PAGINA INICIAL

sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Dono do helicóptero do pó ganhou 3 contratos sem licitação de Aécio Neves

aécio neves perrela cocaína
Miguel do Rosário, Tijolaço
Escrevo há uns quinze anos sobre política, de maneira quase ininterrupta, e tendo ideais progressistas, sempre fui crítico à grande imprensa brasileira. No entanto, nunca me deparei com um grau de degradação tão avassalador como vejo nos últimos dias.
A imprensa trata com inexplicável discrição aquele que pode ser o maior escândalo das últimas décadas, rivalizando até mesmo com o trensalão paulista.
O Ministério Público de Minas Gerais vai propor, nos próximos dias, uma Ação Civil Pública, para investigar repasses do governo do estado, na gestão de Aécio Neves, para a empresa Limeira Agropecuária e Participações Ltda, proprietária do helicóptero apreendido com meia tonelada de pó. Os repasses aconteceram em 2009, 2010 e 2011.
Achei reportagens do ano passado com informações sobre suspeitas do Ministério Público contra a Limeira, empresa dos Perrela. O MP apurava possível contratação irregular, sem licitação, pelo governo do estado, além de superfaturamento. A compra da fazenda Guará (a mesma onde o helicóptero foi apreendido), avaliada em R$ 60 milhões, também estava sob a mira dos procuradores, visto que o bem havia sido ocultado pelo senador Zezé Perrela.
Hoje há uma matéria no Globo sobre o tema, mencionando as suspeitas do Ministério Público, mas sem chamada na primeira página e sem qualquer citação ao partido do governo do estado, e às relações quase íntimas entre os Perrela e o provável candidato do PSDB à presidência da república, Aécio Neves. A reportagem informa que o senador Zezé Perrela (PDT-MG) também pagou com sua verba de gabinete o combustível usado no famoso helicóptero. Zezé e Gustavo, pai e filho, estão cada vez mais enredados no caso.
O assunto não é interessante? Um possível presidente da república ser tão próximo de políticos suspeitos de serem grandes traficantes de cocaína não é do interesse da nossa imprensa “livre”, “independente”, “profissional”? Será que mais uma vez, os blogueiros terão que assumir a dianteira dessa investigação, com grande risco pessoal? 
o pipoco

Lucy Alves vence tira-teima do The Voice Brasil e se classifica

Lucy Alves vence tira-teima do The Voice Brasil e se classifica
 A paraibana Lucy Alves se apresentou nesta quinta-feira  (5) no The Voice Brasil cantando "Segue o Seco", composição de Carlinhos Brown, técnico da morena. Tocando sua inseparável sanfona ela conseguiu a classificação para a próxima fase.

Disputando com a dupla Ângelo e Ângel e com Heverton Castro, Lucy foi salva pelo público junto com a dupla.

Carlinhos por sua vez escolheu a paraibana para a próxima fase alegando que os pedreiros Ângelo e Ângel ainda estavam em formação, deixando claro que Lucy é uma artista pronta.


"Eu acredito que dentro das grandes inspirações de Deus, Ele nos deu a voz. Agradeço demais a vocês e vocês são herois. Minha escolha é a Lucy" declarou Brown.


Na próxima fase a morena enfrentará Rodrigo Castellani.

Thatiane Sonally

PB Agora

JP é a 1ª Capital no aumento da violência e 80% dos pessoenses temem morte, revela pesquisa nacional João Pessoa é a primeira Capital do país, com índice de 86,7%, onde a população percebeu o aumento da criminalidade. Confira pesquisa na íntegra

Reprodução/BrasiliaTour
Ministério da Justiça

O Ministério da Justiça, por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública, divulgou nesta quinta-feira (05), a Pesquisa Nacional de Vitimização, com dados preocupantes em relação à Paraíba.
De acordo com o levantamento, o estado aparece em terceiro lugar no ranking, com 75,3%, em relação ao número de furto de carros. Também foi constatado, que a Paraíba é o quarto estado brasileiro mais fraudulento, com índice de 77,2%.
Ainda segundo a pesquisa, João Pessoa é a primeira Capital do país, com índice de 86,7%, onde a população percebeu o aumento da criminalidade. Além disso, é a terceira cidade onde 80,6% dos moradores temem ser assassinados.
Confira pesquisa na íntegra
A Pesquisa Nacional de Vitimização aponta que na Capital paraibana, mais da metade da população tem medo de ter a casa invadida e, pelo menos 67,5% das pessoas consultadas confirmaram esta apreensão.
Duas informações constatadas pela pesquisa demonstram a confiança que o paraibano possui na polícia local, tanto na Militar quanto na Civil. 22,1% caracterizaram a Militar, como ‘muito confiável’, tornando-a a segunda do ranking nacional de confiabilidade. Já a Civil, obteve 20,2% dos entrevistados que revelaram ter ‘muita confiança’ em seu trabalho, deixando-a também na segunda colocação da pesquisa, em relação as polícias dos demais estados do país. 

portal correio

MEC divulga lista de 270 cursos que terão o vestibular suspenso Cursos são reincidentes em apresentar conceito insatisfatório. Lista foi divulgada na edição desta sexta-feira (6) do 'Diário Oficial'.

  O Ministério da Educação divulgou, na edição desta sexta-feira (6) do "Diário Oficial da União", a lista de cursos de instituições de ensino superior que vão ter o vestibular suspenso ou fechado. A penalidade é resultado da divulgação do Conceito Preliminar de Cursos (CPC) de 2012, na última segunda-feira (2). Ela será aplicada aos cursos que tiveram conceito insatisfatório em 2009 e repetiram o resultado em 2012.
Em entrevista coletiva na tarde de quinta-feira (5), o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, afirmou que 152 dos 270 cursos terão o vestibular suspenso, e 118 cursos terão o vestibular fechado. A diferença entre as duas punições é que, no primeiro caso, os cursos tiveram nota insuficiente em 2009 e 2012, mas apresentaram uma tendência ascendente na nota. Já no segundo caso, os cursos, além de terem ficado no patamar insatisfatório, ainda caíram de conceito.
O MEC considera insatisfatórios os cursos com conceito abaixo de 3. A escala varia de 1 a 5.
A maioria dos cursos com resultados insatisfatórios são de administração (103), seguido por ciências contábeis (51), direito (38), comunicação social (16) e os demais (62). Ao todo, foram avaliados no CPC de 2012 os cursos de humanidades: administração, ciências contábeis, ciências econômicas, design, comunicação social, direito, psicologia, relações internacionais, secretariado executivo e turismo. Os cursos superiores de tecnologia das áreas de gestão comercial, gestão de recursos humanos, gestão financeira, logística, marketing e processos gerenciais também foram avaliados.
A lista inclui cursos de cinco universidades federais. A Universidade Federal do Paraná (UFPR) teve suspensos os vestibulares para os cursos de jornalismo e publicidade. A instituição ainda pode assinar um protocolo de compromisso e ter as vagas reabertas anida este ano.
Já a Universidade Federal do Pará (UFPA) teve o vestibular para jornalismo fechado. A Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) terá de fechar novas vagas para jornalismo e publicidade. A Fundação Universidade Federal de Rondônia (Unir) não poderá fazer vestibular para ciências econômicas. E a Universidade Federal do Amapá (Ufam) teve fechado o vestibular para o curso de secretariado executivo.
Os demais cursos são de instituições particulares de ensino superior. A lista de cursos suspensos inclui instituições de 23 estados, e na de cursos fechados figuram universidades, faculdades, institutos e centros universitários de 22 estados. O Rio Grande do Sul foi o único estado que não apareceu em nenhuma das duas listas.
Os 152 cursos com vestibular suspenso, que representam 24.828 vagas, deverão apresentar um protocolo de compromisso e, com isso, o MEC poderá autorizar a reabertura do vestibular. Além disso, o MEC fará uma avaliação in loco após a entrega do protocolo. Os cursos com tendências negativas deverão executar o protocolo de compromisso durante o ano para que a abertura de novas vagas seja reavaliada.
Mercadante anunciou ainda que o ministério fará, no ano de 2014, uma inspeção presencial em todos os cursos de direito oferecidos pelas instituições de ensino superior no país. De acordo com ele, trata-se de "um pente fino nos cursos de direito do Brasil". Mercadante afirmou que atualmente o país tem 740 cursos de graduação na área.

Conceito Preliminar de Curso
O CPC é composto por diversos indicadores. As notas no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) correspondem a 55% da nota do CPC, a infraestrutura e instalações tem peso de 15% no índice, e os recursos didático-pedagógicos e corpo docente respondem pelos demais 30% da composição do conceito. Os cursos recebem conceitos de 1 a 5. Cursos com conceitos 1 ou 2 estão sujeitos a medidas administrativas, entre elas a suspensão da abertura de novas vagas por meio de processos seletivos. Ou seja, a universidade pode fazer vestibular em geral, mas não pode ofertar vagas no processo seletivo em cursos que foram suspensos.

No total foram avaliadas 1.762 instituições de ensino superior e 8.184 cursos. Segundo os dados divulgados, em 2009, 27% dos cursos avaliados obtiveram conceitos 1 ou 2. Em 2012, a porcentagem caiu para 12%.

Índice Geral de Cursos
Em 2012, 2.008 instituições do sistema federal foram avaliadas no Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC). Deste total, 1.461 instituições tiveram um resultado satisfatório e 344 insatisfatórios, das quais 60 foi reincidentes com notas abaixo de 3.
O índice tem notas de 1 a 5. Instituições com IGC 1 ou 2 estão abaixo da média. O IGC considera a avaliação dos cursos das instituições do último triênio. Assim, em 2012, segundo dados do MEC, 17,2% das instituições ficaram abaixo da média. Na comparação com 2009, quando foram avaliados os mesmos cursos, este índice era de 32,7%.

As 60 instituições com notas reincidentes abaixo de 3 não poderão ampliar a sua estrutura como o número de vagas ou ensino à distância. O Ministério da Educação fará uma abertura de processo de supervisão e aplicação de medidas cautelares e visitas de verificação in loco para a revisão das medidas cautelares.

globo.com

Ronaldo e Cafu fazem questionamentos ao movimento do Bom Senso Ex-jogadores destacam que discussão sobre as pautas do movimento precisam ser ampliadas.

COSTA DO SAUÍPE - Além dos assuntos relativos à Copa do Mundo, outro tema que foi bastante comentado nas coletivas de imprensa ocorridas nesta quinta-feira, em Costa do Sauípe foi movimento do Bom Senso, no qual os jogadores brasileiros pedem, entre outras reivindicações, mudanças no calendário do futebol nacional. E apesar de elogiarem a iniciativa, os campeões do mundo Cafu e Ronaldo também alfinetaram o grupo.

Para Ronaldo, as discussões do Bom Senso precisam ser ampliadas, enquanto Cafu lembrou que o movimento precisa englobar todos os atletas brasileiros, não só os que atuam nos grandes clubes do País.

"O movimento bom senso é ótimo e está acompanhando a atitude do povo brasileiro querendo mudanças. Mas as discussões precisam ser mais amplas. O Bom Senso ainda não se situou com relação a situação do futebol feminino no País e aos jogadores do passado. Muitos, infelizmente, vivem hoje em dificuldades", lembrou Ronaldo.

Já Cafu foi ainda mais crítico. "Primeiro nós temos que nos dar o respeito para pedir alguma coisa. Lógico que o calendário precisa ser mudado em prol de todo mundo. Mas a tabela dos campeonatos não pode ser pensada de um dia para o outro. O Bom Senso não tem que ver apenas o Campeonato Brasileiro. No Brasil temos os campeonatos regionais e estaduais em todas as áreas e o que faremos com esses atletas? O pessoal do Bom Senso tem que ter o bom senso também de pensar nos atletas que podem ficar sete meses sem fazer nada", destacou o capitão do penta.

Blatter
Até o presidente da Fifa, Joseph Blatter deu a sua opinião sobre o movimento dos jogadores nacionais. Mostrando um certo desconhecimento sobre o assunto, o dirigente apenas lembrou que o a mudança no calendário diz respeito apenas a CBF. Mas deu sua opinião sobre o excesso de partidas. "A proliferação de jogos sem dúvida afeta na qualidade. É preciso saber se é bom para o futebol, para o público e para televisão também a quantidade de partidas jogadas."

superesportes

Cooperativa oferece emprego a Dirceu, Delúbio e Genoino com salário de R$ 508

Da Agência Brasil

A Cooperativa Sonho de Liberdade, sediada em Brasília, enviou nesta quinta-feira (5) ao STF (Supremo Tribunal Federal) uma proposta de emprego para o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu, ao ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares e ao ex-deputado federal José Genoino.
A entidade informou ao STF que oferece condições para que os três condenados no processo do mensalão possam cumprir a ressocialização.

Para Genoino, a cooperativa ofereceu a atividade de costura de bolas, com remuneração de R$ 5 por unidade. “Temos certeza de que não obrigará a nenhum esforço físico”, disse a entidade.
Leia mais notícias no R7
José Dirceu poderá trabalhar como administrador da parte de fabricação de artefatos de concreto e deverá receber R$ 508, valor equivalente a 75% do salário mínimo.

Para Delúbio Soares, foi oferecido o cargo de assistente de marcenaria, também com remuneração de 75% do salário mínimo.

Em nota divulgada hoje, a defesa de Dirceu anunciou que ele desistiu do emprego oferecido pelo Hotel Saint Peter, em Brasília. Os advogados afirmaram que “o clima de linchamento midiático instalado contra José Dirceu e contra a empresa” fez o ex-ministro abrir mão da proposta.

No dia 29 de novembro, Delúbio Soares pediu para trabalhar na CUT (Central Única dos Trabalhadores). De acordo com a carta de emprego assinada pelo presidente da entidade, Vagner Freitas, o ex-tesoureiro foi contratado por ter experiência na área sindical.

r7

Barbosa nega recursos e determina fim do processo do mensalão para Valdemar Costa Neto

vALDEMAR COSTA NETOO presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, negou hoje (5) recurso e determinou o fim da Ação Penal 470, o processo do mensalão, para o deputado federal Valdemar Costa Neto (PR-SP), condenado a sete anos e dez meses por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Com a decisão, não cabem mais recursos contra as condenações e o mandado de prisão do deputado pode ser expedido a qualquer momento.
Ontem (4), o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, pediu ao Supremo a prisão imediata de Valdemar. Janot declarou que as penas de Valdemar não podem ser modificadas porque ele foi condenado de forma unânime no crime de corrupção e com um voto a favor da absolvição no crime de lavagem de dinheiro. Para ter direito aos embargos infringentes, próxima fase de recursos, os condenados devem ter, pelo menos, quatro votos pela absolvição.

No mesmo parecer, Janot também defendeu a perda automática do mandato parlamentar, conforme decisão do plenário do STF, mas admite que a questão poderá ser analisada novamente, porque Valdemar obteve quatro votos contra a perda imediata. “A função jurisdicional de processar e julgar os parlamentares federais nas infrações penais comuns, conferida constitucionalmente ao STF, é plena, e nessa medida comporta não só o decreto de condenação, mas também a natural e consequente aplicação da pena, em todos os seus aspectos”, relatou.

cearaagora

Mandela 'lutou pela liberdade de todos os povos', diz mídia árabe

Nelson Mandela morreu na quinta, aos 95 anos, por doenças decorrentes do período em que ficou preso Foto: Mike Hutchings / Reuters


Ex-presidente sul-africano é reverenciado por imprensa e líderes do mundo árabe, especialmente entre os palestinos


Imprensa, líderes e público em geral no mundo árabe reverenciaram a vida de Nelson Mandela como um líder que lutou pela liberdade e igualdade de todos os povos, incluindo os árabes, e especialmente os palestinos.

O presidente palestino, Mahmoud Abbas, declarou um dia de luto oficial nos Territórios Palestinos e disse que Mandela ficaria para sempre com a "Palestina e com todos os palestinos".

"Mandela é um símbolo de liberdade contra a colonização e ocupação. Os palestinos perderam um pai e um apoiador. O povo palestino jamais esquecerá de sua declaração histórica de que a revolução na África do Sul não atingiria seus objetivos até que os palestinos se tornassem livres", declarou Abbas.

Como presidente sul-africano, Mandela visitou Israel e os Territórios Palestinos em 1999 e se declarou um forte simpatizante da causa palestina e um advogado pela paz no Oriente Médio. "Mandela foi o mais corajoso e importante de todos aqueles que nos apoiaram. Muitos palestinos se inspiraram na luta dele contra o apartheid em suas lutas de décadas para pôr fim à ocupação israelense e os assentamentos na Cisjordânia", completou o presidente palestino.

O ex-presidente e líder histórico da luta contra a segregação racial da África do Sul Nelson Mandela morreu nesta quinta-feira, 5 de dezembro de 2013. A notícia foi transmitida à nação e ao mundo pelo presidente sul-africano, Jacob Zuma.

Jornais árabes destacaram o legado de Nelson Mandela como um homem que lutou incansavelmente pela igualdade em seu país e negociou a paz em países flagelados por guerras civis, especialmente na África. "Seu governo focou em desmantelar o legado do sistema do apartheid, em combater e desafiar o racismo institucional, a pobreza e desigualdade. Por tudo isso recebeu mais de 250 prêmios, incluindo o Nobel da Paz", disse em seu editorial o jornal libanês Al Joumhouria.0

Outro jornal libanês, o An Nahar, salientou uma das últimas intervenções de política externa de Mandela, quando se opôs à invasão dos Estados Unidos ao Iraque, em 2003. "Em uma de suas declarações, ele criticou duramente o então presidente americano George W. Bush às vésperas da invasão do Iraque, em 2003, chamando-o de 'um presidente sem visão, que não pode pensar propriamente e agora está querendo jogar o mundo em um holocausto'".

O jornal egípcio Al Masry Al Youm salientou o carisma de Mandela com povos de todas as culturas, etnias e religiões. "Ele pregava a união entre os povos, a justiça e liberdade sem vingança contra o opressor, mas o entendimento e o perdão. A África do Sul e o mundo perdem um de seus maiores tesouros, um homem digno de todas as honrarias", disse o jornal em um breve editorial.

Nas redes sociais, internautas árabes prestaram homenagem ao ex-líder sul-africano, definindo Mandela como "uma inspiração para gerações futuras e um homem sem alguém à altura no mundo árabe".

"Não há um só líder árabe ou estadista que chegue à altura de Mandela. Tudo que tivemos ou temos são ditadores, demagogos e corruptos, que pregam ou pregaram o ódio, a vingança e a desigualdade. Muitos, como islamitas fanáticos, perseguem as minorias. Tudo contra o que Mandela pregava", disse um internauta em um comentário no Twitter.

"Somente as lições de Mandela poderão tirar o mundo árabe nesta situação de conflitos e perseguições mútuas em que vivemos. Deus abençoe Nelson Mandela", disse outro internauta.

Luta contra o apartheid
Em 1991, Mandela foi eleito o presidente do Congresso Nacional Africano, principal partido negro do país que fora banido nos anos 60 e recém retomava as atividades. Engajou-se de corpo e alma ao fim do regime segregacionista e, em 1993, conquistou o prêmio Nobel da Paz ao lado do presidente Frederik Willem de Klerk por seus esforços conjuntos pela reconciliação do povo sul-africano.

Em 27 de abril de 1994, foi eleito presidente nas primeiras eleições multirraciais do país, colocando um ponto final no regime segregacionista que governara a África do Sul por 46 anos.

Mandela tinha 95 anos e há muito lutava contra doenças decorrentes do período em que permaneceu preso por conta de sua luta contra o Apartheid, regime segregacionista que imperou durante décadas no seu país. Ele passou 27 anos preso para depois se eleger presidente da África do Sul, de 1994 a 1999.

Durante o último ano, Mandela havia passado muitos meses internado em condições críticas, mas recentemente retornara para seu lar, onde permaneceu até a quinta-feira, ao lado de familiares e amigos.

Nelson Mandela morre aos 95 anos; mundo se despede do líder
terra