PAGINA INICIAL

terça-feira, 1 de outubro de 2013

Boletim da dengue: sem casos graves


Boletim da dengue: sem casos graves
Boletim da dengue não registra novos casos graves da doença no Estado     De 1° janeiro a 27 de outubro deste ano, a Paraíba notificou 11.087 casos de dengue em 182 (81,6%) municípios paraibanos. Deste total, 2.346 foram descartados e outros 5.823 classificados como dengue clássica. Conforme os dados da Semana Epidemiológica 43, não houve alteração dos números dos casos graves de dengue, se comparado ao boletim epidemiológico anterior. 

Segundo a gerente executiva de Vigilância em Saúde, Talita Tavares, neste ano foram confirmados 152 casos graves de dengue, sendo 40 casos de Febre Hemorrágica da Dengue (FHD) e 112 de dengue com complicação (DCC), com notificações em 30 municípios. Os demais casos ainda estão sob investigação.

João Pessoa continua a ser o município da Paraíba com o maior número de notificações. Na capital paraibana, já foram notificados 4.436 casos, o que equivale a 40% das notificações. Cabedelo vem em seguida, com 1.511 casos registrados. Patos (483 casos), Bayeux (258), Guarabira (227), Catolé do Rocha (186), Sousa (161), Vista Serrana (160), Uiraúna (154 ) e Esperança (149) são os outros oito municípios paraibanos que se destacam no número de notificações.

Destes dez municípios, em relação ao ano de 2011, os únicos que tiveram redução no quantitativo de notificações foram: Patos, Guarabira e Sousa.

Óbitos – Do total de casos graves, nove evoluíram para óbito, sendo quatro deles diagnosticados como Febre Hemorrágica da Dengue (FHD) e os outros cinco por Dengue Com Complicação (DCC). O novo registro de óbito confirmado por dengue ocorreu no município de João Pessoa, onde outros cinco óbitos já foram registrados. O número corresponde ao índice de 66,6% das mortes confirmadas por dengue no estado. Os demais registros ocorreram nas cidades de Bayeux (1), Itabaiana (1) e Patos (1).

Talita Tavares informou que o número de óbitos registrados e confirmados por dengue é o mesmo do ano passado. Das 30 notificações de óbito por dengue registradas até o momento, 14 já foram descartadas e outras sete estão sob investigação.

Notificação – A gerente também ratificou a necessidade e importância da notificação por parte dos municípios. “A notificação não é apenas um ato burocrático. Ela influencia diretamente na organização da rede e na qualidade do cuidado tomado pela gestão da saúde pública. Todos os casos graves e óbitos devem ser sinalizadas ao Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde do Estado (CIEVS), pelo endereço eletrônico: notifica@saude.pb.gov.br ou por meio do formulário NOTIFICA disponível na homepage da SES ou pelo telefone (83) 8828-2522.”

Circulação viral – Este ano já foram identificados, por meio de exames no Laboratório Central de Saúde Pública Dra. Telma Lobo (Lacen-PB), os sorotipos DENV3 e DENV4, sendo o primeiro tipo encontrado em João Pessoa e o segundo nos municípios de João Pessoa, Cabedelo e Lucena.

Em 2011, os exames identificaram os vírus DENV1, em Cajazeiras, DENV2, em João Pessoa, e DENV3, em Barra de Santa Rosa e João Pessoa. “Realizamos, durante a semana, reunião com os municípios de Bayeux, Santa Rita, Conde e Sapé com o objetivo de estabelecermos um fluxo de coleta e envio de amostras do município para o Lacen-PB, viabilizando assim a identificação da circulação viral, tendo em vista a presença do sorotipo DENV4 já em João Pessoa, Cabedelo e Lucena”, explicou Talita Tavares.


Secom-PB/pb agora

Outubro Rosa. Câncer de mama mata 3 homens Óbitos já são mais que o dobro da média;campanha alerta que muitos nem sabem que podem ter a doença


Pollyana Sorrentino
Outubro Rosa
A campanha Outubro Rosa começa nesta terça-feira (01) com um alerta aos homens, feito pela mastologista Joana Barros: o câncer de mama já matou este ano na Paraíba três pessoas do sexo masculino e esses óbitos já representam mais de 2% em relação ao total de 140 mortes registradas pelo Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM), mais do que o dobro da média de casos. Para a médica, o dado mostra uma mortalidade maior entre os homens com a doença pela demora no diagnóstico e porque muitos sequer sabem que podem ter esse tipo de tumor. Pelo 2º ano, a campanha mundial de combate ao câncer de mama tem o apoio do Sistema Correio e da Fundação Solidariedade. 

Aliás, melhorar a saúde da mulher é um dos oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), instituídos pela ONU. 

Segundo o SIM, de 1999 a este ano, o tumor de mama já matou 2.114 pessoas na Paraíba, das quais 35 do sexo masculino (1,65%). Na Paraíba, em 1999, os óbitos masculinos chegaram a 5,3% do total registrado, caindo para 0,4% no ano passado e aumentando para 2,14% este ano.

Correio apoia e destaca Objetivos do Milênio

O Sistema Correio de Comunicação está apoiando a campanha pelo 2º ano consecutivo. A fachada do Correio, na Capital, será iluminada de rosa e, durante o mês, serão publicadas matérias sobre o tema. A Fundação Solidariedade - braço social do Correio - aproveitará o mês para lembrar dos ODM número 5 e 6. Os Objetivos do Milênio foram criados pela Organização das Nações Unidas (ONU) e adotados pela Fundação. O objetivo 5 visa melhorar a saúde da mulher e o 6 diz respeito ao combate de HIV/AIDS, malária, e outras doenças. 
O movimento do Outubro Rosa surgiu em 1990, quando foi promovida em Nova Iorque a 1ª ‘Corrida pela cura’. Em 1997, outras cidades dos Estados Unidos começaram a lançar em outubro ações de prevenção e diagnóstico do câncer de mama. Hoje é realizado em vários lugares do mundo. A ONG Amigos do Peito trouxe a campanha para João Pessoa em 2011. A cor rosa simboliza a campanha, e empresas que aderem ao movimento usam a cor em prédios ou em produtos.
portal correio

Elefanta faz vigília para corpo de amigo morto e emociona grupo de turistas

Imagem foi capturada por fotógrafo amador durante excursão a safári na Botsuana

por Globo Rural On-Line

Editora Globo
Foto: Divulgação/John Chaney
Com a tromba enrolada na presa do amigo, uma elefanta emocionou turistas que participavam de um safári na Botsuana. O grupo flagrou a vigília da fêmea ao corpo do macho morto há alguns dias. 

O fotógrafo amador John Chaney, de 63 anos, que participava do passeio na companhia da esposa Diane, aproveitou para registrar a cena. 

Em sua página oficial na web, Chaney publicou a foto da despedida e aproveitou para relatar a experiência: "Quando tirei a foto, olhei para meus companheiros de excursão e reparei que havia lágrimas nos olhos de todos. Um exemplo de amizade e lealdade de partir o coração de qualquer pessoa". 

O grupo ficou cerca de 20 minutos observando a vigília e, de acordo com o fotógrafo, a fêmea não moveu a tromba da presa do amigo durante o período. 

Park Rangers, que guiava o grupo de turistas, entrou em contato com a polícia responsável pela reserva para que o corpo do elefante morto fosse retirado do local.  
globo.com

Sonda da Nasa encontra propileno em lua de Saturno

Por  em 
Sonda da Nasa encontra propileno em lua de Saturno
A sonda espacial Cassini detectou a presença de um ingrediente do plástico em uma lua de Saturno. Esta é a primeira vez que o propileno é encontrado fora da Terra, segundo a agência aeroespacial norte-americana (Nasa, na sigla em inglês).
Uma pequena quantidade da substância foi encontrada pela Cassini na atmosfera de Titã, a maior lua de Saturno, confirmando suspeitas surgidas recentemente.
O propileno serve de matéria-prima para a indústria petroquímica. A descoberta foi divulgada hoje na publicação especializada Astrophysical Journal Letters.
Titã é um dos poucos corpos do sistema solar com uma atmosfera significativa composta de hidrocarbonetos. Fonte: Associated Press.
Não deixe de ler: Rebeldes sírios podem se juntar a negociações de paz Rebeldes sírios "sensatos" podem participar das futuras negociações de paz com o regime do presidente sírio, Bashar Assad, disse o ministro de Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, nesta terça-feira. Falando a jornalistas durante uma coletiva de imprensa, Sergey Lavrov afi

achebelem.com

Bactéria que defeca gasolina pode salvar a indústria automobilística "Fezes" da Escherichia coli são de composição idêntica ao combustível que alimenta nossos veículos Leia mais em: http://www.tecmundo.com.br/quimica/45112-bacteria-que-defeca-gasolina-pode-salvar-a-industria-automobilistica.htm#ixzz2gTT6P1XY

 Bactéria que defeca gasolina pode salvar a indústria automobilística(Fonte da imagem: Thinkstock)
O bacilo Escherichia coli é famoso no meio científico: além de estar relacionado com uma série de problemas de intoxicação alimentar, ele é geneticamente modificado com frequência para pesquisas que envolvem até combustíveis. O estudo mais atual envolvendo o organismo também parece o mais revolucionário: pesquisadores foram capazes de extrair gasolina dessas bactérias.
É isso mesmo: de acordo com uma pesquisa recente publicada por cientistas sul-coreanos, a bactéria reprogramada é capaz de "evacuar" um material de composição idêntico à gasolina derivada do petróleo e usada como combustível em carros e outros veículos.

Como isso é possível?

Bactéria que defeca gasolina pode salvar a indústria automobilística 
Toda a transformação acontece dentro da bactéria. (Fonte da imagem: Reprodução/Nature)
O processo de conversão envolve, além de uma cultura da Escherichia coli, glucose ou biomassa que serão consumidos pelos organismos. Quando as bactérias consomem esses materiais, as enzimas produzidas no processo convertem o açúcar em ácidos graxos ( e, posteriormente, em hidrocarbonetos com a mesma estrutura da gasolina.
Por enquanto, o projeto está longe de ser viável para a indústria: só algumas gotas de gasolina são extraídas por hora, mas a ideia é aumentar essa produção para até 20 gramas do líquido para cada litro de cultura de bacilos.

tecmundo

Papa: 'Cúria é Vaticano-cêntrica e farei tudo para mudá-la' Pontífice fez duras críticas ao governo da Igreja em entrevista a jornal italiano. Afirmou que 'a corte é a lepra do papado' - e que pensou em rejeitar o cargo

Papa Francisco beija uma criança na chegada para a audiência geral na Praça de São Pedro, no Vaticano, nesta quarta-feira (18)
Papa Francisco beija uma criança na chegada para a audiência geral na Praça de São Pedro, no Vaticano, nesta quarta-feira (18) (Stefano Rellandini/Reuters)

 O papa Francisco deflagrou nesta terça-feira mais um capítulo de sua guerra contra os desmandos da Santa Sé. A pouco mais de duas semanas da saída do cardeal italiano Tarcisio Bertone, secretário de Estado do Vaticano demitido pelo pontífice, Francisco concedeu uma entrevista ao jornal italiano La Reppublica, publicada nesta terça-feira, em que faz duras críticas ao governo da Igreja Católica. Segundo o papa, o grande defeito da Cúria é se ocupar apenas de seus próprios problemas, esquecendo-se do mundo que a cerca. Na próxima quinta-feira, Francisco se reunirá com um conselho de oito cardeais de cinco continentes para tratar das reformas da Igreja.

Declarou o pontífice: “A Cúria é Vaticano-cêntica. Não compartilho dessa visão e farei de tudo para mudá-la”, afirmou Francisco, em entrevista ao fundador do jornal, Eugenio Scalfari. O pontífice pediu à instituição que se comprometa mais com o mundo moderno e afirmou que "os chefes da Igreja geralmente têm sido narcisistas, amantes da adulação e excitados de forma negativa por seus cortesãos". E completou: "A corte é a lepra do papado". Francisco explicou que, apesar da Cúria não ser propriamente uma corte, nela existem "cortesãos".
De fato, o papa já deu início à limpeza ética e moral na burocracia da Igreja Católica, com a demissão de Bertone. Trata-se do primeiro grande movimento de Francisco na mais árdua de suas missões. O coração da Cúria, já no período de João Paulo II e mais recentemente com Bento XVI, à revelia deles, virou um templo de denúncias de pedofilia acobertadas, roubalheira, corrupção e chantagem envolvendo prelados homossexuais que sequestravam o poder decisório do Vaticano mediante extorsão de dinheiro.
A nomeação de Bertone, ocorrida em 2006, é tida pela banda boa da Igreja como um dos maiores enganos cometidos por Bento XVI, agora papa emérito. O homem que deveria ter sido o braço-direito do pontífice alemão acumulou inimigos e está sob suspeita de má gestão e abuso de poder. A destituição de Bertone foi a reivindicação mais frequente durante as reuniões dos cardeais que antecederam o conclave que elegeu Francisco. No fim do processo, Francisco quer chegar à chamada colegialidade, a forma de governar uma Igreja com a inclusão do clero nas decisões do papa. Hoje, não é assim que funciona.
O conclave também foi tema da entrevista de Francisco ao La Reppublica. O pontífice afirmou ao jornal que, ao receber a notícia de que fora escolhido para suceder Bento XVI, pensou em rejeitar o cargo. "Antes de aceitar, pergunteis se poderia retirar-me por alguns minutos para um quarto anexo ao da varanda sobre a praça. Senti muita ansiedade", disse. "Fechei os olhos e todos os pensamentos desapareceram. Inclusive o de rejeitar a designação. Em algum momento, uma grande luz me preencheu. Durou um momento, mas pareceu muito tempo", completou.
(Com agências EFE e France-Presse)
 veja.abril