PAGINA INICIAL

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Álcool é causa de 20% dos atendimentos a acidentados

  O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, apresenta os resultados de pesquisa que mostram o impacto do uso de álcool e sua relação com acidentes de trânsito e agressões (Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/ ABr)
Uma entre cada cinco vítimas de trânsito atendidas em prontos-socorros brasileiros ingeriu bebida alcoólica, aponta levantamento do Ministério da Saúde. O trabalho identificou o consumo de álcool também em boa parte dos pacientes com ferimentos provocados por outros acidentes e violência. Das vítimas de agressão, 49% haviam bebido. Nas lesões autoprovocadas (como acidentes causados pela própria pessoa, intencionalmente ou não), outros 36,5%.

A pesquisa foi feita a partir da análise de atendimentos de 47,4 mil pacientes em 71 serviços do Sistema Único de Saúde (SUS) do Distrito Federal e das capitais brasileiras. Todos com ferimentos provocados por violência ou acidentes. "O trabalho mostra que o álcool está associado não apenas ao agente da agressão ou ao causador do acidente, mas também às vítimas", disse o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa. Um exemplo claro está entre os envolvidos nos acidentes de trânsito: 21,4% dos pedestres, 22,3% dos condutores e 17,7% dos passageiros apresentavam sinais de consumo de bebida. 

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, afirmou que os dados podem ser usados para estabelecer políticas de prevenção e nortear ações de fiscalização, sobretudo no trânsito. "Os indicadores mostram que os Estados que apertaram o cerco, fizeram blitze para fiscalizar o cumprimento da lei seca, reduziram de forma expressiva o número de acidentes", afirmou. O ministro em exercício das Cidades, Alexandre Cordeiro Macedo, também defendeu maior fiscalização. "Além da conscientização da população e de legislação forte, é preciso fiscalização", completou. 

O estudo divulgado na terça-feira (19) mostrou também que o consumo de bebida alcoólica foi maior entre pacientes homens: 54,3% dos que sofreram violência e 24,9% dos que se envolveram em acidente de trânsito tinham ingerido álcool. Entre as mulheres, os porcentuais foram de 31,5% e 10,2%, respectivamente.

O ministro da Saúde e o ministro interino das Cidades criticaram o uso de aplicativos para identificar blitze no trânsito. "Se eu sou contra a associação de álcool e direção, sou contra aplicativos que ajudam a burlar a fiscalização", disse Padilha. De acordo com Macedo, a criação de mecanismos para contornar o uso destas ferramentas está em discussão, mas requer a aprovação de uma lei. 

Padilha acrescentou que aplicação da lei seca já começa a trazer resultado, pois houve uma redução no ritmo de aumento das internações provocadas por acidentes de trânsito, em relação à frota de veículos. Em 2012, foram 157 mil. Em 2011, 153 mil.

Lígia Formenti 
r7

MP investiga relação do presidente da Mangueira com tráfico Em outubro de 2011, Ivo foi indiciado pelo crime de associação para o tráfico de drogas no Morro da Mangueira, zona norte do Rio


O Ministério Público do Rio (MP-RJ) pediu na terça-feira (19) à Justiça a quebra do sigilo bancário do presidente da Estação Primeira de Mangueira, Ivo Rene Meirelles, no período entre abril de 2009 - um mês antes da posse dele no cargo - até dezembro de 2012. O MP também requereu as declarações de imposto de renda do músico, bem como a quebra do sigilo bancário da escola de samba. Em outubro de 2011, Ivo foi indiciado no inquérito 017/1045/2011, da 17ª Delegacia de Polícia (São Cristóvão), pelo crime de associação para o tráfico de drogas no Morro da Mangueira, zona norte.
O inquérito foi instaurado em março daquele ano, após a Ouvidoria do MP-RJ receber uma denúncia anônima de que Meirelles teria sido imposto na presidência da Mangueira pelos traficantes Alexander Mendes da Silva, o Polegar, que está preso, e Vinicius de Lima Pereira, o Chevette. Em troca, Meirelles pagaria R$ 150 mil mensais ao tráfico - o dinheiro seria desviado da escola de samba.
Após o indiciamento pela Polícia Civil, o inquérito foi remetido ao MP, que requereu novas investigações. Em novembro de 2012, o MP solicitou ao juízo da 39ª Vara Criminal a quebra do sigilo fiscal de Meirelles e da Mangueira. No início deste mês, o Banco Central informou ao MP-RJ que em nome de Meirelles há 6 contas correntes. Já a escola de samba possui 54 contas.
Ivo Meireles é presidente da escola de samba Estação Primeira de Mangueira (Foto: Divulgação)
Ivo Meireles é presidente da escola de samba Estação Primeira de Mangueira (Foto: Divulgação)
Caso a Justiça concorde com a quebra do sigilo bancário de Meirelles e da escola de samba, o MP-RJ vai procurar alguma transação financeira que comprove a suposta ligação do músico com os traficantes da Mangueira.
Em depoimento, Meirelles admitiu que conhece Polegar e seu tio Francisco Paulo Testas Monteiro, o Tuchinha, que já cumpriu pena pela acusação de ter chefiado o tráfico na Mangueira. O músico alegou que os conhece de infância, já que todos são nascidos e criados na favela.
Meirelles negou conhecer o traficante Lucio Mauro Carneiro dos Passos,o Biscoito, apesar de aparecer numa foto, anexada ao inquérito, bebendo cerveja com ele e Tuchinha. A foto foi publicada na terça-feira pelo jornal "Extra". Biscoito está preso.
"Ivo não nega que conhece Tuchinha desde a infância. Naquela ocasião, eles estavam numa churrascaria, que é um local público, celebrando a saída de Tuchinha da cadeia depois de 16 anos e a sua decisão de não retornar ao tráfico. E não vão achar nada na quebra de sigilo dele: apenas a movimentação do dinheiro que ele ganha como músico", afirmou o advogado de Meirelles, Sergio Riera.
Comércio fechado
Pelo segundo dia consecutivo, o comércio no Morro da Mangueira permaneceu fechado na terça-feira por ordem do tráfico. O luto foi imposto após o traficante Acir Ronaldo Monteiro da Silva, o 2K, ter sido assassinado, na noite de domingo, na zona oeste. Outros dois homens ligados à escola de samba foram executados na madrugada de segunda. A polícia ainda investiga se os crimes estão relacionados à eleição para a presidência da Mangueira.
O traficante 2K foi acusado por Ivo Meirelles de ter invadido a quadra da Mangueira durante a eleição para a presidência da agremiação, em março do ano passado. O pleito foi parar na Justiça, que marcou a data da votação para o 28 de abril. 

diariodolitoral

Manifestantes pedem saída de Renan em frente ao Congresso


Brasília -  Integrantes de movimentos anticorrupção, que organizaram e apoiaram uma petição na internet pela saída do senador Renan Calheiros (PMDB-AL) da Presidência do Senado, estenderam nesta quarta-feira uma bandeira do Brasil, de 150 metros quadrados, no gramado em frente ao Congresso Nacional. No centro do bandeirão, havia uma foto do presidente do Senado e a frase: “Ordem no Congresso”.
Manifestação pede a saída de Renan Calheiros do Senado | Foto: Divulgação
Manifestação pede a saída de Renan Calheiros do Senado | Foto: Divulgação
Desde a eleição de Renan, no último dia 2, o movimento já recolheu pela internet, com a ajuda de redes sociais, quase 1,6 milhão de assinaturas a favor da saída do senador alagoano do cargo de presidente. O objetivo do abaixo-assinado era reunir número de assinaturas equivalente a 1% do eleitorado brasileiro - correspondente a 1,4 milhão de eleitores, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) – e apresentar um projeto de lei de iniciativa popular com este objetivo.
Apesar do número de assinaturas, conforme a Secretaria da Mesa Diretora do Senado, um processo deste tipo deve começar com uma denúncia no Conselho de Ética da Casa, e não como um projeto de lei.
"Sabemos que essas assinaturas não têm efeito prático, mas simbolicamente são muito importantes. Isso mostra que somos uma sociedade informada, conectada em rede, acompanhando os atos dos Três Poderes da República”, ressaltou Antônio Carlos Costa, do movimento Rio de Paz.
Junto com as assinaturas, os manifestantes também vão protocolar nesta quarta-feira no Supremo Tribunal Federal (STF) uma carta na qual pedem ao presidente da Corte, ministro Joaquim Babosa, que acelere a análise da denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR) contra Renan, no dia 25 de janeiro. Na denúncia, o senador é acusado de peculato, falsidade ideológica e falsificação de documento por ter desviado verba de gabinete para pagar pensão a um filho.
"Desejamos assinalar que a nossa solicitação a essa Corte reflete a apreensão e a repulsa da população com a constatação de que a demora no julgamento configura efetiva absolvição do acusado, que continuará exercendo um dos mais importantes cargos da República”, diz um trecho da carta.
O presidente do Senado não comentou a manifestação desta quarta-feira. Na última sexta-feira, ele divulgou nota dizendo que “a mobilização na internet é lícita e saudável, principalmente, entre os jovens”. No documento, o senador disse ainda que “o número de assinaturas não é tão importante quanto à mensagem, o que importa é saber que a sociedade quer um Congresso mais ágil e preocupado com os problemas dos cidadãos. E assim o será”. Renan também destacou que o Congresso Nacional vai trabalhar para garantir o maior desenvolvimento do Brasil.
As informações são da Agência Brasil 
odia.ig

Cientistas concluem que soltar gases durante viagem de avião faz bem Benefícios à saúde compensam impactos sociais negativos, dizem médicos. Assentos comuns absorvem 50% dos odores, mas couro da 1ª classe não.


Um grupo de médicos europeus encontrou a resposta para um dilema que incomoda os passageiros aéreos: tudo bem soltar gases durante o voo? A recomendação dos especialistas é um enfático "sim", para alívio das pessoas, embora para os tripulantes isso possa representar uma problema capaz de colocar em risco a segurança a bordo.
Quando o gastroenterologista dinamarquês Jacob Rosenberg se viu cercado pelo malcheiroso problema em uma viagem de Copenhague a Tóquio, ele convocou algumas das mentes mais brilhantes da área – outros quatro especialistas da Dinamarca e do Reino Unido – para tentar entender a questão.
Bancos da classe econômica conseguem absorver até 50% dos gases, diz estudo (Foto: Peter Dazeley/Getty Images)Bancos da classe econômica conseguem absorver até metade dos gases (Foto: Peter Dazeley/Getty Images)
O estudo feito a partir disso concluiu que, ao contrário do que se pensa, o que faz a flatulência aumentar durante as viagens de avião não é o ar quente, mas as mudanças de pressão no sistema digestivo, que produz mais gases.
O resultado foi uma profunda revisão da literatura científica sobre flatulência, olhando para questões sobre por que os gases das mulheres têm cheio pior que os dos homens, o que causa o odor (enxofre) e qual a média diária de gases eliminada por uma pessoa (dez).
A conclusão principal, segundo o estudo publicado na Nova Zelândia, é que os passageiros deveriam ignorar o constrangimento e "liberar geral".
"Segurar gases significa um incoveniente para o indivíduo, como desconforto e até dor, inchaço, indigestão e queimação, só para listar alguns sintomas abdominais", aponta a pesquisa.
"Além disso, problemas causados pela concentração para manter o controle pode resultar em um estresse subsequente."
Os autores disseram que, enquanto os passageiros podem receber um tratamento ruim por parte dos outros viajantes como resultado de sua decisão pessoal de se "aliviar", os benefícios para a saúde compensam os impactos negativos.
Por outro lado, os pesquisadores disseram que a tripulação enfrenta uma situação de "perda total".
"Se o piloto segura os gases, todas as consequências previamente mencionadas, incluindo problemas de concentração, podem afetar suas habilidades para conduzir o avião", disseram os pesquisadores. "Contudo, se ele soltar os gases, seu copiloto será afetado pelo odor, o que também reduz a segurança no voo."
Os cientistas relataram inúmeras soluções para o problema de flatulência durante os voos, incluindo o uso de testes respiratórios de metano para identificar os passageiros que soltam gases, mas rejeitaram a alternativa por ser pouco prática.
Eles notaram, contudo, que o tecido que cobre os assentos da classe econômica absorve cerca de 50% dos odores porque são permeáveis aos gases, ao contrário dos assentos de couro da primeira classe.
Os cientistas sugeriram que as companhias aéreas melhorem essas propriedades de absorção dos odores nos assentos e ofereçam cobertores e calças para que os passageiros possam minimizar os efeitos da flatulência nas alturas.
"Propomos humildemente que carvão ativado, um fitoterápico, seja colocado nos assentos, já que é um material capaz de neutralizar o odor", disseram. "Além disso, o carvão ativado pode ser usado em calças e cobertores para potencializar esse efeito."
A companhia aérea neozelandesa Air New Zealand preferiu não opinar ao ser questionada se adotaria essas medidas em seus voos. Nas redes sociais, contudo, o tema provocou muita discussão.
Um comentarista de um site de notícias do país disse que o estudo era um forte candidato aos Prêmio IgNobel, premiação que reconhece as pesquisas científicas mais estranhas e absurdas do mundo. 
globo.com

Anatel multa Oi pela 3ª vez em uma semana


Anatel multa Oi pela 3ª vez em uma semana

A Agência  Nacional de Telecomunicações (Anatel) multou novamente a operadora Oi, nesta quarta-feira, por meio das empresas TNL PCS S/A e 14 Brasil Telecom Celular S/A. Ao todo, a multa soma R$ 573,7 mil - A TNL PCS foi punida em R$ 338.889,72 e a Brasil Telecom, em R$ 234.847,84.

As duas empresas foram multadas por violarem determinações da Lei Geral de Telecomunicações e do Regulamento Geral de Portabilidade, entre outras legislações. As companhias não respeitaram, por exemplo, a liberdade de escolha do usuário por sua prestadora de serviço e nem procedimentos exigidos na lei para o cumprimento da portabilidade numérica solicitada pelos clientes.  

Outro lado  


A Oi está "analisando" a medida anunciada hoje pela Anatel. A companhia acrescentou que deverá recorrer judicialmente da decisão, segundo nota à imprensa.  

A operadora informou ainda que considera necessário, no caso de multas regulatórias, "observar a razoabilidade e a proporcionalidade das multas." As multas foram aplicadas à TNL PCS, em R$ 338.889,72, e à Brasil Telecom, em R$ 234.847,84.  

Histórico  


Esta é a terceira multa aplicada pela Anatel à operadora Oi nos últimos cinco dias. Na terça-feira (19), a Telemar Norte Leste S/A, integrante do Grupo Oi, foi punida em R$ 4,6 milhões por descumprir metas de qualidade na prestação dos serviços de telefonia fixa. No último dia 15, a operadora foi multada em R$ 34,2 milhões, por desrespeitar metas de qualidade na telefonia celular ao longo de 2009.  


Estadão/ pb agora

Professores e servidores da UEPB paralisam atividades As categoria decidiram parar em assembléias realizadas hoje (20) e querem um reajuste salarial de 17 por cento



Assessoria
Professores fizeram assembleia
 Os professores e servidores da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) decidiram paralisar as atividades. Eles estão reivindicando reajuste salarial de 17 por cento. 

No caso dos servidores, a paralisação é por tempo indeterminado e foi decidida em assembléia da categoria realizada na manhã de hoje (20). Já os professores param por três dias  (quinta-feira, 21; sexta, 22; e na segunda, 25) e só retornam na terça-feira (26), quando realizam nova assembléia para decidir se continuam parados desta vez por tempo indeterminado ou se retornam às aulas. 
O presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Ensino Superior da PB - secção UEPB, Severino Ramos, disse que os servidores da instituição não tiveram a data base, que é em janeiro, respeitada. Ele reclamou que nem mesmo a reposição do índice da inflação, que  foi de 5,83 foi repassado aos contracheques.
"Nós não tivemos nehnum tipo de reajuste, nem mesmo reposição inflacionária e a Reitoria alega que o governo não fez o repasse por isso não tem como dar qualquer aumento.
Severino disse, ainda, que em audiência realizada na Reitoria, a categoria teria diminuído de 17,5% para 10% o índice de reajuste reivindicado, mas mesmo assim não houve acordo.
O presidente do Sintespb - UEPB acredita que a greve deve atingir 90% da categoria. Ele informou, ainda, que a instituição possui cerca de 750 técnicos e acrescentou que os serviços essenciais devem permanecer funcionando.
Os professores da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) decidiram parar também nesta terça-feira (19), em assembleia geral paralisar as atividades durante três dias - de quinta-feira (21) até segunda-feira (25) – em defesa do reajuste salarial de 17,7%.

Segundo o sindicato da categoria, o reitor  Antônio Guedes Junior informou que só haverá aumento se houver repasse de mais recursos pelo governo do Estado.
Na próxima terça-feira (26), a categoria decidirá se aprovará indicativo de greve. Os professores querem além do reajuste, a regulamentação imediata do aumento salarial concedido aos ativos, de acordo com resolução do Conselho Universitário ( Consuni), para assegurar paridade aos aposentados. Segundo a Aduepb, o encaminhamento deve ser feito pela UEPB ao Governo do Estado e Assembleia Legislativa.
Eles também vão a provar a Criação da Comissão em Defesa da UEPB e emitir uma nota contra a precarização do trabalho e o aumento de encargos aos professores. 
portal correio