PAGINA INICIAL

sábado, 2 de fevereiro de 2013

Justiça condena Band à retratação por declarações de Datena


Justiça condena Band à retratação por declarações de Datena
Nesta quinta-feira (31), a Justiça Federal de São Paulo condenou a Rede Bandeirantes de Televisão a prestar esclarecimentos à população, referente a diversidade religiosa e liberdade de consciência de crença no Brasil. 
Tudo por conta de uma ação civil pública, que data de dezembro de 2010, movida por Jefferson Aparecido Dias , procurador regional dos direitos do cidadão, sobre declarações feita por José Luiz Datena no programa Brasil Urgente, Band, do dia 27 de Julho do mesmo ano.
 
Na atração, Datena e seu repórter, Márcio Campos teriam relacionado o fuzilamento de um garoto à ausência de Deus, dizendo ainda que “como os ateus não tinham limites, esse tipo de crime aconteceu”, além de frisar que “pestes, guerra e fome também eram causadas por conta do povo ateu”.
 
O autor da ação garante que, ao veicular declarações preconceituosas contra pessoas que não têm o mesmo modo de pensar do apresentador, a emissora descumpriu sua finalidade educativa e informativa, deixando de prestar um serviço para a comunicação social.
 
O juiz federal, Paulo Cezar Neves Junior, assinou a sentença onde a emissora terá que se retratar à população. A Band terá que exibir, durante o Brasil Urgente, quadros para esclarecer a população sobre a diversidade religiosa e a liberdade de consciência e crença no Brasil. Há na ação a exigência de que tais esclarecimentos deverão permanecer no ar pelo mesmo tempo que Datena usou para fazer declarações impróprias aos olhos da justiça (50 minutos aproximadamente).
 
Caso descumpra essa determinação, cabe então à emissora uma multa diária no valor de R$ 10 mil. A responsabilidade por fiscalizar tempo e teor de esclarecimentos ficou a cargo da Secretaria de Comunicação Eletrônica do Ministério das Comunicações.
 
Procurada pela reportagem de O Fuxico, a assessoria da Band informou que ainda não foi notificada sobre a sentença e que, caso isso aconteça, a emissora irá recorrer da decisão.
 
Até o fechamento desta matéria, a reportagem não conseguiu retorno telefônico do apresentador.
 OPIPOCO

Fonte: Fuxico

Após derrota, Taques diz aguardar decisão do STF sobre Renan


Com 56 votos, Renan Calheiros venceu Pedro Taques na disputa pela Presidência do Senado | Alan Marques/FolhapressDerrotado na disputa pela presidência do Senado, Pedro Taques (PDT-MT) disse nesta sexta-feira (1º) que agora aguarda o Judiciário se pronunciar sobre as denúncias encaminhadas pela Procuradoria-Geral da República ao Supremo Tribunal Federal contra o senador Renan Calheiros (PMDB-AL).
Taques recebeu 18 votos contra 56 de Renan, eleito para o comando do Senado pelos próximos dois anos.

"O procurador-geral da república ofertou uma denúncia seriíssima em desfavor do senador Renan Calheiros. Agora o Judiciário vai ter que falar e nós, aqui, vamos ter que ouvir", disse Taques após a votação no plenário.

O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, confirmou hoje que Renan é acusado de ter praticado os crimes de peculato, falsidade ideológica e utilização de documentos falsos.

Segundo Gurgel, o senador apresentou notas frias para justificar gastos de sua verba indenizatória, o que comprovaria o desvio dos recursos público e caracterizaria o crime de peculato, cuja pena varia de 2 a 12 anos de prisão.

"Esperamos que o Poder Judiciário possa trazer o resultado desse processo, porque o processo é um dos momentos de dignidade para trazer resultado ao senador", afirmou Taques.

Para Taques somente após um posicionamento do Judiciário é que o grupo de senadores considerados como "independentes" vai avaliar se será necessário o envio de um processo contra Renan no Conselho de Ética.

"Vamos decidir isso depois dos Carnaval, mas vai depender da decisão do STF", disse.

Taques disse que não vai querer como prêmio de consolação uma espaço na Mesa Diretora da Casa. A nova composição deve ser definida também na tarde de hoje.

"Não quero cargo na Mesa Diretora, mas quero ter minha participação na Comissão de Constituição e Justiça e isso já tenho garantido", disse. 
circuitomt.com

Morsi promete ação firme contra protestos violentos Presidência informou, pelo Facebook, que prenderá grupos de oposição 'politicamente responsáveis' pela violência


CAIRO - O presidente do Egito, Mohamed Morsi, prometeu que as forças de segurança deverão agir para proteger os edifícios do Estado, depois que manifestantes entraram em confronto com a polícia do lado de fora do palácio presidencial nesta sexta-feira, 1. Em um comunicado publicado na sua página no Facebook, a presidência informou que prenderá grupos de oposição "politicamente responsáveis" pela violência no país.
Egípcios protestam em frente ao palácio presidencial - Asmaa Waguih/Reuters
Asmaa Waguih/Reuters
Egípcios protestam em frente ao palácio presidencial
As forças de segurança do Egito usaram canhões de águas e dispararam tiros para o ar, à medida que manifestantes jogaram coquetéis molotov e pedras no terreno do palácio presidencial, no Cairo, disse um correspondente da agência de notícias France Presse.
Cerca de 6 mil manifestantes se concentraram do lado de fora do palácio em uma área luxuosa da capital, batendo nas portas e atirando pedras e sapatos para o terreno em uma demonstração de desprezo. Pelo menos uma bomba incendiária foi jogada através das portas, enquanto as multidões gritavam "saia, saia" para o presidente.
A polícia do Egito também entrou em confronto com inúmeros manifestantes perto da Praça Tahrir, no Cairo, à medida quemilhares de pessoas realizaram protestos em várias cidades do país contra Morsi, afirmaram testemunhas.
Elas disseram também que a polícia e os manifestantes atiraram pedras uns contra os outros em uma rua principal do lado de fora da praça, perto das embaixadas americana e britânica. Segundo as testemunhas, a polícia disparou projéteis contra os manifestantes, ferindo pelo menos duas pessoas que foram levadas por uma ambulância.
A área se tornou o novo foco dos confrontos no Cairo após a polícia bloquear outras ruas perto da praça com muros de concreto para evitar que os manifestantes se aproximassem dos escritórios do governo.
Os confrontos acontecem após uma onda de violência deixar 56 pessoas mortas, a maioria em Port Said, na sequência da condenação à morte de 21 pessoas após uma briga relacionada a futebol em 2012.
Com o apoio do presidente islâmico, a polícia egípcia foi acusada de disparar descontroladamente, espancar e atacar com força letal os manifestantes nos confrontos ocorridos em grande parte do país na semana passada, recuperando sua notoriedade da era de Hosni Mubarak como um ferramenta de repressão.
As forças de segurança emergiram como um player político significante após ficarem de lado por dois anos desde a queda de Mubarak, irritadas, ou indispostas a voltarem totalmente às ruas.
Além disso, Morsi já deixou claro que ele precisa de polícia ao seu lado para proteger sua permanência ainda instável no poder. Na TV estatal no domingo, ele agradeceu a polícia por sua resposta aos protestos, um dia depois de dezenas de pessoas morrerem na cidade mediterrânea de Port Said.
As informações são da Associated Press e da Dow Jones
 estadao.com

Jogador do Fluminense substituirá Hernanes na Seleção Brasileira Jean já havia sido convocado pela Seleção para a disputa do Superclássico das Américas, quando o time ainda era comandado por Mano Menezes



Mowa Press
Jean já jogou pela Seleção no Superclássico das Américas
Após sofrer uma pancada na cabeça na última terça-feira (29) o jogador Hernanes não poderá entrar em campo no primeiro amistoso da seleção brasileira sob comando do novo técnico, Luiz Felipe Scolari. Para substituir o meio-campista da Lazio (Itália) Felipão escolheu o volante Jean, que defende a camisa do Fluminense. 
Jean já havia sido convocado pela Seleção para a disputa do Superclássico das Américas, em Buenos Aires, no último 21 de novembro, quando o time, ainda comandado pelo técnico Mano Menezes venceu o campeonato depois de se sair melhor da disputa dos pênaltis. O camisa 7 do Fluminense irá viajar para a Inglaterra com o restante da delegação no próximo domingo (3). 
Brasil e Inglaterra se enfrentam no mítico estádio de Wembley, na quarta-feira 6 de fevereiro.
Veja como ficou a nova lista de convocação:
Goleiros
Diego Alves (Valencia) 
Júlio César (QPR)

Laterais
Daniel Alves (Barcelona) 
Felipe Luis (Atletcio de Madrid) 
Adriano (Barcelona)

Zagueiros
David Luiz (Chelsea) 
Leandro Castán (Roma) 
Dante (Bayern de Munique) 
Miranda (Atlético de Madrid)

Volantes
Arouca (Santos) 
Ramires (Chelsea) 
Paulinho (Corinthians)

Meias
Jean (Fluminense) 
Lucas (PSG) 
Oscar (Chelsea) 
Ronaldinho Gaúcho (Atlético-MG)

Atacantes
Neymar (Santos) 
Hulk (Zenit) 
Luis Fabiano (São Paulo) 
Fred (Fluminense)  
portal correio

Twitter é atacado por hackers

 Twitter é atacado por hackers
A rede social Twitter informou na sexta-feira que estava sendo afetada por um "sofisticado" ataque cibernético, similar aos que atingiram nos últimos dias grandes jornais da costa leste dos Estados Unidos, e que as senhas de cerca de 250.000 usuários haviam sido roubadas.

"Este ataque não foi obra de internautas normais, e não acreditamos que tenha sido um incidente isolado", disse o diretor de segurança de informação do Twitter, Bob Lord, em um post em seu blog.

Lord se referiu a "ataques à segurança em grande escala contra o setor de tecnologia e empresas de comunicação americanas", e informou que o Twitter havia detectado esta semana tentativas de obter acesso não autorizado a dados da rede social.

O ataque coincidiu com a revelação de várias violações da segurança de grandes empresas de jornalismo. Os jornais The New York Times e The Wall Street Journal anunciaram esta semana que tinham sido 'hackeados' da China.

O Twitter não confirmou a procedência do ataque.

Como medida de precaução, a rede social invalidou senhas e enviou mensagens de e-mail às pessoas afetadas para que criassem novas para que pudessem utilizar suas contas. (Com AFP)

UOL/pb agora