PAGINA INICIAL

domingo, 22 de março de 2015

Papa afirma que a corrupção é suja e que uma sociedade corrupta fede

Papa afirma que a corrupção é suja e que uma sociedade corrupta fede
O papa Francisco pronunciou neste sábado (21) um de seus discursos mais duros ao afirmar que "a corrupção é suja", que "uma sociedade corrupta é uma porcaria", e que aquele que permite a corrupção não é cristão e também "fede".

"Quanta corrupção há no mundo. (...) A corrupção é suja e a sociedade corrupta é uma porcaria. Um cidadão que deixa que a corrupção o invada não é cristão!", afirmou.

O pontífice argentino realizou estas declarações durante um discurso em Scampia, um dos bairros da periferia norte de Nápoles (sul da Itália) que tradicionalmente esteve vinculado à máfia local, a Camorra.

O bispo de Roma aproveitou a ocasião para se dirigir aos milhares de napolitanos que foram até a praça de João Paulo II para escutá-lo para incetivá-los a lutar contra o mal e a ter o valor e a coragem de ir pelo caminho do bem e da justiça.

"Espero que tenham a coragem de seguir adiante com alegria, de levar esperança, de ir pelo caminho do bem e não pela do mal. (...) De ir adiante limpando a própria alma, a alma da cidade e da sociedade para que não exista esse cheiro putrefato que tem a corrupção", ressaltou com firmeza.



G1/pb agora

Para que água não acabe, ONU pede mudança drástica no consumo; veja dicas #DiaMundialDaÁgua - De acordo com a Unesco, existe água disponível suficiente para as necessidades de consumo. Mas para que ela seja aproveitada é necessário uma mudança dramática no seu uso, gerenciamento e compartilhamento

Dicas ajudam a manter consumo consciente

A reeducação para o uso consciente da água é uma das saídas para evitar o desperdício e o uso indevido do produto. Dicas de como utilizar a água em casa são essenciais nesse processo.



De acordo com relatório da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura - Unesco, existe água disponível suficiente para as necessidades de consumo. Mas para que ela seja aproveitada é necessário uma mudança dramática no seu uso, gerenciamento e compartilhamento.

A Unesco aconselha para uma gerência consciente que leve a um consumo sustentável. O documento aponta que nas últimas décadas, o consumo de água cresceu duas vezes mais que a população e a previsão é de que em 2050 o necessidade de consumo cresça mais 55%.

Se continuarmos consumindo água da forma que fazemos hoje, a perspectiva é de que daqui a 15 anos, o mundo enfrentará um déficit no abastecimento de água que chegará aos 40%, segundo dados do Relatório Mundial de 2015 das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento de Recursos Hídricos. 

A intensa urbanização, as práticas agrícolas inadequadas e a poluição são os principais fatores apontados como redutores da oferta de água limpa no planeta. Por outro lado, há uma tendência de crescimento da necessidade de consumo do produto, porque a estimativa de aumento da população está em 80 milhões de pessoas por ano, o que pode fazer com que o planeta chegue ao total de 9,1 bilhões de habitantes em 2050, e desses 6,3 bilhões devem permanecer em áreas urbanas. 

Segundo a Unesco, a agricultura deverá produzir 60% a mais do que é produzido hoje e 100% a mais do que é produzido nos países em desenvolvimento até 2050. A demanda por água na indústria manufatureira deverá quadruplicar no período de 2000 a 2050.

Por isso, a recomendação da Organização é mudanças na administração pública, no investimento em infraestrutura e em educação. Especialmente no Brasil, a problema da falta de água para consumo acontece de forma pontual, como nas regiões metropolitanas das maiores cidades do Sudeste e no semiárido nordestino. 

Apesar de ter uma reserva importante, o Brasil precisa fazer um diagnóstico de sua situação atual, voltando-se para política de consumo, atenção à população e planejamento.

Dicas para bom uso da água

Veja as dicas de como preservar o meio ambiente, cuidar da saúde e enfrentar a crise no abastecimento de água que afeta diversas cidades brasileiras. AS orientações são do infectologista do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos, Artur Timerman.

Na cozinha

A água do cozimento de um legume, como cenoura, pode ser reaproveitada para cozinhar outros vegetais como batatas ou beterraba e até ovos, por exemplo. Essa água também pode ser usada para o cozimento de macarrão ou até enriquecer o arroz. A água da lavagem de legumes e verduras pode ser usada ainda para molhar plantas; ensaboe toda a louça antes de enxaguá-la. A água desse enxágue pode ser armazenada para o uso em vasos sanitários.

No banheiro

A água de chuveiros a gás demora a esquentar alguns minutos. Mas lembre-se de que essa água é limpa e pode ser usada para lavar roupas, louça e higiene pessoal. Atenção: o recipiente de armazenamento deve estar limpo; Use água das chuvas, da 
máquina de lavar roupas ou do enxágue da louça no vaso sanitário; Tome banhos de, no máximo, cinco minutos. Feche o chuveiro, enquanto se ensaboa; Aperte a descarga somente o tempo necessário.Na hora de escovar os dentes ou fazer a barba, mantenha a torneira fechada.

Na lavanderia

Junte mais roupa antes de ligar a máquina de lavar; lave primeiro as roupas claras e reaproveite a última água da máquina (aquela com o amaciante) para lavar as roupas escuras. A água da máquina também pode servir para a limpeza e vaso sanitário; se estiver lavando a roupa à mão, mantenha a torneira fechada enquanto ensaboa e esfrega a roupa.

No quintal e no jardim

Não use mangueira para regar as plantas, lavar a calçada ou o carro. Lembre-se: O mosquito da dengue não perdoa. Além dos cuidados já conhecidos, todos os recipientes de armazenamento de água devem ser vedados. Até pequenas quantidades de água podem ser criadouros. A larva do mosquito também sobrevive em ambientes fechados e apartamentos; higienize todos os recipientes antes de armazenar água; Se for armazenar água limpa, além a vedação para evitar os criadouros da dengue, use um copo de 200 ml de água sanitária para 20 litros de água. Mas saiba que essa água não deve ser ingerida.

Conheça a Declaração Universal dos Direitos da Água

1. A água faz parte do patrimônio do planeta. Cada continente, cada povo, cada nação, cada região, cada cidade, cada cidadão, é plenamente responsável aos olhos de todos.

2. A água é a seiva de nosso planeta. Ela é condição essencial de vida de todo vegetal, animal ou ser humano. Sem ela não poderíamos conceber como são a atmosfera, o clima, a vegetação, a cultura ou a agricultura.

3. Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados. Assim sendo, a água deve ser manipulada com racionalidade, precaução e parcimônia.

4. O equilíbrio e o futuro de nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos. Estes devem permanecer intactos e funcionando normalmente para garantir a continuidade da vida sobre a Terra. Este equilíbrio depende em particular, da preservação dos mares e oceanos, por onde os ciclos começam.

5. A água não é somente herança de nossos predecessores; ela é, sobretudo, um empréstimo aos nossos sucessores. Sua proteção constitui uma necessidade vital, assim como a obrigação moral do homem para com as gerações presentes e futuras.

6. A água não é uma doação gratuita da natureza; ela tem um valor econômico: precisa-se saber que ela é, algumas vezes, rara e dispendiosa e que pode muito bem escassear em qualquer região do mundo.

7. A água não deve ser desperdiçada, nem poluída, nem envenenada. De maneira geral, sua utilização deve ser feita com consciência e discernimento para que não se chegue a uma situação de esgotamento ou de deterioração da qualidade das reservas atualmente disponíveis.

8. A utilização da água implica em respeito à lei. Sua proteção constitui uma obrigação jurídica para todo homem ou grupo social que a utiliza. Esta questão não deve ser ignorada nem pelo homem nem pelo Estado.

9. A gestão da água impõe um equilíbrio entre os imperativos de sua proteção e as necessidades de ordem econômica, sanitária e social.

10. O planejamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade e o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre a Terra.

portal correio

Aposentada trata vício em internet após ficar 4 anos sem sair de casa Hábito pode se transformar em doença e levar pessoa a se afastar de tudo. Psicóloga de Sorocaba alerta para os riscos da dependência virtual.

  Após ficar por quatro anos sem sair de casa por conta do vício em jogos online, a aposentada Helena Ferreira, de 54 anos, foi internada em uma clínica de Araçoiaba da Serra (SP). Quem a vê hoje em dia sorrindo, com o cabelo arrumado e maquiagem, não imagina que, há até quatro meses a sua vida era bem diferente. "Abandonei família, lazer, abandonei de me cuidar, de fazer as coisas que eu gostava, tipo ir para uma aula de natação", lembra.
Vício de Isabel começou quando ela aceitou um convite de amigos de uma rede social (Foto: Reprodução/TV TEM)Vício de Isabel começou quando ela aceitou um
convite de amigos de uma rede social
(Foto: Reprodução/TV TEM)
O vício começou quando ela aceitou um convite de amigos de uma rede social para disputar um jogo pela internet. Na época, ela criou uma personagem, que era uma guerreira, só que não imaginava que fosse ficar mergulada no mundo virtual durante tanto tempo. "Fiquei quatro anos sem sair de casa", assume a aposentada, que, ao decorrer dos 48 meses, só pensava em jogar e vencer as etapas do jogo.
Isabel engordou 35 quilos durante todo o tempo em que se rendeu aos jogos no computador. Mesmo assim, não percebia que estava doente. "Não tinha mais noção do tempo, não sabia quando era dia ou quando era noite. Não tinha mais horário pra almoçar, pra dormir. Não atendia a companhia, o telefone", relembra. Por conta disso, a família de Isabel resolveu interná-la em uma clínica.
Não tinha mais noção do tempo, não sabia quando era dia ou quando era noite"
Helena Ferreira
A psicológa Ana Leda Bella explica que dificilmente a pessoa dependente virtual percebe o problema e que, por isso, depende da ajuda de amigos e familiares para se livrar do vício."Ela só vai perceber quando já está com muitos danos ou quando as outras pessoas que convivem com ela já estão reclamando. Mas a pessoa é sempre a última a perceber”
A aposentada está internada há quatro meses em uma clínica para dependentes químicos em Araçoiaba da Serra, já que não existem locais especializados em dependência virtual. Durante este período, ela não teve mais contato com a internet e deve ficar assim por mais alguns meses. “Ela vai fazer uma reprogramação do cérebro, tudo que ela viveu, ela vai aprender novamente. Vai aprender a falar com as pessoas, a se alimentar, a cuidar do seu espaço”, frisa a psicológa.
Não conseguir controlar o tempo de acesso à internet é um dos sintomas de dependência virtual, segundo Ana Leda. Quando o mundo que existe dentro do computador se torna mais importante do que aquilo que é real , como o convívio familiar, a profissão e a vida social, é sinal de algo está errado. A psicológa alerta que euem deixa de cumprir tarefas simples do cotidiano, pode estar começando a desenvolver a dependência.


Vício controlado
A dona de casa Lucélia Cristina Paes também passou pelo mesmo tratamento a que Isabel está sendo submetida. Ela sofria de dependência virtual e acessava dia e noite as redes sociais no celular. Por conta do vício, teve depressão, emagreceu 30 quilos, se afastou da família e até perdeu o emprego."Antes eu não levava os meus filhos na escola e não dava atenção para eles. Minha filha sempre pedia, “mãe, vamos sair”. E eu falava que depois eu ia, mas esse dia nunca chegava", desabafa a mãe.


  O tratamento para ela se livrar da dependência virtual terminou há seis meses. Por enquanto, Lucélia só acessa a internet uma hora por dia e somente pelo computador, já que antes o celular era seu companheiro inseparável.
Depois de todas as dificuldades que passou por não conseguir controlar o acesso á internet, Lucélia hoje aconselha quem está sujeito a desenvolver uma dependência. "As pessoas precisam colocar um limite, quando ela perceber que não consegue ficar sem o celular é o primeiro sintoma de que está viciada”, finaliza a dona de casa.

globo.com

Pagamento a Dirceu era propina, dizem empresas na Lava Jato

Empresários envolvidos na Operação Lava Jato, que investiga corrupção na Petrobras, disseram a investigadores que pagamentos feitos à consultoria do ex-ministro da Casa Civil José Dirceu eram parte da propina cobrada pelo esquema, de acordo com informações publicadas pela Folha de S. Paulo.



 Foto: Paulo Whitaker / Reuters
José Dirceu nega que atividades de sua consultoria tenham relação com corrupção na Petrobras
Foto: Paulo Whitaker / Reuters
O presidente da UTC Engenharia, Ricardo Pessoa, atualmente preso em Curitiba, afirmou que os pagamentos a Dirceu eram descontados das comissões que a empreiteira devia ao esquema. As propinas equivaliam a 2% do valor de seus contratos com a Petrobras.
De acordo com um representante da Camargo Corrêa, a empreiteira contratava os serviços de José Dirceu por temer ser prejudicada em negócios com a petroleira.
Segundo o jornal, os empresários investigados na Lava Jato disseram que o ex-ministro procurava as empresas que tinham contratos com a Petrobras para oferecer seus serviços sem fazer menção explícita ao pagamento de comissão no esquema.
Pessoa, da UTC, disse que, após a contratação com Dirceu, o tesoureiro do PT, João Vaccari Neto, autorizava que os valores pagos à consultoria do ex-ministro fossem descontados da propina que deveria ser paga à diretoria de Serviços da estatal.
Dados da Receita Federal apontam que Dirceu ganhou R$ 29,2 milhões entre 2006 e 2013 como consultor. Cerca de um terço desse valor entrou na sua conta no período em que estava sendo julgado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por seu envolvimento no mensalão, entre 2012 e 2013. No julgamento, Dirceu foi condenado a dez anos de prisão. Hoje, ele cumpre pena de prisão domiciliar, em Brasília.
Outro lado
Por meio de sua assessoria, José Dirceu disse que as atividades de consultoria não têm relação com o esquema de corrupção na Petrobras. A assessoria classificou como “ilações” os relatos dos empresários.
"A JD Assessoria e Consultoria não se pronuncia sobre supostas ilações que estão fora dos autos do processo, portanto sem qualquer fundamentação legal, e que visam tão somente tentar criminalizar a licitude da prestação de serviços da empresa", afirmou.
Sobre o relatório da Receita Federal, o ex-ministro afirmou que os serviços prestados às empreiteiras “não têm qualquer relação com os contratos sob investigação na Petrobras”. Segundo a assessoria, as construtoras representam apenas 10% do total de clientes da consultoria.

 terra.com

Miss Bumbum converte-se à religião evangélica

Miss Bumbum quer deixar o estrelato





 Andressa Urach quer mudar de vida. A mulher que ficou conhecida como Miss Bumbum durante o último campeonato do Mundo, no Brasil, em 2014, está decidida a converter-se à religião evangélica. Miss Bumbum quer dedicar-se a Deus.

O primeiro passo já está dado e a ex-manequim já foi, inclusive, batizada. A próxima etapan passa por dar ou vender todas as roupas, na sua maioria com linhas muito reduzidas.

Andressa Urach já foi capas de revistas nacionais e internacionais por assegurar ter tido um caso com Cristiano Ronaldo, algo que o internacional português nunca confirmou.

abola.pt