PAGINA INICIAL

sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Santos e Neymar se reencontram em 1º jogo de atacante no Camp Nou


Santos e Neymar se reencontram em 1º jogo de atacante no Camp Nou
 Santos e Neymar, mais uma vez em campo. Só que desta vez, os dois estarão em lados opostos. Negociado com o Barcelona em maio, o atacante irá fazer no amistoso contra o ex-time, nesta sexta-feira, a partir das 16h30 (de Brasília), no Camp Nou, a sua primeira partida em casa pelos catalães. Do outro lado, a equipe alvinegra espera "estragar" a festa, na disputa do Troféu Joan Gamper, tradicional evento de pré-temporada promovido pelo atual campeão espanhol.

"Para mim, será como jogar a final da Champions League (Liga dos Campeões da Europa). Estou muito feliz, e será uma partida muito especial porque atuarei contra os meus ex-companheiros e defenderei o Barça com todo o meu orgulho", disse Neymar, que estreou pelo Barcelona no empate em 2 a 2 com o Lechia Gdansk (Polônia), na última terça-feira.

Do lado santista, o técnico Claudinei Oliveira, promete um time sem medo de jogar contra o Barcelona. "Eles têm muita posse de bola, jogam muito. Mas é melhor ganhar jogando ou perder jogando futebol. O que não pode acontecer é você perder porque entrou com receio de atacar o Barcelona", analisou Claudinei.

Para este amistoso, o treinador do Santos irá fazer apenas uma mudança em relação à equipe que perdeu para a Ponte Preta, no último sábado, pelo Campeonato Brasileiro. O atacante Thiago Ribeiro, contratado recentemente junto ao Cagliari (Itália), viajou para a Espanha e irá fazer a sua estreia diante dos catalães.

Mesmo com a tarefa difícil de realizar contra o Barcelona a sua primeira exibição com a camisa santista, o atleta, de 27 anos de idade, acredita no Santos. "Estrear contra o Barcelona é muito bom, porque é um dos melhores times do mundo, na atualidade. Eles conquistaram tudo o que podia e é o desejo de todo jogador estrear numa partida como essa. Eles têm muita qualidade, todo mundo conhece a maneira deles jogarem. Por isso, temos que ficar compactos e tirar os espaços. Com a bola no pé, temos jogadores de habilidade e velocidade, que podem fazer mal ao Barcelona", destacou Thiago Ribeiro.

A partida contra os alvinegros também deve marcar o primeiro contato do técnico argentino, Gerardo Martino, com a torcida catalã. O treinador substitui Tito Vilanova, que em função da recorrência de um câncer deixou o cargo, e deverá fazer a sua estreia justamente contra o Santos, que tentou a sua contratação, logo após Martino anunciar que não permaneceria no Newell’s Old Boys (Argentina) no segundo semestre deste ano.

O comandante argentino teve a oportunidade de treinar os jogadores que voltaram de férias na última segunda, após a disputa da Copa das Confederações - a única exceção foi Neymar, que participou do compromisso na Polônia - e deve escalar um esboço do time titular que irá disputar a próxima temporada do futebol europeu.

FICHA TÉCNICA BARCELONA X SANTOS

Local: Estádio Camp Nou, em Barcelona (Espanha) Data: 2 de agosto de 2013, sexta-feira Horário: 16h30 (de Brasília) Árbitro: Não divulgado Assistentes: Não divulgados

BARCELONA: Pinto; Daniel Alves, Piqué, Mascherano e Adriano; Busquets, Xavi e Iniesta; Sanchéz, Messi e Neymar Técnico: Gerardo Martino

SANTOS: Aranha; Rafael Galhardo, Edu Dracena, Durval e Léo; Arouca, Cícero, Leandrinho e Montillo; Neílton e Thiago Ribeiro Técnico: Claudinei Oliveira

* IG com Gazeta/pb agora

Casos de sarampo já tem 106 suspeitos na PB e SES fala em surto Casos notificados aumentaram 58% em um mês


Internet
Sarampo
Os casos suspeitos de sarampo continuam a aumentar na Paraíba. Em pouco mais de um mês, as notificações cresceram 58,21%, saltando de 67 (até 27 de junho) para 106 (até quarta-feira). João Pessoa lidera os registros, com 95 casos suspeitos e dois confirmados, seguida de Bayeux, com quatro notificações.
Por esse motivo, a Secretaria Estadual da Saúde (SES) – que já fala em surto – está alertando à população sobre a importância da vacinação. A imunização, segundo explica a gerente executiva de Vigilância em Saúde da SES, Talita Tavares, é feita por meio da vacina tríplice viral, que imuniza também contra rubéola e caxumba.
“Desde o mês de maio temos registro de casos reagentes para sarampo no município de João Pessoa, e a melhor forma de controlarmos a doença é a vacinação. A imunização está disponível nas unidades básicas de saúde de todos os municípios”, destacou Talita.
A gerente também explicou que as notificações são feitas a partir da assistência básica, que, ao identificar pessoas com sintomas característicos, encaminha amostras para o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), que, por sua vez, as repassa para a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Esse processo demora, em média, até 30 dias, por isso as confirmações dos casos de sarampo ainda estão sendo analisadas.
Devem estar em alerta as pessoas que, independentemente se tomaram vacina ou não, apresentarem febre e exantema maculopapular (manchas vermelhas), acompanhados de sintomas como tosse e/ou coriza e/ou conjuntivite, independente do histórico de viagem ao exterior nos últimos 30 dias ou de contato com alguém que viajou. A orientação é procurar um serviço de saúde para avaliação.
Muito contagiosa
O sarampo é uma doença infecciosa aguda, de natureza viral, grave, transmissível e extremamente contagiosa, muito comum na infância. A doença é transmitida diretamente de pessoa a pessoa, através das secreções do nariz e da faringe, expelidas ao tossir, espirrar, falar ou respirar. É por isso que essa forma de transmissão é a responsável pela elevada contagiosidade da doença.
Viajantes devem se prevenir
SES também está alertando os participantes da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) que estão retornando de viagem. Segundo a gerente executiva de Vigilância em Saúde da SES, Talita Tavares, isso se deve à ocorrência de surto da doença em investigação na Paraíba, além da participação de paraibanos de diversos municípios do Estado na JMJ. “Casos suspeitos devem ser comunicados às secretarias de saúde”, disse Talita. Quem vai viajar também deve estar atento e se vacinar pelo menos 15 dias antes do embarque. Profissionais das áreas da saúde, educação e turismo, e caminhoneiros também devem ser imunizados.
“Diante de um caso suspeito de sarampo, recomenda-se que o viajante comunique imediatamente à vigilância epidemiológica de seu município para receber as orientações necessárias. Na impossibilidade de conseguir comunicar à Secretaria de Saúde do seu Município, informar à Secretaria de Saúde do Estado através dos telefones do Núcleo de Doenças Transmissíveis Aguda, (83) 3218-7331, ou o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde Estadual, que atende 24 horas, (83) 8828-2522”, esclareceu Talita.
Alerta
Diante da ocorrência de casos reagentes em João Pessoa, a SES recomenda às secretarias municipais de Saúde que alertem aos agentes e profissionais de saúde das unidades públicas e privadas, enfatizando que, diante de um caso suspeito, seja feita a notificação nas primeiras 24 horas por telefone à SMS, SES ou Cievs (3218.7331 ou 8828.2522, onde serão dadas as informações necessárias quanto ao isolamento domiciliar até o final do período de transmissibilidade (4 dias após o início do exantema) e outras. 
portal correio

Em 30 anos, NE é região com maior alta na expectativa de vida, diz IBGE Pesquisa de Tábuas de Mortalidade foi divulgada nesta sexta-feira (2). Santa Catarina é estado com maior expectativa; o Maranhão tem a menor.


Do G1, em São Paulo
39 comentários
Gráfico IBGE - Expectativa de vida da população 2010 (Foto: g1)
A região Nordeste foi a que registrou o maior crescimento na taxa de expectativa de vida em 30 anos, com aumento de 12,95 anos. É o que mostram números do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgados nesta sexta-feira (2).
Em todas as regiões e estados do país, o IBGE constatou acréscimos na esperança de vida ao nascer. No Brasil, em 2010, a esperança de vida ao nascer no país era de 73 anos, 9 meses e 3 dias, revelando um acréscimo de 11 anos, 2 meses e 27 dias em comparação com 1980, quando o índice era de 62,52 anos.

De acordo com o levantamento, moradores da Região Sul registraram a maior taxa de expectativa de vida, podendo viver até 75,84 anos. Em seguida, vem o Sudeste, com 75,40 anos; na terceira posição está o Centro-Oeste, com 73,64 anos; o Nordeste ficou em quarto, com 71,20 anos e, na última posição, está o Norte, com 70,76 anos.
As informações fazem parte das Tábuas de Mortalidade, que usam dados do Censo de 2010, de estatísticas de óbitos provenientes do Registro Civil e do Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM), do Ministério da Saúde referentes a 2010. As tábuas, que são divulgadas todos os anos, foram recalculadas a partir de um recorte regional. Os dados de 2010 por estado foram divulgados pela primeira vez pelo instituto.
Estados
Santa Catarina foi o estado que apresentou a maior expectativa de vida tanto para mulheres quanto para homens. Enquanto elas alcançam 79,90 anos, eles podem chegar até 73,73 anos – a média de idade do estado é de 76,80 anos.
Na contramão está o Maranhão, com o menor índice de esperança de vida ao nascer, com 68,69 anos. As mulheres de Roraima são as que vivem menos, segundo o IBGE, com expectativa de vida de 72,81 anos. Já Alagoas é o estado onde os homens vivem menos, com expectativa de vida de 64,60 anos.
O estado que mais elevou sua expectativa de vida entre 1980 e 2010 foi o Rio Grande do Norte (média de 15,85 anos). A esperança de vida aumentou 14,65 anos para homens e 17,03 anos para as mulheres na unidade federativa.
Segundo o estudo, ao longo de três décadas a expectativa de vida no país aumentou, anualmente, cerca de 4 meses e 15 dias. As mulheres brasileiras alcançam idades mais avançadas que as dos homens.  Enquanto elas vivem em média 77,38 anos, eles podem atingir 73,76 anos – uma diferença de 7,17 anos. Em 1980, essa diferença era de 6,07 anos, segundo o instituto.
globo.com

Sobremortalidade masculina
O levantamento chama a atenção para a sobremortalidade masculina, resultado da maior exposição dos homens aos óbitos por causas externas, como homicídios ou acidentes de trânsito.
Segundo o IBGE, em 2010, a mortalidade masculina atingiu principalmente jovens do grupo de idade entre 20 e 24 anos. Houve um acréscimo de 115,6% na comparação com 1980, uma probabilidade que passou de 2 para 4,4 vezes nos últimos 30 anos. Ou seja, a chance de um homem de 20 anos não atingir os 25 anos em 2010 era 4,4 vezes maior do que a mesma probabilidade para a população feminina.

Todos os estados do Brasil tiveram alta na mortalidade masculina, no grupo de idade entre 20 e 24 anos, segundo o IBGE. O Nordeste registrou o maior índice, seguido do Sul do país.

O estado de Alagoas foi o que apresentou a maior taxa de mortalidade, aumento de 348,3% nas últimas três décadas. Bahia vem em seguida, com alta de 240% no período. O Acre foi o estado que deteve a menor alta, com acréscimo de 35% nas mortes.

Ariel Castro é condenado à prisão perpétua por sequestro de 3 mulheres Ele se declarou culpado de 937 acusações, dentre elas homicídio qualificado, sequestro, estupro e agressão

O norte-americano Ariel Castro foi condenado à prisão perpétua, sem direito a condicional, por manter três mulheres em cativeiro em sua casa e estuprá-las por mais de dez anos. A sentença de Castro, de 53 anos, foi divulgada nesta quinta-feira.

Ele se declarou culpado de 937 acusações, dentre elas homicídio qualificado, sequestro, estupro e agressão. Um acordo feito na semana passada evitou a possibilidade de pena de morte por ter espancado e deixado sem comida uma vítima grávida, até que ela sofresse um aborto, mas ele pegou prisão perpétua pelas acusações mais graves.

Castro pediu desculpas e disse ao tribunal que é viciado em pornografia, mas afirmou que na maior parte do tempo o sexo com as mulheres era consensual. "Estas pessoas estão tentando me pintar como um monstro", disse ele. "Eu não sou um monstro. Eu estou doente."
Ariel Castro foi condenado à prisão perpétua, sem direito a condicional, por manter três mulheres em cativeiro em sua casa e estuprá-las por mais de dez anos (Foto: Divulgação)
Ariel Castro foi condenado à prisão perpétua, sem direito a condicional, por manter três mulheres em cativeiro em sua casa e estuprá-las por mais de dez anos (Foto: Divulgação)
As mulheres desapareceram em circunstâncias separadas entre 2002 e 2004, quando tinham 14, 16 e 20 anos. Elas escaparam no dia 6 de maio quando uma delas, Amanda Berry, quebrou parte da porta da casa de Castro e gritou pedindo ajuda aos vizinhos.

Castro declarou nesta quinta-feira que sabe que o que fez foi errado, mas que não é uma pessoa violenta, que as mulheres pediam sexo e não foram torturadas. As mulheres descreveram as condições horríveis da casa, que Castro transformou numa prisão improvisada.

Uma das três mulheres sequestradas disse a Castro hoje que sua vida está apenas começando, enquanto a dele, acabou. "Você tomou 11 anos da minha vida, mas eu a tenho de volta", disse Michelle Knight a Castro. "Eu passei 11 anos no inferno. Agora o seu inferno está apenas começando. Eu vou superar tudo o que aconteceu, mas você vai enfrentar o inferno eterno."

Knight, de 32 anos, não olhou para Castro enquanto falava, mas ele olhou para ela várias vezes após ela ter entrado na sala do tribunal. Ela foi a primeira mulher sequestrada por Castro, em 2002, depois de ele atraí-la para sua casa, prometendo um filhote de cachorro para seu filho.

O agente do FBI Andrew Burke disse que Castro transformou sua casa numa prisão ao criar um sistema de alarme improvisado e acorrentando as mulheres em quartos trancados.

As janelas estavam fechadas pelo lado de dentro com pesadas portas de armário e as maçanetas foram removidas e substituídas por várias travas, disse Burke. A casa foi dividida de forma a esconder a existência dos quartos, revelou ele.

Uma das mulheres teve um capacete de motocicleta colocado em sua cabeça no período em que ficou acorrentada no porão. Mais tarde, quando tentou escapar, o fio de um aspirador de pó foi amarrado ao redor de seu pescoço.

 diariodolitoral

Apenas 13% das cidades que pediram receberão médicos Ao todo, 495 municípios solicitaram reforço, mas só 67 serão contemplados com 156 profissionais

O Mais Médicos foi criado para ampliar o atendimento na atenção básica de saúde de todo país
O Mais Médicos foi criado para ampliar o atendimento na atenção básica de saúde de todo país
PUBLICADO EM 02/08/13 - 03h00
Do total de 495 municípios mineiros que se inscreveram na primeira fase do programa Mais Médicos para o Brasil, apenas 67 serão contemplados com profissionais para atuar na atenção básica à saúde – 13,5% da demanda. Ao todo, Minas Gerais vai receber 156 profissionais.

E não foi apenas em Minas que a distribuição dos médicos ficou aquém da expectativa. Em todo o país, 3.511 municípios pediram reforço e 626 foram contemplados. Dos 15.460 profissionais solicitados, apenas 1.753 serão enviados às cidades brasileiras – 11% dos postos de trabalho serão ocupados.
Segundo o governo federal, o baixo aproveitamento aconteceu porque a maioria dos médicos optou, em seu cadastro, por cidades mais desenvolvidas, como capitais e regiões metropolitanas. Assim, cidades que não foram marcadas por médicos em sua inscrição ficaram de fora. E aquelas que apareceram com mais frequência ficaram com os profissionais que se cadastraram primeiro. Ainda segundo o Ministério da Saúde, 4.657 profissionais completaram o cadastro para participar do plano.
Segundo a lista divulgada ontem pelo governo federal, das 626 cidades que vão receber médicos, 24 são capitais e 159 estão em regiões metropolitanas.
Ranking. Mesmo com o baixo aproveitamento, Minas é o segundo Estado do país que mais vai receber médicos, ficando atrás apenas da Bahia. A cidade mais contemplada será Belo Horizonte, com 38 profissionais – número ainda abaixo do que havia sido solicitado, 120.
No segundo lugar do ranking estadual aparece o município de Caratinga, na região da Zona da Mata. Considerada prioritária pelo Ministério da Saúde, ela vai receber oito médicos.
Caminho. Os médicos selecionados para essa fase do programa têm até amanhã para confirmar o interesse nos postos. Os estrangeiros ainda não foram contemplados – eles têm até 8 de agosto para completar o cadastro. Uma segunda fase de adesões para os brasileiros será aberta, ainda sem data, para as vagas remanescentes.
“O Mais Médicos foi criado com o objetivo de ampliar o atendimento à população na atenção básica e, com essa ação, estamos garantindo que o profissional será alocado exatamente nas regiões onde faltam médicos”, afirmou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha. 
otempo.com

Segundo boletim, senador teve derrame pulmonar. Ele está internado no hospital Sírio-Libanês desde o dia 31 de julho

O Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, divulgou boletim na noite dessa quinta-feira (1º) em que informa que o quadro de saúde do senador José Sarney (PMDB-AP) apresentou "febre acompanhada de tremores". Segundo o boletim, Sarney foi submetido a exames laboratoriais e de imagem.
Agência Brasil
José Sarney foi submetido a exames laboratoriais e de imagem

"As tomografias de encéfalo, seios da face e abdome demonstraram derrame pleural bilateral, infiltrado intersticial e uma nova opacificação da base do pulmão direito".
Em função disso, a equipe médica optou pela transferência do senador para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI). "O paciente está sendo atendido pelas equipes dos médicos. David Uip, Roberto Kalil e Carlos Gama", diz o boletim.
Sarney está internado no Sírio-Libanês, desde o dia 31 de julho. Ele chegou ao hospital, na capital paulista, vindo de São Luís (MA), onde estava internado no Hospital UDI para tratamento de uma infecção pulmonar.
Político e escritor, o maranhense José Sarney está na vida pública há 60 anos. Ele foi governador do Maranhão, presidente do Senado e presidente da República de 1985 a 1990. Autor de diversos livros, Sarney é membro da Academia Brasileira de Letras. 
ultimosegundo.ig