PAGINA INICIAL

sábado, 5 de maio de 2012

Japão desliga neste sábado seu último reator nuclear em atividade Após 42 anos, país depende apenas de suas centrais térmicas. Usina de Tomari interromperá funcionamento às 11h de Brasília.


A paralisação do último reator nuclear ativo no Japão após a crise em Fukushima deixará neste sábado (5) a terceira maior economia do mundo, pela primeira vez em 42 anos, sem centrais atômicas e diante do desafio de enfrentar o verão com outras fontes de energia.
Desde que a pioneira central de Tokai, ao noroeste de Tóquio, iniciou sua atividade comercial, em 25 de julho de 1966, só uma vez o país se encontrou na situação de não contar com nenhum reator ativo, de 30 de abril a 4 de maio de 197, quando os dois únicos reatores existentes foram paralisados para uma revisão de rotina que durou cinco dias.
A operadora da central de Tomari (norte), a Hokkaido Electric Power, interromperá as atividades do último reator ativo no Japão às 23h locais (11h de Brasília), em processo que pode ser concluído em cerca de três horas.
A revisão da unidade de Tomari deverá levar 71 dias, e depois disso precisará ser submetida aos testes de resistência exigidos pelo governo perante catástrofes similares às de 11 de março de 2011, quando um tsunami arrasou o nordeste do país.
Imagem aérea da usina nuclear de Tomari. Seu último reator será desligado para manutenção que pode durar mais de 70 dias. (Foto: Arquivo / Kyodo News / AP Photo)Imagem aérea da usina nuclear de Tomari. Seu último reator será desligado para manutenção que pode durar mais de 70 dias. (Foto: Arquivo / Kyodo News / AP Photo)
Coincidindo com o fechamento do reator na ilha de Hokkaido, diversos grupos antinucleares se manifestaram no centro de Tóquio para celebrar o blecaute e expressar, como em algumas ocasiões anteriores, sua rejeição a este tipo de energia.
Desde que o tsunami provocou a pior crise nuclear no mundo em 26 anos, nenhum dos reatores do arquipélago paralisados por segurança ou para revisão puderam ser reativados.
Para poder garantir a demanda elétrica das grandes cidades do país, como Tóquio, cuja região metropolitana conta com mais de 30 milhões de habitantes, as operadoras potencializaram o uso das centrais térmicas, o que intensifica a despesa com a importação de petróleo e gás liquefeito.
O aumento das importações, sobretudo pela compra de hidrocarbonetos, afeta duramente a balança comercial japonesa, que em janeiro de 2012 registrou seu maior déficit nos últimos 33 anos e ameaça desestabilizar a economia do país, dependente em cerca de 40% de suas exportações.
No entanto, segundo as estimativas do governo, será necessário reabrir alguns dos reatores paralisados para poder garantir a provisão elétrica estável nas principais cidades do arquipélago, que antes da tragédia obtinha cerca de 30% da energia nuclear.
Neste sentido, o gabinete do primeiro-ministro, Yoshihiko Noda, defendido por ministros como o da Indústria, Yukio Edano, luta para obter o respaldo necessário para reabrir os reatores nucleares da central de Oi, na província de Fukui (centro), os primeiros a superar os testes de resistência que credenciam, em teoria, sua segurança.
"O Japão enfrentará severos cortes elétricos se não forem reabertas as unidades de Oi", afirmou há algumas semanas Edano, estimando que sua reativação poderia acrescentar até 2,36 milhões de quilowatts extras à região, o que reduziria as chances de cortes elétricos na zona durante este verão.
Apesar dos esforços do Gabinete japonês para demonstrar a segurança das usinas que superaram os testes, as regiões e localidades próximas à central de Oi se opõem à reativação da central e, em casos como o de Osaka, a terceira maior cidade do país, houve pressão por seu fechamento definitivo.
Isto intensificou o debate sobre a segurança e a idoneidade deste tipo de energia no Japão, após uma crise nuclear que forçou a retirada de 80 mil pessoas, deixando cidades abandonadas nas imediações da central, desolação e perdas milionárias.
As operadoras remeteram até agora à Agência de Segurança Nuclear 19 resultados positivos de testes de resistência feitos em seus reatores para tentar dar um primeiro passo rumo ao sinal verde para o reinício de sua atividade. Ainda assim, ao menos por enquanto o Japão terá de enfrentar o desafio de seguir adiante sem a energia nuclear.
FONTE: GLOBO.COM

Presidente da Tim pode sair do cargo por investigações na Itália


autor: tulio
O presidente da TIM Participações, Luca Luciani, pode deixar seu cargo no Brasil por causa de uma investigação de autoridades italianas envolvendo chips de telefonia móvel irregulares. As informações são da agência de notíciaReuters.
De acordo com um fonte ouvida pela agência, o conselho da Telecom Italia se reuniu em 2 de maio para discutir a situação de Luciani. A mesma fonte afirmou que a solução para o problema provavelmente será a saída dele da empresa.
Entre as irregularidades investigadas estão a falsificação de 2 milhões de chips (SIM cards) para telefones pré-pagos emitidos entre 2005 e 2007 na Itália e operações financeiras feitas por Luciani já no Brasil. Alguns dos chips foram ativados para usuários falecidos ou ficcionais, disseram investigadores.
Luciani tem contribuído para o forte desempenho da TIM, segunda maior companhia de telefonia móvel do Brasil em participação de mercado. De acordo com o site da revista Veja, Andrea Mangoni, atual diretor-financeiro da Telecom Italia, será trazido ao Brasil para ocupar o cargo de Luciani.

A operadora de telefonia não confirmou oficialmente a saída do executivo, nem sequer a Telecom Italia comentou o assunto quando procurada pela imprensa. 
FONTE:ADRENALINE.UOL

Vazam fotos de Carolina Dieckman nua


Vazam fotos de Carolina Dieckman nua

Vazam fotos de Carolina Dieckman nua

Carolina Dieckman acaba de entrar para a lista de celebridades que tiveram suas fotos pessoais vazadas na internet. As imagens da atriz, que estrelou como Teodora em "Fina Estampa", sem roupa foram divulgadas na tarde desta sexta (04) e levaram Dieckmann ao topo dos Trending Topics do Twitter.

Nas fotos, Carol aparece em poses sexy, mostrando os seios e (muitas!) outras partes do corpo. Além das várias imagens da atriz nua, também foram publicadas fotos dela fantasiada de Mulher Maravilha e sentada em uma privada.

Dieckmann, que sempre fez questão de dizer que nunca posaria nua, disse à "Vogue RG" neste ano que não vê mais sentido em tirar a roupa nesta idade (33). "Hoje com um filho de 12 anos, não faria nenhum sentido posar nua", disse.

As imagens de Dieckmann sem roupa foram disponibilizadas através de um site de compartilhamento internacional.Mais fotos podem ser vistas neste link.




FONTE: PB AGORA/ Yahoo

Lua estará mais perto da terra neste sábado


 Lua
Os amantes da Lua têm uma chance de ficarem ainda mais próximos do satélite que acompanha a Terra. A partir das 18 horas, desse sábado (7), quando é esperada a maior Lua de 2012, o telescópio do IFPB, considerado o melhor no Estado, vai estar à disposição da comunidade na Estação Ciência Cultura e Artes Cabo Branco.
É que nessa semana a Lua se apresenta em seu maior tamanho, ou seja, está mais próxima do nosso planeta.
O Núcleo de Estudos e Pesquisa em Astronomia (Nepa) do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) vai dar uma mãozinha para quem quiser visualizar o céu e a Lua nesses dias especiais.
O Nepa do IFPB tem fomentado o interesse da Astronomia nos campi e na comunidade, a partir da aquisição, por meio de seleção do Ministério da Ciência e Tecnologia, de quatro telescópios equipados com alta tecnologia.
O Núcleo atua em João Pessoa, Campina Grande, Cajazeiras e Sousa, com mais ênfase, onde estão os telescópios. Mas, a ação deve se estender para outras cidades, onde há campi do IFPB.
FONTE: PORTAL CORREIO Wanja Nóbrega com Assessoria