PAGINA INICIAL

sexta-feira, 27 de junho de 2014

Primeira fase da Copa termina com surpresas, polêmicas e muitos gols

Primeira fase da Copa termina com surpresas, polêmicas e muitos gols
 Com 48 partidas em 15 dias, 136 gols e média de 2,8 gols por partida, chegou ao fim hoje (26) a primeira fase da Copa do Mundo. Das 32 seleções do Mundial, 16 voltaram para seus países e a outra metade permanece no Brasil para os confrontos de oitavas de final a partir de sábado (28).

Entre os times que já voltaram para a casa está a atual campeã, a Espanha. A seleção que conquistou o mundo com o toque de bola envolvente, paciente e que sempre resultava em gol, perdeu o trono no primeiro jogo, contra a Holanda. A derrota por 5 x 1 foi um golpe duro demais para os espanhóis assimilarem a tempo de uma recuperação. Na rodada seguinte, a derrota para o Chile mandou os campeões, e todo o futebol que eles representavam, de volta para Madrid.

Outras quedas também chamaram a atenção. No Grupo D, cinco títulos mundiais ficaram pelo meio do caminho. No chamado “grupo da morte” dessa Copa, Itália e Inglaterra não conseguiram garantir a continuidade em gramados brasileiro e astros como Balotelli, Pirlo, Buffon, Rooney e Gerrard vão voltaram mais cedo para casa e vão assistir a Copa no sofá.

O motivo das ausências de italianos e ingleses na fase de mata-mata foi a maior surpresa do torneio até agora: a Costa Rica. Considerada a seleção mais fraca do grupo, passou por cima do Uruguai e da Itália com autoridade e se classificou com uma rodada de antecipação, quatro gols marcados e apenas um sofrido, de pênalti. A Costa Rica está em festa, e o bom time, liderado pelo atacante Joel Campbell, tem potencial para ir além. Na próxima fase, o time da América Central enfrentará a Grécia, estreante em oitavas de final.

E a comemoração não é só dos costa-riquenhos. As seleções da América Latina estão aproveitando a Copa em seu continente. Chilenos, colombianos e argentinos protagonizaram verdadeiras invasões nos estádios e nas cidades-sede. Na lista de classificados, estão oito seleções das Américas, cinco delas sul-americanas. Os europeus têm seis representantes oitavas de final e os africanos, dois.

A primeira fase da Copa do Mundo também reuniu algumas polêmicas. Uma delas logo na partida de abertura, quando um pênalti duvidoso marcado a favor do Brasil despertou reações de Croatas, derrotados na partida, mas também de outras seleções, temendo um favorecimento aos donos da casa.

Mas a maior polêmica do Mundial até agora foi na última rodada, justamente no “grupo da morte”, com a mordida do atacante Suárez no ombro do italiano Chiellini. O juiz não viu, mas com tantas câmeras à beira do campo, foi difícil negar. A mordida saiu cara para o atacante, que foi suspenso por nove jogos e está fora da Copa.

A partir de agora, quem perder volta para casa. Vai começar o drama da prorrogação, dos jogadores extenuados à beira do gramado e a sempre tensa disputa de pênaltis. A primeira partida das oitavas será disputada no sábado, entre Brasil e Chile, no Estádio Mineirão, às 13h. No mesmo dia, às 17h, o Uruguai enfrenta a Colômbia, no Maracanã.

Redação com EsportesPB

Mulher posa nua na principal avenida de Cajazeiras e foto se espalha pelo WhatsApp Sem nenhuma inibição, ela posa em um poste com relógio digital que mostra a hora exata do click

Mulher não se inibe e posa nua na avenida

Uma mulher tem chamado a atenção nas redes sociais após tirar uma foto na qual aparece mostrando as partes íntimas na avenida Comandante Vital Rolim, a principal via do Centro de Cajazeiras, cidade que fica a 468 km de João Pessoa, no Sertão da Paraíba.

Leia mais Notícias no Portal Correio

A imagem circula no WhatsApp, aplicativo utilizado para troca de mensagens e arquivos por celulares, mas a moça que aparece na foto ainda não foi identificada e as razões que a fizeram posar pelada na rua também não foram esclarecidas.

Sem nenhuma inibição, ela posa em um poste com relógio digital que mostra a hora exata do click e, apesar de ter sido na principal avenida da cidade, parece ter ocorrido num momento em que somente quem a acompanhava viu a cena.

Para se certificar de que a foto realmente foi feita em Cajazeiras, o Portal Correio localizou o endereço no Google Street View, conforme mostra a montagem abaixo.

Street View comprova que caso ocorreu mesmo em CajazeirasFoto: Street View comprova que caso ocorreu mesmo em Cajazeiras
Créditos: Reprodução/Montagem: Portal Correio

'Lei da Palmada' é tema de discussão de mesa redonda em Petrolina, PE Evento acontece na segunda-feira (16), a partir das 18h. Lei proíbe uso de castigos físicos na educação de crianças e adolescentes.

  Uma mesa redonda sobre a 'Lei da Palmada', que proíbe que pais ou responsáveis usem de castigos físicos na educação das crianças e adolescentes, será realizada nesta segunda-feira (16), a partir das 18h em Petrolina, no Sertão de Pernambuco.
O debate acontece na sala de Núcleo Temático 1 da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). O evento discute o projeto de lei 7672/2010, que foi renomeado recentemente para 'Lei Menino Bernardo', em homenagem ao gaúcho Bernardo Boldrini, garoto de 11 anos que foi encontrado morto em abril deste ano, vítima de agressões. Os suspeitos do crime são o pai e a madrasta.
A mesa será composta por profissionais do Núcleo de Estudos e Práticas Sobre Infância e Educação Infantil da Univasf, os professores Marcelo Ribeiro, Ilze Braga e Virgínia Passos. Além dos convidados, o público presente também poderá expor suas opiniões e fazer questionamentos.
De acordo com um dos organizadores, Marcelo Ribeiro, para a aprovação da lei é preciso a sanção da presidente Dilma Rousseff, o debate vai discutir as suas implicações. “Muitos juristas consideram a lei ambígua. Esse será um dos pontos a serem debatidos. Como a lei não deixa claro se uma palmada pode ser considerada agressão, dificulta para quem vai denunciar e para quem vai defender os acusados”, explicou.
Segundo a nova lei, aprovada dia 4 de junho pela Comissão de Direitos Humanos do Senado, os pais que agredirem os filhos podem ser levados a tratamentos psicológico e psiquiátrico, ação social, além de participar de cursos de orientação. Os menores de idade, vítimas de violência poderão ser encaminhados ao atendimento especializado.

A lei modificou o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), de 1990, incluindo um trecho para garantir que menores de idade sejam “educados e cuidados sem o uso de castigo físico ou de tratamento cruel ou degradante”.

globo.com

Atirador pediu aval para ‘abater’ suspeito durante abertura da Copa

Uma falha no esquema de segurança quase terminou em morte dentro do estádio do Itaquerão, em São Paulo, durante o jogo de abertura da Copa entre Brasil e Croácia, no último dia 12, visto por mais de 3 bilhões de pessoas em todo o mundo.
 Atirador pediu aval para abater suspeito durante abertura da Copa
Presidente Dilma Rousseff, ao lado de autoridades da Fifa, e dirigentes mundiais na abertura da Copa – Eduardo Knapp
Com a bola rolando, um atirador de elite avistou um homem armado próximo à tribuna onde estavam a presidente Dilma Rousseff, chefes de Estado e autoridades da Fifa, e chegou a pedir a autorização de seus superiores para abater o suspeito.
O disparo foi evitado após o homem ter sido reconhecido como um policial, mas o episódio abriu uma crise entre as polícias Civil e Militar, que apresentaram versões diferentes para explicar a presença do agente no local.
Confirmado à Folha pela Secretaria da Segurança Pública paulista, o caso é investigado e resultou num reforço dos protocolos de segurança para os jogos seguintes.
A suspeita foi levantada por um sniper (atirador) do GER (Grupo Especial de Resgate) da Polícia Civil. Ele avistou um homem com um uniforme do Gate (Grupo de Ações Táticas), da Polícia Militar, numa área de acesso proibido.
Além de Dilma Rousseff, estavam lá o vice-presidente, Michel Temer, o presidente da Fifa, Joseph Blatter, e o secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, entre outras autoridades.
Tensão
Via rádio, o sniper avisou a seus superiores sobre o suposto intruso. A informação chegou à sala de comando, montada dentro do estádio, de onde veio a resposta de que não havia nenhum PM do Gate na área restrita.
Diante da suspeita de que se tratasse de um criminoso disfarçado de policial, o sniper pediu autorização para fazer o disparo fatal. Temendo causar pânico e tumulto entre torcedores e autoridades, a ordem foi para que o atirador esperasse mais um pouco.
A tensão tomou conta da sala de monitoramento, onde estavam policiais civis, militares e integrantes do Exército, responsável pelo comando das operações no estádio.
Alguns minutos depois, um policial, cuja identidade não foi revelada, analisou as imagens na sala de monitoramento e reconheceu o suspeito como sendo, de fato, um policial do Gate.
O PM que era tratado como suspeito retirou-se do local, provavelmente após receber uma ordem.
Explicações
O caso fez o secretário da Segurança, Fernando Grella Vieira, pedir relatórios ao comando das duas polícias.
Segundo a Folha apurou, a Polícia Civil diz que o policial do Gate invadiu uma área restrita sem autorização. Já a PM alegou que ele tinha autorização de seus superiores, pois apurava uma suspeita de bomba, que acabou não se confirmando.
Em nota, a Secretaria da Segurança Pública reconheceu que houve um “erro”, mas sem gravidade: “A Secretaria da Segurança Pública esclarece que, no episódio em questão, houve um erro de comunicação que foi rapidamente sanado, sem maiores consequências.”

A pasta não informou se a razão da presença do policial militar no local proibido já foi esclarecida nem confirmou se havia uma suspeita de bomba na área sendo investigada naquele momento. Procurado, o Exército não se pronunciou até a conclusão desta edição.

agorams

São Paulo confirma mais duas mortes por dengue Capital já notificou dez óbitos decorrentes da doença em 2014, cinco vezes mais do que o registrado em todo o ano passado

Capital já notificou dez óbitos decorrentes da doença em 2014, cinco vezes mais do que o registrado em todo o ano passado

Funcionário da Vigilância Sanitária em mutirão contra a dengue
Funcionário da Vigilância Sanitária em mutirão contra a dengue (Ademir Almeida/AE)
A Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo confirmou nesta quinta-feira mais duas mortes por dengue na capital paulista. Com os novos casos, o número de óbitos pela doença neste ano já chega a dez. Em todo o ano passado, foram duas mortes. De acordo com a secretaria, uma das vítimas é uma idosa de 75 anos moradora da República, na região central da cidade. A outra vítima é uma adolescente de 14 anos que vivia no Limão, Zona Norte.
Embora tenham sido confirmadas só agora, as mortes ocorreram em 8 e 13 de abril, mês que registrou o pico da doença. Sete das oito mortes já divulgadas anteriormente ocorreram nesse mesmo período. Apenas um óbito ocorreu antes, no mês de fevereiro.
Até agora, a cidade já registrou 12.531 casos de dengue neste ano, 10% a mais do que o total de notificações acumuladas até o balanço anterior, divulgado há uma semana. Comparado ao mesmo período do ano passado, o aumento é de mais de 400%. De janeiro a junho de 2013, foram 2.479 casos. Em todo o ano de 2010, quando a cidade viveu o pior surto de dengue dos últimos dez anos, o número de casos não chegou a 6.000, menos da metade do registrado em 2014.
A taxa de incidência geral da capital paulista é de 111 casos por 100.000 habitantes, índice considerado médio pelo Ministério da Saúde. É a primeira vez em dez anos que essa taxa sai do patamar classificado como baixo (inferior a 100 casos por 100.000 habitantes).
Distritos — Dos 96 bairros de São Paulo, apenas um não registrou nenhum caso de dengue: Marsilac, na Zona Sul. Segundo a Prefeitura, subiu de 11 para 16 o número de distritos com transmissão de dengue em nível de emergência. Entre eles, estão Jaguaré, Rio Pequeno, Vila Jacuí, Itaquera, Tremembé, Pirituba, Campo Limpo, Capão Redondo, Butantã e Lapa, Raposo.

Apesar dos números e da confirmação de duas novas mortes, a Secretaria da Saúde afirma que o pior período da doença já passou, já que o número de casos da doença registrados começou a desacelerar na cidade. A Prefeitura afirma ainda que continua realizando ações de combate ao mosquito Aedes aegypti em todas as regiões da capital.

veja.abril