PAGINA INICIAL

domingo, 21 de outubro de 2012

Campus da UEPB em Monteiro terá curso de pós-graduação


 Foi publicado no Diário Oficial do Estado da Paraíba da última quinta-feira (18) a criação de 11 cursos de pós-graduação, entre especialização, mestrado e doutorado na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). São cursos em áreas como ciências ambientais, gestão pública, história, educação, direito e geografia
Os cursos são distribuídos em quatro dos sete campi da instituição: Campina Grande (campus I), Guarabira (campus III), João Pessoa (campus V) e Monteiro (campus VI).
Segundo o pró-reitor de Ensino de Graduação da instituição, o professor Eli Brandão, cada departamento ficará responsável por publicar o edital com vagas e data de inscrição para os cursos criados.
Veja abaixo os cursos criados:
- Mestrado em Ciências Ambientais e Saúde (Centro de Ciências Biológicas e Sociais Aplicadas – CCBSA, campus V);
- Mestrado em História (Centro de Humanidades – CH, campus III);
- Mestrado e Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática (Centro Ciência e Tecnologia – CCT, campus I);
- Especialização em Prática Judiciária (Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa);
- Especialização em Planejamento e Gestão Pública (Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa, campi I e V);
- Especialização em Direitos Fundamentais e Democracia (Centro de Ciências Jurídicas – CCJ, campus I);
- Especialização em Auditória e Perícia Contábil (Centro de Ciências Humanas e Exatas – CCHE, campus VI);
- Especialização em Letras: Estudos Lingüísticos e Literários (Centro de Ciências Humanas e Exatas – CCHE, campus VI);
- Especialização em Desenvolvimento Humano e Educação Escolar (Centro de Educação do campus I);
- Especialização em Ensino de Geografia (Centro de Educação – CE, campus I);
- Especialização em Fundamentos da Educação, Práticas Pedagógicas Interdisciplinares (Coordenadoria de Programas Especiais – CIPE, campus I).

O PIPOCO

Primeiro contato com a esteira

Concursos públicos poderão abrir até 80 mil vagas em 2013 em todo o país Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/emprego/concursos-publicos-poderao-abrir-ate-80-mil-vagas-em-2013-em-todo-pais-6471214#ixzz29w0xIiUy © 1996 - 2012. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.



Candidata a concurso da Câmara dos Deputados, em Brasília, na última semana
Foto: Ailton de Freitas
Candidata a concurso da Câmara dos Deputados, em Brasília, na última semanaAILTON DE FREITAS
RIO — A expectativa do mercado de concursos públicos é que, no ano que vem, sejam abertas 80 mil vagas nas três esferas públicas — federal, estadual e municipal. Para a disputa, a previsão é de recebimento de 12 milhões de inscrições. Ou seja, na média, a relação será de 150 candidatos por vaga. São cerca de 10% da população ocupada querendo entrar no setor público.
Segundo o Ministério do Planejamento, no âmbito federal 42.841 vagas deverão ser autorizadas. Este total inclui 490 ainda não preenchidas, apesar de os candidatos já terem sido selecionados este ano, e 5.946 para substituição de terceirizados. No caso das novas vagas, será dada prioridade às áreas de educação, saúde e segurança pública.
— Isso revela muito sobre a realidade brasileira. E, muitas vezes, o que se observa é que as pessoas não buscam esse emprego por vocação, mas porque estão atrás de segurança e estabilidade — analisa o coordenador do curso Gestão de Políticas Públicas da USP, Fernando Coelho.
Pois mais do que a estabilidade, o que atrai William Collyer para a carreira pública, por exemplo, são as possibilidades de boa remuneração. Formado em história, há seis meses ele decidiu largar a carreira de professor para se dedicar aos estudos, mirando, principalmente, o concurso para agente da Polícia Federal.
— Estudei muito e ganhava pouco: não estava tendo a recompensa que esperava e resolvi buscar outra coisa — conta Collyer, de 27 anos, que optou por focar a área de segurança. — Além de ser algo com que tenho mais afinidade, sei que o setor de segurança pública vai ter um bom quantitativo de vagas.
Mas, de acordo com o professor da USP, a maioria dos candidatos não consegue ter uma estratégia tão definida e acaba tentando todos os concursos que aparecem pela sua frente:
— Isso acontece, acredito, tanto porque as pessoas não sabem bem o que querem, quanto porque não há informações sistematizadas sobre os cargos e carreiras dentro dos órgãos públicos.
Além da seleção para Polícia Federal, segundo a previsão do Ministério do Planejamento, em 2013 deverá haver concursos para órgãos como Ministério da Fazenda, Ministério da Pesca e Aquicultura, Banco Central, Polícia Rodoviária Federal, Ancine, BNDES, Ibama e Anvisa, entre outros, com destaque ainda para áreas como cultura, regulação, defesa e infraestrutura.
Maria Thereza Sombra, diretora executiva da Associação Nacional de Proteção e Apoio aos Concursos (Anpac), acredita que a previsão possa se concretizar em função das demandas cada vez maiores, que, inclusive, se acentuam com a chegada de eventos como a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos.
— A partir de 2014, vamos precisar de muita gente na Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e Ministério da Justiça. O número de vagas pode até ir além do que foi estimado já em 2013 — acentua Maria Thereza.
Mas nem sempre estimativas de abertura de vagas feitas em um ano correspondem à realidade no ano seguinte.
— Porque tudo isso passa pelo processo de planejamento governamental. Pode ser que chegue no ano que vem e o governo decida contingenciar uma série desses concursos, por razões econômicas ou administrativas — lembra Fernando Coelho.
A economista Fernanda Souza está na expectativa do concurso do BNDES no ano que vem. Embora faça provas para outras instituições na área, o banco de desenvolvimento é sua meta:
— É uma oportunidade de boa remuneração e um trabalho que se encaixa muito bem na minha área de formação. Além disso, há rumores de que virá com grande número de vagas para cadastro de reserva.
Fernanda considera o BNDES um dos melhores órgãos para se trabalhar, mas esse julgamento é feito apenas com base no que ouve falar e nos bons salários que a instituição costuma oferecer. Isso porque não existe qualquer pesquisa que indique quais são, de fato, as melhores. Criar essa lista, inclusive, é um projeto do departamento de Administração e Políticas Públicas da USP.
— Seria algo nos moldes da pesquisa “As melhores empresas para se trabalhar”, mas comparando apenas as públicas — explica Fernando Coelho, coordenador do curso Gestão de Políticas Públicas da USP. — Falta no Brasil um mapa das carreiras públicas.
Isso provoca um fenômeno comum entre os servidores: o de frustração e acomodação.
— Seja porque não há programa de socialização na entrada ou porque ele não sabia com clareza o que faria. Muitos se frustram, mas se acomodam porque, no Brasil, emprego público ainda confere status — destaca Coelho.
Assim, são raros os casos de servidores que largam o serviço público, o que faz com que a abertura de vagas, muitas vezes, esteja atrelada ao número de aposentadorias. Segundo a Associação Nacional de Proteção e Apoio aos Concursos (Anpac), cerca de 10% dos sete milhões de servidores públicos se aposentam anualmente — e, em determinados órgãos, o índice pode chegar a 40%. No Banco Central, por exemplo, existe a expectativa de aposentadoria de 4.800 funcionários até 2014, diz a Anpac.
— As 1.200 vagas que deverão ser abertas em 2013 serão insuficientes — estima Maria Thereza Sombra.
— Nos próximos cinco anos, existe potencial de aposentadoria de até 40% da força de trabalho. Agora, se todas essas vagas serão ocupadas é uma outra história, que depende de questões políticas e orçamentárias — conclui Coelho.

globo.com

TIM diz que apagão no Nordeste foi provocado por rompimento de cabos O apagão durou duas horas e atingiu a Bahia e parte dos estados do Ceará, Alagoas, Paraíba, Sergipe e Pernambuco

 

O rompimento de dois cabos de fibra ótica teria provocado o apagão que deixou milhões de usuários da operadora TIM sem sinal na Bahia e em parte do Nordeste na manhã deste sábado (20). O apagão durou duas horas e atingiu parte dos estados do Ceará, Alagoas, Paraíba, Sergipe e Pernambuco.

O problema aconteceu entre as 8h07 às 10h15 deste sábado, segundo a TIM. Serviços de telefonia e de internet banda larga foram afetados. Em nota à imprensa, a operadora informou que "técnicos da empresa atuaram para corrigir o incidente normalizando a prestação do serviço". Ainda segundo a operadora, os serviços de voz e de dados já foram normalizados. 

Logo após o apagão, usuários da telefonia buscavam explicações para a falha de sinal nas redes sociais. O termo TIM apareceu entre os assuntos mais pesquisados no Twitter, alcançado o Trending Topics. 


correio24horas.com

Rastro do cometa Halley cria chuva de meteoros na madrugada



TERRA
 
20/10/2012 21h00 
 
foto
Foto: Divulgação
Quem quiser ver o espetáculo, deverá olhar para a constelação de Órion
Como ocorre nessa época do ano, a Terra passa pelo rastro de um cometa. Os detritos, ao entraram na atmosfera do planeta, causam um espetáculo à parte - a chuva de meteoros oriónidas, que tem seu momento de maior intensidade na madrugada de domingo.
"O pico ocorrerá de sábado para domingo (...) uma coisa interessante é que o cometa cujo rastro causa esse fenômeno é o Halley", afirma o O astrônomo Bruno Mendonça, da Fundação Planetário da Cidade do Rio de Janeiro. O astrônomo diz, contudo, que a chuva deste ano não deve saltar aos olhos - a Nasa afirma que, normalmente, a oriónidas tem cerca de 20 meteoros por hora.
Mendonça explica que esses fenômenos ocorrem todos os anos e, de tempos em tempos (geralmente, de décadas em décadas) passam por uma chuva de maior intensidade, com frequência de vários meteoros por minuto. Mas não é o caso desta oriónidas.
Quem quiser ver o espetáculo, deverá olhar para a constelação de Órion (as famosas "Três Marias" - as estrelas Mintaka, Alnilan e Alnitaka - ficam no centro da constelação) na madrugada. É possível ver a chuva em grandes e iluminadas cidades, mas em locais com pouca iluminação fica mais fácil ver as estrelas cadentes menos intensas.
 correiodoestado.com

TSE começará a julgar semana que vem pendências em eleições na PB


TSE começará a julgar semana que vem pendências em eleições na PB

 O resultado do primeiro turno das eleições em três municípios da Paraíba, cujos prefeitos eleitos estavam com pendências na Justiça Eleitoral, vai começar a ser alterado na próxima semana, com a validação dos votos obtidos pelos candidatos à medida que o problema no registro for sendo solucionado.

Das 221 cidades  paraibanas que escolheram seus prefeitos nas eleições do último dia 7, três ainda não têm um resultado definitivo sobre quem será o gestor a partir do próximo ano. O impasse vem ocorrendo em Barra de Santana, Coremas e Pedra Branca, onde os candidatos mais votados estão com pendências judiciais e por isso seus votos foram considerados como nulos. O primeiro município que terá a situação solucionada será o de Coremas, onde a totalização dos votos do primeiro colocado está prevista para ocorrer na próxima quarta-feira, por determinação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Em Coremas, o prefeito eleito foi Antônio Carlos Cavalcanti Lopes (PSDB), que havia tido o registro de candidatura indeferida pelo Juiz da 52ª Zona Eleitoral, porém o Tribunal Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) deferiu o seu registro e essa decisão foi confirmada pelo Tribunal Superior Eleitoral. O prefeito Antônio Carlos Cavalcante Lopes teve 4.877 votos, uma diferença de 548 votos a mais que a segunda colocada, Pâmela Sonnaly Garrido de Lacerda Pereira, que teve 4.329 votos. Mas enquanto não houver a totalização de seus votos, a candidata eleita na cidade é a segunda colocada no pleito.

De acordo com o advogado Newton Vita, que atua na defesa de Antonio Carlos Lopes, a situação de Coremas já está resolvida, já que o TSE confirmou o deferimento de registro do candidato eleito e já determinou a totalização dos votos obtidos por ele.

Em Pedra Branca, o prefeito eleito foi Allan Feliphe Bastos de Sousa. O candidato era seu pai Antônio Bastos Sobrinho, porém, a Justiça Eleitoral indeferiu o registro de sua candidatura, o que levou a substituição do candidato impugnado pelo filho, que venceu a eleição com 1.422 votos contra o atual prefeito de Pedra Branca, José de Anchieta Nóia, que teve 1.392 votos, uma diferença de 30 votos. Os votos obtidos por Allan Pefiplhe também aguardam para serem totalizados no decorrer da semana, conforme determinação do TSE.

O único caso com recurso ainda pendente de julgamento é o de Barra de Santana, onde o prefeito eleito foi Joventino Ernesto do Rego Neto que teve 2.953 votos, contudo teve o registro de sua candidatura indeferido pela Justiça Eleitoral. Ele aguarda uma decisão do TSE sobre o seu recurso.

O relator do processo é o ministro Marco Aurélio que negou o recurso, mas o candidato interpôs agravo regimental, no último dia 15, para ser analisado pelo plenário do Tribunal Superior Eleitoral, que ainda está em tramitação, sem data definida para julgamento. Caso o candidato não logre êxito, possivelmente, na Barra de Santana ,terá novas eleições, uma vez que o primeiro colocado teve mais de 50% dos votos válidos.

Nesses três municípios paraibanos e em outros 119 em todo o país, o vencedor teve o registro de candidatura indeferido (negado) pelo juiz eleitoral ou pelo Tribunal Regional, mas o TSE ainda avalia recurso. Assim, esses candidatos concorreram normalmente, mas na condição “sub judice”, pendentes, e seus votos apareceram zerados na apuração final.

Correio/pb agora

Carro de indeciso:

BBC fica constrangida com denúncia de abuso sexual de apresentador Denúncia de abuso sexual contra apresentador constrange rede britânica


Divulgação
Jimmy Savile
 A história seria perfeita para um emissora conhecida mundialmente: um apresentador de TV amado nacionalmente se revelou um pedófilo que ficava à espreita para atrair jovens adolescentes em hospitais, lares para crianças e até mesmo nos próprios corredores da emissora.
Mas foi exatamente o contrário que fez o programa "Newsnight" da BBC de Londres. Os personagens da matéria foram encontrados - mulheres dispostas a ir ao ar com intuito de declarar que o apresentador Jimmy Savile, que morreu no ano passado, tinha abusado delas quando eram jovens-. Porém em dezembro de 2011, quando a reportagem se aproximava de sua conclusão, ela foi abruptamente cancelada pelo editor responsável, que disse que não haviam provas suficientes para justificar a história.
Essa decisão e o fato de a BBC não investigar rumores sobre o comportamento de Savile durante quatro décadas são agora objeto de três investigações independentes, alimentadas por um feroz mercado de tabloides britânicos irritado com a cobertura que a BBC fez do escândalo. 
portal correio