PAGINA INICIAL

sábado, 26 de abril de 2014

Criança de 2 anos vai receber R$ 6.659 de restituição de IR

Uma criança de dois anos vai receber R$ 6.659,33 de restituição de Imposto de Renda (IR) neste ano, em Bauru, no interior de São Paulo. Os responsáveis, em vez de incluíram a criança como dependente, fizeram uma declaração dela em separado. Com isso, foi possível obter um valor de restituição maior. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
O valor se deve ao fato de um dos pais da criança ter morrido, deixando de herança pagamento de pensão em dinheiro e imóveis alugados. De acordo com o delegado adjunto da Receita em Bauru, Luiz Carlos Anésio, a criança é o contribuinte mais jovem da cidade. Segundo ele, a entrega de declaração por menor de 18 anos é legal e pode ajudar o contribuinte. Se o menor tivesse sido incluído como dependente, como normalmente é feito, a restituição teria valor mais baixo, já que os descontos nos rendimentos de pensão e dos aluguéis foram elevados.

jb.com

Estudo revela que maior consumo de café pode reduzir chances de obter diabetes



Estudo revela que maior consumo de café pode reduzir chances de obter diabetesUm estudo publicado na revista “Diabetologia”, da Associação Europeia para o Estudo da Diabetes, na última quinta-feira (24), revela que aumentar uma xícara e meio do consumo de café em um período de quatro anos, ajuda a reduzir em até 11% o risco de diabetes. Essa relação entre o café e a diabete teve mais atenção quando ainda se associava uma incidência menor do diabetes tipo 2 com o maior consumo de chá e café, então a partir disso os cientistas resolveram avaliar melhor a situação.
Os autores da pesquisa então chegaram a conclusão e afirmaram que as pessoas que aumentarem o consumo de café em mais de uma xícara por dia durante quatro anos demonstravam um risco de 11% menor de contrair diabetes tipo 2 em relação aos que mudaram seus hábitos no consumo do café.

Mais café X Menos café

Diferente dos pacientes que reduziram o consumo do café em até uma xícara, apresentaram depois de algum tempo o risco de desenvolver diabetes tipo 2 superior a 17%. Mesmo com essa constatação, de que a falta de café pode deixar os pacientes mais propensos a doença, não foi identificado um impacto do consumo de chá e café descafeinado no risco de diabetes.
Os que continuaram consumindo uma maior quantidade de café, de 3 xícaras de café ou mais, demonstraram um nível ainda menor de risco de diabetes, 37% inferior ao dos que consumiam em menor quantidade, de uma xícara ou menos ao dia. Segundo os autores da pesquisa, as mudanças nos hábitos de consumo de café parecem impactar o risco de diabetes em um prazo relativamente curto. “Nossas pesquisas confirmam estudos prospectivos anteriores segundo os quais um consumo maior de café era associado a um risco menor de diabetes tipo 2”, concluem.
noticiasbr

Botafogo e Treze fazem clássico histórico na rodada de abertura do Campeonato Brasileiro da Série C Para esta partida, o treinador Marcelo Vilar não contará com o lateral esquerdo Celico e o atacante Warley, que estão entregues ao departamento médico

Estádio Almeidão

Botafogo e Treze se encontrarão para promoverem mais uma edição do famoso “Clássico Tradição”, envolvendo os dois alvinegros paraibanos. Essa história, que teve início oficialmente em 1939, no antigo estádio do Clube Cabo Branco, também já escreveu capítulos nos livros que contam a história do futebol nacional. Após treze anos ausentes, os dois representantes da Paraíba no atual cenário nacional se enfrentam na noite de hoje, 19h, no Almeidão, pela Série C do Brasileirão sonhando com a Série B de 2015.

Para esta partida, o treinador Marcelo Vilar não contará com o lateral esquerdo Celico e o atacante Warley, que estão entregues ao departamento médico. Por isso, o comandante deverá entrar em campo com o mesmo time que enfrentou o Santa Cruz, na última quarta-feira. Vilar ressaltou que todas as atenções estão voltadas para essa estreia, tentando repetir a boa campanha feita na Série D no ano passado.

“O pensamento dos jogadores em relação às competições nacionais já está no automático, não é preciso nem falar mais nada. Com certeza, o nosso time entrará em campo muito motivado, mesmo sendo muito sacrificante disputar três competições de peso ao mesmo tempo. Nós temos plenas condições de chegar ao alvo pretendido e estamos trabalhando para isso, assim como fizemos no ano passado”, afirmou.

portalcorreio

Criança passa quase 2 meses com bateria para brinquedo dentro do nariz Menino foi seis vezes a pronto socorro, mas médicos não viram o problema. Líquido da bateria vazou e ele teve septo nasal necrosado, em Goiânia.



Henrique Silva Santos, de 2 anos, passou cerca de 50 dias com uma bateria para brinquedo dentro do nariz em Goiânia Goiás (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)Henrique, de 2 anos, passou cerca de 50 dias com
bateria no nariz (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)
Henrique Silva Santos, de 2 anos, passou quase dois meses com uma bateria para brinquedo dentro do nariz, mas, depois de ser atendido seis vezes, nenhum médico viu o objeto.
Segundo a família, o menino foi atendido no Serviço de Atendimento da Unimed no Setor Oeste, em Goiânia. Devido ao período em que ficou no nariz da criança, a bateria começou a vazar, e a cartilagem que divide as cavidades das narinas, o septo nasal, acabou sendo necrosada.
O G1 entrou em contato com a assessoria de imprensa da Unimed em Goiânia, que afirmou em nota que a empresa está atenta ao fato ocorrido com o menino e está tomando as providências cabíveis.
O pai, o corretor Dihosley Silva Santos, 28, afirma que a família não viu e não sabe como o objeto foi parar no nariz de Henrique.  A bateria só foi localizada cerca de 50 dias depois que o menino se queixou de dores.

  “Levei ele em um pula-pula e ele caiu de rosto na cama elástica. Ele chorou um pouco, mas, mesmo assim, continuou pulando. No dia seguinte, ele foi levado para a creche e se queixou de dores no nariz. A professora foi dar uma olhada e viu o objeto metálico, que já estava bem próximo da narina. Acho que o movimento no pula-pula deslocou o objeto”, contou ao G1.
No dia 3 de abril, Henrique foi submetido a uma cirurgia para retirada do objeto, mas o líquido da pilha, que é corrosivo, já tinha danificado a cartilagem. De acordo com o pai, o médico que atendeu o menino informou que a cirurgia para corrigir o problema só poderá ser realizada quando ele completar 16 anos. “Até lá, ele pode ter dificuldade de respiração, ronco sangramento, mau cheiro e rinite alérgica”, diz.
Indignado, o pai relata que procurou atendimento médico seis vezes, desde o dia 15 de fevereiro, quando a criança começou a se queixar de diarreia, dor de cabeça, febre e coriza.
Dihosley afirma que somente na consulta mais recente um médico pediu que a criança passasse por um exame. “Durante todo esse tempo, falavam que era sinusite, que era virose, anemia. E esses diagnósticos foram feitos sem que nenhum médico pedisse um exame sequer”, diz.
A família registrou boletim de ocorrência na Polícia Civil contra o plano de saúde e os médicos que atenderam a criança. Eles também fizeram o pedido formal para ter acesso ao prontuário de atendimento e devem propor uma ação.

“O que a gente pede é que o médico se coloque no nosso lugar e tente nos ajudar dando assistência. Meu filho vai ter um problema que não vai ser corrigido agora e vamos passar anos com esse problema. O mínimo que eles podem fazer é dar uma reposta”, conclui o pai.

globo.com

Médico abandona hospital e deixa namorada estudante atendendo pacientes Jovem atendeu pelo menos 75 pessoas, entre crianças, idosos e até gestantes


"Médica" se recusou a aplicar pontos em ferimento Record Minas
Um médico abandonou o posto durante um plantão em um hospital de Capetinga, no sul de Minas Gerais. Em seu lugar, deixou a namorada, uma estudante de medicina.
O caso foi descoberto depois que a jovem se recusou a atender Milton César Oliveira, que se feriu enquanto trabalhava em casa. Ele precisava de 15 pontos no braço direito, mas precisou esperar duas horas para ser socorrido por outro médico.
— Ela falou que não ia colocar a mão.

  A confusão chamou a atenção dos funcionários, que também perceberam que as receitas prescritas pela "doutora" estavam em nome de outro profissional. A Secretaria Municipal de Saúde foi informada, e descobriu que a mulher não era médica.
De acordo com a prefeitura, o clínico-geral abandonou o serviço para prestar atendimento em outra cidade, por isso colocou a companheira para atender a população. Pelo menos 75 pacientes foram atendidos pela falsa médica, entre crianças, idosos e até gestantes.
A Polícia Militar foi acionada e registrou o caso como exercício ilegal da profissão. Depois da constatação das irregularidades, a diretora e a secretária do hospital foram exoneradas. Uma sindicância foi aberta para apurar o caso.

Pelo menos 15 funcionários que trabalharam no mesmo plantão serão ouvidos. A denúncia também vai ser feita ao Ministério Público e ao CRM (Conselho Regional de Medicina) de Minas Gerais.

r7

João Paulo II e João XXIII, os novos santos da Igreja Católica Os dois papas mais populares do século XX serão canonizados neste domingo em cerimônia pública no Vaticano. Santa Sé aguarda milhares de fiéis

Tapeçarias com as imagens de João Paulo II e João XXIII expostas na fachada da Basílica de São Pedro no Vaticano
Tapeçarias com as imagens de João Paulo II e João XXIII expostas na fachada da Basílica de São Pedro no Vaticano (Claudio Peri/EFE)
Os papas João Paulo II (1978 – 2005) e João XXIII (1958 – 1963) serão oficialmente declarados santos neste domingo no Vaticano. Uma série de atos litúrgicos, encontros e entrevistas coletivas foram organizados para a celebração. Neste sábado, o arcebispo de São José da Costa Rica, José Rafael Quirós, realizará uma missa para todos os peregrinos de língua espanhola na Igreja Nacional Espanhola de Santiago e Montserrat, em Roma. O protagonismo de Costa Rica neste caso se justifica pela figura de Floribeth Mora Díaz, cidadã costa-riquenha que, oficialmente por um milagre de João Paulo II, se viu inexplicavelmente curada de uma grave doença. Haverá ainda uma ‘Noite Branca de Oração', na qual onze igrejas de Roma oferecerão homilias em seis idiomas: italiano, espanhol, português, inglês, francês e árabe.

As canonizações serão realizadas em uma cerimônia marcada para as 10 horas da manhã, na Praça São Pedro, e a Santa Sé espera a presença de 5 milhões de fieis do mundo todo. A polícia italiana também foi mobilizada para o evento. A rede mundial de televisão católica EWTN também vai exibir ao vivo os atos para todo o mundo, assim como o Vaticano, através de um portal especialmente criado para a celebração.

João Paulo II – O primeiro milagre de João Paulo II, que o tornou beato em maio de 2011, refere-se à cura do Parkinson da freira francesa Marie Simon-Pierre. O segundo, o caso de Floribeth Díaz, foi reconhecido em junho do ano passado.

Primeiro pontífice não italiano desde a escolha do holandês Adriano VI, em 1522, Karol Wojtyla nasceu em 1920 em Wadowice, no sul da Polônia, em uma família humilde. Foi nomeado bispo titular de Ombi, na Polônia, auxiliar da arquidiocese da Cracóvia em 1958, arcebispo da mesma cidade em 1963 e cardeal em 1967. Após a morte repentina do papa João Paulo I, Wojtyla foi eleito sucessor e adotou o nome João Paulo II em homenagem ao antecessor, que ficou apenas um mês no comando da Igreja Católica. Aos 58 anos, tornou-se o pontífice mais jovem do século XX. Foi entronizado em 22 de outubro de 1978 e se transformou em uma das personalidades mais emblemáticas das últimas décadas, com influência tanto entre os fiéis católicos como na geopolítica mundial.

 João Paulo II foi um papa muito político. Para vários analistas, ele teve atuação decisiva nos processos de fim da União Soviética e queda da Cortina de Ferro. Um exemplo disso foi sua viagem à Polônia em junho de 1979, a viagem mais importante de todo o seu pontificado. A presença do pontífice propiciou que seu povo, pela primeira vez em quase quarenta anos, manifestasse abertamente seu descontentamento com o autoritarismo político, a estagnação econômica e a inércia social a que estavam submetidos. A histórica peregrinação teve o efeito de catalisar o processo de esfacelamento do regime comunista.
O fato de o papa ser protagonista no processo de desestabilização dos regimes do Leste Europeu fez com que surgissem teorias conspiracionistas a respeito do atentado na Praça São Pedro, em 1981. Muitos desconfiaram de que o turco Ali Agca disparou contra João Paulo II a mando dos soviéticos. Agca afirmou ter agido por decisão própria. Posteriormente, recebeu o perdão do papa.
Durante seu pontificado, João Paulo II realizou mais de 1.300 beatificações, entre elas a do papa Pio IX, e 482 canonizações, incluindo a de Juan Diego, primeiro indígena da América Latina a ser proclamado santo. Conhecido como o ‘pontífice peregrino’, João Paulo II viajou pelo mundo ao encontro de seu rebanho, visitando mais países do que qualquer antecessor, e atingiu em outubro de 1995 um curioso recorde: passou de um milhão de quilômetros percorridos.
O pontífice morreu em 2 de abril de 2005 no Palácio do Vaticano e foi enterrado em 8 de abril na cripta da Basílica de São Pedro, a poucos metros do túmulo do apóstolo. Seu corpo lá permaneceu até 1º de maio de 2011, data de sua beatificação, quando foi levado à capela de São Sebastião, no templo vaticano.
João XXIII – Conhecido como o "papa bom", João XXIII inaugurou em 1959 o Concílio Vaticano II, o grande marco da reforma litúrgica e da atualização doutrinal da Igreja. Dada a sua importância para a renovação da Igreja, Francisco dispensou a necessidade de um segundo milagre para torná-lo santo. Desta forma, ele será canonizado tendo comprovado apenas um milagre: a cura da irmã italiana Caterina Capitani, na década de 60. A religiosa sofria de uma úlcera gravíssima.

 Filho de lavradores, Angelo Giuseppe Roncalli nasceu em 25 de novembro de 1881 em Sotto il Monte, na comuna de Bergamo, no Norte da Itália. Roncalli foi eleito papa em 28 de outubro de 1958 para o lugar de Pio XII. Sua contribuição fundamental para a Igreja Católica foi a convocação do concílio, três meses depois do início de seu pontificado. Ele convocou os bispos para promover a adaptação da Igreja aos novos tempos e decidir a forma de transmitir a mensagem de Deus com uma linguagem mais compreensível para todos. As decisões mudaram a forma com que os católicos se relacionavam com a Igreja, como a adaptação da liturgia, o que deu espaço para que as missas passagem a ser celebradas nas línguas vernáculas em vez do latim. A assembleia religiosa terminou em 8 de dezembro de 1965, já sob o papado de Paulo VI (1963-1978), com dezesseis documentos aprovados.

Filho de lavradores, Angelo Roncalli, nome de batismo de João XXIII, foi um padre apaixonado pela missão pastoral da Igreja. Dizia que a estrutura de poder da Igreja era impessoal e nada democrática. Morreu em 3 de junho de 1963, vítima de um câncer no estômago. Em 3 de setembro de 2000, foi beatificado por João Paulo II.
(Com agências EFE e Reuters)

veja.abril

Iceberg gigante vai a alto mar e é monitorado pela Nasa

Chamado de B31, o pedaço de gelo possui 33 km de comprimento, 20 km de largura e estuda-se que possa ter 500 metros de espessura

 Pedaço de gelo gigante flutua ao redor da Antártica e estaria seguindo em direção ao oceano

Foto: Nasa / Reprodução
Um iceberg de grande porte está se dirigindo para mar aberto, dizem os cientistas. O pedaço de gelo gigante flutua no mar, ao redor da Antártica, e está sendo monitorado pela Nasa. As informações são do jornal The Guardian.
Chamado de B31, o iceberg possui 33 km de comprimento, 20 km de largura e estuda-se que possa ter 500 metros de espessura. 
Especialistas acreditam que o pedaço de gelo deve demorar mais de um ano para se derreter por completo, em alto mar. Até lá, a Nasa e demais agências de monitoramento devem observar o percurso do B31, afim de evitar acidentes marítimos. 

terra.com