PAGINA INICIAL

sexta-feira, 7 de junho de 2013

Cientistas criam 'manto de invisibilidade do tempo' nos EUA Pesquisadores americanos dizem ter conseguido evitar registro de eventos ocorridos em feixe de luz

BBC
Getty Images
Circuito com fibra ótica ajudou cientistas a testarem nova técnica
Cientistas da Purdue University, no Estado americano de Indiana, disseram ter conseguido criar uma espécie de "manto de invisibilidade" que conseguiria esconder eventos contínuos em um feixe luz.
O "manto" funciona ao manipular a velocidade da luz em fibras ópticas fazendo com que interações que ocorrem nos "buracos do tempo" criados por ele não possam ser detectadas.
Os resultados de seus experimentos foram publicados no periódico Nature .
Outras equipes científicas estão trabalhando para criar técnicas para esconder - ou tornar "invisíveis" - determinados objetos no espaço físico, mas a equipe de Indiana é pioneira ao tentar ocultar eventos ocorridos em intervalos de tempo. 

Para provar isso, a equipe da Purdue University montou um circuito de feixes de luz. Usando lasers eles teriam conseguido fazer com que, por uma série de breves momentos, os "buracos no tempo", tais feixes não fossem detectados, o que lhes permitiu "esconder" quase a metade dos dados transmitidos por eles.
No ano passado, a equipe teria conseguido resultados semelhantes - mas ocultando apenas um breve momento em cada repetição do experimento. Agora, dizem ter conseguido ocultar uma quantidade muito maior de "intervalos de tempo" - e, portanto, de dados.
"Fizemos isso 'empurrando' a luz para frente e para trás usando componentes de telecomunicações controlados por sinais elétricos", disse Andrew Weiner, co-autor do estudo.
A técnica, como explica Greg Gbur, especialista em física óptica da Universidade da Carolina do Norte, não implica em uma "manipulação do tempo", mas sim em uma "manipulação da luz".
Gbur não faz parte da equipe que realizou a pesquisa, mas acredita que ela representa um avanço importante na área.
"Em seu primeiro estudo sobre o 'manto do tempo', eles discutiram a possibilidade de esconder eventos de alguns bilionésimos de segundo de vez em quando. Agora, estão contemplando a possibilidade de esconder os dados transmitidos em 46% do tempo total considerado", diz Gbur.
"Isso sugere que a técnica deixou de ser uma curiosidade para ser algo que poderia ser utilizado em comunicações ópticas e processamento de dados."
Para Ortwin Hess, físico do Imperial College London, o estudo é "notável". Ele diz que uma parte importante do trabalho explora a dualidade espaço-tempo.
"(Esse estudo) mostra como os princípios de espaço-tempo podem ser usados na óptica. As 'capas de invisibilidade' já estudadas também são interessantes, pois mudam o que vemos no espaço. Mas agora podemos mudar a maneira como a luz, e, portanto, as informações, comportam-se no espaço e no tempo", disse Hess.
De acordo com o físico, a pesquisa teria várias aplicações práticas. Ela poderia ajudar a tornar certos dados invioláveis.
Entre os potenciais interessados nessa tecnologia em desenvolvimento estariam governos e grandes empresas que lidam com informações sensíveis ou confidenciais. 
ultimosegundo.ig.com

Xuxa deve receber R$2,4 mi da Band por danos morais.

- Xuxa: foto divulgação de internet -

O advogado de Xuxa Meneghel confirmou nesta sexta, 07, que a Rede Bandeirantes terá que indenizar a apresentadora. O valor da indenização é de R$2,4 milhões. A informação foi divulgada no "Jornal do Brasil".

Justiça também determinou o congelamento das contas bancárias da emissora.Xuxa processou a Band, em 2008, por causa da exibição de fotos de um ensaio nu que a apresentadora da TV Globo realizou para uma revista masculina. Na época, as imagens foram mostradas por Leão Lobo, no programa De Olho nas Estrelas

A assessoria de imprensa da Rede Bandeirantes informou que a decisão do congelamento das contas da emissora foi determinada apenas pelo Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro. “A decisão é um atentado à liberdade de expressão e ainda existe recurso pendente de julgamento no Supremo Tribunal Federal”, afirmou a assessoria, ao frisar que as contas da Rede Bandeirantes ainda não foram bloqueadas. 

momentoverdadeiro.com

EM MONTEIRO:De acordo com o major Brandão, comandante da PM na cidade, a vítima se recusou a entregar uma arma branca e ainda tentou ferir o policial


Um sargento da Polícia Militar da Paraíba – que não teve o nome revelado - está sendo acusado de matar a tiros um doente mental no centro da cidade de Monteiro, no Cariri paraibano, na noite desta quinta-feira (6). De acordo com o major Brandão, comandante da PM na cidade, a vítima se recusou a entregar uma arma branca e ainda tentou ferir o policial. 
O major informou que a Polícia Militar recebeu informações da população de que um homem estava trafegando pelas ruas da cidade com uma faca. Quando os policiais localizaram o acusado, confirmaram que era um deficiente mental. 
“A guarnição pediu para ele entregar a faca e ele se recusou. A vítima tentou agredir o policial e foi atingido por um disparo. Ferido e caído, o homem tentou pela segunda vez ferir o policial com a faca. Neste momento, o rapaz foi atingido por vários disparos”, disse o major. 
O doente mental ainda foi socorrido para o hospital local, mas não resistiu aos ferimentos e veio a óbito. O caso foi registrado na delegacia da cidade. 
“O sargento se apresentou na delegacia e foi aberto um inquérito para investigar o crime. Será aberta uma sindicância na Polícia Militar para apurar o caso com toda lisura”, revelou o major Brandão.
C P
OPIPOCO

PSC Com Uma Nova Ação No STF Contra Casamento Gay Em Cartório


PSC com uma nova ação no STF contra casamento gay em cartório. O Partido Social Cristão (PSC) entrou com uma nova ação no Supremo Tribunal Federal (STF) par ...
PSC com uma nova ação no STF contra casamento gay em cartório
PSC com uma nova ação no STF contra casamento gay em cartório. O Partido Social Cristão (PSC) entrou com uma nova ação no Supremo Tribunal Federal (STF) para pedir a suspensão da resolução do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que obriga os cartórios de todo o país a celebrar o casamento civil e converter a união estável homoafetiva em casamento.
Na semana passada, o ministro Luiz Fux determinou o arquivamento de outro processo, um mandado de segurança, por entender que o instrumento usado para questionar a regra não é válido. Desta vez, o partido ingressou com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade. O PSC é o partido do deputado federal Marco Feliciano (SP), presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara e alvo de protestos desde que assumiu o comando da comissão por falas supostamente homofóbicas e racistas.
O PSC apresentou os mesmos argumentos, de que caberia ao Congresso Nacional decidir sobre o tema. Na nova ação, o partido diz que o CNJ cometeu “abuso de poder”.
“Uníssono que o Conselho Nacional de Justiça, na pessoa de seu ministro presidente, buscou legislar, e, data máxima vênia, com abuso de poder, apropriando-se de prerrogativas do Congresso Nacional”, afirma a ação.
De acordo com o processo o conselho não tem competência para criar uma regra do tipo.
“A inovação do CNJ no ordenamento jurídico ao tratar de uma matéria estranha a sua competência, o que fatalmente extrapola os limites encartados na Constituição da República, indica ofensa ao postulado nuclear da separação de poderes e de violação ao princípio da reserva constitucional de competência legislativa.”
Na decisão que rejeitou a primeira ação, Fux entendeu que o CNJ tem, sim, competência para regular o tema em relação aos cartórios. O magistrado citou outra norma imposta pelo CNJ, a que proíbe o nepotismo no Poder Judiciário. “É inelutável a sua competência [do CNJ] para regular tais assuntos.”
Veja também:

Manifestação do Pastor Silas Malafaia contra o casamento gay e o aborto reúne milhares em Brasília

Decisão do CNJ
Pela decisão do CNJ, que começou a valer no dia 16 de maio, os cartórios não poderão rejeitar o pedido, como acontece atualmente em alguns casos. Segundo o presidente do CNJ e autor da proposta, Joaquim Barbosa, que também é presidente do STF, a resolução visa dar efetividade à decisão tomada em maio de 2011 pelo Supremo, que liberou a união estável homoafetiva.
Conforme o texto da resolução, caso algum cartório se recuse a concretizar o casamento civil, o cidadão deverá informar o juiz corregedor do Tribunal de Justiça local. “A recusa implicará imediata comunicação ao respectivo juiz corregedor para providências cabíveis.”
Para Joaquim Barbosa, seria um contrassenso esperar o Congresso analisar o tema para se dar efetividade à decisão do STF. “Vamos exigir aprovação de nova lei pelo Congresso Nacional para dar eficácia à decisão que se tomou no Supremo? É um contrassenso.”
Informações: G1 
amigodecristo

Riscos de doenças ligadas a obesidade podem ser herdados de avó, diz estudo Segundo ONG, até 47% da população britânica deve sofrer da doença

Netos poderiam herdar problemas de saúde ligados à obesidade de avósAFP
Um estudo realizado por cientistas britânicos descobriu que os netos podem herdar de suas avós problemas de saúde ligados à obesidade, como cardiopatias e diabetes, mesmo que suas mães não apresentem indícios de tais doenças.
A obesidade é um problema que afeta vários países do mundo. No Reino Unido, a proporção de pessoas obesas em relação à população total já é a maior de toda a história.
Derrame e diversos tipos de câncer estão entre os riscos dos problemas de saúde associados ao ganho de peso, dizem especialistas.
A obesidade moderada ocorre quando o indivíduo tem Índice de Massa Corporal (IMC) entre 30 e 34,9. O IMC é calculado dividindo o peso pela altura elevada ao quadrado.
Primeira geração
O estudo, da Universidade de Edimburgo, foi realizado com camundongos fêmeas com obesidade moderada, alimentadas com uma dieta rica em gordura e açúcar antes e durante a gravidez.
Os cientistas concluíram que os riscos da obesidade eram passados para a segunda geração da prole, ao passo que não constataram nenhum dos efeitos negativos do sobrepeso na primeira geração dos rebentos. Eles não souberam, no entanto, esclarecer os motivos pelos quais isso acontece.
Entre as hipóteses, estão as diferenças no ganho de peso ou a alimentação com um determinado tipo de comida durante a gravidez.
Os cientistas acrescentaram que ainda estão estudando os efeitos da pesquisa em humanos. Segundo eles, os experimentos são desafiadores, mas possíveis.
Segundo Amanda Drake, da Universidade de Edimburgo, "dado o aumento da obesidade no mundo, é vital entender como as gerações futuras podem ser afetadas por isso".
— Estudos realizados futuramente podem analisar essas tendências em humanos, mas precisariam levar em conta fatores genéticos, ambientais, sociais e culturais.
O estudo, publicado na revista científica Endocrinology, foi financiada por uma instituição de caridade que se volta para pesquisas sobre a saúde das grávidas.

Sete torcedores corintianos são liberados na Bolívia



Sete dos doze torcedores corintianos presos em Oruro, na Bolívia, pela morte de um jovem boliviano em uma partida da Copa Libertadores, no mês de fevereiro, foram soltos nesta quinta-feira (06/06).
Sete torcedores corintianos são liberados na Bolívia 
De acordo com a embaixada brasileira na Bolívia, houve uma decisão judicial pela liberação de sete deles.
Os torcedores irão terminar os tramitis para liberação e em breve devem estar no Brasil
http://infodiretas.com

Indício de sangue é achado em casa onde filha matou a mãe no Rio Delegado aguarda laudo pericial para confirmar o material. Menor é suspeita de ter matado a própria mãe para receber seguro.


A polícia encontrou um material que pode ser sangue na casa onde uma menor de 17 anos queimou o corpo da própria mãe, no Cachambi, no Subúrbio do Rio. A informação foi divulgada pelo delegado Maurício Mendonça, que investiga o caso, em entrevista o Bom Dia Rio desta sexta-feira (7).
"A perícia que esteve na casa ontem, detectou a presença de um material que possivelmente é sangue. Agora, nós vamos aguardar o laudo pericial com a confirmação desse material. Possivelmente, durante o enforcamento, ela [vítima] colocou sangue pela boca ou pelo nariz e pode ter pingado no chão", explicou o delegado.
 Na quinta-feira (6), namorado contou que, de acordo com o que tinham planejado, a jovem mataria a vítima, depois a vestiria com a roupa do trabalho. Segundo o rapaz, foi a própria jovem quem acendeu o fósforo para queimar o corpo da mãe. O casal, segundo o depoimento, aguardou até que o corpo pegasse fogo antes de ir embora.
Imagens de câmeras de segurança também mostram o momento em que a jovem e o namorado pararam em um posto para comprar gasolina. Segundo a polícia, no banco de trás do veículo, é levado o corpo da mãe da adolescente, que havia sido estrangulada pela filha três horas antes.
Depois de comprar combustível, os dois seguiram para um terreno, em Duque de Caxias, onde queimaram o corpo. A jovem será internada em uma instituição sócio-educativa.
A menor é suspeita de matar a própria mãe, Adriana Moura de Rocha Miranda, de 43 anos, na casa da família no Cachambi, no Subúrbio do Rio. Segundo a polícia, a garota é lutadora de muay thai e aplicou um golpe chamado "mata-leão" na mãe. O casal namorava há apenas quatro meses. O caso foi divulgado nesta quinta-feira (6).
Reprovação do relacionamento e seguro
De acordo com a polícia, a mãe não aprovava o relacionamento e os dois teriam interesse na quantia de R$ 15 mil de um seguro da vítima. O crime foi cometido na madrugada de sábado, dia 25 de maio.
Mãe morta pela filha menor de idade no Rio (Foto: Reprodução)Adriana Moura de Rocha foi morta pela filha de 17
anos (Foto: Reprodução)
“Ela é fria e calculista. Os dois confessaram o crime. Nós quebramos o sigilo telefônico e colocamos os dois na cena do crime. Eram provas que não tinham como ser contestadas, então, eles realmente confessaram o crime”, declarou o delegado.
Morta com golpe de luta
A menina, que pratica muay thai, deu um golpe chamado mata-leão e enforcou a mãe dentro de casa. Às 4h do dia 25 de maio, ela abriu a porta da casa para que o namorado entrasse e ajudasse a retirar o corpo da casa.
A menor chegou a pedir dinheiro aos funcionários da Ourotáxi, onde a mãe trabalhava, para procurar o corpo da mãe no IML e em hospitais. Eles chegaram a dar R$ 60 à menina.
O delegado informou ainda que Daniel pode pegar de 20 a 30 anos de prisão. “Nós solicitamos que eles comparecessem ao terreno de Duque de Caxias e não temos dúvida que ela quem planejou e ela quem fez o que conhecemos como ‘mata-leão’”, afirmou Nunes.
A menor foi levada para o Degase e o rapaz para a Polinter. Ambos responderão por homicídio triplamente qualificado e ocultação de cadáver.
O delegado quebrou o sigilo telefônico do casal, viu câmeras da secretaria de segurança e ouviu testemunhas. Ele confessou o crime na quarta-feira (5) de manhã e a menor no período da noite.
Na delegacia, Daniel negou o assassinato e disse que apenas ajudou a namorada a se desfazer do corpo. Ele também disse estar arrependido por sua participação no crime.  A menor confessou ao delegado que planejou e executou o crime sozinha e afirmou que o namorado a ajudou a levar o corpo.
Corpo queimado
Ainda segundo as investigações, depois que foi morta, os dois queimaram o corpo na própria casa e o abandonaram num terreno em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. De acordo com o comentarista da TV Globo Rodrigo Pimentel, o legista constatou que a arcada dentária é mesmo da mãe da jovem. Ainda de acordo com Pimentel, a menor só pode ficar presa por três anos.
Na manhã de quinta (6), um parente da moça disse que desde que o relacionamento começou a menina mudou de comportamento. A família está inconformada com o crime. "A sensação é de muita tristeza. Estamos profundamente inconformados com o desfecho do caso. É triste concluir que a própria filha foi a autora", disse um parente, que preferiu não se identificar.
Amiga foi à delegacia
Fabiana Lopes era amiga de Adriana há 11 anos e esteve na delegacia na tarde desta quinta-feira (6) para cobrar explicações do casal. "Está tudo acabado. Ela [a menor] fez 17 anos agora no dia primeiro de junho. A gente sempre fazia festinha para ela. [Depois da morte da mãe], ela me ligou todos os dias. Ontem [quarta, (5)], ela me ligou 23h para dizer que tinham chamado ela na delegacia. Eu pedi que ela falasse a verdade".
Fabiana disse ainda que Adriana reprovava o namoro do casal. E que esteve com os dois um dia após o crime. "Estive com os dois dentro da casa. Abracei eles, beijei. Falei com eles que ia dar certo, que a gente ia achar a Adriana. Achei que ela [a menor] estava calma. Achei normal por ela ser adolescente, que poderia estar em estado de choque. Ela confessou para mim ontem à noite no telefone. Pedi que ela só falasse a verdade [para a polícia]."
O caso lembra um outro assassinato que aconteceu em São Paulo e chocou o país. Em 2002, Suzanne Von Richtoffen matou os pais com a ajuda do namorado e do irmão dele, Daniel e Christian Cravinhos. Cada um deles foi condenado a mais de 38 anos de prisão. 
globo.com

Governo prorroga campanha de vacinação contra a febre aftosa

ImageO Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap), decidiu prorrogar até o dia 20 deste mês o prazo para vacinação do rebanho contra a febre aftosa. A decisão será publicada no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira (7). 

A solicitação para prorrogação da campanha foi feita junto ao Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento(Mapa), devido aos efeitos da prolongada estiagem que atinge o Estado, provocando debilidade dos animais e dificuldades financeiras dos produtores. 

“Essa é uma medida de cautela para que a campanha cumpra seu objetivo com eficácia. Estamos lutando para que a Paraíba avance para o patamar de zona livre da aftosa com vacinação, e essa decisão é essencial para que isto aconteça”, explicou o secretário de Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca, Marenilson Batista. 

A campanha - Todos os criadores de bovinos e bubalinos são obrigados a vacinar seus animais. A meta da Defesa Agropecuária é vacinar 100% do rebanho do Estado, estimado em 1,1 milhão cabeças de gado em 100 mil propriedades, conforme números oficiais da campanha do ano passado. 

Os criadores que não vacinarem seu rebanho ou não apresentarem a notificação no tempo previsto, estão sujeitos a punições como multas e a impossibilidade do transporte e comercialização, além da exclusão dos programas do governo, como por exemplo, o programa estadual de distribuição de ração. As farmácias veterinárias que estão inaptas devem procurar a Defesa Agropecuária para regularizar a situação de comercialização das vacinas.

Secom - PB 
cariri ligado

Sertanejo Vitor agride a ex e se diz arrependido


Sertanejo Vitor agride a ex e se diz arrependido
 A autônoma Flávia Cristiane Melo de Morais, de 32 anos, registrou ocorrência policial em Goiânia contra o ex-marido, o cantor sertanejo Vitor, de 25 anos, da dupla Vitor e Thiago. O artista, cujo nome verdadeiro é Murilo Neves, admitiu ter batido na ex-companheira e diz estar muito arrependido. "Eu peço perdão para ela e para a família dela", afirmou em entrevista ao G1, na noite de quinta-feira (6).

A agressão aconteceu na manhã do último domingo (2), no apartamento de Flávia, no Bairro Goiá. Com hematomas no rosto e cortes na testa e sobre a sobrancelha, ela procurou a Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher da região noroeste (Deam2).


Flávia prestou depoimento na última quarta-feira (5). Com medo, ela pediu à polícia medidas protetivas: "Nãoquero que ele chegue perto de mim".


Murilo e Flávia estão separados há sete meses e têm uma filha de 2 anos. O cantor diz ter "perdido a cabeça" quando chegou para ver a criança e soube que ela havia dormido no mesmo quarto onde a mãe passou a noite com o novo namorado.

Briga Ao G1, Flávia contou que o ex-marido chegou no apartamento na manhã de domingo. Ela foi para a cozinha guardar o leite que ele havia levado e o cantor foi até o quarto levar um presente para a filha, mas a menina estava dormindo em colchão no chão, ao lado da cama da mãe.


O namorado da vítima estava no banheiro e, ao perceber a presença dele no apartamento, o sertanejo foi até a cozinha e perguntou onde ele tinha dormido. Flávia respondeu que havia sido em seu quarto. Segundo ela, nesse momento Murilo a xingou e deu soco no seu rosto. Ela o empurrou com um chute. Então, ele acertou a face da mulher com o brinquedo que trazia na mão, uma vassourinha de madeira.


Flávia relata que caiu no chão. Ao perceber o corte no rosto da ex-mulher, Murilo teria ido embora. "Ele não admite que eu coloque outro namorado dentro de casa. Mas o apartamento é meu", reclama. Segundo a vítima, como ela não quis atender o sertanejo depois da briga, ele enviou mensagens pelo celular fazendo ameaças.



A autônoma diz que esse foi o terceiro episódio de violência envolvendo o ex-companheiro. Quando eles ainda moravam juntos, ele a teria ameaçado. "Eu cheguei a procurar a delegacia outras vezes, mas preferi não dar continuidade às denúncias", relatou. Entre namoro e união estável, Flávia conta ter vivido com Murilo por oito anos.


Preocupação

Ao G1, Murilo disse que não deu um soco, mas sim um tapa na ex-mulher. "Aí ela me deu um chute e eu joguei o brinquedo nela", amenizou. Questionado se agiu por ciúmes da ex-companheira, o cantor nega. "Não tenho ciúmes do novo relacionamento dela. Fui eu que quis me separar", garante.



Ele diz que sua única preocupação era com a filha. "Ela conheceu essa pessoa há poucas semanas e já colocou o homem para dormir no mesmo quarto que a menina. Era só ter levado minha filha para passar a noite na minha casa. A gente ouve falar em tantos casos de pedofilia. Eu perdi a cabeça", justifica.

Sobre as agressões verbais e ameaças relatadas por Flavia, Murilo diz que mandou mensagens após a separação porque ela não o deixava ver a filha.


O cantor diz que não pretende mais se aproximar da ex-mulher: "Sei que errei. Não vou mais procurá-la, nem entrar em contato. Só quero ver a minha filha. A partir de agora, vou pedir para uma terceira pessoa buscá-la (a menina), quando ela autorizar”.



Segundo a delegada responsável pelo caso, Cássia Sertão, Murilo deve ser chamado para depor nos próximos dias. Ele pode ser autuado por lesão corporal, injúria e ameaça.


G1/pb agora

Prefeitura de Sousa divulga edital de concurso com salários de até R$ 3,5 mil São 543 vagas para os cargos de níveis fundamental, médio e superior e os salários oferecidos variam entre R$ 678,00 e R$ 3.500


Divulgação
Prova será realizada dia 21 de junho; resultado deve sair em agosto
A Prefeitura de Sousa (PB) divulgou nesta quinta-feira (6) o edital de processo seletivo do concurso público municipal da Prefeitura de Sousa. São 543 vagas ofertadas entre os cargos de nível fundamental, médio e superior, com salários entre R$ 678 a R$ 3.500.
Os postos de nível fundamental são para motorista, eletricista, músico, operador de máquinas pesadas, vigia, instrutor de artes, arquivista de documentos e padeiro, sepultador, cozinheira, auxiliar operacional de serviços diversos e tratorista.
As vagas de nível médio são para assistente administrativo, educador social, fiscal de meio ambiente, fiscal de urbanismo, técnico agrícola, técnico em contabilidade, auxiliar em desenvolvimento infantil, técnico em informático, agente comunitário de saúde, atendente de farmácia, auxiliar de gestão e outros.
Já os cargos de nível superior são médicos em diversas áreas, zootecnista, farmacêutico, enfermeiro, fonoaudiólogo, psicopedagogo e outros.
As inscrições devem ser feitas entre os dias 06 e 21 de junho através do site (www.funapepb.org.).
Os candidatos serão avaliados por meio de prova prevista para ser realizada no dia 21 de junho, com resultado para o dia 21 de agosto.
 portal correio