PAGINA INICIAL

sábado, 20 de abril de 2013

Foi provocar...

Transplante inédito cura menina com talassemia


Transplante inédito cura menina com talassemia
Maria Vitória sofria de talassemia major, uma doença crônica e grave que acontece quando a medula óssea produz menos glóbulos vermelhos (Foto divulgação)Clique para ampliar a imagem
Maria Vitória, de 6 anos, está curada da talassemia. A menina foi submetida a um transplante de medula óssea e de sangue de cordão umbilical doados pela sua irmã, Maria Clara, de 1 ano, que nasceu após ter sido geneticamente selecionada por não ter o gene da talassemia e ser 100% compatível com a irmã mais velha - procedimento inédito no Brasil.

Maria Vitória sofria de talassemia major, uma doença crônica e grave que acontece quando a medula óssea produz menos glóbulos vermelhos e, consequentemente, não consegue fabricar sangue na frequência necessária. Por isso, ela recebia transfusões de sangue a cada três semanas e tomava remédios diariamente para controlar a quantidade de ferro no corpo. Depois de procurar mais de 30 médicos em busca de uma solução para a doença da filha, os pais de Maria Vitória - Jênyce Reginato da Cunha e Eduardo da Cunha - decidiram passar pela fertilização in vitro para selecionar um embrião que pudesse ajudar na cura de Maria Vitória.

Na prática, funcionou assim: a fertilização resultou em dez embriões, que tiveram suas células analisadas. Desses, dois eram saudáveis e totalmente compatíveis com a menina. Eles foram implantados no útero de Jênyce, mas apenas um sobreviveu. Foi aí que nasceu Maria Clara, em fevereiro do ano passado.

No parto, os médicos colheram as células do cordão umbilical de Maria Clara. Como a quantidade não era suficiente para o transplante, foi necessário esperar que o bebê completasse 1 ano para coletar um número maior de células da medula ósseas. Maria Vitória foi internada em meados do mês de março no Hospital Sírio-Libanês para dar início ao condicionameno: recebeu altas doses de quimioterapia para destruir as células da sua medula óssea e deixar o sistema imunológico zerado. No dia 18, Maria Clara foi submetida à coleta das células da medula óssea. Em seguida, essas células foram infundidas em Maria Vitória: primeiro as do sangue do cordão e, depois, as da medula óssea da irmã.

Espera
Segundo o hematologista Vanderson Rocha, responsável pelo transplante, durante os 15 primeiros dias a medula de Maria Vitória continuava zerada. Essa foi a fase mais crítica, pois o corpo não produzia nenhuma defesa e a menina ainda precisava receber transfusões. Depois desse período, a medula óssea da criança voltou a fabricar as células e, desde então, ela não precisou mais receber transfusões de sangue. "Ela voltou a produzir células como uma pessoa normal. Ela tem uma medula nova. O resultado é muito bom e podemos considerar que a Maria Vitória está curada", diz Rocha.

Rocha pondera que os riscos de complicações pós-transplante existem, mas são muito baixos. "Acontece em menos de 5% dos casos. Ainda assim, o transplante é a melhor opção. A Maria Vitória estava começando a ter problemas no fígado por conta do ferro", afirmou, acrescentando que há cerca de cem casos de transplantes registrados na Europa para curar talassemia, todos com sucesso.

Cláudia Veloso, vice-presidente da Associação Brasileira de Talassemia (Abrasta), diz que o resultado desse transplante é uma esperança para a cura e deve encorajar outros pais a procurarem o procedimento. "Existe uma ansiedade dos pais porque para muitos, até então, a cura era impossível." Estima-se que existam pelo menos 500 pessoas com o problema no Brasil. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo. 

midiacon

MPF ameaça multar Google por dados de investigados


São Paulo – O Google deve passar, até o próximo dia 29, e-mails e informações de cidadãos que estão sendo investigados por diversos tipos de crimes pelo Ministério Público Federal. A quebra de sigilo faz parte do inquérito 784, conduzido pelo MPF em Brasília.
Se a empresa não respeitar o prazo para entregar os dados, o Google pode ser multado em 50 mil reais por dia pela justiça – já que o MPF recorreu ao Superior Tribunal de Justiça para que haja cooperação da empresa estrangeira.

LEIA TAMBÉM

///

TAGS

///
Segundo informações do site Consultor Jurídico, o Google Brasil explica que não pode passar os dados, pois eles estão armazenados nos servidores da empresa que ficam nos Estados Unidos. E, por isso, os dados estão sujeitos à legislação americana, que proíbe a divulgação de dados de mensagens eletrônicas.
O Google, diz a publicação, explica que o MPF deve buscar ajuda diplomática para conseguir quebrar o sigilo das pessoas investigadas pelo inquérito 784. O Brasil e os Estados Unidos, afirma a empresa, têm um acordo para facilitar o trâmite de questões jurídicas (Decreto 3.810/2001). E o MPF poderia fazer uso desse instrumento.
Crime – Segundo comunicado da área de comunicação do MPF, o Google Brasil deve respeitar as leis brasileiras e repassar os dados solicitados. Eles serão essenciais, diz o MPF, para elucidar “seriíssimos crimes, dentre eles, o de formação de quadrilha, corrupção ativa e passiva, fraude a licitação, lavagem de dinheiro e tráfico de influência”. Com a recusa, diz o MPF, o Google pode ser penalizado conforme as leis brasileiras.
O MPF considera ainda um “absurdo” o Google Brasil solicitar para a justiça brasileira fazer uso da diplomacia para conseguir os dados com a matriz da empresa, nos Estados Unidos. “Remeter o Judiciário à via diplomática para obter os dados é afrontar a soberania nacional, sujeitando o Estado à inaceitável tentativa da empresa em questão de se sobrepor às leis pátrias, por meio de estratagemas de política empresarial”, diz o MPF em comunicado. 
info.abril

Ministério da Defesa e ufólogos abrem canal para troca de informações sobre óvnis


Ministério da Defesa e ufólogos abrem canal para troca de informações sobre óvnis
Foto divulgaçãoClique para ampliar a imagem
Publicidade
Motivado pelo grande número de pedidos sobre arquivos envolvendo óvnis -objetos voadores não identificados - apresentados com base na Lei de Acesso à Informação, o Ministério da Defesa abriu ontem (18) o primeiro canal de comunicação com estudiosos sobre o assunto, chamados ufólogos, em reunião ocorrida na capital federal.

"Foi uma reunião super-histórica e inédita, não só no Brasil como em todo o mundo. Nunca um ministério da Defesa recebeu ufólogos para debater o tema", disse à Agência Brasil o editor da revista UFO, Ademar José Gevaerd.

Segundo o coronel da Aeronáutica Alexandre Emílio Spengler, responsável pelo Serviço de Informações ao Cidadão do Ministério da Defesa, o tema é, disparado, o mais buscado entre os cidadãos que fazem uso da Lei de Acesso à Informação para pedidos dirigidos à área militar, o que acabou dando mais relevância à abertura de diálogo entre governo e estudiosos.

"Até o momento foram 107 pedidos. Só para a Força Aérea foram feitas 65 solicitações. Em segundo lugar, com apenas 27 pedidos, estão as informações sobre remuneração de militares", informou à Agência Brasil o coronel.

Os ufólogos ficaram otimistas com a recepção. "As autoridades deixaram claro que o ministro Celso Amorim respeita a ufologia e o trabalho dos ufólogos, e que vão levar adiante a ideia de estabelecer, com a Comissão Brasileira de Ufólogos, um canal de comunicação para alcançarmos, sem obstáculos ou desvios, as três Forças Armadas, sempre que precisarmos de informações sobre o assunto", disse Gevaerd.

Os entendimentos iniciados com o governo brasileiro serão divulgados mundialmente pelos estudiosos brasileiros. "Isso será informado a ufólogos de todo o mundo na semana que vem, quando participaremos do Congresso Mundial de Ufologia em Washington. Sem dúvidas, todos os holofotes estarão sobre o Brasil", acrescentou.

De acordo com o Ministério da Defesa, dos 107 pedidos de informação relacionados aa óvnis, 26 foram deferidos e resultaram na entrega de algum tipo de documento ao solicitante. Os demais foram negados.

"Todos negados, até o momento, o foram por não termos a informação ou por ela ainda estar sob sigilo", explicou Spengler. Segundo ele, há a possibilidade de o sigilo estar justificado pelo fato de envolver "assuntos relacionados à segurança nacional". Alguns deles, classificados como secretos ou ultrassecretos.

O Comando da Aeronáutica já entregou os documentos não classificados relativos a óvnis ao Arquivo Nacional, por determinação de uma portaria. Há, segundo a Defesa, alguns documentos do Exército que não foram entregues porque foram extraviados.

"O Exército já admitiu que parte dos documentos pode ter sido destruída, o que de fato era permitido por um decreto de 1977 , que permitia a destruição de documentos sigilosos, bem como de eventuais termos pedindo a destruição", informou Spengler. Segundo ele, não há estimativas sobre o número de documentos destruídos sob respaldo do decreto.

Entre os documentos mais solicitados pelos ufólogos, mas ainda sem resposta, está o da Operação Prato, ocorrida no município de Colares (PA), na década de 70, em que militares da Aeronáutica fizeram uma operação tendo por base relatos de cidadão da região sobre avistamentos de objetos luminosos. Segundo os ufólogos, durante o episódio, médicos atenderam a diversas vítimas de queimaduras causadas pelos óvnis.

A expectativa é que, a partir do próximo 1º de junho e no máximo até a mesma data do ano que vem, após seguir os trâmites legais, as autoridades comecem a divulgar informações sobre casos como este.

Em nota divulgada pelo Ministério da Defesa, o secretário de Coordenação e Organização Institucional do Ministério, Ari Matos, disse que as informações que ainda não se tornaram públicas são exceções, e que a regra geral é "disponibilizar todos os documentos". Segundo ele, alguns casos ainda têm que obedecer ao prazo legal, "mas isso é uma questão que em breve será solucionada".


midiacon

Argentinos fazem novo protesto contra o governo BUENOS AIRES - A presidente diz que a reforma vai democratizar a Justiça, mas, para a oposição, não passa de uma estratégia de Cristina Kirchner para ampliar poder...


foto: Agência Ansa
A presidente diz que a reforma vai democratizar a Justiça, mas, para a oposição, não passa de uma estratégia de Cristina Kirchner para ampliar poder.
A presidente diz que a reforma vai democratizar a Justiça, mas, para a oposição, não passa de uma estratégia de Cristina Kirchner para ampliar poder.
BUENOS AIRES - As redes sociais argentinas convocaram para esta quinta-feira (18), à noite, um panelaço contra a reforma do Judiciário proposta pela presidente  Cristina Kirchner. O pacote de mudanças, com seis projetos de lei, é debatido no Congresso e poderá seraprovado pela maioria governista na próxima semana. A presidente diz que a reforma vai democratizar a Justiça, mas, para a oposição, não passa de uma estratégia de Cristina Kirchner para ampliar poder em ano eleitoral.
O panelaço de hoje é o segundo em cinco meses. Ao contrário do último, contará com a presença dos partidos de oposição, a pedido dos organizadores do protesto. Desta vez, como na anterior, os argentinos descontentes estarão nas ruas por causa da inflação alta, da insegurança e dos escândalos de corrupção. Agora acrescentaram à lista de queixas a morte de 53 pessoas na enchente de La Plata, no começo do mês, e a reforma do Judiciário.
A reforma obriga os juízes a publicarem, na internet, o andamento dos processos e suas declarações de bens. Pelas novas normas, quem quiser ser juiz terá que passar por um concurso público. Hoje o ingresso é por indicação.
O motivo da polêmica são dois projetos de lei embutidos no pacote. O primeiro limita as liminares de cidadãos e empresas contra o Estado. O segundo amplia o Conselho da Magistratura – o órgão que controla os juízes. Integrado por 13 membros, o conselho tem o poder de escolher juízes e destituí-los. Cristina Kirchner quer incorporar seis integrantes eleitos por voto popular.
A escolha dos novos membros do Conselho da Magistratura seria em agosto e coincidiria com as primárias para eleger os candidatos de cada partido às eleições legislativas de outubro. A oposição diz que os candidatos aliados ao governo sairão favorecidos porque contam com estrutura política forte para fazer campanha. O governo nega.
“Não estamos de forma alguma interferindo na Justiça. Queremos simplesmente submeter os integrantes do Conselho da Magistratura ao mesmo processo eleitoral pelo qual passam todos aqueles que ocupam cargos eletivos”, disse à Agência Brasil o presidente da Câmara dos Deputados, Julian Dominguez. “Não vamos eleger juízes, somente os membros do Conselho da Magistratura”.
Apesar de pertencer à bancada governista, o presidente da Comissão de Justiça da Câmara dos Deputados, Jorge Yoma, criticou duramente a reforma porque, em sua avaliação, vai “politizar” o Judiciário. “O governo está interferindo cada vez mais na economia e na vida dos cidadãos: expropria empresas, controla o câmbio, congela preços. Tem maioria no Congresso para aprovar o que quer. Falta apenas garantir a obediência do Poder Judiciário”, disse ele à Agência Brasil. “Não é por coincidência que o governo decidiu democratizar a Justiça depois de ter sofrido algumas derrotas nos tribunais”. 
dci.com

Suspeito capturado participou de festa após atentado em Boston

O suspeito do atentado em Boston Djokhar Tsarnaev, capturado nesta sexta-feira após uma longa caçada, participou de uma festa duas noites após os ataques que mataram três pessoas e feriram quase 200 na linha de chegada da Maratona de Boston, na última segunda-feira. 
Tsarnaev foi encontrado na noite de sexta-feira, escondido dentro de um barco que estava guardado numa casa de Watertown. O morador, ao sair, notou manchas de sangue na embarcação. Ele aproximou-se e viu um corpo. Imediatamente, notificou as autoridades, e em apenas alguns minutos a casa estava cercada por dezenas de policiais. O jovem foi capturado vivo, mas em estado grave, com ferimentos na perna e no pescoço. Seu irmão, também suspeito, Tamerlan Tsarnaev, foi morto na noite de quinta-feira, após troca de tiros com policiais no campus do Instituto Tecnológico de Massachusetts (MIT, em inglês), em Cambridge.
Dzhokhar Tsarnaev, de 19 anos, foi detido no quintal de uma casa em Watertown, nos EUA
Dzhokhar Tsarnaev, de 19 anos, foi detido no quintal de uma casa em Watertown, nos EUA
Depois do atentado, festa
Segundo informações do jornal The Boston Globe, Djokhar não alterou o seu convívio social após o atentado. “Ele estava bem tranquilo”, disse um estudante da University of Massachusetts Amherst (Umass), que viu o suspeito misturando-se com os amigos de futebol.
Vários estudantes foram entrevistados pela polícia e a maioria não acreditou na participação de Djokhar Tsarnaev nos ataques da maratona. A universitária Pamala Rolon, 22 anos, disse que, quando viu as imagens dos suspeitos pela primeira vez na mídia, viu os estudantes fazendo piadas sobre a semelhança da pessoa com Tsarnaev. “Então pensamos que não podia ser ele. Dzhokhar? Nunca”, disse.
Sonia Ribeiro, 19 anos, frequentava uma aula de filosofia com Tsarnaev. Além disso, ela disse que ele estava no campus esta semana, embora não em sala de aula. "Ele estava descontraído. Eu nunca esperaria isso dele", disse. Já Florida Addy, 19 anos, morava no mesmo andar do dormitório de Tsarnaev Dzhokhar no ano passado. Ela o chamava de "drug" - a palavra russa para o amigo. Ela disse que saía com ele e alguns outros estudantes russos em um apartamento em New Bedford, não muito longe do campus e que eles sempre falam russo entre si.
Addy disse Tsarnaev é uma pessoa tranquila, amigável e um pouco misteriosa, mas de “uma forma encantadora”.  A última vez que ela viu o suspeito foi na semana passada, quando pegou um cigarro com ele.
Com Portal Terra 
jb.com

Terremoto deixa pelo menos 156 mortos e milhares de feridos na China Tremor de magnitude 6,6 ocorreu na província de Sichuan. ais de 2 mil militares foram enviados para reforçar os socorristas.

Um terremoto de magnitude 6,6 que atingiu na manhã deste sábado o sudoeste da Chinadeixou pelo menos 156 mortos e mais de 5,5 mil feridos, segundo as autoridades locais, que enviaram à região milhares de soldados para ajudar nas operações de resgate.
Criança é resgatada após terremoto na província de Sichuan (Foto: AFP)Criança é resgatada após terremoto na província de Sichuan (Foto: AFP)
O tremor ocorreu ao pé do planalto tibetano, na província de Sichuan, uma região com forte atividade sísmica que já foi devastada em 2008 por um potente terremoto.
O terremoto durou cerca de 30 segundos. Seu epicentro se situou perto da cidade de Ya´an e surpreendeu a população pouco depois das 8h locais.
As primeiras fotos da catástrofe mostravam edifícios destruídos e muitos escombros nas ruas.
Imagens aéreas apresentavam zonas rurais onde as casas pareciam ter desmoronado, e outras, mais povoadas, onde os danos eram menores.
As construções das zonas rurais chinesas costumam ter materiais de qualidade duvidosa e as normas antissísmicas quase não são respeitadas.
Mais de 2 mil militares foram enviados para reforçar os socorristas que trabalhavam no local, indicou a agência oficial Xinhua.
Forte tremor deslocou e jogou uma imensa rocha numa estrada do condado de Lushan, província de Sichuan. (Foto: Hai Mingwei / Xinhua / Via AP Photo)Forte tremor deslocou e jogou uma imensa rocha numa estrada do condado de Lushan, província de Sichuan. (Foto: Hai Mingwei / Xinhua / Via AP Photo)
O novo presidente chinês, Xi Jinping, pediu que as vítimas sejam ajudadas, enquanto o primeiro-ministro Li Keqiang visitou a região afetada, assim como seu antecessor Wen Jiabao costumava fazer em caso de catástrofes, o que o tornou muito popular. "As primeiras 24 horas são cruciais para salvar vidas", disse o primeiro-ministro.
Primeiro-ministro Li Keqiang (centro) visitou a região afetada (Foto: AP)Primeiro-ministro Li Keqiang (centro) visitou a região afetada (Foto: AP)
O presidente russo, Vladimir Putin, enviou um telegrama de pêsames ao seu colega chinês e afirmou que a Rússia está preparada para dar toda a ajuda necessária à China, anunciou o Kremlin.
A província de Sichuan, uma das mais povoadas da China, com 80 milhões de habitantes, foi devastada por um tremor em 2008 que deixou cerca de 87 mil mortos e desaparecidos.
província de Sichuan (Foto: Arte/G1)
A agência de notícias oficial indicou que o terremoto de sábado alcançou uma magnitude de 7, enquanto o Instituto Geofísico dos Estados Unidos (USGS) registrou um tremor de magnitude 6,6. A profundidade foi estimada em 12 km, uma distância muito pequena, o que favorece a ocorrência de muitos danos.
As operações de resgate eram dificultadas por deslizamentos de terra provocados pelo tremor, indicou a CCTV.
O terremoto foi sentido fortemente em Chengdu, a capital provincial de Sichuan, e até mesmo na vizinha metrópole gigante de Chongqing, um município que abriga 33 milhões de pessoas.
Nestes dois locais, os habitantes deixaram suas casas rapidamente.
Bertrille Snoeijer, uma holandesa que mora em Chengdu, estava em sua casa quando ocorreu o tremor. 'Pouco depois das 08h00, tudo começou a tremer, os objetos caíram', contou à AFP.
Assim como seus vizinhos, a holandesa saiu para a rua.
Na região mais afetada pelo tremor as comunicações telefônicas estavam cortadas ou fortemente afetadas.
Estudantes estavam presos sob um edifício universitário que desabou em Ya'an, indicou o site de informação Sina.com.
Aos sábados, os estudantes chineses em geral não têm aula, com exceção de alguns institutos de ensino médio. Uma jornalista do canal de televisão local iria se casar neste sábado, mas precisou trabalhar ao vivo para cobrir a catástrofe, vestida de branco, segundo uma foto sua que circulava na internet.
Pouco depois do terremoto de 2008, a qualidade da construção das escolas em Sichuan foi muito criticada. Familiares em luto e com raiva exigiram a verdade e quiseram entender as razões pelas quais os prédios que abrigavam suas crianças desabaram com facilidade, enquanto outros edifícios oficiais resistiram.
Os terremotos são relativamente frequentes na China, embora a população esteja menos acostumada com eles do que no Japão.
O governo brasileiro divulgou uma nota lamentando o terremoto. Na nota, o governo diz que tomou conhecimento com grande pesar das mortes e perdas materiais provocadas pelo terremoto que atingiu na província de Sichuan.
O Brasil transmite suas condolências e solidariedade aos familiares das vítimas, ao povo e ao Governo da República Popular da China. 
globo.com

Chuva de meteoros pode ser visualizada por paraibanos na 2ª


Chuva de meteoros pode ser visualizada por paraibanos na 2ª
Segundo o canal especializado em Ciência “History” a chuva de meteoros denominada Liríadas poderá ser observada na próxima segunda-feira (22) em todo território brasileiro. A chuva teve início na última quarta-feira (17) e pode perdurar até a quinta (25). A visualização dos meteoros será mais nítida nas regiões Norte e Nordeste do país.


Meteoros, também chamados de estrelas cadentes, são corpos celestes que quando entram em contato com o oxigênio produzem um efeito luminoso que encanta a todos que observam o fenômeno. Estas “estrelas” podem apresentar diversas cores e até mesmo registro de sons. A chuva de meteoros acontece quando algum cometa perpassa a órbita da Terra. Nesses casos, pedacinhos de cometas entram juntos em nossa atmosfera. Durante as Liríadas, o número de meteoros que caem na Terra é de 10 a 20 por hora.


Correio/pb agora

Dirceu organizou e controlou o mensalão, diz acórdão do julgamento A íntegra do documento, com os votos de cada ministro, será publicada na segunda, 22


Internet
José Dirceu
O resumo acórdão do julgamento do mensalão divulgado nesta sexta-feira, 19, pelo Supremo Tribunal Federal (STF) aponta o ex-ministro-chefe da Casa Civil José Dirceu como o responsável pela "organização" e pelo "controle" do esquema ilícito de compra de apoio político do Congresso no primeiro mandato do governo Luiz Inácio Lula da Silva. A Corte condenou Dirceu a 10 anos e 10 meses de prisão pelos crimes de corrupção ativa e formação de quadrilha.
"A organização e o controle das atividades criminosas foram exercidos pelo então ministro-chefe da Casa Civil, responsável pela articulação política e pelas relações do Governo com os parlamentares", afirma o documento. A quadrilha atuou do final de 2002 até junho de 2005, quando o esquema foi revelado pelo presidente do PTB licenciado, Roberto Jefferson. Segundo a publicação, que resume as decisões dos ministros ao longo das 53 sessões do julgamento, ocorrido no ano passado, ocorreu um "conluio entre o organizador do esquema criminoso" e o então tesoureiro do PT, Delúbio Soares.
A íntegra do documento, com os votos de cada ministro, será publicada na segunda, 22. A partir do dia seguinte, as defesas dos 25 condenados terão dez dias para apresentar recurso contra a decisão.
O documento disponibilizado nesta sexta aponta que três publicitários - Marcos Valério, Ramon Hollerbach e Cristiano Paz - ofereceram a estrutura empresarial por eles controlada para servir de "central de distribuição de dinheiro aos parlamentares corrompidos". O esquema contou com a "participação intensa" da diretora financeira de uma das agências de publicidade, numa referência a Simone Vasconcelos.
O acórdão resumido, disponível na página 39 do Diário da Justiça, anota que nas negociações de compra de apoio político houve a atuação do então presidente do partido que ocupava a chefia do poder Executivo federal, o hoje deputado federal José Genoino (PT-SP), condenado a 6 anos e 11 meses de prisão. O documento diz ainda que Rogério Tolentino, advogado das empresas de publicidade, também atuou no pagamento de vantagens indevidas a parlamentares corrompidos.
Irrelevância
Ao longo das 13 páginas, o resumo da decisão sustenta que há um conjunto de provas "harmonioso" que comprova o "amplo esquema de distribuição de dinheiro a parlamentares, os quais, em troca, ofereceram seu apoio e o de seus correligionários aos projetos de interesse do governo federal na Câmara dos Deputados".
Os ministros confirmaram no acórdão que a destinação dada aos milionários recursos recebidos pelos parlamentares, que alegavam ser dívidas de campanha, é "inócua". "(...) A eventual destinação dada ao dinheiro não tem relevância para a caracterização da conduta típica nos crimes de corrupção passiva e ativa", afirma. A decisão sustenta que os deputados federais receberam "o dinheiro em razão da função, em esquema que viabilizou o pagamento e o recebimento de vantagem indevida, tendo em vista a prática de atos de ofício", ou seja, a votação de projetos de interesse do governo.
O documento destaca como provas e indícios que, vistas em conjunto, levaram à condenação dos réus as várias reuniões entre os participantes do esquema na época dos empréstimos fraudulentos tomados no Banco Rural. Os dirigentes dessa instituição, frisa o acórdão, reuniram-se "com o organizador do esquema", isto é, José Dirceu. O resumo recorda ainda que também participavam desses encontros o então ministro José Dirceu, o publicitário Marcos Valério, o operador do mensalão, e o então tesoureiro do PT, Delúbio Soares, "executor das ordens de pagamento aos parlamentares corrompidos".
Nesta semana, o STF decidiu ampliar o prazo para a defesa dos réus recorrerem da sentença. A partir da terça-feira, 23, os advogados terão dez dias para preparar os recursos - o prazo vai até dia 2 de maio. O prazo só começa a contar na terça-feira porque o acórdão completo só será publicado na segunda-feira no Diário da Justiça, etapa necessária para a efetiva contagem do prazo. O julgamento condenou 25 réus. 
portal correio