PAGINA INICIAL

terça-feira, 9 de abril de 2013

Bactérias «culpadas» por associação entre carne vermelha e doenças cardíacas

A associação entre o consumo de carne vermelha e doenças cardíacas pode não estar relacionado apenas com a gordura mas também com as bactérias do corpo humano que se alimentam de uma substância química da carne.

Um estudo publicado no Nature Medicine apontou que bactérias que habitam o trato digestivo humano metabolizam um composto da carne chamado carnitina, transformando-o em óxido de trimetilamina, conhecido como OTMA. Esse metabólito já havia sido relacionado com o desenvolvimento de aterosclerose (doença que causa o entupimento de artérias) em humanos.
A carnitina é um composto natural da carne vermelha mas também um suplemento alimentar disponível em forma de comprimidos e um ingrediente comum de bebidas energéticas. A carnitina é encontrada ainda noutros alimentos, como peixe, frango e até em lacticínios, mas em quantidades menores.
Os cientistas viram que a carnitina sozinha não era perigosa. O problema aparece quando esta é metabolizada pelas bactérias do intestino e transforma-se em óxido de trimetilamina no sangue. O estudo descobriu também que uma dieta rica em carnitina leva ao crescimento das bactérias que metabolizam esse composto químico e a uma produção ainda maior do óxido de trimetilamina (e, portanto, a uma probabilidade maior de ter entupimento de artérias).
O estudo foi liderado por Stanley Hazen, da Clínica Cleveland, e Robert Koeth, estudante da escola de medicina da mesma instituição.
Para chegar a essas conclusões, os cientistas testaram os níveis de carnitina e óxido de trimetilamina em omnívoros, vegetarianos e vegans e examinaram os dados clínicos de 2.595 pacientes que haviam feito exames cardíacos selectivos.
Também examinaram os efeitos cardíacos de dietas ricas em carnitina em ratos normais, que foram comparados com ratos que tinham níveis suprimidos da flora intestinal, e descobriram que o óxido de trimetilamina altera o metabolismo do colesterol, o que explica a sua relação com a aterosclerose.
Os pesquisadores descobriram também que níveis aumentados de carnitina em pacientes elevam o risco de doenças cardiovasculares, mas apenas em pessoas que também tinham níveis mais altos de óxido de trimetilamina. Além disso, viram que os níveis do óxido eram significativamente menores nos vegetarianos e vegans. E, mesmo depois de consumirem uma quantidade grande de carnitina, pessoas com essas dietas não produzem grandes quantidades do óxido.
«As bactérias que habitam a nossa flora intestinal são ditadas por nosso padrão de dieta a longo prazo», disse Hazen. «Uma dieta com muita carnitina altera a composição da flora, o que torna os consumidores de carne mais susceptíveis a formar o óxido de trimetilamina e ter os seus efeitos ligados ao entupimento de vasos. Ao mesmo tempo, vegetarianos e vegans têm uma capacidade reduzida de sintetizar o óxido da carnitina, o que pode explicar os efeitos benéficos dessas duas dietas.»
Pesquisas anteriores haviam mostrado que uma dieta com consumo frequente de carne vermelha é associada a um risco maior de doença cardiovascular, mas que o colesterol e a gordura saturada presentes na carne não pareciam de ser suficientes para explicar esse risco aumentado.
Essa discrepância havia sido atribuída a diferenças genéticas, a uma dieta rica em sal (normalmente associada ao maior consumo de carne) e até ao processo de confecção da carne, entre outras explicações. Hazen, porém, afirma que a sua pesquisa sugere uma nova conexão entre a ingestão de carne vermelha e as doenças cardíacas.
«Esse processo é diferente para cada um, dependendo do metabolismo da flora intestinal de cada indivíduo», diz. «O metabolismo de carnitina sugere uma nova forma de explicar por que uma dieta rica em carne vermelha leva à aterosclerose.»
Hazen afirma, porém, que o estudo não quer dizer que a carne vermelha seja totalmente maléfica. Segundo ele, o alimento contém proteína e vitamina B, ambos essenciais para a saúde. 
diariodigital.sapo

FA espera que os clubes aprovem tecnologia de linha de golo DECISÃO SERÁ TOMADA QUINTA-FEIRA


 
A Federação Inglesa de Futebol (FA) espera que os clubes aprovem a utilização da tecnologia de linha de golo para a temporada 2013/14, anunciou esta terça-feira o secretário-geral da instituição, Alex Horne.

Os clubes ingleses estarão reunidos na próxima quinta-feira para ratificar a decisão da Premier League, que já se manifestou apoiante da tecnologia de linha de golo.

"Sempre entendi que é a tecnologia ideal para ser permitida no jogo. A tecnologia diz 'sim, a bola cruzou a linha' e permite ao árbitro avaliar a situação, portanto faz sentido para mim", sublinhou Alex Horne.

A empresa britânica que desenvolve o sistema Hawk-Eye e a alemã responsável pelo GoalRef [na foto], ambos licenciados pela FIFA, são as que estão mais bem posicionadas para fornecer o principal escalão do futebol inglês.

A FIFA já anunciou a utilização da tecnologia da linha de golo na Taça das Confederações de 2013, tendo escolhido o sistema fornecido pela GoalControl. 

record.xl.pt

Safra de milho deve ser recorde com 74,9 milhões de t A área plantada aumentou 1,6% em relação ao estimado em fevereiro, enquanto a área colhida foi 0,4% maior


Marcos Santos/USP Imagens
Plantação de milho - agricultura
Plantação de milho: A primeira safra do produto será de 35,5 milhões de toneladas, enquanto os outros 39,4 milhões de toneladas são de segunda safra
Rio de Janeiro - A safra brasileira de milho deve ser ainda maior em 2013 do que a verificada no ano passado. O Levantamento Sistemático da Produção Agrícola de março prevê uma produção 0,6% acima do que a estimada em fevereiro, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
A safra de milho grão deve totalizar 74,9 milhões de toneladas no ano, volume recorde. A área plantada aumentou 1,6% em relação ao estimado em fevereiro, enquanto a área colhida foi 0,4% maior. O rendimento médio também cresceu (0,2%) em relação ao mês anterior.
A primeira safra do produto será de 35,5 milhões de toneladas, enquanto os outros 39,4 milhões de toneladas são de milho segunda safra. "Esse ano está persistindo o que ocorreu no ano passado, a segunda safra maior do que a primeira.
O produtor planta mais soja na primeira safra, e o milho de segunda safra. E parece que está indo bem, porque está chovendo bem. Então tudo indica que 2013 vai ser recorde de milho", disse Mauro Andreazzi, gerente da Coordenação de Agropecuária do IBGE.
Na primeira safra de milho, houve redução de 1,7% na estimativa de produção na passagem de fevereiro para março, devido aos prejuízos na lavoura causados pela estiagem nos estados do Nordeste.
Já a segunda safra teve a previsão de produção elevada em 2,8% em relação a fevereiro, graças ao avanço de 4,3% na área, apesar da queda de 1,4% no rendimento. 
exame.abril

Ministério Público faz operação contra a corrupção em 12 Estados Verbas públicas sob investigação, somadas, ultrapassam R$ 1,14 bilhão

O Grupo Nacional de Combate às Organizações Criminosas (Gncoc) do Ministério Público, em parceria com diversos outros órgãos, deflagrou na manhã desta terça-feira a Operação Nacional contra a Corrupção. O objetivo é desmantelar esquemas de corrupção que atuavam em 12 Estados do País: Bahia, Ceará, Espírito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pernambuco, Paraná, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, Rondônia e São Paulo.
A operação mobiliza um efetivo de 158 promotores de Justiça e 1,3 mil policiais federais, rodoviários, civis, militares, servidores de Tribunais de Contas, Controladoria-Geral da União, Receitas Federal e Estaduais, e visa cumprir 92 mandados de prisão, 337 mandados de busca e apreensão, 65 mandados de bloqueio de bens, e 20 mandados de afastamento das funções públicas, expedidos pelo Poder Judiciário.
As verbas públicas sob investigação, somadas, ultrapassam R$ 1,14 bilhão, envolvendo desvios em órgãos municipais e estaduais, pagamento de propinas, superfaturamento de produtos e serviços, utilização de empresas fantasmas, lavagem de dinheiro, sonegação fiscal, enriquecimento ilícito de agentes públicos e outros suspeitos, inclusive empresários.
As investigações que resultaram na operação são conduzidas pelos Ministérios Públicos dos Estados do Espírito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Paraná, Rio Grande do Norte, Rondônia e São Paulo, em parceria com a Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícias Civis e Militares, Controladoria-Geral da União, Tribunal de Contas de Rondônia, Receita Federal, Receitas Estaduais.
Rio de Janeiro
No Rio, pelo menos três pessoas foram presas. Ao todo, foram emitidos seis mandados de prisão para integrantes do tráfico de drogas do morro da Mangueira, suspeitos de atuar na região e de oferecer propina a um policial lotado na Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) instalada na comunidade. A investigação contou com infiltração de agentes e monitoramento das ligações telefônicas, medidas autorizadas pela Justiça.
Segundo o MP, foram denunciados por oferecerem propina e por associação para o tráfico o gerente das bocas de fumo na Mangueira, Jean Carlos Ramos Tomaz (o Beni), os irmãos Wagner Palomo Ferreira (o Waguinho)e Marcelo Palomo Ferreira, administradores de um bar que atuavam para facilitar o comércio de drogas na região; e Claudio de Oliveira Dias, o Belo. 
O MP também denunciou por associação para o tráfico Alexandro Costa Borges (Sandro Negão), considerado homem de confiança do gerente da boca; e o motoboy Jony Ramos, responsável pelo transporte de drogas na Mangueira. 
A tentativa de corrupção ocorreu no dia 13 de agosto de 2012 quando Wagner ofereceu propina a um policial militar que atua na UPP da Mangueira, dentro de seu bar. O objetivo era evitar o patrulhamento do local e a repressão ao tráfico de drogas na comunidade. A oferta foi comunicada ao comando da UPP, tendo início a operação para identificar os demais criminosos. Os presos serão encaminhados para a 17ª DP (São Cristóvão). 
São Paulo
Em São Paulo, o Ministério Público Estadual e Federal e a Polícia Federal fazem uma operação conjunta para desarticular uma organização criminosa que desvia recursos públicos federais e estaduais por meio de fraudes em licitações. Ao todo, serão cumpridos 13 mandados de prisão e 160 mandados de busca e apreensão, expedidos pela Justiça Federal em Jales e pela Justiça Estadual em Fernandópolis. Os contratos suspeitos foram firmados com cerca de 80 prefeituras e superam R$ 1 bilhão. 
Mato Grosso do Sul
Sete mandados de prisão e seis mandados de busca e apreensão domiciliar expedidos pela 2ª Vara Criminal da Comarca de Fátima do Sul são cumpridos em Mato Grosso do Sul. Seis prisões já foram cumpridas pela equipe do Gaeco/MS e PRF em Cuiabá e Jateí e três em Anastácio e Nioaque. Foram apreendidos documentos comprometedores em Cuiabá e em Anastácio houve também porte ilegal de arma com um dos presos. Os mandados acontecem nas cidades de Anastácio, Aquidauana, Nioaque, Sidrolândia e Jateí, todas em Mato Grosso do Sul, e em Cuiabá, Capital de Mato Grosso.
A operação policial é desfecho de investigação iniciada em outubro de 2012 para apurar as atividades de quadrilha responsável pela emissão fraudulenta de carteiras nacionais de habilitação, bem como de certificados de cursos de transporte de cargas perigosas, transporte de passageiros e coletivos. 
jb.com

Metade do país apura fraude na merenda escolar


Licitações fraudadas, comida estragada servida a alunos, escola fechada porque não tem merenda. Pelo menos 13 estados no país investigam atualmente denúncias de desvio de recursos para aquisição de merenda escolar, de mau armazenamento de comida e de fornecimento insuficiente de alimentos para escolas — em alguns casos, onde há denúncia de verba fraudada é também onde falta merenda.

As irregularidades estão sendo apuradas pelos Ministérios Públicos estaduais e Federal, e por fiscalizações da Controladoria Geral da União, em estados como Paraná, Rio Grande do Norte, Maranhão, São Paulo, Rio, Roraima, Minas, Bahia e Pernambuco; na última semana veio à tona um caso no Espírito Santo, com desperdício de merenda.
OPIPOCO

Universidade cria carro de corrida que pode ser montado em casa

Desenvolvido pela Universidade de Birmingham e pela Westfield (uma preparadora de carros de competição), o iRacer pode ser o primeiro veículo de corrida elétrico a que pessoas comuns tenham acesso. O projeto permite que um kit seja adquirido pelo consumidor para montá-lo em casa. O preço estimado é de R$ 40 mil.
Monoposto pode ser construído com motores elétricos ou a combustão (Foto: Reprodução)Monoposto pode ser construído com motores elétricos ou a combustão (Foto: Divulgação/Birminghan City University)
O carro de apenas um lugar foi projetado para ser construído com um conjunto de motor e câmbio que permitem aceleração de 0 a 100 km/h em apenas cinco segundos. O motor, cuja potência é de 132 cavalos, oferece torque de 76 mkgf, o que explica a aceleração vigorosa, a despeito da potência relativamente baixa. Na configuração original, o iRacer alcança 185 km/h, limitados eletronicamente (correndo solto, chega a 225 km/h).
Um grande problema de automóveis pensados em torno de sistemas de propulsão elétricos é o peso. As baterias costumam ser bem pesadas, o que compromete o desempenho de veículos de corrida. O carro tem 780 Kg, carga relativamente alta para um motor de 132 cavalos e baterias que permitem apenas 25 minutos de diversão.
Ciente destes problemas, a Westfield pretende vender o iRacer sem motor e câmbio, para que os consumidores os adaptem às suas necessidades. No contexto inglês, onde o automobilismo é um esporte mais popular e acessível, a ideia de ter seu próprio monoposto para acelerar nos diversos autódromos da região é bastante interessante. Além disso, a Westfield tem em vista vender o modelo para interessados em promover uma categoria que use apenas carros elétricos. 
globo.com

Paraibanos são presos em PE acusados de assalto e tentativa de homicídio Durante a prisão, os paraibanos disseram que estavam na cidade para matar um homem a mando de um presidiário de João Pessoa


Divulgação
12
Paraibanos presos em Pernambuco
A Polícia Civil do Estado de Pernambuco prendeu dois paraibanos e um pernambucano acusados de assaltar uma residência e tentativa de homicídio, no Sertão do Pajeú. Segundo informações da delegada Rosário Leite, os paraibanos estavam na cidade de Tabira-PE a mando de um detento de um presídio de João Pessoa para cumprirem um mandado de assassinato. Eles também pretendiam assaltar os Correios da cidade de Solidão-PE. 
Foram presos Diocleciano Conceição Alves - vulgo Cocão (na foto, de camisa vermelha), que já cumpriu pena no presidio do Roger em João Pessoa, por trafico de drogas; José Luiz dos Santos Neto (de camisa cinza, vermelha e branca), cumpriu pena no Presidio do Roger, Silvio Porto  e estava foragido do Presidio Hitler Cantalice, todos em João Pessoa, por assaltos; e José Roberto  Cordeiro Sobral (camisa lilás), responde processo por posse ilegal de arma de fogo e ameaça na comarca de Tabira - PE

 A delegada revelou que as investigações se iniciaram após o trio realizar o assalto na casa de idosos no sítio Pau Leite, na cidade de São José do Egito, de onde levou cerca de R$ 300. “Eles arrombaram a porta do fundo e conseguiram roubar o casal de idosos”.
Rosário Leite adiantou que a polícia vinha investigando a ação do trio na região, quando uma viatura estava passando pela cidade de Tabira-PE e um popular disse que homens armados estavam transitando em um motocicleta. “Quando eles viram a viatura tentaram se livrar das armas, mas os policiais conseguiram localizar as armas”.
Durante a prisão, os paraibanos disseram que estavam na cidade para matar um homem a mando de um presidiário de João Pessoa.
“Os pessoenses confessaram os crimes e disseram que estavam na cidade para matar um homem a mando de um presidiário da Capital paraibana. A dupla da Paraíba estava na casa da mãe desse detento de João Pessoa, que ainda não foi identificado. José Roberto estava dando apoio logístico a dupla”, disse a delegada.
Os presos formam encaminhados para a Cadeia Pública da Cidade de Tabira –PE. 
portal correio