PAGINA INICIAL

terça-feira, 19 de março de 2013

O buraco é mais em baixo

 

Fifa confirma sorteio dos grupos em 6 de dezembro, na Costa do Sauípe (BA) Evento que definirá os grupos do Mundial terá início às 13h (de Brasília)

Aldo Rebelo (à esq.) e Jérôme Valcke - Foto: Fabrice Coffrini / AFPApós encontro com o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, e o presidente da Fifa, Joseph Blatter, nesta terça-feira, em Genebra, na Suíça, o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, confirmou que o sorteio dos grupos da Copa do Mundo acontece dia 6 de dezembro, na Costa do Sauípe, na Bahia, às 13h (de Brasília).

Durante a reunião, Blatter confirmou que estará no Brasil em breve visitando todas as cidades-sede do Mundial. Segundo Rebelo, os estádios que ficaram fora da Copa das Confederações, mas que serão usados na Copa do Mundo, serão entregues à Fifa em dezembro.

- Nunca invocaria a pontualidaede dos trens suíços para os organizadores das Copas. Não precisamos nas obras a pontualidade dos trens suíços. E quem sou eu para falar sobre as diferenças culturais entre suíços e brasileiros - disse Blatter. 

ahebrasil

Acidente de ônibus na Índia deixa mais de 30 pessoas mortas

China -  Um acidente de ônibus na Índia deixou 37 pessoas mortas e pelo menos 15 feridas após o veículo cair de uma ponte no distrito de Ratnagirim, a oeste de Maharashtra, segundo informou fontes policiais. O fato ocorreu nesta terça-feira antes do amanhecer. O ônibus que ia para Mumbai caiu no leito seco de um rio.
De acordo com as primeiras investigações, o condutor perdeu o controle do veículo.

Acidente de ônibus na China deixa pelo menos 37 pessoas mortas e 15 feridas | Foto: EFE
Acidente de ônibus na Índia deixa pelo menos 37 pessoas mortas e 15 feridas | Foto: EFE 
odia.ig

Semelhança entre diabo de série religiosa e Obama causa polêmica


O ator Mohamen Mehdi Ouazanni caracterizado em The Bible e o presidente dos EUA Foto: Reuters / Divulgação
O ator Mohamen Mehdi Ouazanni caracterizado em The Bible e o presidente dos EUA
Foto: Reuters / Divulgação


O semelhança física entre o personagem satã da série de TVThe Bible, interpretado pelo ator marroquino Mohamen Mehdi Ouazanni, e o presidente dos EUA, Barack Obama, gerou uma grande polêmica no país, nesta segunda-feira (18) no país, segundo a qual algumas pessoas passaram a questionar se a coincidência não poderia também esconder uma suposta mensagem política.
A discussão em torno da semelhança física entre satã e Obama foi repercutida nas redes sociais pelo comentarista conservador cristão Glenn Beck, que, no domingo (17), perguntou aos seus mais de 640 mil seguidores do Twitter se o personagem da série do History Channel era como "esse tipo", em alusão ao presidente dos EUA.
Junto com a mensagem, Beck também postou uma imagem do personagem interpretado por Ouzanni - encapuzado e com semblante de seriedade -, reproduzida na imprensa local e comparada com outras fotos de Obama.
Ouzanni já havia participado de outras séries de conteúdo religioso antes de The Bible, comoBíblia Sagrada - Davi, Jeremiah, No Começo e Os Dez Mandamentos.
O History Channel ainda não se pronunciou em relação à polêmica, que certamente despertará mais interesse na série. Com apenas dez capítulos, The Bible se transformou rapidamente em grande êxito nos EUA - sua estréia, no início do mês, registrou audiência de 13 milhões de espectadores.
De acordo com o site The Hollywood Reporter, a série conta com produtores que contribuíram financeiramente na campanha presidencial de Obama de 2008, assim como na Convenção Nacional Democrata de 2009 e em outros candidatos do mesmo partido.
Mas não é a primeira vez que uma série de televisão se vê envolvida em uma polêmica deste tipo. No ano passado, os criadores de Game of Thrones tiveram de pedir desculpas pela utilização indevida de cabeças similares à do ex-presidente George W. Bush em sequências de pessoas decapitadas.
Na ocasião, David Benioff e D.B. Weiss admitiram ter usado um modelo de rosto similar ao de Bush por motivos de orçamento.
"A cabeça de George Bush aparece em algumas cenas. Não foi uma escolha e não se trata de uma mensagem de conteúdo político, já que tivemos que usar todas as cabeças que tínhamos ao nosso alcance", justificaram. 
terra

'Queria testar a correção do Enem', diz jovem que pôs receita na redação Candidato ganhou nota 560 após escrever um parágrafo sobre o Miojo. MEC diz que ele foi penalizado por fugir ao tema, mas não anula o texto.

Um candidato inseriu uma receita de macarrão instantâneo no meio da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e obteve 560 pontos na prova (a nota máxima é 1.000 pontos). O estudante postou a prova no seu perfil do Facebook junto com as justificativas dos corretores do exame com o comentário “Bela avaliação”. O caso foi destacado na edição desta terça-feira (19) do jornal "O Globo". Em entrevista ao G1, o estudante mineiro Carlos Guilherme Ferreira, de 19 anos, disse que escreveu um parágrafo com a receita “para testar o novo sistema de avaliação do Enem”.
A redação foi considerada "adequada" pelos corretores do Enem. Segundo o MEC, o texto não apresentou discrepância de nota acima de 200 pontos entre os dois corretores e não precisou ir para um terceiro corretor.
A redação tem os dois primeiros parágrafos dissertando sobre o tema  "Movimento imigratório para o Brasil no século 21".. Em seguida, o texto diz: "Para não ficar muito cansativo vou agora ensinar a fazer um belo miojo, ferva trezentos mls de água em uma panela, quando estiver fervendo coloque o miojo, espere cozinhar por três minutos, retire o miojo do fogão, misture bem e sirva." O texto termina com mais um parágrafo sobre o tema da imigração.
"Escrevi a receita para testar o novo método de avaliação dos corretores, já que falaram que em 2012 seria diferente, a prova passaria por três corretores diferentes", afirma Ferreira. Ele explica que se inscreveu no Enem quando estava sem estudar, mas no meio do ano entrou no curso de engenharia civil do Centro Universitário Lavras (Unilavras), e resolveu fazer o exame do MEC sem muito compromisso.
Redação com receita do macarrão instantâneo recebeu nota 560 no Enem (Foto: Reprodução/Facebook)Redação com receita do macarrão instantâneo recebeu nota 560 no Enem (Foto: Reprodução/Facebook)
O jovem espera que com a repercussão de sua redação inusitada, os critérios para o próximo Enem sejam mais rigorosos. "Acho que vendo essa redação, esse ano a correção vai ser ainda mais rigorosa e isso é bom né?"
A redação do Enem deve obedecer cinco competências previstas no edital. A realização da prova de redação deveria cumprir as exigências de cinco competências determinadas no edital do MEC:
1ª competência: Demonstrar domínio da norma padrão da língua escrita.
2ª competência: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
3ª competência: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
4ª competência: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários à construção da argumentação.
5ª competência: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando
Na correção, o estudante recebeu 40 pontos de um total de 200 na competência V: “Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos”. Segundo a correção da prova, o candidato atingiu 20% da Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora proposta de intervenção tangencial ao tema ou subentendida no desenvolvimento da argumentação.
Em nota, o Ministério da Educação alegou que "o texto, em sua totalidade, não fugiu ao tema, e não feriu os direitos humanos. Tampouco cabe dizer que o participante teve a intenção de anular sua redação, uma vez que dissertou sobre o tema e não usou palavras ofensivas".
Ainda segundo a nota, "o participante dissertou sobre o tema sugerido, obtendo nota final (560 pontos). No processo de avaliação das redações, a presença de uma receita no texto do participante foi detectada pelos corretores e considerada inoportuna e inadequada, provocando forte penalização especialmente nas competências III (selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista) e V (elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos e considerando a diversidade sociocultural)".
Ainda de acordo com o MEC, a redação em questão possui 24 linhas, sendo vinte referentes ao tema, atendendo às competências, e quatro referentes à receita, com o que sofreu severa penalização.
Erros de português
Redações que obtiveram nota máxima no Enem apresentaram graves erros de português, segundo reportagem publicada nesta segunda-feira (18) no jornal "O Globo". Palavras escritas com erros de grafia como "rasoável", "enchergar" e "trousse" apareceram em alguns textos que ganharam nota 1.000. Também foram percebidos erros de concordância em algumas redações.
O Ministério da Educação explicou que o texto é analisado como um todo, e o que importa mesmo é que candidato tenha um excelente domínio do português, mesmo que ele cometa pequenos desvios gramaticais.
De acordo com o guia elaborado pelo MEC para explicar a correção da prova de redação, a nota máxima na primeira competência significa que apresentou nenhum ou "pouquíssimos desvios gramaticais leves e de convenções da escrita". O erro de grafia em palavras simples e o fato de que ele não ocorre em várias partes do texto, segundo o ministério, "revela que as exigências da norma padrão foram incorporadas aos seus hábitos linguísticos e os desvios foram eventuais".
Cálculo da nota
A nota final da redação corresponde à média aritmética simples das notas atribuídas por dois corretores. Caso houvesse discrepância de 200 pontos ou mais na nota final atribuída pelos corretores (em uma escala de 0 a 1.000), ou de 80 pontos ou mais em pelo menos uma das competências, a redação passaria por um terceiro corretor, em um mecanismo que o Inep chama de "recurso de oficio".
Se a discrepância persistisse, uma banca certificadora composta por três avaliadores examinaria a prova. Os candidatos poderiam solicitar vistas da correção, porém não puderam pedir a revisão da nota.
Dados divulgados pelo MEC em janeiro mostraram que 4.113.558 redações foram corrigidas no exame deste ano, e 826.798 entraram no sistema de terceira correção.
Ainda de acordo com o MEC, 1,82% das redações foi entregue em branco e 1,76% teve nota zero, o que acontece caso o estudante quebre uma das regras da prova (como escrever com caneta preta, com um número mínimo de linhas ou copiar os textos usados como base). Das mais de 826 mil redações com discrepância, 100.087 redações, após a terceira correção, foram encaminhadas ainda para uma banca examinadora, caso previsto para as provas que mantêm uma discrepância mesmo após a terceira correção. 
globo.com

Ministra do STF manda suspender nova regra de distribuição dos royalties


ImageA ministra do STF (Supremo Tribunal Federal) Cármen Lúcia determinou nesta segunda-feira (18) a suspensão do novo sistema de distribuição dos royalties de petróleo. A decisão é provisória (liminar) e ainda precisa ser referendada pelo plenário do tribunal para se tornar definitiva, mas não há data para que isso ocorra.

Os royalties são um percentual do lucro obtido pelas empresas e pagos ao Estado como forma de compensação pelo uso de recurso natural.

Cármen Lúcia atendeu ao pedido do governo do Rio de Janeiro para suspender as novas regras que estabelecem uma distribuição mais igualitária das receitas. O novo modelo de distribuição foi fixado na semana passada com a derrubada do Congresso do veto da presidente Dilma Rousseff à lei dos royalties.

Na ação, protocolada na sexta-feira (15), o Rio pede que o STF declare inconstitucional as normas fixadas para contratos de exploração já assinados e para os campos que ainda serão licitados.

Cármen Lúcia afirma no despacho que a medida é urgente por conta da dificuldade de desfazer seus efeitos. "Pelo exposto, na esteira dos precedentes, em face da urgência qualificada comprovada no caso, dos riscos objetivamente demonstrados da eficácia dos dispositivos e dos seus efeitos, de difícil desfazimento, defiro a medida cautelar até o julgamento final da presente ação", decidiu a ministra.

Além do Rio, Espírito Santo e de São Paulo, além da Assembleia Legislativa do Rio, questionaram a ação no STF, mas a ministra ainda não se manifestou sobre as demais ações.

Os Estados produtores --que são confrontantes com plataformas marítimas-- alegam que os royalties são compensações pelos impactos socioambientais causados pela indústria petrolífera e que a verba repara a excepcionalidade da cobrança do ICMS do petróleo, que incide no destino e não na origem do produto, como nas demais atividades.

Os dois argumentos visam manter o antigo cálculo de distribuição dos royalties tanto para os campos já licitados como para os que serão explorados futuramente.

cariri ligado

TRT da Paraíba condena Sadia por falsas promessas de emprego Segundo o TRT, ficou constatado nos autos que a empresa fez promessas ilusórias, gerando prejuízo ao trabalhador


Arquivo
Fachada do Tribunal do Trabalho na Paraíba
A Segunda Turma do Tribunal Regional do Trabalho da Paraíba condenou a empresa Sadia S/A ao pagamento de indenização por danos morais no valor de R$ 40 mil após prometer condições atrativas de trabalho a empregado que, depois de um certo período, se revelaram degradantes. Ficou constatado nos autos que a empresa fez promessas ilusórias, gerando prejuízo ao trabalhador. 
Segundo a narrativa da petição inicial, o trabalhador foi atraído por promessas de boas condições de trabalho na cidade de Lucas do Rio Verde em Mato Grosso (MT). O empregado alega que a firma assumiu o compromisso, no ato da contratação, de fornecer transporte para o local de trabalho e alimentação para família, além de moradia, refeições, assistência médica e odontológica, participação em resultados, seguro de vida, promoções dentro da empresa e transporte da mobília de uma cidade para outra. Porém, a empresa cometeu diversas violações no contrato de trabalho.
O empregado sustenta que trabalhava em condições subumanas, sendo obrigado a pagar aluguel pela moradia fornecida, que estava em péssimas condições de habitação, além de ser oferecida alimentação precária. Assevera que sofreu assédio moral, pois era obrigado a trabalhar em jornada extraordinária e a cumprir metas excessivas, o que fazia sob pressão psicológica e humilhações em virtude da sua origem nordestina. Para conseguir voltar para casa, foi forçado a vender seus móveis a baixo preço.
A Sadia negou ter prometido aluguel, vale transporte, refeição e acesso a planos de saúde a título gratuito. Esclarece que, em momento algum, se comprometeu com o custeio das despesas de viagem de retorno à cidade de João Pessoa. 
portal correio

Vídeo que mostra diferença crucial existente entre Lionel Messi e Neymar bomba na rede


Vídeo que mostra diferença crucial existente entre Lionel Messi e Neymar bomba na rede
O excelente vídeo criado por Pedro Heil demonstra uma diferença crucial existente entre Lionel Messi e Neymar.

Enquanto o consagrado craque argentino enfrenta seus adversários com garra, vontade e sempre em busca do gol, o jovem jogador do Santos parece mais preocupado em ganhar um tiro livre de algum lugar do campo.

Neymar já declarou algumas vezes que isso é uma estratégia de auto-defesa, evitando a ocorrência de lesões.

Balela! Podemos ver que o craque dos cabelos alternativos curte uma simulação cinematográfica e não faz qualquer esforço para continuar nas jogadas.

Pra evoluir na carreira, Neymar também poderia aprender com Lionel a ser mais disciplinado. Veja nas estatísticas que compara o desempenho de ambos em suas ligas nacionais.  



O brasileiro recebeu sete cartões amarelos e foi expulso uma vez, enquanto o astro do Barcelona recebeu apenas uma “tarjeta amarilla”. Outras lições para Neymar já foram dadas pelo maior jogador de todos os tempos  



pb agora