PAGINA INICIAL

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Prefeito é eleito por diferença de um voto em cidade do Agreste da Paraíba


Prefeito é eleito por diferença de um voto em cidade do Agreste da Paraíba

SEGUNDA-FEIRA, 8 DE OUTUBRO DE 2012
Cícero Francisco da Silva foi eleito por diferença de um voto
Cícero Francisco da Silva (PSB) conquistou 2.736 votos, enquanto o adversário Severino de Lima Bezerra (PMDB) obteve 2.735, o que em percentuais significa 50,01% contra 49,99%

Cícero Francisco da Silva foi eleito por diferença de um voto
A cidade de Caíçara, no Agreste da Paraíba apresentou a disputa mais concorrida de todo o Estado. Cícero Francisco da Silva (PSB) foi eleito pela diferença mínima de um voto.
O socialista conquistou 2.736 votos, enquanto o adversário Severino de Lima Bezerra (PMDB), conhecido como Bola, obteve 2.735, o que em percentuais significa 50,01% contra 49,99%.
Neste domingo (7), compareceram às urnas 5.702 eleitores. Do total, somaram 5.471 (95,95%) votos válidos, 53 votos em branco (0,93%), e 178 nulos (3,12%).
A cidade fica localizada a 143 quilômetros da capital João Pessoa e tem 6.297 eleitores aptos a votar. A abstenção foi de 595 eleitores (9,45%).
O PIPOCO

Número de mulheres eleitas prefeitas no 1º turno aumenta 31,5% no país Candidatas alcançaram posto em 663 cidades, mas apenas uma capital. Sexo feminino representa 12,03% do total de prefeitos eleitos no país.


Com a quase totalidade de urnas apuradas, o número de mulheres eleitas para as prefeituras  no 1º turno aumentou 31,5% nestas eleições em relação ao 1º turno de 2008, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Apenas uma candidata se elegeu prefeita de capital, Teresa Surita (PMDB), em Boa Vista. O percentual de candidatas do sexo feminino também aumentou, crescendo 21,3% neste ano, em relação a 2008.
(Veja a apuração completa para prefeito e vereador)
Em 2012, as mulheres conquistaram 663 prefeituras, representando 12,03% do total de prefeitos eleitos. Em 2008, terminado a primeira etapa da eleição, haviam sido eleitas 504 prefeitas, ou, 9,12% do total.
Veja a evolução das mulheres eleitas às prefeituras no 1º turno, segundo o TSE
Eleição
Total de candidatos
Mulheres
Eleitas
2012
15.128
2.026
663
2008
15.142
1.670
504
Fonte: Tribunal Superior Eleitoral (TSE)
É a primeira eleição municipal com a vigência da lei 12.034/2009, que estabelece que "cada partido ou coligação preencherá o mínimo de 30% (trinta por cento) e o máximo de 70% (setenta por cento) para candidaturas de cada sexo".
Nas cidades com resultados já definidos, o estado com maior número de prefeituras que devem ser comandadas por mulheres é Minas Gerais, com 71 eleitas, como é o caso de Elisa Costa (PT) em Governador Valadares, seguido por São Paulo, com 67, Bahia (64), Paraíba (49) e Maranhão (41).
O Acre foi o único estado que não elegeu representantes do sexo feminino para o cargo de prefeito.
A prefeita eleita de Boa Vista, Teresa Surita (PMDB) (Foto: Divulgação)A prefeita eleita de Boa Vista, Teresa Surita (PMDB)
(Foto: Divulgação)
Nas capitais, apenas uma mulher foi eleita: Teresa Surita (PMDB) conquistou a prefeitura de Boa Vista, com 39,26% (57.066 dos votos válidos). Boa Vista não tem 200 mil eleitores e, portanto, as eleições não vão ao segundo turno.
No segundo turno, também apenas uma mulher tem chances de assumir uma prefeitura de capital: em Manaus, a candidata Vanessa Graziotin (PC do B) concorre com Artur Neto (PSDB).
Em 2008, nas capitais, duas prefeitas haviam sido eleitas no primeiro turno: Micarla Sousa (PV), em Natal, e Luizziane Lins (PT), em Fortaleza. Naquele ano, o segundo turno não teve eleitas do sexo feminino nas capitais.
Candidaturas
De um total de 15.128 candidatos registrados concorrendo ao cargo de prefeito em 2012, 2.026  (13,39%) eram do sexo feminino e 13.102 (86,61%), do sexo masculino.
Já em 2008, o número de candidaturas foi de 15.142. As mulheres foram 1.670 (11,02% do total), enquanto os homens tiveram 13.472 (90,88%). 
globo.com

Mensalão: O Julgamento - "Cana neles", pede ao relator do processo do mensalão


Eleição de Joaquim Barbosa será “sem surpresas” – diz Ayres Britto
Joaquim Barbosa, que ouviu elogios e tirou fotos com eleitores, disse que julgamento não influencia eleição

Relator do julgamento do mensalão, o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Joaquim Barbosa foi saudado efusivamente por eleitores ao chegar para votar pela manhã no clube Monte Líbano, na Lagoa (zona sul do Rio).

Da entrada do clube até a urna, Barbosa ouviu elogios e pedidos de fotos.

Entre as pessoas que pediram uma fotografia com o ministro, estava o supervisor da 17ª zona eleitoral, Luiz Henrique Vieira, 49, que a postou imediatamente em seu perfil em uma rede social.

"Coloquei no Facebook e já está "bombando"", disse à reportagem, usando seu celular para mostrar a imagem no site. A legenda da foto dizia: "Esse me dá orgulho de ser brasileiro!!!!".

Quando um cidadão o saudou dizendo "ministro, cana neles", em referência aos réus do julgamento do mensalão, Barbosa disse que esse tipo de manifestação era comum.

"Muitos falam assim, mas eu não dou bola, porque não é disso que se trata."

Ao comentar as eleições no Rio, o ministro, que fez aniversário ontem, disse que gostaria que houvesse um segundo turno na disputa para prefeito da cidade.

"Segundo turno é sempre bom, né? É uma depuração", afirmou Barbosa, que não quis declarar seu voto.

Questionado se teria votado em Eduardo Paes (PMDB) na eleição anterior (quando o atual prefeito do Rio derrotou Fernando Gabeira no segundo turno), respondeu: "Acho que sim". Mas acrescentou que isso não permitia tirar conclusões sobre seu voto na eleição atual.

Afirmou ainda já ter "votado muito no Gabeira", mas que não o fez naquela ocasião porque não havia gostado "da aliança" (com o PSDB e o PPS) feita pelo então candidato do PV.

O ministro também disse que o julgamento do mensalão não iria influenciar as eleições municipais. "São eleições e assuntos locais, que não têm nada a ver com questões nacionais."

Ao comentar a disputa eleitoral à Prefeitura de São Paulo, disse que a corrida estava "emboladinha" e não quis arriscar um palpite para o segundo turno: "Eu não entendo bem São Paulo", afirmou, com um sorriso.

O ministro falou até mesmo sobre uma máscara de Carnaval imitando seu rosto: "Cá para nós, a máscara não parece comigo".

LUIZ FUX

Outro ministro do STF a votar no Rio, Luiz Fux também afirmou não acreditar em influência do julgamento dos réus do mensalão sobre o resultado das eleições.

"São aspectos distintos da vida pública: pessoas que estão sendo julgadas por um determinado fato e a ideologia do povo sobre as eleições, os partidos que elas preferem", disse Fux.

O ministro votou em uma escola de Copacabana, na zona sul do Rio.
 jornalcco.com

Hugo Chávez é reeleito presidente da Venezuela Com vitória sobre Henrique Capriles, venezuelano pode ficar no poder até 2019, completando 20 anos na presidência


O presidente da Venezuela , Hugo Chávez , foi reeleito neste domingo para mais um mandato de seis anos com a promessa de aprofundar sua revolução socialista, informou o órgão eleitoral do país. Com isso, ele pode permanecer no poder até 2019, quando deve totalizar 20 anos na presidência.
Segundo o Conselho Nacional Eleitoral (CNE), Chávez obteve 54,42% dos votos, enquanto seu principal adversário, Henrique Capriles , conquistou 44,97%.
Reuters
Hugo Chávez acena aos eleitores e comemora reeleição no Palácio de Miraflores
"Obrigado meu Deus, obrigado a todas e todos”, escreveu Chávez em seu perfil no twitter, imediatamente após o anúncio dos resultados.
Antes mesmo do anúncio do Conselho Nacional Eleitoral, partidários do presidente já lotavam as ruas que cercam a sede do governo, no centro de Caracas, para comemorar a vitória. Chávez era esperado no "balcón del pueblo" (sacada do povo), de onde costuma fazer discursos. Em seu pronunciamento, disse que a eleição foi " uma batalha perfeita "
Após quase 14 anos no comando do país caribenho com as maiores reservas petrolíferas do planeta, durante os quais conquistou uma sólida popularidade graças a uma política assistencialista e um inegável carisma, o militar aposentado de 58 anos enfrentou o maior desafio eleitoral de sua carreira política.
Mas o investimento de bilhões de dólares da renda petrolífera em programas sociais, que vão desde a entrega de casas gratuitas a caros tratamentos de saúde em Cuba, foi de encontro desta vez com um rival que prometia corrigir as "falhas" da revolução e atacar problemas graves como a insegurança e o desemprego. 
Nestas eleições, a juventude foi um dos polos de disputa dos candidatos. O número de eleitores que votaram pela primeira chegou a um milhão.
Após reconhecer a derrota nas eleições, Capriles se dirigiu ao país em uma entrevista coletiva. "Quero saudar a todos, saudar todos os venezuelados, todo o nosso povo em todos os cantos da Venezuela. 
 ultimosegundo.ig

Com zero voto, Kiko do KLB vira Trending Topic no Twitter


Com zero voto, Kiko do KLB vira Trending Topic no Twitter


O cantor Kiko, do KLB, candidato a vereador em São Paulo que não teve nenhum voto computado, entrou para os Trending Topics (assuntos mais comentados) do Twitter neste domingo. Após a divulgação dos resultados das eleições na capital, o próprio músico fez piada sobre sua situação. "Tá bom, vou confessar! Nem eu votei em mim! Tive zero fotos mesmo", escreveu.


Após a brincadeira, Kiko se explicou e contou porque teve seu mandato impugnado. "O que aconteceu é que estava fora no 2º turno da eleição de 2010 e não votei! Esse é o processo! 3 reais e um monte de dor de cabeça! É obvio que votei em mim! Mas tem tanto idiota que é mais fácil tratar na base da piada! O trabalho continua! E assim será! Com ou sem mandato". 


Terra/ pbgora

Santino: Paraíba elege o menor vereador do país Santino obteve 2.537 votos no pleito municipal da Capital paraibana


 Santino agora é o menor vereador do país Santino agora é o menor vereador do país

A Paraíba tem o menor vereador eleito do país. Com 1,08 metro de altura, Santino Feliciano da Silva do PT do B, de 72 anos de idade, conseguiu se eleger pela primeira vez, vereador da Câmara Municipal de João Pessoa.
Integrante da coligação “Por amor a João Pessoa sempre”, Santino obteve 2.537 votos no pleito municipal da Capital paraibana, correspondendo a 0,69% dos votos válidos computados pelo Tribunal Regional Eleitoral para assumir uma das 27 cadeiras na CMJP.
Com 30 segundos no ar pelo guia eleitoal, ele deu o seu recado. "Vote no gigante".

Santino afirma que ingressou na política a pedido de amigos. “Vou concorrer para ser a voz do povo dentro da Câmara. Vou lutar pelo povo carente que não tem apoio dos políticos”, promete como todos os outros concorrentes.
 
Seu projeto é trabalhar principalmente em defesa dos deficientes. “Como sou deficiente e sei dos problemas que enfrentamos, vou batalhar para diminuir o preconceito e para que nós tenhamos mais respeito e mais direitos junto a sociedade”, disse.
 
Santino acredita ser o menor de todos, entre os candidatos a vereador no país. "Dos males, o menor", dispara o candidato, num trocadilho usado como slogan bem humorado de sua campanha.
portal correio