PAGINA INICIAL

domingo, 15 de dezembro de 2013

Raja Casablanca elimina o Monterrey e pega o Atlético-MG no Mundial Marroquinos derrotam os mexicanos por 2 a 1, na prorrogação, e colocam uma torcida extremamente fanática no caminho do Galo

Foto: AFP
Guehi comemora o gol da vitória do Raja Casablanca sobre o Monterrey, no início da prorrogação
Guehi comemora o gol da vitória do Raja Casablanca sobre o Monterrey, no início da prorrogação
Os 10 mil torcedores que apoiarão o Galo em Marrakesh terão que ficar roucos, se esgoelar, gritar como nunca na próxima quarta-feira, às 17h30m (de Brasília), porque o Atlético será visitante nas semifinais do Mundial de Clubes. O Raja Casablanca, do Marrocos, terá uma torcida ensandecida a seu favor depois de garantir a classificação neste sábado, em Agadir, com vitória por 2 a 1 sobre o favorito Monterrey, do México.
É um momento histórico para o futebol marroquino. A vaga foi assegurada na prorrogação, após empate por 1 a 1 no tempo normal, em uma noite de delírio para a torcida do clube local - uma das mais fanáticas do futebol africano -, que foi à loucura com a volta olímpica depois do jogo. Diante do Atlético, o Raja tentará se tornar o segundo time do continente finalista de Mundiais, depois do Mazembe, vice-campeão em 2010. A outra semifinal será um dia antes, na terça-feira, entre o Bayern de Munique, da Alemanha, e o Guanghzou, da China – que eliminou o Al-Ahly, do Egito. Os dois vencedores farão a final no sábado.
Em partida tensa neste sábado, o Galo teve a comprovação de que é superior às duas equipes que se apresentaram. O Monterrey talvez fosse um adversário mais complicado, mas o ambiente agora será quase todo favorável ao oponente atleticano. Casablanca fica a três horas de carro de Marrakesh. A cidade será invadida. E o Atlético, que contava com a admiração dos marroquinos por Ronaldinho para se sentir em casa, terá que lidar com forte pressão.
Raja Casablanca na frente
O Monterrey foi mexicano: ficou com a bola, tocou mais, chegou mais, até chutou mais a gol. E nada. O Raja Casablanca foi africano: teve vibração, teve correria, teve um time pulsante e habilidoso, embora não necessariamente organizado. E teve o gol.
O primeiro tempo em Agadir mostrou bem como funcionam as duas escolas de futebol colocadas no caminho do Atlético no Mundial. Talvez o diferencial para os marroquinos tenha sido sua torcida extremamente inflamada. Cada vaia era uma agulhada nos jogadores mexicanos – um barulho impressionante. Cada apoio era uma onda a empurrar o time local ao ataque. É até um clichê essa história de 12° jogador, mas com o Raja parece funcionar mesmo. O ambiente é de cair o queixo.
Em campo, o Monterrey chegou a dar sinais de ser mais time. Soube trabalhar bem a bola, que ficou sob seu controle em 58% do tempo na etapa inicial. Os mexicanos, com isso, criaram chances. Mas não fizeram. Zavala e Juárez ameaçaram logo no começo, em chutes que passaram perto. El Hachimi, dentro da área, pela direita, quase deu um troco ainda maior. Ele pegou mal na bola – e perdeu o gol.
O Monterrey, pouco a pouco, foi perdendo o ímpeto inicial. Nervoso, passou a dar espaços ao adversário. E aí saiu o gol. El Hachimi disparou bem pela direita e mandou na área. O goleiro Orozco falhou. Soltou a bola nos pés de Chtibi, que completou para o gol. A torcida mergulhou em euforia. Era um sonho sendo realizado.
Coube aos mexicanos tentar reagir. Chutes de Delgado e de Neri Cardozo forçaram o goleiro Askri a praticar enormes defesas. Mas o curioso é que o segundo gol da partida quase foi novamente do Raja Casablanca. Em conclusão de Iajour depois de bela jogada individual, a bola rodou quase em cima da linha adversária – e ninguém apareceu para completar.
Monterrey reage
Os mexicanos cresceram no segundo tempo. Voltaram donos do jogo. E logo empataram. Foi aos sete minutos, quando Suazo cobrou falta da direita para Basanta, de cabeça, vencer a zaga adversária e deslocar o goleiro. No momento em que o atacante cruzou a bola, um laser saído das arquibancadas atingia seus olhos.
O empate poderia ter se tornado virada logo depois. Neri Cardozo recebeu sozinho, frente a frente com Askri. Era só passar pelo arqueiro africano. E ele não conseguiu. O chute foi defendido pelo goleiro, e a torcida soltou um urro de vibração.
O Raja conseguiu reequilibrar a partida. Mas sem ser incisivo. O jogo ficou com clima de que iria para a prorrogação, como efetivamente aconteceu.
A classificação marroquina
A prorrogação estava morna, sem sal. A torcida, apreensiva, sofria com a indefinição do jogo. E aí uma bola aérea, aos cinco minutos, mudou tudo. Guehi subiu muito alto, testou firme e inundou de delírio o estádio de Agadir.
Mas restavam 25 minutos. O Monterrey partiu para cima. Tentou atacar de todos os jeitos, por baixo e por cima, enquanto o Raja reagia com velocidade. Estava no ar que poderia sair novo gol a qualquer momento. Na última oportunidade mexicana, a dois minutos do fim, Suazo chutou rente à trave. Mas não aconteceu. E o surpreendente time de Casablanca está no caminho que o Galo terá que trilhar para ser campeão mundial.

 tribunahoje

USP impede formatura de 50 alunos de direito

A Faculdade de Direito da USP decidiu impedir, ao menos temporariamente, a formatura neste ano de cerca de 50 estudantes da graduação.
A suspeita é que houve irregularidades na composição das cargas horárias deles. Anualmente, cerca de 430 alunos se formam na escola.
O problema detectado pela escola foi que, para compor a carga horária mínima para formatura ("créditos"), alunos usaram aulas cursadas em outras unidades da USP, antes do ingresso em direito.
A faculdade permite que cerca de 5% do curso seja feito em outras unidades (os "créditos livres"), desde que ao mesmo tempo que a graduação em direito.
Não é permitido, por exemplo, um estudante que se formou em história em 2003 usar essas disciplinas para compor agora o curso de direito.
Um aluno atingido pela medida afirmou, sob a condição de anonimato, que de fato usou créditos cursados antes do ingresso em direito.
Ele diz, porém, que o procedimento foi aceito pela seção de alunos da escola e que os estudantes não tinham conhecimento da restrição.
Segundo ele, toda a relação administrativa dos estudantes com a faculdade era feita por essa seção.
O problema foi detectado pela comissão de graduação da própria unidade.
SINDICÂNCIA
Ao ser informado da situação, o diretor da faculdade, Antonio Magalhães Filho, determinou "abertura de sindicância para para apuração de irregularidades no cadastramento de créditos em disciplinas livres", segundo comunicado enviado a estudantes, professores e funcionários.
Determinou também a suspensão temporária desses créditos. Assim, até que a análise do caso seja concluída por uma comissão, os estudantes não poderão se formar.
A Folha não conseguiu contatar o diretor ontem.
Também ontem estava prevista para ocorrer a festa da colação de grau da turma.
Segundo a reportagem apurou, além dos cerca de 50 estudantes impedidos de se formar, mais 100 estudantes de outras séries também tiveram os créditos suspensos, pela mesma razão.

 folha.uol


Pretinha encerra carreira nas pistas

Pretinha encerra carreira nas pistas
 Neste sábado: Pretinha prepara grande festa em Campina para encerrar sua carreira

Com um vasto currículo, que inclui conquistas memoráveis no atletismo brasileiro, a atleta Ednalva Laureano, a Pretinha, prepara uma grande festa, neste sábado (14), para sua despedida das pistas.

A prova que vai marcar o fim da carreira de Pretinha terá percursos de 5 e 10 km, acontece às 16h, com largada e chegada no Parque do Povo, em Campina Grande.

As inscrições podem ser feitas no local da corrida e custam R$10.

“Sei que não está sendo fácil para mim. Mas como todos sabem, enfrentei alguns problemas de saúde, que me impediram de participar de corridas importantes. Mas nem por isso, vamos deixar de promover uma grande festa no sábado nesta corrida, que marcará minha despedida das pistas”, comentou a corredora.

De acordo com Pretinha, atletas de várias cidades da Paraíba e de outros estados devem participar do evento, que está sendo preparado para oferecer todo o suporte necessário para os inscritos, tais como segurança, hidratação, sinalização e aparato médico. A corredora, que é natural de Alagoa Nova, mas que adotou Campina Grande para morar, tem 15 anos de carreira profissional com muito sucesso.

Entre os títulos conquistados por Pretinha, destacam-se o bicampeonato da Corrida de Reis de Brasília, bicampeonato do troféu Cidade de São Paulo, tricampeonato da Corrida de 10km do Brasil, tricampeonato da Corrida Tribuna de Santos, vice-campeonato da Corrida de São Silvestre, vice na Volta da Pampulha, em Belo Horizonte, campeonato da Corrida de São Fernando, no Uruguai, entre outros. 

pb agora

Belo avança 55 posições no ranking da CBF; Treze melhora, mas Campinense cai Dirigente lembra que o Botafogo está determinado a lutar pelas competições que irá disputar em 2014


Botafogo
Botafogo
O Botafogo foi o clube paraibano que mais subiu no ranking do futebol brasileiro de acordo com lista divulgada ontem pela Confederação Brasileira. O time alvinegro, ao ser campeão paraibano e da Série D do Brasileiro, somou 400 pontos, saindo da posição de 122 para o 77º lugar. No entanto, o Botafogo continua atrás de Treze, 56º colocado e primeiro entre os paraibanos, e do Campinense, 65º na classificação e segundo entre os paraibanos.
“Nós ganhamos todas as competições que disputamos em 2013. Nossa meta é ficar com a primeira posição no ranking”, disse o diretor de futebol do Botafogo, Ariano Wanderley, certo de que o time alvinegro está preparado para buscar a primeira colocação entre os clubes da Paraíba no ranking da CBF no próximo ano.
O Botafogo, lembra o dirigente, está determinado a lutar pelas competições que irá disputar em 2014. O Botafogo terá no primeiro semestre as disputas da Copa do Nordeste, Campeonato Paraibano e Copa do Brasil. Na segunda parte da temporada, o alvinegro representa a Paraíba na Série C do Brasileiro.
De acordo com o ranking da CBF, o Treze subiu duas posições com relação ao ano passado. O Galo da Borborema tinha 1.873 e ocupava a 58ª posição. Agora, o alvinegro do bairro de São José é o 56º colocado, com 2.008 pontos.
portal correio

Edson Barboza quase é nocauteado, mas vira luta e supera Danny Castillo Após sobreviver a uma sequência de golpes no primeiro round, brasileiro foca nos chutes no corpo do rival e vence por decisão majoritária em Sacramento

 
O filme do duelo contra Jamie Varner quase se repetiu para Edson Barboza no "UFC Fight Night: Johnson x Benavidez", na noite deste sábado, em Sacramento (EUA). Único brasileiro do card, o peso-leve de Nova Friburgo foi acertado em pé pelo americano Danny Castillo, ficou tonto e levou uma sequência poderosa de golpes. Desta vez, no entanto, ele sobreviveu ao mau momento e encontrou forças para se reinventar na luta. Voltou mais atento para os assaltos seguintes, focou nos chutes no corpo do adversário e conseguiu a virada. No fim, foi recompensado com a vitória por decisão majoritária dos jurados (29 a 28, 29 a 28 e 28 a 28).
Foi o sétimo triunfo de Edson em oito combates no Ultimate, o terceiro consecutivo. Aos 27 anos, ele agora tem um cartel de 13 vitórias e apenas um revés. Já Castillo, de 34 anos, sofreu a sexta derrota num total de 22 lutas e teve interrompida uma série de dois resultados positivos.

Barboza começou soltando jabs, e Castillo tentou catar as duas pernas para quedá-lo, mas sem sucesso. Edson soltou um chute rodado que não pegou em cheio. O brasileiro defendeu nova tentativa de queda e tomou na sequência um direto de direita no queixo, o que o deixou grogue. Castillo foi para cima, conseguiu a queda e encaixou um mata-leão, defendido por Edson. Castillo soltou o braço no rosto do rival. Por cima, o americano acertou várias cotoveladas e abriu um sangramento no rosto do companheiro de equipe de Frankie Edgar, que seguiu vivo.

  No segundo round, Edson passou a focar bem nos chutes baixos e acertou um chute rodado na barriga do oponente. Depois soltou um chute rodado alto que passou perto. Ele conseguiu o knockdown com um gancho no queixo e partiu para o triângulo de mão, defendido por Castillo. E usou ainda mais as pernas no terceiro assalto. O brasileiro disparou um fortíssimo chute na linha de cintura, e Castillo acusou o golpe, colocando a mão no local. O atleta do Team Alpha Male tentou a queda, e Edson contra-atacou com outro gancho, mantendo a distância e golpeando até o final.
Nas papeletas, um dos jurados viu 10 a 8 para Castillo no primeiro round, o que gerou um resultado de empate (28 a 28), mas os outros dois deram 10 a 9 para o americano nesse assalto e vantagem para Edson pelo mesmo placar nos dois seguintes, determinando a vitória do brasileiro.

globo.com

Yahoo! pede desculpas por falha que afetou serviço de e-mail.

Através de um comunicado, Marissa Mayer,  CEO do Yahoo!, pediu desculpas aos usuários do serviço de e-mail da empresa pela falha que afetou o sistema. "Esta foi uma semana muito frustrante para os nossos usuários e estamos muito tristes", escreveu ela no blog oficial da companhia. 
A executiva  explicou: "Infelizmente, a falha foi muito mais complexa do que parecia à primeira vista, e por isso que levamos vários dias para resolver os problemas. Apesar de nosso tempo em funcionamento estar bem acima de 99,9%, mesmo levando em conta este incidente, nós realmente deixamos você desconectados esta semana. Nós podemos, e nós iremos, fazer melhor no futuro".


 Segundo a CEO do Yahoo!, a interrupção afetou 1% dos usuários do serviço. 

momentoverdadeiro

MPT entra com pedido para interditar obra na Arena da Amazônia


Queda mata mais um operário das obras para o Mundial 2014
Estádio de Manaus vai receber um jogo da seleção portuguesa


SÃO PAULO, 15 Dez (Reuters) - O Ministério Público do Trabalho (MPT) da 11a região ajuizou um pedido de interdição de obra "urgente e imediata" para a Arena da Amazônia, em Manaus, um dos estádios da Copa do Mundo de 2014, após a morte de dois operários em menos de 24 horas.
O operário Marcleudo de Melo Ferreira, de 22 anos, que trabalhava nas obras da Arena morreu na madrugada de sábado depois de uma queda no local da construção, segundo informaram as autoridades locais e a Fifa. Ele caiu do teto do estádio, de uma altura de 35 metros, quando um cabo se rompeu.
O documento do MPT pede a imediata interdição de todos os setores da obra da Arena que envolvem atividades em altura, até que seja atestado o atendimento dos requisitos mínimos e das medidas de proteção para o trabalho. Caso a medida seja descumprida, será aplicada uma multa de 100 mil reais por dia.
Esta foi a terceira morte de trabalhadores em obras em estádios da Copa em menos de um mês. No total, cinco operário já morreram em acidentes nos locais de jogos do Mundial, em cidades como Manaus, Brasília e São Paulo.
Mais tarde no sábado, notícias na imprensa informavam que outro operário morreu de um ataque cardíaco no Centro de Convenções do Amazonas (CCA), ao lado da Arena.
(Por Roberta Vilas Boas)

reuters.com