PAGINA INICIAL

sábado, 31 de maio de 2014

‘Festa do Bode Rei’ começa em Cabaceiras

‘Festa do Bode Rei’ começa em Cabaceiras
Começou nesta sexta-feira (30) na cidade de Cabaceiras, no Cariri paraibano, a 16ª edição da Festa do Bode Rei. O evento, que acontece até o domingo (1º), é voltado para produtores da caprinovinocultura e turismo, técnicos, empresários e o público em geral. A programação do festival de caprinos e ovinos conta com exposições e feiras de animais, artesanato, competições e cursos, além de uma programação musical diversificada.

Nesta sexta-feira, o evento começa com a 1ª e 2ª ordenha do Concurso de Cabra Leiteira do município. A competição visa avaliar o desempenho leiteiro do rebanho. A partir das 10h haverá a abertura da Expofeira de Caprinos e Ovinos e da Expofeira de Artesanato, que permanecem ativas durante os três dias da festa. No turno da tarde, às 16h, haverá o concurso e a coroação do Bode Rei, seguido do desfile da Comitiva Real pelas ruas da cidade.

pb agora

A programação segue no turno da noite, a partir das 19h com a abertura do Espaço da Gastronomia Bodística, que acontece também durante os três dias do evento. Em seguida, haverá a apresentação de quadrilhas e grupos de danças, além do concurso da Garota Bode Rei. A partir das 21h tem início a programação musical com o Trio Balanço do Forró, Trio Canarinho, Forró Kent, Sussa de Monteiro e J. Gomes e Banda.

No sábado (31) haverá a última ordenha do Concurso de Cabra Leiteira, às 6h. Em seguida, o público poderá conferir as apresentações de grupos de dança, quadrilhas e dos shows de Messinho e Forró Atualizado, João Vitor e Raízes do Forró, Forrozão Zé de Otacílio e Trio Asa Branca, que segue até as 18h.

Paralelamente, haverá no turno da tarde a Fórmula Bode Mirim e Adulta, além do desfile da Comitiva Real. Após as 18h, haverá a chegada da Cavalgada Manoel Amaro e a apresentação da Ave Maria Sertaneja. A programação musical do sábado fica por conta do show de violeiros com Erasmo Ferreira e Rogério Menezes e das apresentações de Lúcia Lemos e Coroné Grilo. O encerramento será a partir das 23h com os shows de Felipe Lemos, Capital do Sol, Louro Santos e Forró Bakana.

No último dia do evento, no domingo (1º), haverá às 9h30 a Gincana do Bode, e no turno da tarde os concursos e Pega Bode e FutBode, a partir das 15h. Haverá também o desfile da Comitiva Real, às 17h, e o encerramento das expofeiras. Na programação artística e cultural, durante todo o dia o público poderá acompanhar a apresentação de quadrilhas e companhia de danças, além dos trios Família Feliz, Forró Bode Rei, Raiz do Forró, Nascimento Filho e Banda, Forrozão Chapéu de Palha e Bidinga do Acordeon. O encerramento do evento será às 21h, com o Arrastão do Bode Rei com Jairo Madruga.


Redação com G1/pb agora

Hospital Universitário de Campina Grande anuncia 450 vagas para concurso Secretário de Recursos Humanos da UFCG diz que o certame deve ser realizado ainda este ano

Hospital Universitário Alcides Carneiro

A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) deverá realizar, ainda neste ano, concurso público com previsão inicial de 450 vagas no Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC), pertencente à Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

A informação foi repassada pelo secretário de Recursos Humanos da Universidade, Homero Gustavo Correia Rodrigues. De acordo com ele, o preenchimento das vagas deverá ser feito sob regime de CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas). Os servidores do Hospital estão em greve há mais de 30 dias.

Esse número de vagas a ser oferecido pelo processo seletivo a ser realizado pela Ebserh. O professor Homero Gustavo Correia Rodrigues adiantou que, ele será submetido a avaliação do Ministério do Planejamento. “Ele será analisado pelo órgão, que pode manter as 450 vagas ou mesmo ampliar”, disse, acrescentando que as vagas estão sendo oferecidas em decorrência de aposentadorias de funcionários do Ministério da Saúde; e em face do Relatório do Departamento Nacional de Auditoria do Sistema Único de Saúde (Denasus).

portal correio 

Avião com 49 pessoas faz pouso de emergência em aeroporto de Manaus Aeronave teve trem de pouso danificado após colidir com animal na pista. Para evitar acidentes, avião sobrevoou capital para gastar combustível.


Bombeiros foram acionados e auxiliaram na saída dos tripulantes (Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros)Bombeiros foram acionados e auxiliaram na saída dos tripulantes (Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros)
Um avião da empresa Total com 49 pessoas fez um pouso de emergência, na noite desta sexta-feira (30), no Terminal 2 do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, conhecido como "Eduardinho", em Manaus. O voo saiu da Província Petrolífera de Urucu, em Coari, onde colidiu com um animal na pista.

  De acordo com o Corpo de Bombeiros, o trem de pouso da aeronave apresentou defeito após um animal invadir a pista do aeroporto e atingir o avião. Quatro tripulantes e 45 passageiros estavam a bordo.
Ainda segundo o Corpo de Bombeiros, o avião teve que ficar sobrevoando Manaus para queimar combustível e assim diminuir o risco de acidente. Na pista de pouso, foi montada uma operação envolvendo também o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). O piloto conseguiu fazer o pouso com o pneu furado, e ninguém ficou ferido.
Assustados, passageiros comemoraram com alívio o pouso em segurança (Foto: Marcos Dantas/G1 AM)Assustados, passageiros comemoraram com alívio o pouso em segurança (Foto: Marcos Dantas/G1 AM)
Ainda assustados, alguns passageiros desembarcaram aliviados no aeroporto. O auxiliar de serviços gerais Antônio Jorge, de 28 anos, conta que restos do animal foram parar na janela onde ele estava. "Quando o avião levantou voo deu pra ver um pouco de sangue e alguns pedaços do bicho que espirraram bem na janela onde eu estava. Mais tarde a gente recebeu a mensagem do piloto explicando o que tinha acontecido e quais seriam os procedimentos para o pouso", disse ao G1.
Os passageiros relataram ainda que não há cerca na pista do terminal em Urucu, o que facilita o acesso de animais. Para o operador Peterson Coelho, de 25 anos, a tranquilidade que o piloto passou para os passageiros foi importante. "Ele resolveu tudo com tranquilidade e pousou numa boa. Ele disse para nós mantermos a calma e seguirmos as instruções da cabine, e graças a Deus terminou tudo bem", contou.
A Infraero interditou o Terminal 2, que opera voos para o interior do estado, para efetuar a retirada do avião da pista. Não há previsão para liberação de pousos e decolagens no local. Os voos para outras regiões seguem normalmente.

Operação com Corpo de Bombeiros e Samu foi montada para pouso de emergência (Foto: Marcos Dantas/G1 AM)Operação com Corpo de Bombeiros e Samu foi montada para pouso de emergência (Foto: Marcos Dantas/G1 AM)

globo.com

Copa: Exército terá 300 homens para atuar em caso de atentado nuclear no Rio

Agência Brasil
Cerca de 300 homens do Exército ficarão de prontidão na cidade do Rio de Janeiro para atuar em resposta a eventuais atentados envolvendo agentes químicos, biológicos, radiológicos ou nucleares, durante a Copa do Mundo. O principal foco de atenção dos militares será o Estádio do Maracanã, que sediará sete jogos do torneio, entre eles a final, no dia 13 de julho, mas equipes estão de prontidão para atuar em outros possíveis alvos de ataque, como estações de metrô.
Agência O Globo
Caminhões e blindados do Exército Brasileiro nas ruas do Rio
A informação foi divulgada hoje (31) pelo chefe da Divisão de Defesa Química, Biológica e Nuclear do Centro Tecnológico do Exército, tenente-coronel Paulo Cabral. “Antes do evento, é feita uma análise de risco em vários locais em que pode acontecer um evento desse tipo e eles são reconhecidos previamente”, disse o oficial.


Segundo ele, entre as funções do Exército estará a identificação do agente usado no atentado e o atendimento a vítimas desses ataques, para que elas possam ser descontaminadas. Para isso, os militares trabalham com tendas, que podem ser montadas nos locais do incidente.
"Elas [as pessoas com suspeita de contaminação] passam por uma descontaminação primária e é feita uma triagem nesse pessoal, para verificar se estão contaminadas ou não e o nível de contaminação. Aquelas que estiverem contaminadas devem passar pelo posto de descontaminação total. A gente usa algumas soluções [medicamentos líquidos] preparadas para que seja feita a descontaminação”, disse Cabral.
Na manhã de hoje, as Forças Armadas e os bombeiros fizeram uma simulação de um atentado com uma bomba radioativa dentro de um vagão de metrô. Funcionários do metrô levaram cerca de 20 minutos para atender a cerca de 15 pessoas que simulavam estar feridas. Depois, chegaram militares das Forças Armadas e bombeiros para dar prosseguimento ao socorro médico.
Primeiro, os “feridos” foram encaminhados a uma tenda de descontaminação primária do Grupamento de Operações com Produtos Perigosos do Corpo de Bombeiros e, depois, para a tenda de descontaminação total do Exército. A simulação foi feita na Estação Cidade Nova, no centro, que fica fechada nos finais de semana.

ultimosegundo.ig

Mundo está à beira de uma extinção em massa, diz estudo Um artigo sobre a pesquisa foi publicado na revista Science. O estudo analisou as taxas de extinção passadas e presentes

                     Ethan Miller/Getty Images
Fóssil de dinossauro
Fóssil de dinossauro: "Estamos à beira da sexta extinção", disse um dos líderes do estudo


São Paulo - Espécies de plantas e animais são extintas mil vezes mais rápido do que acontecia antes dos seres humanos existirem. E o problema não acaba por aí. Segundo cientistas, o mundo está à beira de sua sexta extinção em massa.

  Um artigo sobre a pesquisa foi publicado na revista Science. O estudo analisou as taxas de extinção passadas e presentes.
Então, descobriu que a taxa era mais baixa no passado do que o imaginado.
O ritmo de extinção era de uma espécie a cada 10 milhões por ano. Hoje, são de 100 a cada 1000 por ano.
"Estamos à beira da sexta extinção", disse o biólogo da Universidade de Duke Stuart Pimm, um dos líderes do estudo.
"Se nós vamos conseguir evitar o fenômeno ou não vai depender de nossas ações".
Segundo os pesquisadores, a combinação de vários fatores fazem as espécies desaparecerem muito mais rápido do que antes. A principal é a perda de habitat.
Isso significa que as espécies não encontram lugar onde viver por causa das alterações feitas pelos humanos no meio ambiente.
Há também outros fatores, como as mudanças climáticas, que interferem nos locais onde as espécies podem sobreviver.
O sagui é um bom exemplo. Seu habitat diminuiu por causa do desenvolvimento do Brasil. Agora, ele está na lista internacional das espécies vulneráveis.
O tubarão branco também costumava ser um dos predadores mais abundantes na Terra. Mas a espécie foi tão caçada que agora são raramente é encontrada.
Até agora, a grande maioria da vida do mundo acabou cinco vezes nas chamadas extinções em massa, muitas vezes associadas com ataques de meteoritos gigantes.
Cerca de 66 milhões de anos atrás, um dessas extinções matou os dinossauros e três em cada quatro espécies na Terra. Cerca de 252 milhões anos atrás, um evento apagou cerca de 90% das espécies do mundo.
Mas os cientistas envolvidos no estudo acreditam que há esperança. O uso de smartphones e aplicativos podem ajudar pessoas comuns e biólogos em busca de espécies em perigo.

Uma vez que os biólogos sabem onde espécies ameaçadas de extinção estão eles podem tentar salvar habitats e usar a reprodução em cativeiro e outras técnicas para salvá-las.

exame.abril

O historiador, ensaísta e poeta brasileiro Alberto da Costa e Silva, laureado hoje com o Prémio Camões, disse ter ficado "perplexo" e "sumamente feliz" com a decisão do júri.


Alberto da Costa e Silva "perplexo" e "feliz" com distinção

"Soube que a decisão foi unânime e, embora esteja ainda um tanto perplexo, a minha alegria é muito grande. Qualquer escritor que tivesse sido galardoado com o Camões ficaria honrado", afirmou Costa e Silva, em nota divulgada pela Academia Brasileira de Letras.
O anúncio do Prémio Camões foi feito hoje, em Lisboa, pelo júri, composto por Rita Marnoto, professora universitária, José Carlos Vasconcelos, jornalista, e os escritores Affonso Romano de Sant'Anna, António Carlos Secchin, José Eduardo Agualusa e Mia Couto, vencedor em 2013.
O júri justificou a escolha, por unanimidade, pela "elevada qualidade em todos os géneros" literários, aos quais Costa e Silva se dedicou, e salientou também a sua "escrita refinada", que construiu "pontes entre os povos".
Costa e Silva é diplomata, historiador, memorialista, atual orador do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro e ocupa atualmente a cadeira número 9 da Academia Brasileira de Letras. Escreveu mais de 26 livros.
Nascido em São Paulo, em 1931, é correspondente da Academia de Ciências de Lisboa e o décimo primeiro escritor brasileiro a ser distinguido com o Prémio Camões. Foi embaixador do Brasil em Lisboa, de 1989 a 1992, seguindo então para Bogotá, na Colômbia, depois de ter ocupado cargos de representação em diferentes capitais, como Caracas, Roma ou Washington.

dn.pt