PAGINA INICIAL

sábado, 5 de abril de 2014

Ipea erra e diz que são 26% e não 65% os que apoiam ataques a mulheres com roupas curtas

Ipea erra e diz que são 26% e não 65% os que apoiam ataques a mulheres com roupas curtas
Instituto do governo informa que errou ao divulgar pesquisa sobre estupros. Constatado erro, diretor de Estudos e Políticas Sociais pediu exoneração.

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) informou nesta sexta-feira (4) que errou ao divulgar na semana passada pesquisa segundo a qual 65,1% dos brasileiros concordam inteiramente ou parcialmente com a frase "Mulheres que usam roupas que mostram o corpo merecem ser atacadas". De acordo com o instituto, o percentual correto é 26%.

O diretor de Estudos e Políticas Sociais do Ipea, Rafael Guerreiro Osório, pediu exoneração assim que o erro foi constatado, informou o instituto. A pesquisa, intitulada "Tolerância social à violência contra as mulheres", teve ampla repercussão. A presidente Dilma Rousseff chegou a comentar por meio do microblog Twitter. Com base nos dados da pesquisa, ela disse que o país tem "muito o que avançar no combate à violência contra a mulher".

Em razão da pesquisa, a jornalista Nana Queiroz, de Brasília, lançou um protesto chamado "Eu não mereço ser estuprada", que se espalhou pelas redes sociais, com fotos de homens e mulheres reproduzindo a frase em fotos pessoais. Pelo Twitter, ela disse que foi ameaçada de estupro devido à repercussão da campanha e recebeu a solidariedade de Dilma. A ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Eleonora Menicucci, também aderiu à campanha e publicou foto com os dizeres "As mulheres não merecem ser estupradas".

Segundo o Ipea, a pesquisa ouviu 3.810 pessoas entre maio e junho do ano passado em 212 cidades. Do total de entrevistados, 66,5% são mulheres.

Em nota divulgada nesta sexta, o instituto pede desculpas e informa que "o erro relevante" foi motivado por uma troca de gráficos que inverteu resultados de duas das questões – "Mulher que é agredida e continua com o parceiro gosta de apanhar" e "Mulheres que usam roupas que mostram o corpo merecem ser atacadas".

"Com a inversão de resultados entre as duas questões, relatamos equivocadamente, na semana passada, resultados extremos para a concordância com a segunda frase, que, justamente por seu valor inesperado, recebeu maior destaque nos meios de comunicação e motivou amplas manifestações e debates na sociedade ao longo dos últimos dias", diz o texto da nota.

Apesar do erro, a nota do Ipea afirma que as conclusões gerais da pesquisa "continuam válidas". "Pedimos desculpas novamente pelos transtornos causados e registramos nossa solidariedade a todos os que se sensibilizaram contra a violência e o preconceito e em defesa da liberdade e da segurança das mulheres", afirmou o instituto.

Leia abaixo a íntegra de nota sobre o assunto divulgada pelo Ipea:

Errata da pesquisa “Tolerância social à violência contra as mulheres”

Vimos a público pedir desculpas e corrigir dois erros nos resultados de nossa pesquisa Tolerância social à violência contra as mulheres, divulgada em 27/03/2014. O erro relevante foi causado pela troca dos gráficos relativos aos percentuais das respostas às frases Mulher que é agredida e continua com o parceiro gosta de apanhar e Mulheres que usam roupas que mostram o corpo merecem ser atacadas. Entre os 3.810 entrevistados, os percentuais corretos destas duas questões são os seguintes:

Mulher que é agredida e continua com o parceiro gosta de apanhar (Em %): 42,7% concordam totalmente 22,4% concordam parcialmente 1,9% são neutros 24% discordam totalmente 8,4% discordam parcialmente

Mulheres que usam roupas que mostram o corpo merecem ser atacadas (Em %): 13,2% concordam totalmente 12,8% concordam parcialmente 3,4% são neutros 58,4% discordam totalmente 11,6% discordam parcialmente

Corrigida a troca, constata-se que a concordância parcial ou total foi bem maior com a primeira frase (65%) e bem menor com a segunda (26%). Com a inversão de resultados entre as duas questões, relatamos equivocadamente, na semana passada, resultados extremos para a concordância com a segunda frase, que, justamente por seu valor inesperado, recebeu maior destaque nos meios de comunicação e motivou amplas manifestações e debates na sociedade ao longo dos últimos dias.

O outro par de questões cujos resultados foram invertidos refere-se a frases de sentido mais próximo, com percentuais de concordância mais semelhantes e que não geraram tanta surpresa, nem tiveram a mesma repercussão. Desfeita a troca, os resultados corretos são os que seguem. Apresentados à frase O que acontece com o casal em casa não interessa aos outros, 13,1% dos entrevistados discordaram totalmente, 5,9% discordaram parcialmente, 1,9% ficou neutro (não concordou nem discordou), 31,5% concordaram parcialmente e 47,2% concordaram totalmente. Diante da sentença Em briga de marido e mulher, não se mete a colher, 11,1% discordaram totalmente, 5,3% discordaram parcialmente, 1,4% ficaram neutros, 23,5% concordaram parcialmente e 58,4% concordaram totalmente.

A correção da inversão dos números entre duas das 41 questões da pesquisa enfatizadas acima reduz a dimensão do problema anteriormente diagnosticado no item que mais despertou a atenção da opinião pública. Contudo, os demais resultados se mantêm, como a concordância de 58,5% dos entrevistados com a ideia de que se as mulheres soubessem como se comportar, haveria menos estupros. As conclusões gerais da pesquisa continuam válidas, ensejando o aprofundamento das reflexões e debates da sociedade sobre seus preconceitos. Pedimos desculpas novamente pelos transtornos causados e registramos nossa solidariedade a todos os que se sensibilizaram contra a violência e o preconceito e em defesa da liberdade e da segurança das mulheres. Rafael Guerreiro Osorio* e Natália Fontoura

Pesquisadores da Diretoria de Estudos e Políticas Sociais (Disoc/Ipea) e autores do estudo

* O diretor de Estudos e Políticas Sociais do Ipea pediu sua exoneração assim que o erro foi detectado.



G1/pb agora

Internautas usam Instagram para postar selfies após sexo Na maior parte dos casos, os casais usam a hashtag #aftersex e exibem corpos sarados ou caras de exaustos após o ato

Selfies apelam para a sexualidade
Selfies apelam para a sexualidade

A divulgação da intimidade nas redes sociais parece esta longe do fim. Além dos famosos "estou saindo", "Deus me proteja da sua macumba", "hora de tomar um banho gostoso" ou "esse é o meu almoço de hoje", que estamos acostumados a ver nas publicações, a moda agora é postar fotos depois do sexo.

No Instagram, casais postam selfies (auto-retratos) após a relação íntima. Na maior parte dos casos, os casais usam a hashtag #aftersex.

E tem imagem pra todo tipo (!) Desde as que mostram corpos sarados, até aquelas com caras cansadas depois do ato.

portal correio

Navio chinês capta sinal que poderia ser do avião desaparecido da Malaysia Airlines Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/mundo/navio-chines-capta-sinal-que-poderia-ser-do-aviao-desaparecido-da-malaysia-airlines-12101976#ixzz2y1eMQ0FF © 1996 - 2014. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.


Embarcação australiana instala um ‘towed pinger locator’, equipamento que consegue captar sinais emitidos por caixas-pretas
Foto: HANDOUT / REUTERS
Embarcação australiana instala um ‘towed pinger locator’, equipamento que consegue captar sinais emitidos por caixas-pretas HANDOUT / REUTERS
PEQUIM — Um navio chinês a procura do avião desaparecido da Malaysia Airlines no sul do Oceano Índico captou um sinal intermitente, informou a mídia chinesa neste sábado. O sinal tem uma frequência de 37,5kHz por segundo — o mesmo emitido por registradores de voo. No entanto, ainda não há evidências de que esteja ligado ao voo MH370.

Dezenas de navios e aviões intensificam a busca, que entram em uma fase decisiva antes que as baterias da caixa-preta parem de funcionar. O equipamento transmite sinais debaixo d’água, mas as suas baterias podem durar apenas 30 dias.
Até 10 aeronaves militares, três aeronaves civis e 11 navios vasculham 217 mil quilômetros quadrados de oceano, cerca de 1.700 quilômetros a noroeste da cidade australiana de Perth, perto de onde os investigadores acreditam que o avião caiu.
— Se não encontrarmos nada em seis semanas, continuaremos procurando porque há muitas coisas na aeronave que flutuarão — disse o chefe da agência australiana que coordena a operação, Angus Houston. — Eventualmente, acho que vamos encontrar algo que vai nos ajudar a reduzir a área de busca.
Dois dos navios das operações de busca possuem localizadores subaquático. O navio da Marinha australiana Ocean Shield está usando um localizador “pinger” da Marinha os EUA , enquanto o britânico HMS Echo tem capacidade semelhante.
As autoridades não descartaram a possibilidade de um problema mecânico como a causa da queda do avião, mas dizem que as evidências, incluindo o corte nas comunicações, sugere que o voo MH370 foi deliberadamente desviado.
A aeronave desapareceu em 8 de março após decolar de Kuala Lumpur para Pequim com 239 pessoas a bordo.

globo.com

Recarga da TIM pode ser feita no Facebook.






Clientes da TIM poderão recarregar seus créditos e até receber créditos de consumidores de outras operadoras por meio do Facebook. A novidade foi implementada nesta sexta-feira, 4 de abril, no serviço Recarga Express, que permite também a compra de recargas para planos pré-pagos através do site da companhia, usando o app para Android e iOS ou por meio da linha *244.
Segundo informações divulgadas no site "Tecmundo", no primeiro contato com a ferramenta, é necessário realizar um breve cadastro informando o número da linha (incluindo DDD), senha de acesso e dados do cartão de crédito, o qual será usado para realizar o débito dos valores recarregados.
Na sequência, são oferecidas as opções de você adicionar créditos para a sua própria linha, para o telefone de algum de seus contatos na rede social ou para algum outro número da TIM. Os valores de créditos possíveis são: R$ 14, R$ 18, R$ 27, R$ 35, R$ 50 e R$ 100. Além disso, o Recarga Express permite o registro de recarga automática programada para quando for atingido um saldo específico ou um determinado dia do mês.
A ferramenta compatível com o Facebook possibilita que qualquer pessoa com uma conta no site de relacionamento receba pedidos de recarga, ou seja, é possível que clientes de outras operadoras forneçam créditos para linhas da TIM.

Fonte: TIM Recarga Express/momentoverdadeiro

Morreu o ator José Wilker


(Em atualização) O ator brasileiro José Wilker morreu, este sábado de manhã, no Rio de Janeiro.
 
foto Global Imagens/Arquivo
Morreu o ator José Wilker ("Roque Santeiro")
José Wilker
 













De acordo com as primeiras informações, o ator, de 66 anos, terá morrido em casa. A causa da morte não está ainda confirmada, mas suspeita-se de enfarte do miocárdio.
O ator participou em várias novelas bem conhecidas dos portugueses, como "Gabriela", "Roque Santeiro" e "Senhora do Destino".
"Amor à Vida", que passa atualmente na SIC, foi a última novela em que participou em 2013, na qual interpretava o papel do médico Herbert.
Na novela "Gabriela Cravo e Canela", de Jorge Amado, interpretou o papel de coronel Jesuíno.



jn.pt

Câmara dos Deputados rejeita pedido de aposentadoria de Genoino


A Câmara dos Deputados rejeitou o pedido de aposentadoria por invalidez do ex-deputado federal José Genoino (PT-SP), que segue cumprindo provisoriamente pena em prisão domiciliar no Distrito Federal. Em laudo divulgado ontem, a junta médica que avaliou o condenado no processo do mensalão em fevereiro considerou que o petista não apresenta cardiopatia grave que "resulte em incapacidade laborativa definitiva". O documento foi encaminhado ao Supremo Tribunal Federal (STF), que ainda definirá se a pena do petista será transformada em prisão domiciliar permanente.
O documento, assinado por quatro profissionais no dia 2 de abril, diz que "o periciado não é portador de invalidez para atividades laborativas". O ex-deputado entregou nesta semana novos exames para tentar reverter a decisão prévia de indeferir o pedido, mas os médicos concluíram que, embora seja hipertenso e sofra de problemas cardíacos, o petista não estaria impedido de trabalhar.
Em julho do ano passado, Genoino foi hospitalizado às pressas em São Paulo depois de sentir fortes dores no peito quando passava férias com a família no litoral do Estado. O petista passou por uma cirurgia corretiva de dissecção da aorta que durou seis horas.
Em setembro, o petista solicitou à Câmara a aposentadoria integral por invalidez, alegando que sofria de uma cardiopatia grave que limitava a capacidade física, funcional e profissional em sua plenitude. Na ocasião, Genoino alegou que atividade de um deputado estava sujeita a embates políticos "sempre acalorados" e que "representaria verdadeiro desvalor da vida humana estar submetido a essas condições laborais sem que se pudesse envidar todos os esforços necessários à sua atuação integral".
Com a decisão da junta médica, o pedido de Genoino será arquivado. O ex-deputado continuará recebendo um valor bruto de R$ 20 mil referente à aposentadoria por tempo de contribuição para a previdência dos servidores da Câmara. Se o pedido de aposentadoria por invalidez tivesse sido deferido, o petista manteria o benefício integral de R$ 26,7 mil, valor pago aos deputados em exercício de mandato.

primeiraedicao.com