PAGINA INICIAL

sábado, 16 de março de 2013

Ventinho amigo

Médico receita vodca para bebês e mães pedem explicação no ES


Médico receita vodca para bebês e mães pedem explicação no ES
Foto Repródução

Duas mães alegam que um médico orientou que fossem usadas gotas de vodca na nebulização de bebês, emAracruz, no Norte do Espírito Santo. A bebida alcoólica, inclusive, chegou a ser prescrita em receita. O caso aconteceu no Hospital e Maternidade São Camilo, no início da semana. Especialista diz que, no passado, uso da bebida era comum, mas, atualmente, existem remédios mais eficientes. A direção informou, nesta sexta-feira (15), que só vai se manifestar publicamente assim que as investigações sobre o caso, por parte do Conselho de Ética da unidade e da Sociedade Brasileira de Pneumologia, forem concluídas. O médico não quis falar sobre o que ocorreu.
O filho de Luana Tomaz, que tem seis meses, começou a passar mal no início desta semana. Ela foi com a criança ao hospital, onde um médico recomendou nebulização, mas quando a mãe apresentou a receita para o farmacêutico, percebeu que algo estava errado. "O farmacêutico disse que não tinha o que eu estava pedindo, pois era vodca de supermercado. Não acreditei quando ouvi isso", disse.
A situação e até a foto da receita foram parar nas redes sociais. Através da divulgação, Luana descobriu que uma amiga, Joyce Silva, que é mãe de um bebê de um mês, também havia passado pelo mesmo. "Na hora fiquei surpresa de ele ter colocado vodca junto com medicamento, mas não sei explicar, na hora a ficha não caiu. Só quando eu já tinha saído do hospital que percebi que ele tinha receitado bebida alcoólica para a minha filha", contou.
As duas mulheres contrataram uma advogada e alegam que, antes de prescrever as receitas, o médico ainda "brincou" com elas. "Ele me perguntou se eu conhecia um remedinho chamado vodca. Falei que não e ele me respondeu, surpreso, 'mas eu só estou falando de vodca de supermercado'. Na hora, achei que ele estivesse brincando comigo, nunca pensei que fosse receitar isso para o meu filho", disse Luana.
O pediatra pneumologista Mário Tironi esclareceu que há muito tempo, por falta de recursos terapêuticos, os médicos usava a vodca para desidratar as secreções nos tratamentos de asma e bronquite, mas que isso já foi abolido, pois existem outros medicamentos comprovadamente mais eficazes. O médico trabalha no Hospital São Camilo há 11 meses e, segundo a gerência, continuava atendendo normalmente nesta sexta.
:o pipoco

Reflorestamento da Mata Atlântica absorve 1,2 milhão de toneladas de CO2

  • Apu Gomes/Folhapress
    Área de reflorestamento da Mata Atlântica em São Paulo
    Área de reflorestamento da Mata Atlântica em São Paulo
O reflorestamento da Mata Atlântica foi responsável, nos últimos 11 anos, pela retirada da atmosfera de 1,2 milhão de toneladas de gás carbônico equivalente. São 23.354.266 árvores plantadas pelo projeto Clickárvore  com a captura de 1,05 milhão de toneladas de CO2e e 3.842.426 árvores do Florestas do Futuro, que sequestraram 194, 23 mil toneladas de CO2e. Para se ter uma ideia, a cidade de São Paulo emitiu, em 2011, 16,430 milhões de toneladas CO2 equivalente.
As diferenças de absorção de CO2 entre as áreas ocorrem devido a fatores diferentes, como espécie, clima e solo, que impactam o desenvolvimento das árvores em cada local avaliado. O estudo, realizado pelo Instituto Totum e pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ), da Universidade de São Paulo em parceria com a Fundação SOS Mata Atlântica, estima que cada árvore da Mata Atlântica absorve 163,14 kg de gás carbônico equivalente ao longo de seus primeiros 20 anos.
Ampliar

Veja os destaques de Meio Ambiente (2013)70 fotos

70 / 70
A meta de reduzir 30% das emissões de gás de efeito estufa na capital paulista entre 2003 e 2012, conforme determina lei, não foi cumprida pelo município. Em 2011, o número chegou a 16,430 milhões de toneladas de CO2e. O relatório mostra que a grande maioria dos gases (81,9%) são gerados pela queima de combustível e pelo gases que escapam da rede de gás natural. Esses itens compõem a categoria "energia" do inventário. Cerca de 60% do item queima de combustível, por sua vez, está relacionada ao sistema de transporte Leia mais Juca Varella/Folhapress
O gás carbônico em excesso no ar é prejudicial, sendo um dos responsáveis pelo aquecimento global, mas por outro lado, é matéria prima para a fotossíntese das árvores.
Para fazer a estimativa, foi  considerado um plantio médio de 1.667 plantas por hectare. A amostra abrangeu árvores de idades entre 3 a 11 anos, sendo projetada uma expectativa para a idade de 20 anos.
Para assegurar a restauração de uma área degradada com essências nativas, o plantio deve seguir normas, como selecionar espécies adequadas para a região, averiguar a qualidade de sementes e de mudas, preparar o solo para o plantio e cuidar da manutenção da área. Se as normas forem seguidas, os reflorestamentos serão mais eficientes na remoção de gases do efeito estufa da atmosfera, com reconhecimento da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima (UNFCCC).
A análise de ambos os programas de reflorestamento avaliou oito plantios nas regiões de Penápolis, Valparaíso, Ibaté, Andradina, Salesópolis, Itatiba e Itu em São Paulo; e uma região no Estado do Rio de Janeiro, em Pinheiral.  Foram medidas e identificadas 2.496 árvores,  de 128 espécies, distribuídas da seguinte forma: 1.199 árvores, de 81 espécies, pelo  programa Clickárvore, e  1.297 árvores, de 93 espécies, do Florestas do Futuro. Para o cálculo de biomassa e do carbono, o relatório considerou as árvores com Diâmetro à Altura do Peito (DAP) igual ou superior a 5 cm. 
uol.com

Prévia do PIB chega a subir 1,29% no mês de janeiro e ultrapassa expectativas

Prévia do PIB chega a subir 1,29% no mês de janeiro e ultrapassa expectativasApós um 2012 com pouca atividade ecrescimento de PIB abaixo de 1%, a economia deste ano começou tendo sinais positivos para a melhoria da indústria e chegou a superar as expectativas que os analistas de mercado tinham.
Conforme apontam dados do Banco Central (BC) que foram divulgados durante a sexta-feira (15), a economia teve avanço de 1,29% no mês de janeirocomparado a dezembro, neste resultado está incluso o ajuste sazonal, onde não são desconsiderados os efeitos de cada período do ano.
Analistas que foram consultados através Reuters aguardavam um aumento de 0,9% emcomparação com o mês de janeiro. No mês de dezembro, conforme o índice das atividade do Banco Central (IBC-BR), a economia teve crescimento de 0,26%, menos que o 0,57% registrado no mês de novembro.
Este resultado no mês de janeiro está unido ao desempenho acima do que foi esperado para a produção das indústrias. O aumento da atividade em fábricas no mês de janeiro foi de 2,5% com relação ao mês de dezembro, e significou uma evolução de maneira mais forte em comparação mês a mês desde março de 2010.
O setor de produção produtivo foi visto como o principal vilão ao baixo PIB registrado em 2012. Entre o alto nível dos estoques, concorrência junto a importados e famílias que estão em dívidas, a indústria acabou o ano passado tendo queda de 2,6%, que é o pior desempenho desde o ano de 2009.
Tendo estoques com menores quantidades e o impulso para investimentos sobre a infraestrutura, é esperado que ocorra uma retomada em 2013. Analistas chegam a acreditar que haja avanço de aproximadamente 3% no setor, o que pode fazer com que o PIB também tenha uma alta de cerca de 3% ainda neste ano.
Mesmo com um ritmo de apenas 0,6%, as vendas no varejo também colaboraram para que este segmento iniciasse este ano tendo alta. Diferentemente da indústria, o comércio contou com um ano positivo em 2012, e agora indica que haverá uma tendência para a acomodação. 
noticiasbr

Atropelador de ciclista é ameaçado de morte em perfil falso no Facebook Universitário que decepou braço de lavador é xingado na internet. Estudante está preso e vítima continua internada em São Paulo.


Kleber Tomaz
Do G1 São Paulo
165 comentários
Página falsa do atropelador (Foto: Reprodução/Facebook)Página falsa do atropelador  no Facebook
(Foto: Reprodução/Facebook)
O universitário Alex Kosloff Siwek, que atropelou um ciclista e decepou o braço da vítima na Avenida Paulista no domingo (10), recebeu ameaças de morte pela internet. Preso em São Paulo desde o dia do acidente, ele foi xingado em comentários no seu perfil falso no Facebook.
Fotos do motorista de 21 anos são publicadas com agressões verbais de internautas, incitando o ódio e até a perseguição à sua família. Os pais do estudante de psicologia já teriam sido ameaçados por meio de telefonemas anônimos.
Na sexta-feira (15), o lavador de janelas David Santos Sousa, também de 21 anos e vítima do atropelador, gravou um vídeo exclusivo para o SPTV. Nele, revelou que quer perdoar Siwek e deseja que outras pessoas não sofram a mesma violência.
Logo após o acidente, Siwek fugiu sem prestar socorro ao ciclista e ainda jogou o membro num córrego. Depois, se apresentou à Polícia Civil. Confirmou ter bebido e dirigido e acabou preso preventivamente até um eventual julgamento. A defesa dele, no entanto, iria entrar com um pedido na Justiça para que o jovem responda ao crime solto. Ele foi indiciado por tentativa de homicídio.
Nos comentários no perfil falso, um homem pede para os internautas xingarem Siwek no que seria a sua página verdadeira no Facebook. Para isso, disponibilizou até o link dela. Ao clicar aparece o perfil de um homem de óculos escuros, com nome parecido com o do motorista. Não é possível saber, porém, se o perfil pertence mesmo ao universitário.
Já a página falsa de Siwek foi criada no dia seguinte ao atropelamento. O responsável por ela não é citado. Consta o nome completo do estudante e imagens suas na delegacia e perto do córrego, indicando onde jogou o braço de Sousa. Também há fotos do lavador e da sua bicicleta destruída pelo Honda Fit do motorista.
Acidente Ciclista V3 (Foto: Arte/G1)
“Sociedade!! Aqui está a cara do Alex Siwek, de 22 anos, que atropelou o ciclista David Santos de Souza, de 21 anos, na Avenida Paulista”, informa o texto de apresentação da página falsa do estudante.
Há uma menção ainda ao atropelamento. “O motorista fugiu do local, deixou o amigo em casa e depois foi à Avenida Ricardo Jafet, de onde lançou o braço amputado da vítima em um córrego. Depois, voltou à própria casa, guardou o carro na garagem e dirigiu-se a pé à unidade policial para se entregar.”
A equipe de reportagem não conseguiu localizar a defesa de Siwek para comentar as ameaças na web e quais procedimentos ela adotaria. Pela manhã, o advogado Cássio Paoletti havia denunciado ameaças sofridas pelos pais do jovem. “São ligações. Eles sequer saem de casa”, disse o defensor.
Mandado de segurança
Na quinta-feira (14), o Ministério Público de São Paulo impetrou um mandado de segurança no Tribunal de Justiça para que Siwek seja responsabilizado por crime doloso contra a vida, e não culposo.
A promotora Manoella Guz contesta a decisão do juiz Alberto Anderson Filho. O magistrado do Tribunal do Júri entendeu que o universitário cometeu uma lesão corporal contra Sousa e não teve a intenção de matá-lo. Por esse motivo, o inquérito da Polícia Civil sobre o acidente foi remetido ao Departamento de Inquéritos Policiais e Polícia Judiciária (Dipo) para ser distribuído a uma das varas criminais para um juiz competente. Até está tarde, o inquérito ainda não havia sido distribuído.
No Tribunal do Júri, são julgados crimes intencionais contra a vida. Na Justiça comum, são julgados crimes nos quais não há a intenção de matar. Num eventual julgamento, por exemplo, o acusado de tentativa de homicídio é julgado por um júri popular e, se condenado, recebe pena mínima de seis anos de prisão. Na vara criminal, quem responde por lesão corporal é julgado por um juiz, e a punição não supera três anos, ou seja, a condenação é convertida em multa e prestação de serviços comunitários.
Até a publicação desta reportagem, o desembargador relator Breno Guimarães, da 12ª Câmara Criminal do TJ, não havia julgado o recurso da Promotoria.
Prisão
Siwek está preso desde domingo, quando se apresentou à Polícia Militar e foi levado ao 78º Distrito Policial, nos Jardins. Lá, o estudante de psicologia foi indiciado por tentativa de homicídio, fuga do local do acidente e embriaguez ao volante. A investigação, no entanto, é feita pelo 5º Distrito Policial, na Aclimação. O estudante está detido no Centro de Detenção Provisória (CDP) Belém, na Zona Leste, onde só poderá receber visitas dos parentes após dez dias de adaptação.
Imagens de uma câmera de segurança mostram que o universitário chegou, por volta da 1h30 de domingo passado, a uma casa noturna no Itaim Bibi, na Zona Sul de São Paulo. No vídeo, ele espera na fila para entrar e pega uma comanda. Quatro horas depois, está registrado o pagamento de três doses de vodca e um energético. Por volta das 5h30 ele sai, atravessa a rua e vai embora. Depois de deixar o lugar, Siwek atropelou Sousa, que pedalava na Avenida Paulista a caminho do trabalho.
No último domingo, Paoletti disse que o estudante ficou atordoado na hora do acidente e, em um primeiro momento, não viu o braço no carro. Em choque, ainda de acordo com advogado, ele acabou jogando o braço em um córrego na Avenida Ricardo Jafet, na Zona Sul da capital paulista.
Na terça-feira (12), o ciclista disse à polícia que trafegava na contramão da ciclofaixa no momento do acidente. Ele buscou a ciclofaixa, que já estava separada da pista dos veículos por cones, por se sentir mais seguro. A vítima relatou que foi atingida de frente pelo veículo do universitário e que chegou a ver o carro vindo em sua direção, em alta velocidade.
Testemunhas disseram que o carro andava em ziguezague e já tinha derrubado alguns cones colocados na Avenida Paulista para sinalizar a instalação da ciclofaixa. Após atingir o ciclista, o motorista deixou o local sem prestar socorro.
A delegada Priscilla Rodrigues, do 5º DP, que chegou a chorar numa entrevista ao falar sobre os desenhos feitos por Sousa, iria pedir explicações à Polícia Técnico-Científica para esclarecer por que não consta que o motorista estava embriagado no documento de dosagem alcoólica. Até esta tarde não havia informação se o Instituto Médico Legal (IML) havia respondido o questionamento. 
globo.com

Mais de 11 mil ingressos vendidos para final entre Campinense e ASA e Amigão está pronto


Mais de 11 mil ingressos vendidos para final entre Campinense e ASA e Amigão está pronto
 O clima da final da Copa do Nordeste tomou conta de Campina Grande. Desde a tarde de quinta-feira, quando foi iniciada a comercialização dos ingressos para a decisão entre Campinense e ASA de Arapiraca, a fila no principal ponto de venda não diminui.

A antiga lojinha, onde hoje funciona a secretaria do clube, localizada na rua Marquês do Herval, centro de Campina Grande, está tomada pela torcida rubro-negra. Durante alguns momentos da manhã desta sexta-feira, a fila chegou até o final da rua, estendendo-se por vários metros até desce a avenida Floriano Peixoto.

Uma viatura da Polícia Militar permanece no local para evitar tumultos de maiores proporções.

O presidente do Campinense, William Simões, revelou que mais de 11 mil ingressos foram vendidos até as 15h30.

A carga total é de 19.700 ingressos à venda, conforme Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado entre Ministério Público, Campinense, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. O número diz respeito à capacidade máxima atual do Estádio Amigão, palco da final de domingo.

Ainda conforme William Simões, a diretoria rubro-negra separou um lote de ingressos para serem colocados à venda nas bilheterias do Amigão.

- Existem aqueles torcedores de outras cidades que só poderão estar em Campina Grande no dia do jogo, então queremos tranquiliza-los. Todos terão a mesma oportunidade para comprar o ingresso. Mas infelizmente os raposeiros precisam entender que por conta da limitação da capacidade do estádio, alguns vão ter que assistir pela TV – comentou.


Palco da decisão está pronto


O Estádio Governador Ernani Sátiro (Amigão) está pronto para receber a final da Copa do Nordeste 2013 entre Campinense e o time alagoano ASA, que acontece neste domingo (17). Durante toda a semana, a equipe de funcionários da Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel) se empenhou para deixar a principal praça de esportes de Campina Grande apresentável para sediar o jogo que decidirá o campeão da maior competição regional do Brasil. O público estimado é de aproximadamente 19 mil torcedores.

O secretário da Juventude, Esporte e Lazer, Tibério Limeira, lembrou que toda a estrutura, que vai desde o estacionamento das delegações, passando pelas arquibancadas, cadeiras, cabines de imprensa e o gramado, teve um tratamento intensificado por parte dos funcionários. "Trata-se de uma partida histórica, pois nenhum outro representante paraibano chegou tão longe numa competição como a Copa do Nordeste. No entanto, a recomendação foi de um trabalho intenso para que o estádio, que é administrado pelo Governo, mostre o quanto é capaz de sediar partidas importantes", disse Tibério.

Para o gerente operacional do Amigão, Ascânio Paceli, o torcedor que for ao estádio vai encontra-lo totalmente limpo e com a parte elétrica toda revisada, além de nova pintura na parte externa. "Muita gente ligada ao futebol de todo o país, como autoridades, imprensa e torcedores, vai encontrar o Amigão muito limpo, pintado na parte de fora e de dentro e ainda com novas lâmpadas, que foram substituídas para melhorar a iluminação nas dependências internas. As cabines de imprensa receberam um tratamento especial que é para os jornalistas trabalharem sem que aconteça nenhum tipo de problema", frisou o gerente.

O jogo entre Campinense e Asa terá início às 16h e para o representante paraibano conseguir levantar a taça de campeão basta um simples empate, já que venceu a primeira partida por 2 a 1, jogando em Alagoas. "A Paraíba toda está de mãos dadas para que o Amigão marque esse dia onde um clube nosso foi campeão de forma inédita", comentou Limeira.

Reformas - O Estádio Amigão, a exemplo do Almeidão, em João Pessoa, passará por uma grande reforma. Serão investimentos de quase R$ 19 milhões e a ordem de serviço já foi assinada pelo governador Ricardo Coutinho durante um jogo do Campinense válido pela primeira fase da competição nordestina.

Segurança - Um esquema especial de segurança foi montado para garantir a tranquilidade dos torcedores que assistirão ao jogo entre Campinense e o time alagoano ASA. Serão utilizados 350 policiais militares e 45 homens do Corpo de Bombeiros. Além disso, estarão de plantão aproximadamente 50 policiais civis, entre agentes, delegados e escrivães.

Segundo o comandante do 2º Batalhão da PM, tenente coronel Souza Neto, o efetivo empregado é oriundo da unidade a qual comanda e dos batalhões de Guarabira e João Pessoa. Além da segurança no estádio, os policiais também farão a escolta dos jogadores do Campinense e do ASA do hotel até o estádio.

Os Bombeiros também reforçarão as ações preventivas dentro e fora do Amigão. "Teremos cinco viaturas distribuídas pelo campo e na parte externa, cada uma delas equipada para atender diferentes ocorrências: primeiros socorros, salvamentos e até combate a incêndios", adiantou o comandante da corporação, coronel Jair Carneiro.

Ainda segundo ele, o comandante do 2º Batalhão dos Bombeiros, major Lucas Severiano, coordenará in loco o trabalho das equipes durante a final da Copa do Nordeste. Todo o esquema de segurança para a partida foi discutido durante reunião realizada na última terça-feira (12), entre autoridades de segurança pública do Estado e o Ministério Público da Paraíba (MPPB), em Campina Grande. No encontro, ficou decidido ainda que estará proibida a venda e o consumo de bebida alcoólica no Amigão, além do uso de fogos de artifício.

Ainda funcionarão em regime de plantão a Central de Polícia de Campina Grande, localizada no Bairro do Catolé, em Campina Grande (Fone: 3310-9300) para atender crimes em geral; e a Delegacia de Crimes Contra a Pessoa de Campina Grande para casos de homicídios e a Delegacia de Crimes contra o Patrimônio que vai atender crimes contra o patrimônio de grande vulto, a exemplo de assaltos a bancos. As duas delegacias também funcionam dentro da Central de Polícia. 
pb agora

Paraíba pode estar vendendo gasolina adulterada por conta de fraudes em terminais de Suape Conforme o Sindipetro, Suape é responsável pela distribuição de cerca de 40% de toda gasolina comercializada na Paraíba


Divulgação/Reprodução
Bomba de gasolina
A Paraíba pode estar vendendo gasolina adulterada nos postos de combustíveis do estado. O alerta foi feito Sindicato do Comércio Varejista de Combustíveis e Derivados de Petróleo no Estado da Paraíba (Sindipetro-PB), após a interdição feita Agência Nacional do Petróleo (ANP),em dois  terminais de abastecimento de combustíveis alojados no Complexo Portuário de Suape, em Pernambuco.
Conforme o Sindipetro, Suape é responsável pela distribuição de cerca de 40% de toda gasolina comercializada na Paraíba.
De acordo com o Sindicato do Comércio Varejista de Combustíveis e Derivados de Petróleo no Estado de Pernambuco (Sindicombustíveis-PE), os terminais estavam contaminados  com metanol, um solvente industrial proibido para uso veicular.
A substância estava misturada à gasolina, em substituição ao etanol. Acontece que o metanol é altamente inflamável e corrosivo, além de ser cancerígeno. Os terminais eram usados para armazenamento de combustíveis das distribuidoras Total e Federal, de maneira exclusiva, e também da Shell, Ipiranga e outros distribuidores, como ponto alternativo. Cada terminal tinha capacidade para 5 milhões de litros.
O sindicato paraibano divulgou que o combustível contaminado é prejudicial tanto para o revendedor para o consumidor. “A adulteração pode gerar eventuais multas, caso venha comercializar esse tipo de combustível, sem falar no consumidor, que estaria pondo em risco não só o carro, mas a própria vida, já que o metanol é considerado uma substância altamente tóxica”, disse o Sindipetro. 
portal correio