PAGINA INICIAL

segunda-feira, 8 de abril de 2013

Policiais cariocas são presos e acusados de formação de milícia na Paraíba


O caso foi registrado na 7ª DDUma denúncia levou os policiais militares da 3ª Companhia da cidade de Cabedelo, na região metropolitana de João Pessoa, a prender neste domingo (7), três policiais do Estado do Rio de Janeiro – sendo dois deles militares e um federal – no bairro de Camalaú, em Cabedelo. Conforme a Polícia Civil, eles são acusados de formação de milícia. O trio estava com uma arma sem registro. 

Segundo informações da 7ª Delegacia Distrital, o funcionário de um supermercado acionou a polícia, após constatar que três policiais a paisana estavam a sua procura. O jovem – que não quis ser identificado – disse seria morto porque há alguns anos foi acusado de desviar dinheiro do jogo do bicho no Rio de Janeiro. 
A vítima disse que estava sendo monitorado pelo grupo de um bicheiro e durante anos mudou de endereço. “Já morei em Pernambuco e agora estou aqui na Paraíba, mas eles conseguiram me localizar e já sabem onde eu moro e onde trabalho. Quando vi os três em frente da minha casa, chamei a polícia”.
De acordo com a delegacia, os policiais militares foram encaminhados para o 5º BPM, em João Pessoa e o policial federal aposentado foi levado para a Central de Polícia, também na Capital. A Polícia Civil disse que eles vão responder por formação de milícia e porte ilegal de armas.
C P
OPIPOCO

Menina que soluça há 10 semanas é mistério para médicos

Menina que soluça há 10 semanas é mistério para médicos
"Emily Marsh. Crédito: BBC"
O caso de uma adolescente britânica que não para de soluçar há 10 semanas está se tornando um mistério para os médicos.
Emily Marsh, de 13 anos, soluça a cada dois segundos e já passou por vários exames - endoscopia, ressonância magnética, raio-x, e ultrassonografias - que até agora não conseguiram identificar a causa do problema.
Os médicos dizem que sua condição é 'extremamente rara' e já receitaram vários medicamentos que não surtiram efeito. Ela também já tentou técnicas alternativas, como hipnose, osteopatia e as tradicionais receitas caseiras, como tomar água, vinagre, prender a respiração e respirar dentro de um saco de papel.
'Também já levei muitos sustos na escola', disse Emily à BBC, acrescentando que os soluços a deixam tão exausta que ela já precisou faltar a aulas para descansar. Os soluços também causam muita dor na garganta, diz a menina.
Contração involuntária
Emily conta que os soluços param quando está em sono profundo, mas retornam assim que ela começa a acordar.
Em entrevista à BBC, o médico Brian Hope explica que o soluço é uma contração involuntária do diafragma que causa o fechamento momentâneo da glote, levando ao aumento da pressão pulmonar a ao consequente 'barulho' característico dos soluços.
'A boa notícia é que, na maioria dos casos, o soluço vai embora sozinho', diz Hope. 'Apesar de já estar durando dez semanas e ser muito angustiante para Emily, o prognóstico é positivo e provavelmente isso vai parar quando ela menos esperar'.
BBC Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização por escrito da BBC. 

msn.com

Estados Unidos pretende rebocar asteroide até próximo a Terra Barack Obama irá sugerir ao Congresso norte-americano nesta quarta-feira, 10 de abril, que o mesmo aprove uma verba de US$ 100 milhões para o próximo ano a fim de tirar do papel o projeto de capturar um pequeno asteroide e puxá-lo para a órbita da Lua.

 
De acordo com anuncio feito pelo senador Bill Nelson na última semana, o presidente dos EstadosUnidos, Barack Obama, irá sugerir ao Congresso norte-americano nesta quarta-feira, 10 de abril, que o mesmo aprove uma verba de US$ 100 milhões para o próximo ano a fim de tirar do papel o projeto de capturar um pequeno asteroide e puxá-lo para a órbita da Lua.
Esse projeto tem por finalidade estabelecer postos tripulados permanentes no espaço. Conforme o comunicado, o senador democrata diz que, “Isto faz parte daquilo que será um programa muito mais amplo, o plano combina a ciência de mineração em um asteroide, o desenvolvimento de métodos para desviá-lo, bem como além de encontrar um lugar para desenvolver formas de viajar até Marte”.
O plano de captura deste pequeno asteroide prevê que uma nave robô capture o mesmo e o puxe em direção da Terra, deixando-o em órbita estável ao redor da Lua, próximo o suficiente para que astronautas possam ir a sua direção.
Para alguns especialistas, o objetivo de Obama de enviar uma missão tripulada até este asteroide é quase que impossível, pelo nível financeiro em que se encontra hoje a NASA, mas também para esses mesmos especialistas, se a NASA usar um veículo não tripulado para puxar esse asteroide de 500 toneladas para bem próximo da Terra, poderia se tornar em uma fonte de lucros, pois levaria os seres humanos a um asteroide até 2021, ou seja, quatro anos antes do final do prazo previsto.
Voltando ainda ao comunicado do senador Nelson, o mesmo diz que, “Uma vez que o asteroide esteja em órbita estável, haverá atividades de mineração, pesquisas sobre formas de desviar o asteroide da rota de colisão com a Terra e também o teste de desenvolvimento de uma tecnologiapara uma viagem rumo ao espaço sideral e a Marte”, completa. 
oficinadanet.com

Analistas: Copom deve manter Selic em 7,25% ao ano na reunião da próxima semana

 
Brasília – Analistas do mercado financeiro não esperam elevação da taxa básica de juros, a Selic, na reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC), marcada para os dias 16 e 17, quando será anunciada a decisão do colegiado.
Atualmente a taxa básica está em 7,25% ao ano. Apesar da expectativa de manutenção da Selic na reunião deste mês, o mercado financeiro, consultado todas as semanas pelo BC, acredita que a taxa encerrará 2013 em 8,5% ao ano. Essa é a mesma projeção para o final de 2014.
Com a alta dos preços, os analistas acreditam que o Banco Central terá que elevar a Selic, usada para influenciar a atividade econômica, e por consequência, calibrar a inflação. As projeções para a inflação oficial, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), estão acima do centro da meta (4,5%). Essa meta tem ainda margem de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.
A projeção dos analistas para o IPCA, este ano, passou de 5,71% para 5,70%. Para 2014, a estimativa foi ajustada de 5,68% para 5,70%.
A pesquisa do BC também traz estimativa para o Índice de Preços ao Consumidor da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (IPC-Fipe), que passou de 5,26% para 5,16%, neste ano, e foi mantida em 5%, em 2014.
A expectativa para o Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna (IGP-DI) foi ajustada de 4,83% para 4,87%, em 2013, e de 5,14% para 5,18%, no próximo ano.
Para o Índice Geral de Preços de Mercado (IGP-M), a estimativa passou de 4,92% para 4,93%, este ano, e foi mantida em 5,31%, em 2014.
A projeção dos analistas para os preços administrados passou de 3% para 2,90%, este ano, e de 4,50% para 4%, em 2014. Os preços administrados são aqueles cobrados por serviços monitorados, como combustíveis, energia elétrica, telefonia, medicamentos, água, educação, saneamento e transporte urbano coletivo. 
jb.com

Metabolismo intestinal faz carne elevar risco de doença

Não bastasse a gordura e o colesterol, cientistas descobriram mais uma razão pela qual o consumo de carne vermelha aumenta o risco para doenças cardiovasculares. Segundo uma pesquisa publicada na revista Nature Medicine, o metabolismo da substância L-carnitina por bactérias no intestino produz uma substância que favorece o acúmulo de gordura nas paredes arteriais, podendo desencadear um processo de aterosclerose.
A L-carnitina é um nutriente natural da carne vermelha, também presente em bebidas energéticas e consumido como suplemento alimentar, com a promessa de que ajuda a queimar gordura e emagrecer mais rápido. Os resultados da pesquisa, porém, mostraram que um consumo excessivo da substância pode ser prejudicial à saúde. Não por conta da L-carnitina diretamente, mas de uma substância derivada dela, chamada TMAO.
Em uma série de experimentos comparativos, os cientistas demonstram que há uma relação direta entre a produção de TMAO e risco elevado de doenças cardiovasculares. Um risco que ainda não está totalmente quantificado, mas que "parece ser bastante significativo", segundo o autor principal do estudo, Stanley Hazen, do Departamento de Medicina Celular e Molecular da Cleveland Clinic, em Ohio.
"Há tempos já se sabe que há um fator de risco para doenças cardiovasculares associado ao consumo de carne vermelha; só que as gorduras saturadas e o colesterol não são suficientes para explicar isso. O que estamos mostrando nesse estudo é um novo mecanismo que ajuda a explicar por que esse risco existe", disse Hazen. "Agora temos mais uma coisa para prestar atenção, e mais um mecanismo no qual podemos intervir na busca de tratamentos."
As análises foram realizadas com camundongos e seres humanos, incluindo comparações entre veganos, vegetarianos e onívoros. Os resultados indicam fortemente que, quanto maior o nível de TMAO no organismo, maior o risco de desenvolver aterosclerose e outras doenças cardiovasculares. Isso porque o TMAO altera a maneira como o colesterol e os esteroides são metabolizados e inibe um processo chamado "transporte reverso de colesterol", que resulta num aumento do acúmulo de gordura nas paredes internas das artérias - mesmo que os níveis de colesterol circulante no sangue continuem normais, ressalta Hazen. "Talvez isso explique porque algumas pessoas desenvolvem aterosclerose mesmo sem ter colesterol alto", pondera o médico. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo. 
uol.com

Mulheres acusadas de bruxaria são decapitadas na Nova Guiné As duas mulheres foram torturadas durante três dias, com facas e machados, antes da decapitação


Post Courier/AFP
Mulher é queimada viva em Papua Nova Guiné em fevereiro de 2013
Mulher é queimada viva em Papua Nova Guiné: os policiais receberam ameaças quando negociavam a libertação das mulheres
Sydney - Duas mulheres acusadas de bruxaria foram torturadas durante três dias e decapitadas em uma localidade de Papua Nova Guiné, informa o jornal The Post-Courier.




A polícia estava presente durante a decapitação, mas não pôde fazer nada para evitar o crime, afirma o jornal.
"Fomos impotentes, não pudemos fazer nada", disse Herman Birengka, policial de Bougainville.
Ele disse que os policiais receberam ameaças quando negociavam a libertação das mulheres.
"Cercaram as duas mulheres e as levaram para Lopele, sob a acusação de praticar bruxaria com uma professora que morreu recentemente", explicou.
As duas foram torturadas durante três dias, com facas e machados, antes da decapitação diante dos olhares dos policiais que tentaram mediar a crise.
O pequeno país do Pacífico registrou recentemente outros casos de torturas de mulheres  
exame.abril

Pelo menos 15 mortos e mais de 50 feridos em atentado em Damasco

Um atentado suicida com carro-bomba, segundo a imprensa estatal, nesta segunda-feira no centro de Damasco deixou pelo menos 15 mortos e 53 feridos, informou uma fonte médica.
"Terroristas explodiram um carro-bomba entre a praça Sabee Bahrat e a rua Shahbandar", anunciou a televisão estatal, segundo a qual as informações preliminares apontam para um atentado suicida.
O canal exibiu imagens de corpos e muitos civis gritando e chorando, assim como veículos queimados.
"A investigação preliminar mostra que a explosão foi um atentado suicida cometido por um terrorista", destacou a emissora.
O canal de televisão Al Ijbariya informou que a explosão deixou mortos e feridos, incluindo crianças.
Todas as janelas do escritório da AFP, que fica na praça Sabee Bahrat, quebraram após o ataque.
Uma potente explosão foi ouvida, seguida de tiros na região do ataque, perto do Banco Central.
Os vidros de quase todas as lojas da área também quebraram em consequência da explosão.
As forças de segurança e o exército impediam o acesso ao local da explosão.
A explosão aconteceu em uma área residencial, perto de uma escola que também foi atingida, segundo a Al Ijbariya.
O último atentado suicida em Damasco havia acontecido em 21 de março, quando 49 pessoas morreram, incluindo o xeque Buti, o mufti da República ligado ao governo.
O regime acusou na ocasião "terroristas", termo utilizado pelas autoridades sírias para citar os rebeldes que recebem ajuda em seu combate contra as tropas oficiais dos jihadistas que já reivindicaram vários atentados suicidas, em particular em Damasco.

yahoo

Veja perguntas e respostas sobre o fim do MSN Messenger Migração obrigatória do MSN em inglês para o Skype começa dia 8 de abril. Mudança definitiva da versão em português acontece a partir de 30 de abril.


Do G1, em São Paulo
70 comentários
Tela de login do MSN Messenger, que será descontinuado no primeiro trimestre de 2013 (Foto: Reprodução)Tela de login do MSN, que será descontinuado
a partir de 8 de abril (Foto: Reprodução)
A partir desta segunda-feira (8), o comunicador instantâneo Windows Live Messenger, ou MSN Messenger, deixará de funcionar, iniciando uma migração obrigatória para o Skype, ferramenta de mensagens e chamadas telefônicas via internet, daMicrosoft.
A mudança começa a valer para o MSN em inglês. A versão em português do Brasil começa a migrar, obrigatoriamente, para o Skype a partir do dia 30 de abril.

O G1 preparou respostas para algumas dúvidas dos usuários do serviço.

Quer fazer sua pergunta? Escreva-a nos comentários, no fim da matéria.
Quando o MSN Messenger encerrará as atividades?
A partir desta segunda-feira (8) a versão em inglês do MSN Messenger para PC começa a migrar obrigatoriamente para a ferramenta de mensagens e chamadas telefônicas via internet Skype, também da Microsoft.
Quando a versão em português do MSN Messenger deixará de existir?
De acordo com a Microsoft, a partir do dia 30 de abril. Dos 38 idiomas disponíveis do serviço, a versão em português do Brasil será a última a migrar por ter uma das maiores bases de usuários depois do inglês.
Como faço para baixar o Skype?
O download do Skype é gratuito e pode ser feito por meio deste link (clique aqui para acessar). O Skype substituirá o MSN Messenger no PC.
Uso a versão do MSN Messenger on-line pelo navegador (sem a instalação do aplicativo). Preciso migrar?
Ainda não há uma data específica divulgada pela Microsoft para a migração da versão de navegador do MSN Messenger. Por enquanto, a versão on-line continua acessível.
Skype mostra lista de contatos do Messenger. (Foto: Divulgação/Skype)Skype mostra lista de contatos do Messenger.
(Foto: Divulgação/Skype)
O que devo fazer para migrar para o Skype?
Após a instalação do Skype no PC, o usuário deve se conectar ao novo serviço usando o mesmo nome de usuário (geralmente uma conta de e-mail) e senha usados no MSN Messenger.
A Microsoft afirma que os usuários do MSN Messenger receberão um e-mail avisando sobre a migração para o Skype. A partir de 8 de abril, um aviso aparecerá ao se conectar no MSN Messenger, em inglês, alertando para uma atualização para o Skype. “Na segunda tentativa de acesso ao Messenger, após este alerta, o usuário deve migrar para o Skype para continuar usando o comunicador instantâneo. Caso a pessoa não migre, o Messenger ficará bloqueado para uso até que seja feita a conversão para o Skype”, alerta Parri Munsell, diretor de integração de marketing da divisão Skype, ao G1.
Vou poder continuar conversando por meio de texto com meus contatos?
Embora o Skype seja um comunicador com foco em conversas por voz e vídeo é possível, sim, conversar apenas por meio de texto. Para isso, basta clicar duas vezes em cima do nome do contato e abrir uma janela de bate-papo. Depois, basta escrever a mensagem na janela e pressionar "Enter" ou clicar em enviar. Caso deseje ligar para pessoa (por meio de áudio ou de vídeo), basta clicar no botão "Ligar" ou "Chamada com vídeo".
Poderei conversar por meio de áudio e vídeo com meus contatos do MSN Messenger pelo Skype?
Sim. Basta clicar no nome do contato e, no caso de ele estar on-line, clicar em "Ligar" ou em "Chamada com vídeo" para iniciar a conversa por meio de áudio ou de vídeo, respectivamente.
Novo Skype com Facebook (Foto: Reprodução)Skype com Facebook (Foto: Reprodução)
Poderei conversar com meus contatos do Facebook?
Sim se a conta da rede social for integrada ao Skype. Para isso, conecte-se ao Skype e na aba "Contatos" selecione a opção "Facebook". Em seguida, clique na opção "Conectar ao Facebook" e colocar o e-mail e senha usados para acessar a rede social. Desse modo, os contatos do Facebook também aparecerão no Skype.
Perderei os meus contatos de conversa do MSN na migração?
Não. De acordo com a Microsoft, os arquivos de contatos serão transferidos para o Skype na migração. Entretanto, categorias e grupos criados no MSN Messenger não serão transferidos, exigindo a criação de novas listas. Para isso, o usuário deve acessar a guia "Contatos" e clicar em "Criar nova lista". Para mais dúvidas, o Skype ensina como enviar mensagens e arquivos (clique aqui para acessar).
Meus históricos de conversa do MSN Messenger não aparecem nos Skype. O que eu faço?
Os históricos de conversa do MSN Messenger não podem ser visualizados no Skype, mas eles ficam armazenados no PC e podem ser acessados.

Nas versões do Windows Vista, 7 e 8, o usuário deve fazer o seguinte procedimento para acessar seu histórico:

1 - Acesse "C:\Usuários\<username>\Documentos\Meus arquivos recebidos\" - em inglês"C:\Users\username\Documents\My Received Files\". No lugar de "username", o usuário deve colocar seu nome de usuário na máquina.
2 - Abra a pasta com o mesmo nome da conta Microsoft;
3 - Clique em "Histórico" (History) para ver o histórico de conversas.
No Windows XP o processo é diferente:
1 - Acesse "C:\Documents and Settings\<username>\\Meus Documentos\Meus arquivos recebidos\" - em inglês "C:\Documents and Settings\username\\My Documents\My Received Files\". No lugar de "username", o usuário deve colocar seu nome de usuário na máquina.
2 - Abra a pasta com o mesmo nome da sua conta Microsoft;
3 - Clique em "Histórico" (History) para ver seu histórico de chat.

Meu PC travou durante a atualização. O que faço?
Segundo a Microsoft, em caso de travamento ou congelamento do computador, feche todas as janelas de conversa do MSN Messenger e inicie o processo de atualização novamente.
O que eu faço caso tiver problemas na migração para o Skype?
Para os usuários que estão enfrentando problemas na migração, o Skype recomendou contato com a equipe de suporte em seu site (acesse aqui).
Perdi os meus contatos do MSN Messenger ao migrar para o Skype. O que eu faço?
De acordo com a Microsoft, alguns problemas da migração são conhecidos e providências estão sendo tomadas. Quem identificar o desaparecimento de contatos pode tentar solucionar o problema, uma vez que, no processo de migração, estes contatos não são removidos imediatamente e podem aparecer entre os contatos excluídos. Para revisar a lista de contatos excluídos e restaurá-los, acesse este link (clique aqui para acessar), informe as credenciais da conta e clique no ícone em forma de seta, localizado na barra superior da página.
Clique na opção Gerenciar > Restaurar contatos excluídos. Será exibida uma lista com os contatos que foram excluídos. Verifique se entre os contatos presentes na lista não estão também os contatos desaparecidos. Marque-os e depois pressione o botão Restaurar. Vale salientar que os contatos marcados como excluídos permanecerão nessa lista durante 30 dias. 
globo.com

Folha: Ensino Fundamental da PB éum dos piores do país


Folha: Ensino Fundamental da PB éum dos piores do país
Mídia nacional volta a mirar na PB e aponta Ensino Fundamental do Estado como um dos quatro piores do país


A versão impressa do jornal Folha de São Paulo deste domingo (07) veiculou reportagem sobre a dura realidade da Educação em alguns estados brasileiros, e apontou a Paraíba entre os Estados que apresentam um dos piores desempenhos no Ensino Fundamental.


A reportagem traz como tema central críticas severas à situação do Rio Grande do Norte, estado vizinho à Paraíba, onde ocorre rodízio de alunos devido à falta de professores – diferente da Paraíba, onde ocorre rodízio de aulas em virtude da falta de carteiras escolares para acomodar todos os estudantes matriculados.


Ao fazer comparações entre o Rio Grande do Norte e outros estados brasileiros, a Folha diz que, na avaliação do desempenho nos chamados “anos finais” do ensino fundamental, o Rio Grande do Norte fica empatado com Paraíba, Bahia e Sergipe. “Com 2,9 no Ideb, a rede estadual não cumpriu a meta para o 9º ano e ficou abaixo da média nacional, de 3,9”, diz a Folha em relação a estes estados.


Veja a reportagem, na íntegra:


Rio Grande do Norte faz 'rodízio' de aluno devido à falta de professor

                                          

Estudantes do Estado vão para a escola em três dias da semana e nos outros dois ficam em casa

 

Sindicato potiguar dos professores estima que cerca de 20% dos alunos do Estado são atingidos pela medida

 

DANILO SÁCOLABORAÇÃO PARA A FOLHA, EM NATAL

 

Com um número insuficiente de professores, a rede estadual de ensino do Rio Grande do Norte decidiu adotar um "rodízio" de alunos.

 

 Ao longo da semana, em geral, os alunos têm passado três dias em sala de aula e os outros dois em casa. O "rodízio" atinge principalmente adolescentes dos últimos anos do ensino fundamental.

 

 O sindicato potiguar dos professores estima em cerca de 20% os estudantes do Estado atingidos pela medida. A rede tem cerca de 280 mil alunos -destes, 56 mil no rodízio, segundo o sindicato.

 

 Nesta semana a Folha visitou algumas dessas escolas.

 

 Uma delas é a Escola Estadual Aldo Fernandes de Melo. Ela tem cerca de 1.200 alunos, biblioteca, laboratório de informática e salas de aulas em boas condições. No entanto, faltam professores de diferentes disciplinas, e cada turma só frequenta a escola três vezes por semana.

 

 "Cada turma fica pelo menos dois dias em casa", disse a diretora, Marluce da Silva.

 

 "Estamos sendo obrigados a escolher quais turmas terão as disciplinas", completou.

 

 A própria diretora lembra que a medida vai contra a LDB (Lei de Diretrizes e Bases), que determina o cumprimento de, no mínimo, 200 dias letivos ao ano.

 

 Se um aluno passar todo o ano letivo nesse regime, terá tido apenas 120 dias de aula.

 

 Segundo o governo de Rosalba Ciarlini (DEM), já foram convocados mil professores e outros 500 aprovados em concurso serão chamados nos próximos dias para tentar resolver o problema.

 

 Na periferia de Natal, um dos alunos em "rodízio" é André Mateus Silva, 14, do sétimo ano. "Na hora que deveríamos estar aprendendo na escola estamos em casa."

 

 Joyce Lohane da Silva, 13, e colega de sala de aula de André, afirma que a turma está se preparando para disputar uma vaga no IFRN (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte).

 

 "Como estamos sendo prejudicados, não estamos preparados [para o concurso]", disse a estudante, que sonha se formar em medicina.

 

INTERIOR

 

 Segundo o Sinte-RN (Sindicato dos Trabalhadores em Educação do RN), o deficit de profissionais não se restringe apenas a Natal. No interior, a situação é parecida.

 

 De acordo com números do último Ideb (Instituto de Desenvolvimento da Educação Básica), de 2011, o Rio Grande do Norte tem um dos piores desempenhos no ensino fundamental do país.

 

 Nos anos iniciais, o Estado fica à frente apenas de Alagoas, que aparece como último colocado no país. Nos anos finais, ele fica à frente de Alagoas e empatado com Bahia, Paraíba e Sergipe.

 

 Com 2,9 no Ideb, a rede estadual não cumpriu a meta para o 9º ano e ficou abaixo da média nacional, de 3,9.


Redação com Folha/pb agora