PAGINA INICIAL

quarta-feira, 19 de junho de 2013

Comissão de Direitos Humanos aprova texto da 'cura gay'


Image 
A Comissão de Direitos Humanos da Câmara aprovou nesta terça-feira (18) o projeto de lei que determina o fim da proibição, pelo Conselho Federal de Psicologia, de tratamentos que se propõem a reverter a homossexualidade. A sessão que aprovou a proposta foi presidida pelo deputado Marco Feliciano (PSC-SP), que conseguiu colocá-la em votação após várias semanas de adiamento por causa de protestos e manobras parlamentares contra o projeto.

De autoria do deputado João Campos (PSDB-GO), a proposta pede a extinção de dois artigos de uma resolução de 1999 do conselho. Um deles impede a atuação dos profissionais da psicologia para tratar homossexuais. O outro proíbe qualquer ação coercitiva em favor de orientações não solicitadas pelo paciente e determina que psicólogos não se pronunciem publicamente de modo a reforçar preconceitos em relação a homossexuais.

Na prática, se esses artigos forem retirados da resolução, os profissionais da psicologia estariam liberados para atuar em busca da suposta cura gay.

Antes de virar lei, o projeto ainda terá de ser analisado pelas comissões de Seguridade Social e Família e de Constituição e Justiça até chegar ao plenário da Câmara. Se aprovada pelos deputados federais, a proposta também terá de ser submetida à análise do Senado. Somente então a matéria seguirá para sanção ou veto da Presidência da República.

Em seu parecer em defesa da proposta, o relator, deputado Anderson Ferreira (PR-PE), apontou que o projeto “constitui uma defesa da liberdade de exercício da profissão e da liberdade individual de escolher um profissional para atender a questões que dizem respeito apenas a sua própria vida”.

Ao justificar o projeto, o autor do texto afirmou que o Conselho Federal de Psicologia, ao restringir o trabalho dos profissionais e o direito da pessoa de receber orientação profissional, “extrapolou o seu poder regulamentar e usurpou a competência do Legislativo”.

O texto foi aprovado por votação simbólica, sem contagem individual dos votos.

cariri ligado

Músico da banda magnificos sofre acidente


Músico de Banda sofre acidente
 O sanfoneiro da Banda Magníficos, Selone Chaves, sofreu um acidente de moto entre as cidades de Prata e Ouro Velho, no Cariri paraibano, nessa terça-feira, 18.

O músico foi socorrido e levado para o Hospital de Trauma de Campina Grande, onde está internado. O estado de saúde dele é grave.



Redação



Redação/pb agora

Ministério da Saúde suspende verba de 55 cidades Em 4 meses, corte atinge 74 equipes de Saúde da Família, 120 de Saúde Bucal e 480 agentes comunitários


Reprodução
MS suspende verba de 55 cidades
Em quatro meses, o Ministério da Saúde (MS) suspendeu os recursos de 74 equipes de Saúde da Família, 120 equipes de Saúde Bucal e 480 agentes comunitários em 55 municípios da Paraíba, por irregularidades no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (Cnes). Dentre elas, estão casos de duplicidade no cadastro de profissionais ou descumprimento da carga horária. No domingo, o Jornal Correio da Paraíba mostrou que há 247 médicos que trabalham na Estratégia de Saúde da Família (ESF) com jornadas de trabalho fictícias, que ultrapassam as 100 horas semanais e as 28 horas diárias.
Segundo a assessoria de imprensa do MS, a transferência dos recursos federais é restabelecida assim que os gestores locais, que são responsáveis pela execução dos serviços de saúde aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), comprovem que as inadequações foram solucionadas. Metade das equipes consegue regularizar a situação já no mês seguinte à suspensão dos recursos. Ainda de acordo com o MS, a suspensão não representa a interrupção da Estratégia Saúde da Família nessas localidades, pois é feita apenas na equipe irregular e não em todo o serviço.
A ação faz parte das medidas de fiscalização e transparência na aplicação de recursos da Atenção Básica e é realizada sempre que o Ministério da Saúde identifica irregularidades na gestão de estratégias e programas por parte das secretarias municipais de saúde. Este ano, o governo federal repassou R$ 154.872.230,96 para a Atenção Básica e R$ 261.371.785,33 para unidades de saúde de média e alta complexidade. 
portal correio

O SAFÁRI DE 1 MILHÃO DE DÓLARES Viagem incrível permite ver de perto paisagens impressionantes e animais selvagens. Basta ter muito, mas muito dinheiro


Girafas no hotel no Quênia fazem parte do safari de 1 milhão de dólares (Foto: Divulgação)
Já imaginou alimentar girafas da janela do quarto, caminhar ao lado de gorilas ou acordar com o barulho de elefantes? Tudo isso é possível no Million Dollar Safari. O tour, oferecido pela agência americana Extraordinary Journeys, leva uma família de quatro pessoas aos mais incríveis lugares da África durante 36 dias. Está inclusa a hospedagem nos melhores hotéis, resorts ou ainda acampamentos de luxo. Tudo acompanhado por um guia particular, especializado em safáris há 18 anos. O valor da viagem, no entanto, não é tão animador: 1 milhão de dólares, cerca de 2,2 milhões de reais.
O passeio começa em Ruanda, onde vive metade da população de gorilas selvagens do mundo. Depois, o grupo seguirá para o Quênia, no hotel Giraffe Manor, onde é possível alimentar girafas da janela do primeiro andar. Ainda no país, acontece a visita à mais famosa reserva africana, Masai Mara, onde vivem zebras, leões, elefantes, leopardos, hipopótamos e rinocerontes, entre outros animais selvagens. O passeio incrível segue por Tanzânia, Zâmbia e Botsuana até chegar à África do Sul. Na Cidade do Cabo, é apresentado um lado mais urbano da África. É possível jantar em restaurantes sofisticados e conhecer a prisão onde Nelson Mandela passou 18 anos.
Para fechar o tour com chave de ouro, o destino final será Vamizi, uma praia paradisíaca em Moçambique. Se animou com o roteiro? Não se esqueça do preço milionário cobrado pela viagem. A empresa tem opções mais baratas do mesmo tour – os trajetos podem ser feitos em voos comerciais em vez de jatinhos e é possível escolher hotéis mais em conta – mas, mesmo assim, sai por valores astronômicos.
Experiência impressionante: as girafas chegam a colocar o pescoço pela janela (Foto: Divulgação)
Gorilas são a principal atração em Ruanda (Foto: Divulgação)
O hotel na Zâmbia fica dentro de uma reserva. Elefantes são vizinhos dos hóspedes (Foto: Divulgação)
Hotel de luxo na Cidade do Cabo (Foto: Divulgação)
Turistas são levados de barco para a ilha de Vamizi, em Moçambique, destino final do passeio de 36 dias (Foto: Divulgação)

globo.com

OMS quer regras mais rígidas para combater a obesidade infantil Órgão da ONU diz que anúncios estimulam consumo de gordura e açúcar.

A propaganda de alimentos nocivos a crianças se mostrou "desastrosamente eficaz" em estimular a obesidade, em especial com o uso das redes sociais para promover alimentos ricos em gorduras, sal e açúcar, disse a sede regional europeia da Organização Mundial da Saúde (OMS), nesta terça-feira (18).

A OMS, um órgão da ONU, defendeu controles mais rígidos contra esse tipo de publicidade.

"As crianças estão cercadas de anúncios estimulando-as a consumirem alimentos ricos em gordura, ricos em açúcar e ricos em sal, mesmo quando estão em locais onde deveriam ser protegidas, como escolas e instalações esportivas", disse Zsuzsanna Jakab, diretora regional da OMS na Europa.

Há anos a promoção desse tipo de alimento é apontada como um fator de risco significativo para a obesidade infantil e, numa idade mais avançada, para doenças crônicas associadas à alimentação, como doença cardíaca e alguns tipos de câncer.

Em um relatório sobre a publicidade alimentícia, a OMS-Europa disse que o setor usa cada vez mais ferramentas baratas, como as redes sociais e aplicativos de celulares, para atingir as crianças.

"A televisão continua sendo a forma dominante de publicidade, e uma ampla maioria de crianças e adolescentes passa em média mais de duas horas diárias na frente do aparelho", diz o relatório.

"O sobrepeso é um dos maiores desafios de saúde pública do século XXI: todos os países são afetados em graus variados, particularmente nos grupos socioeconômicos mais baixos", disse Jakab na introdução do relatório. "E a situação não está melhorando", acrescentou.

Dados da Iniciativa de Vigilância da Obesidade Infantil, da OMS, mostram que em média um terço das crianças de 6 a 9 anos está obeso ou acima do peso. 

surgiu.com

PGR aciona Supremo contra benefícios à Fifa na Lei Geral da Copa Elaborado pela subprocuradora-geral da República Deborah Duprat, recentemente dispensada do cargo de vice na PGR, o documento aponta três inconstitucionalidades na Lei da Copa, entre elas, duas que favorecem diretamente a Fifa, organizadora do evento

A Procuradoria-Geral da República (PGR) entrou com ação no Supremo Tribunal Federal (STF) pedindo o cancelamento de vários itens da Lei Geral da Copa. Aprovada em junho do ano passado, a norma tem regras para a Copa das Confederações, em andamento, a Copa do Mundo de 2014 e a Jornada Mundial da Juventude, que será realizada em julho. O relator do caso é o ministro Ricardo Lewandowski.

Elaborado pela subprocuradora-geral da República Deborah Duprat, recentemente dispensada do cargo de vice na PGR, o documento aponta três inconstitucionalidades na Lei da Copa, entre elas, duas que favorecem diretamente a Fifa, organizadora do evento. “Não é possível vislumbrar nenhuma razão que justifique o tratamento diferenciado da Fifa e de seus relacionados”, diz trecho do parecer.

O primeiro item atacado é o que delega à União a responsabilidade civil por todos os danos relacionados a acidentes de segurança nos eventos, isentando a Fifa de questionamentos. Para a PGR, a Administração Pública não pode assumir responsabilidades sem nexo de causalidade bem definido.

O Ministério Público também questiona a isenção tributária concedida à Fifa na tramitação de processos judiciais. Segundo Duprat, “a isenção concedida não se qualifica como um benefício constitucionalmente adequado, mas como um verdadeiro favorecimento ilegítimo”.

O terceiro ponto criticado pela PGR é o pagamento, desde abril, de prêmio e auxílio mensal aos ex-jogadores que participaram das copas nas quais o Brasil saiu vencedor, em 1958, 1962 e 1970. “As vantagens concedidas são de índole estritamente privada, não envolvendo nenhum projeto de interesse do povo”, destaca Duprat. Ela também aponta ilegalidade na falta de indicação da previsão orçamentária para os pagamentos.



surgiu.com

Após vaias, Blatter critica protestos: “Não devem usar o futebol para isso"

No Brasil há pouco mais de uma semana para acompanhar de perto a disputa da Copa das Confederações, o presidente da Fifa, Joseph Blatter, parece muito incomodado com os recentes protestos ocorridos nos entornos dos estádios usados para a competição. Nesta terça-feira, o mandatário criticou a atitude dos brasileiros.
"Não deveriam usar o futebol para anunciar suas reivindicações. O Brasil pediu esta Copa do Mundo. Nós não impusemos o Mundial a ele", afirmou, em entrevista à TV Globo.
A onda de protestos ocorrida no Brasil nos últimos dias vem atingindo os jogos da Copa das Confederações. Até aqui, nos quatro jogos disputados na competição, três foram marcados pelas manifestações fora dos estádios. No sábado, houve protestos em Brasil x Japão, em Brasília. No domingo, foi a vez de México x Itália, no Rio de Janeiro. Já na segunda-feira, Belo Horizonte presenciou reivindicações durante Taiti x Nigéria.
Blatter declarou que entende que "as pessoas não estão felizes", mas buscou justificar os gastos exorbitantes para a construção dos estádios para a Copa do Mundo em um País que sofre com problemas estruturais como saúde, educação e transporte.
"Eles (os brasileiros) sabiam que, para ter uma boa Copa do Mundo, naturalmente teríamos que construir estádios. Mas estas arenas não serão somente para o Mundial. Além disso, junto delas, há consequentes melhorias como em estradas, hotéis, aeroportos", disse o presidente da Fifa.No último sábado, em Brasília, no jogo entre Brasil e Japão, que marcou a abertura da Copa das Confederações, Blatter foi muito vaiado quando, ao lado da presidente da república, Dilma Rousseff, fez um discurso para todo o estádio. No momento, ele se incomodou e pediu "respeito e fair play" aos presentes. Três dias após o ocorrido, no entanto, o mandatário não se mostrou preocupado com os assobios dirigidos a ele.
"Pedi respeito a chefa de Estado. Eles podem vaiar o presidente da Fifa, isso não me importa, porque ou se gosta ou não se gosta do presidente da Fifa. Mas a chefa de Estado estava lá. Aí eu tive que pedir respeito e fair play. Para ela, não para mim", esclareceu.
Após um dia de "folga", a Copa das Confederações volta à ativa nesta quarta-feira. Às 1q6 horas (de Brasília), Brasil e México se enfrentam na Arena Castelão, em Fortaleza, Em seguida, às 19 horas (de Brasília), na Arena Pernambuco, Itália e Japão medem forças, finalizando a segunda rodada do Grupo A. 
terra.com

Grupo de trabalho fecha texto para manter poder do Ministério Público de investigar A proposta deve ser levada ao presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Alves, em reunião na próxima semana



Publicação: 14/06/2013 09:54 Atualização: 14/06/2013 10:01

Protesto de integrantes do Ministério Público no Congresso, em abril: polêmica PEC 37 está perto do desfecho
  (Carlos Moura/CB/D.A Press)
Protesto de integrantes do Ministério Público no Congresso, em abril: polêmica PEC 37 está perto do desfecho
Após quase seis horas de discussão, o grupo de trabalho encarregado de aperfeiçoar a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 37, que impede o Ministério Público de fazer investigações, fechou nessa quinta-feira um texto que estabelece que o órgão atuará em caráter extraordinário nas apurações de delitos criminais. Isso ocorrerá mediante controle judicial sobre o que o MP pode ou não fazer na condução do procedimento investigatório. É essa proposta que o grupo pretende levar ao presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Alves (PMDB-RN), em reunião na próxima semana. A votação em plenário está prevista para o próximo dia 26.

“É um texto de muito bom senso, mas não é uma proposta de consenso”, admitiu o coordenador do grupo e secretário de Reforma do Judiciário, do Ministério da Justiça, Flávio Caetano. É que vários dispositivos que estão no documento não foram objeto de aceitação das duas partes, mas elas concordaram que fossem mantidos no texto que saiu da reunião. Além de fixar as competências para fazer investigações criminais, o texto constitucional estabelecerá as condições da atuação extraordinária do MP. 

em.com

Relatos de que EUA estão prontos para guerra na Síria são exagerados, diz Obama


BERLIM, 19 Jun (Reuters) - O presidente dos EUA, Barack Obama, disse nesta quarta-feira que os relatos de que os Estados Unidos estão prontos para entrar em guerra na Síria são exagerados, e também reiterou a visão de que o governo de Damasco usou armas químicas e não pode recuperar a legitimidade.
"O que nós queremos fazer é acabar com uma guerra", disse Obama.
"Estamos seguros de que de fato o governo (sírio) usou armas químicas. Os russos estão céticos", acrescentou.
As diferenças entre a Rússia e o Ocidente significam que uma conferência internacional de paz sobre a Síria não deve acontecer antes de agosto.
(Reportagem de Noah Barkin, Stephen Brown, Jeff Mason e Roberta Rampton) 
reuters.com