PAGINA INICIAL

sexta-feira, 25 de abril de 2014

Portuguesa pode ser excluída da Série B

 Portuguesa pode ser excluída da Série B

O STJD denunciou a Lusa por ter abandonado o jogo contra o Joinville
O abandono de campo no confronto contra o Joinville, pela primeira rodada da Série B 2014, pode custar muito caro para a Portuguesa. Nesta sexta-feira a procuradoria do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) pediu a exclusão da Lusa na segunda divisão do Campeonato Brasileiro.

A agremiação paulista foi denunciada nos artigos 205 e 231 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva, que preveem perda de pontos para o oponente, exclusão do torneio e multa de até R$ 100 mil, respectivamente.

O clube também foi enquadrado no artigo 69-2 do Código Disciplinar da Fifa, o que pode resultar na exclusão da Lusa do campeonato. O técnico Argel Fucks e membros da diretoria também foram denunciados no mesmo artigo.

O treinador pode receber suspensão de seis até 12 partidas. Ilídio Lico e Marcos Lico, respectivamente presidente e membro da diretoria do clube podem ser suspensos em até 360 dias, além de multa que vai até R$ 100 mil.

goal.com

Governo investiga possível caso atípico do mal da vaca louca no MT





Governo investiga possível caso atípico do mal da vaca louca no MT
Governo investiga possível caso atípico do mal da vaca louca no MT
Rio de Janeiro, 24 abr (EFE).- O governo informou nesta quinta-feira que está investigando um possível caso atípico do mal da vaca louca em um animal de 12 anos sacrificado na semana passada por problemas derivados de sua avançada idade e cuja carne não foi comercializada.
A suspeita recai sobre um único animal que foi alimentado exclusivamente com pasto e sais minerais em uma fazenda no estado do Mato Grosso dedicada à criação de gado em grandes extensões, segundo um comunicado do Ministério da Agricultura.
'Essas são as principais características dos casos atípicos da Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB, conhecido como o mal da vaca louca), que ocorrem de forma esporádica e espontânea e não estão vinculados à ingestão de alimentos contaminados', esclarece a nota.
Os casos clássicos da doença são provocados pela alimentação do gado com rações que contêm tecidos cerebrais ou espinhais de outros ruminantes, prática proibida no Brasil.
O Ministério da Agricultura acrescentou que a carne do animal não foi destinada ao mercado para consumo humano ou animal e que o material de risco foi incinerado.
'Como medida preventiva, todos os animais contemporâneos ao do caso foram identificados individualmente e isolados', garantiu o Ministério.
De acordo com o comunicado, o animal foi enviado ao matadouro no dia 19 de março por problemas vinculados à idade e sem que apresentasse sintomas de distúrbios neurológicos.
Os responsáveis pela fiscalização perceberam que o animal não conseguia ficar de pé, por isso determinaram seu sacrifício de emergência e o envio de mostras para análise em laboratório.
'O resultado final dos exames realizados no laboratório agropecuário nacional detectou a marcação priônica (que diagnostica uma doença neurológica). Conforme os protocolos, foi determinada uma investigação epidemiológica (no lugar de procedência) e o envio de mostras ao laboratório de referência internacional da Organização Mundial da Saúde Animal (OIE) na Inglaterra para confirmar a suspeita', assegura a nota.
A própria OIE manteve em maio do ano passado o status do Brasil, o maior produtor e exportador mundial de carne bovina, como país de 'risco insignificante' para o mal de vaca louca apesar da confirmação de um caso atípico da doença em dezembro de 2012.
Na época, 17 países suspenderam suas importações de carne bovina do Brasil, entre os quais Japão, China, África do Sul, Arábia Saudita e Egito, mas as retomaram depois que a OIE confirmou que o caso era atípico e não configurava um risco para a saúde.
O primeiro caso de mal da vaca louca foi confirmado por testes de laboratório realizados em uma vaca que morreu no Paraná em 2010, que mostraram a presença do agente que desencadeia a EEB, embora a doença não tenha se manifestado nem sido a causa da morte do animal.
'Todas as informações sobre o (novo) caso foram enviadas à OIE, que destacou a transparência e competência brasileira, e pôs à disposição tanto sua estrutura como seus laboratórios de referência', informa o comunicado.
O Ministério da Agricultura se comprometeu a divulgar o resultado oficial dos testes de laboratório que tentarão confirmar o caso quando este for conhecido, o que está previsto para a próxima semana.

 msn.com

Homem coloca aliança no pinto em pedido de casamento e a mesma fica entalada.

Na cidade de Araguaiana, um cara resolveu pedir a namorada em casamento de uma forma diferente… colocar a aliança na boca de um golfinho adestrado e levar a muié no Sea World? Colocar a aliança no mamilo da amante e propor um menage surpresa? Colocar a aliança no dedinho perdido do Lula e entregar como se fosse algo morbidamente raro? Pois é..nenhuma dessas otimas alternativas, o rapaz teve a BRILHANTE IDEIA de colocar a aliança no pau!
SIM, ELE COLOCOU A ALIANÇA DE PEDIDO DE CASAMENTO NO PAU.
Eu não sei como a aliança entrou, pra começo de conversa, mas de alguma maneira deu certo, o problema foi depois, qdo começou a expandir a parada e começou a estrangular o coitadinho que não tinha nada com isso.
O vídeo deve ter sido filmado por algum medico sei la, que jogou no whatsapp e acabou vazando pela internet marota mas que foi muito importante para lembrar todos os homens de NUNCA usar a cabeça em um pedido de casamento.

naosalvo.com

Mais de 55,1 mil pessoas sofrem de hipertensão na PB


Mais de 55,1 mil pessoas sofrem de hipertensão na PB
 Estimativas do Ministério da Saúde para este ano apontam que a doença afeta 55.119 pessoas na Paraíba, sendo 11.227 somente em João Pessoa. Segundo a sexta Diretriz Brasileira de Hipertensão, 30% da população adulta sofre com pressão alta e os casos têm aumentado sua incidência em idosos e jovens obesos.

Entre os principais fatores de risco para a doença, segundo os médicos, estão o tabagismo, obesidade e sedentarismo. No caso de Socorro de Morais, ela conta que os maus hábitos alimentares aliados a falta de atividade física podem ter influenciado na saúde da pressão arterial. Dados do Ministério da Saúde revelam ainda que até janeiro deste ano 236.166 hipertensos eram acompanhados pelas equipes de Saúde da Família na Paraíba, ou seja, receberam pelo menos uma visita do agente comunitário de saúde no mês. Deste total, 48.602 pessoas são acompanhadas pelos profissionais da capital e 13.764 em Campina Grande.  
PBAgora

Estudante toma susto ao descobrir que teria 'morrido em acidente', nas redes sociais Caso alerta para informações que são postadas nas redes sociais; jovem teria ficado transtornada ao usarem seu nome para construir uma falsa história trágica


reprodução/ Diamante on Line
Estudante foi vítima de boato nas redes sociais
Uma estudante de um curso técnico em enfermagem do município de São José de Caiana (no Sertão paraibano, a 454 quilômetros de João Pessoa), foi vítima de uma brincadeira de mau gosto que poderia ter tomado proporções mais graves.
Boato criado, não se sabe por quem ou com que objetivos, circulou nas redes sociais no início desta semana sobre um suposto acidente em que Geormanha Vieira teria sido vítima e não teria sobrevivido.
Ela só descobriu o que estava acontecendo quando saiu de casa, na manhã da segunda-feira (21) para ir à feira livre da cidade e encontrou pessoas conhecidas que a olhavam surpresas e lhe abraçavam. 
Geormanha contou que o que mais a incomodou não foi o sentimento estranho no olhar das pessoas, mas a aflição que o pai dela demonstrou sentir ao avistá-la. Ele correu ao seu encontro, deu-lhe um abraço e contou, chorando, que por toda a cidade já circulava a notícia de sua morte.
"Não estava entendendo o que acontecia, até meu pai me contar que estava no trabalho e tinha recebido a notícia de que eu tinha morrido em um acidente entre os municípios de são José de Caiana, onde moro, e Itaporanga. Um caminhão teria batido em mim e eu não teria sobrevivido. Fiquei transtornada e muito preocupada com o que poderia ter acontecido com meu pai, tamanho foi o susto que ele levou", relatou.
A estudante contou que ficou muito chateada com o que aconteceu e quando chegou em casa, a mãe dela contou que duas tias que moram no Rio de Janeiro e em Brasília tinham ligado porque souberam, pelo Facebook, o que teria acontecido, ou seja, a suposta morte da jovem. "Foi aí que percebi que a notícia tinha se espalhado pela internet", contou.
A estudante disse que procurou imediatamente a polícia da cidade, um destacamento com apenas dois policiais militares. Lá, não souberam nem informar que tipo de crime era aquele. A estudante foi orientada pelos policiais a procurar a delegacia do município vizinho, Itaporanga.
Germanha é monitora em uma escola do município de São José de Caiana e, por conselhos da mãe, desistiu de ir até Itaporanga para prestar queixa sobre o que tinha ocorrido. O mais impressionante foi que a notícia se espalhou rapidamente sem que nenhum acidente nas rodovias próximas ao município tenha acontecido naquele dia.
"A gente tem que ter muito cuidado com as informações que circulam nas redes sociais, principalmente, quando as informações são graves. Elas precisam ser confirmadas antes da gente compartilhar. Eu fiquei muito chateada com o que fizeram comigo e agradeço a todos que me prestaram solidariedade", desabafou. 

portalcorreio

Conta de luz pode subir 18,7% em 2015 Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/economia/conta-de-luz-pode-subir-187-em-2015-12291292#ixzz2zuGe7H4y © 1996 - 2014. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.



Usina de Marimbondo, na fronteira de Minas Gerais: bancos avaliam que socorro a distribuidoras é ‘excelente negócio’
Foto: Michel Filho/14-3-2014
Usina de Marimbondo, na fronteira de Minas Gerais: bancos avaliam que socorro a distribuidoras é ‘excelente negócio’ Michel Filho/14-3-2014
RIO e SÃO PAULO - Depois que o governo aprovou um reajuste de até 29% nas tarifas este ano, a conta de luz dos consumidores deve ficar ainda mais salgada em 2015. Segundo cálculos da consultoria Safira Energia, o aumento médio será de 18,7% no próximo ano. Boa parte desse reajuste é resultado do socorro ao setor elétrico, que já soma R$ 24,2 bilhões este ano. E, mesmo assim, alguns especialistas avaliam que o montante não será suficiente para sanar os problemas por que passa o setor, com um cenário de chuvas escassas e uso intenso de usinas térmicas, uma energia suja e cara. Ou seja, na prática, o peso da conta para o consumidor pode se tornar ainda maior.
Dos R$ 24,2 bilhões de socorro, entram no cálculo da Safira o aporte do Tesouro Nacional de R$ 9 bilhões previsto no Orçamento deste ano — que será custeado via Conta de Desenvolvimento Energético (CDE), com impacto de 4,6% na conta de luz este ano — e o empréstimo de R$ 11,2 bilhões ao setor via Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE). Um novo aporte, de R$ 4 bilhões, anunciado em março deste ano, não foi considerado porque ainda não está claro como será custeado.
Relatório vê reservatório abaixo de 2001
A consultoria considerou em seus cálculos um percentual de 7,5% em média este ano de reajuste de tarifa das distribuidoras. Além disso, a estimativa leva em conta o custo do despacho das térmicas este ano, que, por decisão do governo, só afetará a conta de luz a partir de 2015.
O impacto da energia térmica é da ordem de R$ 9,6 bilhões, mas o valor deve ser diluído entre 2015 e 2018. Da mesma forma, o ressarcimento do empréstimo tomado via CCEE, de R$ 11,2 bilhões, só deve ocorrer entre 2015 e 2016.
De acordo com os cálculos da Safira, o reajuste de 18,7% deve se repetir em 2016, caindo para 14,1% em 2017 e mais 14,1% em 2018.
— O problema do setor elétrico começou quando distribuidoras de energia ficaram subcontratadas porque algumas geradoras, entre elas térmicas do grupo Bertin, não conseguiram entregar a energia vendida nos leilões. As distribuidoras, então, tiveram que comprar energia no mercado de curto prazo, em que o preço estava muito elevado. A situação se agravou com o nível baixo dos reservatórios — diz Fábio Luiz Cuberos, gerente de Regulação da Safira.




























































globo.com

Revertida perda de memória associada ao Alzheimer


Revertida perda de memória associada ao Alzheimer
Uma equipa de investigadores da Universidade Autónoma de Barcelona, em Espanha, conseguiu reverter, pela primeira vez, a perda de memória associada à doença de Alzheimer através de um processo de terapia genética. O feito foi conseguido numa amostra de ratinhos de laboratório e representa mais um importante passo para o tratamento desta patologia.

Levada a cabo no Instituto de Neurociências da Universidade Autónoma de Barcelona, a investigação conseguiu determinar o mecanismo celular envolvido na consolidação da memória e, a partir daí, desenvolver uma terapia genética que reverte a perda de memória.

A mesma foi testada numa amostra de ratinhos de laboratório em fase inicial de Alzheimer e consiste na injeção de um gene específico no hipocampo, região do cérebro responsável pela memória. Trata-se de um gene capaz de produzir um tipo de proteína, bloqueada nos pacientes com Alzheimer - a Crtc 1.

Uma vez restaurada através desta terapia genética, esta proteína transmite os sinais essenciais para reativar os genes envolvidos na consolidação da memória a longo-prazo.

http://boasnoticias.sapo.pt

SUS incorpora exame PET-CT para monitorar pacientes com câncer


SUS incorpora exame PET-CT para monitorar pacientes com câncer
Exame determina taxa de crescimento do tumor e extensão da doença. (Foto divulgação)Clique para ampliar a imagem
Portarias foram publicadas nesta quarta-feira no Diário Oficial da União.
Exame determina taxa de crescimento do tumor e extensão da doença.


Três portarias publicadas nesta quarta-feira (23) no Diário Oficial da União incorporam ao Sistema Único de Saúde (SUS) o exame PET-CT para determinar o grau de disseminação de tipos de câncer em pacientes da rede pública.
A recomendação foi feita pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias, o Conitec.

A realização do exame é feita para determinar a taxa de crescimento do tumor, a extensão da doença, o tipo de tumor e sua relação com o hospedeiro.
Segundo o texto do D.O., passarão a realizar o procedimento pacientes com câncer de pulmão de células não-pequenas, metástase de câncer colorretal, além de linfoma de Hodgkin e linfoma não Hodkin. Neste último caso, também haverá avaliação da resposta do tratamento.

O exame PET-CT gera cerca de 1,5 mil imagens simultâneas de todo o corpo do paciente para reconstruir em três dimensões um retrato fiel do organismo, capaz de identificar as menores alterações que possam indicar a existência de um tumor. Ele é também o mais indicado para acompanhar o desenvolvimento e a resposta aos medicamentos dos tumores.

Para isso utiliza uma injeção de radiofármaco (glicose marcada por material radioativo), que após sua distribuição pelo corpo, gera informações metabólicas das células.

Segundo especialistas, exames como a ressonância magnética e a tomografia computadorizada não têm o mesmo grau de precisão obtido com o PET-CT. Em 30% dos casos, após a realização do procedimento, o médico muda a forma de tratamento que vinha sendo empregada. Cada exame custa, em média, entre R$ 3,5 mil e R$ 4 mil.

 midiacon

Ucrânia acusa Moscou de querer começar "3ª guerra mundial"

O primeiro-ministro ucraniano acusou hoje (25) a Rússia de querer começar “uma terceira guerra mundial” ao apoiar a insurreição separatista no Leste da Ucrânia. Arseni Iatseniouk apelou à comunidade internacional para que se una contra a agressão russa.
“As tentativas de agressão do Exército russo na Ucrânia levarão a um conflito sobre o território da Europa. O mundo não se esqueceu da 2ª Guerra Mundial e a Rússia pretende lançar uma terceira guerra”, declarou ele durante um conselho de ministros. O apoio da Rússia aos rebeldes na Ucrânia constitui crime e apelamos à comunidade internacional para se unir contra a agressão russa, acrescentou.
A tensão na Ucrânia tem subido de tom, diante da ameaça também de uma crise energética.
Nessa quinta-feira, representantes da União Europeia, Eslováquia  e Ucrânia não chegaram a acordo, em Bratislava, para bombear gás para a Ucrânia a partir do Ocidente, disseram fontes do Ministério da Economia eslovaco.
“Não houve acordo”, disse Stanislav Jurikovic, porta-voz do ministério, a propósito de iniciativa da Eslováquia, dada a complicada situação da Ucrânia resultante da forte subida do preço do gás russo.
 jb.com

Ayrton Senna é o piloto de F1 mais comentado no Brasil 20 anos após morte Quase 20 anos após a morte, Ayrton Senna ainda é o piloto de Fórmula 1 mais comentado no Brasil nas redes sociais. Em âmbito mundial, Senna fica em terceiro lugar

 

O Brasil perdeu, no dia 1º de maio de 1994, Ayrton Senna. E hoje, quase 20 anos depois, ele ainda é o piloto de Fórmula 1 mais comentado no Brasil e o terceiro mais citado nas redes sociais no mundo, segundo pesquisa Sponsorlink, do IBOPE Repucom.
Senna ainda está entre os principais nomes do esporte ao lado de Sebastian Vettel eFernando Alonso, que ainda estão em atividade, e Michael Schumacher. O estudo Celebrity DBI, aponta ainda que Ayrton Senna é a primeira personalidade em aceitação e carisma entre os brasileiros. Ele é o primeiro atleta não ligado ao futebol à frente de grandes esportistas na pesquisa como Pelé, Ronaldo e Neymar.
O índice de aprovação é ainda maior quando os resultados são analisados entre a população de 25 anos ou mais, que vivenciaram as conquistas do piloto. Entre os mais jovens a popularidade é de 80%. Para obter estes resultados foram analisadas citações no Twitter, Facebook, Youtube, fóruns, blogs e websites de janeiro a dezembro de 2013.

 caras.uol

Cespe publica resultado do concurso da Caixa em 2014; veja lista e classificação

Saiu hoje (24) o resultado preliminar com as notas dos candidatos concorrentes a uma vaga no quadro de pessoal da Caixa Econômica Federal em 2014. Concurso que foi organizado pelo Cespe/UnB registrou 1.177.614 inscritos para cargos de Técnico Bancário, Engenheiro (várias áreas) e Médico do Trabalho.
As avaliações objetivas e discursivas (redação) do certame foram aplicadas no dia 30 de março em diversas cidades do país e a expectativa era grande por parte dos candidatos para análise de seu desempenho na etapa. A seleção atingiu número recorde de inscritos, sendo o maior concurso da história do país registrado até o momento.
Segundo a Superintendência Nacional de Serviços Compartilhados de Gestão de Pessoas, o resultado final nas provas objetivas e o resultado provisório na prova de redação, tanto para o cargo de Técnico Bancário Novo - Carreira Administrativa, quanto para cargos de nível superior, foram divulgados pelo Cespe/UnB no dia 24 de abril de 2014, e estão disponíveis também para consulta no portal Resultados Concursos.
Cespe divulga resultado e classificação do concurso da CaixaO prazo para interposição de recursos contra o resultado provisório na prova discursiva (redação) vai de 25 a 26 de abril de 2014, unicamente através de formulário específico disponibilizado pelo Cespe/UnB. Os gabaritos preliminares da prova foram disponibilizados pela organizadora no dia 1º de abril, bem como os 6 cadernos de provas aplicados.
O candidato aprovado terá classificação por polo e por macropolo, de acordo com a sua opção no ato da inscrição. Observada a necessidade de provimento, a Caixa procederá, dentro do prazo de validade do concurso, à contratação mediante assinatura de Contrato Individual de Trabalho regido pela CLT e pelas Normas do Regulamento de Pessoal e do Plano de Cargos e Salários vigentes, na ocasião do aproveitamento no cargo, devendo o período inicial de 90 dias ser considerado contrato a título de experiência. Veja o edital completo do concurso.

O resultado final do concurso após julgamento dos recursos sai no dia 14 de maio de 2014.
A nota final no concurso será o somatório da nota final nas provas objetivas (NPO) e da nota final na prova discursiva (NPD), variando de 0 a 204 pontos. Os candidatos serão ordenados e classificados em ordem decrescente de acordo com a nota final, cargo e lotação da vaga escolhida, após observados os critérios de desempate.
As nomeações irão ocorrer durante o prazo de validade da seleção, que é de um ano, prorrogável por mais um, a critério do banco. A expectativa é de que o órgão nomeie mais de 10 mil aprovados nesta seleção.
Para o cargo de Técnico Bancário a maior concorrência está nos estados de São Paulo (208.489 inscritos), Minas Gerais (116.207), Bahia (90.322), Rio de Janeiro (85.207) e Paraná (83.816). A concorrência para os outros estados no cargo de nível médio é de: Acre (9.331 inscritos), Alagoas (22.524), Amazonas (13.932), Amapá (4.417), Ceará (49.681), Distrito Federal (62.385), Espírito Santo (23.317), Goiás (39.965), Maranhão (27.450), Mato Grosso do Sul (19.858), Mato Grosso (24.068), Pará (33.448), Paraíba (26.303), Pernambuco (47.759), Piauí (19.079), Rio Grande do Norte (17.387), Rondônia (13.253), Roraima (5.844), Rio Grande do Sul (51.862), Santa Catarina (35.797), Sergipe (15.060) e Tocantins (9.983). Lembrando que as vagas estão distribuídas por Polos de atuação dentro de cada estado - opção feita no ato da inscrição - sendo este local/região para onde o candidato irá concorrer e será classificado. 
O concurso teve dois editais publicados, sendo o primeiro (01/2014) para formação de cadastro reserva na função de Técnico Bancário Novo, cargo que exige ensino médio e tem salário inicial de R$ 2.025,00 por jornada de 30 horas semanais; e o segundo (02/2014) para 9 vagas imediatas mais formação de cadastro reserva nos empregos de Engenheiro Agronômico (1), Engenheiro Civil (2), Engenheiro Elétrico (2), Engenheiro Mecânico (2) e Médico do Trabalho (2). A remuneração destes será de R$ 4.021,00 para o cargo de Médico do Trabalho por jornada de 20 horas; e de R$ 8.041,00 para Engenheiros, por carga horária de 40 horas semanais.
Além do salário básico, a Caixa oferece possibilidade de ascensão e desenvolvimento profissional; participação nos lucros e resultados; plano de saúde; plano de previdência complementar; auxílio refeição/alimentação; auxílio cesta/alimentação; programa de elevação da escolaridade e desenvolvimento; e contrato de trabalho regido pela CLT com direito a FGTS, dentre outras vantagens.

acheconcursos.com