PAGINA INICIAL

sábado, 14 de dezembro de 2013

BC lançará moedas comemorativas da Copa do Mundo 2014

O Banco Central informou nesta sexta-feira (13) que vai lançar, em 24 de janeiro do ano que vem, uma série de moedas comemorativas brasileiras oficiais da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014. Ao todo, serão nove modelos de moedas especiais: uma de ouro, duas de prata e seis de cuproníquel, informou o BC.

Segundo a autoridade monetária, a moeda de ouro fará alusão à Taça da Copa do Mundo da FIFA e ao momento do gol. Uma das moedas de prata apresentará a Mascote Oficial da "Copa do Mundo da FIFA 2014TM", enquanto a outra trará uma homenagem as doze cidades-sede da competição.

Também deverá ser comercializada, a partir de março, uma cartela com o conjunto das seis moedas de cuproníquel. As moedas de cuproníquel comporão a série “Jogadas do Futebol”, retratando lances típicos do esporte: a defesa do goleiro, a cabeçada, a matada no peito, o passe, o drible e o gol.
 

Image 

cariri ligado

Preconceito, Globo e dinheiro: veja o que envolve a proibição do MMA na TV

De acordo com deputado, muitos diretores da Globo foram contra a primeira transmissão de lutas do UFC Foto: Divulgação
De acordo com deputado, muitos diretores da Globo foram contra a primeira transmissão de lutas do UFC 

Segue em tramitação na câmara dos Deputados um projeto de lei que pretende proibir a transmissão de lutas de MMA na televisão aberta brasileira. Criada pelo deputado José Mentor (PT-SP), em 2009, a ideia tem sofrido rejeição nas comissões parlamentares e já foi rotulada como "censura" por outros deputados. Ou seja, provavelmente ela será vetada. Mas enquanto isso não acontece, o debate segue aflorado nos bastidores na esfera política e no mundo do MMA. Lutadores veem preconceito e exagero, enquanto o deputado e seus aliados temem o poder da Rede Globo e o dinheiro que é movimentado pelo esporte atualmente.

As críticas de Mentor são incisivas: em debates, na Câmara e outros meios de comunicação, ele costuma dizer que o MMA sequer é um esporte, pois, segundo ele, a integridade física do lutador não é protegida adequadamente. De acordo com Mentor, outros deputados concordam e apoiam essa opinião, mas ainda é preciso ter paciência para que o projeto seja aprovado.

"A Globo é uma concessão pública e tem que cumprir uma série de obrigações. Ela não pode fazer o que quiser"
José Mentor (PT-SP) Em resposta a quem vê censura no projeto de lei

"Eu encontro com deputados que vêm me dar parabéns, porque é uma causa importante. Mas é um projeto polêmico, que as pessoas críticam e até dizem que é perda de tempo", contou ele ao Terra. Mas o problema para Mentor vai além da falta de apoio do povo: "a violência é barata e dá dinheiro. Então tem muitos interesses econômicos e de empresários envolvidos".

Dentro desse contexto, a Rede Globo é protagonista, já que detém os direitos de transmissão das lutas do Ultimate Fighting Championship (UFC). "Ela tem muita força e muitos recursos. Mas é uma concessão pública e tem que cumprir uma série de obrigações. Ela não pode fazer o que quiser.", apontou Mentor, que propôs o projeto quando o UFC ainda era transmitido pela Rede TV. "Quando a Globo estava para adquirir os direitos de transmissão, a maioria dos diretores foi contra. Mas no final prevaleceu a ordem de poucos", acusou.

Galvão Bueno narra principais lutas do UFC na Globo Foto: Reprodução
Galvão Bueno narra principais lutas do UFC na Globo
Foto: Reprodução

Um dos principais defensores do esporte é o presidente da Confederação Brasileira de MMA (CBMMA), Elisio Cardoso Macambira. Ele disse ao Terra que diretores da Rede Globo têm inclusive ido à Câmara para lutar contra o projeto de lei: "eles estavam em debates que tivemos e reinvindicaram a transmissão. E também tem outras emissoras que estão se programando para passar lutas de MMA". Recentemente, a Fox Sports Brasil passou a mostrar combates do Bellator, outra grande organização do esporte.


Apesar da popularidade do MMA crescer rapidamente no Brasil, grande parte da população ainda concorda com Mentor - não aceita o esporte e adoraria vê-lo proibido. Elisio enxerga essa reação dos brasileiros como um preconceito normal e que pode ser combatido a longo prazo. "Por ser uma mistura de artes marciais, o MMA tem um aspecto mais contundente, com sangue, por exemplo, o que provoca revolta em muita gente. Mas nem o futebol é todo mundo que gosta. E também tem gente que gosta de outros esportes que tem até mais violência, como rúgbi e futebol americano", rebateu.

Elisio respondeu ainda a quem critica o MMA por falta de segurança: "se soubessem o que há de treinamento e dedição do atleta, não teriam tantas críticas. Mas as pessoas não conhecem, falta informação. E vai demorar para todo mundo aprender", admitiu ele, que detona o projeto de lei, mas não duvida que seja aprovado.

"Se acontecer isso (a proibição), o MMA perde espaço. As pessoas vão continuar assistindo de outro jeito, na TV a cabo, na internet... mas diminui o público, diminui os lutadores e seria um problema".


Do outro lado, Mentor esquenta o debate e pede: "as pessoas que concordam comigo têm que se manifestar, mandar e-mails e fazer um esforço maior pelo projeto". Enquanto não há a decisão, o povo tenta escolher de qual lado ficará no ringue dessa luta criada na Câmara dos Deputados.​

terra

Rossi precisa de doações de sangue

Rossi precisa de doações de sangue
Por conta da hemodiálise a que está sendo submetido, Reginaldo Rossi, diagnosticado com câncer de pulmão nesta semana, está precisando de doações de sangue. A medida se faz necessária porque o cantor precisou receber plasma, um hemocomponente. “É um procedimento hospitalar solicitar às famílias de pacientes internados na UTI doações de sangue para o caso de alguma urgência. No caso específico de Rossi, além da hemodiálise, ele está passando por quimioterapia, por isso o sangue é necessário. Além do mais, ele pode voltar a precisar de plasma”, explicou o médico Jorge Pinho, que está acompanhando o cantor.

Mediante a orientação, a família do artista se mobilizou e está realizando uma corrente para que este material seja coletado. Os doadores interessados em ajudar o artista devem procurar o banco de sangue Hemato, localizado na Avenida Lins Petit, número 264, na Ilha do Leite, área central do Recife, e informar que desejam fazer a doação ao cantor.


Na manhã desta sexta-feira (13), o senador Jarbas Vasconcelos fez uma visita ao Rei do Brega no hospital. Confiante na recuperação do cantor, na última quinta-feira o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, também foi ao Memorial São José acompanhado do secretário de Saúde do Estado, Antônio Figueira, e se colocou à disposição da família do músico. A cantora e amiga Ivete Sangalo deve vir ao Recife na madrugada deste sábado (14), exclusivamente para visitar o artista.

Recifense de 69 anos, Reginaldo Rodrigues dos Santos é famoso em todo o Brasil por suas músicas românticas e paixão pelo brega. O artista compôs sucessos como A raposa e as uvas, Em plena lua de mel, Recife minha cidade, Garçom, Leviana, Desterro, O Pão e Tô doidão. As últimas apresentações do Rei na capital pernambucana foram nos dias 21 e 22 de novembro, no Manhattan Café Theatro, em Boa Viagem, onde ele apresentou o show de seu último CD/DVD, o Cabaret do Rossi.




Redação com Jornal do Comércio/pb agora

Defesa Civil suspende carros-pipas e apura se já transportaram combustível e dejetos de fossas Agência Estadual de Vigilância Sanitária (Agevisa) vai acompanhar o caso

Chico Martins 12
Dois dos oito veículos foram retirados de circulação

Dois dos oito carros-pipas que realizam o abastecimento das comunidades rurais de Campina Grande foram afastados por falta de manutenção. Entre as irregularidades, constatadas ontem pela manhã durante uma fiscalização da Defesa Civil, estão ferrugem dentro dos tanques e suspeita de que os caminhões já serviram para transportar combustíveis e dejetos, no desentupimento de fossas. A Agência Estadual de Vigilância Sanitária (Agevisa) vai acompanhar o caso.
Até a próxima segunda-feira (16), a Defesa Civil promete entregar um relatório detalhado à Comissão de Meio Ambiente da Câmara Municipal de Campina Grande e do comitê de fiscalização dos carros-pipa. Ao todo, os caminhões realizam o abastecimento de aproximadamente 700 famílias, além de oito escolas e seis unidades de saúde.
Segundo o vereador Lula Cabral, presidente da Comissão de Meio Ambiente da Câmara Municipal e do Comitê de Fiscalização dos carros-pipa, uma nova inspeção, dessa vez para averiguar a qualidade da água após a passagem para os tanques, deve ser realizada nos próximos dias.
“Como nosso primeiro objetivo era constatar a condição dos veículos que fazem o transporte da água, pedimos que os motoristas viessem com os tanques vazios. Essa inspeção da água dentro dos tanques será avaliada em uma inspeção que faremos nos próximos dias, desta vez com a vigilância sanitária do município”, explicou.

portal correio

Sonda espacial chinesa pousa na Lua Pouso controlado foi o primeiro desde 1976. Ela leva um equipamento de exploração teleguiado.


Imagem feita pelo módulo chinês Chang'e-3 mostra a superfície da Lua logo antes do pouso (Foto: AFP)Imagem feita pela sonda chinesa Chang'e 3 mostra a superfície da Lua logo antes do pouso (Foto: AFP)
A sonda não tripulada chinesa Chang’e 3 pousou neste sábado (14) na cratera lunar Sinus Iridum, anunciou a agência estatal chinesa Xinhua. O pouso controlado foi o primeiro desde 1976. Com a aterrissagem, a China se torna o terceiro país a conseguir pousar uma nave na lua, junto a Estados Unidos e União Soviética.
A sonda Chang'e 3, que recebeu o nome em homenagem a uma deusa da mitologia chinesa, carrega um veículo movido a energia solar chamado Yutu (ou Coelho de Jade, numa tradução livre), que irá fazer escavações e pesquisas geológicas.

  A China tem aumentado suas ambições quanto aos programas espaciais para fins militares, comerciais e científicos.
A Chang E3, lançado da base aérea de Xichang no último dia 2 de dezembro, e que orbitava a uma velocidade de 1,7 quilômetros por segundo, começou a desacelerar quando se encontrava a 15 quilômetros da superfície lunar e pousou com sucesso às 11h12 (de Brasília).
A bordo do foguete Long March 3B está o veículo de exploração teleguiado chamado "Coelho de Jade". O novo equipamento tem painéis solares para obter energia, realizará análises científicas e enviará à Terra imagens em três dimensões.
A sonda funcionará durante três meses e poderá se deslocar a velocidade máxima de 200 metros por hora.

Em Pequim, cientistas chineses celebram o sucesso do pouso na Lua (Foto: AFP/CCTV)
Em Pequim, cientistas chineses celebram o sucesso do pouso na Lua (Foto: AFP/CCTV)

globo.com

Mortes por cancro da mama no mundo aumentam 14%

Mortes por cancro da mama no mundo aumentam 14%
Shar

O número de mortes decorrentes de cancro da mama no mundo cresceu 14% entre 2008 e 2012, aponta um relatório divulgado pela Agência Internacional para a Pesquisa em Cancro (Iarc, na sigla em inglês), órgão vinculado à Organização Mundial da Saúde (OMS). Foi a maior alta entre todos os 28 tipos de cancro pesquisados.

No ano passado, 522 mil mulheres morreram vítimas da doença. A incidência desse tipo de cancro também aumentou. Cerca de 1,7 milhões de mulheres foram diagnosticadas com o tumor no ano passado, número 20% superior ao registado em 2008.
Segundo investigadores da agência, a alta é puxada pelo aumento no número de casos e de mortes nos países menos desenvolvidos, nos quais os tratamentos mais avançados ainda não estão disponíveis.
Considerando todos os tipos de cancro, foram 14,1 milhões de casos e 8,2 milhões de mortes no ano passado, contra 12,7 milhões de registos e 7,6 milhões de óbitos registados no levantamento anterior, referente ao ano de 2008. No caso das mortes, a alta foi de quase 8%.
A estimativa da Iarc é de que o número de casos no mundo chegue a 19,3 milhões em 2025, por causa do aumento e do envelhecimento da população. Os tipos mais comuns de cancro registados no ano passado foram do pulmão (13%), mama (11,9%) e colorretal (9,7%).

diariodigital.sapo

Avaliação positiva do governo aumenta 6 pontos percentuais

Brasília - O percentual da população que avalia como ótimo ou bom o desempenho do governo da presidenta Dilma Rousseff aumentou de 37% para 43%. A aprovação da maneira como ela governa oscilou de 54% para 56%, enquanto a parcela da população que confia na presidenta se manteve estável em 52%.
A exemplo de pesquisas anteriores, o combate à fome e à pobreza se manteve como única área com percentual de aprovação superior à desaprovação (53% contra 45%). Já entre as áreas com pior desempenho, está a saúde, com 52% de indicação dos entrevistados.
A aprovação da maneira como Dilma governa oscilou de 54% para 56%
A aprovação da maneira como Dilma governa oscilou de 54% para 56%
Os dados de dezembro apontam uma tendência de retomada de aprovação do governo. Em junho, quando o Brasil foi tomado por manifestações e insatisfação com o governo, a aprovação do governo Dilma chegou a 31% de ótimo ou bom, seu pior resultado.
Os dados fazem parte da pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI), encomendada ao Ibope, e divulgada hoje (13).
A pesquisa ouviu 2.002 pessoas, entre os dias 23 de novembro e 2 de dezembro, em 727 municípios. O levantamento tem margem de erro de 2 pontos percentuais.
Com Agência Brasil

jb.com

Fraude em SP: auditor investigado recebeu propina de prédio onde mora

O auditor fiscal Ronilson Bezerra Rodrigues, que é apontado como chefe do esquema que teria desviado até R$ 500 milhões da prefeitura de São Paulo, recebeu propina até da construtora responsável pelo condomínio onde mora, na Vila Mariana, zona sul de São Paulo. Um documento apreendido pelo Ministério Público de São Paulo (MP-SP) que lista 410 empresas suspeitas de envolvimento na fraude diz que Rodrigues recebeu R$ 52 mil da construtora MAC. O empreendimento pagou R$ 245 mil à quadrilha para ter 50% de desconto no Imposto Sobre Serviços (ISS). As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

O documento foi apreendido em um computador do auditor fiscal Luis Alexandre Cardoso de Magalhães, um dos suspeitos de participar da fraude, que fez um acordo para colaborar com as investigações. A planilha aponta que os quatro fiscais suspeitos receberam R$ 29 milhões em propinas em menos de um ano e meio, entre junho de 2010 e outubro de 2011.

Nesse período, os empreendimentos deveriam ter pagado R$ 61,3 milhões em ISS, mas só R$ 2,5 milhões chegaram aos cofres da prefeitura. Porém, os investigadores acreditam que o esquema tenha começado em 2005, e que teria desviado até R$ 500 milhões.

O prédio onde Rodrigues mora, de 23 pavimentos, deveria ter rendido R$ 511,1 mil de imposto à prefeitura, valor necessário para a concessão do Habite-se. No entanto, a construtora MAC só gastou R$ 255,5 mil - e desse valor, apenas R$ 10,5 mil foram destinados à prefeitura. Um fiscal intermediário recebeu R$ 36,7 mil, e os quatro suspeitos dividiram os demais R$ 208,2 mil.


Operação contra fraude na prefeitura de SP apreende carros de luxo




terra.com

Com nova fórmula, cerveja pode ter mais milho, leite e mel


É prevista ainda a possibilidade de substituição do lúpulo, hoje obrigatório, por ervas aromáticas


Até o final deste ano a proposta de instrução normativa com a nova fórmula da cerveja será publicada no Diário Oficial da União. Com a publicação, será aberta uma consulta pública sobre o texto, que traz a possibilidade de substituir o lúpulo, hoje obrigatório, por ervas aromáticas. A proposta também discute a adição de componentes de origem animal nas bebidas. 
O setor privado pediu ainda a redução do percentual de cevada maltada de 55% para 50%, mas, na época das discussões, não se chegou a um consenso. Essa questão não entrará na instrução normativa, mas poderá ser levantada na consulta pública. A diminuição do percentual significa uma adição maior de cereais baratos nas cervejas, como milho e arroz. 
A previsão é de que a versão final do texto, que ainda deve ser subemtida ao Mercosul, passe a valer apenas em 2015, prevendo a utilização oficial de ingredientes como leite e mel no preparo da bebida. Esta fórmula foi construída pelo governo em parceria com o setor cervejeiro em agosto deste ano.

ibahia.com