PAGINA INICIAL

segunda-feira, 11 de março de 2013

Tubo radical:

 
nozes na frita

13 órgãos abrem inscrições para 2,7 mil vagas na segunda-feira

13 órgãos abrem inscrições para 2,7 mil vagas na segunda-feira

Pelo menos 13 órgãos abrem inscrições na segunda-feira (11) para 2.752 vagas e formação de cadastro de reserva em cargos de todos os níveis de escolaridade. Os salários chegam a R$ 8.250 na Secretaria de Estado de Saúde do Espírito Santo, que oferece 2.121 vagas.
Os órgãos que abrem inscrições são os seguintes: Agência Brasileira de Promoção de Exportações do Brasil, Câmara Municipal de Cafeara (PR), Câmara Municipal de Guariba (SP), Polícia Civil de São Paulo, Prefeitura de Águas de Santa Bárbara (SP), Prefeitura de Belagua (MA), Prefeitura de Campo Novo do Parecis (MT), Prefeitura de Guarulhos (SP), Prefeitura de Quixaba (PE), Prefeitura de Theobroma (RO), Secretaria de Estado de Saúde do Espírito Santo, Secretaria de Turismo do Estado da Bahia e Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Luz (MG). 


OPIPOCO

Google Glass está proibido de ser usado em bar antes mesmo de ser lançado O dono de um bar dos Estados Unidos resolveu proibir a entrada de pessoas usando o Google Glass mesmo antes de seu lançamento

O dono de um bar dos Estados Unidos resolveu proibir a entrada de pessoas usando o Google Glass mesmo antes de seu lançamento. O bar chamado The 5 Point anunciou no Facebook a proibição, sendo o primeiro a realizar tal ato, dizendo inclusive que irá expulsar quem não obedecer a regra imposta.
O proprietário do estabelecimento, David Meinert, diz estar preocupado com a privacidade do local, já que através do Google Glass seria possível gravar vídeossem que os frequentadores percebessem. Deste modo, esta é a maneira encontrada para proteger seus clientes.
Além disso, Meinert explica que os frequentadores no bar nem sempre querem ser reconhecidos, muitos menos serem expostos na web. Com o Google Glass alguém poderia filmar as pessoas de forma discreta e logo em seguida postar tudo na internet.
O óculos do Google ainda está na fase de testes, sendo que apenas alguns programadores e funcionários da companhia estão tendo acesso ao aparelho. Não há data confirmada para o lançamento. 
oficinadanet

Japão lembra dois anos do tsunami Desastre natural devastou a Região Nordeste do país

Tsunami deixou mais de 18 mil mortos e desaparecidos e causou a crise nuclear de Fukushima (JIJI PRESS / AFP)
Tsunami deixou mais de 18 mil mortos e desaparecidos e causou a crise nuclear de Fukushima
O Japão realizou uma série de cerimônias para marcar os dois anos do terremoto seguido de tsunami que devastou a Região Nordeste do país. O desastre deixou mais de 18 mil mortos e desaparecidos e causou ainda uma crise nuclear em Fukushima.

A população do país fez hoje (11) um minuto de silêncio para lembrar as vítimas do desastre que comoveu o mundo. A polícia e a Guarda Costeira voltaram a fazer buscas pelas mais de 2,6 mil pessoas que continuam desaparecidos.

Em Tóquio, pelo menos 1.650 pessoas afetadas pelo acidente nuclear protocolaram uma ação judicial coletiva contra o governo e a operadora da Usina de Fukushima.

Ontem (10), milhares de pessoas protestaram nas ruas da capital japonesa contra o uso da energia nuclear. Desde o acidente, apenas dois dos 50 reatores nucleares existentes no país continuam funcionando. Mas o atual primeiro-ministro, Shinzo Abe, já indicou que quer reativar a maioria dos reatores.

Enquanto isto, milhares de pessoas continuam morando em casas provisórias e ainda não há previsão de quando elas poderão retomar a vida em suas cidades. 
em.com

Caso Mércia: júri de Mizael começa nesta segunda-feira Ex-PM é acusado de homicídio triplamente qualificado da advogada; Ministério Público quer que o réu seja condenado a pelo menos 20 anos de prisão



(Rodrigo Coca/Fotoarena)

Caso Mércia: júri de Mizael começa nesta segunda-feira

 Quase três anos após o desaparecimento e o brutal assassinato da advogada Mércia Nakashima, começa nesta segunda-feira em Guarulhos (SP) o júri do principal suspeito pelo crime, o policial militar reformado e advogado Mizael Bispo de Souza, de 43 anos. Pela primeira vez, a Justiça paulista autorizou a transmissão ao vivo de um júri por emissoras de rádio e televisão.
 
 
O Ministério Público afirma estar confiante na condenação de Mizael, que atualmente está preso no presídio militar Romão Gomes. O ex-PM é acusado por homicídio triplamente qualificado, motivo torpe, com emprego de meio cruel e mediante recurso que dificultou a defesa da vítima. Para o Ministério Público, o réu matou a namorada por ciúmes. 
 
 
O promotor Rodrigo Merli diz que Mizael deve ser condenado a pelo menos 20 anos de prisão. Entre as provas que a promotoria deve apresentar estão dados do rastreamento do celular de Mizael, que mostram que o ex-PM estava na região onde ela foi vista pela última vez e tammbém do local onde o corpo da advogada foi encontrado. Para apoiar as acusações, o Ministério Público chamou cinco testemunhas para o júri, entre elas o irmão da vítima, Márcio Nakashima, e o delegado responsável pelas investigações. 
 
 
Crime - Mércia desapareceu em 23 de maio de 2010, após ter saído de um almoço na casa da avó, em Guarulhos. Dezessete dias depois, seu carro foi encontrado no lago de uma represa em Nazaré Paulista, a mais de 40 quilômetros de Guarulhos. O corpo da advogada, que tinha 28 anos, foi encontrado por mergulhadores no dia seguinte. A perícia revelou que ela levou um tiro de raspão no rosto e em uma das mãos e foi deixada, ainda viva, no carro, que foi empurrado na água. Ela acabou morrendo afogada.
 
 
Antes mesmo de o corpo ter sido localizado, as suspeitas já apontavam Mizael como principal suspeito. Poucos dias depois de Mércia ter sido encontrada, a Justiça decretou a prisão de Mizael, mas a sua defesa conseguiu um habeas corpus e ele não chegou a ser preso. Em dezembro, uma nova ordem foi expedida, mas Mizael não se entregou e passou a ser considerado foragido. Ele só se entregou em fevereiro de 2012. 
 
 
A defesa de Mizael nega que ele tenha cometido o crime. Nesta sexta-feira, a defesa revelou que pretende distribuir para os jurados sete cópias de um livro de 56 páginas escrito por Mizael dentro da cadeia. Com o título de “Na Cova dos Leões - Uma história de luta, sofrimento, dor e injustiça - Nada está perdido”, o livro acusa a polícia de ter forjado provas contra o réu e sustenta que ele é inocente. A promotoria ainda analisa se concorda se o livro vai poder ser distribuído para os jurados.
 
 
Coautor - De acordo como Ministério Público, o vigia Evandro Bezerra Silva, de 40 anos, também participou do crime. Segundo a denúncia, Silva sabia que Mizael pretendia matar Márcia e, após o crime, ajudou o ex-PM a fugir do local. Em dezembro de 2010, ele teve a prisão decretada, mas, a exemplo de Mizael, não se entregou. 
 
 
O vigia acabou sendo preso em Alagoas em junho de 2012 e atualmente está no Presídio de Tremembé, no interior de São paulo. Ele mudou o depoimento várias vezes ao longo do caso. No último deles, que foi divulgado em fevereiro, negou a participação no crime e disse que naquela data tinha ido apenas buscar Mizael em Nazaré Paulista. Em depoimento, o vigia disse o ex-PM havia telefonado e dito que precisava de uma uma carona após ter saído de uma festa. O júri de Silva, que é apontado como coautor do homicídio, só deve ocorrer em julho. 

cenariomt

Um mês após reimplante de mão, mulher já consegue realizar atividades Jovem de 27 anos falou sobre as tarefas realizadas e a sensibilidade. Marcilene sofreu acidente em Jaraguá do Sul e fez cirurgia em Joinville.

Um mês depois da cirurgia bem-sucedida de reimplante de mão realizada emJoinville, no Norte de Santa Catarina, Marcilene Alves dos Santos, de 27 anos, contou que já consegue realizar diversas tarefas domésticas e de higiene. Segundo ela, também já consegue sentir um pouco a temperatura de um chá quente na xícara.
A cirurgia foi realizada no dia 9 de fevereiro, mesma data em que sofreu o acidente. Ela perdeu mão direita em uma máquina de fatiar queijos no supermercado onde trabalha, em Jaraguá do Sul, Norte catarinense. Ela se machucou com a serra, pensando que o equipamento estava desligado. Os colegas dela guardaram a mão e, quatro horas depois, a paciente estava na sala de cirurgia em Joinville.
De acordo com Marcilene, ela já está lavando a louça e tomando banho. "Pentear cabelo não conseguia direito, mas agora estou conseguindo bem. Escovar os dentes, até passar uma vassoura em casa, tudo". Atualmente, ela também precisa fazer viagens semanais a Joinville, para fazer curativos e exames.
Além da recuperação dos movimentos, a sensibilidade da mão também está voltando aos poucos, segundo a paciente. "Eu estava tomando chá e pus a mão debaixo da xícara, no fundo, para ver se eu sentia. Pouca coisa, mas senti. Já foi uma emoção. Já fiquei feliz por isso", disse. Segundo hospital onde ela fez a cirurgia, a paciente deve recuperar aproximadamente 50% da sensibilidade. 
portal correio

Zé Ramalho recebe alta após cirurgia cardíaca

Image 
 
O cantor paraibano Zé Ramalho, de 63 anos, recebeu alta neste sábado (8) após permanecer cinco dias internado no Hospital Samaritano, em Botafogo, no Rio de Janeiro. O músico se recuperava de uma cirurgia cardíaca realizada no início da semana.

Zé Ramalho chegou ao hospital nesta segunda-feira com um quadro estável de angina, uma dor ou desconforto no peito que acontece quando os músculos cardíacos não recebem sangue suficiente. O cantor, então, foi submetido a um cateterismo, que identificou necessidade de uma revascularização miocárdica, realizada no dia seguinte. Desde esta sexta-feira, ele estava na Unidade Coronariana, em pós-operatório, respirando sem o auxílio de aparelhos.

Sábado pela manhã, o cantor foi liberado pelo cardiologista Maurício Vaisman para voltar para casa. Em fotos postadas neste domingo em sua página no Facebook, ele aparece deixando o hospital ao do cirurgião cardio-vascular Valdo Carreira e de sua mulher, Ana Carreira. 

cariri ligado

Campinense passa pelo ASA fora de casa e fica próximo do título da Copa do Nordeste Acostumado a reverter difíceis situações durante a competição, o time de Oliveira Canindé pode leva para casa a possibilidade de perder até por 1 a 0


Reprodução
Jogadores comemoram gol do Campinense

Justificando a excelente campanha feita até aqui e mostrando a força nos estádios rivais, o Campinense deu um bom passo, neste domingo, para a conquista da Copa do Nordeste. Apesar do gol sofrido aos 48 minutos do segundo tempo, a equipe paraibana vai decidir o torneio em casa e podendo perder até por 1 a 0.

O ASA, que renovou suas esperanças com a bola na rede de Wanderson, tem a missão de viajar para Campina Grande e buscar fazer aquilo que faltou para o time se sair vitorioso na tarde de hoje, no Estádio Coaracy da Mata, em Arapiraca.

No ritmo de sua torcida, o ASA começou o jogo no ataque. Destaque do Fantasma durante toda a competição, Léo Gamalho teve a primeira boa chance da partida. Rodrigo Dantas foi à linha de fundo e cruzou para o atacante, que quase conseguiu desviar a bola para o gol. Aos cinco minutos, porém, o Campinense mostrou por que chegou à final da Copa do Nordeste. Depois de derrubar Sport e Fortaleza no critério do gol fora de casa, a Raposa abriu o placar no primeiro duelo da decisão. O lateral Tiago Granja, que voltava de suspensão, recebeu belo passe de Bismarck, invadiu a área e tocou no canto direito d o goleiro Gilson.

Apesar do gol sofrido no início, o Alvinegro não se abateu. Fosse pelo meio ou em cruzamentos, Rodrigo Dantas e Didira tentavam a todo momento acionar Léo Gamalho. O Raposa, por sua vez, era perigosa nos contra-ataques quando roubava a bola. E foi numa investida que a Raposa quase fez o segundo. Jéfferson Maranhense cruzou para Zé Paulo, que bateu de primeira e viu o goleiro realizar grande defesa. A bola ainda sobrou para Tiago Granja, que chutou para fora.

Desfalcado de Thalisson, que foi um dos reponsáveis pela campanha do time até a final, o ASA tinha dificuldade na criação. Além disso, os donos da casa ainda esbarravam na forte marcação adversária. Foi na bola parada e em tiros de longa distância que a equipe do técnico Leandro Campos chegou mais perto de empatar o jogo. Rodrigo Dantas aproveitou a sobra depois de cruzamento na área e acertou a trave. Logo na sequência, Pedro Silva, que substituíra Fabiano cinco minutos antes, bateu firme de fora e carimbou o travessão de Pantera. Mas a última chance do primeiro tempo foi do Campinense: Jéfferson chutou de dentro da área para a defesa de Gilson.

Campinense joga com inteligência e amplia vantagem para o título

O segundo tempo começou com os donos da casa mais dispostos no ataque e buscando, desde o primeiro momento, igualar a partida. Pressionando a defesa adversária e com um maior volume ofensivo – principalmente pelas laterais -, o ASA tomou conta dos primeiros minutos da etapa final.

O aparante domínio do Fantasma não significou, contudo, uma atuação ruim do Campinense. Estudando o rival, esperando pelos contra-ataques e bem organizado taticamente, o time de Campina Grande mostrou a calma e a frieza que caracterizam a trajetória do clube até esta final. O fato foi constatado aos 15 minutos, quando Jéfferson Maranhense aproveitou o cruzamento de Zé Paulo e tratou de colocar o Rubro-Negro com dois gols a frente no placar.

Após ampliar a vantagem, os paraibanos souberam administrar o decorrer da partida, segurando o ímpeto do ASA e esperando para fazer suas habituais descidas rápidas. Na base do tudo ou nada e mais movido pela raça do que propriamente por um esquema mais equilibrado, o ASA doou suas últimas forças para tentar dminiuir o prejuízo, quase chegando ao primeiro gol em uma jogada inacreditável, quando Léo Gamalho por pouco não marcou, em lance salvo por Roberto Dias.

No fim, a pressão surtiu efeito: aos 48 minutos do segundo tempo, Wanderson, que subsititui Rodrigo Dantas, tratou de fazer a torcida do ASA explodir, com um gol que recolocou o time novamente na disputa pela taça.

Acostumado a reverter difíceis situações durante a competição, o time de Oliveira Canindé pode leva para casa a possibilidade de perder até por 1 a 0. Para o ASA, que viu renascer suas chances no final da partida, resta agora acreditar na possibilidade de reversão do resultado e se doar para conseguir se sagrar campeão nos domínios paraibanos. 
portal correio

Na Venezuela, preço de um iogurte é igual a 3 tanques de gasolina


Na Venezuela, preço de um iogurte é igual a 3 tanques de gasolina
 Além de ocupar o vazio político deixado por Hugo Chávez, o futuropresidente venezuelano, que será escolhido no dia 14 de abril, terá a difícil missão enfrentar os problemas da economia do país.

Não que ela esteja em recessão. Pelo contrário: em 2012, o PIB (Produto Interno Bruto) cresceu 5,6%, segundo o Banco Centra local. O Brasil, por exemplo, cresceu apenas 0,9%. Acontece que a população tem sofrido, principalmente, com a falta de alimentos básicos e a inflação alta.

Em fevereiro, o índice de escassez de alimentos medido pelo BC do país atingiu 19,7%. No mês anterior, ficou em 20,4%, o maior percentual desde 2008. Isso significa que, de cada cem produtos procurados pelos venezuelanos, vinte não estavam nas prateleiras.

"Falta óleo, farinha, arroz, leite e açúcar. É o preço que o país paga por importar tudo e não produzir nada", afirma o taxista equatoriano Luís Bombom, 41, que mora em Caracas há 20 anos.

Com uma indústria quase toda focada na exploração do petróleo --o país é um dos maiores produtores mundiais--, a produção interna de alimentos é insuficiente para abastecer o mercado, o que impulsiona asimportações.

"Isso aqui [doce de leite] é colombiano. Isso [batata frita] é americano. Esse chocolate é Nestlé, nem preciso dizer que não foi feito aqui. Tudo o que compramos é importado e caro. Olha esse iogurte, custa 15 bolívares [R$ 4,70, no câmbio oficial]. Com isso encho o tanque do carro três vezes. Isso te parece normal?", reclama a dona de casa Patrícia Lahmann, 55, em um supermercado na região oeste de Caracas.

Um litro de água custa 65 vezes um litro de gasolina Realmente, a economia venezuelana produz situações surreais para a realidade brasileira. Um litro de gasolina na bomba custa um pouco menos de 0,1 bolívar [R$ 0,03]. Ou seja, para encher um tanque de 45 litros, um venezuelano gasta 4,5 bolívares [R$ 1,40].

Na loja de conveniência desse mesmo posto, uma garrafa de água mineral de 1,5 litro custa 9,79 bolívares [R$ 3,05]. Isso significa que um litro de água custa 65 vezes um litro de gasolina.

"O número de estabelecimentos produtivos despencou, as exportações não-petrolíferas desapareceram e, como consequência, o setor industrial no Produto Interno Bruto diminuiu significativamente. O governo favoreceu as importações em detrimento da produção nacional", criticou em um artigo o economista José Guerra, ligado a partidos de oposição.

A dependência que a economia tem no petróleo só cresceu ao longo do governo Chávez. Em 1999, quando ele assumiu, de cada US$ 100 exportados, US$ 80 vinham da commodity. Em 2011, esse valor era de US$ 95.

Inflação está entre as dez mais altas do mundo Outro problema que aflige os venezuelanos é a inflação, que está entre as dez mais altas no mundo. Em 2012, o índice medido pelo governo fechou em 20,1%. Só nos dois primeiros meses deste ano, a inflação acumulado é de 5%. Para comparação, em todo o ano passado, o Brasil registrou 5,84% --índice considerado alto por economistas.

Para tentar segurar os preços o governo congelou o valor alguns produtos básicos e mantém o câmbio fixo. A recente desvalorização do bolívar, porém, pode prejudicar o controle da inflação. Em fevereiro, o governo aprovou uma desvalorização no câmbio oficial de 32%: US$ 1 passou de 4,30 a 6,30 bolívares. No câmbio paralelo, porém, US$ 1 pode ser negociado a 20 bolívares.

Como muito alimentos são importados, um dólar mais caro eleva também o preço para os consumidores venezuelanos.

"Com o câmbio fixo --congelado, melhor dizendo—e inflação alta como a da Venezuela, é impossível desenvolver a indústria e a agricultura. Simplesmente, o aumento do custo da produção local, devido à inflação, elimina a competitividade da economia. Dessa maneira, as importações ficam mais baratas e as exportações mais caras", analisa Guerra.



UOL/pb agora