PAGINA INICIAL

quinta-feira, 2 de maio de 2013

Goleiro é encontrado morto em Estocolmo Jogador do AIK, da Suécia, foi achado em seu apartamento nesta quinta-feira (2)

 O goleiro, de apenas 32 anos, recebeu homenagem no centro de treinamento do clube onde jogava há 3 anos (EFE)
O goleiro, de apenas 32 anos, recebeu homenagem no centro de treinamento do clube onde jogava há 3 anos (EFE)

O goleiro do time sueco AIK, da primeira divisão, foi encontrado em seu apartamento nesta quinta-feira (2), em Estocolmo.
A autópsia da morte de Ivan Turina, de apenas 32 anos, ainda não saiu. A polícia aponta que oa morte ocorreu por causas naturais, descartando assim a hipótese de suicídio e até mesmo assassinato.
Segundo declaração do diretor esportivo do clube onde jogava o goleiro croata, não houve nada que pudesse ser feito pelos policiais ou até mesmo pela equipe médica: "O coração de Ivan deixou de funcionar durante a madrugada. Infelizmente, os médicos não puderam fazer nada para reanimá-lo". 
Há poucos meses, Ivan havia assinado sua renovação de contrato e defenderia o AIK na primeira divisão da Suécia até 2016. Ele chegou ao clube em 2010, vindo do Dínamo de Zagreb.
Todas as atividades e treinamentos foram cancelados. No centro de treinamento uma bandeira da Croácia foi colocada em homenagem ao atleta, que deixa dois filhos e uma mulher grávida do terceiro. 
foxsports.com

Gelos no Ártico derretem a ritmos-recorde

Ártico, gelo, derretimento, aquecimento global, clima

© SXC.hu

A Organização Meteorológica Mundial da ONU expressou preocupação pela velocidade-recorde de derretimento dos gelos no Ártico, em agosto-setembro de 2012, tendo batido o recorde de 2007.

Nos inícios do outono de 2012 (que entra na decena dos anos mais quentes desde 1850), a área do calote de gelo no Ártico diminuiu para 3,4 milhões de km² (18% a menos que em 2007).
Segundo Michel Jarraud, secretário-geral da organização, é “um sinal alarmante das alterações do clima”. 

portuguese.ruvr.ru

‘Homem de Ferro 3’ bate recorde de bilheteria no Brasil Longa de Robert Downey Jr. supera expectativas e arrecada mais de 24 milhões de reais no fim de semana de estreia

O super-herói mostra seu lado mais humano em 'Homem de Ferro 3' - Divulgação
O terceiro filme da franquia Homem de Ferro, que estreou no Brasil na última sexta-feira, arrecadou 12,3 milhões de dólares (cerca de 24 milhões de reais) nas bilheterias nacionais no fim de semana, informou o site Box Office Mojo. Essa é a melhor estreia de um filme no país em 2013, seguida de longe por João e Maria: Caçadores de Bruxas (com 8,5 milhões de reais), Oz: Mágico e Poderoso (8,1 milhões de reais) e Detona Ralph (com 7,9 milhões de reais).
O filme, que estreou em 79% do mercado internacional na última semana, já arrecadou no total 195,3 milhões de dólares. O valor o coloca como a nona melhor estreia de toda a história e a segunda melhor de um super-herói da Marvel, logo atrás de Homem-Aranha 3 (2007), com 230,5 milhões de dólares, e bate o bilionário Os Vingadores, que estreou com 185 milhões de dólares durante o mesmo período em 2012.
Ao contrário da maioria dos blockbusters, o longa de Robert Downey Jr. valorizou os mercados estrangeiros e estreou em boa parte do mundo antes dos Estados Unidos, que será um dos últimos a receber o lançamento do filme, marcado para 3 de maio. Outros países importantes que também aguardam a chegada de Homem de Ferro 3 são a China, a Rússia e a Alemanha, o que abre a possibilidade de a produção se tornar a primeira a bater 1 bilhão de dólares em bilheterias neste ano.
No ranking geral até o momento, os países que mais viram o herói enlatado de Downey Jr. foram o Reino Unido, seguido por Coreia do Sul, Austrália, México, França e, em sexto lugar, o Brasil.
veja.abril.com

Coreia do Norte condena americano a 15 anos de trabalhos forçados Keneth Bae foi acusado de cometer 'atos hostis' contra Pyongyang; analistas acreditam que Coreia do Norte deve usar americano como moeda de troca para dialogar com EUA

Um americano detido há aproximadamente seis meses na Coreia do Norte foi sentenciado a 15 anos de trabalhos forçados por crimes contra o Estado, informou a mídia norte-coreana nesta quinta-feira (2). O caso de Keneth Bae pode complicar ainda mais as já tensas relações entre Pyongyang e Washington.
Reuters
Reprodução de vídeo divulgada por agência de notícia de Seul mostra retrato do cidadão americano Kenneth Bae
A sentença do americano de descendência coreana, descrito por amigos como um cristão devoto e um guia de turismo, vem em meio a tentativas tímidas de ação diplomática após semana de tensões crescentes na região. A Coreia do Norte ameaçou atacar os EUA e a Coreia do Sul, uma resposta àssanções da ONU por conduzir um lançamento de um  foguete à longa distância em dezembro e por realizar um teste nuclear em fevereiro.
Analistas afirmam que Pyongyang poderia usar Bae como uma moeda de troca, uma vez que busca diálogo com Washington. O Departamento de Estado americano não fez qualquer comentáirio sobre a sentença.
Essa não é a primeira vez que um americano é preso e sentenciado a trabalhos forçados durante um impasse nuclear. Em 2009, depois do segundo teste nuclear subterrâneo feito por Pyongyang, dois jornalistas americanos foram condenados a 12 anos de trabalhos forçados por entrar pela fronteira da China.
Eles foram perdoados por razões humanitárias e libertados depois que o ex-presidente Bill Clinton foi ao país para a missão de resgate. Ele também se encontrou com o então líder norte-coreano Kim Jong-il .
O julgamento de Bae, acusado de "cometer atos hostis" contra a Coreia do Norte, ocorreu na Suprema Corte na terça-feira, segundo informou a agência de notícias estatal norte-coreana.
Ele foi preso no início de novembro em Rason, zona econômica especial na região nordeste do país, que faz fronteira com a China e com a Rússia. Amigos e colegas dizem que Bae, americano que viviam no Estado de Washington, morava na cidade de fronteira com a China de Dalian e viajava frequentemente para a Coreia do Norte para alimentar órfãos.
A mídia estatal se refere a Bae como Pae Jun Ho, pronúncia de seu nome em coreano. Bae é o sexto americano detido desde 2009. Os outros eventualmente foram deportados ou libertados.
Três outros americanos detidos nos últimos anos também eram devotos do cristianismo. Enquanto a constituição da Coreia do Norte garante liberdade religiosa, na prática apenas missas sancionadas são permitidas pelo governo.
A Coreia do Norte pode estar buscando, com a prisão de Bae, a visita de algum outro enviado americano, disse Ahn Chan-il, chefe do Instituto Mundial para Estudos sobre a Coreia do Norte. "A Coreia do Norte está usando Bae para que essa visita aconteça. Um mandachuva americano visitando Pyongyang melhoraria o perfil de Kim Jong-un como líder", disse.
Com AP/ultimosegundo.ig

Roberto Jefferson entra com recurso no STF e pede novo relator Segundo advogado, Barbosa é presidente do STF e não pode ser relator. Delator do mensalão foi condenado a 7 anos e 14 dias.


A defesa do presidente do PTB, Roberto Jefferson, delator do esquema do mensalão, entrou com recurso no Supremo Tribunal Federal nesta quinta-feira (2) e pediu novo relator para o processo. O prazo para apresentação de recursos termina nesta quinta. Dos 37 réus no processo, 25 foram condenados.
Segundo o advogado de Jefferson, Luiz Francisco Corrêa Barbosa, no recurso ele lembra que o presidente do STJ, Joaquim Barbosa, "não é mais relator do processo". O relator é o responsável por ouvir depoimentos de testemunhas e elaborar um relatório que serve de base para o voto dos demais ministros. Desde que o caso chegou ao Supremo, em 2006, o relator foi o ministro Joaquim Barbosa, atual presidente do Supremo, que pediu a condenação do delator do mensalão no julgamento do ano passado.
“No embargo de declaração [tipo de recurso para questionar condenações no STF], eu lembro ao tribunal que por assumir a presidência, Barbosa não é mais o relator [do processo]”, disse ao G1 nesta quinta.
O embargo de declaração foi protocolado via fax e o teor do documento ainda não está disponível.
Roberto Jefferson foi condenado por lavagem de dinheiro e corrupção passiva. A pena total ficou em 7 anos e 14 dias, além de multa de R$ 720,8 mil, em valores que ainda serão corrigidos pela inflação desde 2003.
Segundo entendeu o Supremo durante o julgamento, Jefferson negociou com o PT o recebimento de dinheiro pelo PTB em troca de apoio no Congresso ao governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Depois, o ex-deputado denunciou o esquema. 
globo.com
Segundo o advogado afirmou ao G1 no último dia 23, o ministro que vier a ser escolhido para a vaga de Carlos Ayres Britto, que se aposentou em novembro do ano passado, é que quem deve relatar os eventuais embargos de declaração e embargos infringentes dos réus condenados no julgamento do mensalão.
"O novo relator, que julgará os embargos, pelo regimento interno deve ser o juiz que venha a ser empossado na vaga do ministro Ayres Britto. É o que se chama redistribuição por sucessão. Não será mais Joaquim Barbosa, que era o relator, nem o ministro Ricardo Lewandowski, pois não há revisor em embargos”, disse o advogado.
Além da defesa de Jefferson, dos 37 réus do processo do mensalão, seis já apresentaram recurso ao Supremo. A maioria dos seis pede, entre outras coisas, a redução de pena.
Com exceção da defesa do deputado federal Valdemar Costa Neto, os advogados de José Dirceu, Marcos Valério, Simone Vasconcelos, Cristiano Paz e Rogério Tolentino incluem o pedido de redução de pena nos embargos.
Embargos
Os recursos que podem questionar as condenações no STF são de dois tipos: os embargos de declaração e os embargos infringentes.
Os embargos de declaração podem ser apresentados por condenados e absolvidos e servem para questionar contradições ou omissões no acórdão, não modificando a decisão. Pode questionar o tempo de pena ou o regime de cumprimento, por exemplo. Geralmente são os primeiros a serem apresentados.
A Procuradoria Geral da República também pode recorrer de questões relativas a absolvições ou para pedir aumento de penas. Os absolvidos também podem pedir para que o documento deixe claro a inocência, em vez de apenas indicar que não havia provas.
Já os embargos infringentes são um recurso exclusivo para aqueles réus que, embora condenados, obtiveram ao menos quatro votos favoráveis. Previstos no regimento do STF, servem para questionar pontos específicos da decisão e, se aceitos, uma condenação pode vir a ser revertida. Pelo regimento, o prazo para apresentar é de 15 dias após a publicação do acórdão. Advogados pediram o dobro do prazo, mas ainda não houve decisão. Pode ser protocolado após a publicação do julgamento do embargo de declaração.
Há dúvidas sobre se os recursos são válidos, uma vez que não são previstos em lei. O tema deve ser debatido em plenário pelos ministros.
Doze réus do processo foram condenados com 4 votos favoráveis em um dos crimes aos quais respondiam: João Paulo Cunha, João Cláudio Genú e Breno Fischberg (lavagem de dinheiro); Dirceu, Genoino, Delúbio Soares, Marcos Valério, Vasconcelos, Kátia Rabello, Hollerbach, Cristiano Paz e José Salgado (formação de quadrilha).

Por causa do feriado, sorteio da Mega-Sena será nesta quinta-feira


Por causa do feriado, sorteio da Mega-Sena será nesta quinta-feira
Por causa do feriado do Dia do Trabalho, o sorteio do concurso 1.490 da Mega-Sena, que normamente acontece às quartas-feiras, será realizado nesta quinta-feira, às 20h25 (horário de Brasília), segundo a Caixa Econômica Federal.

As apostas podem ser feitas até as 19 horas de quinta-feira em qualquer casa lotérica.

O prêmio está estimado em R$ 17 milhões. Por ser um concurso de final "0" (zero), o rateio ganha um acréscimo de 22% do total destinado aos prêmios dos últimos cinco concursos.

No último concurso, sorteado no sábado (27), um apostador de Campo Grande (MS) acertou sozinho as seis dezenas e levou um prêmio de R$ 2,8 milhões.



G1/pb agora

Inverno: cidades da Paraíba terão noites com até 16º C Aesa diz que Alhandra superou a média de chuvas com 283,6 mm e João Pessoa teve 278,9 mm


Bananeiras está localizado a 141km de JP
Bananeiras está localizado a 141km de JP
A previsão do tempo para esta quinta-feira (2) indica a possibilidade de chuvas esparsas no Litoral, Agreste e Brejo, com pouca nebulosidade, chuviscos e períodos ensolarados. A cidade da Paraíba onde mais choveu em abril foi Alhandra, que atingiu 283,6 mm, 41,80% acima da média do mês, e em João Pessoa choveu 5% a mais que o previsto. A temperatura na Capital vai oscilar entre 24°C e 29ºC, a menor acontecerá em Campina Grande (21ºC) e a maior em Patos (34°C). Além disso, a mínima para maio pode chegar a 20°C em algumas noites nas regiões do Agreste e Brejo, mas a cidade de Areia pode chegar a registrar até 19°. Para o inverno, de acordo com a meteorologista da Agência Executiva de Gestão das águas da Paraíba (Aesa), Marle Bandeira a previsão é de 16º nas noites de inverno que começam no dia 21 de junho.
“Para hoje, as chuvas acontecerão de forma esparsa, ou seja, presentes em uns locais e em outros não. São passageiras, chuviscos, e que oscilam com períodos de sol. Esse tipo de baixa nebulosidade pode acontecer a qualquer momento do dia”, explicou. 
De acordo com ela, Alhandra é a cidade da Paraíba onde mais choveu em abril, marcando 283,6 mm e superou a média de 200 mm prevista para o mês. João Pessoa superou a média (265 mm) em 5,25%, atingindo 278,9 mm em abril, e Campina Grande teve precipitações num volume de 116,4 mm, 4,6% a mais que a média do mês (111 mm). Os dados ainda são preliminares.
Açude em Serra Grande sangra
O açude Cafundó, em Serra Grande, é o único dos 121 monitorados pela Aesa na Paraíba que sangrou ultrapassando sua capacidade máxima, que é de 313.680 metros cúbicos. No estado, 13 reservatórios estão em situação crítica, com menos de 5% do volume; 35 estão em observação, abaixo de 20% do volume total; e 74 apresentam capacidade superior a 20% do volume total. 
Noite de Areia pode chegar aos 16ºC
De acordo com a Aesa as médias de temperatura oscilarão entre 24ºC e 29ºC em João Pessoa; 20ºC e 27ºC em Areia; 21ºC e 28ºC em Campina Grande; 22ºC e 32ºC em monteiro; e 22ºC e 34ºC em Patos. “A partir de agora, o Sertão vai apresentar diminuição das chuvas, que acontecem de fevereiro a maio na Região”, alertou Marle Bandeira. 
“A temperatura pode oscilar entre essas médias durante todo o mês de maio. Apesar de ter iniciado com chuvas, que acontecem desde o final do mês passado, isso não quer dizer que podemos associar as chuvas de maio ao inverno. Estamos no outono e as chuvas desse mês podem fazer a temperatura baixar um grau, em média, e as mínimas predominarão no Agreste e Brejo, em torno dos 20ºC, mas durante as noites em Areia poderá marcar 19ºC”, adiantou Marle Bandeira.
Inverno da PB mais frio
De acordo com Marle Bandeira, a partir da chegada do inverno, em 21 do próximo mês, a Paraíba poderá registrar temperaturas mais baixas, chegando a 16º C em algumas localidades. 
portal correio