PAGINA INICIAL

segunda-feira, 1 de abril de 2013

Cirurgia pode aposentar óculos Procedimento a laser para correçãode miopiaestá mais moderno e tem atraído grande número de pessoas que querem melhorar a visão.


Francisco França
Para George Luiz a cirurgia refrativa melhora a qualidade de vida dos pacientes
Quem passa pela experiência de usar óculos ou lentes de contato, sabe do incômodo e da falta de liberdade que estes acessórios provocam. Uma simples ida à praia ou praticar esportes pode se tornar um problema para os que sofrem de miopia, astigmatismo ou hipermetropia. Graças aos avanços tecnológicos, através da cirurgia refrativa, é possível enxergar sem óculos, com uma operação sem dores, pós-operatórios rápidos e resultados positivos.
A cirurgia a laser para correção de grau é tão segura, e a tecnologia utilizada tão avançada, que se tornou o procedimento cirúrgico mais realizado no mundo todo. O laser empregado é o Excimer, um feixe de luz ultravioleta invisível e sem calor que, através de um controle digital, retira camadas de tecidos com precisão microscópica, devolvendo a visão normal a quem se submete ao procedimento. Com baixo risco e de rápida recuperação, permite aos pacientes que realizem atividades rotineiras como praticar esportes, dirigir e ver TV sem lentes corretivas.
Segundo o oftalmologista do Centro de Tratamento da Visão (CTV Laser), George Luiz Soares de Oliveira, o bem-estar proporcionado pela cirurgia é o maior atrativo para os pacientes.
“A liberdade de não utilizar mais óculos e o incômodo que muitas pessoas sentem quando utilizam lentes de contato são os maiores fatores que fazem com que as pessoas realizem o procedimento”, revela sobre a procura pela cirurgia refrativa.
A cirurgia refrativa garante, antes de tudo, melhora considerável da qualidade de vida dos pacientes, permitindo que eles vejam com nitidez desde o momento de acordar até a noite. “O principal objetivo é fazer com que o paciente enxergue sem óculos”, conta George Luiz.
Para o paciente Fábio Mendes, a decisão de fazer a cirurgia foi fácil e muito conversada com o seu médico. Com cinco graus de miopia e astigmatismo estabilizados há mais de três anos, se livrar dos óculos sempre foi o seu desejo. “Me adaptava bem aos óculos, mas sentia muito incômodo ao ter que usá-los para praticar esportes, atividades que faço rotineiramente. Com a cirurgia senti um alívio na minha vida”, desabafa.
A recuperação é bastante rápida e em cerca de um mês o paciente pode retomar todas as atividades. No dia seguinte à cirurgia, já é possível trabalhar, assistir televisão e usar o computador. Já as atividades físicas sem contato podem ser retomadas logo em seguida.
Correção é mais indicada para pessoas com mais de 21 anos
Como toda cirurgia, os cuidados são necessários antes e após o procedimento e devem ser seguidos de forma adequada e orientada pelo médico. Seguir as recomendações do oftalmologista pode diminuir consideravelmente ou até eliminar o grau de deficiência visual.
Para obter um resultado ideal é importante também que o paciente faça uma avaliação pré-operatória criteriosa, fundamental para que ele tenha todas as suas dúvidas esclarecidas, além de permitir que o médico alcance resultados estáveis e sem complicações.
Para evitar que a deficiência volte, a oftalmologista Janete Montenegro, do CTV Laser, recomenda que a cirurgia seja feita por pessoas acima de 21 anos, com o grau estabilizado há pelo menos um ano, e que tenham uma espessura adequada da córnea, a lente externa do olho.
“O equipamento utilizado no Centro de Tratamento da Visão é o Schwind Amaris 750S, que combina maior velocidade com alta precisão, e é considerado hoje o de melhor desempenho em cirurgia refrativa”, revela a oftalmologista sobre a tecnologia empregada. 

Grau deve estar estabilizado
Foi preciso muita conversa com o oftalmologista Daniel Montenegro, do CTV Laser, para que Fábio optasse pelo procedimento. “Conversei muito com o meu médico para esclarecer todos os riscos e fazer um acompanhamento detalhado. Tive que aguardar um pouco até o meu grau estabilizar”. Fábio fez a cirurgia nos dois olhos em janeiro deste ano e, desde lá, não teve nenhum incômodo. “Valeu a pena esperar”, revela ele.
Já o paciente Raimundo Freire espera ansioso pela cirurgia que está marcada com o oftalmologista George Luiz. Raimundo revela que ter conhecido os equipamentos tecnológicos o tranquilizou. “Estou bem confiante, pois vi que o equipamento é moderno e um dos melhores do mercado”. Há seis meses, o paciente pesquisa os benefícios da cirurgia refrativa e conversa com o Dr. George Luiz para tirar suas dúvidas.
“A maior dificuldade foi ter que voltar a usar óculos durante este período pré-cirúrgico, pois sempre usei lentes de contato, mas acredito que o esforço é válido”, diz. O objetivo do paciente é se livrar do incômodo do uso das lentes de contato em torno de cinco graus. “Quero ficar livre para nadar e realizar atividades que deixei de lado por conta da restrição causada pelas lentes de contato”, desabafou.
J P
OPIPOCO

China: Duas pessoas morrem devido ao vírus H7N9

A Comissão da Saúde e Planejamento Familiar da China, confirmou no dia 31 de Março, as informações sobre três civis chineses contagiados pela gripe aviária (H7N9), na cidade de Shanghai, e na província de Anhui. Entretanto, dois dos pacientes morreram em Shanghai e o outro caso, em Anhui, encontra se em situação grave, e está internado no hospital da cidade de Nanjing, capital da província de Jiangsu, no sul da China.

Estes são os primeiros casos de infecção de gripe aviária (H7N9), registrados em seres-humanos. Os sintomas, envolvem infeção nas vias respiratórias, como febre e tosse, e, consequentemente, pneumonia e dificuldades respiratórias. Até ao momento, ainda não foi confirmada a fonte do vírus que resultou no contágio dos três cidadãos chineses. Entre as pessoas que mantiveram contato próximo com as vítimas, ainda não foi registrada nenhum sintoma.
Após o ocorrido, a Comissão da Saúde e Planejamento Familiar da China tomou imediatamente as providências de urgência, e já enviou uma equipa de especialistas para o local para dar orientação e coordenação. Segundo um especialista, a maior parte das pessoas têm um sistema imunitário preparado para enfrentar este tipo de vírus, ainda assim, é aconselhável que mantenham a atenção, e sigam as medidas de prevenções necessárias.
Tradução: Xie Haitian               Revisão: João Pimenta 

Youtube anuncia que vai fechar no Dia das Mentiras

Youtube anuncia que vai fechar no Dia das Mentiras

O serviço de partilha de vídeos YouTube anunciou, numa elaborada mentira de 1 de Abril, que vai fechar durante uma década, e que o site fazia afinal parte de um concurso para encontrar o melhor vídeo.

«Chegou finalmente a altura de anunciar o vencedor», anunciaram os responsáveis do YouTube num vídeo de três minutos e meio divulgado na página principal no domingo.
A mensagem era simples: O portal mais popular em todo o mundo de partilha de vídeos iria fechar no final do dia para analisar todos os vídeos submetidos que recebeu ao longo dos anos, e anunciaria o vencedor em 2023.
«Estamos portanto perto do fim. Esta noite, à meia-noite o youtube.com deixará de aceitar entradas. Depois de oito anos fantásticos, é finalmente chegada a altura para rever tudo aquilo que foi carregado para o portal e iniciar o processo de escolha de um vencedor», afirmou Tim Liston, designado director da competição. 

diariodigital.sapo

Após declaração polêmica, fãs de Joelma ameaçam Aguinaldo Silva

Aguinaldo Silva é autor de novelas da TV Globo Foto: AgNews
Aguinaldo Silva é autor de novelas da TV Globo

Aguinaldo Silva não gostou das declarações de Joelma, que, em entrevista ao colunista Bruno Astuto, da revista Época, disse ser contra a união homossexual porque, segundo ela, a Bíblia não concorda com o fato. A cantora disse que se tivesse um filho gay “lutaria até a morte para fazer sua conversão”.
O autor de novelas alfinetou a loira em seu Twitter. "Joelma é a Lady Gaga do Recôncavo: canta mal, dança mal, rebola mal, se veste mal e quando abre a boca só fala besteira. Me diz: como é que num mundo tão rico e diversificado como o nosso, alguém se sente realizado por ser fã da Joelma? Pobreza tem limite!", disse.
No post seguinte, Aguinaldo disse que foi ameaçado por fãs da cantora. "Não é que a Joelma tem fãs? Eles ficaram histéricos por causa da minha opinião sobre a cantora, me ameaçaram até de morte! Ora, vão se catar", escreveu. Após algumas horas, resolveu esclarecer a situação. "Não, os fãs de Joelma não me ameaçaram de morte: alguns desejaram a minha morte e juraram que ela vai acontecer logo, porque sou velho".
"O problema é que jovens morrem em incêndios de boates, desastres de automóveis, overdoses de pó barato, balas perdidas, e eu cheguei aos 70", finalizou.
Terra

Seca aumenta em 37% os custos com alimentos

Image 
 
A seca deve continuar aumentando o custo dos alimentos, que já acumulam alta de 37,77% nos últimos 12 meses, bem superior à média de aumento de todos os produtos e serviços (10,19%), conforme o Índice de Preços ao Consumidor (IPCA), elaborado pelo Instituto de Desenvolvimento Municipal e Estadual (Ideme). O período de início de plantio está passando e os produtores rurais estão perdendo a expectativa que as chuvas encerrem a maior seca das últimas décadas. Enquanto isso, fornecedores em atacado no Estado acreditam que o encarecimento deve continuar porque já buscaram outros locais para comprar frutas, verduras e cereais e a oferta continua sendo reduzida.

De acordo com o economista do Ideme, Geraldo Lopes, a diminuição da oferta dos produtos, causada pela seca, teve como consequência direta a elevação no nível da inflação. Ele esclareceu que o custo ficou ainda maior porque, para suprir essa pouca oferta local, foi trazida produção de outras regiões, que também é cara, já que há incidência de custos com frete.

"Os preços dos alimentos nos últimos meses contribuíram com o aumento do custo de vida em João Pessoa, na região Nordeste e no Brasil. No ano de 2012, foi registrada a pior seca dos últimos 50 anos na Paraíba, no Nordeste e até mesmo em algumas regiões do Brasil. Dessa forma, a oferta de produtos destinados à alimentação foi reduzida em todo ano de 2012 e nos primeiros meses de 2013”, destacou. 

cariri ligado

PEC dá mais direitos às domésticas, mas informais ainda são maioria Pesquisador do Ibre/FGV diz que informalidade deve aumentar com lei. Secretaria de Políticas para Mulheres e sindicato apostam em regularização.

Aprovada na última terça-feira (26) pelo Senado, a chamada PEC das domésticas dá mais direitos aos profissionais da categoria. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no entanto, a maioria desses trabalhadores ainda está na informalidade.
De cada dez trabalhadores domésticos, só três tinham registro na carteira de trabalho, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad) de 2011. A taxa de informalidade entre esses empregados chega a 69%, e é ainda mais alta entre as mulheres, que são mais de 93,6% deste mercado. Para elas, a informalidade é de 70,7%, contra 53% entre os homens.
Trabalhadores domésticos - formalização (Foto: Editoria de Arte/G1)
Os dados levam em conta trabalhadores como motoristas, cuidadores, empregadas mensalistas e até as diaristas, formando um universo de 6,6 milhões de trabalhadores.
Segundo o Sindicato das Empregadas e Trabalhadores Domésticos de São Paulo (Sindoméstica-SP), a informalidade entre as mensalistas alcança 63%, sendo que as outras 47% têm registro em carteira.
“É um dos setores com mais informalidade da economia, com certeza”, diz o professor do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre/FGV), Fernando de Holanda Barbosa Filho.
A informalidade é ainda mais acentuada na região Nordeste, onde apenas 14% das domésticas têm carteira assinada, contra 36% no Sudeste.
Entre 2001 e 2011, a taxa de formalização entre as domésticas cresceu 31,8%, enquanto o número de trabalhadores domésticos cresceu 11,95%. Entre 2009 e 2011, a taxa subiu apenas 3 pontos percentuais, de 26,4% para 29,3%, uma diferença considerada pequena pela Secretária Nacional de Avaliação de Políticas e Autonomia Econômica das Mulheres, da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República, Tatau Godinho.
Maior ou menor formalização?
Tatau acredita, no entanto, que a formalização irá aumentar com a PEC das Domésticas.
“A expectativa é que a legislação eleve a formalização porque avaliamos que há um aumento do reconhecimento na sociedade brasileira de que isso é um direito”, diz Tatau. “Não acredito que vai diminuir, até porquê quem está com muito medo é porque não cumpre os que elas já têm hoje.
Mesma opinião tem a presidente do Sindoméstica-SP, Eliana Gomes Menezes: "deve melhorar porque o patrão vai respeitar mais os empregados. Hoje mesmo, diversas pessoas vieram tirar dúvidas sobre como formalizar”, afirma.
Mas o pesquisador Fernando de Holanda Barbosa Filho, do Ibre, acredita que a PEC das Domésticas vai elevar o grau de informalidade no mercado por conta da elevação dos custos trabalhistas. “Sobre a lei, o que se observa é que ela tende a aumentar a informalidade, possivelmente vai haver uma troca (de domésticas para diaristas), substitui um tipo por outro. O governo vai antecipar um processo natural, já que esse trabalho estava sendo reduzido, mas ia demorar alguns anos”, diz Barbosa.
O salário médio dos trabalhadores domésticos está aumentando em ritmo elevado, entre 2009 e 2011, segundo a PNAD. A alta foi de 18% para os trabalhadores com carteira assinada e 29,7% para os sem carteira.
O pesquisador, que desenvolve o Índice de Economia Subterrânea (IES) em parceria com o Instituto Brasileiro de Ética Concorrencial (Etco), acredita que o ajuste não será imediato; deve acontecer gradativamente.
Para a Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República, já há diminuição do número de trabalhadoras domésticas no país, em parte porque as mulheres buscam outras formas de trabalho e em parte porque as famílias estão se organizando de outra maneira.
Citando a redução de 12% para menos de 3% no número de empregadas domésticas que moravam na casa em que trabalham, entre 1995 e 2009, Tatau Godinho vê uma “mudança brutal das relações de trabalho, da vida domestica, divisão do trabalho entre mulheres e homens”. “A sociedade vai aprendendo a convier com relação que não é servil, é de trabalho”. 
globo.com

M. Moreno vira moeda de troca e deve sair do Grêmio


M. Moreno vira moeda de troca e deve sair do Grêmio
 Fora dos planos do técnico Vanderlei Luxemburgo, o atacante Marcelo Moreno virou moeda de troca no Grêmio.

A direção tricolor tenta nos próximos dias se desfazer do centroavanteboliviano ou emprestando, ou trocando por outro atleta ou negociando em definitivo aquela que foi a contratação mais cara da temporada de 2012, com o Grêmio pagando ao Shakthar Donetsk 6 milhões de euros por 70% dos direitos econômicos.

A situação do atleta no clube ficou insustentável após o seu pai, Mauro Martins, cobrar publicamente da direção e do técnico Vanderlei Luxemburgo a reserva de Marcelo Moreno após a contratação do centroavante Barcos. Mauro Martins chegou a declarar que o Grêmio era um timinho até a chegada de Marcelo Moreno e que o seu filho era muito melhor que o reforço argentino.

“Nós estamos trabalhando para que o Marcelo Moreno tenha a sua questão bem encaminhada. Ele é patrimônio do clube, um jogador que tem que ser protagonista e hoje ele não é protagonista no Grêmio porque nós temos outros jogadores para ocupar este espaço. Nós tivemos vários episódios em que as discussões em relação ao Moreno foram feitas publicamente de forma unilateral e eu sempre tive a preocupação de preservaresta situação”, destacou Rui Costa, executivo de futebol do Grêmio.

Hoje Moreno não figura nem como alternativa do time reserva. No empate por 1 a 1 contra o Passo Fundo, no último domingo, em queLuxemburgo escalou um time misto, Marcelo Moreno não foi nem relacionado para o jogo.

O atacante já despertou interesse de alguns clubes no Brasil, entre eles o Cruzeiro, onde já atuou e deixou uma boa imagem, do Botafogo, do Flamengo e do Palmeiras, porém o alto salário que recebe no Grêmio acaba assustando os times que desejam contar com o seu futebol.

​Recentemente Moreno deu uma entrevista para a imprensa boliviana na qual disse que pretende definir o seu futuro até o mês de junho e que se for para sair do Grêmio tem que ser para o mercado do exterior. O contrato dele com os gaúchos vai até 2015.

Terra/pb agora

Concursos oferecem mais de 1.100 vagas e salários podem chegar a R$ 16 mil Confira as informações sobre os maiores concursos anunciados nesta semana.


Reprodução/Internet
123
Anvisa, Banco Central e Ibama estão com vagas abertas
O Ministério Público da União (MPU) está com inscrições abertas até o próximo dia 9, no site do Cespe/UnB, organizador do concurso. Inicialmente, são oferecidas 147 vagas imediatas, mais cadastro de reserva, que deverá ter bom aproveitamento, em todos os estados e no Distrito Federal. Há 109 oportunidades para técnico administrativo, que requer nível médio, e 38 para analista processual, que exige curso superior em Direito.
As remunerações são de R$5.285,16 para técnico e R$8.216,55 para analista, incluindo auxílio-alimentação, de R$710. A carga de trabalho é de 40 horas semanais, e a taxa, de R$55 e R$70, respectivamente. As pessoas de baixa renda, inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) do governo federal, podem solicitar isenção do valor durante todo o período determinado para as inscrições.
Os candidatos a analista processual serão submetidos a provas objetiva e discursiva, com quatro horas e meia de duração e aplicação prevista para a manhã do dia 19 de maio. Já os postulantes a técnico administrativo terão três horas e meia para realizar apenas um exame objetivo, na mesma data, à tarde.
Inscrições e isenção de taxa: www.cespe.unb.br/concursos/mpu_13
Provas serão em maio.
Anvisa tem salários de R$ 4,7 mil a R$ 10 mil
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), continua com inscrições abertas para 314 vagas de nível médio e superior. A organização do certame é da empresa Cetro Concursos Públicos, Consultoria e Administração.
As oportunidades serão distribuídas entre os cargos de Técnico Administrativo, Técnico em Regulação e Vigilância Sanitária, Analista Administrativo e Especialista em Regulação e Vigilância Sanitária, todos com jornadas de trabalho previstas em 40h semanais e com remunerações de R$ 4.760,18, R$ 4.984,98, R$ 9.263,20 e R$ 10.019,20, respectivamente. A lotação dos contratados será em Brasília, Distrito Federal, sede da Anvisa.
De acordo com a organizadora, as inscrições serão recebidas de 20 de março a 10 de abril pelo site www.cetroconcursos.org.br, com taxas de R$ 50,00 para nível médio e de R$ 70,00 para superior.
A informação é de que os participantes do concurso serão submetidos à uma primeira etapa de avaliações dividida em duas partes, sendo a primeira formada de prova objetiva e prova discursiva e a outra de avaliação de títulos; a segunda parte será constituída de curso de formação profissional com carga de 160h.
Ibama abre seleção para 61 vagas no País
O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) abriu concurso público para 61 vagas de analista administrativo. O salário é de R$ 6.134,15.
O candidato deve ter diploma de conclusão de curso de graduação de nível superior, fornecido por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação, e registro no órgão de classe específico, quando for o caso.
As vagas gerais serão distribuídas entre os estados do Acre, Amapá, Amazonas, Bahia, Distrito Federal, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Piauí, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins. O Distrito Federal concentra o maior número de vagas: 27.
As inscrições devem ser feitas pelo site da Cespe-UnB no período entre 10h do dia 8 de abril e 23h59 do dia 29 de abril. A taxa é de R$ 85.
As provas objetivas, a prova discursiva e a perícia médica dos candidatos que se declararem com deficiência serão realizadas nas cidades de Aracaju, Belém, Belo Horizonte, Boa Vista, Brasília, Campo Grande, Cuiabá, Curitiba, Florianópolis, Macapá, Manaus, Palmas, Porto Alegre, Porto Velho, Rio Branco, Salvador, São Luís, São Paulo, Teresina e Vitória.
Concurso do BC terá 515 vagas
O Ministério do Planejamento autorizou a realização de um novo concurso público para o Banco Central. A seleção será destinada ao preenchimento de 515 vagas , assim distribuídas: 100 para técnico (nível médio), 400 para analista (superior) e 15 para procurador (bacharelado em Direito). A portaria de autorização foi publicada no Diário Oficial da União da última segunda-feira. As remunerações atuais são de R$5.290, para os técnicos; R$13.333, para os analistas; e R$16.092, para os procuradores. Os contratos serão regidos pelo regime estatutário, garantindo, assim, a estabilidade empregatícia dos concursados.
O prazo limite é de seis meses - a contar de sua publicação - para divulgação do edital de abertura, isto é, até 25 de setembro. Contudo, a expectativa é de que a divulgação aconteça antes disso. O chefe-adjunto do Departamento de Gestão de Pessoas (Depes) do Banco Central, Delor Moreira, durante a 3ª Feira da Carreira Pública e Mercado de Trabalho, no Rio de Janeiro, informou que o órgão pretendia divulgar o edital, no máximo, três meses após o concurso ser autorizado. Caso isso se confirme, o documento deverá sair até o final de junho.
O BC solicitara o preenchimento de 1.850 vagas, nos cargos de técnico (400 vagas; nível médio), analista (1.330; superior) e procurador (120; bacharelado em Direito), para concursos no biênio 2013-2014. Para este ano, a expectativa é de que seriam autorizadas 1.090 oportunidades, sendo 200 técnico, 830 para analista e 60 para procurador.
UFPE inscreve para 130 cargos
Estão abertas as inscrições do concurso para a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) que oferece 130 vagas em todos os níveis de escolaridade. Os ganhos variam de R$1.547,23 a R$3.138,70. A carga de trabalho corresponde a 40 horas semanais, exceto para os que exercerem a função de médico/área e veterinário, que cumprirão 20 horas por semana. O certame é válido por um ano, renovável por igual período.
As inscrições devem ser feitas até o dia 10 de abril, no site da Comissão de Processos Seletivos e Treinamentos (Covest-Copset) da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da UFPE, organizadora. O valor da taxa é de R$40 para os níveis fundamental, médio e médio/técnico e R$70 para superior. O boleto deve ser pago no Banco do Brasil, até o dia 11 de abril.
O período para solicitar isenção de taxa também começa nesta segunda e, vai até 1° de março. Têm direito ao benefício aqueles os inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e forem membros de família de baixa renda estarão isentos do pagamento. O requerimento está disponibilizado no no site da organizadora.
No dia 26 de maio, será aplicada a prova objetiva. O teste para os cargos de níveis fundamental, médio e médio/técnico será composto de 40 questões sobre as disciplinas de Matemática, Português, Conhecimentos Específicos e Noções de Informática para algumas funções. Os candidatos terão três horas para realizar o exame.
No entanto, os que disputam as vagas de nível superior responderão a 50 questões tendo quatro horas para resolvê-las. Neste caso, as matérias abordadas serão Língua Portuguesa e Conhecimentos Específicos. Concorrentes aos cargos de administrador, bibliotecário, contador, engenheiro, engenheiro de Segurança do Trabalho, estatístico, pedagogo, químico, secretário-executivo e tecnico em Segurança e em Assuntos Educacionais também responderão a questões sobre Noções de Informática.
Veja todos os principais concursos em andamento no Brasil na edição deste domingo do Jornal Correio da Paraíba. 
portal correio