PAGINA INICIAL

sábado, 29 de junho de 2013

vacina contra a diabetes

Cientistas anunciam a eficácia, em humanos, de um imunizante para o controle do tipo 1 da doença. Além disso, a ciência apresenta novos remédios e até a criação de pâncreas artificial

Monique Oliveira, de Chicago (EUA)

Pesquisadores da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, anunciaram na última semana um passo importante em direção à primeira vacina contra a diabetes. Os cientistas criaram um imunizante que se mostrou eficaz para controlar, em humanos, o tipo 1 da doença, que ocorre porque o sistema imunológico do próprio corpo passa a atacar as células beta, situadas no pâncreas, que fabricam a insulina. O hormônio permite a entrada, nas células, da glicose circulante na corrente sanguínea. Com menos insulina, há um acúmulo de açúcar no sangue, o que caracteriza a diabetes. O outro tipo, o 2, é resultado de alterações promovidas principalmente pela obesidade.

chamada.jpg
A vacina impediu o ataque de um tipo de célula CD8 – integrantes do sistema imunológico – às células beta (leia mais no quadro). “Estamos muito excitados com o resultado. Sugere que o sonho de interromper o ataque do sistema imunológico a células específicas pode ser realizado”, afirmou Lawrence Steinman, um dos líderes da pesquisa realizada com 80 pacientes. Os cientistas planejam expandir os experimentos para investigar a eficácia do remédio em mais indivíduos.
Interromper a destruição comandada pelo corpo é um dos objetivos perseguidos por cientistas em todo o mundo. Recentemente, a Diabetes UK, entidade inglesa de combate à doença, anunciou um ambicioso projeto de pesquisa em busca de uma vacina com esse propósito. Por essa razão, o feito dos americanos foi saudado. “Pela primeira vez temos evidência da eficácia de uma vacina em humanos. É um passo significativo em direção a um mundo sem diabete tipo 1”, afirmou Karen Addington, especialista inglesa.

DIABETES-02-IE-2276.jpg
CARDÁPIO
Teixeira cuida da alimentação para evitar crises de hipoglicemia
A notícia da vacina somou-se a outras boas novidades divulgadas na semana passada. Nos Eua, onde ocorreu o congresso da Associação Americana de Diabetes, anunciou-se entre os avanços (leia no quadro) a chegada de um pâncreas artificial, capaz de equilibrar os níveis de insulina no organismo. Produzido pela Medtronic, o aparelho está sob avaliação do Food and Drug Administration, órgão americano responsável pela liberação de aparelhos de saúde. “Essa tecnologia é um passo importante para a criação de um sistema de entrega de insulina mais inteligente”, disse Rich Bergenstal, investigador principal da pesquisa apresentada para a aprovação do dispositivo.
O pâncreas artificial é dotado de um sensor e um software acoplados a uma bomba de insulina e promove a liberação do hormônio de acordo com a necessidade. Dessa forma, diminui o risco de crises de hipoglicemia, um dos reveses mais comuns no controle da doença. “Alguns médicos até demoram a receitar a insulina, de tão complicado que pode ser sua aplicação”, diz o médico Freddy Eliaschewitz, de São Paulo, presente no encontro americano. O administrador de empresas Luiz Carlos Teixeira, 63 anos, de São Paulo, toma cuidado para não sofrer com o problema. “Procuro me alimentar bem”, diz.

IEpag88e89_Diabetes-1.jpg
IEpag88e89_Diabetes-2.jpg
  

o pipoco

Ministro descarta uso da Força Nacional durante visita do papa Francisco ao Brasil


Apesar das manifestações ocorridas no país nas últimas semanas, muitas com ações de vandalismo, o governo brasileiro está tranquilo em relação à segurança do papa Francisco e dos mais de 2 milhões de católicos que virão ao Brasil em julho próximo para participar da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), disse  nesta sexta-feira à Agência Brasil o ministro Gilberto Carvalho, da Secretaria-Geral da Presidência da República. O evento está programado para o Rio de Janeiro, no período de 23 a 28 de julho.


Ele descartou a necessidade de recorrer à Força Nacional ou a tropas do Exército para garantir um ambiente de segurança e tranquilidade no Rio de Janeiro, durante o evento. “Absolutamente, não [será necessário]. Não pensamos em nada disso. Inclusive porque o público da jornada tem uma marca muito forte da solidariedade”. Ressaltou que, no mínimo, 1 milhão de pessoas de fora do Rio estarão na cidade para participar do evento. “E todo mundo vem com o espírito da paz, da fraternidade”.

Após reunião esta tarde, no Palácio Guanabara, com o governador Sérgio Cabral, o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, e o arcebispo do Rio, dom Orani Tempesta, o ministro disse que a vinda do papa, a seu ver, vai ajudar a elevar o nível desse processo de movimentos populares. “É uma chamada para a solidariedade e a fraternidade, que vai ao encontro da boa energia que está na rua. Nós achamos que, até lá, vai haver um processo de purificação, digamos”.

Carvalho ressaltou que nos próximos 30 dias, “muita coisa vai rolar ainda”. Observou que as manifestações estão cada vez mais repudiando o que é vandalismo. “Está havendo uma separação. A gente acha que até lá, vai estar ainda mais decantado. E, portanto, nós não estamos mais preocupados com esse aspecto”, disse. Para o ministro, embora as manifestações continuem, a Jornada Mundial da Juventude vai contribuir para o bom andamento do processo.


Durante o encontro, foram debatidos os últimos preparativos para a JMJ, incluindo questões de logística relativas à vinda do papa Francisco. “Foi uma espécie de revisão dos preparativos. Passamos a ele [arcebispo] a segurança de que tudo será feito para que tudo ocorra da melhor maneira possível, o Estado brasileiro assegurando não apenas a logística, mas todo o funcionamento da cidade, do país, naqueles dias”, declarou o ministro.

Apesar das manifestações ocorridas no país nas últimas semanas, muitas com ações de vandalismo, o governo brasileiro está tranquilo em relação à segurança do papa Francisco e dos mais de 2 milhões de católicos que virão ao Brasil em julho próximo para participar da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), disse hoje (28) à Agência Brasil o ministro Gilberto Carvalho, da Secretaria-Geral da Presidência da República. O evento está programado para o Rio de Janeiro, no período de 23 a 28 de julho.


Ele descartou a necessidade de recorrer à Força Nacional ou a tropas do Exército para garantir um ambiente de segurança e tranquilidade no Rio de Janeiro, durante o evento. “Absolutamente, não [será necessário]. Não pensamos em nada disso. Inclusive porque o público da jornada tem uma marca muito forte da solidariedade”. Ressaltou que, no mínimo, 1 milhão de pessoas de fora do Rio estarão na cidade para participar do evento. “E todo mundo vem com o espírito da paz, da fraternidade”.

Após reunião esta tarde, no Palácio Guanabara, com o governador Sérgio Cabral, o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, e o arcebispo do Rio, dom Orani Tempesta, o ministro disse que a vinda do papa, a seu ver, vai ajudar a elevar o nível desse processo de movimentos populares. “É uma chamada para a solidariedade e a fraternidade, que vai ao encontro da boa energia que está na rua. Nós achamos que, até lá, vai haver um processo de purificação, digamos”.

Carvalho ressaltou que nos próximos 30 dias, “muita coisa vai rolar ainda”. Observou que as manifestações estão cada vez mais repudiando o que é vandalismo. “Está havendo uma separação. A gente acha que até lá, vai estar ainda mais decantado. E, portanto, nós não estamos mais preocupados com esse aspecto”, disse. Para o ministro, embora as manifestações continuem, a Jornada Mundial da Juventude vai contribuir para o bom andamento do processo.


Durante o encontro, foram debatidos os últimos preparativos para a JMJ, incluindo questões de logística relativas à vinda do papa Francisco. “Foi uma espécie de revisão dos preparativos. Passamos a ele [arcebispo] a segurança de que tudo será feito para que tudo ocorra da melhor maneira possível, o Estado brasileiro assegurando não apenas a logística, mas todo o funcionamento da cidade, do país, naqueles dias”, declarou o ministro.  


Agência Brasil/pb agora

Conta de energia na Paraíba terá redução média de 2,54% O consumidor só poderá comemorar a partir de agosto


.
energia 030211 foto
A partir de agosto, o consumidor paraibano vai sentir no bolso a redução da tarifa de energia elétrica em média de 2,54%. Essa foi a proposta da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica). 
Para os consumidores de alta tensão (indústrias, por exemplo), o impacto médio previsto é de uma redução de 5,08% e para os consumidores de baixa tensão, como residenciais, é de uma redução de 1,45%.
Vale dizer que nos últimos 10 anos, desde 2003, a tarifa da Energisa aumentou, em média, 26% enquanto os principais índices de inflação, o IGP-M e o IPCA, aumentaram, respectivamente, 86% e 70%.
Assim, neste ano de 2013, a tarifa da Energisa Paraíba reduzirá, em média, cerca de 22%, pois em janeiro reduziu 19,4% e a proposta da Aneel é de redução para a atual revisão tarifária em 2,54%.
 portal correio

Menina que pega três ônibus para ter aula de dança ganha bolsa no exterior Larissa, de 11 anos, sai de Cariacica para ir até sua aula, em Vila Velha. Bailarina ganhou bolsa para fazer curso de dança nos Estados Unidos.

Desde pequena, Larissa Araújo aprendeu que não há limites para buscar e realizar seu maior sonho. A menina de 11 anos quer ser bailarina profissional e, para isso, junto com a sua avó, pega três ônibus para ir de Porto Santana, em Cariacica, até Praia da Costa, em Vila Velha, onde faz suas aulas de jazz e balé. O esforço de quase quatro horas diárias dentro de um ônibus começa a dar frutos. Larissa foi selecionada e ganhou uma bolsa para realizar cursos em grandes companhias de dança de Miami e Nova York e terá a oportunidade de se apresentar no famoso palco de Broadway.
Para Larissa, não há cansaço em sua rotina de estudos pela manhã e balé a tarde e a noite.“Vale a pena. Eu amo dançar e sonho com isso sempre”, disse a pequena. O talento para o balé, segundo a avó Maria da Penha Silva, vem desde cedo. “Ela era criancinha e já falava em dançar, adorava balé, e a gente incentivava ela a dançar e via que ela tinha talento”, contou a avó.
Larissa executa movimentos com maestria nas aulas (Foto: Leandro Nossa / G1 ES)Larissa executa movimentos com maestria nas aulas (Foto: Leandro Nossa / G1 ES)
A prática do balé, no entanto, exige investimentos financeiros. As roupas e mensalidades das aulas não cabem no bolso da família de Larissa.  Devido ao talento desenvolvido em um projeto social de Cariacica, a menina conseguiu uma bolsa em uma escola de dança de Vila Velha. O local fica distante de sua casa e, para chegar até lá, é preciso pegar três ônibus para ir e mais três para voltar. Nem isso desanimou a menina.
Avó e neta esperam no ponto (Foto: Leandro Nossa / G1 ES)Avó e neta esperam no ponto
(Foto: Leandro Nossa / G1 ES)
Era necessário então que alguém a acompanhasse até as aulas. Como sua mãe e seu pai trabalham fora, a avó, de 70 anos, assumiu a função de fiel escudeira da neta. Todos os dias, de segunda a sexta-feira, ela leva Larissa até a aula. “Mesmo quando chove a gente vai. Nunca faltamos uma aula. É um grande sonho para ela, que me dá muito orgulho”, relatou Maria da Penha.
A mercê do transporte púbico, Larissa fica aflita no ponto de ônibus. Um atraso do coletivo altera toda sua rotina. “Já perdi pedaços de algumas aulas por causa dos ônibus, mas como faço três aulas, nunca perco ela toda”, falou a menina.
Sonho com o exterior
Moradora de bairro carente, a possibilidade de viajar e dançar fora do país nunca passou pela cabeça da criança. “Nunca tinha pensado nisso, mas agora que tenho a chance fico sonhando com isso sempre. Lá deve ser tudo bonito, as ruas, casas, prédios. É um sonho”, disse.
Larissa e sua avó (Foto: Leandro Nossa / G1 ES)Larissa e sua avó (Foto: Leandro Nossa / G1 ES)
Larissa e mais duas meninas capixabas embarcam para os Estados Unidos no dia 15 de julho. Lá, passarão 11 dias em Miami e 15 em Nova York. “Ficamos sabendo da seleção em cima da hora e era preciso gravar um vídeo dançando e fazer uma apresentação em Goiânia. Fizemos tudo, e conseguimos a aprovação das meninas. De cara, o diretor do Miami Ballet ficou encantado com a Larissa”, apontou a professora de dança Ludmila Machado. A família de Larissa conseguiu apoiadores que bancaram os custos da viagem.
De acordo com a professora, o potencial de Larissa a impulsiona para voos mais altos. “Dançar não é só executar passos. É um amor que vem de dentro, e isso ela tem. Essa é uma grande oportunidade. Além do curso e das apresentações, ela pode ser vista por olheiros e receber convites. Sem dúvida, tem um futuro brilhante e um enorme potencial”, concluiu.
Na janela do ônibus, Larissa sonha com as ruas de Miami e Nova York (Foto: Leandro Nossa / G1 ES)Na janela do ônibus, Larissa sonha com as ruas de
Miami e Nova York (Foto: Leandro Nossa / G1 ES)
Dedicação e sonhos
Assim que chega para a aula, Larissa coloca a sapatilha e corre para o salão. Os olhos ficam vidrados na professora e ela repete cada passo. A admiração pela professora faz com que ela nutre um outro sonho. “Quando eu crescer também vou querer ser professora de dança”, conta Larissa.
Após três horas de aula, avó e neta caminham para o longo trajeto de volta. Na cabeça, os Estados Unidos e a sensação de dever cumprido. “Dançar é muito bom, vale à pena”, disse a menina. 
globo.com

Juíza que suspendeu pagamentos da Telexfree é ameaçada de morte

A juíza Thaís Khalil, que em 18 de junho determinou a suspensão dos pagamentos da Telexfree, está sendo ameaçada de morte. De acordo com as informações do Ministério Público do Acre (MP-AC), anônimos também promteram matar os filhos e o marido da juíza. As ameaças foram por e-mail, telefone e Facebook.

Um inquérito policial foi aberto nesta sexta-feira (28) para apurar os crimes de coação e ameaça. A suspeita é de que os responsáveis sejam divulgadores da Telexfree que temem perder o dinheiro investido no sistema, considerado uma pirâmide financeira pelo Ministério Público.

A Telexfree, nome fantasia da Ympactus Comercial LTDA, informa usar o marketing multinível para vender pacotes de telefonia por internet (VoIP, na sigla em inglês). Os divulgadores ganham dinheiro não só com a venda do produto, mas também por indicar outros promotores para rede.

O Ministério Público acredita que a maior parte do faturamento vem das taxas de adesão dos divulgadores e não da comercialização dos pacotes de telefonia. Por isso, o sistema seria uma pirâmide financeira. 

diariodepernambuco

Aprovação a gestão Dilma tem maior queda e vai a 30%, aponta Datafolha


29/06/2013 | 09h57min




A aprovação do governo da presidente Dilma Rousseff caiu para 30%, segundo pesquisa Datafolha divulgada neste sábado (29) pelo jornal "Folha de S.Paulo". O número de eleitores que consideram o governo bom ou ótimo caiu 27 pontos percentuais desde o início dos protestos no país. Há três semanas, a aprovação era de 57%. De acordo com o instituto, é a maior queda de popularidade registrada desde o início da gestão Dilma.
A pesquisa foi realizada na quinta (27) e sexta (28) com 4.717 pessoas, em 196 municípios. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos. É a segunda vez desde que a presidente assumiu o cargo, em 2011, que sua avaliação cai acima da margem de erro da pesquisa. Em março, o índice de aprovação do governo atingiu 65%.

O percentual de pessoas que consideram a gestão Dilma ruim ou péssima passou de 9% para 25%, segundo a pesquisa. A nota média da presidente, numa escala de 0 a 10, caiu de 7,1 para 5,8.
Os entrevistados pelo Instituto Datafolha também avaliaram o desempenho da presidente em relação aos protestos. O levantamento apontou que, para 32%, a postura de Dilma foi ótima ou boa. Outros 38% julgaram como regular e 26% avaliaram como ruim ou péssima.
Diante das manifestações em centenas de cidades brasileiras, a presidente Dilma Rousseff fez um pronunciamento na TV no dia 21 de junho e propôs aos 27 governadores e aos 26 prefeitos de capitais convidados por ela para reunião no Palácio do Planalto, no dia 24, a adoção de cinco pactos nacionais: por responsabilidade fiscal, reforma política, saúde, transporte, e educação.
Plebiscito
A pesquisa Datafolha mostra ainda que 68% dos entrevistados apoiam a ideia de um plebiscito para consultar a população sobre questões ligadas à reforma política. Outros 19% disseram que Dilma agiu mal ao propor a ideia, e 14% não souberam responder.
O instituto diz ainda que 73% dos pesquisados são favoráveis à criação de uma constituinte para elaborar uma reforma política. Sobre esse tema, 15% mostraram-se contrários à proposta.

Economia
O Datafolha também avaliou a expectativa dos entrevistados em relação à inflação: 54% acham que o índice vá aumentar. No último levantamento, 51% afirmaram acreditar no aumento. Para 44% o desemprego vai crescer, enquanto na pesquisa anterior o índice era de 36%. Segundo o instituto, 38% acreditam que o poder de compra do salário vai cair, aumento de 11 pontos percentuais em relação ao último levantamento.
G1 /paraiba.com

Bispo e mais duas pessoas detidas na investigação ao Banco Vaticano

Nunzio Scarano (foto AP)

Por Redação


Um bispo, um elemento dos serviços secretos e um corretor foram detidos no âmbito das investigações de corrupção ao Instituto para as Obras Religiosas, o Banco do Vaticano. 

O site do Corriere della Sera identifica o prelado como o bispo de Salerno, Nunzio Scarano, responsável por serviços financeiros na Sé Apostólica, que gere os bens da Santa Sé.

Scarano estava a ser investigado há semanas, devido a transações suspeitas com cheques através do Banco, mas terá sido detido por um delito específico: é acusado de ter tentado transferir 20 milhões de euros para Itália, provenientes da Suíça, a bordo de um avião privado.

Os três são suspeitos de lavagem de dinheiro e corRupção.

Há apenas dois dias foi revelado que o papa Francisco tinha nomeado uma comissão de inquérito ao Banco. 
 
 abola.pt