PAGINA INICIAL

quinta-feira, 10 de abril de 2014

Sport campeão da Copa do Nordeste

Sport campeão da Copa do Nordeste
 O Sport não tomou conhecimento dos cerca de 60 mil adversários na arquibancada na noite desta quarta-feira. Apresentou uma defesa segura e aproveitou os contra-ataques, neutralizando o Ceará, principalmente no segundo tempo. O empate por 1 a 1 na Arena Castelão deu aos pernambucanos a taça de campeão pela terceira vez na Copa do Nordeste e ainda garantiu a vaga na Sul-Americana.

Magno Alves abriu o placar e deu esperança para os donos da casa. Neto Baiano, que já marcara uma vez na vitória por 2 a 0 na partida de ida, voltou a fazer um gol, desta vez de pênalti. Foi o suficiente para apagar o adversário na etapa complementar. O Sport já havia conquistado a Copa do Nordeste em 1994 e em 2000 - desde então, foram realizadas seis edições. O Ceará buscava um título inédito.

- Graças a Deus, saímos campeões. Acho que é fruto do trabalho da gente. Agora, é focar no jogo de domingo. Vamos buscar ser campeões novamente - comemorou Neto Baiano.

O compromisso do Sport agora é pela semifinal do Pernambucano: precisa ganhar do Santa Cruz por qualquer placar para levar a decisão para os pênaltis. O Ceará tem situação mais cômoda na semifinal do seu estadual: classifica-se mesmo se perder por um gol de diferença (até 3 a 2). A Arena Castelão recebeu seu maior público: foram 60.068 pagantes (61.280 presentes), para uma renda de R$ 1.476.187. Nem mesmo Brasil x México e Espanha x Itália, pela Copa das Confederações, alcançaram esse número na arquibancada.

Lá e cá O Ceará, em desvantagem, não conseguiu ser tão agressivo no início do primeiro tempo como ordenou Sérgio Soares. Após chutes imperfeitos de Vicente e Assisinho, a torcida se empolgou com uma conclusão de Bill dentro da área. A bola passou perto do gol de Magrão. O jogo ficou mais nervoso, e as equipes passaram a se estudar. O Alvinegro tentava vencer a defesa adversária, e o Leão permanecia recuado, pronto para o contra-ataque. Quando o visitante chegou com perigo, as vozes da arquibancada já gritavam: "impedimento!".

Os torcedores do Vovô chegaram a esboçar um grito de gol na cobrança de falta de Ricardinho, aos 25 minutos. E depois de desesperaram na chegada de Wendel, com defesa de Luís Carlos, e no gol perdido por Magno Alves, de cara para Magrão. O grito entalado só ecoou no Castelão aos 41. Souza, que estava apagado no jogo, deixou o Magnata livre para balançar a rede. Um espécie de desculpa pela chance perdida antes. Ricardinho quase fez o segundo aos 45, mas a bola passou à esquerda da meta do Sport. Sport põe água no chope do Ceará

A ofensividade do Ceará no fim da primeira etapa dava indícios de que voltaria disposto a fazer o segundo para, pelo menos, levar a decisão para os pênaltis. Mas não foi assim. Logo aos cinco minutos, a defesa alvinegra falhou, Ailton caiu na área, e o Sport teve pênalti a favor. Neto Baiano cobrou forte e fez 1 a 1. O golpe foi duro: na arquibancada, silêncio; no gramado, o Ceará se desorganizou.

O Sport ficou à vontade para ameaçar com Durval de cabeça e depois com Ferron, mas a bola passou raspando a trave de Luís Carlos. Com mais posse de bola, os visitantes seguiram assustando, e o grito de "tri" dos torcedores do Leão já pôde ser escutado por volta dos 25 minutos. Mesmo precisando de gols, Sérgio Soares sacou Assisinho e colocou Leandro Brasília. Aos 30, a torcida assistiu a mais uma chance perdida por Magno Alves. Com a vantagem, o Leão ditava o ritmo.

A arquibancada do Castelão, no início lotada, foi se esvaziando. Do lado do Sport, houve mais gritos de "é campeão" e "olé". Um dia depois de receber o resultado do julgamento do STJ que lhe deu o título do Campeonato Brasileiro de 1987 (embora ainda caiba recurso do Flamengo), o Sport pode comemorar: é o rei do Nordeste em 2014.

G1/pb agora

Treze vira aos 46 minutos do segundo tempo, se classifica e pode pegar Vasco da Gama Na partida de ida, realizada em Minas Gerais, os dois times empataram por 1 a 1, resultado que ia se repetindo até os acréscimos nesta quarta

Torcida do Treze-PB

Torcida do Treze-PB

O resultado do primeiro jogo ia se repetindo, até que os 46 minutos do segundo tempo o atacante Fabinho Cambalhota recebeu dentro da área e garantiu a classificação do Treze para a segunda fase da Copa do Brasil. Em uma partida emocionante realizada no Estádio Presidente Vargas, o Galo da Borborema bateu o Tombense, por 2 a 1, na noite desta quarta-feira (9)
Na partida de ida, realizada em Minas Gerais, os dois times empataram por 1 a 1, resultado que ia se repetindo até os acréscimos nesta quarta. A decisão iria para os pênaltis, mas Fabinho Cambalhota colocou o Treze na segunda fase. O adversário será Vasco da Gama ou Tombense, que ficaram no 0 a 0 no primeiro jogo.
O jogo
Como o empate sem gols beneficiava os donos da casa, o Tombense iniciou a partida em cima do Treze. Aos 12 minutos, após boa troca de passes, Gian recebeu na entrada da área e soltou a bomba, mas para fora. A torcida presente no Presidente Vargas já começava a pegar no pé do técnico Leandro Campos e o time mostrava muito nervosismo em campo.
Mais tranquilo, o Tombense administrava a posse de bola e deixava o tempo passar. Depois de um início movimentado, a partida caiu de rendimento e ficou mais concentrada do meio-campo. Quase que o Treze chegou ao empate depois de um bate e rebate dentro da área. Douglas ficou com a sobra e chutou na trave.
Pressionado pela torcida, o Treze voltou do intervalo em cima e empatou logo aos três minutos do segundo tempo. Hudson recebeu dentro da área e chutou sem chances para o goleiro. Agora, a vaga à segunda fase seria decidida nos pênaltis. No entanto, os dois times estavam em busca de mais um gol e a partida ficou bastante aberta. A resposta do Tombense veio com Gian, mas Gilson defendeu com tranquilidade.
O time mineiro viu a situação ficar ainda mais complicada aos 20 minutos, quando Joílton fez falta dura em Jaílson e foi expulso pelo árbitro. Preocupado, o técnico Rogério Lourenço tirou o atacante Rafael e colocou o zagueiro Felipe Dias. Com um a mais, o Treze quase virou com Jaílson, que acertou um bonito voleio, mas pela linha de fundo.

Aos 36 minutos, Jonatas Belusso invadiu a área e chutou forte para segura defesa de Flávio. Apesar de buscar a vitória, o Treze encontrava dificuldades para furar o bloqueio adversário e a decisão se encaminhava para os pênaltis. No entanto, aos 46 minutos, Fabinho Cambalhota bateu de virada e garantiu a classificação para o Galo da Borborema.

portal correio

Desemprego ficou em 6,2% no 4º trimestre de 2013, mostra IBGE 'Pnad Contínua' mostra emprego a cada 3 meses em 3.500 municípios. Novo indicador aponta desemprego maior que o calculado pela PME.



Pnad Contínua 2013 (Foto: Editoria de Arte/G1)
O Brasil fechou o ano de 2013 com uma taxa de desemprego de 6,2%, segundo dados divulgados nesta quinta-feira (10) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O dado, referente ao quarto trimestre, faz parte da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, que substituirá a tradicional Pnad anual e a Pesquisa Mensal de Emprego (PME). O novo indicador mostra um desemprego maior que o calculado pela PME, que fechou o ano em 4,3%.
Com isso, a taxa média de desemprego em 2013 ficou em 7,1%, inferior a de 7,4% registrada em 2012.
O IBGE estima em 6,052 milhões o número de brasileiros desempregados entre outubro e dezembro de 2013. Entre os ocupados no período, 69,6% eram empregados, 4,1% empregadores, 23,2% pessoas que trabalharam por conta própria e 3,1% trabalhadores familiares auxiliares.
A Pnad Contínua também mostrou que o desemprego era de 6,9% no terceiro trimestre do ano passado – os dados da PME mostravam taxa de 5,4% em setembro daquele ano. A diferença na taxa de desemprego registrada pelas duas pesquisas acontece porque a Pnad Contínua abrange 3,5 mil municípios, enquanto a PME coleta dados apenas em seis regiões metropolitanas – onde o desemprego tende a ser menor.
Sexo, idade, escolaridade
Segundo a pesquisa, o percentual de mulheres na população desocupada foi superior ao dos homens. No 4º trimestre de 2013 elas representavam 53,4% dessa população.
Em todas as regiões, o percentual de mulheres na população desocupada era superior ao
de homens. Na Região Centro-Oeste, a participação das mulheres era ainda maior: elas
representavam 55,8% das pessoas desocupadas.
Por faixas etárias, a maior parcela dos desocupados no período era composta por adultos entre 25 e 39 anos. Os jovens entre 14 e 17 compunham uma fatia de 9%. Já a população entre 18 e 24 anos eram 33% do total de desempregados.
Do total de desempregados, 50% tinham concluído pelo menos o ensino médio. Cerca de 26,8% não tinham concluído o ensino fundamental. Aquelas com nível superior completo representavam 8%.

Conheça o novo índice
Enquanto a PME pesquisa a cada mês a situação do mercado de trabalho em seis regiões metropolitanas (Porto Alegre, Belo Horizonte, São Paulo, Rio de Janeiro, Recife e Salvador), a Pnad Contínua vai mostrar o cenário do emprego a cada três meses em 3.500 municípios de todas as regiões do país, incluindo áreas rurais, em um total de 211.344 domicílios visitados.
Já Pnad (anual, a antiga) pesquisa por ano 1.100 municípios, com 147.203 entrevistas. Ela apresenta as características demográficas e socioeconômicas da população (sexo, idade, educação, trabalho e rendimento, e características dos domicílios). Com a ampliação da pesquisa sobre emprego para as áreas rurais, segundo o instituto, a Pnad Contínua vai oferecer resultados inéditos.
Com metodologias, escopos e enfoques diferentes, os resultados da Pnad Contínua, da Pnad – que começou em 1992 –, e da PME – que teve início em 2002 – não poderão ser comparados.
Ao contrário da PME, que considera a população em idade ativa acima de 10 anos, a Pnad Contínua leva em conta a força de trabalho dos indivíduos acima de 14 anos, idade permitida pela lei para o trabalho. Cada domicílio é visitado pelos pesquisadores cinco vezes, com visitas a cada dois meses.
Já a PME vai ao mesmo domicílio quatro vezes consecutivas. Entre os 3.500 municípios pesquisados, estão as 26 capitais e o Distrito Federal. As principais características investigadas se referem ao trabalho na semana em que a pesquisa é feita. Os entrevistadores perguntam sobre ocupação, atividade, posição e categoria de emprego, rendimento mensal do trabalho, horas trabalhadas, local, contribuição para o INSS e características de trabalhos secundários. São questionadas, ainda, as características do trabalho no período do ano, a procura por vagas e o rendimento de outras fontes.
Na primeira visita, os pesquisadores ainda fazem questionamentos sobre cuidados pessoais, trabalho voluntário, afazeres domésticos e trabalho para o próprio consumo.

A PME será realizada somente até dezembro deste ano, quando será extinta e substituída de vez pela Pnad Contínua.

globo.com

Lua de Sangue será visível no céu na próxima semana




1 / 1



Na próxima semana será possível ver o eclipse lunar conhecido como “lua de sangue”, este ano o fenômeno vai acontecer quatro vezes até o mês de setembro.
A informação da NASA sobre o eclipse desta terça-feira (8) quando Marte, Terra e Lua se alinham, ganhou destaque por anteceder as “luas de sangue”.
As luas de sangue são interpretadas por religiosos de todo o mundo como sinais do fim dos tempos, já que no livro de Joel o fenômeno é citado como um precedente para “o terrível dia do Senhor” (Joel 2:31).
As quatro luas de sangue já foram vistas por três vezes em mais de 500 anos: Em 1493, durante a Idade Média, quando os judeus foram expulsos pela Inquisição Católica na Espanha; em 1949, quando o Estado de Israel foi estabelecido na Palestina e 1967 durante a Guerra dos Seus Dias entre Árabes e Israelenses.
Já o fenômeno chamado como “oposição de Marte” acontece uma vez a cada 778 dias, sua aparição será hoje no período da noite. Já a primeira lua de sangue estará visível no céu no dia 15 de abril e a última no dia 28 de setembro.

hnews.com

Facebook força utilizadores a fazer o download do Messenger no telemóvel


Os proprietários de smartphones com Android que usam a aplicação do Facebook terão de fazer o download do Messenger se quiserem conversar com os contactos da rede social pelo aparelho. A estratégia de download forçado foi iniciada hoje na Europa e deve espalhar-se a todos os mercados.

Há alguns meses o Facebook começou a fazer os utilizadores trocar de aplicação para enviar mensagens, mas só se a pessoa já tivesse o Messenger instalado no aparelho. Caso contrário, poderia continuar a usar o recurso pelo app principal.
Agora a função de mensagens será trocada definitivamente por um hotlink que abre o Messenger. Se o utilizador não tiver o app de mensagens no aparelho, será obrigado a fazer o seu download. Os europeus que começaram a receber notificações têm duas semanas para fazer o download do Messenger.
O Facebook explicou ao TechCrunch que a estratégia servirá para melhorar as duas aplicações. Como as mensagens da rede ficaram muito incrementadas (com stikers, grupos etc.), mantê-las dentro do app principal deixa-o lento.

diariodigital.sapo

Vírus transmitido por Aedes aegypti ameaça o Brasil Pesquisa mostra que insetos têm alta capacidade para transmitir a febre chikungunya, provocada por vírus de mesmo nome

 
Mosquito da dengue Aedes aegypti
Aedes aegypti, o transmissor da dengue: febre chikungunya tem sintomas semelhantes aos da dengue - dor de cabeça, febre alta, dor muscular

Rio - Velho conhecido dos brasileiros, o Aedes aegypti pode se tornar transmissor de mais uma doença no País, além da dengue e da febre amarela. Pesquisa do Instituto Oswaldo Cruz, publicada no Journal of Virology, mostra que os insetos que circulam por aqui têm alta capacidade para transmitir a febre chikungunya, provocada por vírus de mesmo nome que circula por 40 países e chegou recentemente ao Caribe.

O trabalho, realizado em parceria com o Instituto Pasteur, mostrou que além do A. aegypti, o Aedes albopictus têm potencial elevado de disseminar a febre. A preocupação dos pesquisadores é maior com a proximidade da Copa do Mundo, com o aumento de turistas no País. A febre chikungunya tem sintomas semelhantes aos da dengue - dor de cabeça, febre alta, dor muscular. O que diferencia as doenças são as fortes dores nas articulações, que em alguns casos pode durar meses. O chikungunya também não provoca alterações sanguíneas, como queda de plaquetas, que leva à forma hemorrágica, no caso da dengue.
Os pesquisadores começaram a investigar a transmissão do vírus depois que foram registrados os primeiros casos no Brasil, em São Paulo e no Rio, a partir de 2010. Os infectados haviam visitado a Indonésia, mas a doença não se espalhou pelo País. "Nos perguntamos se os nossos mosquitos, nas Américas, não eram suscetíveis. Fizemos o estudo com amostras de cepas isoladas na África, e em regiões dos oceanos Índico e Pacífico. Quando estávamos terminando o estudo - e concluímos o potencial de transmissão -, começou o surto nas ilhas francesas do Caribe", afirmou o pesquisador do laboratório de Hematozoários do Instituto Oswaldo Cruz, Ricardo Lourenço, que coordenou o estudo. "Estamos muito assustados de o vírus se espalhar pelo Brasil. Porque além de termos os mosquitos transmissores, temos uma população suscetível, que nunca teve contato com esses anticorpos".
Foram analisadas cepas de vírus da África, Nova Caledônia e da região do Oceano Índico. Em laboratório, mosquitos de dez países foram infectados (além do Brasil, Estados Unidos, México, Panamá, Venezuela, Peru, Bolívia, Paraguai, Uruguai e Argentina). Em média, os mosquitos estavam aptos a disseminar a doença em sete dias. Os A. albopictus coletados no Rio de Janeiro foram capazes de transmitir a doença em dois dias.

"Isso representa um tempo quase cinco vezes menor do que ocorre com a dengue. Depois de picar uma pessoa infectada, o mosquito tem o vírus na saliva entre 10 e 14 dias depois. Um mosquito precisa viver duas semanas para transmitir a doença, nesse período vários vão morrer. Se o inseto é capaz de passar a doença em dois ou três dias, acelera a capacidade epidêmica", afirmou Lourenço. "O Aedes albopictus recebia atenção secundária, mas agora tem que passar a ter um cuidado maior. Foi o responsável pelos surtos na França e na Itália".

exame.abril

Treinador foi expulso e chamou «gostosa» a auxiliar



Reclamou com a auxiliar, foi expulso pelo árbitro principal e teve de ser retirado do campo pela Polícia Militar. No caminho para o balneário, Celso Teixeira deixou um “elogio” a Maira Americano Labes: «Vou sair, sua gostosa.»

Estas foram, segundo relatório do árbitro Paulo Henrique Godoy Bezerra, as palavras do treinador do Juventus depois de ter sido expulso na segunda parte do encontro com o Chapecoense, para o campeonato estadual catarinense.

Já no balneário, Celso Teixeira partiu alguns vidros até receber a companhia do preparador físico José Bernardino Neto, igualmente expulso por insultar o árbitro: «P..., só contra nós, p... que pariu.»


abola.pt

Nokia lança celular com bateria que dura 36 dias Modelo custará por volta de R$ 119 e virá em cinco cores e versão com dois chips


 Foto: Divulgação Foto: Divulgação
A Nokia lançou um celular com internet cuja bateria dura até 36 dias em modo standby. O Nokia 225 também tem uma versão com dois chips com bateria que dura até 27 dias, também em modo standy.
O aparelho faz parte da estratégia da empresa de atingir mercados emergentes, com celulares baratos e com alguns recursos que se destacam de um simples feature phone, como acesso a redes sociais.
O modelo é o celular com internet mais fino da empresa, com 10,4 mm de espessura, e deve custar cerca de 39 euros, o equivalente a R$ 119. Ele tem uma tela de 2.8 polegadas, câmera de 2 MP, rádio FM e tocador de MP3, conexão Bluetooth e suporte a cartão de memória com até 32 GB de espaço. Já vem com Facebook e Twitter, acessados pelo navegador Nokia Xpress Browser.
O Nokia 225 também virá com cinco jogos pré-instalados: Block Breaker 3, Asphalt 6, Assassins Creed 3, The Avengers e Real Football 2012. O aparelho chega às lojas ainda neste segundo trimestre em cinco cores diferentes; vermelho, amarelo, verde, branco e preto.

 tecnologia.terra

Homem é preso ao tentar filmar partes íntimas de mulheres em shopping Polícia de São José dos Campos monitorava o suspeito há uma semana pelas câmeras de segurança. Mesmo com flagrante, ele vai responder em liberdade

Um homem é foi detido pela policia após ser flagrado fotografando partes íntimas de uma mulher em um shopping de São José dos Campos, no interior de São Paulo
Um homem é foi detido pela policia após ser flagrado fotografando partes íntimas de uma mulher em um shopping de São José dos Campos, no interior de São Paulo (Reprodução câmeras de shopping)

Um homem de 31 anos foi detido na tarde de quarta-feira após ser flagrado fotografando partes íntimas de uma mulher em um shopping de São José dos Campos, no interior de São Paulo. O suspeito estava sendo monitorado há uma semana pela Polícia Civil, por meio do sistema de segurança do local. Mesmo com o flagrante e com as fotos no celular, ele negou que estava assediando as mulheres.

Segundo a polícia, pelo menos três mulheres foram fotografadas por ele com um celular dentro do shopping. O suspeito esperava que mulheres vestindo saias ou vestidos entrassem em filas de lojas de alimentação e fotografava por baixo da roupa. As vítimas não perceberam a ação. A última delas foi uma mulher de 33 anos, que está grávida, e sofreu assédio na quarta-feira.

O delegado responsável pela investigação, Régis Germano, informou que tomou conhecimento do caso pela direção do shopping no dia 3 de abril e começou a monitorar o suspeito, que vinha agindo há pelo menos um mês. "Realizamos o flagrante no local e ele tentou agredir o policial. Ele negou o crime", afirmou o Germano.

Multa – O suspeito foi ouvido e vai responder em liberdade por importunação ofensiva ao pudor, considerado contravenção penal por ter menor potencial ofensivo. O celular foi apreendido. Como penalidade, o homem deve pagar multa estabelecida pela Justiça. O caso será encaminhado ao Ministério Público.

O delegado também chama atenção para outras possíveis vítimas do assédio. "É o primeiro caso deste que chega para nós neste ano, mas observamos que é o crime do momento. Peço que as vítimas não tenham vergonha e denunciem. Isto fere a moral da mulher", disse Germano.

veja.abril