PAGINA INICIAL

sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Delegado Thiago vira Laura e pode assumir defesa da mulher em Goiás Cirurgia de mudança de sexo foi realizada na Tailândia; Laura deve voltar ao posto em fevereiro

GOIÂNIA - Uma cirurgia de mudança de sexo, realizada na Tailândia, é o assunto do momento nos bastidores da segurança pública de Goiás. Há cerca de seis meses, um delegado de Polícia Civil entrou de licença médica, viajou até a Ásia, onde submeteu-se à mudança de sexo, da qual ainda se restabelece. Em fevereiro, quando deverá voltar ao posto, no lugar do delegado Thiago de Castro Teixeira, quem assumirá será a delegada Laura de Castro Teixeira.

 E Laura reassumirá com a possibilidade de lotação na Delegacia Especializada de Defesa da Mulher (Deam) Central de Goiânia, onde a titular, Ana Elisa Gomes Martins, carente de reforço, garante uma boa recepção. "Se ela vier, será recebida com profissionalismo e para atender uma grande demanda de um público carente", informa a delegada Ana Elisa, que chefia uma especializada com três delegadas adjuntas e quatro plantonistas, todas sobrecarregadas pela violência contra a mulher.
A mudança de nome de Thiago para Laura foi autorizada pela Justiça e por isto o novo registro civil do delegado passou a ser do sexo feminino. No Facebook, desde o final de outubro, Laura já exibia o novo visual, contrastando bastante com a imagem pública do então delegado Thiago, geralmente usando terno, camisa de mangas compridas e outras peças todas do vestuário masculino.

Foto: Reprodução
Na foto mais recente, postada em 13 de dezembro, a delegada aparece com o rosto maquiado e vestida com a camiseta preta padrão com o timbre da Polícia Civil, muito utilizada pelos policiais da corporação durante operações. Os cabelos longos e bem escovados nem de longe lembram as madeixas desalinhadas e amarradas, geralmente em um rabo de cavalo, mantidas presas sempre que concedia entrevistas sobre casos policiais.
A história foi revelada nesta quinta-feira, 23, pelo jornal Diário da Manhã (DM), que dá como certa a posse dela como delegada da Mulher de Goiânia. A reportagem mostrou a surpresa de alguns ex-colegas de trabalho com as mudanças feitas por Thiago. "O delegado era implacável em ações que exigiam demonstração de 'macheza' e sua conduta era de um homem que exalava testosterona, não de um indivíduo que pudesse mudar de sexo e vir a se tornar uma figura feminina", declarou um escrivão ouvido.
Policial tido como sério, com atuação firme nas operações de combate à criminalidade promovidas pela Polícia Civil, onde ingressou há cerca de quatro anos, antes de se transformar em Laura, Thiago foi delegato titular das cidades de Trindade e Senador Canedo, ambas na região Metropolitana de Goiânia. Também atuou como coordenador do grupo especial de repressão a narcóticos (Genarc) da cidade de Porangatu, no Norte de Goiás.
Outros detalhes pessoais sobre a vida do policial que vieram a público com a mudança de sexo, dizem respeito ao passado de Thiago, que foi casado e tem dois filhos.
Esperado. Ao Estado, uma fonte da Polícia em Goiânia informou, solicitando o anonimato, que a mudança de sexo "não foi uma surpresa de agora, já que a licença e a viagem à Tailândia eram sabidas de algumas pessoas há alguns meses". A fonte sinalizou que, nos bastidores da corporação, a homossexualidade do delegado era conhecida, "mas não comentada amplamente, inclusive porque ele tem uma atuação linha dura".
Por outro lado, o caso é tratado com cuidados pela SSP. A assessoria de Imprensa da Polícia Civil evitou informar os contatos da delegada Laura. A policial também não respondeu à solicitação de entrevista feita através de mensagem nesta quinta-feira, 23, no perfil dela no Facebook.
Segundo a assessoria, o diretor geral da PC, delegado João Carlos Gorski, não comentará o caso, justificando se tratar de assunto pessoal "que não afetará em nada a parte administrativa" do cargo exercido pela delegada, já que houve autorização judicial para a mudança de nome. Ainda segundo a assessoria, não há definição por enquanto sobre a próxima lotação de Laura, indicando que não está confirmada ou descartada uma atuação como delegada da mulher.
Na Deam, tradicionalmente, a maior parte dos postos de delegado é ocupada por mulheres, mas algumas vezes já foram ocupados por homens. Na Especializada, homossexuais homens, como travestis, não são atendidos. O atendimento é exclusivo para mulheres, entre as quais lésbicas vítimas de violência.

estadao

Botafogo-PB leva virada do Guarany-CE e se complica no Nordestão

Botafogo-PB leva virada do Guarany-CE e se complica no Nordestão
 Com um bom futebol apresentado desde o primeiro tempo, o Guarany de Sobral venceu, de virada, o Botafogo-PB por 2 a 1 na noite desta quinta-feira, no Estádio do Junco, em Sobral. Com a vitória, o Guarasol chegou à liderança do Grupo D, com quatro pontos.

O Botafogo se colocou alheio aos problemas extracampo que cercam o clube e entrou determinado para sair com a vitória. Só precisou de seis minutos para o gol sair. Coincidente e ironicamente, o gol saiu dos pés dele, Pio.

Quem pensava que o Guarany poderia sentir o baque, se enganou. O gol acordou o Cacique do Vale, que partiu para cima buscando o empate. Em uma falta despretenciosa na quina da área, Zeca levantou na área, a defesa se posicionou mal e Juliano apareceu na frente do goleiro para desviar de cabeça e deixar tudo igual.

A torcida se animou. Era o que o Guarany precisava para dominar a partida. E assim foi. Os minutos restantes do primeiro tempo mostraram uma superioridade do Guarany e, por falta de pontaria, o gol da virada não aconteceu.

Ao Botafogo, restou apenas dois lances de contra-ataque sem sucesso e torcer para a primeira etapa chegar ao fim e usar o intervalo para se reestruturar.

Segundo tempo

Talvez apenas 15 minutos de intervalo não tenham sido o necessário para o Botafogo se recompor. O Guarasol voltou com a mesma superioridade do primeiro tempo e não dava espaço ao Belo para jogar.

A virada foi questão de tempo e não precisou muito. Aos 13 minutos, Rodrigo aproveitou cruzamento de escanteio e cabeceou para o fundo do gol.

O jogo poderia ter sido concretizado aos 30 minutos. Depois de belo passe de Maranhão, Thiago Furlan teve a chance de chutar e pedir a conta para o Guarany, mas pegou muito mal na bola, que se perdeu em linha de fundo.

E Pio foi mais uma vez o foco das atenções. Após ser substituído, o jogador discutiu com o treinador do Guarany de Sobral e levou o segundo cartão amarelo, sendo expulso do banco de reservas. Irregularidade na escalação, gol e expulsão, Pio viveu de tudo um pouco em menos de sete dias.

Ficha técnica

Guarany de Sobral x Botafogo-PB

Local: Estádio do Junco, em Sobral (CE) Data: 23/01, às 20h (de Brasília)

Guarany de Sobral: André Zuba; Ivonaldo, Joécio, Juliano, Zeca; Zé Augusto, Rodrigo Vitor (Marcos Vinícius), Elisvaldo Santos, Márcio Tarrafas (Maranhão); Thiago Furlan, Adriano (Gugu). Técnico: Vladimir de Jesus

Botafogo-PB: Remerson; Ferreira, Magno Alves, André Lima, Luciano Amaral; Pio (Izaías), Zaquel (Leomir), Hércules, Lenílson; Rafael Aidar (Thiaguinho), Warley. Técnico: Marcelo Vilar.

Redação com Esporte Interativo/pb agora

Adolescente que deveria passar por cirurgia na vesícula é operado de fimose, em João Pessoa Caso foi denunciado pelo pai do menor, que garante ter escutado a confissão do erro pelo médico; direção do hospital pediátrico investiga responsabilidade dos profissionais e informou caso a Conselho Regional de Medicina

Hospital Arlinda Marques

O Complexo Pediátrico Arlinda Marques abriu uma sindicância para apurar um erro médico que teria ocorrido dentro da unidade. O caso foi denunciado nessa quinta-feira (23) após um adolescente de 15 anos ter sido operado de fimose (tecido que cobre a parte superior do pênis), quando deveria ter passado por um procedimento cirúrgico na vesícula. O hospital é situado no bairro Jaguaribe, em João Pessoa.
O pai do garoto, que não quis ser identificado, relatou que o menor deu entrada no hospital para retirar pedras na vesícula, após exames comprovarem o problema de saúde. A família desconfiou do possível erro quando o rapaz saiu da sala de cirurgia.
- Quando eu voltei para o hospital para saber como foi a cirurgia do meu filho fui observar o tamanho do corte na barriga e daí não encontrei nenhum curativo. O meu filho ainda sob efeito da anestesia apontou para parte um pouco abaixo da barriga e, quando fui olhar, percebi que ele tinha feito uma cirurgia de fimose. Ele não tinha problema de fimose. Chamei o médico, falei do erro e ele, na hora, me pediu desculpas pelo ocorrido – disse o pai.
Após a constatação do local errado da cirurgia, o garoto passou por novo procedimento cirúrgico. “Eu disse que só saia do hospital, após meu filho fazer a cirurgia certa. Ele entrou novamente na sala para fazer nova cirurgia. Isso é um absurdo um erro desses. O médico falou que trocaram as fichas”, observou. “E meu filho foi quem sofreu pelo erro dos outros?”, indagou o pai, inconformado. O adolescente está internado em uma das enfermarias da unidade de saúde e se recupera bem.
O diretor geral do complexo pediátrico, Bruno Leandro de Sousa, adiantou que está fazendo a análise dos prontuários para identificar se houve mesmo erro no procedimento. Ele adiantou que o Conselho Regional de Medicina da Paraíba (CRM-PB) já foi comunicado e abriu investigação. A sindicância deve durar 30 dias.
- Recebemos a denúncia da família sobre um possível erro no procedimento cirúrgico e vamos apurar. Tudo está sendo apurado e o adolescente está sendo assistido. As investigações irão apontar se houve um equívoco do profissional de saúde – comentou o diretor.

Nem a direção do hospital e nem os pais do garoto revelaram o nome do médico.

portal correio 

Britânica relata drama de filho com desordem rara de 'olhos dançantes'

A britânica Nicola Oates não desconfiava que o jeito desastrado de seu filho, Thomas, quando bebê, fosse sinal de um problema em seus olhos. À medida que o pequeno ia crescendo, a situação ficou mais problemática. Ele tropeçava em qualquer objeto que estivesse no chão e começou a ficar atrasado em relação às outras crianças na escola.
Thomas também desenvolveu o hábito de virar a cabeça para a direita, apontando o queixo para baixo, quando tentava olhar para algo. "Aquilo era muito estranho", afirmou Nicola, que mora com o filho na região de Midlands, área central da Inglaterra. "Quando ele estava andando, acabava trombando com paredes, cadeiras, pessoas... tudo", acrescentou.
Nicola explica que virar a cabeça e outros comportamentos estranhos eram as formas que Thomas encontrou de "parar a oscilação dos olhos", um sintoma de uma desordem incurável que causa o movimento dos olhos chamada nistagmo.
Chamada de doença dos "olhos dançantes" devido aos movimentos incontroláveis nos olhos, o nistagmo também é responsável pelo surgimento de muitos problemas de visão com o passar do tempo.
Visão estroboscópica
Jay Self, pediatra oftalmológico no Hospital Geral de Southampton e palestrante em oftalmologia genética na Universidade de Southampton, afirma que é muito importante descobrir mais sobre a doença, que afeta uma em cada mil pessoas na Grã-Bretanha. "Pode afetar a vida toda de uma pessoa, que pode ser de 80 a 90 anos, a vida no trabalho, família e gerações futuras", disse.
O médico descreve o nistagmo como uma visão estroboscópica, o que faz com que as crianças tenham dificuldade em ver objetos em movimento e sejam lentas no reconhecimento de rostos.

Segundo John Sanders, do grupo de apoio britânico especializado neste problema, o Nystagmus Network UK, poucos adultos com a desordem podem dirigir e a maioria tem dificuldades na vida cotidiana, educação e também para conseguir emprego. As pessoas afetadas pelo nistagmo também têm problemas em situações normais da vida social, pois elas não conseguem ver os sinais que podem ser percebidos nos rostos de outras pessoas.
No entanto, estas dificuldades nem sempre são detectadas em exames de olhos tradicionais e a verdadeira extensão dos problemas de visão nunca é totalmente investigada.
O caso de Thomas é um destes exemplos: ele não é classificado como portador de deficiência visual pois ele consegue ler a tabela para exames oftalmológicos. Apesar disso, o menino, que agora tem oito anos, precisa da ajuda de luzes especiais e lentes para ajudá-lo na leitura, e ele também precisa de um corrimão para conseguir se movimentar dentro de casa.
Quando está em casa, Thomas usa óculos com lentes azuis para proteger os olhos e, por volta das sete da noite, já está exausto devido ao esforço que fez durante todo o dia para conseguir enxergar direito.
"É muito difícil para ele. Ele não consegue avaliar a distância das coisas. Mesmo quando me abraça, ele precisa ficar nos meus pés para descobrir onde estou", afirmou Nicola.
Pesquisa e tratamento
No novo centro de pesquisa para crianças com problemas de visão, Jay Self já começou a analisar centenas de genes para descobrir as causas do nistagmo. O problema aparece logo depois do nascimento. O cientista quer desenvolver um teste genético simples para crianças com o problema, que permitirá um diagnóstico rápido e preciso.
Self também quer usar medidas visuais do mundo real em vez dos testes e tabelas tradicionais para avaliar os problemas de visão causados pela doença. E tudo isto vai significar que as crianças com nistagmo poderão receber tratamentos específicos e sob medida.
Mas, mesmo ainda sem os tratamentos específicos, Self afirma que há algumas medidas simples que podem ajudar estudantes com nistagmo. Entre elas está conseguir o apoio de um professor que tenha conhecimentos sobre problemas de visão e colocar a criança sentada no lado da sala que mais favoreça seu campo de visão.
No caso de Thomas, a falta destes tratamentos e formas específicas de diagnóstico atrasaram os procedimentos. Os movimentos nos olhos do menino foram notados por um familiar quando ele tinha cerca de oito meses. Mas ele só foi encaminhado para um centro de tratamento especializado quando completou cinco anos de idade.
Thomas passou por uma operação para melhorar a visão e provavelmente passará por outra em 2014. Nicola notou melhora, mas o filho ainda vira a cabeça para ver onde está andando.
"Não sei o quanto a visão dele está ruim, pois para ele é normal, nasceu com isso e não sabe a diferença", disse. Mas ela decidiu levantar mais questões a respeito da doença e defender o filho. "Por que ele precisa passar por dificuldades? Ele merece mais..."

olhardireto

Ingestão de vitamina D não reduz riscos de doenças ou fraturas, diz estudo

 Foto: Getty Images Foto: Getty Image
Um estudo realizado por cientistas neo-zelandeses sugere que há pouca ou nenhuma razão para ingerir vitamina D como forma de reduzir o risco de doenças ou fraturas. A pesquisa foi publicada na revista científica Lancet.

Os cientistas analisaram 100 pacientes e descobriram que não houve diminuição significativa do risco em qualquer área do corpo humano com a ingestão da vitamina. Mas eles acrescentaram que mais pesquisas são necessárias para comprovar as descobertas.

Os pesquisadores também alertaram que grupos de risco, como bebês, mulheres grávidas e idosos, ainda são aconselhados a tomar o medicamento.

A equipe responsável pela pesquisa, da Universidade de Auckland, na Nova Zelândia, já havia anteriormente realizado uma metanálise que mostrou que os suplementos de vitamina D não tiveram efeito na densidade mineral dos ossos.

Na ocasião, eles fizeram uma análise minuciosa de testes clínicos aleatórios de ingestão de vitamina D, com ou sem cálcio. Ao final, no entanto, eles descobriram que os suplementos de vitamina D não alteram significativamente o risco de enfarte ou outras doenças cardiovasculares, derrame cerebral, câncer e fraturas.

De acordo com cientistas, pacientes hospitalizados que ingeriram a substância apresentaram um risco de fratura dos quadris inferior a 15% - patamar considero baixo para justificar a ingestão da vitamina D.

A mesma pesquisa foi feita com pacientes saudáveis. Quando eles tomaram cálcio, também não apresentaram nenhum fortalecimento dos ossos. O estudo afirmou que "não há certeza se a vitamina D com ou sem cálcio reduz o risco de morte".

"De acordo com as nossas descobertas, há pouca ou nenhuma razão para prescrever suplementos de vitamina D para prevenir enfarte do miocárdio ou doença de coração isquêmica, AVC ou doenças vasculares cerebrais, câncer, ou fraturas, e tampouco reduzem o risco de morte em uma comunidade de indivíduos aleatória".

As fontes de vitamina D mais comuns são os óleos de fígado de peixes e alimentos derivados do leite, como manteiga e queijos gordurosos, além da exposição ao sol.

Cautela
Karl Michaelsson, do departamento de ciências cirúrgicas da Universidade de Uppsala na Suécia afirma, entretanto, que ainda há um debate sobre os eventuais benefícios de saúde envolvendo a ingestão de suplementos em casos de deficiência de vitamina D.

"A impressão que muitas pessoas têm é que altas doses de vitamina D ajudam a melhorar a saúde", critica Michaelsson. Para o pesquisador, enquanto não houver informações suficientes que justifiquem os benefícios, o melhor a fazer é manter cautela em relação à ingestão da substância.

Enquanto alguns especialistas em nutrição afirmam que a falta da vitamina é responsável por inúmeras doenças, como fraturas, câncer, doenças cardiovasculares, diabetes, outros dizem que a deficiência é, na verdade, o resultado - e não a causa - da deterioração da saúde de um indivíduo.

Para Colin Michie, consultor em pediatria e presidente do comitê de nutrição da Royal College of Paediatrics and Child Health, o estudo comprova que "a vitamina D pode até gerar benefícios, mas eles não são tão relevantes".

Ele, entretanto, recomenda cautela dos médicos, bem como dos pacientes.

"Os médicos não devem sair pedindo exames de sangue para detectar uma possível carência da vitamina no organismo dos pacientes", diz Michaelsson. "Em vez disso, as pessoas saudáveis têm de comer mais peixe, prestar atenção à sua dieta e a seu estilo de vida", acrescenta o especialista.

Entre os que apresentam maior insuficiência de vitamina D, estão as crianças abaixo de cinco anos, mulheres grávidas e em fase de amamentação e idosos com mais de 65 anos, além das pessoas que têm pouca exposição ao sol.


Recentemente, estudos mostraram que indivíduos com a pele mais escura, tais como africanos, caribenhos e asiáticos naturais do Sudeste da Ásia, ou mesmo pessoas que usem roupas que cobrem todo o corpo, além daquelas com pele mais pálida, também se incluem no grupo de risco.

terra

Bomba explode perto de igreja francesa em Roma antes da visita de Hollande



Roma — Uma bomba de fabricação caseira explodiu na noite de quinta-feira perto de uma igreja francesa de Roma, horas antes da visita do presidente François Hollande ao Vaticano, informou a embaixada da França na Santa Sé.
A explosão da bomba, por volta da 01h30 GMT (23h30 de Brasília), "quebrou a janela de um prédio e danificou três carros estacionados" na rua Vicolo della Campana, no centro histórico da capital italiana, declarou a polícia à AFP, informando que o ato não foi reivindicado.
Nesta rua só há "a igreja de Santo Ivo dos Bretões, que forma parte dos centros religiosos da França em Roma e Loreto, e um restaurante", afirmou à AFP a secretaria do embaixador da França ante a Santa Sé.
Segundo ela, "uma das hipóteses levantadas é que esteja vinculado com a visita do presidente da república" francesa.
Hollande se reúne na manhã desta sexta-feira no Vaticano com o papa Francisco. Os pontos de vista dos dois coincidem sobre as crises internacionais e a justiça social, mas divergem em assuntos com o aborto, a lei para uma morte digna ou o casamento entre as pessoas do mesmo sexo.

AFP