PAGINA INICIAL

terça-feira, 8 de outubro de 2013

Sorteio dos grupos da Copa do Nordeste acontece nesta terça e Paraíba terá dois times Evento de 2014 será a 12ª edição da competição de futebol realizada no Nordeste brasileiro



Assessoria
Time do Botafogo faz história

Tendo Vitória-BA, Bahia, Sport Recife-PE e Ceará como cabeças de chaves, o sorteio de Grupos da Copa do Nordeste de 2014 acontece hoje, em Salvador-BA, com 16 clubes confirmados. O presidente do Campinense, Wiliam Simões, recebe convite para lançamento da competição que começa na segunda semana de janeiro do próximo ano. Treze e Botafogo são os representantes da Paraíba. 

O evento de 2014 será a 12ª edição da competição de futebol realizada no Nordeste brasileiro. A primeira rodada está prevista para o dia 12 de janeiro e a última para o dia 23 de fevereiro, seguindo o calendário da Confederação Brasileira de Futebol. Os jogos serão paralelos aos campeonatos estaduais. 

A Copa do Nordeste contará com 16 clubes, sendo que Bahia e Pernambuco terão três vagas cada; e Ceará, Rio Grande do Norte, Sergipe, Paraíba e Alagoas terão duas vagas cada. Uma das novidades dessa edição do torneio será que o campeão ganhará a vaga para a Copa Sul-Americana do mesmo ano.

O grande questionamento da competição para 2014 é que, o campeão (Campinense) e o vice-campeão (ASA) não participam das disputas. Os dirigentes dos dois clubes foram convidados para o lançamento de hoje. Inicialmente foi cogitado que, Campinense e ASA poderiam ser incluídos, mas o presidente do Campinense, Wiliam Simões, não acredita nesta possibilidade. 

Além de Treze e Botafogo, representando a Paraíba, a Copa do Nordeste do próximo ano conta com Vitória, Bahia e Vitória da Conquista, da Bahia. O estado de Pernambuco também terá três integrantes: Santa Cruz, Sport e Náutico. O Ceará terá duas vagas preenchidas por Ceará e Guarany de Sobral. O mesmo acontece com o Rio Grande do Norte que terá América-RN e Potiguar de Mossoró e Alagoas que será representada por CRB e CSA. O Estado de Sergipe completa o número de participantes com Sergipe e River Plate. 
portal correio

François Englert e Peter Higgs ganham Nobel de Física de 2013 Prêmio foi oferecido por teoria sobre como partículas adquirem massa. Previsões sobre 'partícula de Deus' se confirmaram em experimentos.


Do G1, em São Paulo
Físicos François Englert e Peter Higgs em coletiva de imprensa na Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear (Cern), perto de Genebra, em 4 de julho de 2012 (Foto: Fabrice Coffrini/AFP)Físicos François Englert e Peter Higgs em coletiva de imprensa no Centro Europeu de Pesquisa Nuclear (Cern), perto de Genebra, em 4 de julho de 2012 (Foto: Fabrice Coffrini/AFP)
Info bóson de Higgs V3 (Foto: Editoria de Arte/G1)
O Prêmio Nobel de Física de 2013 foi oferecido nesta terça-feira (8) ao belga François Englert e ao britânico Peter Higgs por seus trabalhos teóricos sobre como as partículas adquirem massa, propostos separadamente em 1964.
A Academia Real de Ciências da Suécia, que confere o prêmio, afirmou que escolheu os físicos pela "descoberta teórica de um mecanismo que contribui para nossa compreensão da origem da massa de partículas subatômicas, que recentemente foi confirmado por meio da descoberta da partícula fundamental prevista pelos experimentos Atlas e CMS no Grande Colisor de Hádrons (LHC) do Cern (Centro Europeu de Pesquisas Nucleares)", situado na Suíça.
A referida partícula ficou conhecida como o "bóson de Higgs" ou, ainda, "partícula de Deus".
"A teoria premiada é uma parte central do Modelo Padrão das partículas físicas que descreve como o mundo é construído", disse a academia em comunicado. "De acordo com o Modelo Padrão, tudo, de flores e pessoas a estrelas e planetas, consiste de apenas alguns blocos de construção: partículas de matéria."
Como os resultados do Cern, apresentados desde julho de 2012, com posteriores confirmações neste ano, foram considerados uma das maiores notícias da física nas últimas décadas, o Nobel para Englert e Higgs já era amplamente esperado.
'Tristeza'
Alguns especialistas do Nobel apostavam inclusive que o Cern, como organização, receberia o prêmio, o que não aconteceu. Entrevistado pela agência TT, o professor Gerald Guralnik, físico do Cern, se declarou "muito feliz por estes homens e pela causa da física".
"Não nego que me dá um pouco de tristeza (...), mas sinto grande satisfação por ter participado de maneira decisiva para formular uma teoria sobre este tema", disse.
"Você pode imaginar que isso não é muito desagradável. Estou muito feliz por este prêmio extraordinário. Estou muito feliz, o que mais posso dizer?", comemorou Englert, ao falar com jornalistas, por telefone, ainda durante a cerimônia de apresentação dos ganhadores.
Higgs não foi encontrado para falar ao vivo, mas agradeceu em nota. "Espero que este reconhecimento da ciência fundamental ajude a aumentar a consciência sobre a importância da pesquisa imaginativa", disse.
Higgs nasceu em 1929 em Newcastle upon Tyne e é professor emérito da Universidade de Edimburgo, na Escócia. Englert é belga e nasceu em 1932 em Etterbeek. Ele é professor emérito da Universidade Livre de Bruxelas.
História do prêmio
Desde 1901, o Nobel de Física foi concedido a 194 pessoas em 106 premiações. O mais jovem a ser premiado foi Lawrence Bragg, que em 1915, quando ganhou, tinha apenas 25 anos. Ele é o mais jovem ganhador de qualquer Nobel, não apenas de física.
O mais velho ganhador do de física é Raymond Davis Junior, que tinha 88 anos quando levou o prêmio, em 2002. John bardeen foi o único físico a receber o prêmio duas vezes - uma vez por seu trabalho com semicondutores e outra por sua pesquisa com supercondutividade. Em mais de um século de premiações, apenas duas mulheres ganharam o Nobel de Física.
Últimos ganhadores
Confira abaixo os últimos ganhadores do Nobel de Física:
2012: Serge Haroche (França) e David J. Wineland (Estados Unidos)
2011: Saul Perlmutter e Adam Riess (Estados Unidos) e Brian Schmidt (Austrália/Estados Unidos)
2010: Andre Geim (Países-Baixos), Konstantin Novoselov (Rússia/Grã-Bretanha)
2009: Charles Kao (Estados Unidos/Grã-Bretanha), Willard Boyle (Estados Unidos/Canadá), George Smith (Estados Unidos)
2008: Yoichiro Nambu (Estados Unidos), Makoto Kobayashi e Toshihide Maskawa (Japão)
2007: Albert Fert (França) e Peter Grünberg (Alemanha)
2006: John C. Mather (Estados Unidos) e George F. Smoot (Estados Unidos)
2005: Roy J. Glauber (Estados Unidos), John L. Hall (Estados Unidos) e Theodor W. H¤nsch (Alemanha)
2004: David J. Gross, H. David Politzer e Frank Wilczek (Estados Unidos)
2003: Alexei A. Abrikosov (Rússia/Estados Unidos), Vitaly Ginzburg (Rússia) e Antony J. Leggett (Grã-Bretanha/Estados Unidos)
2002: Raymond Davis Jr (Estados Unidos), Masatoshi Koshiba (Japão), e Riccardo Giacconi (Estados Unidos)
  •  
O físico Peter Higgs (Foto: David Moir/Reuters)O físico Peter Higgs (Foto: David Moir/Reuters)
  •  
  •  
Englert em foto de junho deste ano (Foto: AFP)Englert em foto de junho deste ano (Foto: AFP) globo.com

Vacina contra malária deverá chegar ao mercado a partir de 2015

 Vacina pode ser comercializada em 2015 (foto de arquivo) (foto AP)
Após o sucesso dos testes clínicos realizados em crianças africanas, a primeira vacina contra a malária pode chegar ao mercado já em 2015, informou nesta terça-feira a farmacêutica GlaxoSmithKline (GSK).
De acordo com o grupo, que revelou os detalhes dos testes realizados hoje, a vacina, conhecida como RTS,S, conseguiu reduzir pela metade os casos de malária em crianças entre 5 e 17 meses após receber a primeira imunização.
Os testes em questão foram realizados a partir da colaboração de várias instituições acadêmicas da África, Europa e Estados Unidos, entre elas a Universidade de Barcelona, na qual trabalha Pedro Alonso, uma referência na luta contra a malária.
Estima-se que cerca de 600 mil pessoas - a maioria menores de cinco anos - morrem a cada ano na África por conta deste mal que é produzido pelo parasita Plasmodium falciparum, cujos vetores são diversas espécies do mosquito do gênero Anopheles.
Diante dos encorajadores avanços alcançados na Fase III dos testes realizados, a GSK informou hoje que pedirá já no próximo ano à Agência Europeia do Remédio (EMA) uma permissão para comercializar a vacina RTS,S.
De acordo com a multinacional, a Organização Mundial da Saúde (OMS) já indicou que pode recomendar a RTS,S no início de 2015 se a mesma receber um sinal verde da EMA.
A GSK trabalha há anos em colaboração com a ONG PATH, enquanto as provas citadas contaram com o financiamento da Fundação Bill & Melinda Gates. Um porta-voz de GSK informou à Agência Efe que a farmacêutica forneceu US$ 350 milhões e a fundação Gates, por sua vez, outros US$ 200 milhões.
Em relação ao acesso da população a este fármaco, o porta-voz ressaltou que a GSK comercializará a vacina a preço de custo.
Os resultados destes testes clínicos serão apresentados hoje na cidade sul-africana de Durhan durante um simpósio especializado, embora os mesmos tenham sido adiantados pela farmacêutica britânica.
Os exames, que foram realizados em 11 centros de pesquisa em sete países africanos, buscou avaliar a eficácia desta vacina com relação à outras medidas tomadas para prevenir a doença, como o uso dos tradicionais mosquiteiros.
Desta forma, as provas mostraram que, 18 meses após a primeira vacinação, as crianças de entre 5 e 17 meses experimentaram uma redução de 46% da doença, levando em conta que a mesma pode ser adquirida mais de uma vez.
Ao mesmo tempo, as hospitalizações por malária apresentaram reduções de 42% durante esse período. Concretamente, os testes foram realizados em Gana, Burkina Fasso, Gabão, Quênia, Tanzânia, Malawi e Moçambique.
"A África registra cerca de 600 mil mortes ao ano por malária, principalmente de crianças menores de cinco anos", declarou hoje Halidou Tinto, o principal investigador e presidente do chamado Comitê de Ensaios Clínicos (CTPC, na sigla em inglês), que supervisiona a Fase III deste programa da RTS,S.
"Muitos milhões de casos de malária enchem nossas salas em nossos hospitais. Estão fazendo progressos com os mosquiteiros e outras medidas, mas necessitamos de mais instrumentos para combater esta terrível doença", completou o pesquisador.
Desde os anos 90 os cientistas buscam uma vacina eficaz contra a malária, mas, com exceção da RTS,S, nenhuma conseguiu obter resultados encorajadores até o momento. 
terra

TST vai julgar greve dos Correios na terça-feira Trabalhadores de alguns Estados estão em greve desde o dia 17 de setembro. Eles pedem aumento real de 15% sobre os salários

O Tribunal Superior do Trabalho (TST) confirmou o julgamento do dissídio entre a Empresa de Correios e Telégrafos (ECT) e a Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios e Telégrafos e Similares (Fentect) na terça-feira (8) de acordo com informações da Agência Brasil.
Trabalhadores de alguns Estados estão em greve desde o dia 17 de setembro. Eles pedem aumento real de 15% sobre os salários, reposição da inflação de 7,13%, alta linear de R$ 200, reposição de 20% de perdas salariais e jornada de seis horas diárias para os atendentes.
A ECT informou que a maioria dos trabalhadores já retornou às atividades e 93,43% trabalharam na sexta-feira, 04. A paralisação chegou ao fim no Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rondônia e Amapá, na região metropolitana de São Paulo e no município paulista de Bauru.
Para tentar colocar em dia a entrega das correspondências, os Correios realizam neste fim de semana um mutirão nas localidades onde ainda há paralisação, a exemplo dos dois últimos fins de semana, quando foram entregues 5,5 milhões e 7,5 milhões de cartas e encomendas, respectivamente.
O TST irá julgar greve a dos Correios na terça-feira (Foto: Matheus Tagé/DL)
O TST irá julgar greve a dos Correios na terça-feira (Foto: Matheus Tagé/DL)
diariodolitoral

Coreia do Norte está em alerta militar

Brasília – O governo da Coreia do Norte ordenou que as tropas fiquem em alerta para iniciar as operações em resposta às manobras militares que a Coreia do Sul, osEstados Unidos e o Japão farão hoje  (8) em águas sul-coreanas. Todas as unidades do Exército Popular norte-coreano receberam a chamada “ordem de emergência” para estar preparadas para "iniciar rapidamenteoperações em qualquer momento, vigiando de perto cada movimento dos agressores”, diz comunicado publicado na agência estatal norte-coreana KCNA.
A Coreia do Sul, os Estados Unidos e o Japão fazem manobras navais conjuntas de três dias em águas sul-coreanas, com a participação do porta-aviões de propulsão nuclear USS George Washington. O governo norte-coreano acusou os norte-americanos de divulgar “puras mentiras” ao negar que há uma política hostil em relação à Coreia do Norte.
A Coreia do Norte qualificou a presença do porta-aviões norte-americano em águas sul-coreanas como uma ameaça de ataque nuclear. Para as autoridades norte-americanas, as ações dos Estados Unidos poderão causar “os desastres mais imprevisíveis”, de acordo com o comunicado publicado na KCNA.
Os Estados Unidos têm 28.500 soldados na Coreia do Sul e comprometem-se a ajudar o país em caso de conflito com o Norte. A Guerra da Coreia (1950-1953) terminou com um armistício e não com um tratado de paz.
 jb.com

Copom inicia reunião para discutir taxa básica de juros


foto: Creative Commons - Reprodução autorizada
De acordo com expectativas dos analistas financeiros, manifestadas no boletim Focus divulgado na última segunda-feira (7) pelo BC, o Copom deve ajustar a taxa em mais 0,5 ponto percentual, na próxima quarta-feira De acordo com expectativas dos analistas financeiros, manifestadas no boletim Focus divulgado na última segunda-feira pelo BC, o Copom deve ajustar a taxa em mais 0,5 ponto percentual, na próxima quarta-feira
De acordo com expectativas dos analistas financeiros, manifestadas no boletim Focus divulgado na última segunda-feira (7) pelo BC, o Copom deve ajustar a taxa em mais 0,5 ponto percentual, na próxima quarta-feira De acordo com expectativas dos analistas financeiros, manifestadas no boletim Focus divulgado na última segunda-feira pelo BC, o Copom deve ajustar a taxa em mais 0,5 ponto percentual, na próxima quarta-feira
Brasília – O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) inicia nesta terça-feira (8) à tarde a penúltima reunião do ano para discutir se mantém o processo de ajuste da política monetária, iniciado em abril, quando a taxa básica de juros (Selic) estava em 7,25% ao ano – o nível mais baixo desde que o colegiado de diretores do BC foi criado, em junho de 1996.
Os registros inflacionários nos primeiros meses do ano foram determinantes, porém, para que o Copom elevasse a Selic, já naquele mês, para 7,5%. De lá para cá, foram mais três reuniões, com aumentos de 0,5 ponto percentual cada uma, elevando a taxa para os atuais 9%. De acordo com expectativas dos analistas financeiros, manifestadas no boletim Focus divulgado na última segunda-feira (7) pelo BC, o Copom deve ajustar a taxa em mais 0,5 ponto percentual, na próxima quarta-feira (9).
O professor de economia da Universidade Mackenzie, Pedro Raffy Vartanian, acha que além do reajuste para 9,5%, agora o ciclo de altas da taxa Selic pode se prolongar por mais duas reuniões do Copom (dias 26 e 27 de novembro e dias 7 e 8 de janeiro de 2014).
Segundo ele, a projeção se justifica porque o impacto da taxa de câmbio na inflação deve se intensificar nos preços de produtos importados, em novembro e dezembro. Além disso, “o próprio fato de a atividade econômica se mostrar relativamente mais aquecida do que o esperado, deve aumentar os repasses de custos para os preços”.
As reuniões do Copom ocorrem em intervalos de 45 dias, sempre em duas etapas, para fixar a taxa média dos financiamentos diários dos títulos federais, depositados no Sistema Especial de Liquidação e Custódia (Selic). Por extensão, a taxa básica de juros é conhecida também como taxa Selic.
Na primeira parte da reunião, às terças-feiras, os chefes de departamento do BC apresentam análises da conjuntura doméstica sobre as variáveis macroeconômicas, com foco na avaliação prospectiva das tendências de inflação. Na segunda parte da reunião, às quartas-feiras, os diretores de Política Monetária e de Política Econômica apresentam alternativas de taxa de juros de curto prazo para deliberação dos demais diretores. Só o colegiado de diretores tem direito a voto.
 dci.com