PAGINA INICIAL

domingo, 24 de novembro de 2013

Vasco vence o Cruzeiro no Maracanã e mantém vivo o sonho da salvação

A missão, considerada quase impossível, ficou um pouco mais provável depois deste sábado. O Vasco venceu o já campeão Cruzeiro por 2 a 1 no Maracanã e, se ainda não saiu da zona de rebaixamento, conseguiu um resultado fundamental para seguir alimentando o sonho de se livrar da Série B em 2014

A partida teve um momento polêmico no início do segundo tempo, quando o placar indicava 2 a 0. Julio Baptista fala o que parece ser "faz logo outro, p..." diante de Cris. O meia cruzeirense, em entrevista ao SporTV após a partida, disse que foi apenas uma resposta ao zagueiro, que teria pedido a ele para "amaciar".

Com gols do jovem Thalles e de Edmílson (Paulão descontou), o Cruz-Maltino chegou aos 41 pontos e igualou-se ao 17º colocado, o Coritiba, ficando apenas um ponto atrás do Bahia, primeira equipe fora da zona de degola. Os dois concorrentes entram em campo neste domingo.

Fonte: Globo Esporte/pb agora

Com 'farda' de preso, Genoino dá entrevista exclusiva à revista IstoÉ

Image 
 
Levado às pressas para o Incor de Brasília, na tarde da quinta-feira 21, José Genoino recebeu duas notícias ao mesmo tempo. A primeira veio dos médicos. Ao contrário do que se temia no início, ele não havia sofrido um infarto do miocárdio. Enfrentava uma nova crise de pressão alta, igualmente preocupante, mas previsível num paciente em sua condição. A segunda novidade veio do Supremo Tribunal Federal. Como o próprio Genoino, seus advogados e a procuradora-geral da República em exercício, Ella Wiecko, solicitavam desde a segunda-feira 18, o ministro Joaquim Barbosa, presidente do STF, concordou com o pedido de mudar seu regime prisional.

Em vez de cumprir seis anos e sete meses de pena em regime semiaberto, como ficou definido no julgamento da Ação Penal 470, Genoino foi autorizado a mudar-se para o regime de prisão chamado “domiciliar ou hospitalar”, considerado compatível com um estado de saúde classificado como “grave” ou “ gravíssimo” por todos os médicos que o examinaram nos últimos dias. Com a mudança, deixará de ser obrigado a dormir todas as noites na cela de uma prisão, com direito a sair apenas para trabalhar durante o dia, passando a viver internado num hospital ou mesmo em casa. Joaquim Barbosa fez questão de ressalvar que sua decisão tem caráter “provisório”, esclarecendo que irá aguardar um novo laudo – o quarto em cinco dias – para anunciar uma resolução definitiva.

Ao ser informado da mudança, Genoino reagiu em tom de alívio: “Então quer dizer que não vou voltar para a Papuda?”, perguntou à mulher, Rioko, referindo-se ao presídio de Brasília onde se encontrava internado desde o sábado 16. Horas antes de se dirigir ao Incor, ainda na Papuda, Genoino concedeu entrevista exclusiva à ISTOÉ, quando falou do drama de sua terceira prisão. “(Quando entrei na prisão) Vieram à minha cabeça imagens terríveis de quando fui preso durante a ditadura. Depois de uma viagem de um dia inteiro, totalmente desnecessária, ficamos quatro horas em um pátio porque não sabiam onde nos colocar. Se não sabiam onde nos colocar, por que nos fizeram viajar?”, questionou.

Num país que acompanhava com apreensão a evolução da saúde de Genoino desde a noite da sexta-feira 15, quando ele se apresentou de punho erguido à sede da Polícia Federal, em São Paulo, numa cena que marcou o início das prisões de uma primeira leva de 11 condenados na Ação Penal 470, a decisão de Barbosa teve caráter reconfortante. Não deve ser vista, porém, como sinal de que a condenação tenha sido amenizada. A pena continua igual. A menos que, como outros condenados, Genoino consiga livrar-se da condenação por “formação de quadrilha” no julgamento do STF sobre embargos infringentes, sua situação legal será a mesma de antes.

O novo regime de prisão é fruto da compreensão de que, diante de seu estado de saúde, as razões da medicina deveriam orientar a letra fria do Direito, pois uma vida humana estava em jogo. Fumante inveterado a ponto de consumir três maços de cigarro por dia até quatro meses atrás, hipertenso que há muitos anos toma medicamento para controlar o mal, Genoino em julho foi vítima de uma dissecção da aorta, patologia que costuma produzir hemorragias graves, infarto e acidente vascular cerebral. Depois de uma cirurgia de oito horas, saiu do Sírio Libanês com uma prótese de 15 cm no tórax para substituir uma parte da aorta. “Nesta situação, é preciso que o paciente tenha sua pressão arterial mantida nos níveis adequados”, explica o cardiologista Ricardo Miguel, da Sociedade de Cardiologia do Rio de Janeiro.

Lembrando que a rotina da prisão pode “desencadear picos de hipertensão, que podem produzir um novo rompimento da aorta”, Ricardo Miguel acredita que “a melhor coisa para um paciente como ele é ficar em casa.” Com pequenas variações, um diagnóstico semelhante foi firmado por Roberto Kalil e Fabio Jatene, dois dos maiores cardiologistas do país, que atenderam Genoino no Sírio, e por Fábio Daniel, que o examinou, a pedido na família, a uma da madrugada de sábado, em Brasília. Os laudos deixaram claro que o deputado era um prisioneiro de risco – e a ninguém interessava a ocorrência de uma tragédia de conseqüências políticas imprevisíveis.

Verdadeira exceção numa sociedade polarizada e dividida, onde grande parte da população tem ojeriza por políticos profissionais, Genoino é um parlamentar de sete mandatos que colecionou um número imenso de admiradores nas várias fatias do espectro político, sejam aliados, sejam inimigos. O deputado do PT foi condenado a 6 anos e 11 meses de prisão, em regime semiaberto, por corrupção ativa e formação de quadrilha. Durante o julgamento do mensalão, três ministros que votaram por sua condenação – por ter, como presidente do PT, avalizado os empréstimos fictícios dos bancos BMG e Rural ao PT e participado de reuniões com dirigentes de partidos aliados em que se tratou de apoio político ao governo Lula em troca de vantagens financeiras – não deixaram de ressalvar o caráter admirável de Genoino e sua biografia com tantas passagens exemplares. Assinado por unanimidades da literatura, como Antonio Candido, e da música, como Chico Buarque, circula pela internet, com apoio de 11 000 pessoas, um abaixo-assinado que diz que “José Genoino é um homem honesto, digno, no qual confiamos. José Genoino traduz a história de toda uma geração que ousa sonhar com liberdade, justiça e pão.”

Durante a semana, criticada pelos militantes do PT por manter um silêncio absoluto em relação ao destino dos condenados da Ação Penal 470, a presidenta Dilma Rousseff demonstrou preocupação com a saúde de Genoino por “razões humanitárias.” Na verdade, a presidenta tem uma afeição pessoal pelo deputado e por Rioko, guerrilheira do PC do B como o marido, quando as duas ficaram presas sob a ditadura militar. Quando, em função da ação penal 470, Genoino deixou o posto de assessor especial no ministério da Defesa, Dilma fez questão de receber o casal num jantar, no Alvorada. “É claro que a presidente se importa com o destino e o estado de vários condenados” afirma um assessor do Planalto. “Mas ela tem uma ligação com Genoino”, reforçou.

A melhor explicação para uma admiração com origens tão diversas encontra-se, provavelmente, numa ladeira no bairro paulistano do Butantã, endereço do maior patrimônio material do deputado. É um sobrado germinado, em formato de salsicha, comprado há três décadas com financiamento-padrão da Caixa Econômica. Os móveis são simples, mas acolhedores e confortáveis. O índice de luxo é zero e foi ali que o dono da casa criou um filho, uma filha. Uma outra filha de Genoino, nascida de uma relação fora do casamento, sempre morou com a mãe, em Brasília. De correspondentes estrangeiros a prestadores de pequenos serviços, todos visitantes se surpreendem ao descobrir a identidade do dono da casa. “Pensei que deputado só morava em mansão,” admitiu um funcionário de uma empresa de TV a cabo que, em função de uma política permanente de contenção de todas despesas que podem ser eliminadas, fora chamado para desinstalar um ponto num quarto que a primogênita Miruna desocupou quando foi passar uma temporada na Espanha.

Normalmente, Genoino mostra-se constrangido quando o interlocutor ameaça fazer um elogio que no fundo é um diminutivo – falar bem de um sujeito pelo simples fato dele não ter-se tornado ladrão. Considera-se um lutador da política. “Jamais deixarei a luta política. Posso ter que mudar a forma, o local e o uniforme, mas o sentido da minha vida é lutar por sonhos e causas. Nunca lutei por questões pessoais”, disse à ISTOÉ. Sempre atuou à esquerda. Deixou a guerrilha do Araguaia fazendo a autocrítica da luta armada. Tornou-se um dos cérebros do Partido Revolucionário Comunista, uma organização efêmera, em sua existência, mas duradoura em militantes que fizeram boa história – como o governador do Rio Grande do Sul Tarso Genro e a ex-ministra e adversária Marina Silva, o mártir da ecologia Chico Mendes. Mas na década de 1990 andava tão moderado entre os petistas que sentia-se mais à vontade para dialogar com estrelas do PSDB, inclusive o presidente Fernando Henrique Cardoso, e Luiz Eduardo Magalhães, nome em ascensão no PFL baiano até ser derrubado por um infarto fulminante. 

cariri ligado

Anitta desafina no palco com o Rei

Anitta desafina no palco com o Rei
 RIO DE JANEIRO - Em clima de festa do Oscar, Roberto Carlos gravou o 39º especial de fim de ano para a TV Globo. O show foi gravado na Cidade da Artes, no Rio de Janeiro, na noite de sábado (23) e contou com a presença de boa parte do elenco estelar da emissora carioca na apresentação chamada de "40 anos. Juntos".

O evento celebrou as quatro décadas do programa do "Rei" na Globo. O primeiro especial de fim de ano estrelado pelo cantor no canal foi em 1974. De lá para cá, Roberto só ficou um ano fora da programação natalina da emissora. Em 2002, o músico pediu dispensa por conta da morte de sua mulher, Maria Rita.

O cantor dividiu o palco com nomes como Lulu Santos, Tiago Abravanel, Erasmo Carlos e Anitta.

Aliás, a cantora acabou se destacando no show. Anitta não segurou a emoção e desafinou.

"Desafinei umas cinco vezes, ou mais. No ensaio eu fui melhor. Mas aqui eu fiquei nervosa, com um monte de gente", disse.

E isso aumentou quando o diretor Jayme Monjardim pediu para ela repetir o número. Anitta voltou ao palco ainda mais tensa e soltou a voz um pouco mais contida numa mistura de "Show das Poderosas" (na voz da funkeira) com "Se Você Pensa" (cantada pelo Rei).

Elegante, Roberto tentou aliviar a tensão da companheira: "Por problemas técnicos, teremos que repetir a música".


Famosidades/pb agora

Pretinha anuncia aposentadoria devido a problemas no joelho Atleta que tem 15 anos de carreira não está satisfeita por ter que deixar a jornada, mas não aguenta mais os treinos intensos

Reprodução/TV Correio HD
Pretinha vai orientar crianças

A atleta Ednalva Laureano, conhecida como Pretinha, anunciou neste sábado (23) que vai se aposentar no final deste ano.
Ela disse que não está feliz com a decisão e que ainda esperava seguir até 2016, mas precisa se afastar dos treinos intensos devido a problemas de saúde.
Pretinha tem 15 anos de carreira profissional e revela que vai se dedicar a trabalhos com crianças, incentivando a formação de novos atletas.
portal correio

Projeto de estádio com forma de 'vagina' foi feito por mulher

Zaha Hadid / Foto: Reuters
O projeto do Estádio Al-Wakrah, que será um dos palcos da Copa de 2022, disputada no Qatar, causou polêmica e foi motivo de piadas na web, por causa de suas formas arquitetônicas. Muitos apontaram semelhança entre o estádio e uma vagina, e muitos outros protestaram, acusando o projeto de machista. Só que por trás dele está uma mulher! A responsável pelo projeto é a arquiteta Zaha Hadid, noticiou o "Daily Mail".
Fotos: Maquete do Al-Wakrah Stadium/Divulgação-YouTube/AECOM
Nascida no Iraque, Zaha é uma das arquitetas mais conceituadas no mundo.

"O que estão dizendo? Tudo com um buraco é uma vagina? Isto é ridículo", disse ela à "Time".
O estádio, com capacidade para 45 mil pessoas, está situado a cerca de 20 quilômetros de Doha, a capital do país no Oriente Médio. Oficialmente, a inspiração arquitetônica foi um barco tradicional no Qatar.
globo.com

SUS fornecerá cirurgia e tratamento para mudança de sexo

SUS fornecerá cirurgia e tratamento para mudança de sexo thumbnail
Foram publicadas pelo Ministério da Saúde as novas regras de atendimento de transexuais e travestis pelo Sistema Único de Saúde – SUS. Por meio do texto, transexuais poderão ser fazer cirurgia de troca de sexo.
Com as mudanças, agora será possível aos transexuais masculinos retirarem as mamas, o útero e os ovários. Também incluído o direto à terapia hormonal para adequação à aparência masculina.
Para as transexuais femininas haverá a possibilidade de efetuar a cirurgia de implante de silicone nas mamas pelo SUS. Além da terapia hormonal, cirurgia de redesignação sexual, de redução do pomo de adão e adequação das cordas vocais.
Os travestis também entraram na lista de beneficiados pela medida. A partir de agora a portaria define que o tratamento não será focado apenas nas cirurgias, mas em um atendimento global com equipes multidisciplinares.
Para ter início à terapia com hormônios foi definido que a pessoa deverá ter, no mínimo, 18 anos. A idade sobe para 21 anos nos casos que forem necessários procedimentos cirúrgicos. O Ministério da Saúde publicou em julho deste ano uma portaria para reduzir as idades para 16 anos e 18 anos, mas a medida foi suspensa no mesmo dia.
Informações de Portal G1

FOTO: ilustrativa / clearpassage.com

http://novohamburgo.org

Pepsi pede desculpas por criar vodu de Cristiano Ronaldo em anúncio Antes de uma partida de futebol entre Suécia e Portugal, a marca de refrigerantes publicou uma imagem no Facebook de um vodu com a camisa da seleção portuguesa e com o número de Cristiano Ronaldo

A Pepsi da Suécia precisou pedir desculpas ao jogador Cristiano Ronaldo por uma campanha de mau gosto veiculada no país. Antes de uma partida de futebol entre Suécia e Portugal, a marca de refrigerantes publicou uma imagem no Facebook de um vodu com a camisa da seleção portuguesa e com o número de Cristiano Ronaldo.  
O boneco aparece amarrado em uma linha do trem com a legenda: “vamos passar por cima de Portugal”. Em outra, o vodu aparece todo espetado e na terceira, esmagado com uma lata de Pepsi na cabeça. Os portugueses não gostaram da “brincadeira” e reclamaram da marca nas redes sociais. Em resposta, a empresa pediu "sinceras e profundas desculpas" a Cristiano Ronaldo e a Seleção Portuguesa. Entretanto, o estrago no marketing já estava feito.

"A imagem da marca fica gravemente afetada. O pedido de desculpas dado nas redes sociais, mesmo correto, aconteceu tarde de mais. O mal está feito. As empresas não têm  a dimensão do alcance das redes sociais. Acredito que muitas pessoas vão torcer o nariz da próxima vez que o garçom perguntar se pode ser Pepsi", afirmou Luís Pereira Santos, da McCANN Portugal.



administradores

Negociações sobre programa nuclear iraniano entram em 'fase difícil'


Genebra — As negociações em Genebra sobre o programa nuclear do Irã entraram neste sábado em uma fase "muito complicada", devido às profundas divergências entre os negociadores ocidentais e iranianos.
"As negociações entraram em uma fase muito difícil e os negociadores iranianos insistem no direito de nosso país. Nós não estamos prontos para aceitar um acordo que atente contra os direitos e interesses do Irã", declarou o ministro iraniano das Relações Exteriores, Mohammad Javad Zarif.
"Nós nos opomos a qualquer pedido excessivo", insistiu.
"O enriquecimento de urânio deve fazer parte de qualquer acordo (...) Asseguramos que o enriquecimento não irá parar", acrescentou Zarif, referindo-se a um dos principais pontos de divergência entre as duas partes.
"As negociações são muito difíceis. É importante ressaltar que estamos aqui para que as coisas sejam concluídas", ressaltou por sua vez o chefe da diplomacia britânica, William Hague, antes de se reunir com seus colegas da França e da Alemanha.
Hague se encontrou com o francês Laurent Fabius e o alemão Guido Westerwelle para discutir o avanço das negociações iniciadas na quarta-feira em Genebra entre o Irã e o Grupo 5+1 (Estados Unidos, Rússia, China, França, Grã-Bretanha e Alemanha).
"Só iremos concluir um acordo, os seis países envolvidos, que trate os problemas levantadas pelo programa nuclear iraniano", advertiu Hague.
Referindo-se à história deste confronto, que já dura mais de dez anos entre o Irã e a comunidade internacional, o diplomata britânico lembrou: "nós nos lembramos da história, de como este programa foi ocultado e desafiou os acordos internacionais".
"É muito importante que o acordo seja (...) detalhado e abrangente" e "que o mundo inteiro possa ter confiança no fato de que ele será respeitado", continuou William Hague.
Uma opinião compartilhada por Guido Westerwelle, para quem "há uma chance realista (de se chegar a um acordo), mas que ainda há muito trabalho".
Zarif também considerou ser "muito cedo" para julgar o resultado das negociações.
O secretário de Estado americano, John Kerry, se reuniu pouco depois de sua chegada a Genebra com a chefe da diplomacia da União Europeia, Catherine Ashton.
Em seguida, Kerry discutiu com o ministro francês Laurent Fabius, cuja "inflexibilidade" não permitiu um acordo durante o ciclo anterior de negociações, concluído em 9 de novembro.
Progressos
Em sua chegada, Laurent Fabius reiterou que desejava "um acordo sólido" e que tinha vindo "para trabalhar".
Kerry deve ainda se reunir com o seu colega russo, o chefe da diplomacia Sergei Lavrov, que encontrou sexta-feira à noite em Genebra Mohammad Javad Zarif.
Lavrov considerou que, "pela primeira vez em muitos anos, o (grupo) 5+1 tinha uma chance real de chegar a um acordo", em declarações divulgadas neste sábado pelo seu gabinete.
Os diplomatas do Irã e do Grupo 5+1 negociam desde quarta-feira um acordo provisório para limitar o controverso programa nuclear do Irã, em troca de um alívio das sanções impostas à República Islâmica.
Progressos
Sexta-feira à noite, o chefe dos negociadores iranianos Araqchi considerou que as posições de cada parte se aproximaram. "Nos aproximamos de um acordo em grande medida, mas apesar dos progressos realizados hoje, ainda restam temas importantes pendentes" para resolver, disse, citado pela agência de notícias Mehr.
As negociações se baseiam em um texto de 9 de novembro, redigido durante a rodada anterior de negociações, que terminou sem acordo.
Este projeto de acordo temporário de seis meses, que, segundo uma fonte ocidental, seria renovável, prevê que o Irã limite seu programa nuclear em troca da suavização das sanções internacionais contra o país.
Um dos principais assuntos sobre a mesa é o futuro das reservas iranianas de urânio enriquecido a 20% (a barreira a partir da qual é possível obter rapidamente uma porcentagem de 90%, que permite a fabricação de uma bomba nuclear).
Poucas coisas foram reveladas sobre as sanções econômicas que atingem o Irã.
De acordo com estimativas de fontes americanas, o Irã perde 5 bilhões dólares a cada mês e já teria perdido cerca de US$ 120 bilhões devido a essas sanções. Mais de 100 bilhões de ativos iranianos estão congelados em bancos em todo o mundo.
O alívio "limitado" e "reversível" das sanções poderia resultar em um descongelamento de alguns desses ativos, os números variam entre 6 e 10 bilhões pelos seis meses. Ao mesmo tempo, devido à manutenção do embargo ao petróleo o Irã perde cerca de 30 bilhões.
Para Israel este acordo "é ruim. Se for assinado, ainda restará muita coisa a fazer para confrontar o Irã ao dilema: a bomba ou a sobrevivência" do regime, considerou o ministro israelense da Defesa, Moshé Yaalon.

AFP