Fogo ocorreu na cidade de Santa Maria, na boate Kiss, onde estavam mais de mil pessoas na noite de ontem; polícia confirma que 245 pessoas morreram, mas número de vítimas pode ser ainda maior; área central do município está isolada e familiares tentam identificar vítimas no ginásio local; tragédia é a maior da história do Rio Grande do Sul; hospitais pedem voluntários; Dilma a caminho da cidade
Do Correio do Povo - O número de mortos após o incêndio na boate Kiss, em Santa Maria, no Centro do Estado, chegou a 245, informou no final da manhã deste domingo a Brigada Militar (BM). O número foi divulgado pelo major do Batalhão de Operações Especiais (BOE), Cleberson Braida Bastianello.
O vice-prefeito José Haidar Farret, lamentou a tragédia. “Essa cidade universitária jamais passou por isso. Ainda ontem assistíamos a escolha da rainha do carnaval e hoje, no mesmo Centro Desportivo, estamos recolhendo os corpos”, lamentou. A prefeitura decretou luto oficial por 30 dias.
Segundo informações preliminares, cerca de mil pessoas estariam na casa noturna, que fica na Rua dos Andradas, quando ocorreu o incêndio. Os corpos foram levados a um ginásio da cidade para identificação. Os nomes, no entanto, só serão confirmados pelo Instituto Geral de Perícias (IGP) após autorização de familiares. "É normal que a pessoa deixe os documentos com outra pessoa às vezes, e não podemos liberar um corpo sem que haja contato visual, além da perícia", disse o major. Muitos morreram em hospitais da região, mesmo após serem resgatadas.
O governador Tarso Genro deve chegar em Santa Maria no final da manhã. "Domingo triste! Estamos tomando as medidas cabíveis e possíveis. Estarei em Santa Maria no final da manhã", escreveu no twitter. "É uma tragédia gravíssima que enluta o Rio Grande, enluta o Brasil, enluta a cidade", disse Tarso, que cursou Direito na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), onde também deu início a carreira política. A presidente Dilma Rousseff também irá ao município nesta tarde.
Uma das suspeitas é de que as chamas tenham começado por volta das 3h com um sinalizador disparado no palco. Segundo o Corpo de Bombeiros, o instrumento encostou em uma forração de isopor. Ainda conforme a corporação, os extintores de incêndio não estavam funcionando e havia apenas uma saída para os frequentadores - a porta principal - e houve tumulto na tentativa de fuga.
Leia, abaixo, o relato do jornalista Políbio Braga:
Maior tragédia já ocorrida no RS mata 200 jovens no incêndio da boate Kiss em Santa Maria
Sem ter conhecimento, ainda, das reais proporções da tragédia, o empreendedor Adivo Paim Filho postou esta mensagem no Facebook do editor, nesta madrugada: "A tragédia que atingiu Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil, nesta madrugada, com o incêndio que teria matado pelo menos 50 jovens numa boate, talvez a maior tragédia do Rio Grande do Sul desde o século passado". A tragédia foi muito maior, porque morreram200 jovens e 200 resultaram feridos. No início da manhã, falava-se em 90, depois 120 e agora o número é 200. O editor vai atualizando aqui mesmo as informações. Ainda durante a madrugada, o vereador Admar Pozzobom foi para o Facebook e avisou: "Amigos da Area de Saúde os Hospitais de Santa Maria estão pedindo Voluntarios para ajudar no atendimento as Vitimas do tragico incêndio na boate Kiss hoje 27-01-2013". Ele também pediu que as pessoas parassem de postar fotos das vítimas.
O incêndio na boate Kiss já foi controlado pelo Corpo de Bombeiros, em Santa Maria. Porém, no local ainda ocorre a retirada de corpos de dentro da boate. De acordo com o delegado Sandro Meinerz, da Polícia Civil, as informações preliminares dão conta de que haveria, pelo menos, 90 mortos.
Um incêndio teria começado por volta das 2h deste domingo Segundo informações preliminares, o fogo teria começado na espuma de isolamento acústico, no teto. As chamas se espalharam rapidamente e todo o ambiente encoberto por uma fumaça preta. O integrante de uma das bandas que se apresentou nesta noite, teria acendido um fogo de artifício - uma espécie de sinalizador - que teria iniciado o incêndio.O local possuiria apenas uma porta de saída e houve tumulto na tentativa de fuga. Bombeiros e populares abriram um buraco na parede externa para possibilitar que mais pessoas consigam sair.
Equipes do corpo de bombeiros, Base Aérea de Santa Maria, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Rodoviária Estadual, Brigada Militar, Batalhão de Operações Especiais e Samu contam, também, com o auxílio do serviço de ambulâncias de urgência e emergência de diversos hospitais e clínicas da cidade.
A Rua dos Andradas, entre a André Marques e Avenida Rio Branco, está interditados. Há muito tumulto no local.
Bombeiros ainda trabalham no local. A Polícia Civil já está no local, mas somente poderá inicar os trabalhos quando o fogo for completamente controlado. Há riscos do prédio da boate desabar. Peritos do IGP, de Porto Alegre, farão perícia sobre as causa do incêndio.
Governo estadual
Governo estadual
A assessoria de imprensa do governador Tarso Genro confirmou que o chefe do Executivo estadual deve vir a Santa Maria, na manhã deste domingo. Está prevista a saída de Tarso às 11h, de Porto Alegre. Ainda pela manhã, o governador irá ao velório da mãe do prefeito de Porto Alegre, José Fortunatti. Depois ele parte para Santa Maria, quando deve chegar a cidade até o meio-dia.
OPIPOCO