Ho Van Thanh, vietnamita de 82 anos e Ho Van Lang (idade incerta) voltaram à civilização nesta quarta-feira (7) após 42 anos na selva. Eles fugiram da aldeia onde moravam após um bombardeio durante a Guerra do Vietnã, no ano de 1971. O ataque matou a esposa e outros dois filhos de Thanh.
Pai e filho viviam em uma cabana de madeira construída numa árvore. Eles vestiam roupas feitas com casca de árvores e comiam frutas, milho e raízes. Usavam flechas e facas improvisadas para caçar animais. Perto da casa, fizeram uma pequena horta, onde também plantavam tabaco, segundo o jornal vietnamita "Thanh Nien".
No local onde foram encontrados, 40 km mata adentro, havia uma lembrança dos anos 70: o uniforme militar usado pelo pai durante a Guerra do Vietnã. As autoridades acreditam que ele entrou em estado de choque e buscou refúgio na floresta. Outro filho do casal, criado por familiares, encontrou o pai e o irmão há 20 anos, mas não conseguiu convencê-los a voltar para a cidade.
Em outras tentativas, a aproximação de pessoas fazia com que eles fugissem para a floresta. Desta vez, foram encontrados por um grupo que explorava a floresta e o pai, com saúde debilitada, foi convencido a voltar para a civilização junto com o filho.
|
cariri ligado