PAGINA INICIAL

sábado, 15 de dezembro de 2012

Árbitro paulista é preso na PB


Árbitro paulista é preso na PB

Foi preso, na noite desta sexta-feira (14),o árbitro paulista Fábio Fideli Ferreira, de 23 anos por estar dirigindo um veículo com chassi adulterado e documentação clonada. O flagrante foi feito durante uma abordagem da Polícia Rodoviária Federal da Paraíba no Distrito de Mata Redonda, no município de Alhandra.

No momento da abordagem, o árbitro estava acompanhado do operador de reator aposentado José Antônio, de 53 anos, natural do Estado de Minas Gerais. Em depoimento, a dupla explicou que pegou o carro  emprestado de uma pessoa identificada como Edvaldo Junior de Paiva Pinto para viajar de São Paulo até o Rio Grande do Norte.

Após investigações, foi constatado pela polícia que o documento do carro - Montana de cor prata - está em nome de Walter Antônio Marques, possivelmente, proprietário oficial do veículo original que foi clonado. Tanto Fábio Fideli quanto José Antônio serão encaminhado à Central de Polícia, localizada no Bairro do Varadouro em João Pessoa.

A dupla foi encaminhada para a Central de polícia.


Redação/pbagora

Provas são violadas e concurso para técnico administrativo do Estado é adiado A nova data ainda será definida e deve ser divulgada na próxima semana

Concurso Público


As provas do concurso para o cargo de técnico administrativo do Estado que seriam aplicadas no domingo (16) foram adiadas. A nova data ainda será definida pela empresa organizadora do concurso, a Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (Funcab).
O concurso teria uma disputa de 37.162 mil inscritos para 3.180 vagas.
A informação foi dada em nota oficial divulgada no site da Funcab na tarde desta sexta-feira (14). O motivo do adiamento foi a violação de um dos malotes contendo as provas que foram transportaas pela empresa Gol Log. O lacre violado dos malotes compromete o sigilo necessário para a legalidade do certame, segundo a nota.

A Funcab diz ainda que o fato será investigado e lamentou que as provas tenham sido violadas. A empresa diz ainda que já prestou queixa na Polícia Federal, através de boletim de ocorrência. 

A nova data do concurso deve ser divulgada, conforme a Funcab, na próxima semana.
 portalcorreio

Sondas da Nasa devem se chocar com a Lua nesta segunda-feira Ebb e Flow fizeram mapeamento da estrutura interna do satélite terrestre. Com o fim de sua missão, agência vai deixar que caiam em solo lunar.


As sondas gêmeas Ebb e Flow, que por um ano fizeram imagens que permitem conhecer melhor a estrutura interna da Lua, devem concluir sua missão na próxima segunda-feira (17), caindo em uma montanha do polo norte do satélite às 20h28 (horário de Brasília), segundo informa a agência espacial americana Nasa.
"A missão foi um sucesso, mas este é um momento um pouco triste para mim", disse esta semana David Lehman, o gerente do programa GRAIL (a sigla em inglês que corresponde a Laboratório Interior e de Recuperação de Gravidade), em entrevista coletiva dada em Pasadena, Califórnia.
Ilustração mostra como deverá ser o trajeto final das sondas gêmeas (Foto: Nasa)Ilustração mostra como deverá ser o trajeto final das sondas gêmeas (Foto: Nasa)
Após anos de preparação, um foguete Delta II partiu em setembro de 2011 propulsando rumo à Lua dois satélites: o GRAIL A - que estudantes americanos batizaram como Ebb - e o GRAIL B, batizado como Flow.
Essas sondas, que voam lado a lado, empregaram um sistema de campo gravitacional de alta qualidade para determinar a estrutura interior da Lua. No domingo será completada a última órbita dos robôs gêmeos, cujo combustível está acabando, e o controle da missão dará comando para que todos os instrumentos científicos sejam desligados.
Após isso, Ebb e Flow se dirigirão ao cume de uma montanha no polo norte da Lua e concluirão sua missão, caindo no solo antes de passar ao outro lado do satélite, invisível desde a Terra.
crateras na Lua (Foto: Nasa)Imagem feita pelas sondas da Nasa mosta mapeamento da superfície da Lua(Foto: Nasa)
A partir de medições de sondas da missão Grail foi possível conscluir que os asteroides e cometas que colidiram com a Lua não apenas tornaram sua superfície esburacada, mas também provocaram profundas fraturas na crosta do satélite terrestre. Esses resultados surpreeram os cientistas envolvidos na missão, que tiveram trabalhos publicados  numa edição impressa da "Science" do começo do mês.
A descoberta pode ajudar a decifrar um enigma sobre Marte. No planeta vizinho da Terra, fraturas similares podem ter proporcionado um caminho para que a água da superfície penetrasse profundamente no solo, onde ela pode estar até hoje, afirmaram os cientistas.
"Marte pode ter tido um antigo oceano e todos nós nos perguntamos para onde ele foi. Bem, esse oceano pode muito bem estar no subterrâneo", afirmou a cientista Maria Zuber, do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT).
"Sabia-se que os planetas rochosos do Sistema Solar tinham sofrido muitos impactos há vários bilhões de anos, mas ninguém pensava que a superfície lunar tivesse sido tão maciçamente bombardeada", destacou Maria Zuber, encarregada científica da missão.
As duas sondas gêmeas, em órbita polar desde janeiro passado, fizeram medições muito precisas do campo gravitacional lunar que revelaram a divisão das massas, assim como a espessura e a composição dos diferentes estratos da Lua, até seu núcleo.
Deixaram claro, por exemplo, que a crosta lunar é muito mais fina do que pensavam os cientistas, ao apresentar uma espessura de 34 km a 43 km, de 6 km a 12 km a menos do que o se tinha calculado até agora.
A composição da Lua aparece, então, como "similar à da Terra, o que alimenta a teoria de que está formada por materiais terrestres espalhados após um enorme impacto no começo da história do Sistema Solar", explicou Mark Wieczorek, do Instituto de Física do Globo de Paris, autor de um dos três estudos sobre os resultados da missão Grail.
Estas pesquisas foram apresentadas na conferência anual da American Geophysical Union, em San Francisco. Em relação à sua superfície, o interior da Lua parece extremamente regular. Os cientistas descobriram que a maior parte das variações constatadas no campo gravitacional eram produto de formações geológicas produzidas na superfície, como montanhas ou crateras.
A crosta externa da lua carece de estruturas rochosas densas e é constituída, provavelmente, por materiais porosos ou pulverizados. O mapa do interior da Lua revela, por sua vez, a existência de mapas mais densas, formadas por magma vulcânico, que terminou se solidificando e formando densas paredes rochosas. 
globo.com

Estados Unidos e demais países rejeitam tratado sobre a internet Fora desconsiderada uma tentativa de vários países em estabelecer uma norma mundial de gestão da Internet. Durante a conferência da ONU em Dubai Leia mais no Oficina da Net: http://www.oficinadanet.com.br/post/9551-estados-unidos-e-demais-paises-rejeitam-tratado-sobre-a-internet

Estados Unidos e demais países rejeitam tratado sobre a internet

Fora desconsiderada uma tentativa de vários países em estabelecer uma norma mundial de gestão daInternet. Durante a conferência da ONU em Dubai, países como Estados Unidos, Reino Unido e Austrália rejeitaram as revisões propostas no tratado que governa a telefonia e o tráfego de dados internacionais.
Mesmo com esses países rejeitando o acordo, outros paísesassinaramnesta sexta-feira, 14 de dezembro, este tratado. Um representante da delegação sul-americana, ao qual não quis se identificar declarou que, “Causará algumas preocupações judiciais entre os países que assinaram e os que não assinaram o tratado”.
Mesmo alguns países manifestarem-se contra o tratado, a ausência de um acordo torna ainda mais provável que ainternetvenha a funcionar de maneira muito distinta em diferentes regiões.
Os representantes dos Estados Unidos e demais países que não aceitaram o acordo, declararam que em futuros encontros internacionais continuariam a pressionar pelo que define como “modelo de múltimplos grupos de interesse”, tudo isso sob a organização de alguns setores privados, que determinarão padrões e assim desempenharem papeisimportantesno desenvolvimento da mídia. 

Tiroteio em escola primária fez pelo menos 27 mortos

O tiroteio ocorreu na escola Sandy Hook (foto AP)
O tiroteio registado esta sexta-feira numa escola primária em Newton, no estado norte-americano de Connecticut, fez pelo menos 27 mortos, entre os quais 18 crianças. O atirador foi abatido pela polícia.

Os números são avançados pela CBS News, que cita fontes policiais, sendo o número total de feridos ainda indeterminado, podendo o número de mortos ainda aumentar. Entre as vítimas mortais estará o diretor da escola primária Sandy Hook, com alunos entre os cinco e os dez anos, e o psicólogo.

De acordo com a imprensa local, o atirador foi abatido pela polícia e há ainda relatos que dão conta de um possível segundo atirador, estando a polícia a revistar toda a escola. Todas as escolas públicas da região foram encerradas como medida de precaução. 


abola.pt

IBC-Br avança 0,36% em outubro, mas recuperação ainda é dúvida


 
BRASÍLIA, 14 Dez (Reuters) - A economia brasileira começou o quarto trimestre acelerando o passo, com alta acima do esperado pelo mercado, mas ainda não suficiente para sustentar avaliações de que a recuperação veio para ficar.
O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) subiu 0,36 por cento em outubro ante setembro, mês este que havia registrado queda mensal de 0,52 por cento.
O resultado de agora, divulgado nesta sexta-feira, veio acima da mediana das projeções de 20 analistas consultados pela Reuters, que mostrava alta de 0,20 por cento no período. As contas variavam de queda de 0,10 por centro a alta de 1 por cento.
Na comparação com igual mês do ano anterior, o IBC-Br --tido como um antecedente do Produto Interno Bruto (PIB)-- avançou 3,20 por cento e, em 12 meses, acumula alta de 1,21 por cento, de acordo com dados dessazonalizados do BC.
O IBC-Br incorpora estimativas para a produção nos três setores básicos da economia -serviços, indústria e agropecuária.
"O indicador está mostrando que a economia não está ganhando força significativa neste último trimestre", comentou o estrategista-chefe da WestLB, Luciano Rostagno, acrescentando que, na margem, o crescimento trimestral passou de 1,14 por cento em setembro para 1,06 por cento em outubro.
Com isso, Rostagno calcula que o PIB crescerá 1 por cento no quarto trimestre, 1 por cento em 2012 fechado, acelerando a 3,5 por cento em 2013. Ele mantém a avaliação de que, mesmo com as incertezas que cercam a recuperação da atividade, o BC não vai alterar a estratégia de manter a Selic na mínima histórica de 7,25 por cento ao ano em 2013.
O governo tem defendido que a economia começou a ganhar tração melhor neste fim de ano, depois de o PIB ter crescido apenas 0,6 por cento no terceiro trimestre, muito abaixo do esperado e deixando claro que a recuperação está sendo bem lenta. O resultado do trimestre passado veio com a pior retração dos investimentos em mais de três anos
O resultado do terceiro trimestre, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), acabou vindo muito pior do que o resultado do IBC-Br, o que também chamou a atenção dos especialistas.
Analistas argumentam que o resultado de outubro refletiu os dados melhores do varejo e da indústria, mas argumentam que foram bastante estimulados pelas medidas do governo, como redução da alíquota do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para automóveis e linha branca, programada para acabar no fim deste mês.
Para o economista da gestora de fundos Claritas Felipe Carvalho, diante da incerteza que ainda paira sobre o economia neste fim de ano, ele acredita que as medidas serão renovadas.
"Provavelmente deve ter renovação de IPI porque o cenário é de muita incerteza", disse ele, para quem o crescimento no quarto trimestre será de 0,9 por cento e de 3,3 por cento em 2013.
Além do IBC-Br, outros indicadores mostraram que a economia poderia estar ganhando mais força. Entre eles, as vendas no varejo, que cresceram em outubro pelo quinto mês seguido, com alta mensal de 0,8 por cento ante setembro, no maior ritmo desde julho.
A produção industrial, setor que vinha mostrando maior dificuldade de recuperação devido à crise mundial, voltou a subir em outubro, 0,9 por cento frente a setembro. Ainda assim permanecem sinais de que os investimentos no setor não estão se recuperando.
Pesquisa Focus do BC mostra que o mercado estima crescimento de 1,03 por cento em 2012, acelerando para 3,5 por cento em 2013.
O economista-sênior do Banco Espírito Santo, Flávio Serrano, também concorda que o BC não mudará a estratégia de manter a Selic estável no próximo ano, com foco no controle da inflação.
(Com reportagem adicional de Silvio Cascione, em São Paulo) 
noticias.yahoo