PAGINA INICIAL

domingo, 8 de junho de 2014

Forró Fest 2014 anuncia vencedor em noite de festa em Campina Grande

  A canção 'No céu também tem forró' foi a grande campeã do Forró Fest 2014. O resultado foi anunciado na madrugada deste domingo (8), durante a final do festival realizada no Parque do Povo, em Campina Grande, dentro da programação do 'Maior São João do Mundo'. A canção interpretada por Jairo Madruga é criação de Fábio Smith que participou da eliminatória realizada na cidade de Cabedelo. "Agradeço a todas as pessoas que me inspiraram, como Dominguinhos, que inspirou essa canção", disse Jairo.
Em segundo lugar ficou a composição 'Ser nordestino é ter poder', de Juscelino Jerônimo e interpretada por Ana Paula Nogueira, que também levou o prêmio de melhor intérprete do festival. "Queria agradecer a oportunidade de mostrar o poder da música boa", comemorou a única mulher entre os finalistas. Já o terceiro colocado foi Genildo Maciel, com a música 'Lamento Sertanejo', que agradeceu ao público de Sumé que estava presente na festa.
Os vencedores dos três primeiros lugares do Forró Fest serão premiados com troféus e ganharão motocicletas 0km. O primeiro lugar receberá uma Honda CB 300 standard; o segundo colocado, uma Honda CG 125 Fan; e o terceiro, uma Honda Pop. Já o melhor intérprete ganhará um cheque no valor de R$ 3 mil.
Judimar Dias foi um dos finalistas do Forró Fest 2014, em Campina Grande (Foto: Rafael Melo/ G1)Judimar Dias foi um dos finalistas do Forró Fest
2014, em Campina Grande (Foto: Rafael Melo/ G1)
Antes de entrarem no palco, os finalistas conversaram com a jornalista Denise Delmiro, que comandou a transmissão ao vivo da festa feita pelo G1. O clima entre todos era de muito nervosismo e tensão diante da expectativa de finalmente subir ao palco e fazer a última defesa das composições diante dos jurados. “A emoção fica a flor da pele”, revelou Edno de Luna, que defendeu a canção ‘Utopia Nordestina’.
Mesmo depois de se apresentar, enquanto aguardavam o resultado, o clima era ainda mais tenso e de muita expectativa. "Tenho fé que vou fazer esse gol", torcia Jairo Madruga, que destacou que "o Forró Fest é um festival que dá oporutnidade a novos forrozeiros e também aos antigos de criarem coisas novas". "O coração está batendo a mil", confessou André Torres, que interpretou uma composição de Ismênia Tereza.
O cantor Capilé fez o show de abertura desta segunda noite do São João de Campina Grande, animando o público antes dos finalistas entrarem no palco. Depois de anunciados os vencedores, quem assumiu o palco foi Ton Oliveira, homenageado no evento com o Troféu Asa Branca. "A emoção é tamanha porque foi recebido por grandes nomes da música nordestina. Recebo em nome das pesoas que contribuiram nos 23 anos da minha carreira", disse emocionado. Neste domingo (8), logo após o programa 'Superstar', as TVs Cabo Branco e Paraíba apresentam os melhores momentos da final do Forró Fest.
Denise Delmiro apresentou a transmissão ao vivo no Parque do Povo, em Campina Grande (Foto: Maurício Melo/ G1)Denise Delmiro apresentou a transmissão ao vivo
no Parque do Povo (Foto: Maurício Melo/ G1)
Transmissão
A festa foi transmitida ao vivo pelo G1, direto do Parque do Povo. Foram cinco câmeras distribuídas no palco e mais uma com a jornalista Denise Delmiro, que ancorou a transmissão e entrevistou, nos bastidores, os finalistas e artistas que passaram pelo palco principal.
No palco, os apresentadores Cacá Barbosa e o boneco Chico Forró, o mestre sem cerimônias, conduziram a apresentação dos candidatos e a premiação.
saiba mais Divulgada programação completa do São João de Campina Grande Diária de hotel em junho chega a R$ 2 mil em Campina Grande, diz Procon Prefeitura de João Pessoa transfere São João para o Busto de Tamandaré
Finalistas
Ao longo de quatro eliminatórias, foram selecionadas 12 músicas para a disputa da grande final. Em Cabedelo foram escolhidas: No céu também tem forró’, de Jairo Madruga e Fábio Smith; ‘Mei de Festa’, de Ismênia Tereza, interpretada por André Torres; e ‘A invenção do baião’, de Aldo Marques.
Em Sousa, foram classificadas: ’Ser Nordestino é Ter Poder’ interpretada por Ana Paula Nogueira, ‘Forrobol’ interpretada por João André e ‘Minha Terra é Meu Lar’, cantada por Judimar Dias.
Já no Conde foram selecionadas:  ‘Cultura paraibana’, interpretada por Jailson Lima e composta por Williams Barbosa, ‘Do sertão ninguém sai’ de autoria de Severino Luiz de Araújo, e levada ao palco por Nonô Germano, e  ‘No meu tempo de menino’, do cantor e compositor Roosevelt Fernandes.
Em Itabaiana foram escolhidas: ‘Lamento Sertanejo’ de Genildo Maciel, com interpretação de João Paulo. ‘O Maior São João’, de Fredi Guimarães e ‘Utopia Nordestina’ de Edno de Luna.

cbnfoz

Município da Paraíba usa garrafas na decoração da Copa e dá exemplo de sustentabilidade Produção diferente e sustentável tem chamado a atenção pela inovação, criatividade e poder de mobilização da população do município

Enquanto algumas cidades gastam muito dinheiro em decoração para os festejos juninos e a Copa do Mundo, municípios como Brejo dos Santos, no Sertão do estado, a 448 quilômetros de João Pessoa, vêm dando exemplo de economia e cuidado com o meio ambiente.

Com criatividade e espírito de cooperação, a cidade inteira, que possui cerca de 6 mil habitantes, se mobilizou para coletar garrafas pet e outros descartáveis para fazer a decoração das festas juninas deste ano, com ornamentação voltada para o tema da Copa do Mundo. Além disso, a decoração foi feita também para a comemoração do aniversário de emancipação política do município que aconteceu no último dia 3.
Os recicláveis, pintados e transformados em objetos decorativos e em símbolos do País, vêm chamando a atenção pela inovação e pela atitude sustentável.  Caso não estivessem sendo coletados para se transformar em decoração, teriam o lixo como destino e consequente poluiriam o meio ambiente.
Decoração 'descartável' se espalha pela cidadeFoto: Decoração 'descartável' se espalha pela cidade
Créditos: Eugênio Vieira (Especial para o Portal Correio)
Até o mascote da Copa ganhou versão em petFoto: Até o mascote da Copa ganhou versão em pet
Créditos: Eugênio Vieira (Especial para o Portal Correio)
Luciene Vieira, primeira dama da cidade, é a idealizadora do projeto de decoração do município. Ela trabalha com material reciclável há cinco anos e foi quem conseguiu mobilizar os moradores para coleta das garrafas pet.
"Nós mobilizamos os estudantes nas escolas, os servidores nas repartições públicas, além dos catadores de recicláveis, para conseguirmos a quantidade de garrafas suficiente para o trabalho", relatou.
Ela contou que a confecção das peças decorativas começou há cerca de dois meses e uma equipe formada por ela e mais três pessoas ficaram encarregadas de criar e construir tudo. Cada objeto demora em média entre três e cinco dias para ser feito. Foram feitas bandeiras, bolas, espigas de milho e fogueiras com as cores e motivações da Copa.  Já a decoração da fachada da prefeitura demorou duas semanas para ficar pronta.
Vários objetos foram confeccionados com garrafas petFoto: Vários objetos foram confeccionados com garrafas pet
Créditos: Reprodução/Facebook/Luciene Vieira 
Vários objetos foram confeccionados com garrafas petFoto: Vários objetos foram confeccionados com garrafas pet
Créditos: Eugênio Vieira (Especial para o Portal Correio)
"É um trabalho muito gratificante, principalmente porque a gente sente o engajamento de todos e no final fica tudo bonito e, o que é melhor, sem maiores custos para o município e com o destino correto ao que poderia acabar poluindo", analisou Luciene.

Além da sede da prefeitura, receberam decoração a entrada da cidade e alguns postos de saúde e escolas. Na decoração da prefeitura, além da bola, Luciene está confeccionando um boneco do Fuleco, o mascote tatu bola, que irá se juntar ao que já está pronto.

portalcorreio

Milhares de ciclistas pedalam nus em protesto em cidade dos EUA Manifestação defende a bicicleta como alternativa ao uso de carros. Passeio foi realizado em mais de 20 países.


Ciclistas nus passeiam por Portland para defender a bicicleta como alternativa ao carro (Foto: REUTERS/Steve Dipaola)Ciclistas nus passeiam por Portland para defender a bicicleta como alternativa ao carro (Foto: REUTERS/Steve Dipaola)
Milhares de ciclistas, muitos deles completamente nus, saíram às ruas de Portland, nos Estados Unidos, neste sábado (7) para chamar a atenção para a bicicleta como uma alternativa ao uso de carros.

Os ciclistas se reuniram no parque Normandale uma hora antes do passeio.

Trata-se da 11ª edição do “World Naked Bike Ride”, com passeios realizados em mais de 75 cidades dos EUA e mais de 20 países.
A pedalada de Portland é conhecida por ser a maior. No ano passado, mais de 8 mil participantes saíram às ruas da cidade.
Ciclistas se reuniram em parque de Portland antes de realizar o passeio neste sábado (7) (Foto:  REUTERS/Steve Dipaola )Ciclistas se reuniram em parque de Portland antes de realizar o passeio neste sábado (7) (Foto: REUTERS/Steve Dipaola )

globo.com

MEC vai exigir carga horária no SUS para estudantes de medicina Os cursos superiores de medicina vão mudar a partir de 2016. Entre as alterações estão a aplicação de uma prova bienal

Os cursos superiores  de medicina vão mudar a partir de 2016. Entre as alterações previstas estão a aplicação de uma prova bienal aos estudantes e a reserva de 30% da carga horária do internato na atenção básica e em serviço de urgência e emergência do SUS.
As propostas fazem parte de um parecer do Conselho Nacional de Educação, homologado na sexta-feira (6) pelo ministro da Educação, Henrique Paim. Segundo o documento, as graduações terão um ano para aplicar as novas diretrizes às turmas abertas após a data de ontem.
Quem já está cursando medicina pode optar por concluir o curso sem seguir as novas regras. Com a aprovação do texto, estudantes de medicina terão de fazer, a partir de 2016, exames bienais para comprovar o conhecimento adquirido no curso.
O resultado será classificatório para o ingresso na residência. O Inep - órgão do MEC responsável pelo Enem - será o responsável por realizar o exame. Fica definido ainda que, a partir de 2019, o número de vagas de residência médica deverá ser equivalente à quantidade de estudantes egressos do curso no ano anterior.
Já a USP, principal universidade do país, pretende mudar a seleção de novos alunos - fazendo com que a Fuvest deixe de ser a única porta de entrada. Entre as novas possibilidades estão a inclusão de sistema de cotas e a distribuição de bolsas para alunos que se destacarem em escolas e competições científicas, como acontece nos Estados Unidos.

correio24horas

Agência de espionagem inaugura contas no Facebook e no Twitter A CIA quer se esforçar para difundir sua mensagem da melhor forma e se envolver mais diretamente com o público


    Foto: Divulgação
A CIA, que por muito tempo monitorou e espionou as redes sociais para descobrir tendências globais e perseguir malfeitores, abriu oficialmente na sexta-feira contas no Twitter e no Facebook.
A agência de espionagem quer se esforçar para difundir sua mensagem da melhor forma e se envolver mais diretamente com o público, embora seu primeiro tweet, por volta das 15h (de Brasília) da sexta-feira, não tenha dado mostras de que fará grandes revelações através da rede social.
Ele simplesmente dizia: "Não podemos confirmar nem negar que este é nosso primeiro tweet".
A falta de conteúdo não diminuiu o interesse: em menos de 90 minutos, a conta da CIA já tinha cerca de 84 mil seguidores, e essa cifra aumentava rapidamente.
A Agência Central de Inteligência tem um site na internet há muito tempo e contas oficiais no YouTube e no Flickr --rede social para compartilhar fotografias.
"Ao expandir a ação para estas plataformas (Facebook e Twitter), a CIA poderá participar de maneira mais direta com o público e oferecer informações sobre a história, as missões e outros acontecimentos da agência", disse o diretor da CIA, John Brennan, em comunicado.
Entre as publicações que a agência planeja fazer estão artefatos do museu da CIA, não-aberto ao público, e atualizações de seu "World Factbook" (livro de fatos sobre o mundo, em tradução livre), um compêndio de líderes mundiais, mapas e informações diversas.
A página da CIA no Facebook é www.facebook.com central.intelligence.agency. No Twitter, o endereço é @CIA.


tribunahoje

Xuxa sobre filme erótico: "eu fazia uma menina de 15 anos"


Xuxa
Foto: TV Globo / Divulgação
No programa Altas Horas, que vai ao ar neste sábado (7) na TV Globo, Xuxa Meneghel comentou as declarações do deputado Pastor Eurico, em uma sessão que discutia o projeto da Lei Menino Bernardo. “Ele já teve o seu momento de fama. Acho que quanto mais falamos disso, mais vamos colocar ele em evidencia”, rebate. "Ele pode não gostar de mim, mas agora ele não pode usar violência contra criança, porque é lei”, declara.
Xuxa também falou sobre o polêmico filme Amor Estranho Amor. “Tem gente que fala do filme que fiz, mas uma coisa não tem nada a ver com a outra. Eu tinha 18 anos e fazia uma menina de 15. Se quiserem comparar o filme, que tem eu beijando o menino, comparem com a cena de um pai de 40 anos batendo em uma filha de 2 anos e vejam o que é mais vergonhoso, então vamos ser justos", afirmou.
No dia 21 de maio, o deputado Pastor Eurico (PSB-PE) durante a acalorada discussão sobre o projeto de lei que pune agressões a crianças em ambiente familiar, a chamada Lei da Palmada, afirmou: “nem falo sobre a violência que passa na TV todos os dias. A conhecida rainha dos baixinhos protagonizou em 1982 a maior violência contra as crianças quando fez um filme pornô”, disse o deputado. Ele se referia ao filme considerado erótico, no qual Xuxa contracena com um adolescente de 12 anos. À época, Xuxa ainda não era apresentadora infantil.
Como não é parlamentar, Xuxa Meneghel não pôde falar, mas respondeu ao deputado com um coração feito com as mãos. Em seguida outros parlamentares da própria bancada evangélica se solidarizaram com a apresentadora. “Gostaria de deixar claro que essa é a opinião dele. Não é posição da bancada evangélica”, disse o deputado Anthony Garotinho (PR-RJ).

terra