PAGINA INICIAL

sábado, 24 de dezembro de 2011

ESPECIAL DE NATAL

 

FONTE: KIBELOCO.COM

Sobe para 26 o número de cidades em emergência em Minas Gerais Braúnas e Pará de Minas entraram para a listagem. Mais de 7 mil pessoas estão desalojadas no estado.


Subiu para 26 o número de cidades que decretaram situação de emergência por causa da chuva em Minas Gerais. Os municípios que entraram para a listagem foram Braúnas, na Região do Rio Doce, e Pará de Minas, na Região Central.
Segundo a Defesa Civil, mais de 7.240 pessoas estão desalojadas. Outras 256 estão desabrigadas. Ao todo, 1.826 casas foram danificadas e 66 totalmente destruídas. Vinte e quatro pontes foram danificadas e 37 foram destruídas. Desde o início do período chuvoso, duas pessoas morreram e 27 ficaram feridas.
Veja os municípios que decretaram emergência: Paulistas, Mathias Lobato, Espera Feliz, São Sebastião da Vargem Alegre, Vieiras, Dom Joaquim, Leopoldina, Itamarandiba, Faria Lemos, Domingos da Prata, Alpercata, Abre Campo, Ponte Nova, Formiga, Buritizeiro, Mariana, Florestal, Barra Longa, Acaiaca, Belo Horizonte, Itumirim, Jacinto, Braúnas e Pará de Minas.
Recorde volume de chuva
A cidade de Belo Horizonte atingiu, nesta terça-feira (20), o recorde de volume de chuva em dezembro dos últimos cem anos de medição pluviométrica, com 606,4 milímetros de precipitação, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O recorde anterior era de 601,3 milímetros, registrado em dezembro de 2008.
fonte: g1.globo.com

Jovem foi baleada dentro do carro do jogador Adriano Por Redação - Rádio Gospel FM

Jovem foi baleada dentro do carro do jogador Adriano
Na manhã deste sábado (24/12) foi baleada dentro do carro do jogador Adriano, do Corinthians, a jovem Adriene Cirilo Pinto, de 20 anos. O disparo teria sido acidentalmente e a jovem foi levada para o Hospital Barra D’Or, na Barra da Tijuca, na zona oeste do Rio de Janeiro. Até o final da manhã deste sábado o estado de saúde dela continuava estável. Segundo a assessoria daquela unidade hospitalar, Adriene sofreu uma fratura exposta na mão esquerda e iria passar por uma cirurgia ainda nesta tarde.
O acidente ocorreu por volta das 6h, quando Adriano, o segurança dele e outras quatro mulheres saíam de uma boate na Barra da Tijuca. As informações foram confirmadas por um policial militar do Batalhão do Recreio dos Bandeirantes (31º BPM) à Rede Record. A polícia ouvia testemunhas na Delegacia da Barra da Tijuca (16ª DP) às 10h10. O carro do jogador, uma BMW branca blindada, que estava com a marca do tiro e de sangue no banco do carona, foi levado para a delegacia.
Segundo a polícia, Adriano estaria manuseando a arma de seu segurança Júlio César Barros de Oliveira, de 52 anos, dentro de seu carro, quando a mesma disparou e atingiu Adriene. A jovem estava sentada no colo do jogador. O tenente do 31º BPM Reinaldo Tomás da Silva contou que a arma estava sem o pente, mas ainda restava uma bala.
Ainda de acordo com o policial, o jogador teria negado que estivesse com a arma e teria dito que quem efetuou o disparo foi seu segurança. Ele não havia comparecido à delegacia até as 10h15 para prestar depoimento.
Uma das mulheres que, segundo o PM, estava no carro, Viviane Faria de Fraga, contou à polícia que a arma estava com Adriano. Oliveira é tenente reformado da PM e chefe da equipe de segurança do jogador. Adriano ainda não pronunciou sobre o fato.

FONTE:  http://radioitaperunafm.com

COMBATE À DENGUE Oito cidades zeram infestação do Aedes aegypti 23.12.2011


Clique para Ampliar
FOTOS: LAURIBERTO BRAGA
Palheta é retirada da armadilha que captura o mosquito, para exame posterior
Clique para Ampliar
As armadilhas são em forma de baldinho que atraem a fêmea em fase gestacional para câmara escura
Municípios como Sobral têm estratégias para o combate ao mosquito transmissor, como adoção de armadilhas
Sobral Oito cidades cearenses conseguiram zerar o índice de infestação pelo mosquito da dengue este ano. Os Municípios que alcançaram esta meta são Sobral, Alcântaras, Meruoca, Pacujá, Cruz, Carnaubal, Deputado Irapuan Pinheiro e Granjeiro. Autoridades locais destacam a participação dos moradores no combate ao Aedes Aegypti. Em Sobral, por exemplo, o apoio foi fundamental. "Isso aconteceu graças à compreensão dos moradores que estão, há três anos, sem registro óbito. São os sobralenses, os principais responsáveis pelo índice zero", afirma o secretário de Saúde e Ação Social de Sobral, Carlos Hilton.

"Aumentamos de 300 para mais de 400 armadilhas para pegar o mosquito em fase gestacional, mas de nada adiantaria todos os esforços para combater o mosquito se a população não participasse. É dela todos os méritos dessa vitória de infestação zero", elogia o secretário. Mas ele alerta: "não podemos dormir nos loiros da batalha vencida. A guerra contra a dengue é diária com os cuidados para não darmos vez à reprodução do mosquito, que data do Egito Antigo, daí o nome Aedes aegypti, ou seja, o Egito disse não ao mosquito".

Além das armadilhas artesanais (baldinhos atrativos das fêmeas em câmara escura), todas caixas d´água de Sobral foram teladas. O secretário diz que, no começo, as pessoas estavam tirando as telas para pescar. "Mas depois conscientizamos e hoje todas as caixas estão com as telas protetoras", assegura.

Agentes de endemias da Prefeitura Sobral estão autorizados, por meio de decisão da Justiça, a entrar em todos imóveis e terrenos abandonados para a inspeção contra a dengue. "Claro que, se for preciso, entramos no espaço que esteja trancado. Vamos arrancar o cadeado, fazer a inspeção e mandar a conta para o dono do imóvel", adverte o secretário de Saúde.

Sobral registrou este ano 89 casos de dengue clássica, mas foram todos importados de outras cidades da Zona Norte. "Teve um surto em Massapê e em Itapipoca e acabamos importando estes casos este ano. Porém, desde 2008, não registramos óbito aqui e estamos sempre alerta para evitar que a epidemia volte", diz Carlos Hilton.

Como médico, o secretário municipal tem uma opinião clara sobre a dengue. "Ela só será erradicada de vez se soubermos dar atenção à prevenção. A dengue tipo um, dois, três e quatro estão aí. O vírus é mutante. Portanto, todo cuidado é pouco. O Poder Público faz a parte dele, mas tem que ter a colaboração efetiva das pessoas. Coisa que, graças aos sobralenses, está acontecendo aqui".

Visitas
Sobral está fazendo seis ciclos de visitação às casas no combate à dengue. Além das visitas, uma das armas utilizadas para o combate à dengue é uma armadilha específica para o vetor. O artefato atrai o mosquito pela água e por uma palheta onde ele pode pôr os ovos.

Semanalmente, os agentes de endemia visitam as casas, onde tem 412 armadilhas, para saber se há mosquito na região. A cada semana, é trocada a palheta e levada ao laboratório para ser examinada.

Carlos Hilton ensina que a alternativa para controlar a dengue em qualquer Município não terá sucesso se não for dividida com a sociedade. "Em 2007 nós tivemos uma grande epidemia de dengue aqui em Sobral. 2.190 casos de dengue, oito óbitos e muitos recursos gastos de uma forma angustiante", relata. Segundo o secretário, o registro de uma epidemia reflete a crise na saúde pública. As emergências dos hospitais ficam lotadas e a população aflita. Para evitar este quadro de caos, desde 2008 o Município de Sobral realiza um processo de correspon-sabilização social.

A meta é fazer com que cada morador do Município se conscientize de sua responsabilidade no combate ao mosquito transmissor da dengue.

FONTE: DIARIODONORDESTE.GLOBO.COM