motivações político eleitorais", decidiu ser julgado na Itália, onde o Tribunal "não se submete às imposições da mídia empresarial, como está consagrado no tratado de estradição Brasil e Itália".

O ex-diretor do BB foi condenado por corrupção passiva, lavagem de dinheiro e peculato por ter facilitado o pagamento fraudulento de contratos de publicidade feitos entre a DNA Propaganda, de Marcos Valério, e o Banco do Brasil.  
Outros 11 condenados do mensalão também já se entregaram em seus respectivos Estados: o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu, o deputado licenciado José Genoino, o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares, o publicitário Marcos Valério, operador do esquema do mensalão; a ex-presidente do Banco Rural Kátia Rabello, a ex-funcionária de Marcos Valério Simone Vasconcelos, os ex-sócios Cristiano Paz e Ramon Hollerbach, o ex-deputado Romeu Queiroz e o ex-executivo do banco José Roberto Salgado todos em Belo Horizonte; e o ex-tesoureiro do PL Jacinto Lamas, em Brasília.
Uma aeronave da PF levará os nove réus de São Paulo e Minas Gerais para Brasília. Uma vez na capital federal, eles passarão por exame de corpo de delito e ficarão sob custódia da Polícia Federal. Em seguida, o juiz de execuções penais deverá expedir o documento para que cada um cumpra sua respectiva pena de prisão, respeitando-se o tipo de regime (fechado, semiaberto, aberto), o Estado de origem do réu e a comarca.
O presidente da Corte, ministro Joaquim Barbosa, determinou na tarde desta sexta-feira (15) o trânsito em julgado do processo do mensalão para 16 réus, entre eles Dirceu, Genoino e Valério. Mas nem todos esses réus tiveram o mandado expedido. Barbosa usou a prerrogativa de decidir sozinho os casos dos réus e das penas em que não há mais possibilidade de recurso, sem necessariamente submeter essa análise aos demais ministros da Corte.

ultimosegundo.ig