PAGINA INICIAL

quinta-feira, 1 de maio de 2014

Paraíba é o 2º Estado do país com mais servidor público do Brasil Pesquisa revela, ainda, que a Paraíba tem, proporcionalmente, o maior número de prefeitas do País


Imagem ilustrativa

Imagem ilustrativa

A Paraíba é o 2º Estado do País com maior percentual de trabalhadores atuando como servidores públicos. São mais de 170 mil pessoas ocupadas na administração pública direita e indireta, o que significa que 4,5% da população paraibana tinha vínculo com a administração pública em 2013. A administração direta ocupa 98% dessas pessoas, enquanto a indireta 2%. Proporcionalmente ao número da população, a Paraíba fica atrás apenas do Distrito Federal, que tem 5,2% da população trabalhando nesta área.
É o que revela o Questionário Básico da Pesquisa de Informações Básicas Municipais - Munic 2013, divulgado ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A pesquisa revela, ainda, que a Paraíba tem, proporcionalmente, o maior número de prefeitas do País. E mais: 191 municípios paraibanos não têm estrutura de políticas públicas para as mulheres. Além disso, apenas 10 cidades têm atendimento de saúde especializado para casos de violência contra a mulher. Mais de 30% dos gestores municipais não têm conhecimento da Agenda dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM).

Segundo o Munic 2013, sete prefeitos paraibanos têm apenas o ensino fundamental incompleto (3% do total de prefeitos), 16 deles o ensino fundamental, 36% têm curso superior completo e 12% deles têm pós-graduação. Proporcionalmente, a Paraíba tem o maior número de prefeitas no país, são 47 prefeitas, 21% do total. O Rio Grande do Norte também tem percentual de 21%, no entanto naquele estado são apenas 36 prefeitas.

portalcorreio

Protestos marcam as comemorações do Dia do Trabalho pelo mundo Feministas com seios à mostra fizeram manifestação em Paris. Trabalhadores protestaram nas Filipinas, Mianmar e Indonésia.

  As comemorações do Dia do Trabalho nesta quinta-feira (1º) são marcadas por uma série de protestos em vários países do mundo. Em Paris, na França, ativistas do grupo feminista fêmen foram detidas pela Força Nacional quando no centro da cidade com os seios de fora e a frase "Epidemia Fascista" escrita no peito. Trabalhadores também foram às ruas nas Filipinas, Mianmar e Indonésia para protestar por melhores condições de trabalho.
Policiais usam a força para retirar ativista do Femen durante festa do Dia do Trabalho em Paris. (Foto: Kenzo Tribouillard / AFP Photo)Policiais usam a força para retirar ativista do Femen
durante festa do Dia do Trabalho em Paris
(Foto: Kenzo Tribouillard / AFP Photo)
Manifestante atira bomba de gás durante protesto em Istambul, na Turquia (Foto: Emrah Gurel/AP)Manifestante atira bomba de gás durante protesto
em Istambul, na Turquia (Foto: Emrah Gurel/AP)
  •  
Em Rostock, na Alemanha, a polícia foi reforçada para conter os manifestantes (Foto: Tobias Schwarz/Reuters)Em Rostock, na Alemanha, a polícia foi reforçada
para conter os manifestantes (Foto: Tobias
Schwarz/Reuters)
Manifestantes carregam cartazes na Praça Vermelha, em Moscou (Foto: Sergei Karpukhin/Reuters)Manifestantes carregam cartazes na Praça
Vermelha, em Moscou (Foto: Sergei Karpukhin/
Reuters)
Na Turquia, segundo a agência Efe, grupos de manifestantes e a Polícia entraram nesta quinta-feira em confronto quando uma manifestação convocada por vários sindicatos tentou avançar rumo à praça Taksim, fechada por ordem do governo, para comemorar a festa do Primeiro de Maio, segundo informa a imprensa local. Pelo menos 139 pessoas foram detidas e outras 58 ficaram feridas.
Os primeiros choques foram registrados no bairro de Sisli como no de Besiktas, ambos a cerca de dois quilômetros de Taksim, onde as forças de segurança bloquearam com blindados as manifestações dos sindicatos.
Todos os acessos à praça estão fechados por cercas metálicas e só se permite o acesso aos moradores ou a quem trabalha na região, segundo o jornal 'Hürriyet Daily News'.
Os agentes usaram em alguns momentos granadas de gás lacrimogêneo e balas de borracha para dispersar grupos menores de manifestantes.
Na Alemanha, Itália e Espanha também foram registrados protestos.
Na Rússia, em plena efervescência nacionalista alimentada pela crise na Ucrânia, cerca de 100 mil pessoas protestaram na Praça Vermelha de Moscou, muito próxima ao Kremlin, por ocasião do Dia do Trabalho, recuperando uma tradição soviética desaparecida há 23 anos.
"Putin tem razão", "Estou orgulhoso do meu país", afirmavam alguns dos cartazes mostrados pelos manifestantes, em meio a um mar de bandeiras russas.
Outros cartazes e representantes sindicais celebraram a incorporação da Crimeia à Rússia, que não é reconhecida pela Ucrânia e pela comunidade internacional.
"Um vento de liberdade sopra sobre a Crimeia", exclamou um homem com uniforme militar.
As celebrações de 1º de Maio também foram perturbadas no Camboja, onde os sindicatos pediram apoio aos trabalhadores do setor têxtil em greve em duas zonas econômicas especiais perto da fronteira com o Vietnã.
A maioria dos trabalhadores deste setor vital para a economia cambojana, que dá emprego a 650 mil pessoas, ganham menos de US$ 100 mensais.
Fogos de artifícios explodem perto de manifestantes durante protesto em Istambul, na Turquia. (Foto: Umit Bektas / Reuters)Fogos de artifícios explodem perto de manifestantes durante protesto em Istambul, na Turquia (Foto: Umit Bektas / Reuters)
Trabalhadores migrantes da Indonésia pedem fim da escravidão em manifestação realizada em Hong Kong. (Foto: Anthony Wallace / AFP Photo)Trabalhadores migrantes da Indonésia pedem fim da escravidão em manifestação realizada em Hong Kong. (Foto: Anthony Wallace / AFP Photo)
Protesto marca Dia do Trabalho em Manila, as Filipinas. (Foto: Bullit Marquez / AP Photo)Protesto marca Dia do Trabalho em Manila, as Filipinas. (Foto: Bullit Marquez / AP Photo)

Manifestantes marcham por empregos em Mianmar. (Foto: Soe Zeya Tun / Reuters)Manifestantes marcham por empregos em Mianmar. (Foto: Soe Zeya Tun / Reuters)

globo.com

6 provas de que os brasileiros estão ficando mais saudáveis Pesquisa do Ministério da Saúde mostra que o Brasil de hoje faz mais exercícios e come melhor. Pela 1ª vez em 8 anos, número de obesos parou de crescer

FERNANDO MORAES / Veja São Paulo
Exercício físico no Parque Ibirapuera
Pessoas praticam atividades físicas em São Paulo: 33,8% dos brasileiros usam as horas de lazer para atividade física, uma evolução sobre os 30,3% de 2009


São Paulo - O Brasil está se tornando um país de hábitos mais saudáveis. É o que aponta a pesquisa Vigitel 2013, divulgada nesta semana pelo Ministério da Saúde.


  O levantamento, que entrevistou cerca de 53 mil brasileiros em todas as capitais e no Distrito Federal, apontou que, pela primeira vez em oito anos, a parcela de pessoas com excesso de peso e de obesidade ficou estável no país.
Desde a primeira edição da pesquisa, em 2006, o número vinha crescendo em média 1,3% ao ano.
Outros números revelados pela pesquisa mostram que o brasileiro está - ainda que a passos lentos - caminhando para uma vida mais saudável. Mais pessoas estão comendo melhor, fazendo mais exercícios e se preocupando mais com a saúde de forma geral.
Veja 5 números que mostram as melhorias nos hábitos dos brasileiros:
1. Obesidade parou de crescer
Apesar do número de brasileiros obesos ter parado de crescer pela primeira vez em oito anos, ainda assim, 50,8% dos brasileiros estão acima do peso.
A situação é mais grave entre os homens: enquanto 47,4% delas estão acima do peso, 54,7% deles está pesando mais do que seria considerado saudável..
2. Brasileiros estão fazendo mais exercícios
Nos últimos cinco anos, o número de brasileiros que usam as horas de lazer para praticar atividade física saltou de 30,3%, em 2009, para 33,8%, em 2013. O destaque ficou com os homens: 41,2% deles se exercitam em seu tempo livre.
3. Também estão comendo melhor
Segundo a Vigitel, o número de pessoas que come pelo menos cinco porções por dia de frutas e hortaliças - quantidade indicada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) - cresceu 18% nos últimos oito anos.
Em 2013, 19,3% dos homens e 27,3% das mulheres disseram comer a quantidade recomendada.
Por outro lado, há também um dado preocupante: 12,6% dos homens e 19,7% das mulheres costumam trocar diariamente o almoço ou o jantar por lanches pouco saudáveis como pizzas, sanduíches ou salgados.
4. Quanto mais estudo, menos obesidade
O estudo mostrou que, embora 47,4% das mulheres estejam acima do peso, a escolaridade é um forte fator de proteção para elas. Quanto mais anos de estudo, menos obesidade.
Enquanto a taxa de excesso de peso é de 58,3% entre as mulheres com até oito anos de estudo, entre aquelas com no mínimo 12 anos de escolaridade, o número cai para 36,6%.
5. Menos fumantes e menos cigarros
Desde 2006, o número de brasileiros com mais de 18 anos que fuma caiu 28%. Em 2013, apenas 11,3% da população entrevistada declarou ser fumante.
Além disso, caiu de 4,6% para 3,4% o percentual de pessoas que fumam mais de 20 cigarros por dia.
6. Mais mamografia
A pesquisa perguntou ainda sobre os cuidados para a prevenção de doenças. Em 2013, 78% das mulheres entre 50 e 69 anos afirmaram ter realizado o exame de mamografia - crescimento de 9,7% em relação à 2006.

Além disso, 82,9% das mulheres entre 25 e 64 anos disseram ter feito o exame "papanicolau" no mesmo período, mostrando que a população feminina está mais atenta nos cuidados com sua saúde.

exame.abril

'Pouca coisa mudou', diz sindicato das domésticas Um ano depois da PEC das Domésticas ser aprovada, muitos direitos ainda estão sem regulamentação

Mais de um ano depois da promulgação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 72, a PEC das domésticas, ela ainda não está completamente regulamentada. Para os empregados domésticos, pouca coisa mudou. A demora se deve em aprovar pontos polêmicos, através de um Projeto de Lei (PL) do Senado, relatado por Romero Jucá. Os principais pontos em debate, como adicional noturno e pagamento de FGTS, acabam atrasando novas propostas.
Maria Noeli, diarista e diretora tesoureira do Sindicato dos Trabalhadores Domésticos, diz que tem esperança que a emenda seja aprovada. “Estamos esperando a emenda sair para comemorar. Apesar de ser pouca coisa, já é válido pela luta. Estamos esperando ela sair para poder propor outras coisas também”. Ela se refere a regulamentação dos afazeres do trabalho da doméstica, por exemplo, que não entrou na regulamentação da PEC nem da PL. “Hoje em dia nada regula o que a doméstica tem que fazer ou não. Lavar piscina, cuidar de cachorro ou até mesmo das crianças ao mesmo tempo em que cuida da casa são casos comuns”, completa.
Sindicato dos trabalhadores domésticos quer propor outras mudanças, mas espera aprovação final da PEC
Sindicato dos trabalhadores domésticos quer propor outras mudanças, mas espera aprovação final da PEC
Outra questão é a transformação da empregada doméstica em diarista, caracterizada por trabalhar até duas vezes por semana numa casa e receber no mesmo dia. “Adiante, queremos lutar para que diarista seja aquela pessoa que trabalha só um dia na semana, e não dois”. Para isso, porém, elas querem o resultado da regulamentação que está em curso. Segundo ela, muitas empregadas foram transformadas em diaristas depois da PEC. “Uma coisa que achamos errada demais. Os patrões preferiram transformar em diarista a assinar a carteira. O que não é bom, porque um trabalho que era feito a semana toda se acumula para ser feito em dois dias”, diz.
Para Maria, pouca coisa mudou e o principal problema continua sendo o patrão não querer assinar a carteira do empregado: “Não houve demissão em massa, nem nada, como se falou que aconteceria. Mas muitos empregadores ainda resistem em assinar a carteira, esse é o maior problema. O que nós podemos fazer é chamá-los ao sindicato para que haja uma conversa. Pelo menos as companheiras estão exigindo esse direito."
A PEC das domésticas modifica o artigo 7º da Legislação Brasileira, fazendo com que os trabalhadores domésticos tenham os mesmos direitos dos trabalhadores rurais e urbanos. Antes, eles não eram mencionados na Constituição. A PEC ainda visa implementar 16 novos direitos, sendo que sete ainda não foram regulamentados: pagamento de indenização quando o empregado for dispensado sem justa causa;seguro-desemprego;conta obrigatória no FGTS; adicional noturno; salário-família; seguro contra acidente de trabalho; auxílio-creche e pré-escola;
O adicional noturno é uma questão que envolve dois pontos: se as normas devem seguir os acordos da Convenção das Leis de Trabalho (CLT) ou ter uma norma específica, já que envolve empregadas que dormem no emprego. O pagamento do FGTS, segundo a proposta de Jucá, sofre um aumento para que a multa de demissão possa ser paga. O empregador deposita uma proporção a mais que vai para um fundo. Caso a demissão seja por justa causa, o dinheiro voltaria para o empregador. Até agora, o pagamento do FGTS é facultativo. 
As outras regras já devem ser seguidas: garantia de salário nunca inferior ao mínimo; proibição de retenção do salário pelo empregador;jornada de trabalho de oito horas diárias e 44 semanais;adicional de no mínimo 50% (cinquenta por cento) a mais da hora normal no caso de horas extras;redução dos riscos no ambiente de trabalho, com a implementação de normas de saúde, higiene e segurança;reconhecimento das convenções e acordos coletivos de trabalho;proibição de diferença de salários e critérios de admissão para sexo, idade, cor ou estado civil; proibição de discriminação de salário e critérios de admissão para portadores de deficiência;proibição de trabalho noturno aos menores de 18 (dezoito) anos e de qualquer trabalho para os menores de 16 (dezesseis) anos, salvo na condição de aprendiz aos maiores de 14 (quatorze) anos.
No último dia 23, o projeto sofreu emendas na Câmara dos Deputados. Como é um projeto misto, criado por uma comissão de senadores e deputados, ele deve voltar ao Senado para avaliação dessas emendas. "Sendo o texto finalizado e votado nas casas segundo os mínimos exigíveis na legislação, o projeto segue para a Presidente da República que pode vetar ,aprovar em Leiou ainda sim propor alterações no texto ao Congresso Nacional", explica Camila Guimarães, advogada membro do escritório Mazzotta, Amin & Arraes Advogados, especialista em direito material e processual do trabalho.
A dificuldades de regulamentação giram especialmente em torno do empregador ser uma pessoa, e não uma empresa. "As discussões envolvem a consideração de uma alíquota (imposto) diferenciada do FGTS justamente pela impossibilidade de equiparação (e assim grande despesa) exigível do empregador empresário para um empregador doméstico", explica.
A especialista diz que o adicional noturno tem um impacto grande por causa da regulamentação já criada, de jornada de trabalho de 8 horas "Esse controle prático tem gerado muita dificuldade, justamente porque não se trata de uma empresa que dispõe e consegue controlar a folha de ponto" comenta. Ainda, na situação em que as empregadas dormem no emprego, uma regra completamente nova deve ser criada para ta. Para Camila, as regulamentações vieram em prol das empregadas, enquanto essas "lacunas jurídicas" foram direcionadas para atender a outra classe envolvida: os empregadores. Para ela, a grande discussão sobre essas leis é importante "O impacto das alterações dessas leis também reflete na dinâmica da sociedade. Isso porque, alterar de maneira brusca uma relação de trabalho jamais protegida de uma única vez, significa alteração das condições sociais e econômicas, o que clama pela aplicação gradativa e conformativa".
*Do Programa de Estágio Jornal do Brasil

Dilma anuncia aumento no Bolsa Família e correção da tabela do IR Presidente reajusta benefício em 10% e amplia número de brasileiros livres da mordida do Leão


Dilma anunciou reajuste de 4,5% na tabela do Imposto de Renda Roberto Stuckert Filho/29.04.2014/PR
Durante pronunciamento em homenagem ao Dia do Trabalhador, nesta quarta-feira (30), a presidente Dilma Rousseff anunciou um aumento de 10% no benefício pago pelo Bolsa-Família. De acordo com a presidente, um decreto foi assinado por ela para garantir o reajuste aos participantes do programa.
— Assinei um decreto que atualiza em 10% os valores do Bolsa Família recebidos por 36 milhões de brasileiros beneficiários do programa Brasil sem Miséria, assegurando que todos continuem acima da linha da extrema pobreza definida pela ONU [Organização das Nações Unidas].
No pacote de medidas anunciadas para beneficiar os trabalhadores, Dilma garantiu ainda um reajuste de 4,5% na tabela do IRPF (Imposto de Renda de Pessoa Física). Com esse aumento, mais brasileiros vão ficar isentos da mordida do Leão.
— Acabo de assinar uma medida provisória corrigindo a tabela do Imposto de Renda, como estamos fazendo nos últimos anos, para favorecer aqueles que vivem da renda do seu trabalho. Isso vai significar um importante ganho salarial indireto e mais dinheiro no bolso do trabalhador.
  Dilma também usou o pronunciamento para reafirmar seu compromisso com a política de valorização do salário-mínimo e para defender investigação das denúncias de fraude na Petrobras.
A mensagem em homenagem aos trabalhadores durou cerca de dez minutos e foi transmitida em cadeia nacional de rádio e televisão para todo o País.

r7

1º de maio de 1994, o dia em que torcidas rivais cantaram em uníssono No Morumbi e no Maracanã, um total de 180 mil torcedores homenagearam o ídolo do automobilismo, morto na manhã daquele dia

Senna camisa corinthians sergio berezovsky
Morte do corintiano Ayrton Senna uniu canto das torcidas de São Paulo e Palmeiras no Morumbi | Crédito: Sergio Berezovski
O dia 1º de maio de 1994 ficou marcado para sempre na memória de milhões de brasileiros. Há exatos 20 anos, uma tragédia aconteceu em Ímola, na Itália, onde Ayrton Senna fazia sua terceira e última corrida pela sonhada equipe Williams, na Fórmula 1. O tricampeão da categoria perdeu a vida em um acidente violentíssimo, deixando os fãs brasileiros de automobilismo órfãos até hoje.
O acidente ocorreu ainda pela manhã aqui no Brasil. Durante a tarde, a rodada dos campeonatos estaduais aconteceu normalmente. Ou melhor, quase normalmente.
Em São Paulo, no estádio do Morumbi, o Tricolor recebia o Palmeiras pelo Campeoato Paulista. Aos 5 minutos de jogo, o árbitro paraguaio Juan Escobar paralisou o embate e decretou um minuto de silêncio. César Sampaio, que jogava pelo Verdão, chegou até mesmo a ajoelhar no chão para rezar pelo ídolo da Fórmula 1.
Enquanto isso, nas arquibancadas, após um breve momento de silêncio quase completo, são-paulinos e palmeirenses se juntaram em um canto único: "Olê, olê, olê, olá! Senna! Senna!". Quase 60 mil vozes homenagearam o corredor, mesmo sendo ele declaradamente um torcedor corintiano. Uma atitude da grandeza do grande ídolo nacional daquela época.
O Palmeiras venceu o jogo por 3 x 2, de virada, e ficou muito perto do bicampeonato paulista.
O Maracanã, no Rio de Janeiro, também foi palco de manifestação parecida. Vasco e Flamengo se enfrentariam pelo Campeonato Carioca e, após um minuto de silêncio antes do pontapé inicial, o mesmo grito que ecoou no Morumbi foi cantado em uníssono no Maracanã por mais de 120 mil torcedores.
O jogo terminou em 1 x 1, resultado que não deve ter ficado tão guardado na memória daqueles espectadores quanto a união das torcidas rivais ao homenagear Ayrton Senna.

Fonte: PLACAR