PAGINA INICIAL

sexta-feira, 6 de junho de 2014

Governo prorroga inscrições do concurso da PM e CB

Governo prorroga inscrições do concurso da PM e CB
O Governo do Estado prorrogou as inscrições do concurso público para soldado da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros. O candidato agora tem até o dia 15 deste mês para realizar a inscrição no site www.ibfc.org.br. Pelo prazo previsto anteriormente as inscrições se encerrariam neste domingo (8). A prorrogação foi publicada no Diário Oficial desta sexta-feira (6).

A outra mudança foi com relação à data da prova intelectual, primeira etapa da seleção, que passou do dia 27 de julho para o dia 10 de agosto.

O presidente da Comissão do Concurso, coronel Marcos Alexandre Sobreira, explicou que as mudanças atendem aos pedidos feitos por vários candidatos. “Durante este período final das inscrições foram recebidos vários pedidos de prorrogação por causa de dificuldades de acesso ao site, que pode ter sido causada porque muita gente deixa para última hora e isso sobrecarrega o sistema, então resolvemos dilatar o prazo, lembrando que não haverá mais prorrogação após o dia 15”, alertou.

O coronel disse ainda que a data da prova foi modificada por uma questão técnica. “A empresa realizadora nos solicitou essa modificação por questões de logística, que envolvem a mobilização de profissionais para aplicar a prova, então a data final será 10 de agosto, mas isso não vai prejudicar o cronograma previsto para o concurso”, garantiu.

O concurso tem cinco etapas: intelectual (classificatória e eliminatória), psicológica (eliminatória), avaliação de saúde (eliminatória), avaliação física (eliminatória) e avaliação social (eliminatória).

Entre as exigências está o nível médio de escolaridade, altura mínima (1,60 para feminino e 1,65 para masculino) e idade (18 a 30 anos na data da matrícula do curso de formação). O valor cobrado da inscrição é R$ 70 e o salário inicial oferecido é de R$ 2.548,16.


Secom-PB/pb agora

TCE encaminha à Justiça Eleitoral lista com 750 nomes de gestores com contas reprovadas Lista revela nomes que estarão inelegíveis nas eleições deste ano

O Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB) deverá encaminhar à Justiça Eleitoral uma lista com cerca de 750 nomes de gestores que tiveram contas reprovadas de 2006 a 2014, ou seja, de potenciais inelegíveis para as eleições deste ano. Segundo o presidente do TCE-PB, Fábio Nogueira, a relação será encaminhada provavelmente no prazo que a lei determina, no dia 5 de julho.

“O número exato ainda não temos, pois estamos tendo várias sessões, tanto dos órgãos fracionários, que são as Câmaras como do próprio Tribunal Pleno, mas a lista deve chegar ao número de 750 contas julgadas irregulares. Por conta disso, deveremos encaminhar até o prazo estipulado pela justiça eleitoral”, destacou.

Fábio Nogueira lembrou que o procurador regional eleitoral substituto, Rodolfo Alves Silva, esteve na semana passada no Tribunal de Contas discutindo com o corregedor do órgão, conselheiro Fernando Catão, o envio de informações de gestores que tiveram contas reprovadas para serem inseridas no SisConta Eleitoral.

“O procurador Rodolfo está acompanhando e solicitando um encaminhamento parcial para que o Ministério Público Eleitoral (MPE) possa ajuizar aquelas ações que entender cabíveis, no âmbito da Justiça Eleitoral com decisões que podem gerar a inelegibilidade”, explicou.

O presidente Fábio Nogueira ainda fez uma recomendação aos gestores públicos, principalmente aqueles que irão disputar o pleito esse ano. O destaque para o alerta foi no sentido de gerir os recursos públicos com responsabilidade e honestidade.

“A nossa atuação não alcança aspectos eleitorais, muito embora as nossas decisões tenham essa repercussão. Mas estamos todos unidos, os órgãos de controle como TCE e Ministério Público, com um só objetivo, uma só missão, zelar pela boa aplicação dos recursos públicos. Então a recomendação é sempre que os recursos públicos devem ser geridos com responsabilidade”, finalizou.

Tribunal faz diálogos públicos

O Tribunal de Contas da Paraíba abriu, na manhã de ontem, no auditório da Federação das Indústrias de Campina Grande, o primeiro da série de 14 Diálogos Públicos, iniciativa destinada a estimular o controle da sociedade aos atos de gestão pública no âmbito do Estado e dos Municípios.

“Nenhum investimento em tecnologia, ou quadro de pessoal, será tão eficaz quanto o controle dos recursos da sociedade exercido pelo próprio cidadão”, disse o presidente do TCE, conselheiro Fabio Nogueira, na abertura do encontro com representações de Prefeituras, Câmaras Municipais, empresários, Ordem dos Advogados e associações de bairros.

A todos ele expôs as ferramentas de controle desenvolvidas e dispostas pelo Tribunal de Contas ao conjunto da população, em meio aos quais o Sistema de Acompanhamento da Gestão dos Recursos da aSociedade (Sagres) e os Indicadores de Desempenho de Gastos com Educação na Paraíba (IDGPB), já nacionalmente conhecidas.

“São ferramentas há muito existentes (o Sagres foi criado em 2002) mas das quais, muitas vezes, a sociedade ainda não tem completo conhecimento”, observou conselheiro ao explicar a razão do programa Diálogo Público, então iniciado.

Também mencionou os esforços para o aprimoramento de gestores e dos quadros de servidores estadual e municipais por meio de cursos de treinamento ministrados pela Escola de Contas do TCE (em convênio com universidades paraibanas.

“Buscar a orientação e o diálogo, e não repreender nem punir, é o nosso propósito primordial”, disse. Ele repetiu o apelo em favor do controle social das gestões públicas e acentuou que foi, para tanto, que os membros e técnicos do Tribunal decidiram “sair do conforto dos gabinetes e ir às ruas”.

Informação

O ouvidor André Carlo Torres Pontes surpreendeu a todos com o anúncio de “um projeto que estamos começando neste exato momento. Os que aqui se encontram serão solicitados a fornecer e-mails, ou telefones, a fim de que possam receber, permanentemente, informações da Ouvidoria acerca daquilo que o Tribunal faz no dia a dia”.

Esclareceu que o trabalho da Ouvidoria, a partir de agora, de modo mais proativo, dá-se com o propósito de estimular a participação da sociedade no exercício do controle externo dos atos e dos gastos públicos efetuados na Paraíba. A seu ver, essa é uma idéia fadada ao sucesso. “A presença de todos vocês, aqui, conosco, nos anima e nos leva a crer nisso”, concluiu.

portalcorreio

Chamadas de vídeo via holograma podem chegar a smartphones já em 2015

Videochamadas utilizando hologramas 3D projetados no ar estão muito perto de virar realidade. Uma fabricante de chips já tem a tecnologia necessária para embutir o recurso em smartphones, e garante que os primeiros aparelhos poderão chegar tão cedo quanto em 2015. Confira como o processo deve funcionar.


iPhone 4s_ cara de surpresa (Foto: Luciana Maline/TechTudo)Chip com micro projetores poderá criar hologramas 3D no ar (Foto: Luciana Maline/TechTudo)


A empresa Ostendo está desenvolvendo projetores minúsculos capazes de formar imagens com incrível resolução de 5 mil pixels por polegada, o suficiente para tornar uma imagem projetada no ar nítida de onde quer que seja avistada. Segundo o Wall Street Journal, que presenciou uma demonstração da tecnologia, o holograma consegue transmitir os movimentos da pessoa do outro lado da chamada com bastante estabilidade.

No entanto, o produto atual ainda necessita de seis chips com projetores para conseguir controlar cor, brilho e ângulo de visão de raios de luz individuais em uma área de um milhão de pixels. A intenção, portanto, é encolher a tecnologia para caber em um único chip, cuja primeira versão deve ser lançada ano que vem, meses antes do produto final.

Segundo a Ostendo, o chip estreante será capaz de reproduzir hologramas 2D sobre qualquer superfície, como a própria mão do usuário. Depois de lançado o projetor 3D, o passo seguinte será incluir os microprojetores em todo tipo de dispositivo que necessita de tela, como TVs, smartwatches e até mesas.

globo.com

NSA adultera equipamentos de rede para espionar internet, diz Greenwald

  Um ano após a espionagem em escala mundial realizada pela Agência Nacional de Segurança Americana (NSA), dos Estados Unidos , ter sido revelada pelo técnico Edward Snowden e o jornalista Glenn Greenwald, o repórter apresenta novos detalhes sobre o caso em um livro recém-lançado.
"Sem lugar para se esconder" (Editora Sextante) relata como a NSA coleta dados de pessoas no mundo inteiro, reitera que os EUA têm interesse em informações econômicas dos países espionados e mostra de que forma a agência norte-americana intercepta produtos como roteadores comutadores de rede quando eles estão em trânsito para os consumidores.
Segundo Greenwald, a agência abre pacotes, implanta dispositivos de vigilância nos aparelhos, e os devolve lacrados para os usuários sem que eles saibam disso.
"Eles abrem o produto e colocam um programa para todos as informações, todos os dados irem para a NSA, fecham o pacote e mandam para a pessoa que comprou. E esses produtos são usados para dar serviços de internet para muitas pessoas", disse Greenwald.
No livro, Greenwald traz bastidores das entrevistas com o ex-funcionário terceirizado da NSA no Havaí, Edward Snowden, que, após as denúncias, segue recluso em localização desconhecida na Rússia.
"No livro estão muitos documentos mostrando que o objetivo da NSA não é monitorar comunicações entre terroristas ou pessoas que estão planejando violência. O objetivo é coletar informações na internet e no telefone sobre o que todas as pessoas do mundo estão fazendo", contou o jornalista. Ele diz que o maior foco da espionagem norte-americana é no setor econômico, o que a NSA nega veementemente fazer.
Greenwald afirmou, em entrevista ao G1 nesta quinta-feira (5), que os EUA acusam o governo da China de fazer espionagem econômica, mas que os americanos fazem o mesmo.
De acordo com o jornalista -- que deixou a profissão de advogado após o atentado ao World Trade Center, em 11 de setembro de 2001-- o livro traz novidades sobre os programas usados para interceptar comunicações de internet e telefones celulares realizadas a partir de aviões, além de novas informações sobre como a NSA atua com agências de inteligência estrangeiras, como as financia, quais são seus alvos de espionagens e como elas trabalham juntas.
Greenwald afirmou que o governo americano está usando o terrorismo para justificar atos como "invadir o Iraque, fazer tortura e prender pessoas".
Segundo o autor de "Sem lugar para se esconder", uma investigação feita pelo governo americano para entender porque o ataque de 11 de setembro pôde acontecer sem os Estados Unidos ficarem sabendo mostrou que o problema não foi a NSA não coletar informação suficiente.
"O problema era o oposto. Eles tinham informação para saber que o ataque estava sendo planejado, mas eles não conseguiam entender o significado do que coletaram. Depois disso eles resolveram coletar tudo e o problema piorou. Quando você está ouvindo ligações da [chanceler da Alemanha] Angela Merkel ou da Dilma, ou lendo e-mails da Petrobras, você não está mantendo o foco de ter informações de pessoas que vão atacar os Estados Unidos", disse.
Paranoico
Após ter trazido à tona o maior caso de espionagem do mundo, o jornalista diz que se sente ameaçado pelo governo dos EUA desde a primeira matéria que publicou sobre o caso. No entanto, tenta esquecer os riscos para "não ficar paranoico".
Ele voltou a falar sobre a necessidade de os governos - inclusive o brasileiro - se precaverem em relação à privacidade investindo em tecnologia de criptografia. "É muito mais fácil proteger a privacidade na internet do que destruir. Criptografia não é muito difícil em comparação com o desafio de invadir a privacidade. Médicos, advogados e jornalistas que tenham que proteger pacientes, clientes e fontes precisam usar a criptografia", defendeu Greenwald.
O jornalista considera a aprovação do Marco Civil positiva, mas acredita que a falta de punição rigorosa deixou a lei fraca. "Essa lei precisa de muito mais limites sobre o que as empresas privadas precisam fazer, como o Facebook e o Google. É mais difícil porque eles têm muito poder. Os governos precisam se posicionar e dizer a essas empresas que se elas fornecem dados de usuários para a NSA, que elas não podem permanecer no país. E o Marco Civil não tem isso", opinou o jornalista.

correiodoestado.com

Datafolha: Dilma cai a 34%, Aécio tem 19% e Campos, 7% Pesquisa confirma tendência de queda da petista. Eduardo Campos também oscila negativamente e Aécio é o único a se manter dentro da margem de erro

A presidente Dilma Roussef, o senador Aécio Neves e o governador de Pernambuco, Eduardo Campos
A presidente Dilma Roussef, o senador Aécio Neves e o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (Antonio Cruz/ABr e Dida Sampaio/Estadão Conteúdo)
Uma nova pesquisa eleitoral do instituto Datafolha sobre a eleição presidencial confirma a tendência de queda da presidente Dilma Rousseff em sua tentativa de reeleição. Segundo o levantamento divulgado nesta sexta-feira pelo jornal Folha de S. Paulo, Dilma caiu três pontos em relação à última pesquisa do instituto – a petista oscilou de 37% para 34%. Mas seus adversários na disputa ao Palácio do Planalto não subiram na preferência do eleitor. Aécio Neves (PSDB) tinha 20% e agora soma 19%, enquanto Eduardo Campos (PSB) aparece com 7%, ante 11% na pesquisa anterior.

O pré-candidato tucano foi o único entre os principais nomes na disputa que se manteve dentro da margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos. O cenário para um segundo turno, porém, mudou pouco. Somados, Aécio Neves, Eduardo Campos, o Pastor Everaldo (PSC) e demais pré-candidatos adversários de Dilma têm 35%, três pontos a menos do que no último levantamento. Mas, com a queda da petista, os rivais juntos seguem com um ponto percentual a mais do que a presidente, exatamente como no início de maio. A possibilidade do segundo turno, portanto, continua concreta.

 Indecisos – A pesquisa revelou que o segmento que mais cresceu no intervalo de maio para junho foi o dos indecisos, de 8% para 13%. Já os que disseram pretender votar nulo ou em branco somam 17% – ou seja, quase um terço dos eleitores não possui candidato definido.
Segundo o Datafolha, esses números podem ser interpretados como sinal de desalento dos eleitores com a política e também com os rumos da economia do país, o baixo crescimento econômico e a inflação em alta, fatores que têm contribuído para a queda de popularidade da presidente Dilma. A pesquisa foi realizada entre terça-feira, dia 3, e quinta, dia 5, em 207 municípios. O Datafolha ouviu 4.337 pessoas.

veja.abril

UFC anuncia Jon Jones x Gustafsson para 27 de setembro Campeão dos meio-pesados queria enfrentar o americano Daniel Cornier

Jon Jones é considerado o melhor lutador de MMA no momento

O campeão dos meio-pesados do UFC, o americano Jon Jones, aceitou fazer a revanche contra o sueco Alexander Gustafsson. A data marcada é 27 de setembro, provavelmente no UFC 178, marcado para Toronto, no Canadá. O atual dono do cinturão desmentiu as informações de que não queria a segunda luta. "A questão é que meu irmão vai casar em julho e eu preferia uma data posterior."

A luta foi marcada após reunião de Jones com o presidente do UFC, Dana White. O anúncio foi feito por meio de nota no site da entidade, na qual não é divulgado o local do combate. Jones afirmou na nota que achava que o também americano Daniel Cornier seria o adversário mais indicado para a próxima luta, mas aceitava a revanche. "Acho Cormier um lutador mais difícil, mas os fãs querem me ver lutar com Gustafsson. Nunca houve problema para aceitar a luta com Gustafsson."

A primeira luta entre Jones e Gustafsson foi no UFC 165, em 21 de setembro de 2013, com vitória do campeão por decisão unânime, depois de cinco rounds.

veja.abril