PAGINA INICIAL

domingo, 29 de março de 2015

Superfície da Terra está subindo


Superfície da Terra está subindo
 Nos EUA, nos últimos doze meses, houve alertas mais do que suficientes de como o clima pode afetar nossas vidas. A Califórnia está entrando no quarto ano de seca porque não teve neve suficiente. Boston está começando a emergir de uma quantidade recorde de neve. Quase todos os dias, voos são cancelados, crianças perdem aulas e pais enviam cheques às seguradoras para se protegerem de inundações, furacões e tornados.

No entanto, também existem impactos de longo prazo que a maioria das pessoas talvez não perceba. Por exemplo, se você mora no Canadá, no norte dos EUA ou em determinadas partes da Europa, o solo sob seus pés está subindo. E o motivo, de certo modo, é o clima.

Mas não o clima no sentido da chuva de ontem ou do vento da semana passada. O fenômeno foi causado pelas neves que se acumularam e criaram enormes mantos de gelo que cobriram a terra na última Era do Gelo. OK, foi muita neve, por um longo período de tempo, mas a questão tem mais a ver com o clima do que simplesmente com as condições meteorológicas.

Independentemente da causa, a mudança é perceptível. "Podemos monitorá-la em tempo real", disse Theresa Damiani, pesquisadora de geologia da Investigação Geodésica Nacional (NGS), da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA), em Camp Springs, Maryland.

Compensação da Terra

O peso dos mantos de gelo, que tinham diversos quilômetros de espessura em alguns lugares, empurrou a superfície da Terra para baixo. Quando o gelo derreteu e recuou, o solo começou a subir novamente.

A NOAA descreve o fenômeno como o que acontece quando um colchão velho volta ao formato original depois que uma pessoa se levanta de manhã. Quando os mantos de gelo começaram a recuar, ocorreu uma recuperação rápida em muitas regiões, que desacelerou ao longo dos séculos, disse Damiani.

"O solo vem se recuperando e continua nisso", disse Damiani. "Leva um período muito longo".

A superfície da Terra sobe cerca de 1 milímetro por mês no Canadá e aproximadamente a mesma quantidade ao longo de um ano nos EUA, disse ela. Para um lugar como a Baía de Hudson, no Canadá, as mudanças seriam visíveis ao longo da vida de uma pessoa, disse ela.

"Se você construiu um atracadouro, parece que o oceano está baixando", disse Damiani.

Não é que o nível do oceano esteja caindo ? é que a terra está voltando a subir.

Ao calcular o aumento dos oceanos devido ao atual derretimento das geleiras e dos mantos de gelo, os pesquisadores precisam levar em consideração essas taxas de recuperação, de acordo com um relatório da NOAA publicado em dezembro de 2012.

Área coberta

É claro que a terra só está subindo nas áreas cobertas pelo manto de gelo. No hemisfério ocidental, essa região abrange quase todo o Canadá até a Nova Inglaterra, passando pelos Grandes Lagos e chegando à Região Centro-Oeste, às Grandes Planícies do norte e ao Noroeste do Pacífico.

Além do limite dos lugares em que o gelo empurrou o solo para baixo, existem áreas onde a superfície está, na verdade, assentando-se mais abaixo. O que aconteceu aí é que o terreno na beira dos mantos de gelo se comportou como a geleia que se esparrama para fora de um sanduíche esmagado.

As mudanças podem provocar pequenos terremotos, embora eles sejam muito fracos e passem despercebidos para a maioria das pessoas.

O movimento é acompanhado por meio de satélites de posicionamento global e é utilizado para assegurar que os mapas continuem sendo exatos, disse Damiani.

"A tarefa da minha agência, a NGS, é a de monitorar o formato do planeta", disse Damiani.

Os países escandinavos também monitoram a lenta taxa de recuperação da superfície ao longo dos últimos 14.000 anos, um ou dois séculos a mais ou a menos, desde que os mantos de gelo atingiram o auge na última Era do Gelo.

A paciência é, sem dúvida, um dos requisitos para esse trabalho.

Uol/pb agora

Campinense perde para o Bahia nas quartas de final e dá adeus à Copa do Nordeste Jogo aconteceu na Arena Fonte Nova, em Salvador, pelas quartas de finais e o Bahia venceu o Campinense em 1 a 0

O sonho do Campinense em segurar a taça de campeão da Copa do Nordeste foi frustrado, neste sábado (28), ao perder por 1 a 0 para o Bahia. O jogo aconteceu na Arena Fonte Nova, em Salvador, pelas quartas de final. O tricolor baiano segue para a semifinal. Para se classificar, o Campinense precisava vencer ou empatar com gols. Mais de 10 mil ingressos foram vendidos. 


O time de Salvador abriu o placar logo nos cinco minutos de bola rolando. Kieza aproveitou a bola do escanteio cobrado por Souza, que foi desviada pela ‘zaga’ do Campinense. Kieza subiu junto com o goleiro Gledson e, de cabeça, colocou a bola para dentro da rede da raposa, que pediu falta no goleiro, mas a arbitragem não concedeu. Após ter sofrido o gol, o time paraibano acordou na partida, fez algumas ameaças ao tricolor baiano, mas não conseguiu balançar a rede adversária.
No segundo tempo, o time soteropolitano continuou dominando a partida. Os jogadores do Bahia chegaram na área do Campinense, ameaçaram várias vezes dando trabalho a raposa. O time paraibano reagiu, mas não conseguiu fazer o gol.
O Campinense viajou para Salvador com os desfalques de Sandrinho e Alvinho, afastados por até seis meses após graves lesões, dos zagueiros Joécio e Gabriel Valongo, também machucados, além do lateral esquerdo Jefferson Recife, suspenso por ter tomado o terceiro cartão amarelo na primeira partida das quartas, no empate em 0x0 contra o Bahia. Desta vez, sem preços promocionais, os ingressos custaram entre R$ 15 e R$ 60.

portal correio

Comissão Europeia aconselha cidadãos a deixarem o Facebook Com Era Digital, muitas pessoas estão preocupadas com a privacidade e com a segurança dos dados que são compartilhados na internet


InfoMoney
Com Era Digital, muitas pessoas estão preocupadas com a privacidade e com a segurança dos dados que são compartilhados na internet. A orientação da Comissão Europeia para esses casos é bem simples: saia do Facebook.

De acordo com informações do jornal The Guardian, a legislação local não tem como garantir a proteção dos dados de quem está vinculado a um serviço norte-americano. Por lei, empresas que operam dentro da União Europeia são proibidas de informar dados dos usuários para os Estados Unidos.

Os comentários foram feitos pelo advogado do bloco Bernhard Schima, em resposta a questionamentos levantados pelo ativista Maximilian Schrems, que queria saber se é seguro transferir informações aos Estados Unidos após a revelação feita por Edward Snowden de que o país usa suas empresas de tecnologia para espionar as comunicações de pessoas no mundo todo.

"Você talvez devesse considerar encerrar sua conta no Facebook, se tiver uma", foi a resposta do procurador-geral, Yves Bot, em uma audiência do caso sobre privacidade na rede social no Tribunal Europeu de Justiça, em Luxemburgo. O caso recolhe denúncias apresentadas contra a Apple, Facebook, Microsoft, Skype e Yahoo. O Facebook não se pronunciou sobre o assunto. 

InfoMoney (Bloomberg) 
© Foto: Bloomberg InfoMoney
 
 rondoniadinamica.com

Piloto de avião gritou ao copiloto para que abrisse 'maldita porta', diz jornal Segundo o 'Bild', gravação foi registrada pela caixa-preta da aeronave. Copiloto teria derrubado deliberadamente avião da Germanwings.


Foto de arquivo mostra Andreas Lubitz, o copiloto do voo 4U9525, correndo na Airportrun, em Hamburgo (Alemanha), em setembro de 2009 (Foto: Michael Mueller/AP)Foto de arquivo mostra Andreas Lubitz, o copiloto do voo 4U9525, correndo na Airportrun, em Hamburgo (Alemanha), em setembro de 2009 (Foto: Michael Mueller/AP)
O piloto do avião que caiu nos Alpes franceses pediu aos gritos para que o copiloto, que teria derrubado intencionalmente a aeronave, que abrisse "a maldita porta" enquanto tentava derrubá-la, mostraram as gravações da primeira-caixa preta encontrada.
Quando o copiloto, Andreas Lubitz, já teria acionado o sistema de descida, e os controladores aéreos franceses tinham tentado às 10h32 contatar sem sucesso o avião, a gravação registra o sinal de alarme automática de perda de altura, revelou neste domingo (29) o jornal "Bild".

Imediatamente depois se ouve um forte golpe, como se alguém tentasse abrir com um chute a porta da cabine, e a voz do capitão, Patrick Sondenheimer, gritando: "Pelo amor de deus, abre a porta!".
Ao fundo é possível ouvir os gritos dos passageiros.
Às 10h35, quando o avião ainda estava a sete mil metros de altura, a gravação registrou "ruídos metálicos fortes contra a porta da cabina" como se ela estivesse sendo golpeada.
90 segundos depois, a cinco mil metros de altura, um novo alarme é ativado, e é possível ouvir o piloto gritar: "Abra essa maldita porta!".
Às 10h38, ainda a cerca de quatro mil metros de altura, é possível ouvir a respiração do copiloto, que não diz nada.
Às 10h40, o aparelho toca a montanha com a asa direita e de novo são ouvidos gritos dos passageiros, os últimos sons registrados pela caixa-preta.
A hora e meia de gravação resgatada revelou também como o capitão, às 10h27 e a 11.600 metros de altura pede ao copiloto que comece a preparar a aterrissagem em Düsseldorf e ele responde, entre outras palavras, com um "tomara" e um "vamos a ver".
Em entrevista coletiva na quinta-feira, quando foi comunicado que as gravações permitem concluir que o copiloto derrubou intencionalmente a aeronave, que levava 150 pessoas a bordo, o promotor de Marselha qualificou as respostas do copiloto a seu comandante de "lacônicas".
Após decolar com atraso de Barcelona, o comandante tinha explicado ao copiloto, entre outras coisas, que não tinha tido tempo de ir ao banheiro, e Lubitz ofereceu assumir o comando da aeronave em qualquer momento.
Depois do controle para preparar a aterrissagem o copiloto volta a oferecer ao comandante assumir o comando para que ele possa ir ao banheiro.
Dois minutos mais tarde, Sondenheimer diz: "Pode assumir o comando".
Então é ouvido o barulho de uma cadeira e da porta se fechando.
Exatamente às 10h29 o radar registrou a primeira diminuição de altitude do avião.

globo.com