PAGINA INICIAL

quarta-feira, 10 de julho de 2013

POR APENAS 3 VOTOS SENADO NÃO APROVA EMENDA PARA REDUZIR SUPLENTES


POR APENAS 3 VOTOS SENADO NÃO APROVA EMENDA PARA REDUZIR SUPLENTES
POR APENAS 3 VOTOS SENADO NÃO APROVA EMENDA PARA REDUZIR SUPLENTES
Ao defender em Plenário a Proposta de Emenda à Constituição 37/2011, de sua autoria, o senador José Sarney (PMDB-AL) disse que não há justificativa para a existência de dois suplentes para cada senador no país. Segundo ele, é uma situação que só ocorre no Brasil e acaba servindo para “composições políticas espúrias e não para o benefício das instituições”.
DETALHES: São Paulo (10/07/2013) – O Plenário do Senado Federal não aprovou nesta terça-feira (9) a proposta de emenda à Constituição que reduzia o número de suplentes de senador (PEC 37/2011). Com 46 votos a favor17 contrários e uma abstenção, a PEC não alcançou o número mínimo para aprovação, de 49 senadores.
A proposta, de autoria do senador José Sarney (PMDB-AP), ainda proibia a eleição para suplente de cônjuge ou parente consanguíneo ou afim do titular do mandato, até o segundo grau ou por adoção
O relator da PEC, Luiz Henrique (PMDB-SC), apresentou voto favorável, rejeitando outras propostas sobre o tema. Ao apresentar seu parecer, ele disse que o Senado estava convicto da necessidade de reforma na suplência e manifestou a esperança de que a aprovação da emenda acelerasse a discussão sobre outros temas da reforma política, como data única para eleições e fidelidade partidária.
- Estamos desencadeando o início da reforma política que o povo reclamou nas ruas – disse.
Para o parlamentar, que elogiou a antevisão de Sarney, que formou uma comissão de reforma política em 2011, quando era presidente da Casa, a restrição à eleição de parentes aumentaria a legitimidade do mandato do senador. Ele ressaltou a atuação de suplentes “muito honrados”, mas criticou a falta de transparência na escolha e na candidatura.
Já nos debates, porém, senadores manifestaram descontentamento com a votação da PEC.
Suplente de Marcelo Crivella, Eduardo Lopes (PRB-RJ) observou que, nos recentes protestos de rua, nenhuma faixa de manifestantes pedia o fim da suplência de senadores. Em seu ponto de vista, o candidato a senador precisa escolher suplentes com capacidade e afinidade.
- Eu subi as favelas do Rio do Rio de Janeiro para pedir votos para meu senador e para mim também – lembrou.
Já no fim da discussão, o senador Delcídio do Amaral (PT-MS) afirmou que, apesar de pretender votar a favor da proposta, considerava a discussão “estéril”.
Será, como alguns Senadores aqui disseram, que isso representa efetivamente a voz das ruas, aquilo que efetivamente essa juventude que foi defender temas importantes para o seu futuro e o futuro do nosso País?
Proposta alternativa
Eduardo Suplicy (PT-SP) manifestou apoio à PEC de Sarney, mas buscou persuadir os senadores a dar preferência a proposta de sua autoria que prevê o voto direto para a eleição do suplente (PEC 55/2007). Ele considera inconcebível que a Casa mantenha suplentes sem voto e condenou a resistência dos parlamentares ao clamor popular pelo aumento da transparência.
- Vamos somar o melhor das duas propostas, para o bem da sociedade brasileira – propôs Suplicy.
Roberto Requião (PMDB-PR) classificou a proposta como “rigorosa e absolutamente irracional”, mas defendeu a discussão de alternativas para a substituição de senadores. Para Requião, é “moralismo meio udenista” permitir que um financiador de campanha possa ser suplente, mas não um parente do titular.
- Pelo amor de Deus, vamos examinar com cuidado o que estamos fazendo. A rua grita, o Congresso geme – alertou.
Para Blairo Maggi (PR-MT), a vedação a parentes é apropriada, mas não se pode por isso desqualificar todos os suplentes “legítimos e legais”. Por sua vez, Ataídes Oliveira (PSDB-TO), suplente de João Ribeiro, criticou os que chamam o suplente de “biônico” e argumentou que as prioridades do Legislativo deveriam ser outras.
- Deveríamos estar discutindo a reforma política. Esta reforma, tão exigida e tão necessária, há longa data se encontra engavetada – afirmou, condenando a “pouca vergonha” do financiamento privado de campanha e a possibilidade de reeleição no Executivo.
No mesmo sentido, Benedito de Lira (PP-AL) questionou a oportunidade para rediscussão da matéria, ao afirmar que o Brasil precisa de uma reforma política verdadeira, “não uma colcha de retalhos”. Lúcia Vânia (PSDB-GO) afirmou que a matéria é importante e que não é possível continuar com o modelo atual. Sergio Souza (PMDB-PR) disse que “toda eleição majoritária tem vice”, e essa é a condição do suplente.
Pedro Taques (PDT-MT) declarou que é preciso “mudar a realidade” e repeliu acusação de “udenismo” à restrição a parentes prevista na PEC. Enquanto isso, Francisco Dornelles (PP-RJ), embora apoiando a proposta, salientou a condição fundamental do suplente para a eleição do titular. Wellington Dias (PT-PI) cobrou posição do Senado diante das questões colocadas, para que a imagem da Casa não saia prejudicada.
- Se for aprovada, pode ser colocado que estamos ‘fazendo de conta’ uma reforma. Se derrotada, vai parecer que somos contra uma coisa mínima – definiu.
Antonio Carlos Rodrigues (PR-SP), suplente de Marta Suplicy, lembrou sua trajetória política e recusou o apelido de “biônico”. Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) disse que ficaria “muito ruim” para o Senado deixar de dar uma resposta concreta a uma questão que o Executivo propôs para o plebiscito de reforma política. Cássio Cunha Lima (PSDB-PB) considerou a questão “irrelevante” para o país que foi às ruas e condenou a proposta de plebiscito, que, para ele, não é o melhor instrumento para reformas.
Agência Senado 
folhapaulistana

Oito parlamentares da PB votam contra CPI para fiscalizar gastos com a Copa


 O Movimento Contra Corrupção divulgou, na manhã de hoje, a lista com a votação de todos os parlamentares do Congresso Nacional a respeito da instalação da CPI que pretende fiscalizar as irregularidades nas obras da Copa do Mundo. A CPI foi proposta pelo deputado Izalci Lucas (PSDB), do Distrito Federal e oito parlamentares paraibanos votaram contra instalação.

Na Paraíba votaram contra a CPI da Copa para apurar os superfaturamentos das empreiteiras: Vital do Rego (PMDB), Benjamin Maranhão (PMDB), Damião Feliciano (PDT), Hugo Mota (PMDB), Luiz Couto (PT), Manoel Jr (PMDB), Wellington Roberto (PR) e Wilson Filho (PMDB).


De acordo com as notícias do portal Diário do Poder, a presidente Dilma Rouseff estaria articulando sua bancada para impedir a instalação da CPI, temendo “danos à imagem do Governo Federal”.
OPIPOCO

Comissão do Senado aprova emenda que facilita projetos de iniciativa popular População poderá apresentar sugestões para mudar a Constituição


Arthur Monteiro/Agência Senado
Comissão do Senado aprova emenda que facilita projetos de iniciativa popular
 A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou nesta quarta-feira uma emenda constitucional que reduz o número de assinaturas necessárias para a população sugerir leis ao Congresso Nacional. Atualmente, para serem apresentadas, essas propostas exigem a assinatura de pelo menos 1% do universo de eleitores aptos a votar no país e não valem para mudanças constitucionais.
 
 
Pela versão aprovada nesta quarta, as propostas de iniciativa popular poderão ser direcionadas tanto para projetos de lei quanto para alterações na Constituição. Também passam a ser válidas assinaturas recolhidas na internet, desde que tenham a veracidade atestada. Os projetos resultantes de mobilização popular terão, necessariamente, que tramitar na Câmara e no Senado em regime de urgência.
 
 
Conforme o texto aprovado pelos senadores, no caso de projetos de lei, diminuirá a exigência na quantidade de assinaturas - passarão a ser exigidas 500.000 pessoas, distribuídas em pelo menos cinco estados. Para propostas de emenda à Constituição, por abordar temas complexos, a exigência será de pelo menos 1% de assinaturas do eleitorado nacional, distribuído em pelo menos cinco estados.
 
 
 
A redução do total de assinaturas necessárias para se apresentar projetos de iniciativa popular faz parte do pacote de medidas que o Senado tenta aprovar em resposta aos protestos nas ruas. 

cenariomt

Após cirurgia na vesícula, mulher tem orgasmos pela sola do pé


Segundo os especialistas, o orgasmo acontece porque o nervo ciático da perna esquerda foi danificado durante a cirurgia Foto: Getty Images
Segundo os especialistas, o orgasmo acontece porque o nervo ciático da perna esquerda foi danificado durante a cirurgia
Foto: Getty Images
Imagine ter orgasmos ao fazer caminhadas, ir às compras ou simplesmente permanecer com os pés no chão? É isso o que acontece com a britânica A., de 55 anos, que preferiu não se identificar. Dezoito meses após passar por uma cirurgia da vesícula biliar, ela começou a ter sensações de orgasmos espontâneos na sola do pé. De acordo com médicos, que relataram o caso no Journal of Sexual Medicine, essa síndrome pode ser mais comum do que se imagina, mas normalmente os pacientes deixem de procurar ajuda por vergonha.
Segundo especialistas das universidades Utrecht e Leiden, na Holanda, bastava pressionar o pé da paciente por três minutos para notar as contrações. “Era claramente visível pelo movimento dos olhos, aumento da respiração e movimentos musculares característicos de quadris ou coxas. Após o orgasmo, ela se sentia exausta e precisava de alguns minutos para se recuperar”, disseram eles.
Eles acreditam que isso acontece porque o nervo ciático da perna esquerda foi danificado durante a cirurgia, impedido que o cérebro recebesse alguns sinais da sua perna, mas não do seu órgão sexual.
Como o nervo do pé demorou para se recuperar, o cérebro sofreu um tipo de “engano” e, toda vez em que o pé era estimulado, o cérebro acreditava que os sinais vinham da sua vagina, provocando o orgasmo.
Para alívio de A., os pesquisadores conseguiram parar os orgasmos após cortar o nervo. “Nervos podem voltar a crescer de forma desordenada e se misturar com outros nervos. Pode parecer interessante conseguir chegar ao orgasmo com facilidade, mas se isso ocorre a qualquer momento interfere na rotina do paciente”, disse a médica Carol Cooper. 
terra

Quanto custa um deputado federal? Gráfico na Internet mostra gastos com cada parlamentar

O salário de R$ 26.723,13 quanto ganha cada um dos 513 deputados federais do país. Essa remuneração, contudo, é bem menor quando comparada aos auxílios e benefícios recebidos por eles mesmo. Apenas para verba de gabinete eles podem utilizar até R$ 60 mil. A verba indenizatória chega a R$ 15 mil por mês. Outras regalias dos deputados são o auxílio moradia de R$ 3 mil e cota postal e telefônica de até R$ 5 mil, além de assistência médica estendido para toda família no valor ilimitado.
O valor médio mensal, gasto com o dinheiro dos cofres público, de cada parlamentar ultrapassa R$ 109 mil. Só na Paraíba para manter os doze deputados o valor, somado, é superior a R$ 1,3 milhão.
Os altos custos com os membros que compõe a Câmara Federal também foi alvo de protesto durante as manifestações que tomam contam do país desde o último mês de junho. Em São Paulo, por exemplo, no dia 24 de junho, os manifestantes se reuniram na região central da cidade e fizeram um ato contra os altos salários dos deputados, senadores e vereadores.
Créditos: Reprodução/ Facebook
Salário
R$ 26.723,13 é pago por mês a um deputado federal, além do 13º, 14º e 15º salário.
Verba de gabinete
Cada deputado têm essa verba mensal para utilizar com material escritório e contratação de até 25 assessores parlamentares.
Verba indenizatória
O recurso é destinado a gastos com hospedagem, comida, gasolina, consultorias e aluguel de escritório, além dos que eles já possuem no Congresso Federal.
Auxílio Moradia
A ajuda é para pagar o aluguel do parlamentar, inclusive aos deputados do Distrito Federal. Os deputados que resolverem abrir mão do benefício, o parlamentar tem a alternativa de morar em apartamentos funcionais que ficam na Asa Sul e na Asa Norte, áreas nobres de Brasília. O presidente da Câmara, Renan Calheiros (PMDB-AL) tem direito a residência oficial no Lago Sul.
Cota postal e telefônica
Telefone a vontade, inclusive com banda larga. Cada deputado tem cota telefônica e postal de R$ 4 mil a R$ 5 mil reais por mês.
Passagens
Dinheiro para passagens aéreas, essa é outra despreocupação dos deputados. Cada um pode utilizar de R$ 4 a R$ 16 mil mensal com viagens.
Deputado estadual 
O custo de um deputado estadual, em média, é de 75% do que percebe um deputado federal. 
o pipoco

Banco terá de indenizar funcionário por transportar valores sem segurança na Paraíba


 Banco terá de indenizar funcionário por transportar valores sem segurança na Paraíba
Por decisão da Justiça do Trabalho da Paraíba, um funcionário do Bradesco receberá duas indenizações por danos morais que, somadas, chegam a R$ 100 mil. As decisões foram divulgadas pelo Tribunal Regional do Trabalho nesta terça-feira (9). O banco ainda pode recorrer dos vereditos, mas, procurada pela reportagem do NE10 Paraíba, a assessoria da instituição informou que a empresa não comenta processos judiciais.


A primeira indenização, no valor de R$ 50 mil, é referente a atividades de risco que o empregado exercia no banco. De acordo com o TRT-PB, ele costumava transportar altos valores em dinheiro entre municípios paraibanos sem a companhia de um vigilante e através de serviços de táxi. A segunda reparação, de igual valor, é atribuída ao reenquadramento do trabalhador em atividades de caixa bancário, desrespeitando uma orientação médica que ele possuía.


Ainda de acordo com o TRT, o banco recorreu da primeira decisão alegando ter provado a existência de contrato de transporte de valores com uma empresa especializada. Afirmou ainda que o empregado não teriacomprovado, durante a instrução processual, as dificuldades de transportar tais valores.


Para o relator do acórdão, desembargador Leonardo Trajano, a análise dos autos com base nas testemunhas e recibos levantados pelo empregado são suficientes para comprovar a conduta ilícita por parte da empresa. “O transporte de valores por funcionário, desacompanhado de vigilante, por meio de transporte alternativo ou táxi, além de ferir frontalmente as regras estabelecidas na Lei nº 7.102/83, denota total falta de compromisso da empresa com a segurança, integridade física e psicológica dos seus empregados”, atestou o magistrado.


Já na segunda ação, o empregado afirma que, após sofrer um acidente de carro, teve de ficar cinco anos afastado das atividades laborais. Ao volar para a instituição, foi reenquadrado como caixa bancário apesar de ter atestado incapacidade de exercer as atividades que desenvolvia anteriormente. Em defesa, o banco afirmou que não havia requisitos essenciais para indenizar o empregado por dano moral. Para o desembargador-relator, as provas e a orientação da Previdência Social comprovam um ato ilícito. 
pb  agora

Mesmo com proposta de reajuste salarial, servidores da Cagepa paralisam atividades nesta quarta A expectativa é que haja um entendimento com as entidades sindicais na próxima sexta


Divulgação
Deusdete Queiroga
O presidente da Cagepa, Deusdete Queiroga, informou nesta terça-feira (9) que a proposta apresentada pela empresa foi de 5% de reajuste no salário e no vale-alimentação, com a implantação de forma parcelada. Entretanto, a categoria deverá paralisar as atividades por tempo indeterminado a partir desta quarta-feira (10). A suspensão deverá chamar a atenção para as cobranças feitas desde o mês de março.
Já na próxima sexta-feira (12), segundo confirmação do presidente Deusdete, será realizada, na sede da Superintendência Regional do Trabalho na Paraíba, uma nova rodada de negociações entre a diretoria da empresa e membros dos dois sindicatos que representam a categoria (STIPDASE-PB e STIUPB).
Deusdete revelou, ainda, que a expectativa da diretoria da Cagepa é que haja um entendimento com as entidades sindicais na próxima sexta. Ele ressaltou que a atual situação financeira da Companhia impede a concessão de um reajuste de 9%, como foi sugerido pelos sindicatos. “Durante todo aquele debate na Assembleia Legislativa sobre o aval do Governo do Estado para um empréstimo que a Cagepa vinha pleiteando à Caixa Econômica Federal, a Paraíba teve a oportunidade de conhecer melhor a realidade financeira da empresa”, destacou o diretor, acrescentando que apesar da autorização dada pelo Poder Legislativo Estadual, os recursos provenientes da operação de crédito ainda não foram liberados. 
portal correio

Geleira na Antártida produz iceberg gigante Bloco de gelo se formou no maior glaciar da Antártida e tem oito vezes o tamanho da ilha de Manhattan, em Nova York.

Iceberg gigante levou dois anos para se desprender do glaciar (Foto: BBC)Iceberg gigante levou dois anos para se desprender
do glaciar (Foto: BBC)
Um novo e enorme iceberg se formou na Antártida, ao se desprender do Glaciar de Pine Island (PIG, na sigla em inglês) - o maior e mais rápido do pólo sul. O bloco tem uma área de cerca de 720 quilômetros quadrados, que corresponde a quase oito vezes o tamanho da ilha de Manhattan, em Nova York.
Cientistas estavam esperando que a geleira "desse à luz" desde outubro de 2011, quando observaram pela primeira vez uma rachadura se abrindo em sua superfície.
Na segunda-feira (8), eles obtiveram a confirmação de que a fissura se estendeu por toda a largura do glaciar.
Monitoramento
O satélite alemão TerraSAR-X observou a formação do iceberg. Ele carrega um radar que consegue distinguir a superfície do glaciar mesmo que a Antártida esteja em meio à escuridão do inverno.
O iceberg que se desprendeu era parte da plataforma de gelo do PIG - o segmento dianteiro do glaciar, que ultrapassa a linha de costa e flutua no oceano. A linha de costa é a divisão entre a plataforma de gelo, que fica no mar, e a parte da geleira que fica no continente.
Pesquisadores alemães recebem imagens do TerraSAR-X a cada três dias, na tentativa de compreender melhor os processos que empurram a geleira para frente e a tornam mais propensa a fraturas.
Isso pode ajudá-los a melhorar os modelos computacionais usados para prever mudanças futuras na Antártida.
Expedição aérea da Nasa descobriu a rachadura na geleira. (Foto: BBC)Expedição aérea da Nasa descobriu
a rachadura na geleira. (Foto: BBC)
"Estávamos muito entusiasmados para ver como a fissura se propagaria", disse a professora Angelika Humbert, glaciologista (especialista em geleiras e glaciares) do Instituto Alfred Wegener, à BBC.
Icebergs enormes se separam de plataformas de gelo a cada período de 6 a 10 anos. Outros icebergs notáveis se formaram em 2007 e 2001.
É um processo natural, que os cientistas dizem não se relacionar diretamente com as mudanças climáticas que também afetam essa parte da cobertura de gelo do oeste da Antártida.
Medições de satélite e de partículas aéreas registraram uma redução da espessura e um aumento na velocidade do Glaciar de Pine Island nas últimas décadas.
Os resultados foram atribuídos em parte às águas mais quentes que passam por debaixo e derretem a plataforma de gelo.
Redução rápida
O comportamento do glaciar significa que ele está agora sob o escrutínio dos cientistas, porque escoa cerca de 10% de todo o gelo do oeste do continente.
"O PIG é o glaciar que encolhe mais rapidamente no planeta", disse o professor David Vaughan, do British Antarctic Survey, órgão que opera as estações de pesquisa britânicas no continente. "Ele está perdendo mais gelo que qualquer outro no planeta e contribui para o aumento do nível do mais mais rápido do que qualquer outro no planeta. Vale a pena estudá-lo".
Monitoramento da PIG pode ajudar a prever mudanças no continente. (Foto: BBC)Monitoramento da PIG pode ajudar a prever
mudanças no continente. (Foto: BBC)
Quando a fratura que se propagava por toda a largura de 30 quilômetros do PIG foi fotografada pela primeira vez, em 2011, por uma expedição da Nasa, muitos assumiram que a formação do iceberg aconteceria rapidamente.
No entanto, quase dois anos se passaram até que o gigantesco bloco de gelo se desprendesse.
O interessante agora, segundo Angelika Humbert, será descobrir quanto tempo demora para que o iceberg saia da Baía que está diante dele.
O maior iceberg já registrado era um bloco que ficou conhecido como B-15.
Quando ele se desprendeu da plataforma de gelo Ross - a maior do mundo, na Antártida -, em 2011, tinha uma área de cerca de 11 mil quilômetros quadrados em sua superfície. O bloco demorou anos para derreter. 
globo.com

Escocês inventa fone que carrega dispositivos com energia solar

Fone promete carregar baterias com energia solar
Fone promete carregar baterias com energia solar
Um escocês inventou um protótipo de fone de ouvido, que capta energia solar para carregar as baterias de dispositivos móveis.
Andrew Anderson lançou o fone, chamado OnBeat, no Kickstarter, onde espera viabilizar seu lançamento comercial. Para tanto, ele espera arrecadar £ 200 mil (algo em torno de R$ 672 mil), para disponibilizar o produto no começo de 2014.
A alça do fone possui uma célula solar flexível, com capacidade de carregamento de 0,55 W. A energia gerada pela célula é armazenada em duas pequenas baterias de lítio, “escondidas” nas conchas do fone. As baterias carregam o dispositivo – celular ou tablet – quando o fone é conectado.
- É muito simples, você até pensa que já foi feito. Você pode comprar carregadores solares para celulares, mas o problema é que é como se você estivesse carregando dois telefones. Ainda estamos trabalhando no design e no protótipo. Precisamos melhorar os fones de ouvido, as pessoas querem saber de isolamento de ruído – afirmou o inventor à BBC.
A ideia dos fones de ouvido não é a primeira a tentar utilizar fontes renováveis de energia para carregar dispositivos móveis. Um bom exemplo disso é um projeto que está no Kickstarter, que propõe uma palmilha para sapatos, capaz de carregar baterias. Segundo a equipe que desenvolve o produto, é necessária uma caminhada de quatro a oito quilômetros para carregar a bateria de um iPhone, por exemplo.
- Nós desenvolvemos um protótipo para acender sapatos para que estudantes pudessem ver mais facilmente onde estavam pisando à noite. Rapidamente percebemos que esse conceito de geração de energia tinha apelo mais universal, indo além do uso apenas para acender pequenas luzes. Somos inventores de coração e nosso objetivo é resolver problemas usando uma tecnologia legal. Além disso, nós queríamos muuuuito que nossos telefones parassem de morrer (pelo esgotamento da bateria) – declarou a equipe. 
codigofonte.uol

Vivo, TIM e SABB são multadas por propaganda enganosa No total, as multas somam R$ 5,2 milhões; as empresas têm 10 dias para recorrer da decisão


Lia Lubambo / Exame
Loja da Vivo
Vivo: a empresa de telefonia recebeu a maior multa, no valor de R$ 2,26 milhões
São Paulo - A Secretaria Nacional do Consumidor, órgão do Ministério da Justiça, multou nesta terça-feira (9) as operadoras Vivo e TIM e a companhia SABB, joint-venture empresa do grupo Coca-Cola, por veiculação de publicidade enganosa. No total, as multas somam R$ 5,2 milhões. As empresas têm dez dias para recorrer da decisão do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor. 
A SABB (Sistema de Alimentos e Bebidas do Brasil) foi multada em R$ R$ 1.158.908 por anúncio da bebida “Laranja Caseira”, que foi ao ar em 2008. Segundo a decisão, o anunciante infringiu o Código de Defesa do Consumidor ao não esclarecer que o produto é um “néctar” e não um “suco”. Isso significa que foi omitido o fato de que produto possui aditivos e água, além do suco da fruta.
Já a Vivo recebeu multa de R$ 2.260.173 pela campanha publicitária “Vivo de Natal”, veiculada em 2004. Segundo o governo, a mensagem publicitária da empresa não apresentava dados essenciais para que o consumidor ganhasse um bônus de R$ 500 em ligações e mais 500 torpedos SMS. Além disso, o órgão afirma ter apurado também que a operadora vendeu uma quantidade de pacotes superior a sua capacidade operacional.
A terceira empresa multada foi a TIM, que recebeu sanção no valor de R$ R$ 1.654.236 por publicidade enganosa na campanha publicitária “Namoro a Mil”, também de 2004. Da mesma forma que a concorrente, a TIM não demonstrou de forma clara as condições para o consumidor obter os minutos e torpedos promocionais, prejudicando o consumidor.
Os valores devem ser depositados em favor do Fundo de Defesa de Direitos Difusos do Ministério da Justiça.
Resposta
Em comunicado, a TIM informou que ainda não recebeu a notificação da Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça sobre a multa e precisa analisar o processo para se posicionar. A empresa justificou ainda que "desde que se reposicionou no mercado – há cerca de quatro anos, não trabalha mais com ofertas semelhantes, que envolvam concessão de bônus em minuto".
A Telefônica/Vivo e a SABB Coca-Cola ainda não responderam sobre o assunto.
*Matéria atualizada às 16h56 
exame.abril

Emprego na indústria recua 0,5% em maio, maior queda desde 2009 SÃO PAULO - De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em maio de 2013, o total do pessoal ocupado assalariado na indústria caiu...


foto: Reprodução
Emprego industrial recua 0,5% em maio, maior taxa desde 2009
Emprego industrial recua 0,5% em maio, maior taxa desde 2009
SÃO PAULO - De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em maio de 2013, o total do pessoal ocupado assalariado na indústria caiu 0,5% frente a abril, na série livre de influências sazonais, após ficar praticamente estável nos últimos meses. Esse foi o recuo mais intenso desde dezembro de 2009 (-0,6%).
Com esse resultado, o índice de média móvel trimestral assinalou variação negativa de 0,1% no trimestre encerrado em maio frente ao nível do mês anterior e permaneceu com o comportamento de estabilidade presente desde julho do ano passado.
Na comparação com maio de 2012, o emprego industrial mostrou queda de 0,7% em maio de 2013, 20º resultado negativo consecutivo nesse tipo de confronto e ligeiramente mais intenso que o observado no mês anterior (-0,5%).
No índice acumulado para os cinco primeiros meses de 2013, o total do pessoal ocupado na indústria recuou 0,8% e apontou ligeira redução no ritmo de queda frente ao registrado no primeiro trimestre de 2013 (-1,0%), ambas as comparações contra igual período do ano anterior.
A taxa anualizada, índice acumulado nos últimos 12 meses, ao recuar 1,3% em maio de 2013, assinalou marcas próximas das registradas em dezembro (-1,4%), janeiro (-1,4%), fevereiro (-1,5%), março (-1,4%) e abril (-1,4%). 
dci.com