PAGINA INICIAL

sexta-feira, 26 de julho de 2013

GREVE: caminhoneiros de abastecimento de combustível param atividades na Paraíba


GREVE: caminhoneiros de abastecimento de combustível param atividades na Paraíba
Um caos: é esse o resultado da paralisação dos caminhoneiros que fazem o transporte de combustíveis na Paraíba. Desde ontem, quinta-feira (25), os profissionais  cruzaram os braços para reivindicar melhores condições de trabalho. A manifestação começou na BR-230 em Cabedelo e continua até que os trabalhadores sejam atendidos pelas distribuidoras.


Nesta sexta-feira (26) o protesto está concentrado perto do Porto de Cabedelo e tem como principais reivindicações a redução da carga horária de trabalho, melhores rodovias, melhoria dos locais para descanso, aumento de remuneração e ainda a contratação de um técnico para ser responsável pelo descarregamento do combustível, que atualmente é feito pelo próprio caminhoneiro que tem todas as responsabilidades.


"Hoje nós somos responsáveis por todo o trabalho de carregar, transportar e descarregar o combustível e isso não é o correto. Nossas condições de trabalho são precárias e não vamos trabalhar enquanto a situação não for regulamentada. Damos 30 dias para que seja contratado um outro profissional para ficar responsável por descarregar o combustível, mas até agora nada", explicou José Gomes do Sincopetro-Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo.


O transtorno do desabastecimento é grande. São 200 caminhões parados e ainda 3 milhões de litros de combustível que deixam de circular por dia na Paraíba.

Além deste fato, a Petrobras deseja parar com o transporte marítimo de combustível pelo porto de Cabedelo, assim, os custos e a demora de abastecimento de combustíveis seria bem maior, consequentemente todos os setores que depedem de etanol, gasolina e diesel iriam ter aumento de preços, pejudicando toda a população do Estado.


Vários políticos estão engajados em resolver o problema, mas a Petrobras ainda não se pronunciou sobre o assunto.


Foto: G1

PB Agora

Treze encara o Fortaleza pela 6ª rodada da Série C Técnico admite que bom desempenho do Treze depende do futebol do meio-campista


Reprodução
Treino do Treze
O treinador Vica admitiu que o Treze é dependente do meio-campista Cristian. Segundo ele, todo o time jogou melhor quando o camisa 10 esteve em campo e o clube precisa contratar um atleta que possa substituí-lo a altura quando ele não puder jogar. Em seu único jogo pelo alvinegro na Série C, Cristian fez um gol e ajudou o Galo a vencer o Baraúnas (RN) fora de casa. O atleta não encara o Fortaleza neste sábado (27), pela sexta rodada, por conta de uma lesão na coxa.
Nos dois últimos jogos, o atleta não esteve em campo e o Galo acabou perdendo para Luverdense (MT) e CRB (AL). De acordo com o técnico Vica, os atletas renderam mais ao lado do camisa 10. Segundo ele, o jogador consegue passar confiança para os seus companheiros. “Isso ficou claro com os resultados. A presença do Cristian na nossa equipe fez com que os outros jogadores rendessem muito mais. Ele jogou bem, mas, os atletas que jogaram ao lado dele cresceram, tendo uma atuação muito boa. O Crisitan passa confiança para seus companheiros. Um jogador vivido, experiente. Lógico que não temos um jogador como ele no nosso plantel. Ele é diferente”, admitiu.
Segundo o treinador, o clube não quer apressar a volta do jogador e de repente perdê-lo pelo restante da competição por conta de uma nova lesão. “Vamos ter que fazer com que ele possa render. Não adianta ele voltar nesse final de semana e correr o risco de ficar fora de toda a competição por uma lesão mais grave. Por isso nosso departamento médico está trabalhando com cuidado para recuperá-lo”, disse.
Reforços
Vica ainda comentou a necessidade do time contratar um jogador que possa suprir a ausência do meio-campista em situações como essa. “Não podemos ter só ele como uma solução. Estamos arrumando outras soluções e quem sabe pode até, a nível de contratação, ter outros jogadores para ajudar nesse sentido. Amanhã ou depois ele não joga e temos que ter jogadores para suprir a ausência dele”, lembrou. 
portal correio

Concurso premia imagens surpreendentes do fundo do coração Cientistas do Reino Unido divulgam imagens surpreendentes e extraordinárias do músculo mais importante do corpo.

Concurso elege melhor imagem de coração em pesquisas. A imagem campeã foi 'O Coração Partido', de Gillian Gray, Megan Swin e Harris Morrison, da Universidade de Edimburgo. (Foto: British Heart Foundation/BBC)A imagem campeã foi 'O Coração Partido', de Gillian Gray, Megan Swin e Harris Morrison, da Universidade de Edimburgo. (Foto: British Heart Foundation/BBC)
Cientistas de todo o Reino Unido enviaram imagens e vídeos sobre suas pesquisas para um concurso da Fundação Britânica do Coração. O material mostra visões surpreendentes e extraordinárias do coração, veias e artérias.
As fotos revelam desde a estrutura interna do músculo mais importante do corpo até imagens "fatiadas" do coração e dos pulmões. O vídeo vencedor ilustra com várias cores um problema congênito no coração em que as cavidades superiores bombeiam o sangue de maneira incorreta.
Veja as imagens
globo.com

Estudo descobre falha genética que pode causar alergias Segundo cientistas americanos, a origem das reações alérgicas pode ser uma mutação que altera o funcionamento dos sistema imunológico





Estudo descobre falha genética que pode causar alergias

 Alergias são conhecidas como o resultado de uma complexa interação entre a genética e o meio ambiente, mas até agora nenhum gene específico havia sido responsabilizado por esta condição.

Porém, um novo estudo americano apontou, pela primeira vez, para um falha genética que pode ser a origem de diversas alergias. Apesar de ainda estar em estágio inicial, a pesquisa pode, no futuro, abrir caminho para a descoberta de um tratamento mais eficiente para doenças alérgicas.

Publicado nesta quarta-feira no periódico Science Translational Medicine, o estudo mostra que uma mutação genética responsável por fazer com que sinais anormais sejam emitidos por uma proteína chamada Fator de Crescimento Transformante Beta (TGF-beta) pode alterar a forma como o sistema imunológico responde a determinados alimentos e fatores ambientais, que provocam alergia. O mau funcionamento da TGF-beta  também está relacionado à Síndrome de Loeys-Dietz (LDS) e à Síndrome de Marfan, doenças genéticas que se caracterizam pelo afrouxamento dos vasos sanguíneos.

“Nós temos evidências de que o mesmo defeito na TGF-beta, que é responsável pelas síndromes de Loeys-Dietz  e Marfan, também está por trás de uma cascata de eventos que culmina no desenvolvimento de doenças como asma, alergia a alimentos e eczemas (inflamações da pele )", afirma Pamela Frischmeyer-Guerrerio, principal autora do estudo e imunologista do Departamento de Pediatria da Universidade Johns Hopkins. O interesse dos cientistas pela TGF-beta começou anos atrás, quando se descobriu que pacientes com LDS tinham mais alergias do que a média da população.

Pesquisa – Participaram do estudo 58 crianças e adolescentes com LDS, de 7 a 20 anos, sendo que a maioria delas apresentava um histórico de doença alérgica. Como a TGF-beta é responsável também pela maturação das células do sistema imunológico, os pacientes com LDS apresentam um número maior dessas células no organismo. Porém, em vez de reduzir a inflamação, os pesquisadores descobriram que essas células estavam emitindo moléculas sinalizadoras que provocavam as reações alérgicas. A mesma situação foi observada em pacientes alérgicos que não tinham LDS, o que indica que a proteína TGF-beta pode ser responsável pelas alergias mesmo em pessoas que não apresentam doenças genéticas.

O estudo mostrou, ainda, que pacientes tratados com um medicamento para pressão arterial, conhecido como losartan, apresentaram uma redução nessa proteína, o que sugere que o fármaco pode ser um caminho para o tratamento de alergias. Segundo os pesquisadores, o próximo passo é estudar se o losartan é capaz de reverter sintomas alérgicos em animais. 
cenariomt.com

Cientistas implantam «memória falsa» em ratos

Cientistas implantam «memória falsa» em ratos

Investigadores do MIT implantaram uma «memória falsa» no cérebro de um rato via indução de luz azul. A técnica, conhecida como optogenética, permite controlar com precisão os circuitos cerebrais ao activar determinadas proteínas que funcionam como interruptores de certos tipos de células. Quando impactadas por luzes específicas, as proteínas «ligam» ou «desligam» os neurónios.


Na tentativa de descobrir se era possível criar sentimentos nos ratos, a equipa realizou uma série de testes. O primeiro passo foi reunir um grupo de animais num ambiente completamente novo. Então, choques foram aplicados nas cobaias, que registaram a experiência negativa. Sempre que colocados nesse local, os ratos sentiam medo.
Com a experiência, os cientistas descobriram onde se localiza a informação do medo no hipocampo. Em seguida, utilizaram um vírus capaz de copiar o gene e as suas informações para transmiti-las a outras proteínas cerebrais.
O vírus foi aplicado exactamente na mesma região do hipocampo de ratos que nunca receberam os choques – tudo com a indução de luz. O conhecimento do «medo que existia naquele local» foi transmitido a outros animais da espécie, que evitaram ir para o mesmo ambiente dos choques.
Os pesquisadores concluíram que, por indução de luz, é possível controlar determinadas células cerebrais e, então, implantar memória nelas. As coisas não vão longe a ponto de comandar totalmente o pensamento dos animais, mas representa um avanço significativo nas pesquisas neurológicas. 

diariodigital

Eike Batista deixa de ser bilionário, diz Bloomberg


Eike Batista deixa de ser bilionário, diz Bloomberg
O empresário Eike Batista na coletiva de imprensa do Rock in Rio (Foto: AFP)Clique para ampliar a imagem
Segundo o ranking, o patrimônio do empresário é de US$ 200 milhões.
Pelas contas da Bloomberg, Eike deve US$ 1,5 bilhão a fundo Mubadala.


O empresário Eike Batista, que foi a oitava pessoa mais rica do mundo no ano passado, não é mais bilionário, segundo o ranking da Bloomberg.

A Bloomberg estima que ele deve US$ 1,5 bilhão ao fundo Mubadala, de Abu Dhabi, segundo fontes familiarizadas com o assunto.

Pelas contas da agência, ele já havia acumulado pelo menos R$ 2 bilhões em dívidas pessoais, o que significa que o empresário agora teria um patrimônio líquido de cerca de US$ 200 milhões.

 Após alcançar uma fortuna de US$ 34,5 bilhões, em março do ano passado, o dinheiro de Batista começou a se evaporar à medida que o desempenho das suas empresas ficaram repetidamente aquém de suas promessas, afundando seu plano para criar um produto integrado e império logística.
Ele começou a vender ativos este ano, à medida que credores pressionaram para levantar dinheiro e pagar a dívida à medida que os prejuízo se acumulavam.

No começo do mês, o mesmo ranking da Bloomberg apontou que a fortuna do milionário era de US$ 2,9 bilhões.

Desconfiança
A desconfiança de investidores com as empresas "X" teve início após seguidas frustrações com a produção de petróleo da OGX, que já foi considerada o ativo mais precioso de Eike. A OGX decidiu não seguir adiante com o desenvolvimento de algumas áreas na bacia de Campos antes consideradas promissoras.

Diante dos prejuízos registrados por suas companhias e da desconfiança de bancos e investidores, Eike corre o risco de ter de se desfazer de parte de suas empresas.

As dívidas da empresa com o BNDES colocam em xeque o apoio do banco a megagrupos nacionais e vem impactando a Bovespa como um todo.


Fonte: Portal G1/midiacon

Governo do Rio tem o menor índice de aprovação entre 11 estados Pesquisa foi encomendada pela CNI ao Ibope. Somente 12% dos entrevistados consideram o governo ótimo ou bom.


Do G1 Rio
1 comentário
A Confederação Nacional da Indústria (CNI) divulgou uma pesquisa encomendada ao Ibope de avaliação dos governos de 11 estados do país. O Rio de Janeiro é o estado em que o governo tem o menor percentual de aprovação. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.
De acordo com a pesquisa, 12% dos entrevistados consideram o governo do estado do Rio, ótimo ou bom. Com a margem de erro a aprovação fica entre 14% e 10%. Os que consideram o governo regular somaram 36%. Com a margem de erro esse percentual fica entre 34% e 38%.
Já 50% responderam que acham o governo ruim ou péssimo. Com a margem de erro esse índice varia entre 48% e 52%. Dois por cento não sabiam ou não responderam, como mostra o Bom Dia Rio.
O Ibope ouviu 812 pessoas no Rio, entre os dias 9 e 12 de julho.
globo.com

Veja as imagems que vitimou cerca de 80 pessoas e deixou dezenas de feridos na Espanha

Acidente de trem em Santiago de Compostela
Acidente de trem em Santiago de Compostela

O descarrilamento de um trem, ontem à noite, a 3 quilômetros da Estação de Santiago de Compostela (Galícia, Espanha) causou a morte de aproximadamente 80 pessoas e deixou 143 feridos, de acordo com a emissora pública Televisión Española (TVE).
Há pelo menos 20 feridos em estado grave. O acidente ocorreu às 20h41 (hora local) com um trem que fazia a rota entre Madrid e Ferrol com 218 passageiros. O trem tinha saído da Estação de Chamartin Madrid, às 15h.
Ainda não há explicação definitiva sobre as causas do acidente. Segundo noticiado pelo canal espanhol, um dos maquinistas admitiu à polícia que o trem estava em velocidade de 190 quilômetros por hora (km/h) em uma curva que admite velocidade máxima de 80 km/h.

Com informações Agência Brasil e Internacionais
Pelo Twitter, papa diz que reza pelos parentes e vítimas do acidente de trem na Espanha
O papa Francisco lamentou o acidente de trem, ocorrido na noite de quarta-feira (24), próximo Santiago de Compostela, na Galícia (Espanha), em que morreram 80 pessoas até o momento. Em sua conta no Twitter (@pontifex), o papa escreveu a seguinte mensagem: “Rezo pelas vítimas do acidente de Santiago de Compostela e me sinto muito próximo dos que estão sofrendo neste triste momento”.
O pontífice, que participa da Jornada Mundial da Juventude, no Rio de Janeiro, enviou um telegrama de pêsames ao arcebispo de Santiago de Compostela, monsenhor Julián Barrio. Segundo a Rádio Vaticano, Francisco reiterou suas orações pelos mortos e feridos e reafirmou sua proximidade espiritual junto aos parentes das vítimas.
O papa escreveu no telegrama: “Ao ser informado do grave acidente de trem ocorrido perto de Santiago de Compostela, que provocou numerosas vítimas e muitos feridos, profundamente triste, rezei por todos os falecidos e feridos nesse trágico evento.”
No telegrama, o pontífice também pediu que o arcebispo de Santiago de Compostela fizesse chegar aos que sofreram o desastre e a seus parentes “seu fraternal afeto e sua emocionada solidariedade, assegurando-lhes ao mesmo tempo que ofereço sufrágios pelos mortos e orações por todos os que sofrem nestes momentos de aflição, pedindo a Deus por sua pronta e total recuperação”.
 portalbraganca.com

Papa Francisco multiplica reuniões com jovens e conversa com presos


O papa Francisco realiza nesta sexta-feira (26/7) no Rio de Janeiro uma maratona de reuniões: ouve confissões de alguns jovens, almoça com outros, se reúne com jovens presos e retorna a Copacabana durante a noite para uma representação da Via Crucis onde são esperadas mais de um milhão de pessoas. Desafiando a chuva e um frio incomum no Rio, 1,5 milhão de pessoas aclamaram o primeiro papa latino-americano da história na quinta-feira (25/7) na praia de Copacabana, onde deu as boas-vindas aos peregrinos que participam da Jornada Mundial da Juventude (JMJ).

Esta intensa sexta-feira (26) para o chamado "papa do povo", de 76 anos, começa com a confissão de cinco jovens que falam italiano, espanhol e português na Quinta da Boa Vista, seguindo uma tradição iniciada por seu antecessor, Bento XVI, no âmbito da JMJ. A confissão - a reconciliação com Deus - é um destaque do pontificado de Francisco, que se mostrou acessível em sua primeira viagem à região onde nasceu e viveu por quase toda a vida, se aproximando do povo e aceitando até um mate dado por um peregrino enquanto se deslocava de papamóvel.

Reunião privada com presos

O papa argentino, que convocou os jovens a "entrar na revolução da fé" e advertiu que as coisas materiais e o poder "nos levam a querer ter cada vez mais, a nunca estar satisfeitos", almoçará com 12 peregrinos da JMJ dos cinco continentes. Em particular, longe das câmeras, cinco prisioneiros também serão recebidos pelo Papa no Palácio de São Joaquim, residência do arcebispo do Rio. Na quarta-feira (24/7), o pontífice, que prega o contato com o povo e a defesa dos mais pobres, se reuniu com viciados em drogas em um centro de reabilitação que inaugurou em um hospital franciscano. 

 diariodepernambuco