PAGINA INICIAL

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Ex-jogador da seleção brasileira vira morador de rua em Lisboa

ImageUm homem caminha pela rua, se aproxima de latas de lixo e recolhe peças de roupa. Encontra um casaco e veste ali mesmo, no meio da rua. Pouca gente poderia imaginar que esse homem já vestiu a camisa amarela da seleção brasileira.

Perivaldo Lúcio Dantas ficou famoso como Peri da Pituba. Ganhou projeção nacional no Bahia, no final da década de 70. Foi lateral direito do Botafogo, passou pelo Palmeiras de Telê Santana, que o convocou para a seleção em 81. Fez parte do histórico time de 82, com Falcão, Zico, Sócrates. Contra a Tchecoslováquia, salvou um gol.

Depois de muitas lesões, Perivaldo desapareceu das notícias. Trinta anos depois, o Fantástico encontrou Perivaldo pelas ruas de Lisboa.

Depois que parou de jogar futebol no Brasil, no Bangu, em meados dos anos 80, pouco se sabe da vida de Perivaldo. Ele diz que foi para a Coreia, na Ásia, e depois veio para Portugal. O Fantástico procurou a Federação Portuguesa de Futebol e a informação oficial é de que não há registro de nenhum jogador brasileiro chamado Perivaldo Lúcio Dantas.

Mas na Feira da Ladra, em Lisboa, é fácil achar Perivaldo vendendo sua mercadoria.“Vamos embora, compadre. Aqui, o que é bom aqui. Se quiser coisa boa, está aqui na banca do Peri da Pituba”, anuncia o ex-jogador.

Perivaldo tinha fama de ser um jogador carismático e, mesmo Feira da Ladra, ele continua extrovertido. “Sete e sete são catorze, três vezes sete é 21. Tenho sete amores no mundo, mas não caso com nenhum. Paranauê, paranauê, Paraná”, brinca ele.

Perivaldo diz que vive da venda de peças de roupa. “Você não viu que os cara me chamou de Grifalvo? Mistura de grife com Perivaldo?”, conta para equipe do Fantástico.

cariri ligado

Paraibana compra Iphone pelo site Americanas.com e recebe sabão

Paraibana compra Iphone pelo site Americanas.com e recebe  sabão
 Cliente paraibana compra Iphone pelo site Americanas.com e recebe pedras de sabão no lugar do produto

Uma cliente paraibana do site americanas.com recebeu pedras de sabão no lugar de um Iphone que comprou pelo site e fez uma denuncia através das redes sociais.

De acordo com informações da própria cliente, Mythyara Lima,  o produto custou cerca de R$1.500. A vitima informou ainda que fará um boletim de ocorrência e entrará na justiça:

Obrigada pelas barras de sabão mas eu comprei um iphone! Voces conseguem acreditar no que recebi hoje? ahaha efetuei a compra de um iphone pra minha tia e recebi barras de sabão. Me decepcionei com a americanas.com (embora nao seja ''culpa'' deles, de certa forma) o telefone da minha tia foi roubado por alguem da transportadora deles. E aquele lance de ''site seguro'', cade? — com Mythyara Lima.


A vítima do roubo disse ainda que foi na loja da Americanas e eles teriam informado que como a compra foi efetuada pela internet, o produto não poderia ser retirado em uma loja física, mas garantiram para a cliente que iriam enviar um outro Iphone no prazo máximo de 12 dias.


Foto: Facebook Hully Nascimento

Anderson Cardoso

PB Agora

Prefeituras vão realizar protestos em todo Brasil Mobilização nacional, denominada “Dia do Basta”, é contra a redução dos repasses de recursos do FPM

Prédio da Prefeitura de João Pessoa
Prédio da Prefeitura de João Pessoa

Mais de cinco mil prefeituras de todo país deverão “fechar suas portas” no dia 13 de dezembro, em protesto contra o Governo Federal, em virtude da redução nos repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), é o que afirma o presidente da União Brasileira de Municípios (UBAM), Leonardo Santana.
Segundo ele, o fechamento das portas das prefeituras ocorrerá de forma simbólica, em forma de protestos e mobilizações contra a diminuição nos repasses que vem dificultando a manutenção dos serviços essenciais à população e o pagamento dos salários dos servidores.
“Essa mobilização nacional é uma forma de impedir que as prefeituras tenham que fechar suas portas definitivamente, porque estão entrando em colapso financeiro, por conta da redução dos repasses, que não permitem aos prefeitos honrarem compromissos básicos e comprometerem as receitas municipais”, comentou.
De acordo com Leonardo Santana, o movimento, denominado “Dia do Basta”, é apoiado pela UBAM, que mobilizou equipes para percorrer todos os Estados brasileiros, em busca da adesão das assembléias legislativas, para realização das audiências públicas e uma série de eventos que vão marcar o dia. “A entidade está apoiando o movimento como forma repudiar o que classificamos como o maior arrocho financeiro dos últimos 25 anos, devido à falta de compromisso do governo da União para com os mais importantes entes da federação”, comentou.
O dirigente municipalista explicou que os municípios nunca estiveram tão perto da falência, desde a promulgação da Constituição de 1988, que os elevou a condição de “entes federados”, diferenciados da União apenas pela soberania, apesar de aumentar significativamente as suas responsabilidades, negando, entretanto, os recursos para tanto.

Confira a matéria na integra na edição desta segunda-feira (18), no Jornal Correio da Paraíba.
portal correio

Ataques a tiros deixam Paris em alerta


Policiais guardam a entrada da sede do "Libération", em Paris, após um ataque com tiros
Foto: Thibault Camus / AP
Policiais guardam a entrada da sede do "Libération", em Paris, após um ataque com tiros Thibault Camus / AP
PARIS - A polícia francesa entrou em alerta nesta segunda-feira após ataques ao jornal “Libération” e ao banco Société Générale em Paris. Segundo a imprensa local, também há reféns na avenida Champs-Elysées, a mais famosa da capital. Os motivos dos incidentes ainda não estão claros. Até o momento, se sabe que o homem que invadiu o jornal é o mesmo que entrou armado na sede do canal de notícias BFMTV em Paris na sexta-feira passada e, após ameaçar os jornalistas, conseguiu fugir.
O ataque à sede do “Libération” ocorreu às 10h15 (horário local), quando um homem abriu fogo ferindo gravemente um fotógrafo. O funcionário baleado, de 27 anos, ia fazer uma uma sessão de fotografia para a Next, a revista de cultura e estilo do jornal.
- Ele entrou, atirou duas vezes e foi embora - relatou o gerente editorial Fabrice Rousselot ao canal BFMTV.
Testemunhas disseram que o suspeito tem cerca de 40 anos e usava um boné e uma capa de chuva.
Cerca de duas horas depois, o banco Société Générale confirmou que um homem abriu fogo fora de sua sede em La Defense, o maior centro financeiro de Paris. Ninguém ficou ferido.
Pouco tempo depois, a imprensa francesa relatou uma situação de reféns na Champs-Elysées. Não está claro se o mesmo homem está envolvido.
A segurança foi reforçada do lado de fora de todos os principais escritórios de imprensa em Paris. A polícia recomendou que as pessoas não saiam de suas casas.

globo 

OAB/MS avalia aumento da idade para doação de sangue

Esta semana, o Ministério da Saúde ampliou a idade máxima de doação de sangue para 69 anos. Atualmente, a faixa etária para doação é de 16 a 67 anos. De acordo com dados do Centro Hematologia Hemoterapia de Mato Grosso do Sul (Hemosul), o Estado possui cerca de 150 mil doadores, entre eles, cinco mil com idade entre 60 e 67 anos.
Para a presidente da Comissão de Direito à Saúde da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS), Flávia Robert Proença, a decisão é positiva. “A mudança da idade para 69 anos vai aumentar o número de doadores em todo Brasil e isso trará, com certeza, bons resultados para quem precisa”, diz. A advogada ressalta que mesmo com o aumento da idade permitida, é necessário que o jovem também seja solidário, já que no ano passado o ministro Alexandre Padilha diminuiu de 18 anos para 16 anos a idade mínima para a doação.
Com as idades mínima e máxima para doação ampliadas, 8,7 milhões novos voluntários poderão contribuir para manter os bancos de sangue, segundo expectativas do Ministério da Saúde. Países como os Estados Unidos, França e Espanha já trabalham com a faixa etária de até 69 anos. “Qualquer pessoa que tiver entre essa faixa etária e estar apto para ser um doador deve ajudar o próximo, um pequeno gesto pode salvar uma vida”, comenta Flávia Robert.

A partir de agora, também, tornou-se obrigatória a realização do Teste de Ácido Nucleico (NAT) pelos bancos de sangue públicos e privados do país. A realização do teste permite maior rapidez na identificação de vírus como o HIV e o da hepatite C no sangue de doadores. O NAT identifica o material genético do vírus e não os anticorpos como ocorre com o exame Elisa, normalmente utilizado nos bancos de sangue, o que permite um resultado mais eficaz. “O exame traz, além de rapidez, mais segurança para o receptor em relação a qualidade do sangue utilizado”, finaliza a presidente da Comissão da OAB/MS.

capitalnews.com

Avião que caiu na Rússia havia sofrido grave acidente no Brasil

Destroços do Boeing 737 no aeroporto de Kazan. Foto: Russian Emergencies Ministry/ AFP Photo
Destroços do Boeing 737 no aeroporto de Kazan. Foto: Russian Emergencies Ministry/ AFP Photo
O avião que caiu no domingo no aeroporto de Kazan, na Rússia, havia pertencido durante 23 anos a sete companhias aéreas, entre elas a Rio Sul, com a qual sofreu um grave acidente no Brasil em 2001, segundo a imprensa.

A Boeing 737-500, procedente de Moscou, caiu no domingo à noite no aeroporto de Kazan e pegou fogo. Os 44 passageiros e seis membros da tripulação morreram no acidente.

A aeronave da companhia russa Tatarstan, que fez o primeiro voo em 1990, teve como primeiro proprietário a companhia aérea francesa Euralair Horizons, que fechou em 2005, e a Air France durante três anos, segundo o site AirFleets.fr.

Passou então ao controle da Uganda Airlines durante quase cinco anos e depois, durante três anos, pertenceu à brasileira Rio Sul. Depois passou pela romena Blue Air e pela Bulgaria Air, antes de ser adquirida pela russa Tatarstan.

Em dezembro de 2001, quando pertencia à Rio Sul, sofreu um grave acidente durante o pouso no aeroporto de Belo Horizonte, que não provocou vítimas, segundo a agência Itar-Tass, que cita a imprensa brasileira.

Sob forte chuva, o avião, que transportava 108 pessoas, tocou no solo antes da pista, subiu e voltou a cair brutalmente na pista, quando parte do trem de pouso quebrou. A aeronave deslizou sobre o motor situado na asa esquerda durante 1,7 km antes de parar.

O avião passou por profundos reparos antes de voltar a ser colocado em serviço.

diariodepernambuco

Novas regras para o imposto de renda de pessoas jurídicas e físicas

A Medida Provisória 627, de 11/11/2013, altera a legislação tributária federal sobre o imposto de renda das pessoas físicas e jurídicas e vai sem dúvida dar muito trabalho aos empresários e contribuintes em geral neste final de 2013.
Além de revogar o Regime Tributário de Transição (RTT) para as pessoas jurídicas, define novas regras para o registro e a amortização do ágio nas aquisições e reestruturações societárias, passando a adotar o critério contábil do IFRS (princípio contábil internacional) para o cálculo e a amortização fiscal do referido ágio. Este tema do ágio gerava muitos litígios entre os contribuintes pessoas jurídicas e a Receita Federal e, a partir da entrada em vigor desta medida provisória (que muito provavelmente vai ainda sofrer alterações no Congresso Nacional por conter alguns dispositivos que favorecem a arrecadação em detrimento do direito dos contribuintes), terá novas regras para que o ágio eventualmente apurado possa ser fiscalmente aproveitado. A nova regra retira das pessoas jurídicas a opção de definir qual o fundamento econômico do ágio passando a exigir que o ágio agora apurado seja distribuído entre os valores de ativos e somente o valor que exceder possa ser classificado como decorrente de expectativa de rentabilidade futura. Além disso, define que o ágio a ser amortizado fiscalmente deve ser feito em cinco anos no mínimo.
São definidas ainda novas regras para os lucros de coligadas no exterior admitindo-se um prazo de cinco anos para a tributação dos mesmos desde que a coligada no exterior não esteja domiciliada em jurisdições com tributação favorecida, bem como tenta adaptar as regras de tributação dos ajustes gerados pelo IFRS aos princípios de tributação previstos na legislação fiscal brasileira.
São muitas as mudanças para  serem todas comentadas neste pequeno espaço, mas uma delas e que vai afetar enormemente os contribuintes pessoas físicas com ativos (empresas) no exterior é a que determina (artigo 89) que quem tiver investimentos em empresas domiciliadas em jurisdição com tributação favorecida deverá pagar imposto de renda de pessoa física  no Brasil, independentemente de os lucros serem remetidos para o país (que é mais ou menos a mesma regra que já existe para as pessoas jurídicas) e que vigoram a partir da publicação da MP, ou seja, já valerá para  o imposto a pagar em janeiro de  2014.
Até agora os contribuintes pessoas físicas com aplicação em empresas no exterior (em qualquer jurisdição) só pagavam imposto de renda quando os dividendos eram remetidos ao Brasil ou utilizados no exterior.
Ou seja, muito trabalho pela frente nos próximos meses e meio para que os contribuintes façam os cálculos e se preparem para a conta que em janeiro de 2014 será maior do que era para os contribuintes pessoas físicas que se enquadrem nesta categoria de investidor.
*Rubens Branco é sócio da Branco Consultores Tributários.

jb.com