PAGINA INICIAL

domingo, 3 de novembro de 2013

Andressa Urach posta foto sem calcinha para mostrar bronzeado

Segunda colocada no Miss Bumbum, Andressa disse que estava reforçando a marquinhaFoto: Reprodução

A segunda colocada da edição de 2012 do concurso Miss Bumbum, Andressa Urach, postou uma foto sem calcinha no Instagram na tarde desta sexta-feira (7). De acordo com ela, o objetivo era mostrar a marquinha do biquíni. "Retocando a marquinha... ficou bom?", escreveu ela.
Na imagem, também é possível ver uma tatuagem que Andressa tem bem abaixo do umbigo. No início da semana surgiram rumores de que ela, que também é ex-dançarina do cantor Latino, estaria tendo um caso com outra participante do Miss Bumbum. 
o pipoco

Lei de Acesso à Informação encobre segredos do poder

Lei de Acesso à Informação encobre segredos do poder
A transparência, a publicidade e o acesso às informações oficiais são direitos elementares de qualquer cidadão numa sociedade subordinada aos princípios democráticos. No Brasil, a norma está escrita na Constituição e regulamentada por uma lei específica que não deixa margem a dúvida: o interesse público deve sempre servir como referência número 1 na hora de decidir o que pode ou não ser divulgado pelos governos. A prática, porém, tem revelado um paradoxo. A Lei de Acesso à Informação, que está completando dois anos de existência, é celebrada como um avançado instrumento para garantir a transparência das ações de governo, mas, ao mesmo tempo, vem sendo sistematicamente usada em sentido inverso — para dificultar o acesso, evitar a publicidade e continuar mantendo em segredo assuntos que podem constranger determinadas autoridades, quase sempre envolvidas com o mau uso do dinheiro dos contribuintes.

A Força Aérea Brasileira gasta milhões de reais por ano para operar uma frota de jatos à disposição das autoridades. Os aviões  deveriam ser usados exclusivamente em deslocamentos de serviço. Vez por outra, descobre-se que um político menos diligente requisitou uma aeronave para ir a um jogo de futebol, ao casamento de um amigo ou para levar a família a uma praia paradisíaca. Existe uma lenda segundo a qual um ex-presidente da República, que se comporta como se ainda fosse o presidente da República, até hoje solicita o helicóptero oficial para pequenas viagens. Quem faz isso? Com que frequência? Quanto se gasta? Se depender do governo, o contribuinte jamais saberá. Como não saberá como altos funcionários torram milhões de reais por ano nos cartões corporativos, as condições em que foram concedidos os milionários financiamentos do BNDES a países como Venezuela e Angola e os detalhes do acordo que permitiu a chegada dos médicos cubanos. Em todos os casos, há dinheiropúblico envolvido. Em todos os casos, há suspeita de irregularidades. São, porém, apenas alguns exemplos de assuntos que continuarão escondidos do público porque o governo se recusa a liberar as informações.

PB Agora com VEJA



Mais seis médicos estrangeiros chegam à Paraíba pelo Programa Mais Médicos Eles vão se dirigir para os municípios nos quais deverão atuar nesta segunda-feira (4)


Mais seis médicos cubanos chegaram à Paraíba nessa sexta-feira (1º). Esses profissionais fazem parte do 2º Ciclo do Programa Mais Médicos, que trouxe para o estado 39 profissionais, sendo 30 brasileiros e nove estrangeiros (cubanos).
Os médicos brasileiros do 2º Ciclo vão atuar nos municípios de São José de Piranhas, São Francisco, Santa Rita, Puxinanã, Pocinhos, Pilões, Pilar, Pedras de Fogo, João Pessoa, Itatuba, Esperança, Conceição, Cabedelo, Boqueirão, Barra de Santana, Areia e Araruna. Já os estrangeiros vão para Aguiar, Aroeiras, Bernardino Batista, Juazeirinho, João Pessoa, Nova Olinda, São José de Piranhas, São José de Princesa e São José dos Cordeiros.
O 3º Ciclo do programa será realizado neste mês de novembro. De acordo com a gerente operacional da Atenção Básica da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Shênia Maria Felício, o Programa Mais Médicos já trouxe à Paraíba 96 médicos, sendo 74 brasileiros e 22 estrangeiros.
Segundo a gerente, o estado precisa sinalizar a sua necessidade da vinda de mais médicos. “Estamos fazendo um levantamento junto com a Comissão Estadual do programa, vamos fazer um relatório com levantamento das necessidades do estado para sinalizar ao Ministério da Saúde essa necessidade”, explicou.
Os seis médicos que chegaram essa madrugada ao estado vão se dirigir para os municípios nos quais deverão atuar na segunda-feira (4), e assim que sair o CRM eles já começam a atender. Segundo Shênia, o Programa Mais Médicos vem para contribuir para a qualificação da Atenção Básica na Paraíba e no Brasil. “A Paraíba, assim como outros estados, tem dificuldade de vincular um médico 40 horas semanais, aqueles médicos que tem vínculo com a comunidade, que se organiza junto com a equipe de Saúde da Família, para fazer ações de prevenção e promoção, e não ficar só na prática curativa em si. O ‘Mais Médicos’ chega com essa perspectiva de garantir esse médico por pelo menos três anos ao município, um médico que vai fazer parte da comunidade, que mora lá, e que está disponível para cooperar realmente com a Atenção Básica da Paraíba e do Brasil”, concluiu Shênia.
PROGRAMA – Lançado pela presidente Dilma Rousseff, no dia 8 de julho, o Mais Médicos faz parte de um amplo pacto de melhoria do atendimento aos usuários do SUS, com objetivo de acelerar os investimentos em infraestrutura nos hospitais e unidades de saúde e ampliar o número de médicos nas regiões carentes do país.
As vagas serão oferecidas prioritariamente a médicos brasileiros, interessados em atuar nas regiões onde faltam profissionais. No caso do não preenchimento de todas as vagas, o Brasil aceitará candidaturas de estrangeiros. Hoje, o Brasil possui 1,8 médicos por mil habitantes. Esse índice é menor do que em outros países, como a Argentina (3,2), Uruguai (3,7), Portugal (3,9) e Espanha (4). Além da carência dos profissionais, o Brasil sofre com uma distribuição desigual de médicos nas regiões – 22 estados possuem número de médicos abaixo da média nacional.
Mais 3.000 médicos cubanos chegam ao país a partir desta segunda-feira
A partir de segunda-feira (4), mais 3.000 profissionais cubanos chegam ao Brasil para ocupar vagas ociosas da segunda etapa do Programa Mais Médicos. O primeiro grupo, de 2.600 médicos, desembarca no país até o dia 10 de novembro nas capitais onde vão cursar o módulo de avaliação do programa. Outros 400 chegam na semana seguinte.
Esses profissionais serão alocados em postos não preenchidos por candidatos brasileiros e demais estrangeiros do Mais Médicos. A previsão é que os 3.000 comecem a atuar nos municípios em dezembro. Com esse reforço, o programa deverá beneficiar mais 10,3 milhões de pessoas que vivem em regiões carentes onde faltam médicos, como o interior e as periferias de grandes cidades.
“Enquanto houver brasileiros sem médico, vamos continuar trazendo profissionais para atuar no programa. O Mais Médicos é um primeiro passo para uma grande transformação na saúde do país. A melhoria da assistência em atenção básica aumenta o controle de doenças crônicas, reduz a mortalidade materna e as filas nos hospitais”, afirma o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.
A meta do Governo Federal é atender a demanda por 12.996 médicos até março de 2014. Novas seleções serão abertas em 2013. Atualmente, 3.664 profissionais participam do programa, sendo 819 brasileiros e 2.845 estrangeiros. Esses médicos estão atendendo a população de 1.098 municípios e 19 distritos indígenas, a maioria deles no Norte e Nordeste do país.
Com a chegada dos cubanos, o programa fechará 2013 com mais de 6.600 profissionais. O Mais Médicos, que hoje já atinge 12,6 milhões de brasileiros, vai impactar, já em seu primeiro ano, na assistência em saúde de mais de 22,7 milhões de pessoas.
Os profissionais cubanos participam do Mais Médicos por meio de cooperação firmada entre o Ministério da Saúde e a Organização Pan-Americana da Saúde em agosto de 2013. A distribuição deles aos municípios segue critérios técnicos, dando igual prioridade às cidades em que é maior a parcela de pessoas dependente completamente do atendimento ofertado pelo SUS e àquelas com alto percentual da população em situação de pobreza, conforme classificação do IBGE.

portal correio

Vybe, a pulseira que vibra quando você recebe uma notificação no celular

  A pulseira Vybe tem como função não deixar você perder nenhum aviso: o dispositivo vibra toda vez que chega uma notificação no celular. Um dos atrativos de relógios inteligentes, como Galaxy Gear, é a praticidade de poder visualizar seus recados diretamente no pulso, ao invés de ficar verificando o smartphone o tempo todo. Com funcionamento mais simples, o Vybe ainda tem a vantagem de ser bem mais barata do que qualquer smartwatch.
Proposta da pulseira Vybe é simples porém muito útil: levar notificações do celular para o pulso (Foto: Divulgação)Proposta da pulseira Vybe é simples porém muito útil: levar notificações do celular para o pulso (Foto: Divulgação/Vybe)
O Vybe não é recheado de recursos, sendo focado na ação de avisar o usuário de que alguém está telefonando ou que chegou uma mensagem SMS. Em ligações, o gadget vibra várias vezes até que a chamada caia na caixa postal, enquanto em mensagens o Vybe treme uma vez. Para rejeitar uma ligação, basta apertar o botão único da pulseira. O acessório também avisa com vibrações rápidas se o usuário se afastar demais do smartphone, útil para quem costuma esquecer do aparelho por aí.

A pulseira funciona por meio de um aplicativo, com o qual é realizado o pareamento com seu celular via Bluetooth 4.0. Os smartphones compatíveis por enquanto são iPhones 4S, 5 e os recentes 5C e 5S. Além dos celulares da Apple, o acessório tem suporte para Blackberry Z10, alguns dispositivos Windows Phone (não especificado pela fabricante) e qualquer Android rodando a versão 4.3 (Jelly Bean) do sistema.
  A bateria não deixa a desejar e promete durar, em média, 4 dias com uso moderado. A carga pode ser alimentada via USB: duas horas já são o suficiente para deixar a pulseira com energia cheia.
Todo o sistema da Vybe está em um pequeno chip, que se encaixa na pulseira emborrachada. A variedade de modelos de cores diferentes é um ponto interessante, além da versão um pouco maior para ser utilizada no tornozelo.
Na pré-venda, o Vybe será vendido por US$ 39 ( cerca de R$ 86 em conversão direta), com direito a escolher a cor da pulseira. Por US$ 49 (R$ 108) você ganha três pulseiras, e pagando US$ 74,50 (R$ 164) você recebe o Vybe e todas as sete cores disponíveis. Pulseiras avulsas custam US$ 8 (R$ 17) cada e os extensores para tornozelo US$ 3 (R$ 6,60).
Acha que a moda de relógios inteligentes vai pegar no Brasil? Comente no Fórum do TechTudo

Via Cnet
globo.com

Câncer de próstata mata 178 homens na PB; ações vão alertar sobre a doença este mês


Dados da Secretaria de Estado da Saúde (SES) apontam que somente este ano, o câncer de próstata matou 178 homens na Paraíba. A doença é uma das que faz mais vítimas no Estado. Em 2011, a doença liderou com 296 mortes, seguida pelo câncer de estômago com 281 e em terceiro lugar ficou o câncer de pulmão com 280 óbitos. Em 2012, foi o segundo tipo de câncer de maior incidência de óbitos no Estado, com 272 mortes. A estimativa do Instituto Nacional do Câncer (Inca) é que este ano devem surgir 940 novos casos deste tipo de câncer em todo Estado, dos quais 170 em João Pessoa.   
Para alertar a população sobre o câncer de próstata, foi criado nos moldes do Outubro Rosa (que divulga a importância das ações de prevenção ao câncer de mama) o Novembro Azul, uma campanha de conscientização voltada para os homens sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença. Assim como a mamografia, os exames periódicos com um urologista podem detectar precocemente o câncer de próstata. O Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata é lembrado no dia 17 de novembro.
Durante todo este mês a Prefeitura de João Pessoa vai realizar Atividades físicas, exames, cirurgias para retirada da próstata e oferta de mil consultas em urologia serão algumas das atividades que irão alertar os homens sobre os exames de rotina. A iniciativa tem o objetivo de chamar a atenção dos homens para a prevenção de doenças comuns entre o público masculino, como diabetes, câncer de próstata e hipertensão arterial.
De acordo com os especialistas o câncer de próstata é a doença mais frequente do homem, assim como o câncer de mama e o de útero é na mulher.  De acordo com   O urologista Arlindo Monteiro ressaltou que isso causa grande preocupação, principalmente porque, segundo comentou, não existe políticas públicas voltadas para o homem da mesma forma como são direcionadas às mulheres.
“As campanhas e as políticas públicas são mais voltadas para a mulher. É como se o homem fosse um super-homem e não adoecesse”, lamentou, afirmando que as campanhas existentes são provenientes da iniciativa da Sociedade Brasileira de Urologia e alguns parceiros. E adiantou que entre os dias 16 e 20 de novembro será realizado o Congresso Brasileiro de Urologia, em Natal, onde o câncer de próstata será um dos principais assuntos em discussão.
Prevenção - O primeiro exame de próstata deve ser feito aos 45 anos, recomenda o urologista Arlindo Monteiro Carvalho Júnior, advertindo que caso o homem faça parte do grupo que possui histórico familiar aumenta o risco de contrair o câncer de próstata, sendo aconselhável que o especialista seja procurado a partir dos 40 anos de idade.
Arlindo Monteiro disse que ainda existe preconceito em relação ao toque retal, principalmente entre os mais velhos na região Nordeste. Mas admitiu que hoje o homem tem procurado mais os consultórios especializados porque a informação sobre a doença está mais acessível e também porque a mulher – seja esposa ou filha – tem exercido um papel fundamental nesse sentido. “Muitos pacientes meus chegam à clínica levados pela mulher ou pela filha”, explicou.
O urologista orientou que é muito importante o homem ir ao médico e se submeter ao toque retal – exame que, segundo disse, é indolor – e fazer também o teste do PSA (Antígeno Prostático Específico). Mas adiantou que o médico também aproveita para realizar outros exames, como identificar taxas de colesterol. Ele recomendou ainda que ter uma vida saudável, com atividade física e uma dieta com menos gordura é uma forma de se prevenir a doença.
Conforme o Inca, dos 940 novos casos estimados para este ano na Paraíba, a taxa de incidência é de em 50,59 de cada grupo de 100 mil homens. Em João Pessoa, essa taxa é de 50,36 de cada grupo de 100 mil homens.
O que é - A próstata é uma glândula que só o homem possui e que se situa logo abaixo da bexiga e à frente do reto. A próstata envolve a porção inicial da uretra, tubo pelo qual a urina armazenada na bexiga é eliminada, e produz parte do sêmen, líquido espesso que contém os espermatozoides, liberado durante o ato sexual.
Segundo o Inca, no Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não melanoma). Em valores absolutos, é o sexto tipo mais comum no mundo e o mais prevalente em homens, representando cerca de 10% do total de cânceres. Sua taxa de incidência é cerca de seis vezes maior nos países desenvolvidos em comparação aos países em desenvolvimento.
Trata-se de uma doença considerada da terceira idade, já que cerca de três quartos dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos. Para o Inca, o aumento nas taxas de incidência no Brasil pode ser parcialmente justificado pela evolução dos métodos diagnósticos (exames), pela melhoria na qualidade dos sistemas de informação do país e pelo aumento na expectativa de vida.
Sintomas - Em sua fase inicial, o câncer da próstata tem evolução silenciosa. Muitos pacientes não apresentam nenhum sintoma ou, quando apresentam, são semelhantes aos do crescimento benigno da próstata (dificuldade de urinar, necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite). Na fase avançada, pode provocar dor óssea, sintomas urinários ou, quando mais grave, infecção generalizada ou insuficiência renal.
Prevenção - Uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais, e com menos gordura, principalmente as de origem animal, ajuda a diminuir o risco de câncer, como também de outras doenças crônicas não transmissíveis. Outros hábitos saudáveis também são recomendados, como fazer, no mínimo, 30 minutos diários de atividade física, manter o peso adequado à altura, diminuir o consumo de álcool e não fumar.
SERVIÇO
Na Paraíba existem quatro  unidades de referência para o tratamento do câncer,  todos oferecendo Quimioterapia, Radioterapia e Cirurgias tanto para rede pública como para a privada.
Em João Pessoa: Hospital Napoleão Laureano e o Instituto Walfredo Guedes Pereira
Em Campina Grande: Fundação Assistencial da Paraíba - FAP  e o Hospital Universitário Alcides Carneiro.
De acordo com Gerlane Carvalho de Oliveira
Coordenadora do Núcleo de Doenças e Agravos Não Transmissíveis
Secretaria de Estado da Saúde o câncer é o nome dado a um conjunto de mais de 100 doenças que têm em comum o crescimento desordenado (maligno) de células que invadem os tecidos e órgãos, podendo espalhar-se (metástase) para outras regiões do corpo, podendo surgir em qualquer parte do corpo, mas alguns órgãos são mais afetados do que outros. Entre os mais afetados estão próstata, mama, colo do útero, pulmão, cólon e reto (intestino grosso), estômago e cavidade oral (boca). Cada órgão, por sua vez, pode ser afetado por tipos diferenciados de tumor, menos ou mais agressivos.
A prevenção do câncer nem sempre é possível, mas há fatores de risco que estão na origem de diferentes tipos de tumor. O principal é o tabagismo. O consumo de bebidas alcoólicas e de gorduras de origem animal, dieta pobre em fibras, vida sedentária e obesidade também devem ser evitados para prevenir os tumores malignos. São raros os casos de câncer que se devem apenas a fatores hereditários.
Ações de prevenção primária e detecção precoce de doenças são capazes de reduzir a mortalidade, melhorar o prognóstico e qualidade de vida dos doentes.
Ela explica que o tratamento do câncer é feito por meio de uma ou várias modalidades combinadas. A principal é a cirurgia, que pode ser empregada em conjunto com radioterapia, quimioterapia ou transplante de medula óssea. O médico vai escolher o tratamento mais adequado de acordo com a localização, o tipo do câncer e a extensão da doença. Todas as modalidades de tratamento são oferecidas pelo SUS.
As informações sobre a incidência de câncer originam-se principalmente dos Registros de Câncer de Base Populacional - RCBP. Tais informações são fundamentais para definir o papel de fatores etiológicos e estabelecer prioridades na prevenção, planejamento e gerenciamento dos serviços de saúde. A Paraíba possui o RCBP, que é um centro sistematizado de coleta, armazenamento e análise da ocorrência e das características de casos novos (incidência) de câncer em uma população, onde são coletados os casos de câncer dos pacientes residentes na capital, conforme determinação e orientação do INCA.


Paulo Cosme

paraiba.com

Último eclipse do Sol do ano é este domingo

Último eclipse do Sol do ano é este domingo
Fotografia © D.R.

 O último eclipse solar do ano ocorre no domingo, sendo parcial na maior parte do mundo, incluindo Portugal, onde será de magnitude muito pequena, e total na África Equatorial, informou o Observatório Astronómico de Lisboa (OAL).
O fenómeno apenas pode ser observado através de telescópios com filtros especiais. A observação direta pode provocar lesões oculares.
Em Portugal, como no resto do mundo, com exceção de África, apenas uma parte do Sol é ocultada pelo disco lunar, como se a Lua desse uma "dentada" no Sol, e, por isso, o eclipse é parcial.
No domingo, o céu parcialmente nublado, com "abertas", em Portugal, previsto pela meteorologia, não impede a observação do eclipse ao fim da manhã, período em que o fenómeno pode ser visto no país, ainda que com muito pouca amplitude, de acordo com o Observatório Astronómico de Lisboa.
Tanto o OAL como o Planetário do Porto, o Centro Ciência Viva de Constância e o Observatório Geofísico e Astronómico da Universidade de Coimbra promovem, se o tempo ajudar, sessões gratuitas de observação com telescópios.
Segundo informação disponibilizada pelo Observatório Astronómico de Lisboa no seu portal, o eclipse parcial atinge no continente o seu pico perto das 12:30, mas somente com 02% a 05% do Sol a estar tapado pela Lua nas regiões Norte e Centro e 05% a 08% nas regiões de Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo e Algarve.

dn.pt

Reino Unido acusa brasileiro de envolvimento com "espionagem" e "terrorismo" David Miranda é namorado do americano Glenn Greenwald, que vem publicando denúncias contra os EUA



David Miranda durante depoimento no mês passado ao Senado 09.10.2013/EVARISTO SA / AFP
Autoridades britânicas afirmaram que o brasileiro David Miranda, namorado do jornalista americano Glenn Greenwald, estava envolvido com "terrorismo" quando foi detido durante uma escala no aeroporto de Londres, em agosto passado, tentando transportar documentos do ex-agente de inteligência norte-americano Edward Snowden. A informação consta de um documento publicado antes da detenção do brasileiro — e incluído na ação judicial do brasileiro contra as autoridades britânicas.
Miranda foi detido e interrogado durante nove horas pelas autoridades britânicas no aeroporto de Heathrow, em 18 de agosto, quando chegou em Londres, vindo de Berlim, para uma escala com destino ao Rio de Janeiro. Seu namorado, o americano Greenwald, é o autor de reportagens denunciando que os EUA espionaram vários líderes internacionais.
Após a sua libertação e retorno ao Rio, Miranda entrou com uma ação judicial contra o governo britânico exigindo a devolução dos materiais apreendidos com ele por autoridades britânicas e uma revisão judicial da legalidade de sua detenção.
Durante uma audiência nesta semana relacionada à ação de Miranda em um tribunal de Londres, um documento chamado "Folha de Circulação de Portos" foi lido para constar nos registros.
O documento foi elaborado pela Scotland Yard (polícia metropolitana de Londres), em consulta com a agência britânica de contraespionagem MI5, e distribuído aos postos fronteiriços britânicos antes da chegada de Miranda. A data precisa do documento não é clara.
"A inteligência indica que Miranda provavelmente está envolvido em atividades de espionagem, com potencial para agir contra os interesses da segurança nacional do Reino Unido", segundo o documento.
"Nós avaliamos que Miranda transportava conscientemente material cuja divulgação colocaria em risco a vida das pessoas", diz o documento.
"Além disso, a divulgação, ou a ameaça de divulgação, pretende influenciar um governo e é feito com a finalidade de promover uma causa política ou ideológica. Isso, portanto, corresponde à definição de terrorismo".

  Miranda não foi acusado de qualquer crime, embora autoridades britânicas disseram em agosto que tinham aberto uma investigação criminal depois de inicialmente examinarem materiais apreendidos com o brasileiro. Elas não esclareceram os objetivos do inquérito.
Uma importante audiência sobre a ação de Miranda está marcada para a semana que vem. Os novos detalhes de como e por que as autoridades britânicas decidiram agir contra ele, incluindo trechos dos documentos da polícia e da agência MI5, foram divulgados durante uma audiência preparatória no início desta semana.
Autoridades britânicas disseram no tribunal que os itens apreendidos com Miranda incluíam mídia eletrônica contendo 58 mil documentos da Agência de Segurança Nacional (NSA, na sigla em inglês) dos Estados Unidos e da agência britânica de monitoramento eletrônico GCHQ.

Greenwald, que já trabalhou para o jornal britânico The Guardian, reconheceu que Miranda estava transportando material fornecido por Snowden quando ele foi temporariamente detido em Londres.

"Igualam jornalismo a terrorismo"
Em um e-mail à Reuters, Greenwald condenou o governo britânico por rotular as ações de seu parceiro como "terrorismo".
— Eles estão absolutamente e explicitamente igualando o terrorismo ao jornalismo.
O especialista em sigilo da Federação de Cientistas Americanos, Steven Aftergood, disse que, dada a natureza do material que Miranda estava carregando, uma resposta dura por parte das autoridades britânicas não era inesperada.
— Parece que as autoridades britânicas estavam tentando apreender ou recuperar documentos oficiais, os quais sem dúvida reivindicam. A ação das autoridades foi dura, mas não incompreensível ou obviamente contrária à lei.
Em um documento separado lido na audiência, a MI5, também conhecida como Serviço de Segurança, indicou que o interesse das autoridades britânicas em Miranda foi estimulado por seu aparente papel de mensageiro, transportando o material de Laura Poitras, uma cineasta sediada em Berlim, para Greenwald, que vive com Miranda no Rio de Janeiro.
"Avaliamos fortemente que Miranda está carregando itens que ajudarão Greenwald a revelar mais material da NSA e da GCHQ que julgamos estar em posse de Greenwald", de acordo com o documento, descrito como "Justificativa de Segurança Nacional", preparado para a polícia.
"Nossos principais objetivos contra David Miranda são compreender a natureza de qualquer material que ele esteja transportando, mitigar os riscos para a segurança nacional que este material representa", acrescentou o documento.

Um porta-voz da embaixada britânica em Washington não fez nenhum comentário sobre o processo judicial ou documentos.

r7.com

Vaticano quer saber opinião dos católicos sobre temas como divórcio ou casamento gay


Que atenção deve ser dada pela Igreja aos casais homossexuais? E como pode ser transmitida a fé católica aos filhos adoptados por estes casais? O Vaticano procura respostas para estas e outras perguntas sobre temas como divórcio, casamento homossexual e contracepção.
Para isso, enviou às conferências episcopais espalhadas pelo mundo um inquérito, que deverá ser distribuído pela comunidade católica, com perguntas sobre temas pouco consensuais no seio da Igreja. Os resultados desta consulta servirão de base para preparar o sínodo sobre a família, marcado para Outubro de 2014, sob o tema “Desafios pastorais da família no contexto da evangelização”.
Segundo o jornal norte-americano National Catholic Reporter, o questionário começou a ser enviado a 18 de Outubro, acompanhado por uma carta do arcebispo Lorenzo Baldisseri, secretário-geral do sínodo. Nessa missiva, Baldisseri pede aos bispos que distribuam os inquéritos “imediatamente e da forma mais ampla possível” ao maior número de párocos.
De acordo com o mesmo jornal, esta é a primeira vez que o Vaticano pede o contributo dos escalões mais baixos da hierarquia da Igreja, pelo menos desde que foi estabelecido o sistema de sínodos logo após o Concílio Vaticano II, em 1961. As respostas têm de ser enviadas até ao final de Janeiro.
O objectivo é perceber, por exemplo, como é que está a ser aceite o “valor da família” ensinado actualmente pela Igreja. E se existem, nas várias paróquias, padres preparados para lidar com os problemas do divórcio, do casamento entre pessoas do mesmo sexo, ou das pessoas que voltam a casar após uma separação – o que impede a comunhão na eucaristia, caso o casamento anterior não seja anulado.
O Papa Francisco manifestou já intenção de resolver os problemas relacionados com a nulidade dos casamentos e, tal como Bento XVI, entende que os divorciados que voltem a casar devem ser acolhidos na Igreja.
Baldisseri diz que o Papa Francisco quer que o sínodo de 2014 seja apenas o primeiro passo para avaliar estas questões. O Papa pretende voltar a estes temas no sínodo do ano seguinte, em 2015, quando se celebra o 50º aniversário desta assembleia eclesiástica.
No entanto, apesar de Baldisseri pedir uma consulta “ampla”, nos EUA a exigência parece ser menor. O National Catholic Reporter teve acesso à carta que foi enviada para à conferência episcopal norte-americana juntamente com a versão em inglês do questionário. Nela, o secretário-geral da conferência de bispos dos EUA, Ronny Jenkins, pede aos bispos que contribuam apenas com as suas opiniões, sem consultarem a restante comunidade.

Helen Osman, secretária do gabinete de comunicação da conferência norte-americana, disse ao jornal que o pedido de informações aos bispos iria seguir o “processo usual” uma vez que “Roma pede este tipo de consulta numa base regular”. “Cada bispo vai determinar o que será mais útil na recolha de informação para enviar para Roma”, respondeu a assessora.

publico.pt