PAGINA INICIAL

terça-feira, 29 de abril de 2014

Vice-presidente do COI critica preparativos para a Rio 2016 Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/esportes/vice-presidente-do-coi-critica-preparativos-para-rio-2016-12328465#ixzz30I6LuyOx © 1996 - 2014. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.



O vice-presidente do COI John Coates criticou os preparativos para a Rio 2016
Foto: Koji Sasahara / AP

O vice-presidente do COI John Coates criticou os preparativos para a Rio 2016 Koji Sasahara / AP
SYDNEY - O vice-presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), o australiano John Coates, aumentou a pressão nesta terça-feira sobre o Rio afirmando que os preparativos para os Jogos Olímpicos são os piores já vistos.
Coates, que tem 40 anos de experiência em Jogos Olímpicos e foi chefe do comitê organizador local das Olimpíadas de Sydney-2000, já realizou seis visitas ao Rio como membro da Comissão Coordenadora do COI que supervisiona os Jogos. Ele mostrou um panorama terrível dos avanços na preparação das Olimpíadas de 2016 e disse que "a situação é crítica", mas não existe um plano B para a organização dos Jogos.
Durante o Fórum Olímpico em Sydney, Coates sustentou que o COI se viu obrigado a tomar medidas sem precedentes, colocando especialistas no comitê organizador do Rio para garantir que pode se realizado o grande evento esportivo. A intervenção nos Jogos do Rio foi decidida no dia 10, após muita pressão das federações esportivas, preocupadas com os atrasos nas obras. Após o anúncio, o prefeito do Rio, Eduardo Paes, disse que o COI era bem-vindo na cidade.
- O COI criou uma força especial para tratar de acelerar os preparativos, mas no lugar a situação é crítica - afirmou, acrescentando que se trata do pior que já viu.
- O COI adotou um papel mais ativo, é algo sem precedentes para o COI, mas não há um plano B. Iremos ao Rio - acrescentou.
Muitas construções estão atrasadas e outras sequer começaram no Rio. A medida que se aproxima a data dos primeiros Jogos Olímpicos da América do Sul, os custos aumentam junto com a preocupação de todos no COI.
- É a pior situação que eu já vivi. Creio que a situação é pior que em Atenas em 2004. Em Atenas tínhamos que tratar com um governo e algumas responsabilidades municipais. Aqui há três. Existe pouca coordenação entre o governo federal, o estadual e o municipal, que é responsável por grande parte da construção - explicou Coates.
No início do mês, o COI anunciou uma série de medidas para acompanhar passo a passo as obras no Rio. Serão criadas forças-tarefas e o COI ainda vai recrutar no Rio um administrador de projetos "com experiência em construções para monitorar, no dia a dia, os progressos das obras de infraestrutura".
- Estamos muito preocupados. Eles não estão preparados em muitas, muitas coisas. Temos que fazer acontecer e é o que o COI está tentando. Você não pode fugir disso - encerrou.

globo.com

Bactérias podem ser chave para perda de peso, diz estudo chinês Para resultado, cientistas em Xangai estudaram 93 pessoas obesas com IMC médio de 32



Mais de 1,4 bilhão de adultos com idade a partir de 20 anos estavam acima do peso em 2008 Getty Images
Na busca constante por soluções efetivas para o problema da obesidade, cientistas chineses estão estudando o impacto de certas bactérias sobre o peso da pessoa.
A equipe disse que alterar os tipos de bactérias encontradas nas vísceras pode trazer mais resultados do que simplesmente reduzir calorias.
Segundo estatísticas divulgadas pela Organização Mundial de Saúde, mais de 1,4 bilhão de adultos com idade a partir de 20 anos estavam acima do peso em 2008.
Destes, 200 milhões de homens e 300 milhões de mulheres foram classificados como obesos. E os índices continuam crescendo — eles dobraram desde 1980.
Testes com ratos em laboratório identificaram uma associação entre bactérias e obesidade, mas experimentos com humanos ainda estão em fase inicial.

Mortes por obesidade atingem mais as mulheres
Alcachofra e tofu
Em um estudo publicado na revista científica Microbiology Ecology, cientistas em Xangai estudaram 93 pessoas obesas com IMC (Índice de Massa Corporal) médio de 32.
O IMC se baseia no peso e altura de uma pessoa para determinar se ela está dentro dos padrões ideais de saúde. Um IMC de 32 kg/m2 corresponde ao que os especialistas classificam como obesidade grau 1. A categoria máxima, ou grau 3, inclui pessoas com IMC acima de 40.
Além de seguirem uma dieta saudável — rica em legumes, verduras, alcachofra e tofu — os participantes consumiram suplementos que estimulavam o crescimento de certos tipos de bactérias em seus intestinos e inibiam outros.
Mortes por obesidade triplicam no Brasil em 10 anos
De tempos em tempos, eles eram medidos e pesados, preenchiam questionários detalhando o que haviam comido nas últimas 24 horas e eram submetidos a exames físicos.
Após nove semanas, os participantes tinham perdido em média 5 kg cada um. Um grupo menor de voluntários (45% deles) prosseguiu com a dieta. Ao fim de 23 semanas, tinham perdido em média 6 kg cada um.
Um paciente com obesidade grau 3 que participou de um estudo anterior ao experimento descrito acima, perdeu 51 kg em seis meses.
Segundo o estudo, índices da proteína C reativa, associada a obstruções nas artérias e danos em vasos sanguíneos no coração, também foram reduzidos durante o experimento.
No entanto, os pesquisadores chineses admitiram que não é possível saber com certeza se todos os efeitos observados foram resultado da manipulação das bactérias no intestino dos participantes.
Interação complexa
Um dos pesquisadores envolvidos no projeto, Liping Zhao, da Shanghai Jiao Tong University, disse que índices mais altos, no intestino, de bactérias que produzem toxinas, como as enterobactérias, podem levar o organismo a desenvolver resistência à insulina, impedindo que a pessoa se sinta satisfeita após comer.
Em vez de uma cumbuca de arroz, essa pessoa precisa de cinco, dez ou até 20 cumbucas, ele explicou.
Zhao acrescentou que alterar o tipo de bactéria presente no intestino pode também ativar um gene que faz o corpo queimar gordura.
— Está na hora de o público saber das evidências científicas que temos, que demonstram que bactérias têm um papel central na obesidade.
Outros cientistas comentam, no entanto, que as milhares de espécies de bactérias que vivem no nosso organismo interagem com nossos corpos de forma complexa, e que mais estudos são necessários para que possamos entender melhor como as coisas funcionam.
O pesquisador Stephen Bloom, do Imperial College London, disse: 'Existem dez vezes mais bactérias no organismo do que células'.
Não há dúvida de que alterar os tipos de bactérias nos corpos das pessoas pode trazer efeitos significativos, ele acrescentou. Por exemplo, a disenteria introduz bactérias diferentes no intestino, levando à perda de peso.
Mas Bloom disse que pessoas de países diferentes tendem a ter bactérias diferentes, o que dificulta a comparação.
E além disso, como houve uma alteração na dieta, fica difícil identificar com precisão o que levou ao emagrecimento, ele concluiu.
A diretora do órgão inglês de saúde pública Public Health England, Alison Tedstone, disse que acima de tudo, a obesidade tem a ver com um consumo maior de calorias do que o que se gasta.
— Muitas coisas interferem no tipo de bactéria que temos no nosso intestino, a mais importante delas é a nossa alimentação. O estudo faz associações interessantes, a questão é, como transformá-lo em orientação válida para o público em geral?

O conselho de Tedstone, embora não seja novidade para ninguém, é irrefutável: Siga 'uma dieta saudável e equilibrada' e faça bastante atividade.

r7.com

Pare de usar o Internet Explorer, recomenda governo dos EUA

Pare de usar o Internet Explorer, recomenda governo dos EUA

O departamento do governo americano responsável pela segurança na Internet recomendou que os utilizadores do Internet Explorer deixem de utilizar o navegador até que a vulnerabilidade anunciada no sábado seja consertada.

A falha é grave e afecta todas as versões do software - 6, 7, 8, 9, 10 e 11. Através dela, é possível executar um código remotamente através do navegador. «A vulnerabilidade existe na forma como o Internet Explorer acede a um objecto na memória que foi excluído ou não tenha sido devidamente alocado», explica a MS.
Segundo a empresa, o invasor pode hospedar um site especificamente criado para explorar a falha e convencer o utilizador a aceder a ele através de links por e-mail ou comunicadores instantâneos.
Em comunicado, a Microsoft diz estar «consciente das limitações e possíveis problemas» e encoraja os clientes a seguir as orientações descritas no comunicado de segurança (em inglês) divulgado por ela para «amenizar eventuais ocorrências».

http://diariodigital.sapo.pt

Carro sem condutor já anda na estrada A Google quer motoristas fora do volante e já está a realizar testes em situações reais

O projeto da Google «Self-Driving Cars» (Carros que se guiam sozinhos) já anda, literalmente, na estrada. A informação foi avançada pela própria empresa, através do seu blogue oficial, com direito a um vídeo de demonstração de alguns testes já realizados.

As primeiras saídas dos veículos sem condutor realizaram-se em auto-estradas e percorreram mais de mil quilómetros. Mas, agora, começaram a circular nas ruas de Mountain View, uma cidade localizada no estado norte-americano da Califórnia, «casa» da Google.


No vídeo divulgado segunda-feira pela Google, a empresa revela que está a «ensinar» o carro a ultrapassar «novos» obstáculos como, por exemplo, ciclistas ou polícias sinaleiros.

No post, Chris Urmson, diretor do projeto explica que guiar «um quilómetro numa cidade é muito mais complexo que um quilometro numa auto-estrada».

Apesar dos veículos se conduzirem sozinhos, por motivos de segurança, vai sempre um condutor junto ao volante para assumir o controlo se necessário.

tvi24.iol.pt

Dilma cai para 37% das intenções de voto e Aécio sobe a 21,6%

 Dilma cai para 37% das intenções de voto e Aécio sobe a 21,6%
Pesquisa vê queda de Dilma e crescimento de Aécio – Divulgação
Pesquisa do Instituto MDA, contratada pela Confederação Nacional dos Transportes (CNT) e divulgada nesta terça-feira, aponta perda de intenção de votos da a presidente Dilma Rousseff, pré-candidata à reeleição, e arrancada dos concorrentes Aécio Neves (PSDB) e Eduardo Campos (PSB). Contra a tendência das pesquisas recentes, o cenário aponta para uma indefinição no primeiro turno e a possibilidade da realização de um segundo.
Em cenário com os três candidatos, 37% dos entrevistados votariam em Dilma; 21,6% em Aécio; e 11,8%, em Eduardo Campos. A intenção de votos à presidente caiu em relação à pesquisa CNT/MDA de fevereiro deste ano, quando ela liderava as intenções de votos em 43,7%. À época, Aécio somava 17% da preferência do eleitorado e Campos, 9,9%.
Na leitura da CNT, cresce a possibilidade de segundo turno diante do cenário negativo para Dilma. Ainda assim, fosse o pleito para um eventual 2º turno, Dilma venceria em todos os cenários de disputa.
Se enfrentasse Aécio, Dilma venceria o tucano com 39,2% dos votos ante 29,3%. Já em cenário de embate entre a presidente e Eduardo Campos – que forma chapa com Marina Silva –, Dilma venceria com 41% contra 24% dos votos ao pessebista. Sem Dilma, a pesquisa aponta vitória de Aécio sobre Campos por 31,3% a 20,1%.
A sondagem ouviu 2.002 pessoas em 137 municípios brasileiros entre os dias 21 e 25 de abril. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais.
Fidelidade e rejeição
O Instituto MDA mediu ainda o critério de limite de voto, isto é, quem votaria apenas em um candidato e quem não votaria de jeito nenhum em um candidato. Dilma tem a maior fidelidade de votantes: 23,2% votaria apenas em Dilma (Aécio tem 11,9% de fidelização e Campos, 6,1%).
Por outro lado, a presidente também lidera o ranking de rejeição de votantes: 43,1% dos respondentes não votariam em Dilma em nenhuma possibilidade. Aécio tem 32,4% de rejeição e Campos, 29,9%.
A nova pesquisa CNT/MDA indica ainda o que marqueteiros e interlocutores já sabem: Eduardo Campos é o pré-candidato menos conhecido da população: 29,2% dos entrevistados disseram não conhecer o pernambucano. Aécio é desconhecido para 16,6% do eleitorado. Há quatro anos no poder, Dilma só é desconhecida por 0,8% dos respondentes.
Avaliação de governo
A sondagem do Instituto MDA, contratado pela CNT, indica tendência de queda na aprovação do governo Dilma Rousseff. Dentre os entrevistados, 32,9% avaliam a gestão atual como positiva. O percentual era de 36,4% em fevereiro e 39% em novembro. O desempenho pessoal de Dilma é aprovado por 47,9% e desagrada a 46,1% dos entrevistados.
Já a avaliação negativa do governo Dilma entre o eleitorado é de 30,6% e apresenta tendência de crescimento. Em fevereiro, 24,8% dos respondentes não aprovavam o governo Dilma e, em novembro, o percentual era de 22,7%.
A tendência de queda analisada pela pesquisa CNT/MDA está em sintonia com a pesquisa do Instituto Ibope contratada pela Confederação Nacional da Indústria. A última sondagem mostrou uma queda de aprovação do governo Dilma de 43% para 36%.

Terra/agorams