PAGINA INICIAL

sábado, 21 de janeiro de 2012

Os diferentes protestos contra SOPA e PIPA na web


A internet virou um lugar mais escuro nessa quarta-feira quando diversas empresas ligadas à web decidiram protestar contra as propostas de lei SOPA e PIPA, que transitam no congresso americano há algum tempo. A ideia geral era de fazer um blackout, desativando qualquer funcionalidade nos seus sites. Mas alguns dos serviços não podem se dar ao luxo de sair do ar por muito tempo, então as formas de protesto variaram bastante. Veja abaixo alguns dos principais.

Google

A gigante da web não quis (e nem pode) desativar seu mecanismo de busca, mas a página inicial tem um link com os dizeres “Diga ao congresso: Por favor não censure a web!” e leva auma landing page que mostra uma descrição do que as leis podem causar e permite deixar a assinatura numa petição online.

Wikipedia

Quem tentar visitar a Wikipedia em inglês hoje vai dar de cara com uma página preta acima. Para os deseperados que realmente precisam acessar alguma informação nela, o leitor Wendely Leal tem uma solução chamada Light Wikipedia que tira essa camada do blackout.

Reddit

Como prometido, o site saiu do ar e impossibilitou seus usuários cadastrados de enviarem notícias. Assim como os demais, ele exibe um aviso do porquê do protesto, mostra links para dados sobre as leis e oferece um link para uma petição online que os americanos podem assinar e manifestar sua posição contra as propostas.

BoingBoing

No lugar da sua página inicial com posts envolvendo tecnologia e cybercultura em geral, o blogBoingBoing exibe um aviso de erro 503. Esse é o método recomendado por um funcionário do Google para que bloggers que não sofram tanta penalização pelo robô indexador do Google. Há detalhes de como ela funciona e como implementá-la no final desse texto.

Flickr

O caso do Flickr é um pouco diferente, eles não planejam deixar a página escura ou sair do ar. Mas usuários do Flickr podem escurecer fotos uns dos outros durante 24 como forma de protesto. Nas fotos em que isso for feito, será colocado um aviso de que um usuário decidiu escurecer a foto e o por quê. Um link no final desse aviso permite que a foto seja visualizada normalmente e outro permite que os usuários desativem o escurecimento de fotos.

XDA-Developers

O site mais usado por desenvolvedores de aplicativos para plataformas móveis também se uniu ao protesto. Mas fez algo também diferente: disponibilizou uma petição online que, ao receber 50 mil assinaturas, vai reativar o site automaticamente. É uma maneira interessante de protestar, e provavelmente bem eficiente para conseguir assinaturas e apoio contra as leis.

The Oatmeal

Famoso site de quadrinhos, The Oatmeal não perdeu a chance de fazer algo significativo para o dia. O site exibe um gif bem-humorado (possivelmente NSFW, esteja avisado) dizendo o que poderá acontecer caso as leis sejam aprovadas.
Também participam do blackout, cada um da sua maneira, o site de hospedagem de fotos Twitpic, a Mozilla, a revista Wired, e o famoso fórum 4chan. O Facebook e o Twitter já se posicionaram contra ambas, mas nenhum dos dois planejou algum protesto para o dia.

Entre no protesto

Caso você seja dono de um site e quer manifestar seu repúdio à SOPA e a PIPA, existem várias maneiras de fazer isso. Se você tem um blog em WordPress, existem diversos pluginscom esse propósito. Também há um código disponível no site SopaStrike. para quem não tem uma página em wordpress. Se você tem acesso ao servidor e souber o que está fazendo, o funcionário do Google Pierre Far sugere que você implememente o HTTP Status 503, como fez o BoingBoing. Nesse post do Google+ ele explica o motivo.
Como o mundo da tecnologia não para (e alguém tem que noticiar os protestos), o Tecnoblog não vai sair do ar hoje. Mas eu posso dizer que sou contra a lei no formato em que ela se encontra.

PROJAQUISTÃO




  FONTE: KIBE LOCO

MEC cancela edição de abril do Enem


 foto    O Ministério da Educação decidiu, na tarde  de ontem (20), cancelar a edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que seria realizada em abril deste ano. Uma portaria de 18 de maio de 2011 havia anunciado que, a partir de 2012, o Enem seria realizado duas vezes por ano. A mesma portaria havia fixado a data da primeira edição do exame para os dias 28 e 29 de abril, e afirmado que a data da segunda edição só seria divulgada posteriormente.
Em nota, o ministério agora afirma que, neste ano, a única edição do Enem acontecerá nos dias 3 e 4 de novembro. As duas edições seriam independentes uma da outra. "Por solicitação do Ministério da Educação, a empresa Modulo Security, de gestão de risco, concluiu, depois de ouvir todas as entidades que participam da organização do Enem, que a realização de duas edições em 2012, sobrecarregaria as estruturas logísticas do exame", diz o comunicado.
De acordo com um assessor especial do ministério, a reunião que decidiu cancelar o Enem do primeiro semestre de 2012 aconteceu na tarde de ontem e teve a participação do secretário-executivo do MEC, Jose Henrique Paim Fernandes, da direção do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) e de representantes da empresa Modulo Security, especializada em gestão de risco e que participou da aplicação do Enem 2011, realizado nos dias 22 e 23 de outubro do ano passado.

Ainda segundo o assessor, o ministro Fernando Haddad não compareceu ao encontro e viajou para São Paulo. Na quinta-feira (19), Haddad já havia considerado a possibilidade de que a edição de abril do exame fosse cancelada. "Sim [pode não haver]. Eu já disse que é uma decisão técnica", afirmou ele, após ser indagado se poderia não haver exame do Enem em abril.
Segundo ele, o governo "não pode lançar a ideia" sem ter condições de "atender". "O coroamento do Enem passa por duas edições por ano, mas não podemos colocar a máquina em fadiga, sobretudo com essas novas exigências que estão sendo feitas pelo Ministério Público”, afirmou em entrevista após participação no programa de rádio "Bom Dia, Ministro", produzido pela Empresa Brasileira de Comunicação (EBC), na manhã da quinta-feira.
Haddad afirmou que a empresa de gestão de risco contratada pelo ministério avaliaria se, diante das novas exigências da Justiça, a pasta terá condições de manter as datas previstas para o exame neste ano.
Disputa judicial
Na última terça-feira (17), a Justiça Federal no Ceará concedeu o direito aos 4 milhões de candidatos de todo o Brasil que fizeram a prova do Enem 2011 a terem acesso às cópias das provas de redação, e respectivos espelhos de correção. Na quinta-feira (19), o MEC divulgou que o juiz federal da 22ª Vara Federal do Rio de Janeiro, Rafael de Souza Pereira Pinto, indeferiu um pedido liminar da ação civil pública de vistas à prova de redação, proposta pela Defensoria Pública da União.
Com isso, há duas decisões válidas. Segundo o MEC, nesta sexta-feira (20), o Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF-5), no Recife, deve definir qual decisão será válida, ao responder um recurso protocolado pela Advocacia-Geral da União (AGU), que alegou que o governo não tem condições técnicas de viabilizar a entrega das redações a todos os estudantes. Até a publicação desta reportagem, a decisão do TRF ainda não havia sido divulgada.
“Tem uma empresa de gestão de risco justamente para verificar se há condições de atender a demanda que está sendo feita pelo Ministério Público ou se ainda teremos que manter uma edição por ano”, afirmou Haddad.

O ministro criticou a decisão da Justiça do Ceará e classificou a atuação do Ministério Público, autor da ação, de "ideológica". "Vestibulares com 30, 40 anos de existência não têm nenhum pleito do Ministério Público. Dá quase impressão de que há uma questão ideológica por trás disso”, afirmou.
O ministro reafirmou também que o Inep não tem condições "tecnológicas" de viabilizar a entrega das provas a todos os estudantes.
“Nós fizemos um acordo com o Ministério Público que foi homologado por um juiz de Brasília. Eu penso que o juiz de Fortaleza desconsiderou a decisão já tomada pelo seu colega aqui em Brasília, e tomada há muitos meses. Então, o Inep não se preparou tecnologicamente para oferecer vista para 4 milhões de pessoas que possam requerer", disse


FONTE: CORREIO DO ESTADO

Hackers relatam ataques a sites do Brasil contra bloqueio ao Megaupload Grupo também atacou site da presidência da França na última sexta. Ações seriam protesto contra fechamento de página de downloads pelo FBI.


Os protestos de hackers contra o fechamento do Megaupload, um dos maiores sites de compartilhamento de dados do mundo, atingiram sites brasileiros neste sábado (21), 2 dias depois de o FBI tirar o serviço do ar e prender o fundador da empresa, acusado de pirataria digital.
O grupo Anonymous, o mesmo que na última quinta (19) disse ter derrubado os sites do FBI, do Departamento de Justiça dos Estados Unidos, da Universal Music, da Associação de Filmes dos EUA e da Associação da Indústria Fonográfica do país, postou mensagem no Twiiter neste sábado, relatando ataques a sites brasileiros com domínio 'df.gov.br' - do governo do Distrito Federal.
As ações teriam ocorrido na madrugada. Na manhã deste sábado, os endereços mencionados funcionavam normalmente. O governo do DF não confirmou que os sites tenham sido alvos.
site paula fernandes fora do ar (Foto: Reprodução)Site de Paula Fernandes estava fora do ar
às 9h deste sábado (Foto: Reprodução)
As contas do grupo no Twitter ainda apontavam para perfis brasileiros, que teriam realizado o ataque. Os posts mencionavam o Megaupload.
O site da presidência da França também foi alvo na última sexta (20). Os autores do ataque colocaram o slogan "We are legion" ("Somos legião") na barra de navegação do site, relatou a imprensa francesa. Às 10h, a página não apresentava mais nenhum sinal de invasão e era acessada normalmente.
O governo francês apoiou a prisão do fundador do Megaupload, na última quinta (19). À agência France Presse, o ministro da Cultura, Frederic Mitterrand, disse: "É delinquência, é roubo. A verdade é que eles estão roubando em larga escala."
Site de cantora
O site da cantora brasileira Paula Fernandes também estava fora do ar na manhã deste sábado. Na página inicial, havia um desenho de um coringa e a mensagem: "If Megaupload is down.... You Are Down Too!!!" ("Se o Megaupload foi derrubado, você também foi", em tradução livre do inglês).

FONTE: G1.GLOBO

Marcelinho Paraíba se For Condenado Pode Pegar até 10 Anos de Prisão



A delegada Herta de França falou nesta sexta-feira em Campina Grande sobre o inquérito em que ela indicia o jogador de futebol Marcelinho Paraíba (do Sport Recife), acusando-o formalmente do crime de estupro. Ela diz que os laudos feitos constataram “lesão leve nos lábios" da advogada Rosália Zabatos de Abreu que indicam “beijo lascivo”, que é o dado sem permissão. Assim, o atleta foi indiciado pelo artigo 213 do Código Penal, que fala sobre o crime de estupro, e se condenado pode pegar pena de seis a 10 anos de prisão.

- O laudo da perícia traz elementos suficientes para indiciar o jogador – resume a delegada em entrevista coletiva realizada na Central de Polícia da cidade, a segunda mais importante da Paraíba.

Assim, a delegada quebra um silêncio que começou na última quarta-feira, quando o conteúdo do inquérito vazou para a imprensa já no final da noite. Durante toda a quinta-feira a delegada se isolou, não atendendo aos telefonemas e não comparecendo à Delegacia da Mulher (em que ela é titular). 

Ela, inclusive, não pretendia conversar com a imprensa.
Precisou o delegado regional de Campina Grande, Wagner Dorta, enviar uma diligência a residência da delegada convocando-a para comparecer à Central de Polícia. A entrevista coletiva aconteceu no local a mando de Dorta.

No encontro com a imprensa, ela disse também que a peça processual foi enviada ao Ministério Público da Paraíba, ao qual cabe decidir se o caso será levado à justiça ou se será arquivado.

O advogado de Marcelinho, Afonso Vilar, falou sobre o caso e disse que já esperava a decisão.


Entenda o caso

Marcelinho Paraíba foi preso ao lado de mais três amigos: João Crivaldo da Silva, Leandro Silva e Wellington Porto da Silva. Além da acusação de estupro que pesa contra Marcelinho, os quatro ainda foram enquadrados na acusação de desacato à autoridade policial e resistência à prisão.

O grupo participava de uma festa em Campina Grande, terra natal do jogador, para comemorar a boa campanha de Marcelinho Paraíba na Série B de 2011. Ele marcou 12 gols pelo Sport e foi peça determinante para o acesso do clube à Série A.

Por volta das 4h30, Marcelinho teria tentado beijar a força a vítima. Ela é irmã do também delegado de Polícia Civil Rodrigo Pinheiro. Os advogados do jogador confirmam a tentativa de beijo, mas disseram que o atleta não passou disto.

O irmão da vítima, no entanto, que foi quem chamou a polícia e formulou a acusação, diz que Marcelinho Paraíba passou para a agressão diante da recusa da mulher em beijá-lo. Ele teria puxado o cabelo dela e a mordido. 

O irmão, que também vai responder a processo sob a acusação de ter feito disparos dentro da casa do jogador, diz ainda que ele tentou estuprá-la.

Histórico

Esta não é a primeira vez que Marcelinho Paraíba se envolve em polêmicas. Em janeiro de 2010, inclusive, ele foi condenado a seis meses de prisão em regime aberto acusado de agredir um homem em uma casa de show de Campina Grande, em junho de 2004. Tal como agora, o atleta estava em sua cidade natal comemorando o final da temporada (na época ele jogava no futebol europeu, cujo calendário termina no meio do ano) e se envolveu na briga.
Dois anos antes, em 2002, a primeira confusão grave. 

Marcelinho foi detido aparentemente bêbado dirigindo em alta velocidade na Alemanha. Depois, já como atacante do Wolfsburg, também no país europeu, ele foi acusado de se envolver em uma briga numa boate de Berlim, em que teria quebrado uma garrafa de cerveja no rosto de um outro cliente.

Revista do Cariri
Globo Esporte


 
FONTE: REVISTA DO CARIRI

Advogado diz que mulher devolverá doações



falsa grávida
O advogado de Maria Verônica Aparecida César Santos, que dizia estar grávida de quadrigêmeos, afirmou nesta sexta-feira (20) que sua cliente vai devolver as doações que recebeu quando dizia estar esperando as crianças.
Na última quarta-feira (18), o delegado-geral da Polícia Civil, Marcos Carneiro Lima, afirmou que Maria Verônica, só responderá criminalmente se alguém que se sentiu lesado pela falsa história prestar queixa contra ela. Ainda assim, explica o delegado, a polícia vai avaliar se é uma questão criminal ou civil.
- A mentira por si só não crime, mas se prejudicar outras pessoas é. Por exemplo, se ela pediu auxílio financeiro para alguém por causa da suposta gravidez e ficar provado quem deu o dinheiro, essa pessoa pode pleitear seu direito.
Já o marido de Verônica pode responder por falsidade ideológica, pois ele registrou um boletim de ocorrência no qual confirma a gravidez. A pena para o crime pode chegar a quatro anos de prisão, de acordo com Lima.
- A policia entrou no caso porque o marido foi se queixar de um jornalista que a estaria perturbando. Ao dar a informação, ele afirmou que a mulher está grávida. Se não for verdade, ele pode responder por falsidade ideológica.
Falsa gravidez
Castro confirmou na tarde desta sexta que a mulher não está grávida. Segundo o defensor Enilson de Castro, que assumiu o caso nesta madrugada, Maria está fortemente abalada, mas ele ainda não conseguiu conversar com ela para saber o motivo que a levou a mentir.
De acordo com Castro, Verônica vai passar por um tratamento psicológico.
Ainda segundo o advogado, a barriga que Verônica exibia como sendo dos quadrigêmeos era na verdade uma estrutura montada com borracha e pedaços de tecido.
Da Redação com R7
 
 
FONTE: PORTAL CORREIO